sábado, 21 de fevereiro de 2009

Noite de carnaval em Oliveira do Arda

Noite de Carnaval
Este Sábado no salão da sede da Junta de Freguesia de Raiva em Oliveira do Arda.
Excelente espectáculo é o que se espera na noite deste Sábado a partir das 21:30h, com a actuação do grupo “Doarda”, uma banda em dueto que tem vindo a fazer furor por todo o concelho e não só.
Esta banda tem animado festas e romarias apostando sobretudo na musica popular portuguesa.
Com um vasto reportório de temas que vão desde os anos 60 até aos tempos de hoje.
Constituída por dois jovens da freguesia da Raiva, bem cedo neles despertou o interesse por este tipo de concertos apostados em animar todos os escalões etários da nossa região.
Desta vez em Oliveira do Arda poderemos observar mais um espectáculo com a habitual animação, ao som das mais belas músicas alusivas à quadra carnavalesca...o “forro”.
António Pinto

Comunicado



PSD à beira de um ataque de nervos



O Partido Socialista de Castelo de Paiva, depois de tomar conhecimento da aprovação da candidatura do nosso Município ao Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado, congratula-se com esta decisão do Governo. Ao contrário do PSD de Paulo Teixeira, que ao longo dos últimos dois anos, adiou, teimosamente, a resolução do problema, Gonçalo Rocha e o Partido Socialista desde a primeira hora apontaram o caminho para a solução do problema do pagamento da dívida a fornecedores e a empreiteiros, através de um Plano Estrutural de Reequilíbrio Financeiro. Solução esta, também apontada pelo próprio Tribunal de Contas. O PS Paivense sempre entendeu que a Câmara Municipal, ao não pagar a quem lhe prestou serviços, - em vários casos há cerca de dez anos -, não poderia ser considerada pessoa de bem. Por isso, vê esta aprovação, patrocinada pelo Governo, com manifesta satisfação. As dúvidas levantadas pelo Vereador Gonçalo Rocha foram legítimas e oportunas face às conclusões do Tribunal de Contas e à falta de esclarecimentos adequados por parte do Sr. Presidente da Câmara. Mesmo assim, a Vereação do PS, onde se inclui Gonçalo Rocha, não deixou de votar favoravelmente a candidatura. Agora, o Partido Socialista e Gonçalo Rocha não podem deixar de falar verdade aos Paivenses. Não podem deixar de denunciar a irresponsabilidade e a incompetência dos dois principais responsáveis pela monstruosa e ruinosa dívida da Câmara Municipal: Paulo Teixeira e Rui César Castro! Quem aumenta dez vezes mais a dívida da Câmara Municipal, não pode ficar ilibado destra monstruosidade. Tem que ser responsabilizado pelo erro. Quem remete uma dívida desta dimensão, de muitos milhões de euros, para as gerações vindouras, tem que ouvir os protestos veementes e duros dos Paivenses! Por muito que lhes custe e por muito desespero que lhes provoque. As reacções e declarações que têm vindo a público visando, o nosso candidato à Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, são o retrato fiel da sua gestão, ou seja, truculentas, arrogantes, presunçosas, cansadas, sem ideias novas e até, quase, insultuosas. O Sr. Vereador Rui César, politicamente, é de facto um incontinente verbal. Agradecemos-lhe o argumento que nos deu para que em tempo oportuno, os Paivenses percebam a prenda que lhes saiu na rifa. Nós entendemos o que preocupa e inquieta o Vereador Rui César. Não sabe se fica dentro, e em que lugar, ou se fica fora da escolha do PSD às próximas autárquicas. Ao contrário de outros que o criticam, Gonçalo Rocha é um homem de uma só cara e com ideias claras do que quer para o Concelho. Gonçalo Rocha é um homem limpo e que fala verdade. E o povo estará seguramente pela verdade!


O Partido Socialista de Castelo de Paiva
Castelo de Paiva, 19 de Fevereiro de 2009.

Noticias sobre Cinfães

Os “sons” da Cinfania

“Sons da montanha”, “Sons do vale” e “Sons ribeirinhos”, com direcção do maestro J. A. Pereira Pinto; “A tempo e horas – Fantasia”, com o maestro Alberto Madureira; e “Memórias do povo – Rapsódia”, sob direcção do maestro Alexandre Coelho, compõem o programa da Cinfania, concerto promovido pela Câmara Municipal de Cinfães.
Cinfania será apresentado na Casa da Música, no Porto, a 8 de Março, às 18h00. 80 músicos e 80 vozes vão tocar e cantar o Cancioneiro de Cinfães (1950), de Virgílio Pereira. O espectáculo decorrerá na Sala Suggia.
As vozes em palco serão de elementos do Coral Etnográfico de Cinfães e de grupos corais das freguesias cinfanenses e os músicos serão executantes da Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães; Banda de Música da Casa do Povo de Ferreiros; Banda Marcial de Nespereira; Sociedade Artística e Musical de Cinfães – Banda Marcial; e da Banda Filarmónica de Santo António de Piães.
A entrada será gratuita, sujeita a levantamento de bilhetes na Câmara Municipal de Cinfães ou na Casa da Música.
Assuntos aprovados na Assembleia Municipal

A Assembleia Municipal de Cinfães aprovou a ratificação da proposta de geminação com o município de S. Filipe, da Ilha do Fogo, Cabo Verde; a proposta apresentada pela Câmara Municipal para delegação de competências às Juntas de Freguesia, para limpeza de bermas, valetas e de aquedutos; e o reconhecimento de interesse público dos Parques Eólicos de Bustelo e de Cinfães.
A reunião da Assembleia Municipal de Cinfães realizou-se hoje, dia 20, nos Paços do Concelho.
Pintura na Escola Profissional
“Retratos de África” é o título da exposição de pintura inaugurada hoje, dia 20 de Fevereiro, na Escola Profissional de Cinfães.
iniciativa é “realizada em homenagem ao explorador Serpa Pinto”.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

AROUCA JOGA AO ENTRUDO


O Carnaval é motivo de libertação e de manifestação de sentimentos, aproveitando, muitas vezes, o contexto social actual. Este ano, as comemorações não fugirão à regra, e o programa está já definido. No dia 20 de Fevereiro, o Agrupamento de Escolas de Arouca organiza o tradicional desfile infantil, que a partir das 10 horas irá animar as ruas da vila. A 23 de Fevereiro, a partir das 21:30, com a colaboração do Grupo Cultural e Recreativo de Rossas, joga-se ao Entrudo como antigamente, na Praça Brandão de Vasconcelos. Por fim, no dia 24 de Fevereiro, a partir das 14 horas, haverá um grande desfile, organizado pela Federação das Associações do Município de Arouca. A coordenação deste programa está a cargo da Câmara Municipal.

GICMA

Corta - Mato das Beiras - Boa Prestação Paivense


Com uma temperatura excelente, um circuito bem desenhado, desenrolou-se em Magualde, o Corta - Mato do agrupamento das Beiras, este ano, com particularidade de em simultâneo se ter realizado o Corta - Mato Europeu por selecções para atletas com deficiência mental.As equipas de Castelo de Paiva, Grupo Desportivo e A.D. C.J. Clark, marcaram presença e pode concluir-se; positiva! Bruno Vieira, atleta do Grupo Desportivo, apesar de ser iniciado de primeiro ano, levou de vencida as cinco dezenas de opositores sagrando-se com todo o mérito Campeão das Beiras.Nos restantes escalões também aconteceram prestações engraçadas, Patrícia Monteiro, da Clark, foi terceira, sendo Amélia Vieira, do Grupo Desportivo, quinta.Colectivamente o Grupo Desportivo fez quarto lugar em dez equipas que conseguiram fechar com quatro elementos. A A.D C.J Clark foi a unica formação (completa) presente, trazendo, por isso, para Castelo de Paiva o apetecido título.Os responsáveis pelas formações Paivenses fizeram a seguinte apreciação do evento.Adélia Tavares, Clark:"Não terá sido um bom campeonato o piso é muito duro para aquilo que se pretende de um Corta - Mato, contudo para nós foi positivo, levamos a vitória colectiva em femininos, um terceiro lugar da Patricia em seniores, e um segundo meu e terceiro da Elisabete em Veteranas, tendo participado no total sete atletas nossos.Manuel Vieira, Grupo Desportivo:"Não percebo o que se passa, continuamos a não dar o nome certo ás coisas. Um Corta-Mato que mais parecia uma pista e para cúmulo efectuado em distãncias curtas, o que desvirtua a génese destas competições. Estivemos bem e o título do Bruno mostra-nos que é possível fazer-se a renovação. No cômputo geral os oito atletas que nos representaram honraram a camisola.

GDCPV

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

COMUNICADO


PSD DE CASTELO DE PAIVA CONGRATULA-SE COM DECISÃO DA DIRECÇÃO GERAL DO TESOURO

CÂMARA MUNICIPAL VÊ APROVADO EMPRÉSTIMO


Não obstante as críticas da oposição 2009/02/17 Foi hoje apresentada pela Direcção Geral do Tesouro e Finanças a lista dos Municípios contemplados com o Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado. O Partido Social Democrata de Castelo de Paiva, congratula-se com esta medida que irá permitir ao Município de Castelo de Paiva contratar um empréstimo no valor de 8.750.000€ para reduzir o passivo a fornecedores. Mau grado o vereador socialista, Gonçalo Rocha, ter afirmado que esta candidatura era "perder tempo e não tenhamos as mínimas hipóteses de ter sucesso nesta candidatura, face às indicações do tribunal de contas", a verdade é que mais uma vez Paulo Teixeira e a sua equipa tinham razão ao formalizar e aprovar a candidatura. Mais uma vez Gonçalo Rocha fica isolado a falar mal da Câmara, do Município e do Concelho, chegando mesmo ao cúmulo de "esperar estar enganado mas parece-lhe que não haverá sucesso por parte da Câmara Municipal". Será esta a postura correcta quando o PSD propõe uma solução para a situação financeira do Município, da parte do líder do PS desejar o insucesso do Município? A verdade é que Gonçalo Rocha só sabe dizer mal de tudo e de todos, já nos habituou ao discurso da calamidade, sem ideias nem projectos e não sabe dizer mais nada! Nestes tempos de dificuldades no Mundo, na Europa e no Pais, o Concelho tem que ter como Presidente alguém que tenha a razão nas decisões. Paulo Teixeira, uma vez mais, contra as vozes da desgraça, da crítica gratuita, da maledicência toma as decisões correctas a bem do Concelho e do Povo de Castelo de Paiva.

Câmaras Municipais de Arouca e Castelo de Paiva promoveram CONFERENCIA DE IMPRENSA sobre CENTRAL DE BIOMASSA


Promoveram “ Conferência de Imprensa “ sobre projecto de Central de Biomassa
Câmaras de Arouca e Castelo de Paiva
planeiam importante investimento conjunto

Unidade deve estar a funcionar no início de 2012


As Câmaras Municipais de Arouca e Castelo de Paiva promoveram, no Salão Nobre da autarquia arouquense, uma Conferência de Imprensa, para abordar e melhor esclarecer o processo para a concretização de um investimento orientado para uma Central de Biomassa, a ser localizada numa zona de fronteira dos dois concelhos.

Este projecto será apresentado durante o mês de Abril, ocasião em que será constituída a entidade promotora e terá um investimento que rondará os 80 milhões de euros e poderá, eventualmente criar, mais de meia centena de postos de trabalho, podendo ser a maior unidade de produção de energia renovável a partir de resíduos florestais, a funcionar em Portugal.
Os presidentes Paulo Teixeira e Artur Neves garantiram já o protocolo para a criação da entidade que vai assegurar a prossecução do projecto e estão confiantes nesta intenção de investimento, que irá avançar a par com a construção do IC 35, acessibilidade reclamada e que vai servir os dois concelhos vizinhos, sendo que este projecto é encarado como uma mais valia para a região, podendo ser considerado como um ganho complementar para os proprietários florestais que, limpando as suas matas podem, ao mesmo tempo, também assegurar um rendimento extra.
A ZIF – Zona de Intervenção Florestação de Castelo de Paiva vai ajudar a divulgar e a sensibilizar os proprietários para a utilidade deste equipamento que ficará localizado num terreno de 18 hectares na zona do Alto do Aressaio, na partilha das freguesia de Real e Santa Eulália, e que poderá ser utilizado por proprietários de outros concelhos vizinhos, já que se estima uma produção de 300 mil toneladas / ano, sendo que os fornecedores desta unidade de produção de energia renovável vão receber cerca de 30 euros por tonelada de resíduos entregues.
Para além de considerar que, este investimento público / privado pode contribuir para dinamizar o sector florestal na região, o presidente Paulo Teixeira fez questão de sublinhar o interesse e o proveito económico que este projecto pode ter para as famílias e para aqueles industriais que se dedicam ao sector da exploração florestal, destacando que esta unidade pode potenciar ganhos para a economia local na ordem dos 15 milhões de euros anuais.
Os dois edis sublinharam a plena concordância das autarquias neste projecto, recordando, que a mancha florestal é predominante nos dois municípios, ao mesmo tempo que vincaram a importância da região contar com boas acessibilidades quando a Central de Biomassa estiver em funcionamento, daí que os autarcas insistam no urgente avanço das obras do IC 35 que, ligando a A4 em Penafiel à A25 em Sever do Vouga, vai servir os concelhos de Arouca e de Castelo de Paiva.
Se tudo correr conforme o previsto, o estudo de impacte ambiental avançará em breve, o investidor também irá promover a adjudicação da obra brevemente, devendo a Central de Biomassa entrar em funcionamento nos finais de 2011.
GICMCP/Carlos Oliveira

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Paivense derrotado em casa pelo Carregosense

E o inesperado aconteceu, o Paivense perdeu esta tarde em casa com o Carregosense. Ambas as equipas partiam com 24 pontos para este jogo, e jogando em casa pedia-se ao Paivense que não desperdiça-se pontos. Tal como na 1ª volta, o jogo entre estas duas equipas voltou a ser mediocre!!! O jogo começa numa toada de muito equilibrio até que aos 21 minutos William agarra e empurra João Carlos dentro da grande área Paivense, Sandra Bastos não assinalou a falta evidente e a bola acabou por sobrar para Luis Teixeira que não perdoou e fez o 0-1. Na segunda parte depois de um excelente trabalho de Parente este executa um cruzamento excelente para a cabeça de Paulinho que empatou o jogo. O Paivense estava melhor, dava a sensação que poderia chegar à vantagem, no entanto um erro infantil na zona defensiva permitiu que o avançado Julinho remata-se para uma grande defesa de Manuel, na sequência do canto a equipa do Paivense foi demasiado "macia" a abordar o lançe e Zé Pedro fez o 1-2!
Como resumo: o Paivense perde 3 pontos de enorme importância; mais um erro de arbitragem a prejudicar o Paivense (não existe explicação para não marcar a falta sobre João Carlos); um autêntico festival de anti jogo do Carregosense com a benevolência de Sandra Bastos e erros defensivos que custaram muito caro ao Paivense.

Por Vitor Moreira/sportingclubepaivense.blogspot.com

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva