sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Espaços envolventes à Biblioteca, ao Auditório e ao Centro Escolar de Nespereira em concurso

A Câmara Municipal de Cinfães deliberou abrir concurso para as obras dos espaços envolventes à Biblioteca e ao Auditório Municipal, com preço base de 1.603.508,96 euros; e dos espaços envolventes ao Centro Escolar de Nespereira, com preço base de 551.396,81 euros.

Parlamento dos Jovens na Assembleia Municipal

Os representantes das escolas do município no programa Parlamento dos Jovens apresentaram propostas sobre Alimentação e Saúde e Participação Cívica dos Jovens no decorrer da reunião da Assembleia Municipal de Cinfães, a 20 de Fevereiro. Intervieram estudantes das Escolas Básica (EB) dos 2º e 3º Ciclos de Souselo, Secundária com 3º Ciclo do Ensino Básico Prof. Dr. Flávio F. Pinto Resende e Profissional de Cinfães.
Sobre Alimentação e Saúde, temática em discussão no Parlamento dos Jovens do Ensino Básico, os estudantes da EB 2,3 de Souselo defenderam a introdução de “pratos e alimentos alternativos e saudáveis, como saladas, grelhados, frutas e sumos naturais”, no refeitório e no bar da escola; e propuseram a realização de “acções de sensibilização relacionadas com o tema, como sessões de esclarecimento com profissionais de saúde, medição do índice de massa corporal e do perímetro abdominal e utilização dos meios de comunicação da escola (rádio e jornal) para alterar comportamentos alimentares”.
As propostas dos estudantes da Secundária/3 de Cinfães centraram-se na necessidade de promoção da “alimentação saudável na escola” e de “actividades desportivas gratuitas nas escolas, nos espaços municipais e nas colectividades”.
Juventude e participação
Sobre a Participação Cívica dos Jovens, em discussão no Parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, foram sugeridos, pela Secundária de Cinfães, o “reconhecimento do voluntariado através de um cartão onde ficariam registadas as actividades realizadas no âmbito do voluntariado, por meio de créditos. Tais créditos poderiam ser contabilizados e facilitariam o acesso ao ensino superior, em determinados cursos, e facilitariam a progressão na carreira”; a “atribuição de benefícios fiscais a empresas que tenham voluntários nos seus quadros, dando possibilidade a essas empresas de dispensarem os seus trabalhadores para efectuarem trabalho voluntário”; e a “criação de observatórios/instituições sociais nas freguesias, com objectivo de efectuar o levantamento de casos de desintegração social/exclusão que permitam a integração dos mais desprotegidos e abandonados”.
Os estudantes da Escola Profissional de Cinfães propuseram “atribuir verbas a instituições/associações constituídas, maioritariamente, por jovens com o objectivo de preservar o ambiente”; “criar incentivos à prática não poluente de desportos náuticos”; e “criar clubes de amigos do ambiente nas escolas”.
Sobre o Parlamento dos Jovens
Parlamento dos Jovens (www.parlamento.pt/webjovem2009) é uma iniciativa “da Assembleia da República (AR), desenvolvida ao longo do ano lectivo com as Escolas de todo o país que desejarem participar, culminando com duas sessões nacionais que se realizam anualmente”, destinadas a alunos dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário. “Incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afectam o seu presente e o futuro individual e colectivo, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder político”; e “dar a conhecer o significado do mandato parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses”, são alguns dos objectivos do Parlamento dos Jovens.
As sessões nacionais, a realizar na AR, estão agendadas para 20 e 21 de Abril (Ensino Básico) e para 25 e 26 de Maio (Ensino Secundário). Os participantes serão eleitos no decorrer de sessões distritais que, em Viseu, se vão realizar no mês de Março, nos dias 23 (em Viseu, para o Ensino Básico, com a participação de Almeida Henriques, deputado da AR) e 24 (em Lamego, para o Ensino Secundário, com a presença de Hélder Amaral, deputado da AR).
Para a fase distrital, as escolas do município de Cinfães elegeram dois deputados cada (quatro, no total, no caso da Escola Secundária/3: dois deputados do Ensino Básico e dois do Ensino Secundário), em sessões escolares realizadas em Janeiro.

PS levantou dúvidas sobre o imóvel - Director de Planeamento assume responsabilidade pelo prédio da rua da Saudade

O Director de Planeamento da Câmara Municipal de Penafiel
assumiu, na última reunião de Câmara, a responsabilidade pela localização do prédio que o PS, há duas semanas, afirmou ter sido licenciado pela autarquia contra os pareceres técnicos.


O edifício destinado a comércio e escritórios na Rua da Saudade - Penafiel, que os socialistas dizem estar construído "em cima da rua", foi, ainda nas palavras do arquitecto Melo, o segundo a ser licenciado com aqueles afastamentos à via. "Ou teríamos uma frente com os anexos e as traseiras das casas da Vila Gualdina ou um novo perfil com uma construção de qualidade", explicou o técnico.
O presidente da Câmara aproveitou a explicação do director de Planeamento para desmentir o PS, que coloca várias dúvidas relativamente à legalidade do prédio. "É vergonhoso assistirmos a actos políticos deste tipo, numa atitude de impunidade que o PS/Penafiel procurará questionar em todas as instâncias zeladoras da legalidade", prometeu a Comissão Política socialista.
"Foi uma opção técnica e não política", respondeu Alberto Santos, na semana passada.
In Verdadeiro Olhar

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

CPCJ com 145 processos em 2008

O Centro Escolar de Fonte Coberta, na freguesia de Souselo, recebeu aprovação de financimento comunitário no valor de 786.320.50 euros. 70 por cento do custo total da obra (incluindo empreitadas, orçadas, aproximadamente, em 978 mil euros, e mobiliário, equipamento informático e material didáctico), estimado em cerca de 1.100.000 euros.
O financiamento foi garantido pelo Quadro Comunitário de Apoio (QCA) III, Medida 3.1 – Educação: Infraestruturas de Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário (FEDER), Operação Norte (ON).
O Centro Escolar de Fonte Coberta, inaugurado oficialmente a 9 de Janeiro último, já havia garantido financiamento de 400.350.65 euros, pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que, agora, fica sem efeito, prevalecendo a comparticipação da obra pelo QCA III.
Obras e viatura comparticipadas
As obras dos espaços envolventes da sede da Junta de Freguesia de Ramires vão ser financiadas a 50 por cento pela Câmara Municipal de Cinfães. O valor da comparticipação será de 7.365.00 euros, numa empreitada cujo orçamento é de 14.730.00 euros.
A construção de um muro de suporte em granito, a pavimentação em cubos e o gradeamento em ferro são alguns dos trabalhos previstos.
A Câmara Municipal de Cinfães também irá comparticipar a aquisição de uma carrinha por parte do Centro Social da Paróquia de S. Martinho de Fornelos. O subsídio atribuído, de 4.866.65 euros, representa 40 por cento do valor, sem IVA, do veículo automóvel.
Adjudicado serviço de manutenção das ETAR
A manutenção das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Município de Cinfães foi adjudicada à empresa Luságua – Serviços Ambientais, SA, por cerca de 37 mil euros.
Escolas vão receber kits de Primeiros Socorros
As Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e os Jardins-de-Infância do concelho de Cinfães vão receber material de Suporte Básico de Vida (Primeiros Socorros). A Autarquia vai adquirir 32 kits por cerca de 1600 euros.

II edição da Noite de Sol a 1 de Março
A Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira (ASSRN) vai promover a II edição da Noite de Sol no póximo domingo, dia 1 de Março. A gala vai realizar-se no Centro Social e Cultural do Olival, na freguesia do Olival, concelho de Gaia, a partir das 16h00. A ASSRN pretende angariar fundos para construir o Centro Social Armando Soares (nome do doador do terreno onde será edificada a obra).

CPCJ com 145 processos em 2008

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Cinfães sinalizou 63 situações de perigo, em 2008, e deu seguimento a 82 processos que transitaram de 2007 para 2008.
Segundo o Relatório Anual de Actividades e Avaliação, a CPCJ encerrou o ano de 2008 com 104 processos activos, de um total de 145 processos (32 foram arquivados e 9 arquivados liminarmente). 76 casos relativos a crianças e jovens do sexo feminino e 69 a crianças e jovens do sexo masculino.
As problemáticas mais identificadas foram a negligência (77 processos), o abandono escolar (27) e os maus tratos físicos (11). Referência ainda para problemáticas como os maus tratos psicológicos/abuso emocional (9 processos), o abuso sexual (6) e o o abandono (5).
Os grupos etários 6-10 anos e 15-17 anos registaram maior incidência de situações de perigo, com 39 e 41 processos, respectivamente. Na maior parte da totalidade dos casos assinalados (135), o agregado familiar da criança/jovem é a família biológica.
A distribuição dos processos por freguesia revelou maior número de ocorrências em Cinfães (23), Nespereira (20), Oliveira do Douro (17), S. Cristóvão de Nogueira (16), Souselo (14) e em Santiago de Piães (12).
Mais negligência
Em relação a 2007, entre outras variações, verificou-se o aumento da negligência (de 32 para 77 processos) e da prática de facto qualificado como crime (de 1 para 3); e o decréscimo do abandono escolar (de 33 para 27 processos) e da ingestão de bebidas alcoólicas (de 2 para nenhum).
As sinalizações/participações das situações de risco foram efectuadas, sobretudo, por estabelecimentos de ensino (46), serviços de Segurança Social/RSI (Rendimento Social de Inserção) (21), vizinhos (17) e por familiares/pais/próprias crianças e jovens (12).
Da intervenção da CPCJ resultaram 114 Acordos de Promoção e Protecção, concretizados através de apoio junto dos pais (109 acordos); de apoio junto de outro familiar (3); apoio para autonomia de vida (1); e de acolhimento familiar (1).
Durante o ano de 2008, “as principais dificuldades de funcionamento” assinaladas pelos membros da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Cinfães foram a “menor participação de alguns parceiros no trabalho da CPCJ”; a “insuficiência de disponibilidade dos membros da CPCJ”; a “necessidade de um administrativo a tempo inteiro e de um educador social a tempo parcial”; e a “escassez de respostas sociais”. Os pontos positivos apontados: a “proximidade local e conhecimento da realidade por parte da CPCJ”; a “multidisciplinaridade do trabalho da CPCJ/complementaridade de saberes”; e a “intervenção interdisciplinar/trabalho em parceria”.
O que é a CPCJ de Cinfães?
“É uma instituição oficial não judiciária, com autonomia funcional, que promove os direitos da criança/jovem e previne, ou põe termo, a situações de perigo”.
Objectivos da intervenção:
“A CPCJ de Cinfães visa afastar do perigo em que se encontram as crianças/jovens, proporcionando-lhes condições para promover e proteger a sua saúde, segurança, formação, educação, bem-estar e desenvolvimento integral”.
Como sinalizar as situações de perigo à CPCJ?“A CPCJ intervém a partir do conhecimento de situações que envolvam crianças ou jovens em perigo, com base na informação ou participação, tão fundamentada quanto possível por parte de:
qualquer um dos seus membros;
familiares das crianças ou jovens;
qualquer membro da comunidade;
da própria criança ou jovem.
A participação pode ser feita:
pessoalmente, na sede da comissão (Casa dos Outeirinhos);
por escrito (CPCJ, Casa dos Outeirinhos, 4690 – 893 Cinfães);
por telefone ou fax (255 563 584);
por e-mail (cpcjcinfaes@mail.telepac.pt; cpcj@cm-cinfaes.pt);
de qualquer outra forma e de modo anónimo.”
Horário de funcionamento:
- 9h00-13h00 e 14h00–17h00, de segunda a sexta-feira. O regime de funcionamento permanente é assegurado pelo sistema de encaminhamento das chamadas telefónicas para a GNR de Cinfães (entidade de primeira linha de intervenção).
Quando se considera que uma criança/jovem está em perigo?
“- Está abandonada ou entregue a si própria;
- Sofre de maus tratos físicos, psiquícos, ou é vítima de abuso sexual;
- Não recebe os cuidados ou a afeição adequados à sua idade e situação pessoal;
- É obrigada a trabalhos excessivos ou inadequados à sua idade, dignidade e situação pessoal ou prejudiciais à sua formação ou desenvolvimento;
- Está sujeita a comportamentos que directa ou indirectamente afectem a sua segurança ou o seu equilíbrio emocional;
- Assume comportamentos ou entrega-se a actividades ou consumos que afectem gravemente a sua saúde, segurança, educação, formação ou desenvolvimento integral, sem que os pais, representantes legais ou detentores da guarda de facto procurem remover essa situação.”
Quando intervém a CPCJ?
“A intervenção para a promoção e protecção da criança/jovem tem lugar quando os pais, representante legal, ou quem tenha a guarda de facto ponha em perigo a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral, ou quando esse perigo resulte da acção ou omissão de terceiros ou da própria criança ou jovem, e que aqueles não se oponham de modo adequado a remover esses perigos.”
Medidas que a CPCJ pode aplicar:
“Apoio junto dos pais; Apoio junto a outros familiares; Confiança do menor/jovem a pessoa idónea; Apoio para autonomia de vida; Acolhimento familiar; Acolhimento em instituição.”

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Hospital constituiu-se assistente em processo-crime contra raptora

O Hospital Padre Américo, de Penafiel, constituiu-se assistente num processo em que uma mulher de Lousada é acusada pelo Ministério Público (MP) de ter raptado um bebé naquela unidade hospitalar, em Junho do ano passado.
Fonte hospitalar disse hoje à agência Lusa que a decisão se prende com o facto da arguida "ter colocado em causa o bom-nome" do hospital e dos seus profissionais.
Também a família do bebé raptado se constituiu assistente no processo.
O início do julgamento de Simone F., 21 anos, está marcado para 31 de Março no Tribunal de Lousada, sendo a arguida acusada por sequestro agravado, crime com uma moldura penal de dois a dez anos de prisão.
As imagens de videovigilância do hospital comprovam que a mulher entrou na maternidade, no piso seis do hospital, vestida com uma bata de enfermeira.
No corredor cruzou-se com profissionais de saúde que não suspeitaram das intenções da mulher.
Na enfermaria da maternidade permaneceu apenas cerca de um minuto. Saiu por instantes, observou o corredor para ver se lá se encontrava alguém, voltando a entrar na enfermaria.
Saiu pouco depois com a criança num pequeno carro de bebé, que viria a abandonar junto a um elevador.
A mulher andava a ser acompanhada nos serviços de ginecologia do hospital há alguns meses, o que lhe terá permitido assimilar alguns procedimentos do pessoal, nomeadamente a hora de mudança de turno dos profissionais de saúde.
Um outro rapto de um recém-nascido ocorreu no mesmo hospital em Fevereiro de 2006, num caso já julgado em primeira instância e com acórdão confirmado pela Relação do Porto.
Neste caso, a sequestradora confessa da uma bebé, Alice Ferreira, foi condenada a quatro anos e oito meses de cadeia, pena que se manterá suspensa caso a mulher pague 30 mil euros de indemnização à família ofendida.
De acordo com o acórdão, metade da indemnização deverá ser liquidada em 28 meses (ou seja, até 01 de Fevereiro de 2010) e a restante até ao final do período de suspensão da sentença.
A advogada de Alice Ferreira confirmou hoje que a arguida ainda não pagou qualquer parcela da indemnização por falta de recursos.
Desde o primeiro rapto ocorrido no hospital em Fevereiro de 2006, foi reforçado o sistema de vigilância vídeo, através da adopção do formato digital e do aumento do número de câmaras.
JGJ/APM.
Lusa/fim




Gonçalo Rocha continua a reclamar intervenções na freguesia Sta Maria de Sardoura

Na reunião do executivo Municipal de hoje, o Vereador e candidato à Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, continuou a reclamar algumas intervenções na freguesia de Santa Maria de Sardoura, nomeadamente: "- desvio das águas do caminho da Capela à Ribeira de Sá;- No Caminho do Tapado de Sá às Laceiras, aquando da obra da Variante à EN 222, foram realizados trabalhos de condução de águas, causando danos e estragos significativos no seu pavimento. É necessário exigir ao IEP que proceda à respectiva reparação do piso;- Continuar a pavimentação e beneficiação do caminho do Tapado às Laceiras;- Beneficiação e pavimentação do Caminho das Laceiras, que liga a Valbeirô e a Valcides;- Pavimentação do resto da ligação de Valbeirô ao fontanário das Laceiras;- Na estrada da Fontela a Guivães é necessário colocar a iluminação pública;- É urgente pavimentar o caminho da Cerca, em Carcavelos;- Pavimentação do Caminho para a futura Zona Industrial da Cruz da Carreira;- Pavimentação do caminho da Carreira;- Pavimentação da travessa da Cruz da Carreira, entre EN 222 e a EM 504;- Pavimentação do caminho da Ribeira de Sá,- Limpeza do enorme silvado e lixo no tanque público do fontanário do Ribeiro;- Colocação de resguardos em vários pontos da EN, entre Cruz da Carreira e Greire. O Vereador do Partido Socialista Gonçalo Rocha.
Castelo de Paiva, 24 de Fevereiro de 2009.

"Pelo Gabinete de Imprensa do PS Castelo de Paiva

Rede Social de Castelo de Paiva promoveu convívio de carnaval com as IPSS do concelho


Na véspera do Carnaval

Rede Social de Castelo de Paiva promoveu convívio Inter – Instituições

O Gabinete da Rede Social de Castelo de Paiva promoveu, na tarde da passada Segunda – Feira, no Pavilhão Municipal de Desportos, um Convívio Inter – Instituições, orientado para as IPSS do concelho. O programa intitulado “ Arco Íris – o Social Colorido “, teve grande adesão das instituições, tendo envolvido mais de meio milhar de participantes, entre crianças, jovens e idosos, evidenciando-se a participação da Associação de Solidariedade Social de Bairros “ Os Cucos “, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido, o Centro Social de Santa Maria de Sardoura, o Centro Social de Real e a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva.Num espectáculo com muita musica, cor e animação, na qual marcaram presença o Presidente da CM, Paulo Teixeira, e o Vice-Presidente da autarquia paivense, Rui César Castro, a IPPS de Bairros “ Os Cucos “, apresentou um desfile sobre o tema “ Magia “ com crianças e os formandos dos Cursos EFA- Educação e Formação de Adultos ( técnicas de acção educativa e apoio familiar e à comunidade ), a ARPIP versou o tema “ As abelhinhas “ e as “ Bonecas de Trapos “, enquanto o Centro Social de Sardoura apresentou o tema “ Espantalhos “, envolvendo as crianças do Prolongamento, ATL, Campo de Férias, Centro Ocupacional Deficientes Incluir, os formandos dos cursos direccionados aos cidadãos portadores de deficiência e os idosos que frequentam o centro de dia da instituição.Já o Centro Social de Real trouxe à festa de Carnaval o tema do “ Multi – culturalismo “ com grupo de índios e representações de culturas diversas (acção de formação EFA – Técnicas de Acção Educativa), ao mesmo tempo que a Santa Casa da Misericórdia que, para além dos seus idosos, também esteve representada pelo CAO – Centro de Actividades Ocupacionais, desenvolveu o tema “ A Musica e os cozinheiros “.No final, todos desfilaram em conjunto e participaram num animado baile popular.
GIRP/COliveira

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Cindicalfe abre novo espaço em Santa Maria da Feira

Sedeada em Pedorido, a Cndicalfe nasceu em 1997, começando a laborar numa garagem no edifício da drogaria Dias, hoje a Cindicalfe é uma empresa reconhecida e de grande sucesso, tendo registado as marcas Flex & Go e Dr. Flex, em 2003. ao longo destes 12 anos têm-se expandido não só para a Europa como também para o médio – oriente. A abertura de lojas e produtos com a marca Flex & Go é apenas mais um passo na evolução e crescimento da empresa.
Com uma decoração bem original a 1ª loja Flex & Go agora inaugurada, comercializa calçado cujas principais características são o conforto e a flexibilidade. Eliminar a rigidez e ganhar em anatomia são os principais objectivos a que a Flex & Go se propõe através de inovadoras técnicas de fabrico.
A empresa vê na inovação o seu potencial de crescimento. Este primeiro espaço agora inaugurado, funcionará como uma loja – piloto para uma futura rede de lojas Flex & Go
Para quem ainda não viu a loja da Flex & Go informamos que esta fica situada na Rua da Casa da Feira a dois passos dos Missionários Passionistas (a caminho do iper mercado feira nova).

Pólo Aquático entra na recta final



Aproxima-se o final da fase regular do campeonato nacional de pólo aquático. Começam-se a definir as classificações e aparentemente apenas ainda há possibilidades de mexidas no 3º e 4º lugares. Ora são precisamente esses os lugares que, neste momento, o Paredes disputa.
Após ter sido derrotado por Portinado e Salgueiros, resta ao Paredes garantir o 4º lugar e tentar uma última hipótese de chegar ao 3º posto, ultrapassando a Amadora e igualando a classificação da época transacta. Em qualquer um destes cenários o Paredes atingiria o objectivo a que se propôs para esta temporada: garantir novamente uma presença nos play-off’s. É certo que internamente o clube do Vale do Sousa espera igualmente repetir uma presença nas competições europeias no próximo ano. Porém este objectivo ainda não está garantido e o Paredes terá de se esforçar bastante para o atingir. De relembrar que os lugares que dão acesso às competições europeias são: 1º ao 3º classificado do campeonato nacional e vencedor ou finalista vencido da Taça de Portugal (no caso do vencedor ser um dos finalistas do play-off).
Faltam cumprir 3 jornadas e ainda é possível o pior dos cenários, que seria o Paredes ser ultrapassado pelo Cdup e nem sequer ser apurado para a fase final do campeonato. Neste momento as equipas estão em igualdade pontual, embora o Paredes esteja em vantagem, uma vez que venceu os universitários no jogo da primeira volta.
Na jornada do fim-de-semana passado, o Paredes deslocou-se a Guimarães onde venceu por larga vantagem a equipa da casa. O jogo começou muito equilibrado, como podemos verificar pelos parciais dos 2 primeiros períodos: 2-1 e 3-3. A meio do jogo o Paredes estava mesmo em desvantagem por um golo. Contudo este resultado apenas se verificava por culpa do Paredes, uma vez que durante estes primeiros períodos a equipa esteve com a pontaria afinada demais e acertou vezes sem conta nos ferros da baliza contrária. Coincidência ou não, com a troca de lado, a equipa de Paredes passou a conseguir introduzir a bola na baliza e o Vitória foi perdendo fulgor físico. Daí se percebe facilmente o desnível nos parciais: 2-7 e 1-7.
Apesar das dificuldades iniciais, acabou por ser uma vitória justa e natural. Na próxima jornada o Paredes desloca-se à Reboleira. Vários cenários são possíveis. Uma vitória aumenta as possibilidades de alcançar o 3º posto e garante quase em definitivo o play-off. Da mesma forma, também o empate serve este último intuito. Uma derrota adia para a penúltima jornada a decisão do 4º lugar, na qual o Paredes defrontará em casa o Cdup.
Apesar desta última hipótese ser ainda possível, tendo em conta o que aconteceu neste campeonato, as exibições efectuadas por esta jovem equipa, seria uma tremenda injustiça se o Paredes não estivesse presente na fase final. Contudo, em desporto os jogos só terminam com o apito final. Certamente que esta incerteza para o desfecho do campeonato tornará os jogos e a modalidade muito mais aliciante a atractiva, chamando mais público às piscinas nacionais.
GICMP

Pavilhão dos Desportos de Castelo de Paiva, acolhe um Campeonato de âmbito Nacional nas categorias de infantis, iniciados e juvenis.


Sábado dia 28 de Fevereiro o Pavilhão dos Desportos de Castelo de Paiva, acolhe um Campeonato de âmbito Nacional nas categorias de infantis, iniciados e juvenis.

Estes Campeonatos de Karaté são organizados pelo Centro Português de Karaté, Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e departamento de desporto da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e conta com o apoio de Paivense FM, Jornal de Paiva e Castelo de Paiva Online.

Serão aproximadamente três centenas de karatecas distribuídos pelas três categorias o que nos deixa a fácil previsão de que iremos assistir em Castelo de Paiva a mais uma excelente jornada de propaganda para a modalidade.

Quem quiser assistir deve comparecer a partir das 9 horas e quinze minutos, a entrada é livre.

Colectivo:

6ºGDCCP


Distrital de Corta-Mato

A pista de Crosse da Serena, Oliveira do Bairro foi o palco escolhido pela A.A.A. para a realização do Corta-Mato Longo.
Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e A.D. Clark com 9 e 7 atletas, respectivamente, competiram entre 34 equipas a que correspondem um total de 225 atletas classificados.
Patrícia Monteiro da Clark ao ser sétima e Amélia Vieira do Grupo Desportivo classificada no décimo lugar, lograram o acesso directo ao Nacional da especialidade.
Bruno Vieira, promissor iniciado obteve um muito bom segundo lugar no seu escalão começando a ser uma forte referência na formação.
Nestes Campeonatos as equipas de Castelo de Paiva conquistaram os seguintes lugares: A.D. Clark terceira classificada entre quatro; Grupo Desportivo 6º em 15.
Em declaração ao Castelo de Paiva online, Amélia Vieira e Patrícia Monteiro viram a prova deste modo:Patrícia Monteiro, Clark: “Comecei a prova algo retraída, tenho algumas oscilações neste tipo de prova, mas acabou por correr bem, o percurso era ao meu jeito, rápido!”Amélia Vieira, Grupo Desportivo: “A preparação que estou a fazer não apontava para esta prova, estou resistente mas sem rapidez, estou a apontar o pico de forma mais para a frente, mas fiquei contente com a resposta que dei a atletas que se dão melhor que eu a estes percursos rápidos. Não irei ao nacional, contudo gostei de me classificar no primeiro ano de sénior.”
Os resultados foram os seguintes:
Iniciados: 2ºBruno Vieira (GDCCP)
Juvenis Femininos: 8ªJoana Mendes (ADCCJ)/ 12ºAndreia Teixeira (ADCCJ)/14ª Fátima Moreira (ADCCJ)Juvenis Masculinos: 13ºRafael Lopes (GDCCP)
Seniores Femininos: 7ª Patrícia Monteiro (ADCCJ)/ 10ª Amélia Vieira (GDCCP)/15ª Adélia Tavares (ADCCJ)/19ªElisabete Barbosa (ADCCJ)/27ªMarta Sousa (ADCCJ)
Colectivo: 3ªADCCJ
Seniores Masculinos: 21ºVítor Barbosa (GDCCP)/ 23ºSergio Azevedo (GDCCP)/24ºNuno Sousa (GDCCP)/31ºCarlos Silva (GDCCP)/62ºFernando Ramos (GDCCP)/ 72ºAntónio Moreira (GDCCP)/91ºManuel Vieira (GDCCP)

Desfile de Carnaval juntou escolas, jardins de infãncia e IPSS em Castelo de Paiva

Uma iniciativa promovida pela autarquia
Escolas, Jardins-de-infância e IPSS protagonizaram Desfile de Carnaval em Castelo de Paiva









Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal, e a exemplo de anos anteriores, realizou-se na manhã da passada Sexta – Feira, o Desfile de Carnaval das escolas, Jardins de Infância e IPSS do concelho, um evento que conta sempre com a colaboração das Juntas de Freguesia e que, este ano, envolveu mais de 800 alunos e crianças paivenses. Participaram no desfile, que percorreu as principais artérias da vila de Castelo de Paiva, o Centro Social e Paroquial de Sobrado, a Associação de Solidariedade Social “ Os Cucos “, os Jardins de Infância da Freguesia de Bairros ( S. Lourenço e Ladroeira ), os Jardins de Infância da Freguesia de S. Martinho (Vinha de Além, Vista Alegre, Vila Verde e Crava), os Jardins de Infância da Freguesia de Sardoura ( Pereire, Sá e Oliveira Reguengo ), o Jardim de Infância da Cepa – Fornos, o Jardim-de-infância de S. Geão, da freguesia de Sobrado, e as Escolas Básicas do 1º Ciclo de Vila Verde e Cruz da Agra, de S. Martinho e Nº 1 e Nº 2 de Sobrado.No final, quer o presidente da Câmara Municipal, Paulo Teixeira, quer o Vereador da Cultura, Manuel Rocha, mostraram-se satisfeitos pelo sucesso da iniciativa, que voltou a juntar no Largo do Conde, centenas de pessoas para assistir ao Carnaval das Escolas, uma tradição que, em Castelo de Paiva ainda se mantém com alguma vitalidade.



GIRP/COliveira

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

CM de Castelo de Paiva vai promover Sessão Pública de Apresentação do Programa " PAIVA

Sobre o programa “ PAIVA FINICIA “Câmara de Castelo de Paiva vai promover sessão de apresentação pública
A CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA, COMO ENTIDADE PROMOTORA, VAI PROMOVER NO PRÓXIMO DIA 3 DE MARÇO, A PARTIR DAS 11 HORAS, NO ESPAÇO DO SALÃO NOBRE DOS PAÇOS DO CONCELHO, UMA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO “ PAIVA FINICIA “, UM PROGRAMA DE FUNDO DE FINANCIAMENTO ÁS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO CONCELHO, estando agendada a Assinatura do Protocolo Financeiro e de Cooperação. PROMOVIDO PELOA AUTARQUIA PAIVENSE, EM PARCERIA COM O IAPMEI, A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CASTELO DE PAIVA, A NORGARANTE E A CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA, O PROGRAMA “ PAIVA FINICIA “ VAI DISPONIBILIZAR UM FUNDO FINANCEIRO, SENDO 20% FINANCIADOS PELO MUNICÍPIO, SOB FORMA DE SUBSÍDIO REEMBOLSÁVEL SEM JUROS, E 80% ASSEGURADOS PELA CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA, SOB FORMA DE EMPRÉSTIMO BANCÁRIO A UMA TAXA DE JURO PREFERENCIAL.O “ Paiva Finicia “ visa constituir-se como principal veículo de financimanto das pequenas e micro empresas com estabelecimento estável no concelho de Castelo de Paiva, para as quais o crédito é habitualmente inacessível ou apenas acessível em condições muito restritas.Este programa de financiamento está orientado para as empresas que estejam enquadráveis nos sectores de actividade da industria, comercio, turismo, construção e Serviços.
O programa desta sessão pública de apresentação é o seguinte : ·
11h00 – Início da Sessão de Apresentação – Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva
11h15 – Leitura dos termos do Protocolo Financeiro e de Cooperação a celebrar no âmbito do fundo de financiamento PAIVAFINICIA
11h20 – Assinatura do protocolo pelos representantes das entidades intervenientes ·
11h25 – Intervenção do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva ·
11h35 – Intervenção do Representante do IAPMEI ·
11h45 - Intervenção do Representante da NORGARANTE ·
11h55 – Intervenção do Presidente da Caixa de Crédito Agrícola ·
12h05 - Encerramento da Sessão
GIRP/COliveira

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Surpresa...só no resultado

Excelente tarde para a prática do futebol, com um pelado em boas condições e uma moldura humana muito aquém daquelas vistas em recintos Paivenses, na mesma competição. Cerca de duas dezenas de espectadores viram assim o Arrifana cilindrar a formação de Castelo de Paiva por um expressivo 6 - 1. O Arrifana, então 4º classificado no campeonato recebia o Real 7º.

Uma partida que os de Santa Maria da Feira aguardavam com algum receio, dadas as surpresas a que o Real de quando em vez submete os mais sépticos. Foi mesmo a formação Paivense que poderia por varias vezes ter inaugurado o marcador e não fosse a excelente exibição de Carvalho que brindou por varias vezes as presentes, com magníficos slalons evitando a tal receosa surpresa. Mas foi a formação da Feira que depois de vários calafrios na sua área de baliza chegou ao primeiro golo, em jogada de contra ataque, abrindo assim uma autêntica auto-estrada rumo á “goleada”.
Valeu à formação do Arrifana a supremacia física e a grande experiencia dos seus Homens habituados a outros campeonatos. Podemos testemunhar a presença de vários jogadores que há bem pouco tempo militavam em escalões dos campeonatos nacionais de futebol, como o caso de Carvalho que á duas épocas atrás defendia as redes do S. João de Ver, depois ter feito parte do plantel do Cucujães na 2ª divisão nacional, tal como Carvalho, mais 6 dos seus companheiros abandonaram o nacional de futebol para ingressar na formação Arrifanense
Como podemos constatar, a diferença de valores entre as duas formações foi notória, mas só depois da primeira meia hora de jogo, altura em que a quebra física dos comandados de Carlos Castro se confirmava. Contudo a opinião nas bancadas dos Valos era unânime “chegamos a temer o pior, porque se sabia que esta equipa praticava um bom futebol”, chegando-se mesmo a dizer, “esta equipa não merecia sair daqui com este resultado”.
INATEL
2ª Divisão – 5ª Jornada
Resultados
Hippyes 6 – Real 0
Paraíso 3 - C.P.Raiva 2
Real Praça 2 – Folgoso 3
Milheirós 2 – Mozelos 1
Perrinho 3 - Vila Verde 0
Vale 2 - Juat 1

António Pinto

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva