terça-feira, 12 de julho de 2011

António Victorino D’Almeida levou ao rubro a plateia das “Noites do Arcebispado”

António Victorino D’Almeida deixou em êxtase uma plateia de cerca de quatro centenas de pessoas, num espetáculo que fez esquecer a noite fria que se fazia sentir no passado sábado, dia 9.


Anfiteatro natural, os jardins da Casa do Arcebispado lotaram por completo para ouvir o maestro, que presenteou o público com um concerto comentado a duas vozes e com o espetáculo "Pequena História da Canção Francesa".

António Victorino D’Almeida, Miguel Leite e o pianista João Lima concretizaram um concerto comentado a duas vozes. Um momento de silêncio absoluto, a ouvir excelentes exibições pianísticas, risos às histórias sabiamente contadas pelos comentadores e muitas palmas, agraciando a grandeza da apresentação.

Na segunda parte do espetáculo, António Victorino d’Almeida e Nádia de Sousa fizeram uma incursão pela música francesa, recordando ícones como Edith Piaf, Jaques Brel, Charles Aznavour e outros. As canções, as histórias e os segredos contados levaram ao rubro o público, que acompanhou os artistas, cantarolando as músicas mais conhecidas e aplaudindo a atuação.

O programa de animação das “Noites do Arcebispado” prossegue este sábado, dia 16, pelas 22.00 horas, novamente na Casa do Arcebispado, em Sousa, no concelho de Felgueiras.

Luísa Vieira será a figura em destaque, apresentando-se em placo em Quarteto e numa linguagem musical cheia de personalidade, na qual dará a conhecer algumas das suas composições originais.

Influenciada pelo seu percurso na música clássica, conheceremos um pouco do mundo desta flautista e cantora. Viajando pelas suas raízes e memórias, Luísa Vieira vai mostrar-nos o seu lado criativo, expressando-se na composição e improvisação e usando uma paleta musical diversificada. Uma “corrida contra o tempo”, um olhar sobre as suas paisagens sonoras.

As “Noites do Arcebispado” inserem-se no Projeto de Reabilitação promovido pela Casa do Arcebispado, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Sousa, da Rota do Românico e de outras entidades locais e regionais.

Assente numa estratégia de desenvolvimento sustentável, este Projeto prevê, entre outras, a requalificação da área habitacional circunvizinha à Casa do Arcebispado e a dinamização de um conjunto de ações de índole sociocultural. 

Afirmando o seu carácter de intervenção comunitária, o Projeto de Reabilitação da Casa do Arcebispado pretende contribuir para a regeneração da freguesia de Sousa, dando visibilidade ao capital com que já conta no domínio paisagístico, cultural e económico.

As “Noites do Arcebispado” têm entrada livre, estando o seu programa sujeito a alterações devido às condições climatéricas.


Programa “Noites do Arcebispado”

16 de julho (sábado)
22h00 – Jazz: Quarteto de Luísa Vieira
Local: Casa do Arcebispado, Rua do Arcebispado, Sousa, Felgueiras (GPS: 41°20'48.61" N | 8°15'6.45" O)

23 de julho (sábado)
22h00 – Bailado: "Memórias", conceção e direção coreográfica de Alexandra Fonseca e Vera Santos, pela Escola de Bailado de Fafe
Local: Casa do Arcebispado, Rua do Arcebispado, Sousa, Felgueiras (GPS: 41°20'48.61" N | 8°15'6.45" O)

6 de agosto (sábado) - Dia da Junta de Freguesia de Sousa
14h00 – “Festa da Terra”, com a Cooperativa Agrícola de Felgueiras
Local: Igreja de São Vicente de Sousa
21h00 – “Momentos de Sousa”, exposição de fotografia pela Foto Íris
Local: Sede da Junta de Freguesia de Sousa
Fados, com Isabel Maria
22h00 - Sede da Junta de Freguesia de Sousa
23h00 - Casa do Arcebispado, Rua do Arcebispado, Sousa, Felgueiras (GPS: 41°20'48.61" N | 8°15'6.45" O)
23h30 - S. Donato
00h00 – Serenata, pela Tuna da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras
Local: Igreja de São Vicente de Sousa

Programa permanente
Exposição de Artes Plásticas
Local: Casa do Arcebispado, Rua do Arcebispado, Sousa, Felgueiras (GPS: 41°20'48.61" N | 8°15'6.45" O)


Cláudia Costa

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva