sexta-feira, 28 de maio de 2010


Esta era a intervenção que o Presidente da Assembleia Municipal iria fazer na cerimónia de recepção da Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação



Esta era a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal na cerimónia de recepção á Senhora Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, na abertura da IV Feira Social de Castelo de Paiva, no dia 28 deste mês de Maio, pelas 14 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Infelizmente a Senhora Secretária de Estado estava com muita pressa, esteve meia hora no Concelho e não foi possível dizer estas simples palavras.
Mas os Paivenses têm direito a conhecer a breve intervenção que o Presidente da Assembleia Municipal iria fazer:
“Senhora Secretária de Estado, Senhor Presidente da Câmara, Senhor Governador Civil de Aveiro, Senhora Directora do Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social, Senhores Membros da Assembleia Municipal e Senhores Vereadores, Senhores Presidentes de Junta de Freguesia, Senhores Parceiros da Rede Social.
Não é todos os dias ou todos os meses que temos um Membro do Governo entre nós.
- Senhora Secretária de Estado, seja bem vinda a Castelo de Paiva. Queremos que se sinta bem entre nós.
Vou portanto ser breve e procurar dizer muito em pouco tempo.
Nos últimos 20 anos, Castelo de Paiva teve três graves crises sociais e económicas e uma tragédia. Dá em média uma crise social e económica em cada 5 anos.
Em 1994, fecharam as Minas do Pejão e cerca de 1000 trabalhadores foram para casa.
Em 2001, deu-se a tragédia da queda da ponte Hintze Ribeiro. Tivemos algumas dezenas de mortos, com gravíssimas repercussões nas famílias e no concelho.
Em 2003, fechou a Clarks e cerca de 700 trabalhadores foram para casa.
Em 2009/2010, encerraram várias pequenas e médias empresas e algumas mais correm o risco iminente de encerramento por via da situação económica e financeira de Portugal.
Não há em Portugal um concelho que tenha passado por tantos sacrifícios em tão pouco tempo e não se pode tratar por igual aquilo que é desigual.
Infelizmente para nós, Castelo de Paiva está no grupo de concelhos com maior taxa de desemprego no País, juntamente com Mesão Frio, Baião e Espinho, com taxas de 20%.
Até há alguns anos, havia no concelho duas IPSS, a Santa Casa da Misericórdia e o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão.
Hoje há no concelho IPSS em todas as freguesias e nalgumas mais do que uma IPSS.
Estas IPSS são uma fonte de bem estar social e de desenvolvimento económico local (criação de emprego e aquisição de bens e serviços).
Temos no concelho uma Rede Social desde o ano de 2000, bem implantada e criativa, com uma excelente articulação entre Autarquias (C. Municipal e Juntas de Freguesia) e Parceiros Sociais e que têm realizado um excelente trabalho, com grande esforço e dedicação de todos os intervenientes.
V. Excelência vai inaugurar a IV edição da Feira Social.
Senhora Secretária de Estado, se os investimentos apresentados pelas Instituições de Castelo de Paiva ao Programa Operacional do Potencial Humano (POPH), forem aprovados, irão criar mais algumas dezenas de postos de trabalho e contribuir assim para o desenvolvimento do Concelho.
Confio que o Senhor Presidente da Câmara Municipal irá tratar destes assuntos com V. EXª, dada a sua importância para o concelho.
Senhora Secretária de Estado, não vai haver concerteza financiamento para as grandes obras previstas pelo Governo e será tempo de realizar as pequenas obras, que vão traduzir-se na melhoria da qualidade de vida dos Paivenses e no desenvolvimento de Castelo de Paiva e dos Concelhos vizinhos.
Refiro-me ao IC35 que liga Penafiel a Entre-os Rios, pouco mais de 20 km e à Variante á EN222 entre Pedorido e Santa Maria da Feira, pouco mais de 15 km.
Isto mesmo já foi exposto ao Senhor Primeiro Ministro, em Moções aprovadas, por unanimidade, na Câmara e Assembleia Municipais.
Como disse acima, não pode ser tratado por igual aquilo que é desigual.
Senhora Secretária de Estado, poderá haver opiniões políticas diferentes, mas uma coisa temos em comum, todos queremos o bem estar dos Paivenses e o desenvolvimento de Castelo de Paiva.
Senhora Secretária de Estado, gostamos que esteja entre nós e queremos que se sinta bem, como se estivesse em sua casa.
Obrigado”
O Presidente da Assembleia Municipal
José Manuel Lopes de Almeida

Secretaria de Estado Adjunta e da Reabilitação Inaugurou a 4º edição da Feira Social


A 4ª Feira Social de Castelo Paiva foi inaugurada ao inicio datarde de hoje por Idália Moniz, Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, e contou com as presenças de Gonçalo Rocha, presidente da CM de Castelo de Paiva e José Mota Governador Civil de Aveiro, entre outras entidades.
No salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo de Paiva, onde decorreu a sessão de boas vindas o primeiro a usar da palavra foi Gonçalo Rocha.
O Presidente da Câmara, referiu que a rede social tem como objectivo de incentivar o aparecimento de redes de apoio local para o desenvolvimento social




Por sua vez, Idália Moniz, agradeceu o convite para estar presente nesta mostra e enalteceu o trabalho realizado ao logo de todo o ano “por homens e mulheres sem rosto …”





A feira vai apenas terminar no próximo domingo.
Durante todos estes dias vão acontecer diversas actividades protagonizadas pelas instituições representadas, assim como uma acção de sensibilização junto dos automobilistas sobre prevenção rodoviária, a caminhada pela saúde, o III Festival de Sopas, o Festival de Tunas, a musica de baile com oo conhecido Agrupamento Musical Sondagem e a musica tradicional com o grupo “ Pra Pular “, o cançonetista Celso Coelho, os jogos tradicionais, as provas desportivas e uma gincana de motos a encerrar os três dias de feira.

Rancho Folclorico de Castelo de Paiva, vai estar presente na VIII Peregrinação Anual a Fátima da Federação do Folclore Portugês


O Rancho Folclórico de Castelo de Paiva vai estar presente domingo dia 30 de Maio de 2010 na Peregrinação Nacional a Fátima organizada pela Federação do Folclore Português e Associação Folclórica da Região de Leiria e Alta Estremadura. Com a participação de mais de 200 grupos de folclore e transmitida pela RTP1. Devido a ser tão grande número de pessoas, o desfile vai durar cerca de 40 minutos, o que vai dar à Cova da Iria um colorido e um aspecto diferentes; vai parecer que estamos no tempo das aparições, nos idos de 1917. Diz Mons. Luciano Guerra: «estes trajes vão relembrar aquelas 50.000 a 70.000 pessoas que em 1917 presenciaram o prodígio solar». O reitor do Santuário de Fátima reconhece que «esta é uma forma de recordar o passado, pois quem não conhece o seu passado, não consegue compreender o presente». Além de todo o espectáculo de beleza que o desfile vai proporcionar aos outros peregrinos, esta vai ser uma jornada de fé, a comprovar pelos próprios trajes que alguns folcloristas vão envergar. Vão trazer os «trajes de ver-a-Deus», expressão dada à roupa de Domingo, ou traje domingueiro que se usava para ir «assistir à Missa». As senhoras vão envergar as suas mantilhas, missais e terços; e homens, com o chapéu na mão, em sinal de respeito pelo local sagrado.Espero que o nosso Concelho se sinta representado nesta celebração.Presidente da Direcção:Carlos Novaishttp://www.ranchofolcloricodecastelodepaiva.blogspot.com/

quinta-feira, 27 de maio de 2010

CASTELO DE PAIVA VAI RECEBER A COMITIVA DO 12º LES A LÉS EM MOTOS....MOTO CLUBE PAIVENSE SERÁ O ANFITRIÃO



Moto Clube Paivense será anfitrião
Castelo de Paiva recebe mais de 1200 Motos 12.º Portugal de Lés-a-Lés – 3 a 5 de Junho 2010




A loucura das motas está de volta a Castelo de Paiva…A iniciativa “ Lés a Lés “ da Federação de Motociclismo de Portugal vai passar pelo concelho. Os motociclistas entram na zona urbana da vila pela Rua Dr. Sá Carneiro e vão em direcção à Av. General Humberto Delgado, ao final da tarde do dia 5 de Junho. Ao todo, são mais de 1200 motos que vão “ desfilar “ pelas ruas da urbe paivense…

O momento é de comemoração. A Federação de Motociclismo de Portugal cumpre 20 anos de vida e o Portugal de Lés-a-Lés junta-se à festa, homenageando alguns dos moto-clubes fundadores da entidade que há duas décadas superintende o motociclismo lusitano.
O percurso da grande maratona moto turística vai ligar, entre 3 e 5 de Junho, as cidades de Faro e Porto, sede de dois dos mais ecléticos e dinâmicos clubes nacionais, com o final de etapa a acontecer na histórica vila de Sintra, outro dos núcleos dinamizador das duas rodas em Portugal, membro número 1 da FMP.
Um percurso diferente e inovador, ligando três centros históricos, sempre por estradas nacionais e secundárias e sem tocar em auto-estradas ou itinerários principais, com a particularidade de dois deles (Sintra e Porto) serem classificados pela UNESCO.
E se, aparentemente, o trajecto surge como mais fácil, a certeza é que não será menor o grau de exigência face a anteriores edições, com muitas estradas serranas, e apesar de andar relativamente perto do mar, só verá as ondas do Atlântico desde o ponto mais alto de algumas elevações montanhosas.
E segundo garantem os responsáveis pelo maior evento mundial do género, não perderá pitada do carisma acumulado. Bem pelo contrário...
O convite aqui fica…se gosta de motos e deste género de aventura, então não dever deixar de marcar presença no Largo do Conde, a partir das 18h40 do próximo Sábado, dia 5 de Junho.
Fica entretanto o alerta para os maiores cuidados e a atenção redobrada a todos os condutores nesse dia, uma vez que se deseja que tudo corra bem e que sejam recebidos com a maior simpatia possível.
Ao Moto Clube Paivense, como clube anfitrião, caberá fazer a contagem e a organização da mesma no território paivense, ao mesmo tempo que se recorda que, nesse mesmo dia se vai realizar a grande jornada do QUADRACE NOCTURNO na Pista de Curvite – Sobrado, um evento da “ JustBegin “, uma empresa nova virada para o desporto com uma vertente radical, que terá a colaboração da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e que se espera seja um grande sucesso e tenha um excelente adesão, já que motivos de interesse não vão faltar até porque, apesar da corrida não ter qualquer carácter federativo, será um grande espectáculo ja que estão garantidos a maioria dos pilotos do nacional que já confirmaram a sua presença.


GIRP/Carlos Oliveira

Reunião do Executivo Municipal com 10 pontos na ordem de trabalhos

Decorreu esta manhã e como habitualmente no Salão Nobre dos Paços do Concelho habitual reunião ordinária do Executivo Municipal.
Uma sessão com 10 pontos na ordem de trabalho durou pouco mais de 1 hora.

I

Período antes da ordem do dia

II

1. Resumo diário de tesouraria
2. Acta da reunião ordinária de 17 de Maio de 2010
3. Feira do Vinho Verde. Exploração de publicidade, merchandising e animação sonora
4. Feira do Outlet. Ocupação da via publica no Largo do Conde.
5. Esplanada de verão. Ocupação da via publica no Largo do Conde
6. Património.
6.1 Pavilhão desportivo da Cruz da Carreira. Concessão de exploração
6.2 Pavilhão Desportivo da Portela – Raiva. Concessão e exploração.
7. Obras municipais
8. Obras particulares
9. Loteamentos urbanos e obras de urbanização.
10. Subsídios e apoios a diversas entidades.


Compacto da Reunião de Câmara (Áudio)




O Orçamento para a realização do S.João também foi abordado nesta reunião



Pela primeira vez (publicamente), o Presidente da Câmara falou sobre a questão das refeições que foram servidas pelo CENTRUM – F no bar da biblioteca



Gonçalo Rocha, abordou a questão da Feira Social que arranca já amanhã

SECRETÁRIA DE ESTADO ADJUNTA E DA REABILITAÇÃO NA ABERTUIRA DA IV FEIRA SOCIAL NO LARGO DO CONDE


Três dias de música, dança, desporto, festival das sopas, palestras e outras actividades
REDE SOCIAL DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE QUARTA EDIÇÃO DA FEIRA SOCIAL

· Secretária de Estado Idália Moniz na abertura do certame

O Gabinete Local da Rede Social de Castelo de Paiva vai promover, no próximo fim de semana, no espaço do Largo do Conde, na vila de Castelo de Paiva, mais uma edição da Feira Social, um certame aberto a todas as IPSS do concelho.

Do programa já apresentado, para além da cerimónia de abertura, que contará com a presença da Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação, Idália Moniz, também de Gonçalo Rocha, presidente da CM de Castelo de Paiva e do Governador Civil de Aveiro, entre outras entidades, há a destacar as diversas actividades protagonizadas pelas instituições representadas, assim como uma acção de sensibilização junto dos automobilistas sobre prevenção rodoviária, a caminhada pela saúde, o III Festival de Sopas, o Festival de Tunas, a musica de baile com o conhecido Agrupamento Musical Sondagem e a musica tradicional com o grupo “ Pra Pular “, o cançonetista Celso Coelho, os jogos tradicionais, as provas desportivas e uma gincana de motos a encerrar os três dias de feira.
PROGRAMA DA IV FEIRA SOCIAL EM CASTELO DE PAIVA
Sexta Feira: dia 28 de Maio


14:00. Abertura da IV Feira Social
Universidade Sénior – Côro
Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Paiva:
Secretária de Estado Adjunta e da Reabilitação – Dr.ª Idália Moniz
Directora do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro – Dr.ª Maria Helena Sousa
Directora do ACES Tâmega – Dr.ª Fátima Gonçalves
Governador Civil do Distrito de Aveiro –José Mota
Presidente da Câmara Municipal – Dr. Gonçalo Rocha
Presidente do CLAS – José Manuel Carvalho
14:45h: Abertura dos Stands e Projectos (PASOP – Rastreio Universidade Fernando Pessoa)
Actividades:
15:00h - CAO Santa Casa da Misericórdia
15:30h – Centro Social de Real
16:00h - Lanche
16:30h – Centro Social de Santa Maria de Sardoura – Idosos
17:00h - Centro Social de Santa Maria de Sardoura – Crianças
17:30h – Associação de Reformados Pensionistas e Idosos de Pedorido
Acções de Sensibilização dos automobilistas para a prevenção de acidentes rodoviários com crianças
19:00h – Encerramento
Sábado dia 29 de Maio
Acção de Sensibilização dos automobilistas para a prevenção de acidentes rodoviários com a participação de crianças
09:00h - Concentração para a Caminhada pela Saúde
“A importância do exercício físico para a prevenção de doenças cardiovasculares”
Dr.ª Catarina Teixeira (Cardiologista)
Figura Pública na área do Desporto
09:30h- Início da Caminhada pela Saúde
10:00h – Torneio de Gira-Volei
11:00h – Abertura dos Stands e Projectos
12:00h – III Festival das Sopas
14:15h – Danças Urbanas (ADCJClark´s )
15:00h – Festival de Tunas Académicas (ASTOC)
Tuna Masculina do ESEP – Escola Superior de Educação do Porto
Tuna Masculina de Contabilidade – ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
Tuna Feminina de Biomédicas – Instituto Abel Salazar
Tuna Feminina do Instituto Superior de Serviço Social do Porto
21:30h – Agrupamento Musical Sondagem, de Vila Viçosa ( Arouca )
22:45h – Cançonetista Celso Coelho
23:00h – Grupo de Musica Tradicional “ Pra Pular “, de Fornos
00:00h – Encerramento
Domingo de 30 de Maio
14:00 - Abertura dos Stands
- Jogos Tradicionais Centro Social Santa Maria de Sardoura
14:30h- Bandinha de Fornos
16:30h – Gincana com demonstração Motard
18:00h Encerramento

GIRP/Carlos Oliveira

"Projecto Mil Escolas" das Águas do Douro e Paiva: Realização de Palestras nas Escolas Vencedoras-2009/10

"Mil Escolas"- Águas do Douro e Paiva
Realização de Palestras nas Escolas Vencedoras–2009/10


Destaque:

17 de Junho de 2010 – 20h30
Promotora: EB 2/3 do Couto Mineiro do Pejão (Castelo de Paiva)
Local: Auditório da EB 2/3 do Couto Mineiro do Pejão - Castelo de Paiva
Projecto – “A sustentabilidade da água”
Professora responsável – Patrícia Palmeira





quarta-feira, 26 de maio de 2010

Festival de Folclore


O Rancho Folclorico de Bairros, leva a efeito no próximo dia 6 de Junho o seu Festival de Folclore.
Do programa consta ás 11h - recepção aos grupos convidados no Salão Nobre da Camara (a confirmar), ás 12h será servido o almoço convivio na Escola Secundária e por volta das 14h30 terá inicio o festival

CM de CASTELO DE PAIVA VAI PROMOVER FESTA DO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


Com actividades no Parque das Tílias
CM DE CASTELO DE PAIVA VAI FESTEJAR O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


Sob o lema “ Pintar um Sorriso “, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai comemorar no próximo dia 1 de Junho o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA, promovendo uma série de actividades orientadas para a população escolar e todas as crianças do concelho.

As actividades programadas vão desenrolar-se no aprazível espaço do Parque da Tílias, em Sobrado, e para além da animação musical, está previsto um conjunto de participações que vão cativar a crianças, como a dança, jogos, exibição de palhaços, provas desportivas e muitas surpresas.
Colaboram na iniciativa os Agrupamentos Escolares e as IPSS - Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

GIRP/COliveira

terça-feira, 25 de maio de 2010

“Pela Conclusão da 2ª Fase da Via Estruturante Arouca – Feira”

Esta será a intervenção que será amanhã apresentada aos deputados da Comissão das Obras Públicas e realizada na Audição ao signatários da Petição "Pela conclusão da 2ª fase da via estruturante Arouca-Feira".
Pela Conclusão da 2ª Fase da Via Estruturante Arouca - Feira

Exmos. Senhores Deputados da Comissão das Obras Públicas
Antes de mais, aproveito em nome da população de Arouca e de todos os subscritores da petição pública: “Pela Conclusão da 2ª Fase da Via Estruturante Arouca – Feira” para agradecer a esta Comissão por nos permitir apresentar as nossas reivindicações, os nossos anseios e as nossas preocupações relativamente à construção da alternativa às actuais EN 224 e EN 326, alternativa conhecida e designada por todos os Arouquenses como Via Estruturante.
Senhores Deputados, permitam-me que faça um pequeno resumo de todo este processo.
Há décadas que as populações de Arouca, os seus empresários, os seus autarcas e as forças vivas do concelho reivindicam a construção de uma estrada que garanta uma ligação segura, rápida e confortável ao litoral.
Em 2001 foi lançada a 1ª Fase da Construção desta alternativa às Estradas 224 e EN 326, com a adjudicação e construção de um troço com cerca de 10 Quilómetros entre Arouca – Mansores, tendo sido concluído em 2005, e depois disso nada mais foi feito, embora tenha sido prometido pelos governantes e por alguns dos senhores deputados a construção dos restantes 20 Quilómetros da 2ª Fase da Via Estruturante.
No dia 28 de Agosto de 2010, foi publicado em Diário da República, um despacho conjunto do Ministro de Estado e das Finanças, Sr. Dr. Teixeira dos Santos, e do Ministro das Obras Públicas, Sr. Eng. Mário Lino, para que até ao final do primeiro semestre de 2010 fosse lançado a concurso um pacote de obras rodoviárias, entre as quais se incluía a ligação entre Mansores e Santa Maria da Feira.
No dia 27 de Setembro de 2009, no âmbito da campanha eleitoral, o Sr. Primeiro Ministro, Eng. José Sócrates deslocou-se a Arouca, e na presença de algumas centenas de pessoas afirmou que:
“Este governo decidiu mandar elaborar às Estradas de Portugal o caderno de encargos para a concessão do Vouga, para que de uma vez por todas possa ser feita justiça com o concelho de Arouca e possamos melhorar as ligações entre Arouca e Penafiel, entre Arouca e Feira, para que este concelho possa ser conhecido por todos os portugueses porque Arouca, apesar de estar próximo do litoral, não tem acessibilidades”
“O concelho não tem a mesma oportunidade do que outros, porque foi deixado para trás no investimento público, em termos de acessibilidades, por todos os Governos”
“O que venho aqui fazer é justiça para convosco e para que os portugueses saibam que não é possível no Século XXI mantermos as ligações que temos a Arouca, que merece muito mais para se desenvolver”.
Passados uns meses, pela altura da entrega do Orçamento de Estado na Assembleia da República, pelo Sr. Ministro das Finanças, verificamos a presença no referido documento, da continuidade do processo da Concessão Vouga (Concessão Rodoviária onde se insere a Variante Arouca – Feira).
No dia 28 de Janeiro, em entrevista, à RTP, o Sr. Ministro das Finanças diz ao país que as Concessões em curso iam continuar e que as novas Concessões iam ser suspensas.
No inicio da semana seguinte o Ministro das Obras Públicas veio, no essencial, reafirmar as palavras do Ministro das Finanças, especificando de modo claro, que a concessão Vouga entre outras, iam ser reequacionadas.
No âmbito da discussão do orçamento de Estado o Grupo Parlamentar do CDS e o do Partido Comunista Português apresentaram propostas no sentido de consagrar e garantir a construção da 2ª Fase da Via Estruturante, tendo essas mesmas propostas sido rejeitadas pelo Partido Socialista e a abstenção do Partido Social Democrata.
Senhores Deputados
Tendo em consideração todos estes factos atrás descritos, um grupo de cidadãos, representativos de todos os quadrantes políticos com presença na Assembleia Municipal de Arouca, do mundo empresarial e das forças vivas do concelho decidiu recorrer ao instrumento da Petição Pública como forma de tentar impedir um retrocesso em todo este processo da construção da 2ª Fase da Via Estruturante Arouca Feira e sensibilizar todos os membros desta Assembleia para a necessidade da construção desta obra e para a importância que esta poderá ter para o desenvolvimento do Concelho e da Região.
Senhores Deputados:
Certamente os argumentos que iremos apresentar de seguida, serão tidos em consideração por parte dos Senhores Deputados e do Relator desta Comissão, Dr. Paulo Cavaleiro, para que seja possível fazer justiça relativamente à resolução dos problemas da população que representamos.
Senhores Deputados:
Considerando que:
1- Arouca é o único concelho da Área Metropolitana do Porto, e dos poucos do Distrito de Aveiro que não possuí qualquer ligação directa e rápida a uma auto-estrada.
2- Nos últimos anos Arouca tem sentido, nas suas freguesias mais interiores, o problema da Desertificação, problemática que tem afectado todo o mundo rural e que certamente poderá ser minimizada com acessos rápidos ao Litoral.
3- Uma percentagem elevada da população arouquense, devido à falta de emprego no concelho, tem todos os dias de se deslocar para os concelhos limítrofes e para a Área Metropolitana do Porto.
4- Uma parte significativa dos doentes do concelho são direccionados para o Hospital de São Sebastião da Feira, tendo de percorrer um percurso demorado, por estradas em péssimo estado de conservação e com um percurso sinuoso.
5 – A falta de ligações rápidas, directas e seguras são um obstáculo a captação de investimentos para o concelho, à captação de Empresas que criem Emprego e à fixação da população.
6 – Recentemente o concelho de Arouca foi constituído como património Geopark da Unesco, um passo significativo para um verdadeiro aproveitamento turístico de todas as potencialidades ambientais, gastronómicas, culturais e patrimoniais, podendo permitir um grande desenvolvimento económico ao concelho, situação que será hipotecada no caso da não conclusão da referida obra.
Senhores Deputados:
Por todos os argumentos apresentados, defendemos que o investimento na Via Estruturante Arouca – Feira, para além de pequeno e de proximidade, reúne todos os demais requisitos de um bom investimento público nos tempos de crise em que vivemos.
Assim sendo, os signatários desta petição pedem aos senhores Deputados, que junto do Governo promovam a reapreciação de decisões de suspender a construção da variante e deliberem no sentido da sua conclusão.
Terminaria voltando a citar e a repetir uma afirmação do nosso Primeiro - Ministro, que num fim de uma manhã do Outono de 2009 disse:
“O que venho aqui fazer é justiça para convosco e para que os portugueses saibam que não é possível no Século XXI mantermos as ligações que temos a Arouca, que merece muito mais para se desenvolver”.

Nota à Imprensa






Adjudicada E.M. Vale Papas - Gralheira



A Câmara Municipal de Cinfães continua a sua política de melhoria das acessibilidades internas e vias de comunicação no Concelho. Nesse sentido adjudicou a execução da Estrada Municipal Vale de Papas – Gralheira, à empresa Montalvia – Construtora S.A, pelo valor de 214 mil euros. A adjudicação foi aprovada ontem, por unanimidade, em reunião camarária.



Autarquia volta a oferecer manuais escolares no ano lectivo 2010/2011



Pelo 2º ano consecutivo, a Câmara Municipal vai oferecer o material e os manuais escolares a todos os alunos do 1º ciclo do Concelho. Perto de 1000 crianças serão abrangidas no próximo ano lectivo por esta medida da autarquia que assim pretende contribuir para uma melhor saúde financeira nos agregados familiares do Concelho.



Apresentado Plano Operacional Municipal


No passado dia 17 de Maio de 2010, na Casa da Cultura, a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (CMDFCI) aprovou o Plano Operacional Municipal de Cinfães - 2010, apresentado pelo Gabinete Técnico Florestal. O POM é um instrumento de coordenação de meios humanos, técnicos e materiais, com o claro objectivo de melhorar o sistema de prevenção, vigilância, 1ª intervenção, combate e rescaldo aos incêndios florestais.
O Plano Operacional Municipal define e estabelece as competências dos agentes de defesa da floresta contra incêndios, garantindo assim a operacionalização e articulação entre todas as entidades a nível municipal e/ou intermunicipal contribuindo assim para a diminuição do número de ocorrências e de área ardida. Desta forma, o município de Cinfães foi dividido em sectores, estando cada entidade responsável por sector, de acordo com as acções/actividades a desenvolver.
Nesta reunião da CMDFCI foi ainda apresentada oficialmente a equipa de sapadores florestais a actuar no município de Cinfães (eSF 34-115). Esta equipa, resultado de um protocolo celebrado entre a autarquia de Cinfães e a Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega (AFEDT), está no terreno desde o dia 1 de Fevereiro de 2010 e tem como principais funções acções de vigilância, 1ª intervenção, sensibilização e limpeza das faixas de gestão de combustível previstas no Plano Municipal de defesa da Floresta Contra Incêndios de Cinfães (PMDFCI). Neste momento a equipa de sapadores encontra-se a executar as acções previstas no PMDFCI, garantindo assim a criação de uma Rede de Faixas de Gestão de Combustível, com o objectivo de reduzir o risco de incêndio florestal e assim preservar e valorizar a nossa floresta.


GAP

Quinta do Bill,em Castelo de Paiva



A Banda Portuguesa "Quinta do Bill" vai ser cabeça de cartaz das festas sanjoaninas de Castelo de Paiva.
A banda de Carlos Moisés, vai actuar no dia 23 de Junho, logo a seguir ás actuações marchas de S.João e depois do lançamento do fogo de artifício.
filhos da Nação, Se te amo e Voa são alguns dos temas que poderá ouvir ao vivo no concerto que esta banda de Tomar vai dar no nosso concelho.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Nota de imprensa

Pela conclusão da 2ª fase da via estruturante Arouca-Feira
A Comissão de Obras Públicas convocou os signatários da petição “Pela conclusão da 2ª fase da via estruturante Arouca-Feira” para uma audição no próximo dia 26 de Maio pelas 14 Horas na Assembleia da República.
Embora conscientes das dificuldades económicas do país, os membros desta petição marcarão presença como forma de tentarem unir esforços e dar um passo no cumprimento das promessas eleitorais do Sr. Primeiro - Ministro.
Será nosso intuito, respeitando o carácter supra-partidário do movimento e da petição, sensibilizar todos os nossos Deputados para a necessidade da “Construção da 2ª Fase da Via Estruturante Arouca – Feira” assegurando assim o cumprimento de inúmeras promessas por parte do governo e dos partidos políticos com representação na Assembleia da República.
O possível adiamento desta obra poderá provocar danos irreversíveis no Desenvolvimento do Concelho provocando a desertificação (já sentida em parte significativa das freguesias), a falta de capacidade de captação de investimento que crie emprego, o não aproveitamento das potencialidades turísticas do nosso concelho…
Mesmo sabendo, que alguns dos deputados e partidos políticos presentes (incluindo o relator desta audição, Sr. Deputado Paulo Cavaleiro), inviabilizaram a construção da Estrada por altura da Discussão do Orçamento de Estado haverá sempre a nossa preocupação de sensibilizar todos para a nossas pretensões demonstrando de forma clara que se trata de um acto de justiça a conclusão da 2ª Fase da Via Estruturante Arouca –Feira.
Aproveitamos para convidar toda a Comunicação Social a estar presente na referida Audição para que seja possível reforçar a importância da construção desta obra para as populações do Norte do Distrito de Aveiro.
Petição On-line
Petição:
Colectiva
27
Nome do 1º Peticionante ou de Pessoa Colectiva:
Pedro Nuno de Magalhães Ribeiro
Morada:
Cruz da Toita - Santa Eulália
Local:
Arouca
Código Postal:
4540-528 Arouca
Endereço Electrónico:
todosporarouca@gmail.com
Documento de identificação:
BI Nº 19821999 válido até: 23/12/2010
Identificação de outros peticionantes:
Victor Manuel Mendes Neves - BI 6567525António Jorge Brandão de Pinho -BI 11596003 Carlos Alberto Tavares da Costa - BI 6097037 Pedro Miguel Gomes de Sousa - BI 9810037
Objecto sucinto da sua Petição:
Reapreciação da suspensão da Construção da Via Estruturante Arouca - Feira
Texto da sua Petição:
Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República, Considerando que: Recentes decisões do Governo levaram à suspensão do processo de contrução da Concessão Vouga, deitando por terra as aspirações de todos os Arouquenses, quanto à finalização da Variante que liga o nosso Concelho ao litoral; A execução da 2.ª fase da Variante Arouca-Feira permitirá que Arouca deixe o isolamento a que está votada e possa planear um futuro onde a população se sinta bem e onde as empresas possam vir investir, pois o que acontece actualmente é de uma injustiça sem precedentes, deixando Arouca de fora dos acessos às principais rodovias, limitando a sua expansão social e económica; Esta obra já foi prometida por diversos governantes, incluindo o actual Primeiro-Ministro que veio, pessoalmente, a Arouca garantir a execução de uma obra, para, nas palavras do próprio: “fazer justiça para convosco e para que os portugueses saibam que não é possível no século XXI mantermos as ligações que temos a Arouca, que merece muito mais para se poder desenvolver”. José Sócrates sustentou ainda que o Concelho “não tem a mesma oportunidade que outros, porque foi deixado para trás no investimento público em termos de acessibilidades”; O investimento na Variante Arouca-Feira é de importância vital para que, passados os tempos difíceis por que passamos, o Concelho esteja preparado para crescer, numa perspectiva de coesão social; O investimento na Variante Arouca é uma gota no enorme oceano que é o Orçamento de Estado, que colmatará um esquecimento de quase 20 anos; Confrontados com esta situação, um grupo de cidadãos dos mais diversos quadrantes políticos, sentiu a necessidade de criar um Movimento que sirva para concentrar a enorme indignação que todos os Arouquenses sentem com a decisão tomada e reivindicar, perante a magna casa da democracia, o cumprimento das promessas feitas, concluindo assim uma obra inacabada de apenas 9 quilómetros. O investimento na Variante de Arouca não pode ser mais adiado pois correremos o risco de ver definhar um Concelho com um potencial invejável no distrito de Aveiro e na Área Metropolitana do Porto, constituindo património Geopark da UNESCO, constituindo este suspensão da obra um esbulho de um direito já adquirido Os signatários deste Movimento pedem aos senhores Deputados, que junto do Governo promovam a reapreciação de decisões de suspender a construção da variante e deliberem no sentido da sua conclusão, bem como em sede de discussão orçamental para este ano insiram verba para o arranque da obra.. António Jorge Carlos Costa Pedro Magalhães Pedro Sousa Victor Mendes
Caso não seja possível contactar o 1º Peticionante, indique outro contacto:
Nome:
Victor Manuel Mendes Neves
Morada:
Rua D,. Afonso Henriques, n.8 - Arouca
Local:
Arouca
Código Postal:
4540 Arouca
Endereço Electrónico:
victor.mendes@aroucanet.com

Cartaz das Festas de S. João 2010 - Cinfães


EMPOSSADOS NOVOS ADJUNTOS DO COMANDO DOS BOMBEIROS DE CASTELO DE PAIVA



Gonçalo Rocha e José Carvalho testemunharam o acto
EMPOSSADOS NOVOS ADJUNTOS PARA O COMANDO DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CASTELO DE PAIVA



Realizou-se na manha de ontem, nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, a cerimónia de posse dos novos Adjuntos do Comando, um acto testemunhado pelo presidente da edilidade paivense, Gonçalo Rocha, e também pelo Vereador José Manuel Carvalho.

Os novos adjuntos agora empossados e que passam a fazer equipa com o Comandante da Corporação, Joaquim Rodrigues, são Rui Manuel Vieira Costa, da Raiva, e José Luís Vieira da Silva, de Sobrado, e ambos comprometeram-se, a exemplo do trabalho já desenvolvido, a desempenhar as novas funções com garra, determinação e a máxima dedicação.
Na mesa de honra, para além dos autarcas paivenses, que felicitaram os bombeiros empossados, destacaram-se as presenças do Presidente da Assembleia-Geral desta Associação Humanitária, o presidente da Direcção, João Dias, e o Comandante em funções, Joaquim Rodrigues, entre outros.
A cerimónia terminou com uma parada e desfile e um almoço de confraternização nas instalações da corporação paivense.
GIRP/COliveira

Encontro de Cavaquinhos de Oliveira do Arda 2010 - Maio Cultural



Enviado por Manuel Pereira

domingo, 23 de maio de 2010

Uma breve nota sobre a evolução financeira do município de Castelo de Paiva







Selecção de Aveiro foi a melhor no Km Jovem. Bruno Vieira, contribuiu


A Selecção de Aveiro, venceu o Km Jovem Nacional disputado na pista do Estádio Universitário de Lisboa.
A formação aveirense reunia algum favoritismo, até pelo historial à volta dos escalões jovens, e comprovou-o na pista alcançando uma prestigiante vitória. O atleta de Castelo de Paiva, Bruno Vieira, Campeão de Aveiro e Campeão das Beiras era um atleta a ter em conta no escalão de iniciados. Apresentava o 4º melhor tempo na compita que iria ter com os outros dezanove campeões. Contudo, Bruno, esteve aquém daquilo que pode acusando uma nítida falta de experiência a estes confrontos em pista. Há que ter em conta que o Campeão de Paiva, treina na via pública, o que não acontece com os adversários que encontrou na capital e que têm um contacto permanente com o tartan.

Resultados
Iniciados Masc - 12º Bruno Vieira 2 52,13

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva