sexta-feira, 22 de agosto de 2008

São as dezenas os patos bravos na foz do Rio Arda


PATOS BRAVOS NO ARDA SÃO AS DEZENAS E TÊM SIDO MOTIVO DE GRANDE ATRAÇÃO,MAS TEM HAVIDO QUEM OS APANHE E LEVE PARA CASA COMO SE DE UM BRINQUEDO SE TRATASSE. ESTA ESPECIE DE PATOS BRAVOS DA ÁGUA,NÃO SE DÃO FORA DO SEU HABITAT NATURAL E ACABAM POR MORRER. LINDO É VÊ-LOS IR COMER À COZINHA DA ESPLANADA DO JARDIM DO ARDA.

António Pinto

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Penafiel Vai Investir Oito Milhões e Meio de Euros em Centros Escolares



No âmbito de candidaturas apresentadas ao Programa Operacional Regional do Norte
Num investimento total de mais de oito milhões e 475 mil euros, a Câmara Municipal de Penafiel vai construir centros escolares em várias freguesias do município. A autarquia apresentou candidaturas para a criação de centros escolares nas freguesias de Rio Mau, Rans, Castelões, Lagares, Guilhufe, Abragão, Fonte Arcada, Portela e Cabeça Santa. Estas candidaturas, aprovadas pelo FEDER, através do Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial, obtiveram o financiamento de cerca de 6 milhões de Euros.Refira-se que os centros escolares vão permitir que os alunos das escolas do 1º ciclo e dos jardins-de-infância, partilhem os espaços existentes aproveitando-se as sinergias existentes em termos de áreas comuns.Esta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal, de Penafiel, Alberto Santos e o presidente da Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Norte, Carlos Duarte de Oliveira, assinaram um contrato que vai permitir dar início às obras de construção, ampliação e requalificação dos referidos centros escolares. Para o presidente da Câmara Municipal de Penafiel este investimento “é o culminar dos esforços desenvolvidos ao longo dos últimos anos, tendo sido a Educação apontada desde sempre como prioridade deste executivo”. Alargada a frente de combate ao abandono escolar precoce, “a autarquia, trabalhou continuamente, na melhoria das condições de aprendizagem”, acrescentou o autarca.

Penafiel Acolhe o V Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago


O programa deste ano da Agrival fica também marcado pelo Dia das Astúrias, assinalado no passado Domingo. A altura foi aproveitada para a apresentação, à comunicação social, do V Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago, que se realizará em Penafiel, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro.
Joaquín Vicente Núñez, presidente da OSPEA, Organização Supranacional das Pequenas e Médias Empresas do Eixo Atlântico, disse que “com a promoção dos Caminhos de Santiago, promovemos as regiões porque não se trata apenas de um elemento religioso, é também um factor turístico de primeira ordem”.Para este responsável, o evento contribui para o desenvolvimento económico, social e cultural das zonas do interior que integram os Caminhos de Santiago.Alberto Santos, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, referiu a importância da realização deste congresso em Penafiel, considerando que “aqui será produzido conhecimento com a discussão de temas relacionados com os Caminhos de Santiago como elemento de desenvolvimento do Noroeste Ibérico”. Aliás, recuando no tempo, destaque-se o aspecto patrimonial, com muitas edificações religiosas e traçados de vias que se foram consolidando. “Por onde passam, os peregrinos deixam sempre alguma riqueza”, referiu o autarca para acrescentar que “hoje esta Rota pode ter importância também pela via do desenvolvimento económico”.A este propósito refira-se o artesanato das Astúrias muito apreciado pelos peregrinos. Basicamente trata-se da extracção de uma pedra preta típica daquela região aproveitada para bijutaria e talismãs contra o “mau olhado.” No Stand das Astúrias, na Agrival, uma artesã trabalhava a pedra transformando-a em objectos bastante apreciados. Estas serão questões certamente a debater no V Congresso Internacional dos Caminhos de Santiago que vai realizar-se em Penafiel nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, cujo programa será oportunamente divulgado.

GICMP

São cerca de 20 quilómetros, que irão beneficiar de intervenção. A Estrada Nacional 224, entre Arouca (Santo António-Santa Eulália) e Vale de Cambra,

São cerca de 20 quilómetros, que irão beneficiar de intervenção. A Estrada Nacional 224, entre Arouca (Santo António-Santa Eulália) e Vale de Cambra, vai ter o pavimento reforçado, bem como as condições de segurança melhoradas (passeios e equipamentos urbanos em zonas urbanas) e a drenagem e a sinalização revistas. A Estradas de Portugal já fez publicar este concurso em Diário da República, estimando o prazo de execução em 300 dias. O valor de investimento previsto ultrapassa os 3,5 milhões de euros.
GICMA

Nota de Imprensa: Redução da dívida Municipal?


Redução da dívida Municipal? - Isso é que era bom! Infelizmente, não é verdade.
Foi com pompa e circunstância, para não dizer mesmo com algum "foguetório", que o Sr. Presidente da Câmara, Dr. Paulo Teixeira, reagiu à notícia da redução do endividamento líquido Municipal e à consequente retirada pelo Governo de parte das penalizações financeiras a que estava sujeito o Município.Paulo Teixeira e seus pares, bem à sua maneira, quiseram ainda fazer crer que esta boa notícia se deveu a um "esforço efectuado pelo Município" e consideraram ainda - e pasme-se, que foi " um prémio ao trabalho de contenção que toda a Autarquia Paivense tem vindo a desenvolver nos últimos anos, tendo em vista o cumprimento da Lei das Finanças Locais e os Orçamentos de Estado apresentados anualmente pelo Governo". - Nada mais absurdo e mais falso!Em sede de Câmara e Assembleia Municipal, quando a maioria PSD se "arvorava dos grandes resultados alcançados", na última Prestação de Contas, o Partido Socialista denunciou a suspeita de falsidades. Detectamos que com uma simples manobra de "engenharia financeira", através de uma simples mudança de rubrica contabilística, Paulo Teixeira e a maioria PSD se preparavam para tentar enganar, mais uma vez, os Paivenses, ao darem conhecimento de que a dívida tinha diminuído em cerca de 2 milhões e 600 mil Euros, quando na realidade se sabe que não houve nenhuma redução da dívida real da Câmara. Antes pelo contrário, a dívida deve atingir valores bem maiores do que aqueles que estão reflectidos nas Contas. Aquando dessa discussão, em Abril último, e já lá vão uns largos meses, pedimos ao Sr. Presidente da Câmara esclarecimentos e documentos sobre as referidas Contas, e concretamente sobre este assunto, e estranhamente, até hoje, ainda não chegou a resposta e os documentos solicitados. Se dúvidas não existissem e a verdade não incomodasse, Paulo Teixeira e seus pares já teriam manifestado disponibilidade para prestar todos os esclarecimentos. Como diz a sabedoria do nosso Povo:- Quem não deve não teme! Então o que temerá o Sr. Presidente da Câmara? Os Paivenses já não vão em "cantigas" e perceberam, há muito, que o grande responsável pelo desastre financeiro da Câmara tem um nome, chama-se Paulo Teixeira.Mesmo com o benefício que resultou desta "engenharia financeira" para o endividamento líquido da Câmara, os Paivenses sabem que quando não se paga aos fornecedores não se pode falar de esforço de contenção deste Executivo Municipal. Muito menos, ainda merecer a atribuição de um prémio, como mencionou a maioria "laranja". Era só o que faltava…

Partido Socialista de Castelo de Paiva

Castelo de Paiva, 20 de Agosto de 2008.

Próximas Actividades Culturais no Município de Cinfães

Informação institucional
Noite de Karaoke, concerto e baile
Noite de Karaoke, na sexta-feira, dia 22, às 22h00; Concerto pela Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães e Baile com a Orquestra Típica “O Concerto”, no sábado, dia 23, às 22h00 e 23h30, são as iniciativas agendadas para as noites de Animação de Verão em Cinfães, no Largo da Fonte dos Amores.

Juventude em Festa
O Festival da Juventude de Cinfães prossegue no sábado, dia 23, desta vez em Nespereira. “A partir das 22h00, os melhores dj´s dão-te música!” é o slogan do evento, onde estará presente o DJ Pajó.
Nespereira recebe a última iniciativa do Festival da Juventude, depois das actividades realizadas no Largo da Feira de Cinfães, a 1, 2 e 3 de Agosto, e na Gralheira, a 9 de Agosto. A entrada é livre.
Folclore em Tendais
O XIV Festival de Folclore do Rancho Infantil e Juvenil de Tendais vai realizar-se no próximo fim-de-semana, dias 23 e 24.
O Grupo Infantil e Juvenil de Danças e Cantares de Joane (Famalicão), o Rancho Folclórico da Associação Cultural e Recreativa de Lumiares (Armamar) e o Rancho Folclórico “As Moleirinhas de Travanca” são os convidados do Rancho Infantil e Juvenil de Tendais. As actuações estão programadas para Domingo.
Do programa de 23 de Agosto constam Jogos Tradicionais (16h00) e Baile Convívio (21h30); para 24 de Agosto anunciam-se Desfile (9h00), Missa de Aniversário (9h30), Almoço para convidados (12h30) e novamente Desfile (15h00).

Pintura no Museu Serpa Pinto até ao final do mês
A exposição de pintura de Carlos Rocha, no Museu Serpa Pinto, ainda pode ser visitada até 31 de Agosto. Carlos Rocha nasceu em Lisboa, em 1944, e é filho de pais naturais da Freguesia de Tendais, Cinfães.
Horário do Museu Serpa Pinto:
3.ª – Sábado: 10hh00 – 13h00 / 15h00 – 19h00
Domingos e Feriados: 15h00 – 19h00

Câmara Municipal de Cinfães e Juntas de Freguesia celebram Protocolos para obras

A Câmara Municipal de Cinfães e as Juntas de Freguesia do concelho assinaram Protocolos de Cooperação para atribuição de subsídios extra às 17 Juntas de Freguesia do concelho. A Autarquia cinfanense justifica o apoio considerando “que a capacidade financeira das Juntas de Freguesia não é suficiente para satisfazer a necessidade das respectivas populações”.
Os montantes a atribuidos foram entre o máximo de 15 mil euros para as Freguesias de Cinfães, Nespereira e Souselo, e de 10 mil euros para as restantes freguesias, na execução de uma ou duas obras constantes no Plano Plurianual de Investimentos para o ano de 2008 das Juntas de Freguesia.
A Câmara Municipal de Cinfães e a Junta de Freguesia de Bustelo da Lage celebraram ainda um Protocolo de Cooperação relativo ao reforço da capacidade de fornecimento de água pública à freguesia.

NOTA DE IMPRENSA

PRESIDENTE DA CÂMARA ESTARÁ PRESENTE NO LANÇAMENTO DA PRIMEIRA PEDRA DO CENTRO DE DIA DO CENTRO SOCIAL DE REAL
No próximo sábado o Presidente da Câmara, Paulo Teixeira, estará presente na cerimónia de lançamento da primeira pedra do Centro de Dia equipamento a ser construído pelo Centro Social de Real (IPSS).
Recorde-se que esta obra só será possível concretizar naquele local na sequência da parceria entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Real, que desenvolveram um loteamento no qual se situará este novo equipamento.
Para além disso, os Serviços Técnicos da Autarquia deram todo o apoio técnico ao Centro Social, na fase de concurso da empreitada que em breve terá o seu início.
O investimento municipal para a viabilização do loteamento onde se vai inserir este equipamento social ultrapassa os 75 mil euros.
São assim duas importantes infra-estruturas que são criadas na Freguesia de Real e que são motivo de satisfação para a Câmara Municipal, uma vez que são iniciativas como estas que ajudam a fixar a população, a criar postos de trabalho e à dinamização económica da freguesia.
Recorde-se que recentemente a Câmara Municipal apresentou a candidatura à DREN / QREN para a construção da nova Escola de Real, uma obra muito importante para a freguesia e que ultrapassará os 600 mil euros de investimento.
GICMCP

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Nota de Imprensa




Informação Institucional

Na tentativa resolver a situação dos Ecopontos de Castelo de Paiva, que faz lembrar Nápoles, e, de consciencializar a comunidade sobre o desleixo existente na questão ambiental, por parte do Sr. Vereador com o Pelouro, a JS de Castelo de Paiva afixou nos ecopontos, lotados à várias semanas, e na ruas do centro de Castelo de Paiva.




O Seu Ecoponto está Cheio???
Também nós estamos cheios de ver isto assim e de quem tem a responsabilidade politica de mudar a situação e NADA FAZ!!!
Já reparou à quanto tempo o seu Ecoponto está cheio?
E sabe porquê?
Porque a Câmara Municipal
Não faz a recolha!!!
Já Sabia?
Castelo de Paiva é o pior Município na reciclagem na região do Vale do Sousa!
E sabe Porquê?
Porque os Ecopontos estão constantemente cheios…
Sr. Vereador
Separar o lixo sem recolha,
Não Vale a Pena!!!
Ajude a melhorar o Ambiente!!!
Gab.Imprensa do Partido Socialista de Castelo de Paiva

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Jornada Empolgante

Taça Ibérica e Campeonato Nacional do Km Vertical na vitrine do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva.
A Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada e a Federação Espanhola de Desportos de Montanha e Escalada levaram a efeito a 1ªTaça Ibérica de atletismo de montanha. Esta competição constou de duas etapas, a primeira a 6 de Julho em Madrid e a segunda a 17 de Agosto em Oliveira do Hospital. Se em Espanha a grande dificuldade centrava-se nos desgastantes 28 Km, em Portugal a dificuldade situava-se no acentuado aclive que levava os atletas até ao alto do Monte Colcurinho. Serviu também a etapa em território Português para a disputa do 1º Campeonato Nacional do Km Vertical. Foi uma jornada que consagrou o atletismo de Castelo de Paiva, pois com a vitória individual e colectiva dominaram conseguindo as melhores posições na Taça Ibérica e no Campeonato. Depois do quinto lugar colectivo conseguido no Cross de Cuerda Larga em Madrid antevíamos dificuldades, pois embora sabendo que a etapa de Portugal era favorável à formação de Castelo de Paiva não era previsível o atirar de toalha ao chão por parte das formações espanholas. Esta prova disputada em Oliveira do Hospital foi excelentemente organizada e teve por parte do comité organizador e do público acolhimento exemplar o que fez com que esta subida ao Monte Colcurinho tenha merecido do representante da Federação Espanhola de palavras sinceras de elogio.
ResultadosTaça Ibérica
1º Carlos Silva – Castelo de Paiva
2º Nuno Sousa – Castelo de Paiva
3º Zunhaitz Iturbe – País Basco
4º Nuno Azevedo – Castelo de Paiva
Colectivo:
1º Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva
2º País Basco
3º C.A. Cuenca Buff Teva
Campeonato Nacional do Km Vertical
1º Nuno Sousa
2º Carlos Silva…10º Vítor Barbosa…12º Nuno Azevedo13º Joaquim Barbosa…43º António Moreira 44º Manuel Vieira
Colectivo
1º Grupo Desportivo C. Castelo de Paiva
2º GD 3 Santos Populares
3º Os Gaienses - Toyota

NOTA DE IMPRENSA




Presidente da Câmara conviveu com população idosa no âmbito do Projecto INCLUIR




Como responsável máximo da entidade gestora do Progride, Paulo Teixeira , Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva esteve presente na acção “Música e Dança” promovida pela entidade Executora, o Centro Social de Santa Maria de Sardoura.
Este evento que contou com a colaboração da associação Cultural e Recreativa de São Martinho, com o seu grupo de música tradicional e das Juntas de Freguesia de Sardoura e de São Martinho que ofereceram o lanche.
Esta acção pretendeu atenuar os momentos de solidão, num público que dada a sua situação, não raras vezes fica excluído do convívio social.
Depois da primeira acção ter decorrido, na Escola de St. Ildefonso, na freguesia da Raiva, esta segunda acção teve lugar na Zona de Lazer de São Martinho, junto ao Rio Sardoura. Proximamente e com o apoio de outros parceiros do Projecto serão realizadas outras acções noutras freguesias de Castelo de Paiva.
GICMP

NOTA DE IMPRENSA - ESCOLA DE PEREIRE – SARDOURA FOI ASSALTADA

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva lamenta profundamente o que aconteceu na Escola de Pereire, situada na freguesia de Santa Maria de Sardoura.
Durante o fim – de - semana, os ladrões introduziram-se na referida Escola e roubaram os dois vídeos projectores recentemente adquiridos (juntamente com os respectivos quadros inter – activos), assim como levaram um computador existente numa das salas de aulas.
Os vídeo projectores estavam colocados no tecto de cada uma das salas (r/ch e 1º andar) de onde foram roubados.
Os quadros inter-activos e os vídeo projectores tinham sido adquiridos com o contributo dos encarregados de educação, com o produto das feirinhas de produtos agrícolas realizadas pela Escola ao longo do ano, pelo Agrupamento Vertical de Escolas e pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Até ao momento a Câmara Municipal não conseguiu apurar junto da GNR de Castelo de Paiva se foram feitas diligências com o objectivo de se identificarem através das impressões digitais os autores deste furto.
O valor dos equipamentos furtados e os prejuízos causados no interior do estabelecimento de ensino ascendem os 2.500 euros, estando a Câmara Municipal e o Agrupamento a trabalhar no sentido de adquirir equipamentos idênticos aos agora furtados.
GICMCP
Cooperativa Agrícola Paivense e as Bombas de gasolina da CEPSA, tambem foram assaltadas.
Também outros assaltam aconteceram durante o fim de semana na vila de Castelo de Paiva.
Na madrugada de sábado, os assaltantes escolheram as instalações da Cooperativa Agrícola Paivense e no mesmo dia por volta das 21h30 três individuos assaltaram as bombas de gasolina da CEPSA na Rua da Boavista a escassos metros do centro da Vila.

domingo, 17 de agosto de 2008

Sentir Jazz Penafiel


Homenagem a um dos melhores compositores do século XX. António Carlos Jobim foi responsável por canções maravilhosas, como "Garota de Ipanema", "Eu sei que vou te amar" e "Samba de uma nota só". Uma oportunidade para recordar um dos criadores da Bossa Nova e celebrar os 50 anos deste género musical.

GICMP

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva