sexta-feira, 25 de julho de 2008

Universidade de Verão da UP passa por Castelo de Paiva

Iniciativa da UP passa pelo concelho.
Participantes da Universidade de Verão participam em conferência em castelo de Paiva.
- Marketing Territorial será o tema em debate


No âmbito da iniciativa “ Universidade de Verão “, que está a decorre no vizinho concelho de Arouca, sob o tema “ Desenvolvimento Regional e Local “, os participantes vão marcar presença, na tarde de hoje, a partir das 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo de Paiva, numa conferência sobre “ Marketing Territorial “, proferida pelo docente Prof. Carlos Brito.

Trata-se de um dos módulos do programa estabelecido pela Universidade do Porto para esta acção denominada “ Universidade de Verão “ que, durante uma semana, realiza diversos debates e abordagens, orientadas para a análise de estratégias de desenvolvimento regional.
Depois da recepção na CM de Castelo de Paiva, pelo presidente Paulo Teixeira e da realização da conferência, os participantes vão visitar a zona ribeirinha do Castelo, na freguesia de Fornos, estando previsto um curto passeio de barco na zona de confluência dos rios Douro e Paiva.
O Prof. José Adriano Carvalho, da Quinta do Coto, é um dos grandes impulsionadores desta acção e vai marcar presença nesta visita a terras de Paiva.

GIRP/COliveira

Recolha de sangue na autarquia paredense vai ter continuidade

Informação institucional
O edifício da Câmara Municipal de Paredes acolheu uma campanha de recolha de sangue, nos dias 22 e 23 de Julho.
Esta iniciativa resultou de uma parceria entre o Município de Paredes e o Instituto Português do Sangue - Centro Regional do Porto (Serviço de Promoção da Dádiva de Sangue).
Esta acção foi realizada por uma equipa multidisciplinar do IPS – Centro Regional do Porto e foi bem acolhida pelos paredenses, entre os quais se destacaram alguns colaboradores da autarquia.
É, ainda, de salientar o facto de terem sido efectuadas 75 inscrições e 44 colheitas.
Refira-se que o Pelouro da Saúde da autarquia paredense pretende dar continuidade a esta iniciativa, pelo que a próxima sessão de recolha de sangue deverá ocorrer em Novembro.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Cinfães com várias inciativas este verão

CAMPEONATO NACIONAL DE TRIAL DECIDE-SE EM CINFÃES
No próximo domingo, dia 27 de Julho, a partir das 14,00h, tem lugar na Feira da Malhada, freguesia de Tendais em Cinfães, a prova final do Campeonato Nacional de Trial. Esta competição, que termina o seu campeonato, terá as atenções todas voltadas para esta derradeira prova, já que será decisória na entrega do título. Por isso, espera-se uma tarde bastante competitiva, onde os concorrentes com toda a certeza irão dar o seu melhor.
Saliente-se que esta competição tem vindo a crescer em Portugal, com um número cada vez maior de atletas e adeptos, esperando-se no próximo domingo uma plateia bem recheada no local da prova.

NOITES DE VERÃO EM CINFÃES
Os pelouros da Cultura, Educação e Turismo da Câmara Municipal de Cinfães elaboraram uma vez mais a programação cultural para o concelho para os fins-de-semana dos meses de Julho, Agosto e Setembro, que intitularam de Noites de Verão. Assim, com início no dia 25 de Julho, próximo, as actividades prolongar-se-ão até 20 de Setembro, e serão as seguintes:
- 25 de Julho – Noite de Karaoke (22h00);
- 26 de Julho - Noite de Baile com o grupo “Horizonte Band”(22h00);
- 27 de Julho – Prova Final do Campeonato Nacional de Trial – Feira da Malhada – Tendais (14h00);
- 1,2 e 3 de Agosto – Festival da Juventude de Cinfães – Largo da Feira Quinzenal (horário específico);
- 8 de Agosto – Noite de Karaoke (22h00);
- 9 de Agosto – Concerto pela Banda de Música da Casa do Povo de Ferreiros (22h00);
Noite de Baile com a Orquestra Típica “Os Românticos de Cinfães” (23h30)
Festa da Juventude com dj’s na Gralheira a partir das 22h00;
- 15 de Agosto – Noite de Bailo com o Conjunto Típico “É Pr’a Pular” (22h00)
- Noite de Karaoke (23h30);
- 16 de Agosto – Concerto pela Banda Marcial de Santiago de Piães (22h00);
Noite de Baile com a Orquestra Típica “Os Finfas de Paradela” (23h30);
- 22 de Agosto – Noite de Karaoke (22h00);
- 23 de Agosto – Concerto pela Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães (22h00);
Noite de Baile com a Orquestra Típica “O Concerto” (23h30);
Festa da Juventude com dj’s em Nespereira a partir das 22h00;
- 29 de Agosto – Noite de Karaoke (22h00);
- 30 de Agosto – Noite de Baile com a orquestra de música ligeira “Aliança” (22h00);
Noite de Baile com o Agrupamento Musical “Álvaro e Alfa Music) (23h30);
- 5 de Setembro – Noite de Karaoke (22h00);
- 6 de Setembro – Noite de Fados com o Grupo de Vozes e Guitarradas do Fado (22h00);
Noite de Baile com a Orquestra Típica “Finfas de Nespereira” (23h30);
- 13 de Setembro – Noite de Folclore – Rancho Infantil e Juvenil de Tendais, Rancho Infantil “As Moleirinhas” de Travanca, Rancho Folclórico de Nespereira (22h00);
Noite de Baile com a Orquestra Típica de Quinhão (23h30);
- 20 de Setembro – Noite de Teatro com o Grupo de Teatro de Tendais
Noite de Baile com o conjunto “LusoDance

De 28 de Julho a 2 Agost, Paredes acollhe a III Semana da Juventude

O Pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Paredes vai levar a cabo a 3.ª edição da “Semana da Juventude 2008”.
Para isso contará com cinco dias de actividades de carácter cultural, lúdico, pedagógico, desportivo e artístico, para que os jovens possam passar algum tempo das suas férias escolares de forma salutar, tirando proveito das propostas que visam o seu desenvolvimento integral.
A iniciativa conta com cerca de 300 inscrições.
Programa
28 de Julho - das 10h às 13h - Visita ao Futebol Clube do Porto
29 de Julho - todo o dia - Dia de Rugby – Estádio Municipal das Laranjeiras
30 de Julho - todo o dia - Dia Radical – Quinta da Valdeira – Alvre
31 de Julho - todo o dia - Teatro – Casa da Cultura
1 de Agosto - todo o dia - Teatro – Casa da Cultura
2 de Agosto - Apresentação do Teatro

quarta-feira, 23 de julho de 2008

TORNEIO DE FUTEBOL INFANTIL/JUVENIL ANIMA AS NOITES AROUQUENSES



O Torneio de Futebol Infantil/Juvenil 2008 entrou na segunda fase. Os jogos decorrem no relvado sintético do Complexo Desportivo Municipal, por onde têm passado mais de 200 jovens jogadores, repartidos por 24 equipas. Até 1 de Agosto, estes jovens craques vão mostrar os seus dotes futebolísticos, animando as noites de verão arouquenses. A organização, administração e calendarização do torneio são da responsabilidade do Gabinete Coordenador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Arouca.
Os responsáveis pela organização apelam aos espectadores, familiares, atletas, técnicos e apoiantes o «fair-play», o desportivismo e a educação, que um evento desta natureza exige.
GICMA

Autarquia paredense assinou protocolo com CESPU com vista a utilização de instalações desportivas

Informação institucional
Tendo em consideração a extrema importância da colaboração institucional para o desenvolvimento do ensino, da investigação científica e da prestação de serviços à comunidade, na área da saúde, a Câmara Municipal de Paredes e a CESPU, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, CRL celebraram um protocolo de colaboração, no qual a autarquia paredense se compromete a garantir a cedência de instalações desportivas para a realização de aulas práticas e de ensino na área das Ciências da Educação Física e para a realização de aulas práticas e de prática laboratorial e de ensino na área das Ciências do Desporto, designadamente e entre outros, o Pavilhão Rota dos Móveis e as piscinas de Lordelo e de Recarei.
A CESPU, no âmbito da sua actividade de ensino superior nas áreas das Ciências da Educação Física Saúde e Desporto compromete-se a zelar pela manutenção das condições de boa conservação dos espaços utilizados; instalar no espaço disponibilizado os materiais necessários para o exercício das actividades previstas, etc. O protocolo vigorará pelo período de dois anos, tacitamente renovável por iguais períodos, se nenhuma das partes promover a sua denúncia.
Com esta parceria, o Município de Paredes proporciona àquela instituição boas condições para os alunos do Curso de Educação Física, Saúde e Desporto.
Recorde-se que cerca de uma centena de alunos da CESPU utiliza as instalações desportivas do Município de Paredes – Piscina Rota dos Móveis, Piscina Municipal de Lordelo e Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo para o desenvolvimento das suas actividades lectivas.
Esta parceria, que permite aos alunos daquele curso, do primeiro ao quinto ano, usufruir de excelentes condições decorre há cerca de cinco anos. As diferentes infra-estruturas desportivas proporcionam-lhes excelentes estágios e a prática das actividades lectivas/desportivas.

Paulo Cunha, capitão da equipa de basquetebol do FCP, vai estar presente 1º “ Campus “ FC do Porto /Castelo de Paiva acolhe mais de 80 jovens



O “ gigante “ e capitão da equipa de basquetebol profissional do FC do Porto, Paulo Cunha, vai estar amanha de manhã no concelho, numa deslocação orientada para visitar o 1º Campus Basquetebol / Castelo de Paiva, iniciativa que está a decorrer desde o início da semana e que acolhe mais de 80 jovens oriundos de várias regiões do país, sendo que a iniciativa, mais do que uma jornada de férias desportivas, tem em vista a promoção e desenvolvimento no concelho, da modalidade de basquetebol, enquanto actividade desportiva de referência.

A realização deste “ Campus “ de Férias de Basquetebol foi o principal objectivo da parceria que foi estabelecida entre o FC do Porto, Câmara Municipal de Castelo de Paiva e Agrupamento Vertical de Escolas, constituindo um excelente argumento para a dinamização que se deseja da modalidade em Castelo de Paiva, decorrendo o evento entre os dias 20 e 27 de Julho, com a participação de jovens de ambos os sexos, divididos em três escalões e orientados para as idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos.
Durante a realização desta jornada de férias e de informação sobre o basquetebol, procurar-se-á promover diversas actividades, como o trabalho técnico, jogos e concursos, jogos tradicionais, actividades de exploração da natureza e visitas culturais e turísticas ao concelho, sendo de destacar a passagem de todos os participantes pelo antigo Complexo Mineiro de Germunde, em Pedorido, e pela zona ribeirinha do Castelo, na freguesia de Fornos, num dia que será dedicado ao concelho.
O clube nortenho disponibiliza um “ staff “ com treinadores e monitores especializados na modalidade e um fisioterapeuta de apoio ao Campus de Férias de Basquetebol, bem como atribuirá diplomas a todos os participantes.
O edil paivense Paulo Teixeira, congratulou-se com a realização deste Campus de Férias em Castelo de Paiva, realçando a importância desta proposta do FC do Porto e da autarquia paivense para as férias escolares, onde se proporciona o ensino do basquetebol ao mais alto nível, evidenciando ainda, que esta acção potencia momentos únicos de salutar convivência aos jovens participantes, numa harmonia total entre o desporto e a natureza, entre o corpo e a mente.

GIRP
Carlos Oliveira

População aderiu aos rastreios no âmbito do “Mês do Coração”

Informação institucional
A Câmara Municipal de Paredes e o Hospital da Misericórdia fizeram um balanço extremamente positivo da iniciativa “Mês de Maio – Mês do Coração” que teve como objectivo proporcionar à população paredense um conjunto de rastreios ao longo daquele mês.
A apresentação deste balanço decorreu em conferência de imprensa e contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, do vereador responsável pelo pelouro da Cultura, Pedro Mendes, de Joaquim Merino em representação do Hospital da Misericórdia, e do director clínico, Raimundo Martins.
Apresentados os primeiros dados de um estudo realizado no âmbito dos rastreios que tiveram lugar no Mês de Maio – Mês do coração – uma parceria do Hospital da Misericórdia de Paredes e Câmara Municipal de Paredes.
Importa referir que foram efectuados rastreios a 1226 utentes, o que corresponde a 2 por cento da população paredense e realizado um estudo com base nos resultados e teve como objectivo fazer uma análise da situação das patologias cardíaca/vascular da população paredense.
O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, mostrou-se visivelmente satisfeito, “não só pela originalidade da iniciativa, mas também pela quantidade de população que aderiu à mesma”.
Referiu que as parcerias são sempre bem-vindas, se proporcionarem mais bem-estar e melhor qualidade de vida à população.
Avançou que a autarquia irá desenvolver mais parcerias com o Hospital da Misericórdia de Paredes, de forma a assistir os cerca de 3500 jovens que a autarquia já apoia, no âmbito da formação desportiva.
De acordo com Joaquim Merino, a iniciativa correu “muito bem e a participação da população foi muito forte”.
Revelou que “está criada uma empatia muito forte entre o Hospital da Misericórdia e a Câmara Municipal de Paredes”.
No mesmo sentido e segundo o director clínico “estamos muito satisfeitos por prestar à comunidade um serviço de prevenção cardio-vascular e verificar que há uma resposta positiva”.
Raimundo Martins realçou a facilidade de se estabelecer parcerias com a autarquia paredense. “O Hospital da Misericórdia de Paredes quer contribuir para melhorar a saúde no concelho”.
Importa referir que o estudo revelou que 37 por cento da população - com base naquela amostra - sofre de hipertensão arterial; há uma percentagem substancial de colesterol elevado; muitas pessoas sofrem da diabetes ou de pré-diabetes, sendo que, segundo aquele director clínico algumas não desconhecem que têm estas alterações; e 35 por cento revelou alterações no exame electrocardiograma.
Para aquele especialista “conseguir que as pessoas verifiquem a tensão arterial já é um primeiro passo para reduzir o risco de AVC”.
Raimundo Martins lançou um repto à Câmara Municipal de Paredes para que possa dar o seu contributo, para que se diminua a quantidade o teor de sal nas padarias do concelho - progressivamente até 2012.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Paredes demonstrou que sabe receber

Informação institucional
Milhares participaram e assistiram às Festas da Cidade e do Concelho
A Câmara Municipal de Paredes levou a cabo as Festas da Cidade e do Concelho, de 16 a 21 Julho.
Música e Coros, na Igreja de Paredes; a actuação da Escola de Dança de Paredes; o II Festival de Tunas Académicas; a actuação do Grupo de Fados “Capas Negras”; Festival de Ranchos Folclóricos; exposição de Veículos Antigos - Automóveis, Bicicletas, Charretes, Coches e Motos; Feira de Antiguidades e Numismática; actuação dos Expensive Soul; Concertos pelas Bandas de Música de Cête, Baltar, Vilela e Orquestra Ligeira do Vale do Sousa; um concerto de Marco Paulo e Marchas Luminosas, com a participação de grupos de animação, ranchos folclóricos, carros alegóricos, escolas de samba e grupos de bombos, bem como um baptismo de voo num helicóptero disponível junto ao Parque da Cidade são alguns dos exemplos das actividades que decorreram ao longo de cinco dias.
Importa salientar que foram milhares as pessoas que se deslocaram à sede do concelho de Paredes para acompanhar e participar nas diferentes actividades. Destaque para o concerto de Marco Paulo, que de acordo com o vereador da Cultura da autarquia paredense, Pedro Mendes, terá contado com a presença de vários milhares de pessoas; para as marchas luminosas que atraíram, de igual forma, milhares, e para as diferentes exposições de decorreram no Parque José Guilherme, que se revelaram um verdadeiro sucesso.
No que ao momento religioso diz respeito, a Igreja Matriz de Paredes acolheu uma Missa Solene em Honra do Divino Salvador, presidida por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa e que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal.
A Majestosa Procissão em Honra do Padroeiro, o Divino Salvador, contou, pela primeira vez, com a participação de todos os andores dos Padroeiros das paróquias do concelho e que, à semelhança dos anos anteriores, também atraiu milhares de pessoas à cidade de Paredes, distribuídas pelo percurso da procissão.
Feriado Municipal – Município agraciou três Instituições com Medalha de Ouro
Na segunda-feira das Festas, Feriado Municipal, o Município de Paredes homenageou três Instituições: CESPU, Emaús e Casa do Gaiato e do Calvário de Beire, distinguindo-
-as com a Medalha de Ouro do Município.
Foi com imensa satisfação pessoal que o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, presidiu à primeira atribuição de uma condecoração e homenagem depois da entrada em vigor do novo Regulamento Municipal de Condecorações.
De acordo com o edil “a atribuição de uma condecoração deve ser vista numa perspectiva de máximo reconhecimento público, como forma de dizer muito obrigado por tudo o que fizeram e continuam a fazer pelas pessoas”. Considerou as três instituições “com elevado sentido de responsabilidade social”.
Fez questão de destacar que “uma das obrigações de homens públicos é reconhecer e distinguir todos aqueles que por mérito próprio, muitas vezes com parcos recursos, exercem acções de beneficência e que nos devem encorajar e deixar-nos a todos orgulhosos.” Considerando especialmente os contributos da Casa do Gaiato e do Emaús, numa área de “grande sensibilidade, de desigualdade entre cidadãos, que não tiveram a mesma felicidade, que se reflecte numa causa tão nobre, sensível, aberta e desinteressada”.
Celso Ferreira realçou o meritório trabalho desenvolvido pela Casa do Gaiato. “Não é fácil trabalhar com pessoas incapazes, com anomalias psíquicas profundas, doentes incuráveis ou até em fase terminal de vida. É preciso muita preparação, a todos os níveis, mas sobretudo, coragem, dedicação, trabalho e sentimento de amor pelo próximo. É bom que nos lembremos, que um dia após outro, há pessoas que apenas por amor a uma causa, enfrentam enormes dramas, debatem-se com enormes dificuldades, em sofrimento pelo outro, fazendo da solidariedade o seu próprio modo de vida”.
Asseverou, de igual modo, que a Associação de Apoio ao Deficiente Mental – EMAÚS, desenvolve no concelho de Paredes, “uma relevante missão de apoio ao deficiente mental, numa atitude perfeitamente benemérita e de pura beneficência, em proveito daqueles que mais necessitam”.
Refira-se que esta homenagem decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que é segundo o autarca paredense “o sítio certo e o momento certo para reconhecer o papel que estas duas instituições desenvolvem em prol do concelho”.
Este reconhecimento significa, para Celso Ferreira, um compromisso sério: “queremos continuar a trabalhar convosco, com o objectivo de ajudar a transmitir aos doentes/beneficiários um melhor conforto”.
No que diz respeito à CESPU, Celso Ferreira referiu: “A actuação é diferente, tem um negócio especial: educar e formar, para que os jovens possam encarar o futuro de forma mais confiante”.
O autarca garantiu que tem acompanhado a evolução da CESPU e que esta condecoração é o reconhecimento pelo “excelente trabalho de gestão e pelo muito que tem feito nestes 25 anos de existência”. “Sentimos a CESPU também como um pouco nossa”, vincou.
Adiantou que a autarquia tem vários projectos em comum com aquela instituição de ensino e que se encontram a trabalhar na futura cidade universitária “para que a CESPU possa continuar o seu excelente trabalho que muito tem contribuído para a projecção e enriquecimento do concelho Paredes – Rota dos Móveis”.
Celso Ferreira considera que o Feriado Municipal deve ser utilizado para “garantir a unidade do concelho, pois está em causa a municipalidade do concelho”. O reconhecimento pelas instituições terá continuidade pois, assegurou, “temos muitas instituições que prestam elevados serviços ao concelho”.
Foi com enorme satisfação e orgulho que António Cardoso, em representação do Emaús recebeu a medalha de ouro do Município: “o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela associação Emáus”, destacou.
No mesmo sentido, em representação da Casa do Gaiato, o Padre António Baptista dos Santos agradeceu a homenagem e salientou o trabalho meritório e a missão de ajudar os que mais necessitam.
O principal responsável pela CESPU, Almeida Dias, afirmou que esta homenagem “é o reconhecimento formal e mais sentido que uma instituição pode ter”.
Destacou a visita de empresários de Paredes a Angola que a instituição está a preparar para os próximos meses, onde “deverão encontrar pontos importantes de colaboração”.
“Paredes é a nossa sede, podem contar connosco. Para onde vamos, levamos Paredes”.
O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, acompanhado da sua equipa e restantes convidados procedeu, ainda, à inauguração da Ponte sobre a ribeira de Sentiais, junto ao Parque da Cidade, que permite a ligação da parte norte deste equipamento de lazer à parte sul, uma obra no valor de 800 mil euros. Em breve o Parque da Cidade deverá alargar-se ainda mais por forma a proporcionar aos paredenses e a quem nos visita um espaço de lazer ímpar na região.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva