sexta-feira, 15 de julho de 2011

O discurso da nova diretora

Beatriz Silva, conforme já anunciamos, foi empossada diretora do AVECPV no final da tarde da passada 5ª feira.
A nova diretora, prometeu muito trabalho e dedicação.
Aqui fica na integra o discurso de Beatriz Silva.

Exmo Sr. Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas, Dr. Jorge Oliveira
Exmo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Dr. Gonçalo Rocha
Exmos srs Vereadores
Exmos Srs Presidentes das Juntas de Freguesias
Exma Sra Presidente do Conselho Geral e restantes membros
Caros convidados
Caras colegas e amigas
Caros colegas e amigos  
Antes de mais, quero agradecer a vossa presença nesta sessão formal da minha tomada de posse como Diretora do Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva.
Esta vossa vinda aqui, significa para mim, para além de um ato de carinho e amizade, uma manifestação de apoio e confiança para o cumprimento de uma tarefa difícil, mas que tentarei, com todo o meu empenhamento e vontade, cumprir com todo o rigor, isenção e profissionalismo, princípios estes que me nortearam sempre no exercício dos cargos que exerci na gestão deste Agrupamento.
No dia 8 de Fevereiro último, fui convidada pelo Sr. Coordenador da Equipa de Apoio ás Escolas, Dr. Jorge Oliveira, em representação do Sr. Diretor Regional de Educação do Norte, para presidir à Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento. Entendi esse convite, que prontamente agradeci, como um voto de confiança na minha pessoa para dirigir esta instituição. Foi uma tarefa não muito fácil de exercer, porque foi trabalhosa, uma vez que, de um momento para o outro, uma equipa de cinco elementos encontrava-se reduzida a três. Valeu a dedicação de todos os elementos, sem esquecer o trabalho dos assessores e de muitos docentes e não docentes que colaboraram connosco.
Nada mais se me afigurava de momento a não ser a gestão cuidada e perfeita do Agrupamento. Mas eis que surge a abertura do Concurso para Diretor. Concorri e ganhei. E hoje é com orgulho que aqui estou, por ter sido a escolhida para dirigir esta instituição. É também com orgulho que quero afirmar perante vós que exercerei com lealdade as funções de Diretora deste Agrupamento.
Esta eleição para diretor foi democrática, porque houve opções de escolha, o que, para quem sai vitorioso, ainda lhe incute mais responsabilidades.
Não houve unanimidade e, por isso, quero agradecer a quem manifestou a sua confiança em mim através do seu voto. Quero, também, deixar uma palavra de compreensão àqueles que consideram não ter sido feita a melhor escolha e quero deixar uma palavra de reconhecimento e de respeito à pessoa que desta vez não foi escolhida. Espero, que, a partir de hoje, todos vós reconheçais o meu trabalho, e que sintais que valeu a pena.
A todos aqueles que se têm dedicado a este Agrupamento: alunos, professores, pais e funcionários, quero expressar o meu agradecimento e dizer-vos que continuo a contar convosco.
Agradeço a todos os que, de uma forma ou de outra, mais ou menos notória, me apoiaram, me deram força para avançar e, desse modo, levaram a que hoje eu pudesse estar aqui nesta função.
Ao professor Renato, Coordenador do CNO, que está sempre presente, quando vê  que eu preciso, muito obrigada.
Não posso, de forma alguma, deixar de dirigir uma palavra particular aos meus colegas da CAP – vice-presidentes e assessores - que me acompanharam, incondicionalmente, em todo este processo de gestão e que me apoiaram na minha candidatura. A vocês, meus amigos e colegas, o meu muito obrigada sincero
Não posso deixar, também, de agradecer à minha mãe e aos meus irmãos, pelo apoio que me prestam sempre que eu preciso. Também eles, de forma indireta, se vêem envolvidos neste processo.
À minha restante família, que hoje está aqui representada pelas pessoas que eu mais quero, também os meus agradecimentos. É importante a vossa presença.
Por último, uma palavra muito especial para as pessoas mais importantes da minha vida: o meu marido e os meus filhos, a quem eu muito amo e que, com toda a compreensão do mundo, nada têm exigido de mim. Peço-vos desculpa pelo tempo que tem escasseado para eu poder estar convosco que é o que mais prazer me dá. Prometo que vou tentar compensar-vos e agradeço-vos por tudo. Foram e continuam a ser uns heróis.
Abordando, agora, um pouco o futuro...
O projeto de intervenção que apresentei e com o qual me identifico, tem como título: “Rumo ao futuro...em busca da qualidade!” Nele pretendo plasmar ações práticas de um projeto de intervenção global que tem como objetivo primordial promover uma Cultura de Escola de Qualidade, que preste um serviço de excelência aos alunos – única razão da existência de uma escola – e, através deles, às suas famílias, valorizando o papel do Agrupamento na comunidade a que pertence.
Concebi este projeto com uma Visão prospectiva e a contar com a colaboração de uma equipa dinâmica, comunicativa, organizada, leal e detentora de uma atitude proactiva. Com os elementos que me acompanham, trabalharei para vós. O nosso sucesso será o vosso sucesso, o sucesso do Agrupamento
A minha linha de acção gravitará em torno de quatro grandes eixos/áreas de intervenção: Processo de Ensino/Aprendizagem; Funcionamento do Agrupamento; Relação Agrupamento/Comunidade Educativa; Formação dos membros da Comunidade Educativa e Auto-avaliação do Agrupamento. Para que seja alcançado o que pretendo para cada uma das áreas, defini medidas a implementar. Não as vou enunciar aqui, pois, a partir de hoje, o meu Projeto de Intervenção será disponibilizado para a comunidade pelo que todos terão oportunidade de o analisar.
Conto com o envolvimento e apoio de todos os profissionais pois só adotando uma atitude de comunicação franca, aberta e leal poderemos criar uma relação de mútua confiança e de compromisso. Só dessa forma se poderá criar um Agrupamento onde será bom trabalhar, aprender e ensinar. Juntamente com o trabalho de uma equipa dinâmica e ativa, pretendo valorizar o trabalho de todos: alunos, professores e educadores, pais e Encarregados de Educação.
Vou contar com o envolvimento de toda a comunidade. Quero que os nossos alunos estejam cada vez mais preparados para enfrentar os desafios que a sociedade atual lhes apresenta. Para isso, a valorização do trabalho dos professores e educadores é a condição sinequanon e urgente para se caminhar no sentido certo para alcançarmos a melhoria das aprendizagens dos alunos.  
Estou certa de que todos juntos conseguiremos construir uma identidade própria deste Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva: um Agrupamento voltado para o sucesso, para a modernidade, para a inclusão social, que privilegie o bom relacionamento institucional, o diálogo e o envolvimento da comunidade educativa; um Agrupamento que se mova em prol do sucesso educativo, profissional e pessoal de cada aluno, que é um ser único e especial; um Agrupamento, ao serviço do qual eu me proponho estar com empenho, dedicação e contribuir para que todos se sintam realizados; um Agrupamento de referência nesta terra que me viu nascer, nesta região, neste distrito, em suma, neste país.
Conto com o envolvimento de todos para me ajudarem a responder de forma positiva a este desafio que acabo de aceitar 
Muito obrigada a todos e bem hajam!
A Diretora,
Maria Beatriz Moreira Rodrigues e Silva

11 comentários:

Zé do Telhado disse...

Então a senhora directora quer agradecer a quem manifestou a sua confiança nela através do seu voto. Está-se mesmo a ver que vai haver tacho para alguém. A que é a educação chegou neste concelho!

Rennie disse...

Dá-me a sensação que alguém está precisando de uns comprimido de nome Rennie... Faz muito bem à azia...

Anónimo disse...

A mim parece-me que está a custar a muita gente aceitar a nova directora. Felizmente o bom senso falou mais alto e o PS não conseguiu atingir o seu objectivo. A "outra" candidata anda a enganar muita gente, não é tão sonsa como quer fazer parecer...

Rennie disse...

A "outra" candidata e mais meia dúzia de professores do Secundário, que se podem contar pelos dedos, têem complexos de inferioridade. Esquecem-se que a grande maioria dos Professores pertencem ao Pré-Escolar 1º/2º/3º Ciclo e se fossem esses a votar, levavam semelhante arrepio que não havia buraco para se esconderem. Eram necessárias paletes de Rennie para curarem a azia...

Anónimo disse...

Felizmente que ainda há isenção na escolha para locais de decisão,e que nem a politica faz com que as pessoas com valor e vontade de trabalhar em prol da educação e da comunidade paivense em geral deixem de ocupar locais tão importantes como a direcção de um agrupamento vertical de escolas de castelo de paiva.
Que nada a possa demover de fazer com que tudo melhore.
Força Beatriz Silva

Anónimo disse...

Beatriz sou professora do teu agrupamento estou contigo, para o que der e vier!
Ainda bem que a justiça imperou nesta eleição, és sem dúvida a melhor pessoa para esta dificil função.
Parabéns à restante equipa, são pessoas de trabalho e empenho e levarão concerteza a sua função como uma causa maior.
É um prazer trabalhar no AVECPaiva com pessoas tão empreendedoras e batalhadoras.
Felicidades!

Eu disse...

O Rennie disse que esta gente da secundária tem complexos de inferioridade. Eu acho que ele/ela não tem razão: eles acham é que são mais do que os outros só porque são do secundário.

Anónimo disse...

ACHAM MESMO QUE ALGUMA DAS CANDIDATAS É COMPETENTE PARA O CARGO!? BEM SE CALHAR NÃO TRABALHAMOS NO MESMO SITIO.

Anónimo disse...

Querem ver que havia uma pessoa "competente" que se esqueceu de meter a candidatua.....????

Anónimo disse...

isso toda a gente faz o que quer, se não fosse não havia tantos comentários

Anónimo disse...

Nesta terrinha tão linda mas tão mal povoada. Oh gentinha mesquinha deixem-se do mal dizer e trabalhem em prol da comunidade...arre que isto já chateia, para tudo têm de meter política no meio. gente desprezivel.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva