sábado, 27 de fevereiro de 2010

Peça de teatro “Blue na Floresta Mágica”


No dia 25 de Fevereiro pelas 14 horas e 30 minutos o Auditório Municipal de Castelo de Paiva encheu-se de crianças provenientes de diferentes escolas do concelho, para assistir à peça de teatro “Blue na Floresta Mágica”. Esta peça focou essencialmente a preocupação com as questões ambientais e os cuidados a ter com a natureza, não esquecendo a divulgação de uma arte que se encontra muito esquecida: a Olaria.

A apresentação da mesma esteve a cargo dos formandos/as do curso de Olaria promovido pelo Centro Social de Santa Maria de Sardoura.

No final da apresentação foram muitos os aplausos recebidos e palavras de satisfação pelo trabalho desenvolvido, no entanto, o maior sucesso foi o que se viu espelhado no sorriso dos pequenos espectadores.

Foram convidadas várias entidades, das quais esteve presente a Câmara Municipal de Castelo de Paiva nas pessoas do Sr. Presidente da Câmara e do Sr. Vereador da Acção Social.

Foi patente o empenho dos formandos para o sucesso desta actividade, pois não sendo actores trabalharam afincadamente para que os objectivos fossem atingidos. Mais uma vez Castelo de Paiva mostra que tem potencialidades que podem e devem ser aproveitadas.

A Mediadora

Albertina Casaca

Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, credita Conselho Municipal Desporto e Cultura



O salão nobre da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, lotou, na sua primeira reunião do C.M.D.C..

Havia enorme expectativa em relação a esta assembleia. Previa-se algum frisson... de forma hábil, entende-se inteligente, o Sr. Presidente da Câmara, Gonçalo Rocha marcou presença e naturalmente presidiu à mesa tendo feito notar aos conselheiros as gritantes fragilidades por que passa a gestão camarária. No meio dos alertas que foi fazendo não deixou de expressar o sentimento de que ainda se pode desenvolver muita acção, assim as associações o entendam.

Os apelos ao rigôr, à determinação, ao amor do associativismo, foi, pode dizer-se, uma espécie de analgésico que controlou algumas "dores" que os dirigentes associativos levavam para a reunião.De seguida, Gonçalo Rocha, entregou a direcção ao vereador José Manuel Carvalho, presidente do conselho, como determina o regulamento, tendo este dirigido a sessão de forma cautelosa, demasiado cautelosa, penso eu, contudo; compreende-se!

Da nossa parte (conselheiros) os contributos não foram muito frutuosos, há muitos vícios que urge corrigir. Fica de positivo, ou de mais positivo, a grande adesão do associativismo paivense e esta reunião, a primeira, com o novo executivo saído das eleições de Outubro.

Fotos Carlos Oliveira/GIRP

Jornadas Técnicas


No prosseguimento do agendado, vão o Grupo Desportivo, levar a efeito dia 5 de Março as suas segundas jornadas técnicas.

Estas jornadas, ocorrerão no departamento das artes e iniciar-se-ão às 21h.
Organizado pela secção de Yoga, decorreu durante todo o dia 20 de Fevereiro, na freguesia de Real, uma acção de iniciação ao Reiki.

Esta acção na opinião dos intervenientes demonstrou o quão é interessante esta forma de vida.

O Reiki fundamenta-se em 5 princípios:


  • Só por hoje não se irrite;

  • Só por hoje não se preocupe;

  • Só por hoje agradeça suas bençãos e seja humilde;

  • Só por hoje ganhe a vida honestamente;

  • Só por hoje seja gentil e amável com todos os seres vivos.
Só por hoje... Todos os dias

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Câmara Municipal e AVP promoveram Acção de formação Gira-Volei em Castelo de Paiva



15 formandos participaram na iniciativa

Câmara Municipal e Associação de Voleibol do Porto

promoveram hoje Acção de Formação “ Gira –Volei “

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro do Desporto, e em conjunto com a Associação de Voleibol do Porto, promoveram hoje, nas instalações do Pavilhão Municipal de Desportos, em Sobrado, uma acção de formação de “Gira-Volei”.

Marcando presença no início da iniciativa, o Vereador do Pelouro do Desporto, José Manuel Carvalho, manifestou o seu agrado pela adesão conseguida e fez votos para que os formandos possam absorver experiência e conhecimentos fundamentais, de forma a que esta actividade desportiva seja um sucesso no concelho de Castelo de Paiva, principalmente como modalidade de referencia no sector do desporto escolar.

O responsável municipal, deixou ainda, uma palavra de agradecimento à Associação de Voleibol do Porto, por manter esta parceria com a autarquia de Castelo de Paiva e teve oportunidade de trocar impressões com os formadores Luis Miguel Cardoso e André Simões, treinadores de nível III e responsáveis do projecto “ Gira-Volei “ da Associação de Voleibol do Porto, que orientaram esta acção no concelho.

GIRP/COliveira

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Nota de Imprensa

Lançado concurso para E.M. Vale Papas - Gralheira

A Câmara Municipal de Cinfães continua a sua política de melhoria das acessibilidades internas e vias de comunicação no Concelho. Esta semana lançou o concurso público para a execução da Estrada Municipal Vale de Papas – Gralheira, num investimento que ultrapassa os 294 mil euros. O Mapa de Trabalhos, Programa de Procedimento e Caderno de Encargos foram aprovados, por unanimidade, na última reunião camarária.

20 Anos de Escutismo em Cinfães

A 24 de Fevereiro de 1990 foi fundado uma das maiores associações mundiais de jovens no Concelho de Cinfães: Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 957 de Cinfães. Assim, iniciam-se hoje as comemorações dos 20 Anos de Escutismo na Freguesia de Cinfães pelas 21h00, na Igreja de S. João Baptista, com uma cerimónia denominada “Consagração a Nossa Senhora de Fátima”. O programa comemorativo prossegue a 5 de Março com a cerimónia denominada a Velada de Armas, onde serão benzidas as Insígnias que vão ser usadas na farda e os Lenços dos que irão ingressar no movimento e daqueles que transitam de secção. Segue-se no dia seguinte, 6 de Março, o dia das Promessas, ponto alto das comemorações. Estarão presentes, além das entidades máximas do Concelho e Freguesia, o Chefe Nacional do Corpo Nacional de Escutas, Carlos Alberto Pereira, e o Assistente Nacional, Padre Rui Silva. Durante o ano haverá outras actividades que irão sendo divulgadas posteriormente.


Rotary promove palestra sobre a Compreensão Mundial

O Rotary Club de Cinfães promove no próximo sábado, dia 27 de Fevereiro, na Casa da cultura, a partir das 15h, uma palestra sobre a Compreensão Mundial nos dias de hoje. O orador convidado será o professor Álvaro Ribeiro.

Equipa de Sapadores Florestais no terreno

Já está no terreno, desde o dia 1 de Fevereiro, a Equipa de Sapadores Florestais de Cinfães, no âmbito do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega. Os trabalhos tiveram início na freguesia de Tarouquela, onde a equipa está a executar operações previstas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Concelho de Cinfães, nomeadamente, a criação de faixas de gestão de combustível com 10 metros para cada lado; o corte de vegetação; queima de resíduos e desramação.

Depois de concluídos os trabalhos em Tarouquela, a equipa seguirá para a freguesia de Moimenta.

GAP

Executivo municipal volta a reunir esta quinta feira

O executivo da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, volta a reunir esta quinta feira a partir das 10h30 no salão Nobre da autarquia e com os seguintes pontos na ordem de trabalhos:

Período de antes da ordem do dia

1. Resumo diário de tesouraria
2. Acta da reunião de câmara de 11/2/2010
3. Obras municipais
4. Obras particulares
5. Loteamentos urbanos e obras de urbanização
6. Subsídios e apoios a diversas actividades
7. Despachos proferidos no uso da competência delegada

Assembleia Municipal Castelo de Paiva, demorou cerca de 5 horas

Decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho mais uma sessão pública – Assembleia Municipal.

O órgão esteve reunido durante mais de 5 horas. Os trabalhos começaram por volta das 14h45 tendo terminado muito perto das 20 horas.

De realçar o facto da presença de publico.

Dos 6 pontos agendados para esta assembleia o realce foi para o ultimo ponto, curiosamente o ultimo (Acção judicial contra os eleitos do PSD(proc.435/07.8BEPNF); honorários escandalosos de advogado, escolhido por elementos do PSD, cujo pagamento estes pretendem imputar aos munícipes; pedidos de elementos e informação à câmara municipal; ética, legalidade, e justiça no caso e nos procedimentos)

Gonçalo Rocha, quanto a este assunto referiu e muito sinteticamente e que passo a citar:

Eu saberei o que fazer e pelos elementos que tenho não vou efectuar qualquer pagamento ao referido advogado


Aqui fica na íntegra todo aúdio da Assembleia
Municipal




1ª Parte:


2ª Parte


3ª Parte


4ª Parte

Um cinfanense entre os feridos na tragédia da Madeira


Ultimo balanço da tragédia na Madeira aponta para 42 mortos, 4 desaparecidos e centenas de desalojados
O Governo Regional da Madeira e a Protecção Civil da Ilha deram uma conferência de imprensa ao início da tarde, em que foi avançado que o número de mortos mantém-se em 42 - uma das vítimas é uma cidadã britânica-, há 4 desaparecidos e 370 desalojados.

Entre os vários feridos encontra-se um cinfanense. Chama-se Joaquim Cardoso, tem 45 anos e é natural do lugar Casal, concelho de Cinfães.

Este cinfanense é um dos muitos trabalhadores que se encontram na Região Autónoma a trabalhar na contrução civil.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Investvar: "Mais de metade dos postos de trabalho vão ser salvaguardados" - Sindicato


Porto, 22 fev (Lusa) - A administração da Investvar garantiu hoje que "mais de 50 por cento dos pontos de trabalho vão ser salvaguardados", no plano de viabilização para o grupo de calçado, disse à Lusa a presidente do Sindicato de Calçado de Aveiro.
Em declarações à Lusa, Fernanda Moreira realçou que "mais de metade dos postos de trabalho vão ser salvaguardados", após uma reunião com o presidente do conselho de administração da Investvar, Jorge Pereira da Costa.
A manutenção dos postos de trabalho sempre foi apresentada como uma das principais razões para a salvação da Investvar, que levou à entrada no capital do Fundo de Recuperação de Empresas, detidos pelos cinco maiores bancos portugueses, que eram também os principais credores de uma dívida de cerca de 40 milhões de euros.
"Não será possível a manutenção de todos os postos de trabalho", advertiu o secretário de Estado da Indústria, Fernando Medina, quando anunciou que a solução passava pelo fundo, acrescentando que "será garantida a maioria".
Com três unidades de produção em Portugal, a Investvar emprega cerca de 650 pessoas.
Contactada pela Lusa, a administração da Investvar escusou-se a falar da reunião com o Sindicato de Calçado de Aveiro.
A dirigente sindical adiantou que a reunião de hoje, convocado pela administração do grupo, serviu para informar o sindicato que na próxima segunda feira estará concluído o plano de viabilização da DCB e da Investvar Industrial e, dois dias depois, o da Aeroshoes.
"Disseram-nos que será um primeiro plano e que estão abertos a proposta de alterações até à assembleia de credores", adiantou à Lusa Fernanda Moreira.
A DCB, a Investvar Industrial e a Aeroshoes apresentaram pedidos de declaração de insolvência junto do tribunal da Comarca do Baixo Vouga com o objetivo se assegurar a recuperação, reestruturação e relançamento das actividades das empresas, explicou a atual administração em comunicado.
O conselho de administração do grupo de calçado de Esmoriz considera que "dada a instabilidade associada ao quadro de referência da Investvar, os processos de insolvência são a melhor forma de assegurar a recuperação".
Segundo o Código da Insolvência e da Recuperação de Empresa, a apresentação à insolvência é um instrumento que pode ser utilizado pelo devedor nos 60 dias seguintes ao conhecimento por este de que se encontra em situação de insolvência, isto é, quando se encontra impossibilitado de cumprir as obrigações vencidas.
O pedido de insolvência foi apresentado cerca de um mês após o norte-americano Aerogroup, com quem a Investvar mantém uma relação comercial há 18 anos, ter pedido a insolvência da Investvar por alegadas dívidas.
Na próxima sexta feira, dia 28, termina o contrato com a Aerogroup, que dava exclusividade à Investvar para a produção e comercialização da Aerosoles na Europa, Médio Oriente e África, tendo a rescisão sido anunciada em julho passado, na mesma altura em que a Investvar apresentou a vontade de se dedicar à produção e comercialização de uma marca própria - a Move On.

Castelo de Paiva - Esta quarta feira é dia de Assembleia Municipal


Esta quarta feira, vai ter lugar no salão nobre dos paços do concelho, a partir das 14h30 mais uma sessão pública da assembleia municipal e que terá a seguinte ordem de trabalhos:

PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

Apreciação e votação da acta da assembleia ordinária de 30.12.2010
Assuntos gerais de interesse para o município


PERÍODO ANTES DA ORDEM DO DIA

1. Apreciação de uma informação escrita pelo Presidente da Câmara, acerca da actividade do Município, bem como da situação financeira do mesmo;
2. Eleição de dois representantes para Assembleia Distrital de Aveiro.
3. Eleição de um representante para o Conselho Cinegético Municipal, de entre os autarcas das freguesias.
4. Seguro de Acidentes Pessoais dos Membros da Assembleia Municipal.
5. Regulamento de Taxas e outras receitas do Município de Castelo de Paiva e a respectiva fundamentação económica e financeira.
6. Acção judicial contra os eleitos do PSD(proc.435/07.8BEPNF); honorários escandalosos de advogado, escolhido por elementos do PSD, cujo o pagamento estes pretendem imputar aos munícipes; pedidos de elementos e informação à Câmara Municipal; ética, legalidade e justiça no caso e nos procedimentos


PERIODO DESTINADO À INTERVENÇÃO DO PÚBLICO.




domingo, 21 de fevereiro de 2010

Bruno e José Campeões de Corta-Mato


Clá Vieira no pódio de Aveiro e das Beiras.

Oliveira do Bairro, recebeu mais uma vez o Campeonato Distrital de Corta-Mato Longo, este ano, este grande evento de atletismo de inverno incorporou também o corta-mato das Beiras.

Depois de uma noite bastante chuvosa, previa-se muita dificuldade para os atletas, a maioria habituada a estas condições, contudo, durante as provas a chuva deu uma trégua e tivemos a possibilidade de participar e assistir a uma excelente jornada de atletismo. Centenas de atletas oriundos de todo o agrupamento das Beiras entregaram-se a 100% à competição dando a ideia de sentirem um certo prazer de chegarem ao fim enlameados até à cintura.
O Grupo Desportivo fez deslocar 9 atletas e pode dizer-se que escreveu mais uma bela página na sua história desportiva. Amélia Vieira, com duas medalhas em sub-23, 3º lugar nas Beiras e 2º no Distrital. José Vieira a medalha equivalente ao ouro e o campeoníssimo Bruno Vieira, depois de se ter sagrado campeão de Aveiro, revalidou o título das Beiras que já era seu desde 2009 em Mangualde.

Nos séniores boas prestações de Sérgio Azevedo, Vítor Barbosa, Joaquim Barbosa e Fernando Duarte. Manuel Vieira também marcou presença e pode dizer-se que disfarçou o peso da idade.

Resultados

Campeonato das Beiras
Infantis Masc - 1º José Vieira/ 35º Pedro Vieira
Iniciados Masc - 1º Bruno Vieira
Seniores Fem - 10ª Amélia Vieira (3ª Sub-23)
Seniores Masc - 18º Sérgio Azevedo/ 35º Vítor Barbosa/ 39º Joaquim Barbosa/ 70º Fernando Duarte/ 101º Manuel Vieira
Colectivo - 9º GDCCP
Resultados Distrital
Seniores Fem - 8ª Amélia Vieira (2ª Sub-23)
Seniores Masc - 18º Sérgio Azevedo/ 33º Vítor Barbosa/ 37º Joaquim Barbosa/ 89º Manuel Vieira
Colectivo - 9º GDCCP

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva