sábado, 30 de agosto de 2008

Câmara Municipal de Cinfães atribui 32 mil euros a Instituições de Solidariedade Social e comparticipa aquisição de viaturas


A Câmara Municipal de Cinfães atribuiu 6 mil euros a cada uma das Instituições de Solidariedade Social do concelho que já apresentaram a aprovação do Plano de Contas de 2007 e Plano de Actividades de 2008. Os subsídios, 50 por cento da verba a atribuir neste ano, contemplaram a Associação de Infância e Terceira Idade de S. Sebastião; a Associação para o Desenvolvimento do Alto Concelho de Cinfães; a Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira; a Associação de Solidariedade Social de Souselo; o Centro Social de S. Martinho de Fornelos; e a Santa Casa da Misericórdia de Cinfães.
A Autarquia atribuiu ainda subsídios, para aquisição de viaturas, ao Centro Social Paroquial de Tendais, à Associação de Solidariedade Social de Souselo e à Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira. Em cada um dos casos, a Câmara Municipal de Cinfães irá comparticipar a compra das viaturas com 40 por cento do valor da aquisição.
O Centro Social Paroquial de Tendais irá adquirir uma viatura de dois lugares e proceder à respectiva adaptação para transporte de refeições, num investimento estimado de 12,5 mil euros; a viatura de 7 lugares a adquirir pela Associação de Solidariedade Social de Souselo tem o preço de cerca de 22 mil euros; e a aquisição de uma viatura pela Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira representa um custo de cerca de 11 mil euros.
A assinatura dos Protocolos decorreu na passada sexta feira (dia 29)nos Paços do Concelho.
GICMC

Duas centenas de crianças e jovens participaram nas Férias Desportivas

Informação institucional
As Férias Desportivas 2008, promovidas pelo Projecto Crescer em Cinfães, envolveram a participação de duas centenas de crianças e jovens, durante dois meses.
As crianças e os jovens do concelho, entre os 4 e os 16 anos de idade, participaram em actividades diárias (de Segunda a Sexta-Feira) relacionadas com a prática de Andebol, Futebol, Voleibol e de Natação, no Mini-Polidesportivo da Forca e nas Piscinas descobertas, na Vila de Cinfães.
A iniciativa Férias Desportivas 2008 decorreu de 1 de Julho até hoje, dia 29 de Agosto.

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Centro Social de Santa Maria de Sardoura - Envelhecer Animado

No âmbito do Projecto Incluir, o Centro Social de Santa Maria de Sardoura, como entidade executora, e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, como entidade promotora, no seguimento da intervenção 'Envelhecer Animado' e em parcerias activas com as Juntas de Freguesia de Real e São Pedro do Paraíso vão levar a cabo mais uma concentração de população idosa de âmbito concelhio.Desta forma o Projecto Incluir e as Juntas de Freguesia de real e São Pedro do Paraíso convidam todos os idosos do concelho de Castelo de Paiva a estarem presentes num baile a realizar no Recinto da Santa Eufêmea no dia 7 de Setembro de 2008 a partir das 15 horas.Durante a tarde de animação será oferecido, pelas Juntas de Freguesia de Real e São Pedro do Paraíso, um lanche a todos os participantes servido pela Oficina de Gastronomia do Projecto Incluir. O Baile será animado e presenteado pelo 'Grupo Notas Soltas' que desta forma se junta a esta acção.O Projecto Incluir continua a atenuar a solidão e o abandono a que muitos idosos estão votados promovendo '(re)encontros de outros tempos' e despertando os sorrisos dos mais 'jovens' de Castelo de Paiva.

Almoço na Relva - Parque da Cidade de Paredes

A Câmara Municipal de Paredes vai promover no próximo domingo, 31 de Agosto, a partir das 12h00, a iniciativa “Almoço na relva 2008”, no Parque da Cidade de Paredes.
Trata-se de um convite à população para participar num grande piquenique. Uma iniciativa, no mínimo original, que decorrerá num local onde poderão desfrutar do convívio, tranquilidade e fruição da natureza que aquele excelente espaço proporciona.
Grupos de Ranchos Folclóricos, espectáculos com números circenses, jogos tradicionais, espaços/ateliers para os mais novos, entre outros, animarão as pessoas que irão aderir ao evento.
Programa:
- Piquenique a partir das 12h00
- Actuação dos Ranchos Folclóricos de Aguiar de Sousa; São Pedro de Cete; de Bitarães; Rancho Folclórico de Paredes, Grupo Etnográfico S. Miguel de Cristelo; Rancho Folclórico de Vilarinho de Cima, Gandra; Rancho da Casa do Povo de Sobreira; Grupo Cultural e Artesanal das Lavradeiras de Lordelo; Grupo Folclórico de Danças e Cantares do Centro Cultural e Desportivo de Sobrosa; Rancho Regional Juvenil Srª da Hora de Vilela;
- Espectáculo de animação com números circenses - " NA CARA "
- Jogos tradicionais a cargo do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Recarei
- Espaço Júnior com Atelier´s de Pintura, Insufláveis e Actividades Plásticas.
GICMP

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Futebol jovem em Cinfães I Torneio Inter-Freguesias Sub-12

O Estádio Municipal de Cinfães vai receber o I Torneio Inter-Freguesias Sub-12, em futebol, neste fim-de-semana, 30 e 31 de Agosto. Organização do Projecto Crescer em Cinfães.
No Sábado, realizam-se jogos a partir das 10h00, da parte da manhã, e a partir das 16h30, à tarde. Em competição vão estar equipas das Freguesias de Cinfães, Moimenta, Nespereira, Oliveira do Douro, S. Cristóvão de Nogueira, Souselo, Tarouquela e de Tendais.
No Domingo, irão realizar-se os jogos de apuramento dos vencedores, a partir das 16h00. A Final está marcada para as 18h00.
GAP - CMC

Criação de Unidade de Cuidados Continuados de Saúde em perspectiva

A Santa Casa da Misericórdia de Cinfães informou a Administração Regional de Saúde do Norte, através de ofício, da disponibilidade para concretizar a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados de Saúde nas instalações onde funcionaram o Hospital da Misericórdia e, mais recentemente e até final de 2005, o Centro de Saúde de Cinfães.
A Direcção da Misericórdia garante que o imóvel, de que é proprietária, “tem condições estruturais para, com as necessárias adaptações ao nível de obras de remodelação e aquisição de equipamentos, ser um projecto que contemple a criação de uma Unidade de Cuidados Continuados de Média-Longa Duração, com capacidade a definir”. A Unidade de Saúde destinar-se-ia, segundo informou a Vereadora da Câmara Municipal de Cinfães, Enf.ª Fátima Sousa, durante a reunião da Autarquia, a 25 de Agosto, a internamentos de doentes terminais, crónicos ou em fase de pós-operatório.
Para a concretização do projecto, os dirigentes da Misericórdia de Cinfães têm realizado reuniões com representantes da Câmara Municipal de Cinfães, da Rede Social de Cinfães, de IPSS do concelho e do Centro de Saúde de Cinfães, os quais “mostraram interesse” na abertura da Unidade.
GICMC

Comissão Municipal de Protecção Civil (CMPC)

Em cada Município passará haver uma Comissão Municipal de Protecção Civil (CMPC), organismo que assegura que todas as entidades e instituições de âmbito municipal imprescindíveis às operações de protecção e socorro, emergência e assistência previsíveis ou decorrentes de acidente grave ou catástrofe se articulam entre si, garantindo os meios considerados adequados à gestão da ocorrência em cada caso concreto.
Nesta conformidade, é criada a Lei n.º 65/2007 de 12 de Novembro que vem definir o enquadramento institucional e operacional da Protecção Civil no âmbito Municipal e estabelece a organização dos Serviços Municipais de Protecção Civil (SMPC). Visa ainda conferir um carácter permanente, multidisciplinar e plurissectorial à actividade de Protecção Civil, cabendo a todos os órgãos e departamentos da Administração Pública promover as condições indispensáveis à sua execução, nomeadamente prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger pessoas, bens, de modo descentralizado e de apoio mútuo.
Tornou-se indispensável também, introduzir no âmbito Municipal uma figura que permita assegurar actuações atempadas e eficazes na prevenção de acidentes e na prestação de socorro, independentemente da sua natureza, definindo linhas de comando, fixando competências e atribuições bem como coordenar técnica e operacionalmente os meios a empenhar e a adequação das medidas de carácter excepcional a adoptar.
Neste sentido, a Câmara Municipal de Paredes, através do Pelouro da Protecção Civil, no passado dia 25 de Agosto, pelas 14.30h no salão Nobre dos Paços do Concelho, levou a cabo a criação e instalação da Comissão Municipal de Protecção Civil.
Integram a Comissão Municipal de Protecção Civil (CMPC), de acordo com o disposto n.º 2 do Artigo 3.º da Lei n.º 65/2007 de 12 de Novembro os seguintes elementos:
- O Presidente da Câmara Municipal;
- O Comandante Operacional Municipal (a nomear);
- O 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Baltar, Eng. Delfim Cruz;
- O 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cete, Sr. José Luís Ribeiro;
- O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Lordelo, Sr. Miguel Ferreira;
- O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Paredes, Sr. José Luís Morais;
- O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Rebordosa, Sr. Abel Moreira da Silva;
- A Directora do Centro de Saúde de Paredes e/ou Delegado de Saúde, Dra. Fátima Marques e/ou Dr. Carlos Pinto;
- O Presidente do Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, Dr. José Alberto Marques
- A representante do CDSS, I.P. Serviço Local de Paredes, Dra. Carla Leal;
- Destacamento Territorial da GNR de Penafiel, Tenente Adriano Ferreira da Rocha;
- GNR de Lordelo, o Sargento-Ajudante Jorge Manuel Alves;
- GNR de Paredes, Sargento-Chefe António Manuel Curralo;
- GIPS GNR, Tenente Cláudio Quelhas;
- Coordenador da Policia Municipal, Sr. Jorge Madureira;
- Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Sobreira, D. Marisa Costa;
- Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Vilela, D. Irene Barbosa;
- Grupo Portucel/Soporcel, Eng. João Melo Bandeira;
- Veterinário Municipal, Dr. José António Coelho;
- Associação Florestal do Vale do Sousa, Eng.ª Amália Neto.
Posto isto, e após o seguimento dos tramites legais, ficou criada e instalada a Comissão Municipal de Protecção Civil do Concelho de Paredes.
Imediatamente a seguir, deu-se início à reunião da Comissão Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios, com a seguinte ordem de trabalhos:
- Ponto um, Relatório de actividades dos Vigilantes Florestais da Câmara Municipal de Paredes, foi apresentado um quadro/tabela com o registo dos resultados obtidos desde 01 Julho até 18 de Agosto. Este quadro/tabela contem informação sobre a data e a hora da ocorrência, o local e a Freguesia, e também o número de quilómetros percorrido:
- De salientar que a Equipa de Vigilantes Florestais da Câmara Municipal de Paredes, este ano e até à data, percorreu 6268 km em vigilância
- Fez 16 detecções de incêndios.
- Efectuou 4 primeiras intervenções, fazendo a extinção destes incêndios.
- Ponto dois da Ordem de Trabalhos, Projecto de beneficiação e limpeza dos caminhos florestais, que se encontra em fase de conclusão, foi apresentado um mapa com a beneficiação da rede viária florestal e gestão de combustível efectuada, num total de 38Km e 60 ha respectivamente.
A definição/identificação dos caminhos a intervir foi através de uma Comissão de Acompanhamento, criada na reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (com elementos da Comissão), que se deslocou aos locais e determinou as prioridades. Esta definição e identificação dos caminhos, foi feita pela Comissão de Acompanhamento juntamente com elementos das cinco Corporações de Bombeiros do Concelho, com verificação “in loco” das necessidades.
O trabalho de beneficiação e limpeza dos caminhos florestais foi levado a cabo nas Freguesias de Aguiar de Sousa, Astromil, Baltar, Besteiros, Cristelo, Duas Igrejas, Gandra, Lordelo, Mouriz, Rebordosa, Vandoma, Vila Cova de Carros. Ainda no âmbito deste Projecto, foram também beneficiados três pontos de água, dois na Freguesia da Sobreira e um na Freguesia de Aguiar de Sousa, que serão infra-estruturas fundamentais no apoio ao combate dos incêndios florestais nesta área geográfica concelhia.
- O ponto três da Ordem de Trabalhos, Outros assuntos de interesse à Comissão, abordou-se o trabalho que está a ser desenvolvido pelos Sapadores Municipais Florestais, que têm efectuado silvicultura preventiva numa área contabilizada de 2 ha, neste momento, na Freguesia de Aguiar de Sousa, à qual se seguirão outros trabalhos prioritários noutras Freguesias.
No final da reunião foi dado a conhecer o balanço provisório dos incêndios florestais no Concelho de Paredes desde o inicio do ano até à data. Da análise dos dados, verificou-se que a área ardida (em hectares) é inferior a igual período do ano passado, embora o número de ocorrências registado seja superior.
Estes resultados demonstram que os meios de Vigilância, Primeira Intervenção e Combate disponíveis no Concelho de Paredes têm actuado com prontidão e eficácia, sendo um instrumento fundamental de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Cicloturismo - II Volta ao concelho de Castelo de Paiva em bicicleta

13 de Setembro – 09h30
Apoios
Rotunda de Pejão (Paraíso),Real, Bairros, Fornos, Sobrado, Vila Verde, Sardoura, Cruz da Carreira, Sá, Fontela, Raiva, Oliveira do Arda e Pedorido.

CIDEP/Fornos - Org.
CM Castelo de Paiva
Paivense FM
BV Castelo de Paiva

No final almoço convívio.
II ª Volta ao Concelho
CICLOTURISMO
Inscrições grátis até ao dia 07/09/08
917532463 – 919514743

Câmara Municipal de Cinfães atribui subsídios a Instituições de Solidariedade Social

A Câmara Municipal de Cinfães irá atribuir subsídios às Instituições de Solidariedade Social do concelho que já apresentaram a aprovação do Plano de Contas de 2007 e Plano de Actividades de 2008. Serão contempladas a Associação de Infância e Terceira Idade de S. Sebastião; a Associação para o Desenvolvimento do Alto Concelho de Cinfães; a Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira; a Associação de Solidariedade Social de Souselo; o Centro Social de S. Martinho de Fornelos; e a Santa Casa da Misericórdia de Cinfães.
A Autarquia também procederá à atribuição de subsídios, para aquisição de viaturas, ao Centro Social Paroquial de Tendais, à Associação de Solidariedade Social de Souselo e à Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira.
A assinatura dos respectivos Protocolos está agendada para a próxima sexta-feira, dia 29, nos Paços do Concelho, às 16h00.
GICMC

Folclore em três freguesias do Concelho de Cinfães

As freguesias de Fornelos, Moimenta e de Santiago de Piães, em Cinfães, vão receber Festivais de Folclore, no próximo fim-de-semana.
Em Fornelos, à realização do VI Festival de Folclore irá juntar-se a IV edição da Feira de Artesanato, cuja abertura está anunciada para as 17h00 de Sábado, dia 30. A recepção aos Grupos Folclóricos decorrerá às 17h30 e o início do desfile às 21h00. A partir das 21h30, actuarão o Rancho Folclórico S. Martinho de Fornelos (Cinfães), o Rancho Folclórico Alegria da Nossa Terra (Seixal), o Rancho Folclórico e Etnográfico “A Telheira” de Barqueiros (Barcelos) e o Rancho Folclórico “As Ceifeiras” de Santa Maria de Medas (Gondomar).
No Domingo, dia 31, a Feira de Artesanato reabre às 14h30. Meia hora mais tarde, actuará o grupo LusoDance. A Feira terminará às 18h30.
O Festival de Folclore de Moimenta irá realizar-se no Domingo, dia 31, a partir das 15h00, no Largo da Feira. Participarão o Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias (Cinfães), o Grupo de Danças e Cantares de Vila Maior (Lafões, S. Pedro do Sul), o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Rio Covo (Santa Eugénia, Barcelos) e o Rancho Folclórico Recreativo e Cultural “As Florinhas de Rio Meão” (Santa Maria da Feira).
Em Santiago de Piães, o Festival de Folclore terá início às 21h00 de Sábado, dia 30, no Largo de Santo António. O Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias (Cinfães), o Rancho Folclórico da Relva – Associação Desportiva e Cultural Relvense (Castro Daire), o Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Miguel de Anreade (Resende) e o Rancho Folclórico de S. Cristóvão de Nogueira (Cinfães) serão os participantes.
Animação na Vila
Noite de Karaoke, na Sexta-feira, dia 29, pelas 22h00; e actuação da Orquestra “Aliança” e baile com o Agrupamento Musical “Álvaro & Alfa Music”, no Sábado, dia 30, a partir das 22h00, são as actividades anunciadas no Programa Animação de Verão em Cinfães para o próximo fim-de-semana.
GICMC

Alunos do Ensino Secundário terão bolsas de estudo e transportes escolares gratuitos

A Câmara Municipal de Cinfães vai financiar 10 bolsas de estudo a atribuir a cinco alunos do Ensino Secundário e a cinco alunos do Ensino Superior. Em relação ao ano lectivo anterior, serão atribuídas mais quatro bolsas. Duas ao Ensino Secundário e duas ao Ensino Superior.
À semelhança do procedimento de anos anteriores, a selecção dos alunos será concretizada pelo Rotary Club de Cinfães, competindo à Autarquia assumir os valores do apoio: 420€ anuais, por bolsa, para os alunos do Ensino Secundário, e 660€ anuais, por bolsa, para os alunos do Ensino Superior.
Novidade para o ano lectivo 2008/2009, prestes a ter início, será a utilização gratuita dos transportes escolares pelos alunos do Ensino Secundário. A medida da Autarquia, assumida depois de concluir que é significativo o abandono dos estudos a partir do 9.º ano de escolaridade, destina-se aos alunos do município que frequentem a Escola Secundária ou a Escola Profissional do concelho.
G.A.Presidência CMC

Baltar com nova EB 2/3

Informação institucional
Município garante financiamento para a construção desta escola
A Câmara Municipal de Paredes aprovou na passada semana, em reunião de câmara, o acordo de colaboração com a Direcção Regional de Educação para a construção da nova EBI de Baltar, a escola que integra três níveis de ensino, pré-escolar, primeiro ciclo, segundo e terceiro ciclos. O financiamento para a construção da EB – 2/3 de Baltar é totalmente assegurado pelo Ministério da Educação, assumindo a autarquia os custos com as acessibilidades ao estabelecimento de ensino. Refira-se que a EB 2/3 de Baltar foi considerada pelos serviços do Ministério da Educação como uma das escolas com piores condições no edificado do norte do país. Trata-se do cumprimento de uma das promessas do presidente da Câmara de Paredes, Celso Ferreira, que desde o início do mandato garantiu que resolveria a situação desta escola do concelho de Paredes e uma resposta a um desejo de toda a comunidade escolar reclamado há vinte anos.
O investimento global neste equipamento ascenderá aos seis milhões de euros, na primeira fase e será completado com a construção dos restantes níveis de ensino, num investimento de mais dois milhões e meio de euros.
Na mesma reunião do executivo municipal foram ainda ratificados os contratos de financiamento dos sete primeiros centros escolares do concelho de Paredes, respectivamente, Paredes, Mouriz, Duas Igrejas, Vilela, Rebordosa, Recarei e Gandra. Estes novos edifícios desenvolvidos pelo arquitecto Nuno Lacerda, representam uma aposta na modernidade e na criação de condições únicas para toda a comunidade escolar.
Espaços de lazer, equipamentos polidesportivos, áreas verdes, poupança energética, respeito pelo ambiente, nada foi esquecido nas “Escolas do Futuro de Paredes”. Os jovens e famílias do concelho terão à sua disposição infra-estruturas extraordinárias que tornarão as escolas em locais que contribuirão decisivamente para o sucesso dos jovens. O investimento total nestes equipamentos é de 15 milhões de euros.
Assim, na última reunião de câmara foram aprovados os contratos que permite ao município realizar 21 milhões de euros de investimento no concelho nesta primeira fase do desenvolvimento da sua Carta Educativa.
Esta semana foram aprovadas no âmbito do programa de requalificação da rede escolar do primeiro ciclo e educação pré-escolar, os restantes seis centros escolares, o que representará um investimento de mais 20 milhões e meio de euros.
Assim, o Município assegura o cumprimento integral do seu projecto educativo, realçando o presidente da Câmara de Paredes o empenho da Directora Regional de Educação do Norte e da Ministra da Educação, “será levada a cabo uma revolução educativa em Paredes, sendo que daqui a quatro ou cinco anos vamos ter um cenário completamente diferente com mais jovens nas escolas e mais bem preparados para um futuro mais ambicioso”.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

NOTA DE IMPRENSA

Presidente esteve presente no lançamento da primeira pedra do Centro de Dia do Centro Social de Real
No passado sábado o Presidente da Câmara, Paulo Teixeira, esteve presente na cerimónia de lançamento da primeira pedra do Centro de Dia equipamento a ser construído pelo Centro Social de Real (IPSS), com o apoio do Programa Pares (70%), Junta de Freguesia de Real e da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Recorde-se que esta obra só será possível concretizar naquele local na sequência da parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Real, que desenvolveram um loteamento no qual se situará este novo equipamento.
Para além disso, os Serviços Técnicos da Autarquia deram todo o apoio técnico ao Centro Social, na fase de concurso da empreitada que em breve terá o seu início.
O novo Centro de Dia orçado em mais de 600 mil euros possibilitará o apoio domiciliário na freguesia e a presença diária de 25 idosos.
O investimento municipal para a viabilização do loteamento onde se vai inserir este equipamento social ultrapassa os 75 mil euros.
São assim duas importantes infra-estruturas que são criadas na Freguesia de Real e que são motivo de satisfação para a Câmara Municipal, uma vez que são iniciativas como estas que ajudam a fixar a população, a criar postos de trabalho e à dinamização económica da freguesia.
Recorde-se que recentemente a Câmara Municipal apresentou a candidatura à DREN / QREN para a construção da nova Escola de Real, uma obra muito importante para a freguesia e que ultrapassará os 600 mil euros de investimento.

GICMCP

20 de Setembro a 31 de Outubro - Casa da Cultura de Paredes

Exposição "Faces da Ciência"
A Câmara Municipal de Paredes vai promover, em parceria com a Escola de Ciências da Universidade do Minho, uma exposição intitulada “Faces da Ciência” e que terá lugar na Casa da Cultura de Paredes, de 20 de Setembro a 31 de Outubro.
Faces da Ciência é uma exposição pensada com o propósito de despertar a atenção do público para os grandes cientistas da história mundial – qual o seu contributo para a construção das sociedades modernas em áreas tão relevantes como a saúde, a indústria e a economia.
Desde respostas dadas em euros (procurando quantificar um valor), a equipamentos que não se dispensam no dia-a-dia, passando por processos que suportam a vida das cidades. Através de todas estas respostas a exposição procurará, de uma forma original, mostrar aos cidadãos como é que estes homens influenciaram o nosso percurso.
A exposição terá uma linguagem dupla, para adultos e para crianças:
Para os adultos:
5 volumes em paralelepípedo, com informação e fotografias dos cientistas em destaque, dispostos num circuito contínuo.
Para os mais novos:
Painéis em formato de estrela com ilustrações e informação dedicada a miúdos dos 8 aos 12.
Um pequeno guia distribuído no início da exposição permitirá criar interactividade entre os mais novos e a exposição, com perguntas de descoberta e pequenos jogos.
A exposição do projecto Sentidos da Ciência tem como principais objectivos: divulgar a Ciência através da vida e obra de grandes cientistas, recordar que por trás de qualquer nova tecnologia há um importante avanço científico e contribuir para a literacia científica.
A autarquia vai disponibilizar um autocarro, todas as quartas-feiras da parte de tarde, para as escolas que queiram visitar esta exposição.
GICMP

Paredes - Minas de Ouro de Castromil na Universidade Júnior

Informação institucional

Decorreu, recentemente, na Universidade do Porto, a Universidade Júnior, actividade que inclui as várias áreas do saber, desde as Ciências, as Letras, passando pela Medicina e Artes… Esta é uma dinâmica dirigida aos jovens de todo o país, desde o 5º até ao 11º ano.
As Minas de Ouro de Castromil, na freguesia da Sobreira, concelho de Paredes, foram, no âmbito dessa acção, alvo de um projecto destinado aos jovens do 9º ao 11º ano, que durante uma semana experimentaram diversas práticas relacionadas com a Geologia. O número máximo de participantes correspondia a sete por semana, tendo participado um total de vinte e sete com idades, que variaram entre os 14 e os 17 anos.
Os jovens que integraram esta actividade vieram de vários pontos do país, designadamente do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, de Santa Maria da Feira, Braga, Santarém e Mação.
A acção decorreu entre a Faculdade de Ciências e as Minas de Ouro de Castromil. Na faculdade decorreram sessões de esclarecimento interactivas, observação ao microscópio de minerais e amostras recolhidas durante as actividades de campo e visitas aos laboratórios do Departamento de Geologia. Nas saídas de campo, com realização de um percurso pedestre foi possível a observação de vários aspectos geológicos e visitas subterrâneas às minas de Covas de Castromil e Serra da Quinta; actividades de Prospecção Geoquímica (separação do ouro utilizando a bateia, nas margens do Rio Sousa) e Geofísica (resistividade eléctrica e sísmica). Puderam, ainda, visitar os Museus de Mineralogia e da Ciência.
O protocolo estabelecido entre o Município de Paredes e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto tornou possível, pelo terceiro ano consecutivo, a realização da actividade “Aventura nas Minas de Ouro de Castromil”.
Esta actividade contou com a Câmara Municipal de Paredes na disponibilização da geóloga Natália Félix, como monitora e o transporte para a deslocação dos participantes, entre a Faculdade e as Minas de Castromil, Sobreira.
Estas dinâmicas têm por objectivo promover e divulgar o património geológico e mineiro de Castromil junto dos jovens, alertando-os para a importância da sua preservação, assim como, para um melhor entendimento da utilização dos recursos geológicos, indispensáveis para o funcionamento e bem-estar das sociedades actuais.

Cinfães - Refeições na Pré-Escola entre 0,20 cêntimos e 1,46 euros

Segundo uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Cinfães, informa que as famílias cujas crianças frequentam os estabelecimentos de Educação Pré-Escolar da Rede Pública do Concelho irão comparticipar as refeições com valores entre 0,20 cêntimos e 1,46 euros.
Os preços das refeições das crianças, durante o ano lectivo 2008/2009, ficam fixados da seguinte forma:
1º Escalão – €0,20
2º Escalão - €0,40
3º Escalão – €0,70
4º Escalão - €0,85
5º Escalão - €1,35
6º Escalão - €1,46

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Parque da Cidade de Paredes requalificado


A Câmara Municipal de Paredes investiu cerca de 80 mil euros no sistema de rega do Parque da Cidade e 108 mil euros no sistema de iluminação, som e vigilância perfazendo um total de 188 mil euros de investimento só nesta infra-estrutura.
Estes investimentos já se encontram a decorrer e visam melhorar significativamente a iluminação e a segurança dos utilizadores desta infra-estrutura da cidade de Paredes assim como a manutenção e preservação das zonas ajardinadas.
O sistema de rega instalado é de ultima geração, será controlado remotamente, tem consumos de água mais reduzidos e reutiliza água (das chuvas através de filtros e depósitos instalados no subsolo do Parque).
Todos estes investimentos reflectem, nas palavras do Presidente da Câmara Celso Ferreira, mais uma demonstração que Paredes tem como principal objectivo munir o concelho de espaços de verdes com qualidade e que sejam motores do aumento da qualidade de vida da sua população.

GICMP

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva