sábado, 20 de março de 2010

Rede Social de Castelo de Paiva, promoveu atelier de Expressão Plástica e de cozinha no dia do Pai

Foto de Cristiana Ferreira


A Rede Social e Educação da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, realizou na passada sexta feira dia 20 no espaço da Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva dois ateliers inseridos no "Dia do Pai".
Um de expressão plástica e outro de cozinha saudável .
A iniciativa contou com a presença de varias crianças que frequentam a escola nº 1 de Sobrado – Castelo de Paiva.
Durante a tarde, filhos e encarregados de educação juntamente com Sofia Sousa - Nutricionista , aprenderam a elaborar um lanche saudável.
Quem também não faltou a chamada foi Gonçalo Rocha(Presidente da Câmara) e José Manuel Carvalho (Vereador)

quinta-feira, 18 de março de 2010

Credores aprovam por unanimidade liquidação da Investvar Industrial

Aveiro, 18 mar (Lusa) – Os credores da Investvar Industrial aprovaram hoje por unanimidade a liquidação da empresa que, por ser uma sociedade gestora de participações sociais na DCB, Sonivar, Glovar e Ilpe Ibérica e contava apenas com um trabalhador.

Conforme a Lusa avançou esta manhã, o administrador de insolvência da Investvar Industrial SGSP, Jorge Calvete, propôs a liquidação imediata da empresa, atribuindo a sua situação de insolvência às “dificuldades económicas das empresas em que participa”, nomeadamente as fábricas de Castelo de Paiva, Glovar e Ilpe, que “atravessam graves dificuldades económicas”.

[A Investvar Industrial] é uma empresa sem fonte de receita e é obviamente uma empresa insolvente”, defendeu hoje Jorge Calvete, no Juízo de Comércio da Comarca do Baixo Vouga.

Os credores com direito de voto – Segurança Social, BCP, Finibanco, BES e a Fazenda Nacional – aprovaram por unanimidade a proposta do administrador de insolvência.

Decorre agora a assembleia de credores da DCB, subsidiária detida a 100 por cento pela Investvar Industrial, que emprega cerca de 234 trabalhadores.

O conselho de administração da Investvar anunciou em janeiro que as três empresas do grupo de calçado pediram a declaração de insolvência como forma de assegurar a reestruturação financeira e o relançamento da actividade.

Segundo a administração, liderada por Jorge Pereira da Costa, "os pedidos de insolvência das principais empresas participadas da Investvar, foram aprovados pelos principais acionistas, apoiados pelo Fundo Recuperação e subscritos pela maioria dos credores, e têm como objetivo a recuperação, reestruturação e relançamento das actividades das empresas".

O conselho de administração do grupo de calçado de Esmoriz considera que "dada a instabilidade associada ao quadro de referência da Investvar, os processos de insolvência são a melhor forma de assegurar a recuperação".

Segundo o Código da Insolvência e da Recuperação de Empresa, a apresentação à insolvência deve ser pedida pelo devedor nos 60 dias seguintes ao conhecimento por este de que se encontra em situação de insolvência, isto é, quando se encontra impossibilitado de cumprir as obrigações vencidas.

Limpar Portugal-Limpar Castelo de Paiva decorre no próximo Sábado


UMA INICIATIVA DE ÂMBITO NACIONAL

Limpar Portugal -Limpar Castelo de Paivavai decorrer no próximo Sábado


Integrado no Projecto cívico “ Limpar Portugal ” criado na sequência de uma experiência idêntica ocorrida na Estónia, vai realizar-se por todo o território nacional, uma acção de recolha de lixo e erradicação de lixeiras, sendo que, também em Castelo de Paiva, o grande objectivo desta operação será a limpeza das lixeiras ilegais dispersas pelas diversas freguesias do concelho, durante o dia 20 de Março. Embora já estejam inscritos no Grupo de Castelo de Paiva mais de uma centena de voluntários para essa limpeza, ainda será possível contar com todas as pessoas que queiram colaborar neste projecto, que tem a edilidade paivense como entidade coordenadora, podendo inscrever-se na Plataforma da Internet : http://limparportugal.ning.com/group/castelodepaiva ,devendo utilizar o correio electrónico da Engenheira do Ambiente da autarquia - rosário.arantes@cm-castelo-paiva.pt, informando em que freguesia desejam participar ou inscrevendo-se directamente nas Juntas de Freguesia do concelho.Decorrido o processo da inventariação e registo de lixeiras em cada uma das freguesias de Castelo de Paiva, cujo trabalho contou com a imprescindível colaboração das respectivas Juntas de Freguesia, resta agora esperar por uma boa adesão de todos os inscritos e que a iniciativa, a exemplo do País, também possa ser um sucesso em Castelo de Paiva.A concentração dos voluntários vai acontecer ás 8h30 junto das respectivas sedes das Juntas de Freguesia, acontecendo a partida desses locais em direcção às lixeiras identificadas por volta das 9h00. A coordenação local desta acção será da Câmara Municipal com a colaboração das respectivas Junta de Freguesias e passará também pelo fornecimento aos voluntários de sacos e luvas, assegurando depois o transporte do lixo removido. No final do dia, e para assinalar o êxito que se espera e deseja, está agendada uma festa – convívio no espaço da ADEP em Sobrado, com todos os participantes desta acção LIMPAR PORTUGAL – LIMPAR CASTELO DE PAIVA, onde para além da animação musical e da presença do Quarteto de Trompetes da Academia de Musica de Castelo de Paiva, haverá a exibição de vídeos e fotografias registadas durante a acção por todo o concelho, estando prevista a presença de responsáveis municipais, nomeadamente o Vereador do Pelouro do Ambiente, António Rodrigues.

GIRP/Carlos Oliveira

Vai ter lugar na próxima 2ª feira dia 22 de Março, a Festa da Primavera no Largo do Conde

As Instituições que integram o Projecto MICAS /Rede Social – Associação de Reformados, Idosos e Pensionistas de Pedorido, Centro Social de Real, Centro Social de Sta Maria de Sardoura, Centro Social do Couto Mineiro do Pejão e Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva – vão enfeitar o Largo do Conde com flores, despertando assim o período primaveril.

No final haverá o lanche convívio com todos os presentes

Feirinha do Dia do Pai

quarta-feira, 17 de março de 2010

II Mostra Vinho e Produtos Rurais de Real

Dia do Pai


Pelouro da Educação e Acção Social vão realizar no dia 19 de Março – Dia do Pai, na Biblioteca Municipal, a partir das 15.00h, e será direccionadas para os Pais e Filhos.

COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE CASTELO DE PAIVA TEM NOVOS DIRIGENTES

ELEITOS OS NOVOS DIRIGENTES DE CASTELO DE PAIVADA COMISSÃO PROTECÇÃO CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO
Realizaram-se recentemente as eleições da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Castelo de Paiva – CPCJ, para o mandato 2010 – 2012, tendo sido eleita para presidente a Prof. Giselda Neves, representante do Ministério de Educação, voltando a ser designada como Secretária da CPCJ, Andreia Gomes.
Assim, do acto eleitoral, ficou composta a Comissão Restrita desta CPCJ:
- Dr.ª Fernanda Nunes;
- Dr.ª Paula Nascimento;
- Dr.ª Cristina Chilro;
- Dr.ª Sandra Nunes;
- Dr.ª Cristina Mourisco;
- Dr.ª Andreia Gomes;
- Prof. Giselda Neves;
A Comissão Alargada é composta por:
- José Manuel Carvalho; (representante do Município)
- Dr.ª Fernanda Nunes; (Técnico Cooptado)
- Dr.ª Paula Nascimento; (Representante da Segurança Social);
- Dr.ª Cristina Chilro; (Representante Ministério da Saúde)
- Dr.ª Sandra Nunes; (Representante das IPSS e Centro Acolhimento Temporário Crescer a Cores);~
- Dr.ª Cristina Mourisco; (Técnico Cooptado)
- Dr.ª Andreia Gomes; (Técnico Cooptado)
- Prof. Giselda Neves; (Representante do Ministério da Educação)
- Justino Cândido; (Representante dos Agrupamentos de Escolas)
- Dr.ª Mónica Rocha; (Representante das associações culturais, desportivas e recreativas – Banda dos Mineiros)
- Dr. Rui Gomes (representante das associações de jovens – AJ Sol Nascente)
- Sargento Carlos Pereira; (representante da GNR)
- Dr.ª Carla Gouveia; (representante da Assembleia Municipal);
- Dr.ª M.ª de Fátima Strecht; (representante da Assembleia Municipal);
- Dr. José Manuel Lopes de Almeida; (representante da Assembleia Municipal);
- Dr.ª Gina Moreira; (representante da Assembleia Municipal);
Recorde-se que, ficou também estabelecido que a Comissão Restrita reúne todas as segundas feiras de tarde e a Comissão Alargada de 2 em 2 meses, sendo que esta Comissão já tinha sido nomeada anteriormente à reunião, tendo sido indicados os representantes de cada uma das entidades obrigatórias pelo Decreto lei 147/99 de 01 de Setembro.
GIRP/COLIVEIRA
(*) Castelo de Paiva

Bem Me Quer

Cada um de nós como cidadão responsável e solidário tem a obrigação de denunciar as situações de menores em risco e ou perigo.
A comunicação é obrigatória sempre que está em risco a vida e a integridade física ou psíquica, ou a liberdade da criança e do jovem.
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Castelo de Paiva
Edifício da Câmara Municipal de Castelo de Paiva
Largo do Conde
4550 – 102 SOBRADO CPV
Tel. 255 689 320
linha verde: 800 206 846
Fax: 255 689 808
Email: cpcj@cm-castelo-paiva.pt

Autores: Jardim de Infância da Póvoa / EB1 da Póvoa
Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Castelo de Paiva

COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS EM RISCO
O QUE É?
É um grupo de técnicos indicados por diversas instituições do concelho, que se reúnem para analisar os diversos casos em que as crianças e jovens possam estar em situação de perigo e ou risco.
PARA QUE É QUE EXISTE?
Para prevenir ou pôr termo a situações susceptíveis de afectar a segurança, saúde, formação e educação, que ponham em perigo o desenvolvimento integral da criança/jovem.

QUANDO É QUE UMA CRIANÇA/JOVEM PODE SER CONSIDERADA EM PERIGO:
Quando abandonada ou entregue a si própria;
Quando sofre maus-tratos físicos ou psíquicos;
Quando é obrigado a trabalhos inadequados à sua idade e dignidade;
Quando é sujeito a comportamentos dos seus próximos que afectem a sua segurança e o seu equilíbrio emocional;
Quando têm comportamentos, actividades ou consumos que afectem a sua saúde, formação, educação ou desenvolvimento, sem intervenção dos seus pais ou alguém que os represente.

Através do acompanhamento da revisão das medidas de promoção e protecção no âmbito da Lei 147/99 de 01 de Setembro, aplica-se a medida que se considere fundamental para remover o perigo em que a criança/jovem se encontra, tentando garantir-lhe as condições que protejam e promovam a sua segurança, saúde, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento integral, bem como, ajudar a família a ultrapassar a situação de crise em que se encontre.
As medidas são as seguintes:
Apoio junto dos pais;
Apoio junto de outro familiar;
Confiança a pessoa idónea;
Apoio para autonomia de vida;
Acolhimento familiar;
Acolhimento em Instituição;

terça-feira, 16 de março de 2010

NOTA DE IMPRENSA



Freguesia de Real vai ter “Escolinha de Música”

No seguimento de inúmeras solicitações dos Realenses, e com o intuito de contribuir para a sua formação musical, a Junta de Freguesia de Real vai abrir uma “Escolinha de Música”, colmatando, desta forma, mais uma carência existente na freguesia.


Não tendo esta iniciativa quaisquer intuito lucrativo, o preçário terá como base os encargos obrigatórios para com o corpo docente, bem como as despesas mínimas necessárias ao normal funcionamento da Escola.


Os alunos poderão optar pelo regime normal ou livre. O aluno que frequente o regime normal irá frequentar formação musical/coro e instrumento. O aluno que frequentar o regime livre poderá escolher os seguintes instrumentos: Viola, Cavaquinho, Acordeão, Concertina e Órgão.


Para o lançamento desta iniciativa, o executivo da Junta de Freguesia conta com a colaboração de Goreti Rodrigues e Manuel Marçal, ambos com reconhecida experiência na área musical.


Direccionada para toda a população a partir dos 4 anos de idade, os interessados deverão dirigir-se à secretaria da Junta, no horário normal de atendimento, até ao final do mês de Abril, para procederem à respectiva pré-inscrição.


Desta forma, o executivo da Junta de Freguesia de Real continua a cumprir os objectivos propostos aos Realenses.


GIRPJFR

15/Março/2010

Fim-de-Semana Gastronómico em Cinfães

O concelho de Cinfães também aderiu aos Fins-de-Semana Gastronómicos, iniciativa promovida pela região de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Cinfães participa nesta edição no fim-de-semana de 27 e 28 de Março com a posta arouquesa e batata a murro, como prato principal, e com os matulos, como sobremesa.

Segundo Serafim Rodrigues, vereador do Turismo da Câmara de Cinfães, trata-se de mais uma oportunidade de promover para além da gastronomia da região, as potencialidades turísticas do concelho. Este responsável acrescenta que, o objectivo passa pela salvaguarda da herança riquíssima de tradições e origem de produtos, privilegiando o sabor adquirido através dos inesquecíveis aromas e sabores ancestrais.

Ao todo são 3 os restaurantes que aderiram à iniciativa: Varanda de Cinfães; Solar do Montemuro e o Rabelo.

No total são 60 os municípios que vão participar nos Fins-de-Semana Gastronómicos. A iniciativa culmina com a I Feira de Gastronomia e Vinhos a Norte, de 21 a 30 de Maio, na Alfândega, no Porto, que integrará ainda, a realização, nos dias 28 e 29, do I Congresso Internacional de Gastronomia e Vinhos do Porto e Norte de Portugal
GAP

segunda-feira, 15 de março de 2010

JRC POWER PROMOVEU ONTEM UM PASSEIO BTT EM CASTELO DE PAIVA


Promovido pela associação JRC POWER, realizou-se ontem, por vários trilhos do concelho, um Passeio de BTT que contou com a participação de oito dezenas de concorrentes, que percorreram um trajecto de 30 kilométros de dificuldade média, contemplando o território das freguesias de Sobrado, Real e Bairros.

A iniciativa desportiva, que teve o apoio da Câmara Municipal e dos Bombeiros de Castelo de Paiva, assim como do comércio local, foi um sucesso e contou com a presença do edil paivense Gonçalo Rocha, que enalteceu a organização por promover este evento, desejando um feliz convívio entre todos os participantes e teve a oportunidade de dar o “ sinal “ da partida, desde o recinto do Parque da Feira, onde estava localizado o secretariado.

Girp/COliveira

José Manuel Carvalho eleito presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista



José Manuel Carvalho, é o novo Presidente da Comissão Concelhia do Partido Socialista CPV

Num processo eleitoral pacífico, José Manuel Carvalho foi eleito, na passada 6ª feira, 12 de Março, presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Castelo de Paiva para o biénio 2010/2012. Foram ainda eleitos para Coordenadores de Secção, José Vieira Gonçalves e Alfredo Gonçalves, ao vencerem as Secções do Couto Mineiro do Pejão e Castelo de Paiva, respectivamente.

José Manuel Carvalho agradeceu a todos os socialistas e destacou “a forma cívica como os Militantes aderiram a este acto eleitoral” e referiu “a sua satisfação pela confiança depositada na sua equipa e no seu projecto”, prometendo “tudo fazer, juntamente com a sua equipa, para corresponder às expectativas criadas.”

A propósito do seu projecto o recém-eleito presidente da CPC referiu: “Trata-se de um projecto de sequência ao excelente trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Dr. Gonçalo Rocha que nos conduziu à vitória nas autárquicas do passado dia 11 de Outubro. A expectativa criada à volta da nova gestão municipal e a esperança depositada em nós são muito altas, mas penso sinceramente estarmos à altura dos desafios que nos esperam”.

O Gab. Imprensa do Partido Socialista

domingo, 14 de março de 2010

Grupo Desportivo sempre a abrir. De manhã em Vagos, de tarde em Penafiel


Sábado, 13-03-2010, o dia estava esplendoroso, o sol, esse ansiado sol aqueceu as largas centenas de atletas que participaram no corta-mato curto nacional, escolar e universitário. Vagos, transformou-se assim na capital desportiva de Portugal, foi só por um dia mas valeu a pena.
O Grupo Desportivo, viu evoluir na pista, 5 atletas seus: Bruno Vieira, representou a escola de Castelo de Paiva; Amélia Vieira, fez dupla representação, pois aqui também defendeu as cores da "sua" universidade, a Universidade de Aveiro; em exclusivo pelo Grupo, Sérgio Azevedo, Vítor Barbosa e Joaquim Barbosa. Sabemos que os fundistas, principalmente os de Castelo de Paiva, têm muita dificuldade no 1/2 fundo curto. A solicitação do regime anaérobico complica quem está treinado quase em exclusivo para o regime aeróbico. Mesmo assim, o desempenho não deslostrou.
À tarde, em Penafiel, a representação foi de 10 elementos. Pelas ruas da cidade mais próxima de Castelo de Paiva os representantes do Grupo mostraram o trabalho que a colectividade vem fazendo. Helena Silva, benjamins, José Vieira e Rafael Nunes, infantis, Carlos Silva, veteranos e Vítor Barbosa, séniores, sobressaíram.

Resultados Nacional Curto
Seniores Fem - 42ª Amélia Vieira
Seniores Masc - 61º Sérgio Azevedo/ 68º Vítor Barbosa/ 116º Joaquim Barbosa

Resultados Penafiel
Benjamins Fem - 3ª Helena Silva
Infantis Masc - 4º José Vieira/ 11º Rafael Nunes
Jun/Sen Masc - 4º Vítor Barbosa/ 13º Joaquim Barbosa/ 19º Rafael Lopes/ 21º António Moreira/ 25º Vicente Vieira
Veteranos M40 Masc - 2º Carlos Silva/ 8º Fernando Ramos

Colectivo - 9º GDCCP

Escola de Castelo de Paiva no topo nacional por via de Bruno Vieira


Vagos, foi o grande palco do desporto nacional. Centenas de participantes de todos os agrupamentos escolares fizeram exame exigente em corta-mato. Bruno Vieira, atleta do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, cotou-se como um dos melhores fazendo com que a escola de Castelo de Paiva, saisse prestigiada. O corpo técnico do Grupo Desportivo entende que se o acompanhamento para a prova fosse mais cuidado a prestação do Bruno poderia ser ainda mais relevante, pese embora a categoria deste quarto lugar alcançado na pista de corta-mato de Vagos.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva