sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Calendário de jogos para este fim de semana para as equipas de Castelo de Paiva




Campeonato Distrital da 1ª Divisão A.F.Aveiro
Paivense – S.Roque Domingo (29 Nov) ás 15 H
Campeonato Distrital da 2ª Divisão A.F.Aveiro
S.Martinho – Cortegaça Domingo (29 Nov) ás 15 H
Campeonato Distrital da 2ª Divisão A.F.Aveiro (FUTSAL)
Travassô – Bairros (28 Nov) ás 18 H
Casal – Beira Rio (28 Nov) ás 18 H Pav. Mun. Castelo de Paiva

Taça Fundação da Inatel - Aveiro
Oliveirense – Folgoso (28 Nov) ás 15 H
Vale – Paraíso (28 Nov) ás 15 H

Banda Marcia de Bairros, promove festa de encerramento


A Banda Marcial de Bairros, leva a efeito este sábado(28 Novembro) a partir das 19h30 na sua sede habitual jantar de encerramento(tradicional feijoada) aberto aos sócios e simpatizantes desta colectividade da freguesia de Bairros.

Aqui fica o programa completo da festa de encerramento:

15:00 Horas-Futebol de Salão entre Músicos.

17:00 Horas-Romagem ao Cemitério.

18:39 Horas-Concerto da Banda.
19:30 Horas- Jantar na sede da Banda com animação pela noite fora dentro.

Último Acto


A povoação de Sameiro no Municipio de Manteigas, voltou a ser o local escolhido para a festa de encerramento do Circuito Nacional de Corrida em Montanha.
Desta apoteose constava uma corrida de aproximadamente 12Km que se desenrolou em plena serra e que teve a caracteristica de na primeira metade ser sempre a subir e a segunda tudo a descer. O Grupo Desportivo colocou à partida 6 corredores e uma caminheira, e embora tendo deixado em Castelo de Paiva três elementos nucleares, Carlos Silva, Nuno Sousa e Joaquim Barbosa, conseguiu o segundo lugar colectivo, este resultado e a forma como os atletas presentes abordaram a corrida não deixa margem para dúvidas que os bons resultados vão prosseguir em 2010.
A entrega de galardões que também estava agendada, decorreu após o almoço e mais uma vez os atletas do Grupo mereceram amplo destaque
Resultados Corrida Sameiro

Geral Masculina
1º José Carvalho (NAM)
2º Rui Muga (NAM)
3º Artur Rodrigues (NAC)
6º Vítor Barbosa - 4º Elite M
7º Sérgio Azevedo - 5º Elite M
24º Fernando Ramos - 6º M45
34º António Moreira - 10º Elite M
46º Manuel Vieira - 2º M55

Geral Feminina
1ª Rosa Madureira (NAM)
2ª Lucinda Moreiras (NCL Sport Club)
3ª Lurdes Monteiro (NAM)
4ª Amélia Vieira - 2ª Elite F

Colectivo
1º NAM
2º GDCCP
3º CCD Gondomar

REDE SOCIAL DE CASTELO DE PAIVA PROMOVE RECOLHA DE ALIMENTOS - Banco Alimentar Concelhio

ESCUTEIROS LOCAIS COLABORAM NA ACÇÃO
REDE SOCIAL DE CASTELO DE PAIVA VAI PROMOVER RECOLHA DE ALIMENTOS NOS HIPERMERCADOS CONCELHIOS
A exemplo de outras ocasiões e no âmbito da Rede Social de Castelo de Paiva, vai decorrer no próximo fim – de – semana, nos dias 28 e 29 de Novembro, entre as 09h00 e as 19h00, com a habitual colaboração dos Escuteiros Locais, uma acção de recolha de alimentos para o Banco Alimentar Concelhio. Esta recolha vai decorrer nos principais hipermercados do concelho, nomeadamente, no Mini Preço, Intermaché, LIDL e no Supermercado Douro, sendo que, preferencialmente, os bens a recolher serão leite, arroz, conservas, bolachas, feijão, café, óleo, azeite, cereais, papas e todo o tipo de alimentos enlatados.Sob o lema “ dividir pão para multiplicar sorrisos “, o Vereador da Acção Social da edilidade paivense, José Carvalho, espera que esta campanha de angariação de alimentos seja um sucesso e que ninguém fique indiferente a esta causa, evidenciando que, com a ajuda de todos, podemos contribuir para um Natal mais feliz e solidário para muitas famílias desfavorecidas e carenciadas do concelho.
GIRP/ Carlos Oliveira

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Farmácias devem aceitar devoluções de Ben-u-ron e trocar gratuitamente - laboratório


Lisboa, 26 Nov (Lusa) - A empresa responsável pela comercialização do Ben-u-ron esclareceu hoje que as farmácias devem aceitar todas as devoluções dos medicamentos com problemas de qualidade e entregar gratuitamente ao utente uma embalagem do mesmo produto.
A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) ordenou terça-feira a suspensão da venda no mercado nacional de vários lotes do medicamento Ben-u-ron xarope, indicado para aliviar a dor e diminuir a febre, depois de ter sido detectada “uma alteração da tonalidade da cor” do medicamento.
O presidente do Infarmed disse hoje, à margem do balanço do primeiro mês de vacinação contra a gripe A, que este organismo recebeu vários pedidos de informação sobre a recolha do medicamento nas farmácias, uma vez que houve pessoas que tiveram de pagar pela embalagem nova.
Contactada hoje pela agência Lusa, a Associação Nacional de Farmácias (ANF) adiantou que pediu informações quarta-feira ao Infarmed para saber “as directrizes sobre a recolha/troca do lote do medicamento em causa”.
O Infarmed aconselha as pessoas a não utilizar o Ben-U-Ron Xarope, paracetamol, 40mg/ml, pertencente aos lotes com problemas, justificando a decisão como uma “medida de precaução e zelo da saúde pública”.
“A recomendação justifica-se por precaução, não existindo evidência de que a alteração detectada tenha efeitos prejudiciais para a saúde”, refere o Infarmed, acrescentando que, no caso de ser utilizado um medicamento deste lote, “não é de esperar que existam motivos de preocupação”.
Os lotes em causa são: 301 A091; 303 A091; 304 A091; 305 A091; 306 A091; 307 A091; 308 A091; 309 A091; 310 A091; 311 A091; 312 A091; 313 A091; 314 A091; 315 A091; 301 C091; 302 C091; 303 C091; 304 C091; 305 C091; 306 C091; 307 C091; 308 C091; 309 C091; 310 C091; 311 C091; 312 C091; 313 C091; 314 C091; 315 C091; 316 C091.

Centro Social de Santa Maria de Sardoura, participou no "Encontro Nacional do Progride" em Santa Maria da Feira



INFORMAÇÃO INSTITUCIONAL


O Projecto Incluir, programa de combate à exclusão social em Castelo de Paiva, promovido pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva e executado pelo Centro Social de Santa Maria de Sardoura, foi convidado a participar no Encontro Nacional do PROGRIDE que se realizou no EuroParque, Santa Maria da Feira, na passada terça feira. Para além dos mais de 70 projectos presentes e representativos do trabalho social desenvolvido de norte a sul do país estiveram também presentes elementos dos diversos centros distritais da segurança social, autarquias, IPSS e o mais alto representante do Concelho Directivo do ISS I.P, Dr Edmundo Martinho.Neste dia, mais de 50 beneficiários do Projecto Incluir estiveram presentes e demonstraram a importância que este projecto tem apresentado na mudança das suas vidas.O Projecto Incluir apresentou-se como um bom exemplo prático de Inserção Activa no concelho de Castelo de Paiva apostando numa forte exposição dos produtos das Oficinas Tradicionais, bem como na produção “in loco” do artesanato regional.Foi, também, evidenciado o trabalho realizado com crianças, idosos e pessoas portadoras de deficiência e/ou incapacidades com a participação do Espaço Ser Mais Criança, SADI – Serviço de Apoio Domiciliário a idosos desfavorecidos, Envelhecer Animado, PAIVA AMIGO e o CODI – Centro Ocupacional Deficientes Incluir,.Esta oportunidade foi, também, aproveitada para a apresentação do filme do Projecto Incluir que chamou à atenção das largas centenas de visitantes que tiveram a oportunidade de ver este trabalho de inclusão social em movimento. De referir que o Projecto Incluir tinha o seu terminus previsto para Julho de 2009 mas viu a sua continuidade assegurada pelo ISS I. P para mais um ano.

PRESIDENTE GONÇALO ROCHA PRESIDIU Á SESSÃO DE ABERTURA DE JORNADAS DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA




No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher
Associação para a Promoção Social e Profissional promoveu “ Jornadas de Prevenção da Violência Doméstica “

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, presidiu ontem à Sessão de Abertura das “ Jornadas de Prevenção da Violência Doméstica “, uma iniciativa promovida pela Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva, no âmbito da comemoração do “ Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra a Mulher “, e que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de autarcas, técnicos de acção social, dirigentes de IPSS, dirigentes escolares, médicos e pessoal de enfermagem, militares da GNR, técnicos de psicologia e advogados, entre tantos outros convidados e participantes.
A enfermeira Paula Barbosa, presidente da APSP de Castelo de Paiva, deu as boas – vindas a todos e mostrou-se satisfeita pela adesão conseguida, realçando a importância da iniciativa e o interesse deste debate, sobre um assunto que, infelizmente, continua na ordem do dia. No seu primeiro acto público no espaço do Salão Nobre, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva congratulou-se com a realização deste encontro para abordar a problemática da Violência Doméstica e endereçou as felicitações à Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva, evidenciado o magnifico trabalho que têm vindo a promover junto da comunidade paivense. Justificando a sua satisfação de participar nestas jornadas, Gonçalo Rocha considerou o tema pertinente, oportuno e de grande interesse, uma vez que “ todos somos poucos para ajudar a despertar a consciência pública para uma questão que se evidencia cada mais na sociedade “, louvando por isso, estas iniciativas junto da população, que a autarquia continuará a apoiar sem reservas.

O Vereador José Carvalho, do Pelouro da Acção Social, também enalteceu esta acção da APSP de Castelo de Paiva, abordando alguns aspectos da problemática da emancipação da mulher e das dificuldades dessa conquista, considerando o tema perfeito para motivar um debate interessante e abrangente, numa sensibilização que a todos deve tocar. No primeiro painel, a psicóloga Sofia Moita, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, do Porto, fez uma caracterização geral da Violência Doméstica, abordando a sintomatologia típica e a forma de agilizar processos, não deixando de relatar detalhes da questão dos distúrbios de ansiedade e do risco da culpabilização.
No painel 2 falou-se de “ Violência Doméstica – o que fazer em caso de agressão “, numa abordagem em que participaram o 2º Sargento Cláudio Silva e a Guarda Liliana Correia, do NIAVE, destacamento de Oliveira de Azeméis, militares da GNR, especializados nesta área e que dissecaram sobre casos concretos e formas de actuar dos agressores, referindo-se também, a denuncias e casos verificados no concelho de Castelo de Paiva, em especial ao aumento de casos de agressões de filhos a pais idosos.Também o advogado Paulo Martel abordou a questão das denúncias e das queixas apresentadas ás autoridades judicias e abordou pormenores para agilizar processos e evitar traumas e martírios para as vítimas deste flagelo, que ainda continua a dominar a sociedade actual.Depois do debate, onde se registou o corajoso testemunho de uma mulher vitima de maus-tratos ao longo de décadas, a Assistente Social Aurora Beleza e o médico Oliveira Ramos, ambos do Centro de Saúde de Castelo de Paiva, falaram da “ Violência Domestica – perspectiva social e médica “, enquanto no último painel do colóquio, a professora Conceição Rodrigues, directora do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão e a Psicóloga Samanta Marques, em representação do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, abordaram a “ Violência Doméstica – uma realidade nas escolas “, trazendo ao fórum casos conhecidos nos estabelecimentos de ensino, as suas consequências no rendimento e sucesso escolar dos alunos, assim como a questão dos procedimentos a tomar quando estes casos são evidenciados no contexto da actividade escolar


GIRP/ Carlos Oliveira

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Chave do Loto 2

Chave Concurso nº47/2009
6 15 18 29 45+40

Comunicado do Bloco de Esquerda - Núcleo de Castelo de Paiva


O governo anunciou ontem a nomeação do Governador Civil de Aveiro, tendo indicado o anterior Presidente de Câmara de Espinho, recentemente derrotado nas eleições autárquicas.O Bloco de Esquerda questiona quais os critérios que levaram à nomeação de José Mota. Esta nomeação, que acontece cerca de 2 meses depois da inesperada derrota de José Mota em Espinho, demonstra que José Sócrates ignorou a opinião dos eleitores, particularmente daqueles que melhor conheciam José Mota.Os eleitores retiraram a confiança política a José Mota por estarem profundamente desagradados com o seu desempenho. Agora, José Sócrates tenta reabilitar a sua imagem com esta nomeação.O Bloco de Esquerda considera errada esta opção política. Manifestamente, esta nomeação deixa claro o desrespeito que José Sócrates tem sobre o cargo de Governador Civil e demonstra que os critérios usados foram os de mera recompensa pelos serviços prestados José Mota ao Partido Socialista e não o resultado de reconhecimento social pelo seu trajecto político.O Bloco de Esquerda considera que esta situação deixa bem claro os critérios que José Sócrates utiliza para a nomeação de cargos públicos, elevando mais alto os interesses partidários do que os interesses dos habitantes do distrito.

Bloco de Esquerda - Núcleo de Castelo de Paiva

Serradelo - Raiva

Vamos ajudar o Rafael


Sozinhos somos um grão de areia no deserto, mas unidos somos capazes de coisas maravilhosas! ...

Este é o Rafael, um menino de Castelo de Paiva (freguesia de Santa Maria de Sardoura) que apenas com 8 meses se queimou com água a ferver.Hoje, com 15 meses, luta para superar as mazelas físicas no Hospital de D. Estefânia, em Lisboa, onde se encontra em tratamentos. A mãe para poder acompanhar o filho tirou licença sem vencimento, e apenas com o vencimento do pai, as dificuldades são muitas para conseguir suportar as despesas que, longe de casa, têm de enfrentar. Os cremes e roupa adequada para queimados não são comparticipados pelo ESTADO e são muito caros! NÓS podemos fazer a diferença e ajudar esta família a superar este drama… POR FAVOR CONTRIBUA E AJUDE ESTA FAMÍLIA A PASSAR UM NATAL MAIS FELIZ!O RAFAEL MERECE!
Este é o NIB da conta da Caixa Geral de Depósitos em nome de RAFAEL COSTA BRAGA é o 003502250003414260078

Clique sobre a imagem em cima para aumentar(comprovativo abertura da conta na Caixa Geral de Depósitos)

Nota de Imprensa

RANCHO FOLCLÓRICO DE S. MARTINHO ESTEVE EM FESTA
EXECUTIVO MUNICIPAL MARCOU PRESENÇA NO JANTAR-CONVIVIO DO 16º ANIVERSÁRIO


O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, acompanhado dos Vereadores António Rodrigues e José Carvalho, marcou presença, na noite do passado Sábado, no Jantar – Convívio promovido para assinalar os 16º aniversário do Rancho Folclórico de S. Martinho.

Tratou-se de uma confraternização que juntou a direcção da colectividade e os componentes deste grupo folclórico, todos imbuídos no espírito de partilha e da vontade de continuar a fazer do Rancho Folclórico de S. Martinho, uma associação de prestígio, que honra e enobrece o município de Castelo de Paiva.
O edil Gonçalo Rocha não deixou de se congratular com mais este aniversário da colectividade e deixou uma saudação a toda a estrutura do Rancho Folclórico de S. Martinho, fazendo votos para que continue levando o nome de Castelo de Paiva pelo país fora, sempre com o mesmo brilho que tem marcado estes anos de existência, na promoção da cultura e da etnografia paivense.


GONÇALO ROCHA AO LADO DE CAVACO SILVA NO ROTEIRO DAS COMUNIDADES LOCAIS INOVADORAS


Acompanhado do Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, Dr. Artur Beleza, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha participou, no passado Sábado, em S. João da Madeira, na Sessão de Encerramento e Reconhecimento do Mérito dos Agentes Inovadores, no âmbito do ROTEIRO DAS COMUNIDADES LOCAIS INOVADORAS, iniciativa levada a efeito pelo Presidente da República, Cavaco Silva.
Recorde-se que o Presidente da República dedicou os dias 20 e 21 de Novembro às temáticas da Inovação Empresarial, Inovação Social, Inovação Cultural, Inovação Ambiental, com destaque para a valorização do capital natural e humano e à Inovação nas Autarquias, contemplando o distrito de Aveiro e, em particular, concelhos do norte do distrito.

Depois de 20 anos de colaboração à instituição
EDIL DE CASTELO DE PAIVA NA HOMENAGEM DA ACADEMIA DE MUSICA AO MAESTRO PEREIRA PINTO



O edil paivense Gonçalo Rocha marcou presença, na tarde de ontem, na cerimónia de homenagem, realizada pela Academia de Musica de Castelo de Paiva, ao conhecido maestro cinfanense Pereira Pinto, professor agora aposentado e que esteve ligado, desde o início, a este estabelecimento de ensino, que já é uma referencia a nível nacional no sector da musica.

Para além do autarca de Castelo de Paiva, esteve presente o Vereador da Cultura, José Carvalho, e também o presidente da CM de Cinfães, José Manuel Pereira Pinto, entre dezenas de convidados, amigos e familiares do homenageado, que não quiseram perder este justo tributo na hora da jubilação e depois de duas décadas de colaboração, como docente, à Academia de Musica de Castelo de Paiva – AMCP.
Depois da intervenção do Director Pedagógico da AMCP, Prof. Agostinho Vieira, que realçou as qualidades e o brio profissional do Maestro Pereira Pinto, evidenciando o tempo em que serviu a instituição, o edil paivense Gonçalo Rocha agradeceu o contributo dado pelo homenageado para o prestígio que a Academia de Musica de Castelo de Paiva hoje ostenta, elogiando a sua postura como homem e como musico e compositor, oferecendo depois ao homenageado, uma placa alusiva à distinção atribuída e aos 20 anos de bom serviço prestado á academia.
No final, com o Auditório Municipal repleto, realizou-se um Concerto com a participação de vários alunos e professores, sendo que, a segunda parte foi integralmente constituída por obras compostas pelo Maestro Pereira Pinto, terminando a iniciativa com o HINO DA ACADEMIA, também da autoria do homenageado.
GIRP/Carlos Oliveira

A prova em Canelas foi de Castelo de Paiva


Gostaríamos de escrever que a prova de Canelas/Arouca se traduziu em uma excelente manifestação desportiva, mas tal não aconteceu. Foram escassos os atletas que se apresentaram para competir e para cúmulo a organização pactuou com atropelos ao regulamento. É de baixa ética falsear a idade para daí tirar benefício para o próprio.

O domínio desta prova foi quase inteirinho dos atletas de Castelo de Paiva, que quase competiram entre si.

Principais resultados

Até 11 anos
1ª Helena Silva (GDCCP)

11/17 anos
1º Bruno Vieira(GDCCP)

Seniores Masc
1º Joaquim Barbosa(GDCCP)

Veteranos
1º Carlos Silva (GDCCP)

Veteranas
1ª Adélia Tavares (Clark)

Colectivos
1º GDCCP

domingo, 22 de novembro de 2009

Trabalhadores da Aerosoles vão receber 70% do salário de Outubro na segunda-feira


Ovar, 22 Nov (Lusa) - O Grupo Investvar, que representa a marca de calçado Aerosoles, vai pagar aos 650 trabalhadores portugueses 70 por cento dos salários de Outubro que estão em atraso, já na próxima segunda-feira, disse à Lusa um dos trabalhadores.
A mesma fonte adiantou que o montante em causa provém da rede de retalho que a marca explora em toda a Europa.
“O que nos disseram é que, para nos poderem pagar, tiveram que ir à rede de lojas buscar o dinheiro todo das vendas”, disse uma operária da fábrica.
“Parece que andaram nisto quinta e sexta todo o dia, a contar tostão a tostão”, adiantou.
O pagamento de parte dos salários em atraso foi anunciado sexta-feira por Pedro Ribeiro da Cunha, administrador do Grupo Investvar, na reunião que esse teve com os trabalhadores da unidade de Esmoriz.
O empresário declarou, nessa altura, que a operação desencadeada nas lojas da Aerosoles para reunir o produto das vendas se ficou a dever, pelo seu carácter de excepção, à vontade de evitar que algum dos trabalhadores do grupo pudesse estar “a passar fome” devido ao atraso no pagamento dos salários.
A medida anunciada para segunda-feira aplicar-se-á à totalidade dos cerca de 650 colaboradores que o Grupo Investvar emprega na sua rede de lojas e nas suas três unidades portuguesas - uma em Esmoriz, concelho de Ovar, e duas em Castelo de Paiva.

Paivense, volta a perder para o Campeonato



A equipa sénior do Sporting Clube Paivense, voltou a perder para o campeonato Distrital da 1ª A.F.Aveiro, frente ao Paços de Brandão por 2-0.


Após decorridas que estão 11 jornadas a equipa de Castelo de Paiva encontra-se na 15ª posição com 9 pontos.


A formação agora orientada agora por Corrreia após chicotada psicológica em 11 jogos consegui 9 pontos mercê de 2 vitórias 3 empates e 6 derrotas. Até agora a equipa marcou 10 golos e sofreu 18.
O principal campeonato de Aveiro é liderado pelo Bustelo com 29 pontos.
Na próxima jornada o Paivense recebe no Municipal da Boavista o S.Roque.


S.Martinho, arrancou um precioso empate em Carregosa a uma bola


A contar para a 2ª Divisão Distrital seríe "A" a equipa do S.Martinho foi alcançar um empate a Carregosa a um bola num terreno dificil.




A equipa de Castelo de Paiva, ocupa nesta altura a sexta posição com 8 pontos em seis jogos realizados.
O próximo jogo disputa-se no próximo fim de semana no Campo Manuel Emílio dos Santos frente ao Cortegaça.
Canedo, lidera a tabela classificativa com 16 pontos


No Inatel de Aveiro, as equipas da região não tiverem grande sorte este fim de semana




Nos três jogos realizados pelas equipas do concelho de Castelo de Paiva, o melhor resultado alcançado pertenceu ao Paraíso que empatou em casa frente ao Perrinho enquanto Folgoso e Real perderam os seus jogos.
Nesta jornada folgou a equpa da Oliveirense



Folgoso 2 - 6 Vale

Paraíso 2 - 2 Perrinho

Pessegueiro 3 - 2 Real

Folga: Oliveirense



Fotos sobre concelho Castelo de Paiva