sexta-feira, 15 de maio de 2009

Euromilhões: Chave vencedora

A combinação vencedora do concurso de hoje do Euromilhões é composta pelos números 08 - 18 - 19 - 20 - 42 e as estrelas 05 e 09.
O primeiro prémio do Euromilhões desta semana é de 15 milhões de euros.
Lusa

Cândido honra paredenses com quinto triunfo e exibição da "amarela"

Paredes, Porto, 15 Mai (Lusa) - O ciclista Cândido Barbosa (Palmeira-Tavira) ganhou hoje a segunda etapa do Grande Prémio Paredes-Rota dos Móveis, à frente dos Paços do Concelho que o fez cidadão honorário, em Paredes, num quinto “sprint” vitorioso em 2009, ascendendo à liderança da corrida.
“Todos os atletas gostam de vencer nas suas terras. Foi um excelente trabalho da equipa e dos meus lançadores (Nelson Vitorino e Ricardo Mestre). O momento decisivo foi a 30 quilómetros do fim, quando assumimos a corrida, impondo um ritmo forte. Na recta da meta, aproveitei as tentativas de me surpreender dos meus adversários, a 500 metros - Filipe Cardoso (Liberty Seguros) e Bruno Sancho (Mortágua-DR Seguros)”, disse o “Foguete da Rebordosa”.
Barbosa foi o primeiro do pelotão a cruzar a meta, com bastante tempo para preparar a comemoração, em 4:14.53, ao cabo de 166,5 quilómetros, desde a cidade galega de Verin, seguido de Nuno Marta (CC Loulé) e do espanhol Francisco Pacheco (Contentpolis-Murcia).
Na tabela geral, o “Ciclista do Povo” encabeça a lista, com vantagens de seis segundos sobre o anterior líder, o espanhol Manuel Ortega (Andalucia-CajaSur), e de 14 sobre o jovem rival Edgar Pinto (Liberty Seguros).
“As duas últimas etapas é que são decisivas, mas penso que conseguirei manter a camisola amarela mais um dia pelo menos, embora o objectivo seja claramente a vitória final”, concluiu Barbosa.
O dia ficou marcado pela fuga do duo composto por Hugo Vítor (CC Loulé) e António Amorim (Barbot-Siper), logo aos 10 quilómetros, que foram seguidos por outros dois homens da equipa colombiana Boyaca, José Ojeda e Edwin Paja, mas o grosso da coluna “rolou” compacto desde os 136 quilómetros até final.
Sábado, o pelotão deste 4.º GP Paredes vai enfrentar uma terceira tirada de 144,5 quilómetros, entre Valongo e Rebordosa, com quatro voltas ao circuito citadino da localidade que viu nascer Cândido Barbosa e um total de cinco contagens para o prémio da montanha de segunda categoria e outro de terceira, coincidente com a meta.
- Classificação da segunda etapa:
(média: 39,194 km/h)
1. Cândido Barbosa, Por (Palmeiras-Tavira) 4:14.53 horas
2. Nuno Marta, Por (CC Loulé) m.t.
3. Francisco Pacheco, Esp (Contentpolis-Murcia) m.t.
4. Edgar Pinto, Por (Liberty Seguros) m.t.
5. David Herrero, Esp (Xacobeo-Galicia) m.t.
6. Pedro Soeiro, Por (CC Loulé) m.t.
7. Nelson Rocha, Por (Madeinox-Boavista) m.t.
8. Constantino Zaballa, Esp (Fercase-Rota Móveis) m.t.
9. Santiago Perez, Esp (Madeinox-Boavista) m.t.
10. Manuel Ortega, Esp (Andalucia-CajaSur) m.t.
- Classificação geral, após segunda etapa:
1. Cândido Barbosa, Por (Palmeiras-Tavira) 8:00.58 horas
2. Manuel Ortega, Esp (Andalucia-CajaSur) a 06 segundos
3. Edgar Pinto, Por (Liberty Seguros) a 14
4. Nuno Marta, Por (CC Loulé) a 16
5. Hugo Vitor, Por (CC Loulé) a 16
6. Francisco Pacheco, Esp (Contentpolis-Murcia) a 18
7. António Amorim, Por (Barbot-Siper) m.t.
8. Jesus Rosendo, Esp (Andalucia-CajaSur) m.t.
9. David Herrero, Esp (Xacobeo-Galicia) a 19
10. William Aranzazo, Col (Boyaca) m.t.
HPG.
Lusa/Fim

Hospital de Penafiel pondera processo-crime autónomo contra raptora

Porto, 15 Mai (Lusa) - A administração do Hospital Padre Américo, em Penafiel, pondera avançar com um processo autónomo contra a mulher que hoje foi condenada por ter raptado um bebé naquela unidade hospitalar, em Junho do ano passado.
Fonte hospitalar disse à Lusa que o eventual processo terá como base a circunstância de a raptora se ter feito passar por funcionária do hospital para concretizar o crime.
A fonte esclareceu que uma decisão definitiva quanto ao recurso à Justiça dependerá de uma análise detalhada não só da sentença proferida hoje pelo Tribunal de Lousada, bem como de todo o processo, e ainda de uma conversa com a família da bebé.
O Tribunal de Lousada aplicou hoje uma pena de quatro anos de prisão, suspensa por igual período, a Simone Ferreira, que em 2008 raptou um bebé do Hospital Padre Américo, em Penafiel.
Condenou-a ainda a pagar uma indemnização de 15 mil euros à família da criança.
Logo na primeira sessão deste julgamento, a arguida confirmou que no dia 14 de Junho do ano passado raptou um bebé recém-nascido, após ter entrado no hospital, fazendo-se passar por enfermeira.
O Hospital de Penafiel chegou a pedir para se construir assistente neste processo, mas a pretensão foi indeferida, mesmo em sede de recurso.
Ao anunciar, dia 25 de Fevereiro, que o Hospital pretendia constituir-se assistente no processo, fonte da unidade afirmou a decisão se prendia com o facto da arguida "ter colocado em causa o bom-nome" do hospital e dos seus profissionais.
JGJ.
Lusa/fim

Notícias sobre Cinfães

Munícipes vão receber 3000 lâmpadas de baixo consumo
A Agência para a Energia (ADENE) e a EDP vão distribuir, aproximadamente, três mil lâmpadas de baixo consumo por cerca de 750 agregados familiares do concelho de Cinfães (quatro lâmpadas por residência), no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência Energética no Consumo (PPEC).
Segundo as entidades promotoras da iniciativa, “o projecto permite a atribuição de 4 CFL [lâmpadas fluorescentes compactas] a cada agregado familiar, mediante a entrega do mesmo número de lâmpadas incandescentes, com o objectivo de redução em 10% do consumo em iluminação, responsável por cerca de 1/5 do consumo eléctrico total. As lâmpadas recolhidas serão direccionadas às empresas competentes de abate do equipamento em causa.”
Em Cinfães, as lâmpadas serão distribuídas no dia 5 de Junho, em cada uma das 17 freguesias do Município. “A distribuição será do tipo 'porta-a-porta'”: “uma empresa subcontratada com os fundos do projecto, em conjunto com as associações de jovens locais, irá a cada uma das habitações oferecer pessoalmente 4 lâmpadas fluorescentes compactas, um questionário de preenchimento obrigatório e um guia de boas práticas de consumo de energia eléctrica.” Serão contemplados, segundo determinação do projecto da ADENE e da EDP, os agregados familiares do Bairro Social de Cinfães e os beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) do concelho.
Gabinete de Inserção Profissional abriu ao público
O Gabinete de Inserção Profissional (GIP) de Cinfães iniciou funções com um horário de atendimento entre as 9h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00, de segunda a quinta-feira, nas antigas instalações do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) no Município, na Rua Conselheiro Martins de Carvalho. O GIP não estará aberto ao público à sexta-feira, dia reservado ao serviço externo do gabinete.
O GIP de Cinfães foi criado depois de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao IEFP, com o objectivo de “apoiar os jovens e adultos desempregados” na “definição ou desenvolvimento de um processo de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, em cooperação” com o Centro de Emprego de Lamego.

Obras adjudicadas
As obras dos Espaços Envolventes à Biblioteca e ao Auditório Municipais, na freguesia de Cinfães, e do Estradão do Lugar de Choupo – Almas, na freguesia de Espadanedo, foram adjudicadas às empresas Santana & CA, SA, por 1.019.043,50 euros, e Montalvia – Construtora, SA, por 152.861,30, respectivamente.
Subsídios atribuídos
A Câmara Municipal de Cinfães deliberou atribuir cerca de cinco mil euros para subsidiar a realização de obras na sede da Associação Filarmónica Cultural Recreativa e Desportiva de Tarouquela.; 500 euros para o Festival de Folclore organizado pelo Grupo Etnográfico da Gralheira; e 250 euros para a “luta de bois” organizada pela Junta de Freguesia da Gralheira.

Palestra sobre Política e Relações Internacionais
A Associação Cultural Serpa Pinto irá promover a palestra “O cidadão como locus do urbano”, no próximo dia 23 de Maio, na Casa da Cultura de Cinfães, a partir das 15h00.
Enquadrada no ciclo promovido pela Associação durante 2009, a palestra terá como oradora Paula Cristina Pereira, professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, doutorada em Filosofia e Investigadora Integrada do Instituto de Filosofia.
Tendais volta a receber o Dia da Saúde
O VII Dia da Saúde vai realizar-se no Salão Paroquial de Tendais, no próximo dia 24, a partir das 14h30.
A Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais anuncia um programa dedicado ao cancro digestivo e aos distúrbios emocionais, tendo como oradores Castro Monteiro (especialista na área da Cirurgia, Endoscopia Digestiva e Clínica Geral) e Susana Pereira (licenciada em Psicologia Social e do Trabalho), respectivamente.
G.A.P.

Mulher que raptou bebé do hospital de Penafiel conhece hoje decisão do tribunal

O tribunal de Lousada vai anunciar hoje o acórdão do julgamento da mulher de Felgueiras que, em Junho de 2008, raptou um bebé do Hospital Padre Américo, em Penafiel.
Simone Ferreira, de 22 anos, confessou durante o julgamento todos os factos que constam da acusação.
Logo na primeira sessão, a arguida confirmou que no dia 14 de Junho do ano passado raptou um bebé recém-nascido, após ter entrado no hospital fazendo-se passar por enfermeira.
Neste julgamento, Simone Ferreira responde pela prática de sequestro agravado, um crime com uma moldura penal de dois a dez anos de prisão.
Durante a sessão reservada às alegações finais, realizada a 22 de Abril, o representante do Ministério Público disse aceitar que a arguida Simone Ferreira seja condenada a pena de prisão suspensa.
O procurador lembrou que durante o julgamento a arguida confessara o rapto e manifestara arrependimento.
Nessa sessão, Simone pediu desculpa à família da criança.
"Queria pedir desculpa à Vera Mónica [mãe da criança] e a toda a sua família", afirmou a arguida, que voltou a confessar a autoria do rapto.
A defesa de Simone sublinhou ao colectivo o arrependimento da jovem, afirmando que foi “o desespero e o desejo de não querer desiludir o namorado que a levou a raptar o bebé”.
A advogada dos pais da criança raptada também disseram aceitar que a eventual pena de prisão possa ser suspensa pelo tribunal.
"Os meus clientes só desejam que a Simone seja mãe um dia e que não sinta, nem ao de leve, o que eles sentiram", declarou Filomena Pereira à saída do tribunal.
A arguida reside em Sernande, Felgueiras, e encontra-se em prisão preventiva.
APM.
Lusa/fim

Ciclismo: GP Paredes - Ortega alcança primeiro triunfo de trás para a frente

Verin, Espanha, 14 Mai (Lusa) - O ciclista espanhol Manuel Ortega (Andalucia-Caja Sur) alcançou hoje o seu primeiro triunfo profissional, na primeira etapa do Grande Prémio Paredes-Rota Móveis, entre as cidades galegas de Lugo e Verin, vestindo a camisola amarela de líder.
“Felizmente, consegui apanhar a fuga. Foi uma etapa muito movimentada e difícil. Agora é desfrutar deste momento, com a camisola amarela”, afirmou Ortega, que completou os 163,9 quilómetros em 3:46.21 horas, com escassos seis segundos de vantagem sobre o homem-forte dos “sprints”, Cândido Barbosa (Palmeiras-Tavira), seguido da sua “sombra”, Edgar Pinto (Liberty Seguros).
Como quase exclusivamente só a equipa algarvia trabalhou para a chegada compacta, o corredor de Jaen destacou-se do grosso da coluna na segunda de três contagens para o prémio da montanha de terceira categoria, a 44 quilómetros da meta, e, juntamente com o russo António Mindlin (Spol-Caixa Nova), alcançou o quinteto que “rolava” isolado desde o primeiro terço da corrida.
Antes, Barbosa garantira seis segundos de bonificação nas metas-volantes, sempre “marcado” pelo rival Edgar Pinto (segundo nesses sprints intermédios), e segue a quatro segundos de Ortega na classificação geral, embora com Pinto na sua “roda”, a igual distância do “Foguete da Rebordosa”.
"Foi um dia bastante rápido. A equipa fez um excelente trabalho para conquistar a etapa, mas não houve ajuda de qualquer equipa adversária para chegar à frente. O Ortega andou muito bem, mas mantenho-me na discussão da prova e garanti 12 segundos de vantagem para os principais adversários", afirmou Barbosa.
Sexta-feira, na segunda de quatro etapas deste 4º GP Paredes-Rota dos Móveis, o pelotão vai enfrentar 166,5 quilómetros, entre Verin e Chaves, já sem o atrasado Sporting e outros 15 corredores, nomeadamente o argentino Martin Garrido (Palmeiras-Tavira) por ter ultrapassado a tolerância mínima da Guardia Civil de atraso para o grosso da coluna de cerca de seis minutos.

- Classificação da primeira etapa:
(média: 43,446 km/h)
1. Manuel Ortega, Esp (Andalucia-CajaSur) 3:46.21 horas.
2. Cândido Barbosa, Por (Palmeiras-Tavira), a 06 segundos.
3. Edgar Pinto, Por (Liberty Seguros), m.t.
4. David Herrero, Esp (Xacobeo-Galicia), m.t.
5. Francisco Pacheco, Esp (Contentpolis-Murcia), m.t.
6. Constantino Zaballa, Esp (Fercase-Rota Móveis), m.t.
7. Carlos Castaño, Esp (Xacobeo-Galicia), m.t.
8. Nuno Marta, Por (CC Loulé), m.t.
9. César Fonte, Por (Cartaxo-Capital Vinho), m.t.
10. Bruno Sancho, Por (Mortágua-DR Seguros), m.t.
- Classificação geral, após primeira etapa:
1. Manuel Ortega, Esp (Andalucia-CajaSur) 3:46.11 horas.
2. Cândido Barbosa, Por (Palmeiras-Tavira), a 04 segundos.
3. Edgar Pinto, Por (Liberty Seguros), a 08.
4. Jesus Rosendo, Esp (Andalucia-CajaSur), a 13.
5. David Belda, Esp (Boyaca), a 14.
6. William Aranzazo, Col (Boyaca), a 15.
7. Miguel Candil, Esp (Fercase-Rota Móveis), a 16.
8. David Herrero, Esp (Xacobeo-Galicia), m.t.
9. Francisco Pacheco, Esp (Contentpolis-Murcia), m.t.
10. Constantino Zaballa, Esp (Fercase-Rota Móveis), m.t.
HPG.
Lusa/Fim.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

MINISTRO DA CULTURA ANTECIPA HORÁRIO DE VISITA


Para assinalar a inauguração da obra de restauro do órgão de tubos do Mosteiro de Arouca, o Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, fará uma visita às instalações a partir das 14:30 do próximo sábado, dia 16 de Maio. Por incompatibilidade de agenda, o Sr. Ministro não poderá presidir à Sessão Solene da inauguração, estando presente, em sua representação, a Dr.ª Helena Gil, Directora Regional da Cultura do Norte. O concerto inaugural está agendado para as 21:30 desse mesmo dia.

GICMA

Rui Sousa, apresenta viagens subrmersas na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva


Governo vai pagar as custas judiciais do Processo da Queda da Ponte Hintz Ribeiro


O Estado vai mesmo suportar as custas judiciais do processo da queda da ponte Hintz Ribeiro.

O Governo decidiu, em Conselho de Ministros, que as indemnizações pagas às famílias das vítimas vão ser acrescidas do valor gasto em tribunal e calculado em cerca de 55 mil euros.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Jogos Desportivos de Castelo de Paiva


Iº ENCONTRO CONCERTINAS E CANTARES AO DESAFIO


O Grupo de Concertinas da Casa do Povo da Raiva - Castelo de Paiva, vai levar a efeito no dia 17 Maio no Adro da Nossa Senhora nas Amoras (Oliveira do Arda) ao 1º Encontro Nacional de Concertinas e Cantares ao Desafio.
Este evento com com os apoios da Câmara Municipal de castelo de Paiva e das Juntas de Freguesia da Raiva, Pedorido e S-Pedro do Paraíso.

CM de Castelo de Paiva promove melhores acessos em Paraíso e Bairros



Edil esteve em visita ás obras


Câmara Municipal promove melhores acessos nas freguesias de Bairros e Paraíso






O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, esteve esta semana, de visita ás obras que estão em curso nas freguesias de São Pedro do Paraíso e Bairros, nomeadamente empreitadas relacionadas com a melhoria de acessos. Na freguesia de Paraíso, o edil paivense esteve acompanhado do autarca local, Carlos Teixeira, e visitou as obras em curso de alargamento e beneficiação da Estrada Municipal Sabariz – Carvalho Mau, uma empreitada realizada pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia, num investimento superior a 100 mil euros.Já na freguesia de Bairros, o presidente Paulo Teixeira esteve na obra de alargamento da Avenida da Igreja e do Cemitério Paroquial, uma empreitada que visa promover um melhor acesso àqueles locais de culto religioso.


GIRP/COLiveira

FORMANDAS DE RECAREI APRESENTAM MUSICAL “ CULTURAS EM MOVIMENTO”

Foi no dia 8 de Maio, pelas 21.30h, que o grupo de formandas do curso de Educação e Formação de Adultos “Animador Sociocultural”, promovido pelo Centro Social e Paroquial de Recarei em parceria com a Agito – Formação & Serviços, Lda. fez a apresentação à comunidade da sua primeira actividade integradora, intitulada “Culturas em Movimento”, sob o lema “ Somos todos diferentes, todos iguais”.
A preparação e desenvolvimento desta actividade exigiram um forte empenho do grupo e uma mobilização de competências diversas a partir das aprendizagens consolidadas pelas formandas até ao momento, no percurso formativo que iniciaram em Novembro do ano transacto.
O evento, bastante participado, contou com a presença, entre outros, do Sr. Padre Pedro Silva, na qualidade de Presidente do Centro Social e Paroquial de Recarei e do Presidente da Junta de Recarei, Sr. Pedro Sousa Nunes, para além de muitas outras pessoas e entidades parceiras que quiseram marcar presença.
O curso Animador Sociocultural tem uma carga horária total de 2095 horas de formação e encontra-se a decorrer nas instalações do Salão Paroquial de Recarei, envolvendo um total de 16 formandas, que, no final da acção, obterão uma dupla certificação: qualificação profissional de nível III e conclusão do 12º ano de escolaridade

No final da actividade, muitos foram os aplausos dirigidos às formandas e equipa pedagógica envolvida pela forma como conseguiram transmitir a todos os presentes as aprendizagens adquiridas, acompanhadas de muita alegria e entusiasmo.

GICMP

terça-feira, 12 de maio de 2009

Atletismo em Nespereira

Seis elementos do Grupo Desportivo estiveram no dia 9-5-09 em Nespereira contribuindo para que esta prova tivesse algum sucesso. Os campeões do Grupo Desportivo, aproveitaram para fazerem um treino mais puxadinho, uma vez que estão com o calendário bastante apertado, e, este mês de Maio e o início de Junho é bastante exigente para as ambições individuais e colectivas, senão vejamos: dia 24, 1ª jornada de Taça de Portugal e Campeonato Distrital; dia 31 Campeonato Nacional de F.P.M.E.; dia 6 de Junho Campeonato Nacional da F.P.A.. Contudo, os atletas paivenses conquistaram, todos os lugares de topo a que se propuseram. Vítor Barbosa obteve o primeiro posto, assim como a equipa, Fernando Ramos em Veteranos e Amélia Vieira em Femininos.
Seniores
1ºVítor Barbosa
3º Joaquim Barbosa
6º Rui Barbosa
8º António Moreira
Veteranos
1º Fernando Ramos
Femininos
1º Amélia Vieira
Colectivo
1º GDCCP

Caminhos de Santiago: Ramos foi oitavo

Fernando Ramos esteve pela terceira vez nesta desgastante iniciativa e desta feita concluiu a prova na 8ª posição.
Quando partiu de Vila Praia de Âncora rumo a Santiago de Compostela (160 Km) o atleta sabia que tudo poderia acontecer; fazer uma boa prova, desistir ou até ser acometido por reacções adversas e que podem conduzir a um bloqueio.
O oitavo lugar conquistado e o entusiasmo evidenciado no final provam que estamos em presença de um atleta talhado para estes super-esforços, um atleta que deixou o nome do Grupo Desportivo ainda mais reforçado.
GDCPV

Bruno Vieira no MegaKm Escolar


A pista Carla Sacramento, no Seixal, recebeu a final nacional escolar do Mega Km, Mega Sprinter e Mega Salto. Bruno Vieira esteve lá, em representação da Escola de Castelo de Paiva, tendo conseguido o tempo de 2,55min e o nono lugar da geral.

GDCPV

Andreia Teixeira, superou-se

A ADCJ Clark, fez deslocar ao Centro de Estágio do Luso, duas atletas (juvenis) para competirem no Campeonato Distrital de Juniores e ainda outras duas(séniores) a participarem em provas extra.
Andreia Teixeira, esforçada atleta das técnicas competiu nas barreiras, no peso e no dardo, e aqui, a jovem lançou como nunca, melhorando a sua marca em 5 metros e obtendo um bom terceiro lugar.
Joana Mendes, apresentou credenciaisna velocidade e deixou bem vincada a sua polivalência. O terceiro lugar na volta á pista (400m) provam condições para a práctica do atletismo.
Patricia Monteiro e Adélia Tavares, competiram nos 1500 m e 3000 m da prova extra e pode dizer-se que compriram, tendo, Patricia Monteiro, sido 2ª nos 1500 metros e 3ª nos 3000 metros, enquanto Adélia Tavares, obteve o 4º posto nos 1500 metros

Gonçalo Rocha felicita Dalila Gonçalves


Gonçalo Rocha esteve presente, na última 6.ª-feira, na abertura Exposição denominada: "Arte contemporânea na garagem da vizinha" . Esta iniciativa, que decorre até ao próximo Domingo na Maia, tem reunidas várias obras de artistas de entre os quais se destaca uma jovem Paivense, da Vila de Raiva, Dalila Gonçalves. Na inauguração do evento, o Candidato à Câmara Municipal de Castelo de Paiva felicitou a Jovem Artista Paivense pela "excelência da qualidade artística apresentada no seu trabalho de Fotografia ". Gonçalo Rocha considerou "extremamente relevante e honroso para Castelo de Paiva ter esta Jovem Paivense num patamar tão elevado do mundo das Artes em portugal". Tiago Rodrigues, outro Jovem Paivense da Vila de Raiva, também participou na intervenção sonora desta iniciativa. Na Exposição, estavam ainda patentes trabalhos realizados por Anabela Moreira, que apesar de residir em Lisboa, tem ligações familiares muito fortes a Castelo de Paiva. Seus Pais vivem em Pedorido.


Pelo Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha

Gonçalo Rocha presente na iniciativa 20 anos, 20h de Música, promovida pela Academia de Música



Durante o último fim de semana, Gonçalo Rocha esteve presente no Festival "20 anos, 20h de Música". Iniciativa organizada pela Academia de Música de Castelo de Paiva, que decorreu na Quinta do Pinheiro, em Sobrado. Este evento comemorativo contou com a presença de vários agrupamentos musicais do Concelho, Bandas de Música, Grupos Corais, Ranchos Folclóricos, Concertinas, Música Popular, Orquestras, Ensembles, entre outros. Para Gonçalo Rocha "esta iniciativa revelou, mais uma vez, a qualidade e a excelência da música em Castelo de Paiva e dos seus intervenientes e demonstrou a grandiosiade e a valia do trabalho desenvolvido pela Academia de Música e pelo seu Director, Prof. Agostinho Vieira".
Pelo Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha

Presidente Paulo Teixeira conheceu o trabalho da artista paivense Dalila



Com a presença da artista paivense Dalila Gonçalves


Presidente Paulo Teixeira marcou presença numa exposição de arte contemporânea na Maia






O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, marcou ontem presença na abertura do evento “ Arte Contemporânea na Garagem da Vizinha “, uma jornada cultural realizada na cidade da Maia e que juntou várias actividades ligadas ás artes plásticas, musica, debates, artesanato urbano e workshops, sendo de destacar a presença da paivense Dalila Gonçalves, entre tantos outros artistas de nomeada. “ Arte Contemporânea na Garagem da Vizinha “ é uma iniciativa que coloca em conjunto diferentes manifestações artísticas ligadas às Artes Plásticas, Performativas, ao Artesanato e a diferentes áreas da Arte do Espectáculo. Esta acção pretende congregar diferentes perspectivas na sua relação com a cidade e com os espaços que ela acumula. Foram convidados diferentes criadores a reutilizar o espaço de uma oficina de Automóveis na Cidade da Maia entre 8 e 17 de Maio. Partindo da problemática de repensar as fronteiras do espaço artístico institucional, este evento, organizado por artistas, apresenta-se como um local de discussão, de mostra e de venda sem qualquer mediador entre o Artista e o Público. O programa é constituído por uma exposição permanente de 18 artistas plásticos, uma mostra de design, e eventos diários de música, dança e performance. Os Jovens artistas André Alves, André Silva, Cláudia Lopes, a paivense Dalila Gonçalves, Daniel Gamelas, Inês Gama, Maria Sottomayor, Mazza e Renata Carneiro vão articular o seus projectos artísticos com a especificidade do espaço e com trabalhos de artistas de outras gerações, já consagrados no panorama artístico Português. Ao lado do edil da Maia, o autarca paivense teve oportunidade de conhecer o trabalho desta artista plástica paivense, natural da freguesia da Raiva, que já atingiu alguma notoriedade com os seus trabalhos.A cerimónia inaugural do evento foi bastante participada e deu grande destaque à música de percussão, ao jazz e bossa nova, para além de ter promovido outras expressões culturais e artísticas que entusiasmaram os visitantes.


GIRP/COliveira




Dia da Escola dedicado a Eça de Queirós

A Escola Profissional de Cinfães vai assinalar o Dia da Escola na próxima quinta-feira, dia 14, com um programa dedicado a Eça de Queirós. Entre as 12h30 e as 17h00, haverá almoço queirosiano, exposição “Vida e Obra de Eça de Queirós” e palestra proferida por Álvaro Ribeiro. Da parte da manhã, a partir das 10h30, decorrerá um concurso de cocktails
A Escola Profissional de Cinfães entrou em funcionamento em 1992. Actualmente, ministra os cursos de Técnico de Turismo, Técnico de Restauração - Variante Restaurante Bar e de Técnico de Restauração - Variante Cozinha Pastelaria.
GAP

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Chave do concurso " Loto 2"

A chave do concurso desta segunda feira é formada pelos seguintes numeros: 05 - 12 - 22 - 24 - 36 - 38 enquanto o suplementar é o 23.
O primeiro prémio desta semana é de 629.997 euros.

De 14 a 17 de Maio - 4º Grande Prémio de Ciclismo Paredes Rota dos Móveis RTP


Foi apresentado, na passada semana, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes, o 4º Grande Prémio Paredes Rota dos Móveis RTP, terá lugar de 14 a 17 de Maio.
Para o vereador responsável pelos pelouros das Actividades Económicas e Turismo, Mário Rocha, este evento visa, fundamentalmente, promover a Rota dos Móveis, a Mostra de Mobiliário e o ciclismo. Espera que o grande prémio seja bem disputado e que se realize um grande espectáculo.
Lugo, em Espanha foi o cenário escolhido para as primeiras pedaladas da prova que, após uma etapa totalmente espanhola, se desenrolará no concelho de Paredes.
A quarta edição do Grande Prémio Paredes Rota dos Móveis RTP continuará a apostar na vertente ibérica ao nível da escolha de percursos e no número de equipas espanholas, que foi claramente reforçado este ano. Ao todo participam 18 formações juntando, pela primeira vez esta temporada, todas as equipas de Clube portuguesas aos conjuntos profissionais.
A PAD, empresa responsável pela prova, escolheu um traçado que pode favorecer os trepadores, fazendo perspectivar grande nível competitivo tendo em conta sobretudo as duas últimas etapas.
Paredes e a região da Rota dos Móveis serão o centro nevrálgico da corrida, que terá quase 604 quilómetros, repartidos por quatro dias, sendo os dois últimos considerados os mais difíceis e decisivos porque vão percorrer circuitos de constante sobe e desce, proporcionando um verdadeiro espectáculo ciclista aos milhares de entusiastas que se esperam à beira da estrada. A região que ao longo dos anos tem dado grandes valores ao ciclismo português é particularmente aficionada pela modalidade.
Lugo, cidade que dá nome a uma das quatro províncias da Galiza, vai assistir à partida do pelotão na quinta-feira, dia 14 de Maio, quando, pelas 11 horas, os corredores partirem da Praça Maior para percorrerem quase 164 quilómetros. Este primeiro dia de competição, totalmente disputado em território espanhol, irá terminar em Verin, a cerca de uma dezena de quilómetros da fronteira com Portugal.
A segunda etapa do Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos Móveis RTP vai ter 166 quilómetros e meio e ainda terá Espanha como cenário à partida mas, pouco depois de ser dado o sinal de largada, a corrida atravessará a linha de separação entre os dois países e entrará em Portugal por Vila Verde da Raia. A chegada da competição nesta sexta-feira, 15 de Maio, vai acontecer em Paredes, mesmo no centro da cidade. A meta e a zona de animação que existem sempre em cada final de etapa estarão instaladas no Parque José Guilherme, desde muito cedo, para preparar e animar os populares que vão estar à espera do pelotão. O sprint para a linha de chegada vai acontecer por volta das 15 horas.
A cidade de Valongo surge, este ano, pela primeira vez como ponto de partida de uma das etapas da competição. No sábado, 16 de Maio, a Av. Emídio Navarro vai assistir, a partir das 10h30, à concentração de toda a caravana. Uma hora depois, o pelotão dará início a 144 quilómetros e meio muito competitivos no chamado circuito da Rebordosa. Será o princípio de um fantástico e competitivo fim-de-semana de ciclismo.
Nesta terceira e penúltima etapa as complicações começam logo após a saída de Valongo, quando o percurso levar os corredores ao Alto de Vandôma, uma contagem de montanha de 2ª categoria, e que será o epicentro das dificuldades. No trajecto em circuito, o pelotão terá de ultrapassar cinco vezes esse plano inclinado que deverá eliminar, nos primeiros quilómetros do dia, os menos preparados física e psicologicamente para a alta montanha.
No fim da etapa, após a quinta volta ao circuito, os corredores ainda vão subir, cerca das 15 horas, ao Campo de Futebol de Rebordosa, coincidindo a meta com uma contagem de montanha de 3ª categoria. Após este dia estará definido um reduzido lote de candidatos a vencer o 4º Grande Prémio Internacional de Paredes Rota dos Móveis RTP.
No domingo, o Município de Penafiel associa-se, mais uma vez, a esta grande festa que o ciclismo representa e, de novo, estará a dar o sinal de partida para uma última e decisiva etapa, à semelhança do que tem acontecido recentemente em diversas ocasiões.
A caravana sairá simbolicamente do Largo Conde de Torres Novas, cerca das 11h30, para dar início ao percurso mais curto dos quatro dias de competição.
A última tirada tem apenas 128,8 quilómetros, mas muitas dificuldades às quais se deve acrescentar o cansaço acumulado. O pelotão enfrentará o sobe e desce do circuito de Lordelo, mas antes, a prova passará por Castelo de Paiva, Canedo, Aguiar de Sousa, Recarei e Sobrado. A partir dos 92 quilómetros e depois do pelotão entrar na zona do Estádio de Lordelo, vai subir ao Alto do Cruzeiro, um prémio de montanha de 2ª categoria que terá de ser ultrapassado quatro vezes terminando exactamente aí a etapa na quarta passagem.
O 4º Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos Móveis RTP é uma organização PAD, com o forte contributo do Município de Paredes e o apoio de: Jogos Santa Casa, Pedras, Vitalis, Super Bock Mini, Bogani, Ford, edp, Liberty Seguros, Órbita, Soccerade, Dietsport, Pinarello, Aluvia, RTP, RR, O Jogo, Jornal de Notícias e JCDecaux.

Equipas Participantes:

Madeinox Boavista
Centro Ciclismo Loulé / Louletano / Aquashow
Fercase / Rota dos Móveis
Palmeiras Resort / Tavira
Barbot / Siper
Liberty Seguros
Gessical / Fonotel / A.C.R. de Ventosa
Crédito Agrícola
Artesania de Galicia / C.C. Cidade de Lugo
Cartaxo- Capital do Vinho / C.C. J.M. Nicolau
Bretescar / Sporting Clube de Portugal
Stª Maria da Feira / Leclerc / Moreira Congelados
Aluvia / Valongo
Mortágua – DR Seguros
CC Spol – CaixaNova
Xacobeo Galicia
Contentpolis – Ampo
Andalucia CajaSur

Inaugurações em Rebordosa


Câmara Municipal investe mais 522 mil euros em Rebordosa


O Executivo Municipal de Paredes inaugurou, no passado domingo, a requalificação do Largo da Livração, em Rebordosa, após a conclusão da obra de ligação das adutoras dos Reservatórios para abastecimento de água e ruas adjacentes.
A obra teve como objectivo a beneficiação do Largo da Livração, junto à escola EB 2/3.
A requalificação do Largo da Livração e ruas adjacentes implicou não só o arranjo paisagístico, mas um reordenamento à superfície que permite aumentar a segurança e qualidade de vida da população de Rebordosa. Foi removido o pavimento que se encontrava degradado e colocado um novo e aplicados granitos nas zonas de estacionamento e passeios. Um investimento total de 522 mil euros.
O Presidente da Junta de Freguesia de Rebordosa, Reinaldo Monteiro, enumerou as várias obras realizadas pela Câmara Municipal de Paredes na freguesia e referiu que a inauguração das obras “é um orgulho e não tenho memória de num só mandato ter sido feito tanto investimento em Rebordosa”.
No mesmo sentido, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, recordou as obras desenvolvidas em Rebordosa ao longo do mandato, destacando “que não é no último ano que se trabalha, mas ao longo de quatro anos”. Realçou o facto de que com esta obra o “concelho nunca mais vai ter problemas de fornecimento e abastecimento de água”.

GICMP

Campeonato do INATEL


RAIVA IMPÕE EMPATE AO VICE- LIDER

Surpresa apenas para quem não viu.
Em Romariz, casa emprestada ao Arrifana, a Casa Povo da Raiva bem poderia ter conseguido um outro resultado frente a um Arrifana sem parte dos seus titulares. O mesmo aconteceu com a formação Paivense que se viu privada de alguns dos seus habituais atletas de campo que por motivos de solidariedade para com seu treinador Nuno Faria que este final de semana perdeu um seu familiar, estiveram ausentes deste importante encontro, alias, uma razão também pela qual o Folgoso pediu o adiamento do encontro com o Paraíso.
Estavam decorridos 41 minutos de jogo quando o Arrifana chegou ao golo que abria o placar do campo dos Valos. Mas a persistência dos visitantes faria justiça 3 minutos depois. Hélio, que acumulava as funções de capitão e treinador, num grande lance digno de registo ao ver Carvalho adiantado disparou ponte remate restabelecendo a igualdade. Com isto a equipa da Casa do Povo da Raiva acabou por justificatr o empate.
Na segunda parte apenas se viram duas equipas em campo, a da Casa Povo da Raiva e a equipa de Valentim Gamboa esta ultima tudo fez para que os da casa vencessem levando-os ao colo durante toda a segunda parte e nem mesmo os 14 minutos de jogo a mais impediu a formação de Hélio de conseguir o empate, um resultado que sabe a pouco.


REAL BATE O PE AO VALE E PODERIA TER CAUSADO SURPRESA.
O Real na sua deslocação à freguesia do Vale na Feira, ia causando surpresa.
Para aqueles que pensavam que a formação de Carlos Castro estava em queda, acabou por mostar o contrário. A equipa acabou por realizar uma excelente partida de futebol.

O Real foi mesmo a primeira equipa a marcar e assim colocou-se mna frente do marcador durante muito tempo.

A equoipa da casa arregaçou as mangas impos o seu potencial e acabou por vencer por 2-1.


RESULTADOS DA 15.ª JORNADA

Vale – Real, 2 – 1
V.C. Perrinho – JUAT, 1 – 2
Real da Praça – Mozelos, 3 – 2
Paraíso – Folgoso (adiado)
Arrifana – Raiva, 1 – 1
Folgou o Milheiros


PROXIMA JORNADA
Real – Arrifana
Raiva – Paraíso
Folgoso – Real da Praça
Mozelos – Milheiros
JUAT – Vale
Folga o V.C. Perrinho

CLASSIFICAÇÃO

Vale, 2
Arrifana, 11
Milheiros, 18
Real da Praça, 20
Raiva, 23
Paraíso, 24
Mozelos, 25
Folgoso, 29
JUAT, 30
Real, 35
Vila Verde, 35
V.C. Perrinho, 36
Por António Pinto

Manuel Vieira e Neca Rodrigues são os candidatos da C.D.U.


A Coligação Democrática Unitária repete (2001) os principais rostos à Câmara Municipal e Assembleia Municipal.

Carlos Gonçalves, da comissão política do Comité Central do Partido Comunista Português, esteve em Castelo de Paiva, numa reunião que visava a indigitação dos cabeças de lista à autarquia paivense.

Depois da confirmação de que a C.D.U. iria a votos, agora com a certeza que Manuel Vieira e Neca Rodrigues estão na corrida, perspectiva-se que possa acontecer um crescendo de votação na linha daquilo que vem acontecendo de há dez anos para cá.

Ao aceitar a indigitação Manuel Vieira reiterou o seu propósito de ser um defensor de causas e que colocará os diversos departamentos autárquicos ao dispor dos munícipes, num quadro de total igualdade.

Neca Rodrigues, pelo seu lado, disse que está ao serviço desta causa colectiva e que bastaria os paivenses terem o cuidado de reflectir sobre as pessoas e aquilo que elas defendem, para ser garantida uma voz da C.D.U. na gestão municipal.

domingo, 10 de maio de 2009

Jovem português entre os músicos de 52 países que integram a orquestra Jeunesses Musicales


O jovem trompista Luís Vieira foi seleccionado para a Orquestra Mundial Jeunesses Musicales, que integra quase 100 músicos de 52 países, mas só convida parte deles para cada ciclo de concertos.
Luís Vieira integrava a lista de 64 suplentes desse colectivo sinfónico - que quase não atribui lugares permanentes aos executantes de instrumentos de sopro - e foi convidado a participar nos concertos de Primavera que a orquestra promove de Maio a Junho em Bilbau e Alicante.
Natural de Castelo de Paiva e finalista da Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, Luís Vieira considera que o convite da Jeunesses Musicales “é uma oportunidade para valorizar o currículo e para viver uma experiência única”.
Aos 20 anos, o jovem mostra-se consciente de que “em Portugal é muito difícil fazer carreira como músico de orquestra” e adivinha que a saída profissional mais provável para instrumentistas recém-formados seja “dar aulas em academias, conservatórios e escolas profissionais - e mesmo isso não é fácil”.
“Actuar com uma orquestra destas, que obedece a um extremo rigor artístico, pode, no entanto, abrir algumas portas”, afirma Agostinho Vieira, pai do Luís e director da Academia de Música de Castelo de Paiva, onde o trompista recebeu a sua formação inicial e cuja orquestra ainda integra.
“Como músico que sou”, recorda Agostinho Vieira, “não fiquei muito tranquilo ao saber que era esta carreira que o Luís queria seguir, porque sei que em Portugal não há muitas oportunidades para músicos de orquestra”.
Apesar disso, a família apoiou a decisão do jovem e hoje mostra-se optimista ao constatar que “a trompa está a ganhar um papel muito importante nas orquestras sinfónicas”, o que Agostinho Vieira reconhece como vantajoso para o filho.
A crescente preferência pela sonoridade da trompa não é, contudo, o único aspecto que joga a favor do Luís: “Ele tem um talento inato que soube desenvolver com muito trabalho e de forma muito metódica”, diz o director da Academia de Castelo de Paiva.
“O facto de ter estudado piano durante muitos anos, também lhe dá uma visão da música mais globalizante, o que só se consegue através do contacto com um instrumento harmónico”, acrescenta o pai do músico.
Luís Vieira parte a 17 de Maio para Bilbau, onde irá ensaiar o repertório definido para os concertos nessa cidade e em Alicante.
A Orquestra Jeunesses Musicales foi criada em 1949 por Igor Markievitch, afirmando-se definitivamente em 1970, quando Gilles Lefebvre a consolidou como o primeiro colectivo mundial de jovens.
Começou por ter sede no Canadá, em 1988 mudou-se para Berlim e desde 2004 funciona na Cidade das Artes e das Ciências que o arquitecto Santiago Calatrava desenhou para Valência.
Já foi conduzida por maestros como Leonard Bernstein, Yakov Kreizberg ou Kurt Masur, cabendo a sua actual direcção artística ao maestro Josep Vicent.
Em 1996, a orquestra foi eleita Artista para a Paz pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
Na sua lista de reserva tem outros três músicos portugueses: Samuel Bastos, no oboé; Gabriel Rodríguez Antão, no trombone; e Ricardo Carvalhoso, na tuba.
AYC.
Lusa/Fim

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva