sábado, 19 de setembro de 2009

Resultado inquérito

Entre 16 a 18 de Setembro, procedemos a um inquérito Nesse inquérito colocamos uma questão:"Em qual destes candidatos votaria nas Eleições Autárquicas para Presidente da Junta de Freguesia de S.Pedro Paraíso - Castelo de Paiva ?"
Dos 101 votos os resultados foram os seguintes.
- Carlos Teixeira - PPD/PSD 49%
- Pedro Mendes - PS 44%
- Indeciso(s) - 7%

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Pedorido a ser Limpo

Finalmente... algumas Ruas de Pedorido estão a ser Limpas. Porque será ?
A zona Ribeirinha, depois de quatro nnos sem qualquer limpeza, com o Verão já quase passado, depois de terem passado milhares de Turistas, pela nossa Terra, finalmente está a ser Limapa… porquê só agora? Como mostra a Foto nº 1


Mas ...Por favor, limpem também o Parque de Merendas que bem necessita como
mostra a Foto nº 2 .

Só um aparte. Na minha opinião deveria de haver eleições todos os anos porque assim...

José Luis Pinto

Mauro Pinto Silva é o Mandatário da Juventude Socialista

Mauro Pinto Silva é o Mandatário da Juventude Socialista


A Candidatura do Partido Socialista de Castelo de Paiva às Eleições Autárquicas tem a honra de apresentar o seu Mandatário da Juventude, Mauro Alfredo Oliveira Pinto Silva. É com grande orgulho que toda a equipa de Gonçalo Rocha abraça o seu Mandatário da Juventude.Mauro Pinto Silva tem 26 anos de idade e é natural de Sobrado, onde efectuou todo o seu percurso escolar até concluir o ensino secundário. Hoje, é licenciado em medicina e está a fazer a sua especialidade.Para Gonçalo Rocha, candidato socialista à Câmara Municipal, é uma satisfação contar com o dinamismo de Mauro Pinto Silva, que apesar de ser tão jovem, tem desempenhado um papel relevante em prol sociedade, nomeadamente na área da medicina. O Mandatário da Juventude do Partido Socialista é o exemplo vivo de que podemos e devemos acreditar num projecto de futuro, de esperança e de mudança para Castelo de Paiva.




Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha


Partido Socialista de Castelo de Paiva


Autárquicas 2009

9ª Desfolhada Tradicional


O Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras ,vai estar Presente ,no Próximo dia 26 de Setembro na 9º Desfolhada de Vila Pouca de Aguiar em Trás dos Montes.Vamos mais uma vez , divulgar os nossos cantares e dançares .

O Secretario: José Luís Pinto.

Idosos da freguesia de REAL estiveram de visita ao Santuário de Fatima


Acção municipal abrangeu mais de 2000 paivenses
Câmara de Castelo de Paiva levou idosos de Real ao Santuário de Fátima
Paulo Teixeira fez balanço positivo da iniciativa


Conforme tem acontecido em anos anteriores, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, promoveu desde a ultima semana de Agosto, o habitual “ Passeio dos Idosos “, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local e que ontem foi concluída

Distribuídos por 4 autocarros, a autarquia paivense levou ontem, os “ seniores “ da freguesia de Real ao Santuário de Fátima, na região de Leiria.
A viagem contemplou passagem por atractivos lugares da Região Centro e o almoço foi realizado no parque junto ao santuário, onde os participantes, oriundos de todos os lugares da freguesia, tiveram a oportunidade de visitar este importante local de culto e peregrinação mundial, podendo mesmo assistir à celebração eucarística na nova basílica do santuário.
Depois de cumprida a devoção e realizado o almoço, os excursionistas desta ribeirinha freguesia paivense passaram, na viagem de regresso, na região de Leiria, e estiveram no parque do Bussaco, na região do Luso, onde realizaram o lanche e a saudação de despedida depois de um dia bem passado em convívio.
Recorde-se que, durante o mês de Agosto, o dia 24 esteve reservado para a freguesia de Paraíso, 26 para S. Martinho, 28 para os idosos da Raiva e o dia 31 contemplou a freguesia de Bairros, mas no mês de Setembro, o dia 2 foi destinado para a freguesia de Sobrado, no dia 7 viajou a freguesia de Sardoura, a 9 rumaram a Fátima os “ seniores “ da freguesia de Pedorido e no dia 11 cumpriu-se o passeio dos idosos de Fornos.
O passeio da freguesia de Real, que esteve agendado para 4 deste mês, foi adiado devido à morte inesperada do Reverendo Padre Carlos Luís, pároco de Fornos e Real, foi ontem realizado, tendo marcado presença o edil paivense e outros autarcas da freguesia.
Realçando o espírito de solidariedade e a política de acção social levada a cabo pela autarquia, o presidente Paulo Teixeira entende que esta “ é uma acção de grande alcance social que merece continuidade, destacando a participação dos mais idosos nas iniciativas da comunidade e nos projectos que dignificam o concelho “.




O edil de Castelo de Paiva, que acompanhou o passeio com o Vereador Manuel Rocha, fez um balanço positivo desta iniciativa municipal, que permitiu levar ao Santuário de Fátima mais de 2000 seniores paivenses e defendeu que esta iniciativa anual, “ deve continuar a ser assumida como o grande encontro da família paivense, permitindo um alargado e salutar convívio entre todos, possibilitando ainda, uma animação colectiva que marca esta grande jornada de confraternização”.
Para além do apoio disponibilizado por profissionais da área da enfermagem e da envolvência das Juntas de Freguesia, esta acção municipal conta com a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.


GIRP/Carlos Oliveira

Festa convívio dos candidatos à Junta Freguesia da Raiva


Convívios com os Paivenses


A Candidatura do Partido Socialista às próximas Eleições Autárquicas tem a honra de convidar toda a população Paivense a estar presente nas duas iniciativas de pré-campanha com os Candidatos Socialistas, agendadas para este fim-de-semana:
Sábado, dia 19 de Setembro, a partir das 21h, em Cruz da Agra, junto ao Café Portas da Vila, em S. Martinho de Sardoura
Domingo, dia 20 de Setembro, a partir das 15h, no Adro, em Real
Convívio aberto a toda a população, com animação e petiscos.

Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha
Partido Socialista de Castelo de Paiva
Autárquicas 2009

Corrida das Vindimas


Faltam menos de 72 horas para o grande dia do atletismo em Castelo de Paiva.



Manuel Vieira, fazendo antevisão da prova


Está prova intitulada "1ª Corrida das Vindima de Castelo de Paiva", é organizada pelo Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e ADCJClark e conta para o Campeonato Nacional de Montanha.

Para além da corrida (14KM)havera uma prova para caminheiros.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Envelhecer animado


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, como entidade promotora, e o Centro Social de Santa Maria de Sardoura, como entidade executora do Projecto Incluir, em parceria com as Juntas de Freguesia da Vila de Santa Maria de Sardoura e São Martinho de Sardoura vão levar a cabo mais uma acção do Envelhecer Animado.

Esta acção será realizada no próximo dia 20 de Setembro de 2009, a partir das 14 horas, na Zona de Lazer da Recta da Lama – São Martinho de Sardoura. A animação estará a cargo da Bandinha de Fornos e será regada com o vinho verde de Castelo de Paiva acompanhado pelo churrasco que será confeccionado pela Oficina de Gastronomia do Projecto Incluir."

Artur Duarte exige compensação para ficar com fábricas de Castelo de Paiva

OJE/Lusa
O fundador da Investvar, Artur Duarte, afirma que vai ser necessário renegociar as condições do acordo de viabilização da maior produtora portuguesa de calçado, uma vez "as condições de partida mudaram". "As condições podiam ser interessantes em Março, mas não são as mesmas", diz Artur Duarte, explicando que "as condições mudaram porque o grupo não conseguiu vender as duas fábricas de Castelo de Paiva" (a Ilpe Ibérica e Glovar). De acordo com o modelo de viabilização da Investvar, definido em Março, Artur Duarte ficava com duas das quatro unidades de produção mas, como a venda das duas fábricas em Castelo de Paiva não se concretizou, o fundador poderá ter de assumir toda a área industrial do grupo. "As condições têm de ser renegociadas, porque comprometi-me a ficar com duas fábricas, a de Esmoriz e da Índia, mas, neste momento, coloca-se um cenário diferente", avançou o fundador e um dos principais credores da Investvar, na feira de calçado de Milão. O empresário mostra-se disponível para ficar com as duas fábricas desde que receba contrapartidas para poder fazer a reestruturação, avançando que "mais tarde, pode procurar compradores, pelo menos, para uma das unidades fabris". "Estou disponível para fazer um esforço financeiro para que se mantenha grande parte dos postos de trabalho", acrescenta Artur Duarte, referindo-se à viabilização das duas fábricas paivenses. Artur Duarte afirma que vai aguardar que o acordo entre a Investvar, a banca e o Estado, através da AICEP e da Inovcapital, esteja concluído para "verificar as condições do acordo" para a cisão da Investvar em duas empresas. "Tenho de verificar que as condições de partida não são gravosas para daqui a uns meses não termos problemas", realça Artur Duarte, que em Março foi substituído por Pedro Ribeiro da Cunha na liderança do grupo de Esmoriz. O fundador da Investvar, que rescindiu contrato com os norte-americanos da Aerogroup, realça que ele próprio é "o principal interessado que as coisas se resolvam", uma vez que é um dos principais credores da empresa. "Não há menos empenho da minha parte", afirma, realçando que foi o autor do "plano b", com a criação da marca própria MoveOn, que vem substituir a Aerosoles após a rescisão do contrato com o grupo norte-americano Aerogroup. Pedro Ribeiro da Cunha reconheceu terça-feira que "se alguma parte [banca, Estado ou Artur Duarte] não assinar, não há acordo nenhum", sendo que o potencial desfecho passaria a ser a falência do maior grupo produtor de calçado em Portugal. De acordo com o presidente da Investvar a viabilização financeira, que prevê a conversão de 75% da dívida à banca em acções da empresa, "estará fechada antes do final de Setembro", prevendo que em Outubro o plano seja aprovado em assembleia-geral.

Morte no dia de regresso às aulas

O presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos (Penafiel), Joaquim Rodrigues, disse à agência Lusa que as sete jovens que morreram num acidente de viação tinham regressado hoje às aulas.
Joaquim Rodrigues referiu que as jovens iniciaram hoje de manhã o terceiro e último ano do curso de técnico superior de contabilidade, que lhes daria equivalência ao décimo segundo ano de escolaridade.
O autarca de Rio de Moinhos, onde viviam duas das vítimas mortais, sublinhou que as jovens já tinham "garantia de emprego no final do curso, que seria para o ano".
Segundo Joaquim Rodrigues, as jovens foram às aulas de manhã, em Penafiel, e iriam almoçar, desconhecendo-se ainda o que levou as sete a viajar juntas numa carrinha de apenas dois lugares.
O curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) que frequentavam está a ser ministrado nas instalações da empresa Inforfiel pelo Centro de Formação do Sector Terciário do Porto, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Uma colisão frontal entre duas carrinhas em Penafiel causou hoje a morte a sete mulheres e ferimentos ligeiros a duas outras.
O acidente ocorreu cerca das 13:15 na Variante de Cavalum, Circular Sul, freguesia de Milhundos, Penafiel.
As sete jovens, entre os 17 e os 20 anos, eram dos concelhos de Penafiel (cinco), Lousada e Paredes e viajavam numa carrinha Renault Kangoo de dois lugares.
O acidente envolveu duas carrinhas, uma Mercedes Vito, onde seguiam três funcionárias da Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel (Apadimp), e uma Renault Kangoo, onde viajavam as sete formandas, que capotou.
As vítimas mortais eram das freguesias de Rio de Moinhos (duas), Abragão, Pinheiro e Marecos, no concelho de Penafiel, de Meimedo, Lousada, e de Duas Igrejas, Paredes.
JF/FZ.
Lusa/Fim

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Acidente em Penafiel faz 7 mortos


Foto do acidente viação ocorrido em Penafiel


As sete mulheres que morreram hoje num acidente de viação, em Penafiel, tinham entre 17 e 20 anos, disse à agência Lusa o comandante do destacamento local da GNR, capitão Adriano Ferreira da Rocha.
As sete jovens eram dos concelhos de Penafiel (cinco), Lousada e Paredes e regressavam numa carrinha Renault Kangoo de dois lugares de uma acção de formação realizada na empresa Inforfiel.
Fernanda Rocha e Tânia Silva de Rio de Moinhos (Penafiel), Carla Calisto, de Meinedo (Lousada), Tânia Moreira, de Marecos (Penafiel), Célia Santos, de Duas Igrejas (Paredes), Andreia Teixeira de Abragão (Penafiel) e Claúdia Cancela, do Pinheiro (Penafiel).
Fonte da Protecção Civil de Penafiel disse à Lusa que se tratava de um curso de Educação e Formação de Adultos (EFA).
Contactada pela Lusa, fonte da Inforfiel referiu que as sete mulheres frequentavam um curso de técnico de contabilidade ministrado nas instalações da empresa pelo Centro de Formação do Sector Terciário do Porto.

Fonte da Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel (Apadimp) disse à Lusa que as três ocupantes da outra carrinha envolvida no acidente eram funcionárias da associação.
"Tinham ido ao 'McDonalds' buscar o almoço para as crianças", referiu a fonte, acrescentando que duas das funcionárias foram transportadas para o hospital com ferimentos ligeiros.
A condutora não teve ferimentos, mas recebeu assistência psicológica por ter ficado "em pânico".
O presidente da Apadimp, Almiro Óscar Mateus, explicou que todas as quartas-feiras a associação tem por hábito dar um almoço diferente às crianças, que é comprado no restaurante de Penafiel daquela cadeia internacional.
"A nossa funcionária apanhou a outra carrinha já em despiste", disse o presidente da Apadimp, associação situada na freguesia de Milhundos, onde ocorreu o acidente.
A colisão entre duas carrinhas em Penafiel causou a morte a sete mulheres e ferimentos ligeiros a duas outras.
O acidente ocorreu cerca das 13:15 na Variante de Cavalum, Circular Sul, freguesia de Milhundos, Penafiel.
O acidente envolveu duas carrinhas, uma Mercedes Vito, onde seguiam as funcionárias da Apadimp, e uma Renault Kangoo, onde seguiam as sete formandas, que capotou.
As vítimas mortais eram das freguesias de Rio de Moinhos (duas), Abragão, Pinheiro e Marecos, no concelho de Penafiel, de Meinedo, Lousada, e de Duas Igrejas, Paredes.
A circulação automóvel na Variante de Cavalum foi restabelecida às 16:15, depois de removidos os veículos e de lavado o pavimento.

Agencia Lusa

Joel Dias apresenta " As revelações do filho de Deus " na Biblioteca Municipal na sexta - feira

Dia 18 na Biblioteca de Castelo de Paiva“Editora Lugar da Palavra“ apresenta “As revelações do filho de Deus “ A editora “ Lugar da Palavra “ vai promover a apresentação, na próxima Sexta-Feira, dia 18, ás 21h30, no espaço da Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, do livro “ As Revelações do Filho de Deus “, um livro de Joel Dias, um jovem da freguesia de Pedorido. A obra, orientada para o humor, será dada a conhecer numa cerimónia pública, aberta a toda a população, e que contará com o apoio da CM de Castelo de Paiva e da Junta de Freguesia de Pedorido.
GIRP/COliveira

Debate sobre a lei da paridade

A Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva vai realizar um debate sobre a Lei da Paridade, na próxima Quinta-feira, dia 17 de Setembro, pelas 21h, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, com a presença das mulheres candidatas às Eleições Autárquicas 2009.
Este debate tem como principal objectivo auscultar a opinião das mulheres convidadas em relação à Lei da Paridade e de que forma se revêem nela e está integrado na promoção da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
Pretende associação com isto abordar o tema perspectivando a conciliação da política com a vida pessoal, familiar e profissional de cada uma das intervenientes.

Fernando Soares, é uma carta fora do baralho na equipa de Paulo Teixeira para ás Eleições Autárquicas de 2009,por incompatibilidade


Segundo avançou hoje a Paivense Fm, o Tribunal Constitucional não deu provimento ao recurso apresentado pelo PSD. Em causa esta a incompatibilidade de Fernando Soares(inspector da Polícia Judiciária) que fazia parte da lista encabeçada por Paulo Teixeira á Câmara Municipal.
Esta decisão do TC enquadra-se " no artigo 6º da lei eleitoral dos orgãos das autarquias locais" e onde se lê que na "alínea G que os militares e os agentes das forças militarizadas dos quadros permanentes em sereviço efectivo bem como os agentes e serviços das forças de segurança enquanto prestarem serviço activo são inelegiveis".
Ora o PSD, não se reviu e recorreu da decisão judicial tendo para tal argumentado que os agente da "Polícia Judiciária" são elegiveis para os orgãos das autarquias locais e a PJ tem por missão coadjuvar as autoridades judiciárias na investigação mas não como força de segurança".
Os sociais democratas juntaram também ao recurso intreposto uma decisão do juíz do tribunal de Tabuaço que considerou ilegivel um agente da PJ e um acordão do Tribunal Constitucional de 1997 que deu provimento a um candidato que se encontrava em igual situação.
O acordão cita a lei de segurança interna informa que "as forças e os serviços de segurança são organismos públicos e estão exclusivamente ao serviço do povo português e são rigorasamente apartidários" refere o acordão.
Contactado pelo Castelo de Paiva-online, Rui Cesar Castro, Presidente da Comissão Politica Concelhia do PSD, foi parco em palavaras apenas referiu que "lamenta a decisão da inelegibilidade mas vai actuar com a decisão do Tribunal Constitucional".

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Resultado do inquérito

Entre 13 a 15 de Setembro, procedemos a um inquérito Nesse inquérito colocamos uma questão:"Em qual destes candidatos votaria nas Eleições Autárquicas para Presidente da Junta de Freguesia de Sobrado - Castelo de Paiva ?"
Dos 153 votos os resultados foram os seguintes.
Mª Isabel Vieira - CDS-PP 39%
António João Santos - CDU 3%
José António Vilela - PPD/PSD 37%
António Lopes - PS 18%
Indeciso(s) - 3%

“Houve interessados nas fábricas de Castelo de Paiva”

Artur Duarte está interessado em explorar as fábricas de Esmoriz e da Índia. Mas não a qualquer preço. Só com as reestruturações necessárias já feitas.
Continua interessado em ficar com a área industrial da Investvar?
"Estou interessado em determinadas circunstâncias. Não estou interessado naquilo que hoje representa. Há empresas que podem ser negociadas já reestruturadas e redimensionadas. Há eventualmente necessidade de se fazer ajustamentos e investimentos. A fábrica da Índia pode precisar de mais uma linha de produção para responder aos clientes do ‘private label'. E a de Esmoriz de duas ou três linhas para respostas rápidas e pequenas séries"
In Diário Economico

População admite cortar EN222 se o Governo não construir o que falta para ligar Pedorido a Canedo

A população dos concelhos de Castelo de Paiva, Santa Maria da Feira e Gondomar, admitem cortar a EN 222, caso o governo não termine a construção do troço da variante que ligará Pedorido a Canedo - Santa Maria da Feira.
Os autarcas dos três concelhos( os Presidentes das Juntas Freguesia de CANEDO, LOMBA, RAIVA, PEDORIDO, SARDOURA, S.MARTINHO e BAIRROS) estiveram reunidos esta tarde, na freguesia da Lomba , com objectivo de encontar soluções para resolver o problema. Paulo Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, apenas e só assistiu a esta reunião de autarcas como convidado.

Notícias sobre Cinfães

EDUCAÇÃO
Câmara Comparticipa 10 Bolsas De Estudo

Na reunião de Câmara que decorreu no passado dia 14 de Setembro, o executivo aprovou por unanimidade renovar o protocolo de cooperação com o Rotary Clube de Cinfães para a atribuição de dez Bolsas de Estudo para o presente ano lectivo DE 2009/2010, a atribuir a jovens carenciados do concelho de modo a estes prosseguirem os seus estudos.
Os 6.250,00 euros atribuídos pela autarquia de Cinfães correspondem a cinco bolsas anuais de 500,00 euros para alunos que frequentam o ensino secundário e cinco bolsas anuais de 750 euros para alunos que frequentam o ensino superior.
ACÇÃO SOCIAL
Comemoração do Dia Internacional do Idoso
A Câmara Municipal de Cinfães em parceria com a Associação de Infância e 3.ª Idade de S. Sebastião, comemorar no próximo dia 1 de Outubro, o Dia Internacional do Idoso, a ter lugar nas instalações do Lar daquela Instituição.
Implementação dos programas “Medir o Risco” e Independências”
A Associação de Solidariedade Social de Souselo, apresentou duas candidaturas ao Instituto da Droga e da Toxicodependência para a criação dos projectos designados “Medir o Risco” e “Independências”, que servirão para a prevenção e reintegração de potenciais ou ex toxicodependentes, a serem acompanhados respectivamente.
Esta medida foi apresentada no âmbito do Programa Operacional de Respostas Integradas.
Subsídios para aquisição de viatura
A Câmara Municipal de Cinfães irá atribuir um subsídio à Associação de Solidariedade Social de Espadanedo para aquisição de uma viatura transformada para o transporte de pessoas portadoras de deficiência e mobilidade reduzida. A viatura de nove lugares (33.550,00 euros), será subsidiada em 40 por cento.
INSTALAÇÕES DESPORTIVAS
Polidesportivo de Tendais
A Câmara Municipal de Cinfães aprovou por ajuste directo o procedimento, o caderno de encargos, mapad de quantidades e o convite, para o fornecimento e montagem do polidesportivo de Tendais, que terá um preço base estimado de 29.350,00 euros.
ACESSIBILIDADES
Acesso a Lavandeira na freguesia de Souselo
A obra de Grandes Reparações de Pavimentos Asfálticos e não Asfálticos de Estradas e Caminhos Municipais (Acesso a Lavandeira - Souselo) será adjudicada por ajuste directo pelo valor de 30.660,00 euros.
E.M. de Vilarinho a Vilar de Arca
Foi deliberado considerar de interesse Municipal a obra designada E.M. de Vilarinho a Vilar de Arca, na freguesia de Santiago de Piães, de modo a solicitar à Reserva Agrícola Nacional e Reserva Ecológica Nacional a alteração daqueles solos que constam com essa designação no Plano Director Municipal.
CULTURA
Colectânea da CINFANIA em breve à venda
O Presidente da Câmara informou que já se encontram disponíveis a colectânea do espectáculo “CINFANIA”, realizado no passado mês de Março na Casa da Música no Porto, composta por um CD musical e pelo DVD integral do espectáculo.
A apresentação pública deste trabalho será realizada no próximo dia 25 de Setembro, pelas 18 horas, na Casa da Cultura em Cinfães.
Esta colectânea poderá ser adquirida pelo valor simbólico de 5,00 euros cada.
G.A.P.

Apresentação dos candidatos do Partido Socialista ás "Eleições Autárquicas"


Porque a festa política era no salão dos bombeiros, o candidato socialista à Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, prometeu aumentar o seguro de risco dos Voluntários paivenses. E, se for eleito, garante, vai proceder à revisão do PDM e construir novas habitações sociais.
Uma sala apinhada de gente aplaudiu, no passado sábado à noite, todos os candidatos aos órgãos autárquicos; e houve ainda tempo para se cumprir um minuto de silêncio pelo falecimento recente do “Padre Luís”. O candidato e vários deputados pelo círculo de Aveiro visitaram o concelho durante a tarde e reuniram-se com a direcção dos Bombeiros a quem Gonçalo Rocha prometeu, no caso de ser eleito, aumentar o seguro de risco dos Voluntários. Animado pelo slogan “Todos pela Mudança”, Gonçalo Rocha clamou: “O concelho como está não vai a lado nenhum, temos de dar uma abanadela a isto”. “Arrumar a casa” é, pois, um dos objectivos. A situação financeira do município “é desastrosa” e “não se pode andar dez anos para se pagar uma factura a fornecedores”. A revisão do PDM é urgente, porque, desde 1994 a falta de revisão deste documento estratégico do concelho dificulta a construção de habitação própria e afasta investimento. Mas não só: urge criar zonas de acolhimento empresariais para segurar as empresas locais no concelho e criar postos de trabalho, porque “quem está na câmara municipal não comprou um metro quadrado para esse efeito”. Gonçalo Rocha terminou prometendo “dar dignidade” aos bairros sociais do concelho, construir novas habitações sociais e criar condições para as pessoas comprarem essas casas.Antecederam o candidato outros oradores, entre os quais o ex-governador civil de Aveiro, Antero Gaspar, e o candidato a presidente da AM, João Campos. Ambos denunciaram o “clima de pressão” imposto pelo actual executivo, “a forma indigna e vergonhosa” como foi liderada a AM, neste mandato. “Parece que somos condenados por delito de opinião. Deixem-nos ser livres e dar um grito de revolta” afirmou João Campos, para quem “ir a uma assembleia municipal era quase como ir para uma guerra entre bons e maus”. Os socialistas estão contra as assembleias marcadas para as nove da manhã, que impedem o povo de assistir.



in Jornal Aberto

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Volta ao concelho em bicicleta


No último sábado foram mais de cem os participantes na XII volta ao concelho em Cicloturismo.
A volta passou nas 9 freguesias do concelho, sempre com elevado espírito de grupo. Todos chegaram em primeiro lugar ao final. Esta iniciativa é sempre sinónimo de muito convívio.

II TORNEIO DE FUTSAL DO PROJECTO INCLUIR

INFORMAÇÃO INSTITUCIONAL
No âmbito do Projecto Incluir, o Centro Social de Santa Maria de Sardoura, como Entidade Executora e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva como Entidade Promotora, dinamizaram o terceiro Campo de Férias, previsto para o ano de 2009, apostando no futebol de salão, actividade desportiva mais solicitada pelas crianças. Esta acção é desenvolvida em parceria com a Associação de Jovens Sol Nascente de Santo Ildefonso, sedeada na Freguesia da Raiva, nomeadamente nas antigas instalações da Escola Primária de Gondarém.
O II Torneio de FUTSAL do Projecto Incluir alargou-se a todas as IPSS e outras entidades privadas que demonstraram interesse em participar, Centro Social de Santa Maria de Sardoura, Associação de Solidariedade Social de Bairros: Os Cucos, Escolinha: Futebol Total e teve como palcos o Pavilhão Municipal do Couto Mineiro do Pejão, Pavilhão Polidesportivo da Cruz da Carreira e Pavilhão Polidesportivo de São Martinho.
Durante os meses de Julho e Agosto do presente ano realizaram-se vários jogos de futebol muito assistidos pela comunidade, sendo esta iniciativa encerrada na passada seta feira no Pavilhão Polidesportivo da Cruz da Carreira com a respectiva entrega de prémios pelo Coordenador do Projecto Incluir, António Rocha, e pela Vice Presidente do Centro Social de Santa Maria de Sardoura, Cristina Fernandes.
Participaram neste Campo de Férias cerca de 80 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos. Para além de saudavelmente ocupar os tempos livres das crianças do concelho de Castelo de Paiva, o Projecto Incluir, através desta iniciativa desportiva continua a reforçar mecanismos de parceria, inclusão social, sociabilização e autonomia dos participantes.
Desde o ano de 2005 já passaram pelo Projecto Incluir, nomeadamente por esta acção, Campo de Férias, trezentas crianças e jovens. Esta actividade de relevante interesse público que é desenvolvida por monitores e auxiliares de acção educativa assegura, ainda, a alimentação e transporte dos beneficiários, bem como, os materiais e recursos pedagógicos que não conseguem financiamento através das parcerias desenvolvidas.

CM de Castelo de Paiva vai promover Sessão de Apresentação da Plataforma Electrónica de Contratação Pública

No próximo dia 17 de Setembro

CM de Castelo de Paiva vai promover sessão de apresentaçãoda plataforma electrónica de contratação pública




domingo, 13 de setembro de 2009

S.C.Paivense, inicia o campeonato com um empate

Perante uma boa assistência a equipa do S.C.Paivense iniciou o Campeonato Distrital da 1ª Divisão com um empate caseiro frente ao Estarreja. Jogadores do S.C.Paivense, festejam o 2º golo o do empate
A equipa de Castelo de Paiva, esteve a perder durante vários minutos mas com o acreditar dos seus jogadores conseguiu este empate que se pode dizer "precioso" perante uma equipa com outros objectivos.

XIV Festival de Folclores na Santa Eufêmia



O Grupo Danças e Cantares do Paraíso, levou a efeito no recinto da Santa Eufêmia o seu XIV Festival de Folclore.
Participaram neste festival para além do Rancho anfitrião o Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras, Rancho Folclórico de Frazão(Paços de Ferreira), Rancho Folclórico de Mansores(Arouca).
Este festival serviu para festejar o 17º aniversário do Grupo de Danças e Cantares do Paraíso.

Participação no Festival "1001 músicos no CCB

Infirmação institucional
A Academia de Música de Castelo de Paiva vai participar no Festival "1001 Músicos" uma Festa das Escolas de Música que vai contar, pela terceira vez, com 1001 jovens músicos e públicos de todas as idades. Este evento organizado pelo Ministério da Educação com a colaboração do Centro Cultural de Belém vai receber novamente músicos que habitam e estudam nos mais variados lugares, mas que nos palcos do CCB não encontram diferenças entre si. Este ano, nesta grande festa, há duas grandes novidades: uma peça de teatro a piscar o olho à música e um músico ?grande?, que na companhia de uma orquestra transformará em público os alunos das escolas que, pouco antes, foram músicos nos palcos do CCB.
A Orquestra de Sopros da Academia actuará no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém em Lisboa no dia 26 Set 2009, sábado, pelas 11.45 horas. o evento decorre durante todo o dia das 10:00 às 23:00Todos os concertos têm entrada livre.
Quem quiser acompanhar a orquestra deve fazer a inscrição na secretaria da Academia.

Dia do Associado comemorado mais uma vez no Centro Social de Santa Maria de Sardoura


Como vem sendo habito o Centro Social de Sardoura, promoveu ontem o dia dedicado ao associado.

Foi uma festa onde não faltou alegria e boa disposição.

Marcaram presença os associados elementos da direcção da IPSS e ainda Teixeira , presidente da mesa da assembleia.

Sociais democratas apresentaram ontem os seus candidatos ás "Eleições Autárquicas 09"

Paulo Teixeira, candidato pelo PPD/PSD á Câmara Municipal agradece os aplausos dos simpatizantes e militantes do sociais democratas.

Perante uma enorme moldura humana,a comissão politica concelhia do PSD escolheu o recinto da Santa Eufêmia e aí apresentou todos os seus candidatos ás Eleições Autarquicas 2009, que se realizam no próximo mês.
O PSD apresenta listas a todos os órgãos autárquicos, não tendo repetido nenhum dos candidatos em todas as suas listas.
A lista para a Câmara Municipal é formada por Paulo Ramalheira Teixeira, Rui Cesár Castro, Vanessa Pereira e Fernando Soares.
José Manuel Lopes de Almeida, volta recandidatar-se ao cargo de Presidente da Mesa da Assembleia Municipal.
No que toca ás juntas de freguesia aqui ficam os respectivos candidatos.
S. Martinho – Manuel Emílio dos Santos
Bairros – António da Costa e Cunha
Real – Luís Filipe Cardoso Valente
Fornos – António Filipe Moura Fernandes
Pedorido – António Pereira de Magalhães
Sobrado - José António dos Santos Vilela
Paraíso – Carlos Alberto do Carmo Teixeira
Raiva – Jorge Fernando Gonçalves Vasconcelos
Sardoura – Alfredo Trindade da Rocha

Neste arranque politico, estiveram presentes no recinto da Santa Eufêmia o Deputado Europeu, Dr. Paulo Rangel – cabeça de lista nas ultimas Eleições Europeias, bem como o Cabeça de lista por Aveiro às eleições Legislativas, Eng. Couto dos Santos e o Presidente da Distrital do PSD Eng. António Topa, isto para além dos mandatários da Juventude Marta Fabiana e Raul Manuel Alves Rocha (Ginho).
"Somos gente de confiança" foi a frase escolhida pela comissão política para esta campanha que agora começou.

Supeitos de tráfico de dograda detidos

Um homem de 56 anos e uma mulher de 29 foram detidos pela GNR na quinta-feira, em Sardoura, Castelo de Paiva, na sequência de investigações relacionadas com o tráfico de droga.
O casal foi interceptado por militares do Núcleo de Investigação Criminal de Penafiel no momento em que vendia produto estupefaciente a um toxicodependente.
Foram-lhes apreendidas 84 doses individuais de cocaína, 36 de heroína, três telemóveis, um veículo ligeiro e 110 euros.
Vão ser presentes a Tribunal.
Online News

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva