sábado, 13 de março de 2010

Associação Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva organiza “Tertúlia” sobre o Dia Internacional da Mulher

Foto de Cristiana Ferreira

Organizado pela Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva teve lugar ontem á noite na Pizaria- Restaurante "Espaço Z" uma tertúlia (debate) alusivo ao “Dia Internacional da Mulher”.
Gonçalo Rocha – Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Enfª Paula Barbosa – Presidente da Ass. Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva, Drª Luísa Vieira – Psicóloga Centro Social de Santa Maria de Sardoura e Padre Rafael Telmo, foram os tertulianos convidados .
Aqui fica na integra o debater que demorou cerca de 1h30.
Clique para ouvir



“ 2ª Parte da “Tertúlia” – Clique para ouvir

sexta-feira, 12 de março de 2010

Tertulia sobre "O papel da mulher da sociedade"

Fotos de Carlos Oliveira-GRP
No intuito de comemorar o dia internacional da mulher, decorreu esta tarde numa unidade hoteleira de castelo de Paiva, uma palestra intitulada “O papel da Mulher na Sociedade” inserida no programa “Micas” um projecto da rede social de Castelo de Paiva um programa direccionado para pessoas idosas de Castelo de Paiva.
Esta iniciativa contou com a presença de cerca de 100 utentes distribuídos pelo do Lar da Santa Casa Misericórdia de Castelo de Paiva, Associação de Reformados de Pedorido, Centro Social de Sardoura e Centro Social do Couto Mineiro do Pejão .
Gonçalo Rocha e José Manuel Carvalho, também marcaram presença nesta palestra
Marta Santos, da Comissão para igualdade de Género, foi a oradora convidada pela organização.

Oiça a toda a palestra "O papel da mulher na sociedade" clicando em baixo









O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva também usou da palavra. Gonçalo Rocha, referiu-se á importância do papel da mulher na sociedade….




A terminar esta palestra ainda houve tempo para escutar dois poemas. Poemas estes interpretados por duas utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva.

1º Dª Maria Celeste – Centro de dia do Lar 3ª Idade da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva




2º Dª Raquel – Residente do Lar da 3ª Idade da Santta Casa da Mesiricórdia de Castelo de Paiva


ADC Bairros, celebra a chegada da primavera


A Associação Desportiva e Cultural de Bairros celebra a chegada da Primavera, no dia 21 de Março de 2010 a partir das 10H00.

Pretendemos proporcionar-lhe um dia agradável e divertido.

Quermesse
Venda de flores e de produtos (hortícolas e outros) da nossa terra
Rastreios de Saúde grátis
Jogos tradicionais com a colaboração da Associação Juvenil, Arqueológica e Ambiental de Castelo de Paiva - AJAACP


10H - Participação Especial da Banda Marcial de Bairros


15H - Animação Musical : Amigos da Sexta e Nel Marçal


21 Março 2010

10H00

Largo de S. Lourenço – Bairros

Castelo de Paiva



Apoios:

Câmara Municipal de Castelo de Paiva; Junta de Freguesia de Bairros; Associação “Os Cucos”

quinta-feira, 11 de março de 2010

José Mota diz que está a ser alvo de "ataque inqualificável"



Aveiro, 12 mar (Lusa) - O governador civil de Aveiro, José Mota, queixou-se hoje de que está a ser alvo de um" ataque inqualificável" ao seu bom nome por parte de elementos da atual vereação da Câmara Municipal de Espinho.
"Estou a ser alvo de uma pulhice assente em denúncias anónimas não fundamentadas", disse à Lusa o ex-presidente da Câmara de Espinho, que garante ter sido avisado já há alguns meses de iria ser lançada contra si uma "campanha de difamações".
O governador civil de Aveiro, que se encontra no estrangeiro, confirma que a sua residência particular foi alvo de buscas, na quarta feira, conduzidas por dois agentes da Polícia Judiciária.
José Mota, que em outubro do ano passado foi derrotado nas eleições autárquicas, tendo sido posteriormente nomeado governador civil de Aveiro, garante que as denúncias anónimas que chegaram às autoridades tiveram origem na atual vereação da autarquia, de maioria PSD.
"Eu sei quem são os autores das denúncias. São do PSD", diz Mota, que ressalva que a histórica social-democrata Manuela Aguiar não está envolvida na "campanha negra".
A Lusa tentou contactar o presidente da Câmara de Espinho, Pinto Moreira (PSD), mas até ao momento não foi possível.
Mota destaca que as denúncias e a investigação da PJ surgem na véspera das eleições locais para a concelhia do PS, às quais concorre.
"Eles [PSD] estão com medo do que lhes vai acontecer dentro de quatro anos e por isso estão a atacar-me preventivamente", afirma.
José Mota diz ainda que nas últimas semanas foram postos a correr contra si e-mails anónimos denunciando alegadas situações de nepotismo no governo civil e no Inatel. "É tudo mentira", garante, prometendo "luta sem quartel" aos seus adversários políticos.
Espinho: PJ realizou buscas na autarquia e recolheu documentos - presidente da Câmara
O presidente da Câmara de Espinho, Pinto Moreira (PSD), disse hoje que dois agentes da Polícia Judiciária (PJ) fizeram buscas na autarquia na quarta feira, tendo recolhido "elementos documentais de vários departamentos".
Em declarações à Lusa, o autarca esclareceu que os documentos recolhidos são relativos ao período em que José Mota era presidente da Câmara de Espinho.
José Mota foi presidente da Câmara de Espinho entre 1994 e outubro de 2009.
Pinto Moreira assegurou ainda que o atual executivo camarário não está relacionado com este processo, afirmando: "este processo de inquérito é bem anterior à minha tomada de posse".

Bracalândia abre sábado em Penafiel

Porto, 12 mar (Lusa) - O parque de diversões Bracalândia abre sábado em Penafiel, 2,5 vezes maior do que a dimensão original, em Braga, onde esteve 20 anos.
"Não é muito parecido com o que havia em Braga", disse hoje à agência Lusa Alexandre Oliveira, sócio-gerente da Lusoparques, salientando que o parque de Penafiel é bastante maior e está repartido por áreas temáticas, o que não acontecia na cidade minhota.
África, Arábia, Far-West, Petit Paris, Aldeia Medieval e Refúgio dos Piratas são as seis áreas temáticas que estarão a funcionar a partir de sábado, estando já a ser construída uma sétima área, China, a abrir ainda este ano, a que se seguirão mais duas, Egipto e Índia, em 2011.
"Braga tinha três hectares. Nós vamos arrancar já com 7,5 e numa segunda e terceira fases chegaremos aos 12 hectares, quatro vezes maior do que a área de Braga", salientou.
Alexandre Oliveira referiu que, até junho, a Bracalândia vai estar aberta ao público apenas ao fim de semana, e para as escolas entre quarta e sexta feira.
Entre junho e 15 de setembro, estará aberta todos os dias, com preços de 14 euros para crianças entre os cinco e os 12 anos e de 18 euros para os mais velhos.
O último preço para adultos praticado em Braga foi de 15,50 euros.
Os únicos divertimentos que terão de ser pagos dentro do recinto, ainda que por um valor "simbólico", serão os carrinhos de choque.
Alexandre Oliveira referiu que a empresa promotora do Bracalândia tem expectativas "muito altas" para esta nova fase, nomeadamente quanto a visitantes da Galiza, que em Braga correspondiam a mais de um terço da afluência total.
A Bracalândia esteve instalada em Braga até 30 de setembro de 2007, data em que fechou para dar lugar ao edifício sede do Instituto Ibérico de Nanotecnologia.

Dia Internacional da Mulher


No dia 8 de Março de 2010, o Projecto Incluir atento à realidade concelhia, promoveu mais um evento denominado " Conversas de Mulheres", no sentido de comemorar o Dia Internacional da Mulher.

Apesar de todas as alterações que ocorreram nos últimos anos na sociedade portuguesa continua a assistir-se a uma discriminação da mulher, quer na sociedade civil quer na vida familiar e profissional. Esta situação decorre de uma cultura enraizada onde o homem continua a manter um papel dominante. Os homens continuam a ocupar lugares de destaque e de chefia nas mais diferentes áreas; este facto decorre de as mulheres continuarem a ser as principais agentes no que diz respeito ao apoio aos cuidados familiares, nomeadamente aos idosos e crianças.

Pretendeu-se com esta iniciatica abordar e discutir a importância do papel da mulher na sociedade. Este evento, serviu também para as beneficiárias do Projecto Incluir apresentarem os seus testemunhos enquanto mulheres, e assim, reflectirem sobre o quotidiano feminino.

Equipa Multidisciplinar

Projecto Incluir

Maio Cultural em Oliveira do Arda - Raiva

Grupo de Concertinas, pretende realizar em Oliveira do Arda, no próximo mês de Maio, o MAIO CULTURAL.



quarta-feira, 10 de março de 2010

Assinado o primeiro de Contrato de Financiamento no âmbito do Fundo PAIVAFINICIA

No âmbito do programa “ PAIVAFINICIA “
CAMARA DE CASTELO DE PAIVA APOIA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO CONCELHO



Foi ontem assinado, nas instalações da CM de Castelo de Paiva, o primeiro Contrato de Financiamento no âmbito do Fundo “ PAIVAFINICIA “, sendo contemplada a empresa “ Douropão- Agrupamento de Panificação Paivense, Lda. “, que tem um previsto um investimento superior a 55 mil euros.

Marcando presença neste acto, o presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, louvou a coragem empreendedora desta empresa, em avançar com este projecto, realçando o facto de ser o primeiro promotor a beneficiar deste fundo, resultante de uma parceria estabelecida entre o Município, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Sousa e Baixo Tâmega, o IAPMEI, a Norgarante e a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva.
No caso concreto, à Douropão, como Industria de Panificação e Pastelaria, vai ser disponibilizado 45 mil euros como montante global de financiamento, sendo 80% financiado pela entidade bancária protocolada e 20% suportado pela autarquia paivense.
Recorde-se que esta empresa de Castelo de Paiva, sedeada na freguesia de Sobrado, existe desde 1972 e emprega 19 pessoas, tendo surgido de uma estratégia de fusão entre as cinco padarias mais tradicionais do Concelho, produtoras de diversos produtos de panificação e pastelaria.
Com o fundo de financiamento PAIVAFINICIA o Município de Castelo de Paiva visa estimular e orientar investimentos a realizar por Micro e Pequenas Empresas no concelho de Castelo de Paiva, através da melhoria dos seus produtos e/ou serviços prestados, contribuindo deste modo para a modernização do tecido empresarial local.
Relativamente à tipologia dos projectos a apresentar, destacam-se as intenções de investimento que possam contribuir para a criação de emprego e para o crescimento e desenvolvimento sustentado da actividade empresarial do Concelho de Castelo de Paiva, por forma a reforçar a competitividade e/ou diferenciação do tecido empresarial instalado.

Neste âmbito, o PAIVAFINICIA privilegia projectos promovidos por:- Micro e pequenas empresas que tenham ou venham a ter estabelecimento no Concelho de Castelo de Paiva;
- Empresas existentes com três ou mais exercícios económicos completos – financiamento até 100% do investimento;
- Novas empresas, ou empresas existentes com menos de três exercícios económicos completos – financiamento até 85% do investimento.

Todos os interessados em obter mais informações sobre este fundo poderão contactar os serviços do Município de Castelo de Paiva, através do telef.: 255 689500 ou do e-mail:claudia.soares@cm-castelo-paiva.pt.
GIRP/Carlos Oliveira

Jogo de Velhas Guardas


terça-feira, 9 de março de 2010

Universidade Sénior de Castelo de Paiva, festejou o seu 1º aniversário




Vídeo – Actuação do grupo da Universidade Sénior



A Universidade Sénior de Castelo de Paiva, comemorou hoje o seu 1º aniversário.
Aproveitando o átrio da biblioteca municipal de Castelo de Paiva, para receber os convidados alguns dos alunos quiseram mostrar os seus dotes musicais e para isso interpretaram alguns temas tradicionais.
O convívio continuou com o partir do bolo. Esta iniciativa contou com a presença de Gonçalo Rocha (Presidente da Câmara Municipal) e de José Manuel Carvalho (vereador da Cultura).
Esta universidade é formada por 68 alunos mas segundo a responsavél as portas estão abertas a que a pretender frequentar.

Antónia Canhoto, reitora da Universidade Sénior, fez o balanço deste primeiro aniversário.



segunda-feira, 8 de março de 2010

HOMENAGEM AO DR. BARREIRO DE MAGALHÃES - R.C.F. RADIO CLUB DA FEIRA COM PROGRAMA EM DIRECTO DE PEDORIDO

Dia 15 de Março a partir das 20h, a R.C.F (Rádio Clube da Feira) a emitir em 104.7 FM, vai levar a cabo a partir do Centro Cívico de Pedorido, uma emissão especial, que tera como objectivo projectar a homenagem ao Dr. Barreiro de Magalhães, homenagem que deverá acontecer durante o próximo mês de Junho .
Este será um programa sob a direcção de António Pinto, com coordenação de Paulo Sérgio Guimarães e a apresentação estará a cargo, Márcio Santos(Káká).
Neste especial Desporto da R.C.F. estarão presentes grandes nomes do ciclismo Nacional e Internacional. A esta iniciativa, vão também juntar-se familiares e amigos bem como ex companheiros de profissão.

Aqui ficam algumas das celebres frases proferidas por Barreiros de Magalhães
“… Quis ser um médico para servir os outros, não para enriquecer. A minha acção foi sempre no sentido de cumprir o meu dever, de trabalhar, de auxiliar o próximo”, Jornal de Noticias, 10 de Novembro de 1995.
“…meu querido e admirável contador de historias que já partiste desta vida descontente”
, uma frase dirigida a José Neves de Sousa, Jornalista e Fundador do jornal “A BOLA”.
A Comissão de Homenagem convida toda a população a marcar presença nesta iniciativa.
A.Pinto

Grupo Desportivo de Bronze no Manteigas - Penhas Douradas


Duzentos e três atletas e vinte e cinco equipas classificadas nesta edição de 2010, da mais antiga prova de montanha que se realiza em Portugal.

Manteigas, é seguramente um dos municípios do país que mais aposta no turismo de montanha. Há uma séria promoção, de todos os valores, que este pequeno concelho possui. Nada descurado. De inverno ou verão Manteigas está sempre na moda. Esta região é de facto fabulosa: que dizer do Vale Glaciar do Zézere!? Nunca nos fatigamos do encantamento que Manteigas nos transmite.

É nesta envolvência sentimental que os atletas se entregam à competição; são 12 Km de aclive acentuado. Por vezes, as diferenças climatéricas tolhem, que o diga a Amélia, o Sérgio, o Carlos, o Vítor, etc... Essas oscilações de temperatura estiveram em evidência nesta XXVIII edição, contudo os guerreiros da montanha não são dados a pieguices, têm a cultura da luta, sabem que não podem baixar a cabeça.

O Grupo Desportivo, obteve a melhor classificação colectiva de sempre. Este terceiro lugar no pódio deve-se ao grande espítrito de união que o colectivo de Castelo de Paiva cultiva.

Resultados

Geral Masc
1º José Gaspar (GD 3 Santos Populares)
10º Vítor Barbosa
13º Carlos Silva
20º Sérgio Azevedo
21º Joaquim Barbosa

Geral Fem
1ª Lucinda Moreiras (NCL Sport Club)
4ª Amélia Vieira

Colectivo
1º NAM
2º GD 3 Santos Populares
3º GDCCP

gabinetes de Educação e da Rede Social da CM de Castelo de Paiva, organizou Tertúlia sobre o "Dia Internacional da Mulher"

No Dia Internacional da Mulher
Gabinete de Educação e da Rede Social, promoveram tertúlia na Biblioteca Municipal

Teve lugar esta tarde no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, uma tertúlia para assinalar o Dia Internacional da Mulher. Este debate foi organizado em conjunto pelos gabinetes de Educação e da Rede Social da CM de Castelo de Paiva.
Fátima Streecht, Carla Moreira, Conceição Rodrigues e Fátima Almeida, foram as convidadas para debater a importância da mulher na sociedade.
Mas seria um homem, o primeiro a usar da palavra.
O Presidente da Câmara , salientou no seu discurso a importância deste tipo de debates de discussão aberta e sem tabus.


Aqui fica todo o audio do debate que decorreu esta tarde no Auditório da Biblioteca Municipal de castelo de Paiva

Associação para a promoção social e profissional de Castelo de Paiva, promovem debate sobre o dia Internacional da Mulher


A Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva vai realizar um debate alusivo ao Dia Internacional da Mulher, sobre sexualidade, no próximo dia 12 de Março, pelas 21h00, na Pizzaria "espaço Z" em Castelo de Paiva.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva