terça-feira, 12 de julho de 2011

Concerto de música erudita atrai duas centenas de pessoas ao Mosteiro de Pombeiro

Cerca de duas centenas de pessoas assistiram no passado domingo, dia 10, no Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, a um concerto de música medieval e renascentista, protagonizado pelo Grupo Vocal Vilancico.


As interpretações deliciaram a plateia, proporcionando-lhes uma viagem musical desde o século XIV ao XVII, na companhia de melodias do Cancionero de Palacio, de Estevão de Brito, de Giovanni Giacomo Gastoldi, de Guillaume Costeley, de Guillaume Dufay, de Juan del Encina, do Llibre Vermell de Montserrat, de Mateo Flecha, de Pierre Certon, de Pierre Passereau, de Tomás Luís de Victoria, entre outros.

No final do espetáculo fizeram-se ouvir calorosos e repetidos aplausos, onde também não faltaram alguns turistas estrangeiros que aproveitaram a visita à região e ao Mosteiro de Pombeiro para assistir ao concerto, reiterando o sucesso de mais uma iniciativa promovida pela Rota do Românico, com o apoio da Câmara Municipal de Felgueiras, no âmbito do XXI aniversário da elevação de Felgueiras a cidade.
O concerto contou, ainda, com a presença do Presidente da Câmara e da Assembleia Municipal de Felgueiras, Inácio Ribeiro e Paulo Rebelo, respetivamente, e da Diretora da Rota do Românico, Rosário Correia Machado.

Formado em 2004, o Grupo Vocal Vilancico tem desenvolvido uma atividade regular de concertos de música vocal da Idade Média e da Renascença, com algumas incursões pelo Barroco.

Integram este Grupo Margarida Salvador, Maria Ferrero e Elisabete Paiva (Sopranos), Carla Alves, Esmeralda Lobo e Manuela Dias (Contraltos), António Filipe Gomes, João Felgueiras e Manuel Fernandes (Tenores) e António Martins, Luís Santos e Pedro Arantes (Baixos).

O Grupo está, desde a sua fundação, sob a direção de Domingos Salvador, licenciado em Economia e com Curso Superior de Canto, concluído na classe da professora Fernanda Correia. Domingos Salvador fez parte do Coral de Letras da Universidade do Porto, sob a direção do Maestro José Luís Borges Coelho, e dos grupos Música Reservata, Grupo de Música Vocal Contemporânea e Coro do Conservatório Regional de Gaia, sob a direção do Maestro Mário Mateus. Participou em cursos de direção coral com os professores José Robert e Kégelmann. É, ainda, Diretor Pedagógico da Academia de Música Valentim Moreira de Sá, em Guimarães.



Rota do Românico na FNAC

Na véspera, dia 9, a Rota do Românico esteve na FNAC do Mar Shopping, em Matosinhos. Um ano depois de ter apresentado, naquele espaço, sua Monografia e o seu Guia Turístico, a Rota do Românico repetiu a bem sucedida experiência, dando desta vez a conhecer o seu produto turístico.

A Diretora da Rota do Românico, Rosário Correia Machado, destacou a riqueza e a singularidade do património românico do Tâmega e Sousa, referindo-se, igualmente, ao seu interesse histórico, associado à fundação da Nacionalidade e à importância da região na história da nobreza e das ordens religiosas em Portugal.

Rosário Correia Machado enfatizou, ainda, o facto de este produto aliar o património românico às demais potencialidades da região, aludindo ao contacto com a natureza, com as gentes da região e com a autenticidade dos seus ofícios e artes tradicionais, elementos que, segundo esta, o tornam uma referência do touring cultural e paisagístico.


Cláudia Costa

Sem comentários:

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva