sexta-feira, 17 de julho de 2009

Noticias sobre o concelho de Cinfães

Autarca de S. Filipe (Cabo Verde) visita concelho

O presidente da Câmara Municipal de S. Filipe, Eugénio Veiga, fará uma visita oficial ao concelho de Cinfães nos próximos dias 23, 24 e 25 de Julho.

Cinfães e S. Filipe, da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, são Municípios geminados desde o ano passado.

A geminação deve-se, sobretudo, à ligação de Serpa Pinto, explorador africanista e cinfanense, a Cabo Verde.


Subsídios para IPSS e Bombeiros

As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de Cinfães vão receber hoje, dia 17, 50 por cento do subsídio anual atribuído pela Câmara Municipal.

A Associação de Infância e Terceira Idade de S. Sebastião; a Associação de Solidariedade Social de Espadanedo; a Associação para o Desenvolvimento do Alto Concelho de Cinfães; a Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira; a Associação de Solidariedade Social de Souselo; o Centro Social e Paroquial de Tendais; o Centro Social de S. Martinho de Fornelos; e a Santa Casa da Misericórdia de Cinfães, receberão 3 mil euros cada.

As verbas serão disponibilizadas em cerimónia a realizar nos Paços do Concelho, às 15h30.


Na próxima segunda-feira, dia 20, as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Cinfães e de Nespereira receberão, igualmente, 50 por cento do subsídio anual disponibilizado pela Câmara Municipal.

A formalização da atribuição de 15 mil euros a cada uma das Associações decorrerá nos Paços do Concelho, às 16h00.


Subsídios para Bustelo e Travanca

A Câmara Municipal de Cinfães deliberou atribuir subsídios de 3.600,00 euros à Junta de Freguesia de Bustelo, “para fazer face às despesas com as obras de reparação do edifício da sede” da autarquia local; e de cerca de 20 mil euros à Junta de Freguesia de Travanca, “para fazer face às despesas com a construção do coreto em Santa Isabel” (50 por cento do custo da obra).



Obras adjudicadas em Estradas Municipais
A obra “Grandes Reparações de Pavimentos Asfálticos de Estradas e Caminhos Municipais (Estrada Municipal Boavista a Outeiro)”, na freguesia de Travanca, foi adjudicada à empresa Higino Pinheiro & Irmão Lda., por 25.550,00 euros.

Na freguesia de Nespereira, a obra “Grandes Reparações de Pavimentos Asfálticos de Estradas e Caminhos Municipais (Estrada Municipal de Pindelo a Vale do Cão)” foi adjudicada à empresa Montalvia Construtora S.A., por 23.800,00 euros.




Acesso a Lavandeira – Souselo em concurso

A Câmara Municipal de Cinfães abriu concurso para a realização da obra “Grandes Reparações de Pavimentos Asfálticos e Não Asfálticos de Estradas e Caminhos Municipais (Acesso a Lavandeira – Souselo), na freguesia de Souselo.

A obra será adjudicada por ajuste directo, com um preço base de 31.775,00 euros. As empresas convidadas a apresentar propostas foram a URBITÂMEGA – Sociedade de Construções Lda.; Cunha Duarte, S.A.; Eulacorte - Construções Duriense, Lda.; INERSEL – Construções, S.A.; e a SEM – Sociedade de Empreitadas do Marco, Lda..


50 mil euros para equipar cantina

A Câmara Municipal de Cinfães vai adquirir equipamento hoteleiro para a cozinha das instalações do antigo mercado municipal de gado, num total de cerca de 50 mil euros, na sequência das obras de adaptação de parte do edifício em cantina.


Cinfães na RESINORTE e na SIMDOURO

O Governo aprovou a criação das sociedades RESINORTE - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S. A., e SIMDOURO - Saneamento do Grande Porto, S. A., nas quais está integrado o concelho de Cinfães.


Em reunião do Conselho de Ministros, realizada ontem, dia 16, o Governo aprovou o “Decreto-Lei que cria o sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Norte Central, em substituição dos sistemas multimunicipais de resíduos sólidos urbanos do Baixo Tâmega, do Alto Tâmega e do vale do Douro Sul, e constitui a sociedade RESINORTE - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S. A.”.

Cinfães é um dos 34 municípios que integram “o sistema como utilizadores originários”.

A RESINORTE é constituída “com o capital social de oito milhões de euros” e resulta da “fusão das sociedades REBAT – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos do Baixo Tâmega, S.A., RESAT – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., e RESIDOURO – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A.”.

O Governo justifica a fusão citando o Plano Estratégico dos Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU II), que “recomenda a fusão de sistemas para gerar economias de escala, bem como a agregação de Municípios que se situem geograficamente na sua continuidade territorial, visando, nomeadamente, o ganho de eficiências, capacidade tecnológica e sustentabilidade, permitindo a optimização da gestão de resíduos com salvaguarda de custos socialmente aceitáveis para todos os utentes.”


Na reunião de ontem, o Governo aprovou igualmente o “Decreto-Lei que constitui a sociedade SIMDOURO - Saneamento do Grande Porto, S. A., e atribui-lhe o exclusivo da exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Saneamento do Grande Porto para recolha, tratamento e rejeição de efluentes dos municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Maia, Paredes, Penafiel e Vila Nova de Gaia, criado pelo Decreto-Lei n.º 260/2000, de 17 de Outubro”.

Segundo esclarece o comunicado do Conselho de Ministros, “a SIMDOURO é constituída pela AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A., e pelos municípios de Vila Nova de Gaia, Maia, Paredes, Penafiel, Baião, Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães. O capital social inicial, de vinte e três milhões de euros, é realizado pelos municípios e pela AdP – Águas de Portugal, SGPS, S. A.”.

O Governo considera que a criação da SIMDOURO “vem dar um contributo significativo para uma melhor gestão das águas residuais dos municípios envolvidos, com ganhos de eficiência e consequentes melhorias da qualidade da água do rio Douro no seu troço de jusante, foz e zonas costeiras” (www.governo.gov.pt).


Campeonato Nacional de Trial termina em Cinfães

A última prova do Campeonato Nacional de Trial Outdoor será realizada no concelho de Cinfães, no próximo dia 26 de Julho.

A competição decorrerá na Malhada, freguesia de Tendais, a partir das 14h00, e envolverá seis classes: consagrados, promoção, veteranos, open, iniciados e infantis. Todas as zonas da prova têm acesso livre.

No final da competição serão consagrados os vencedores do Campeonato Nacional de Trial Outdoor, a decorrer desde 1 de Março.

Segundo a Federação de Motociclismo de Portugal (www.fmportugal.pt) ”Trial é uma prova de Todo-o-Terreno para a qual a habilidade, regularidade e resistência dos pilotos constituem a base dos resultados.

As provas são cumpridas em percursos fora de estrada onde se disputam Secções Controladas/zonas, troços de avaliação da destreza dos pilotos. É atribuído um tempo ideal para cada piloto cumprir a primeira volta e a prova na sua totalidade.”


Cinfães nas Redes de Nova Geração

O concelho de Cinfães será abrangido pela área de influência das Redes de Nova Geração (RNG) para as zonas rurais do Norte, cujo Concurso Público Internacional foi lançado a 12 de Julho, pelo Governo, em Resende.

“As RNG, maioritariamente desenvolvidas em fibra óptica, permitem serviços de telecomunicações muito mais rápidos, facilitando o acesso a produtos e serviços tecnologicamente inovadores pela generalidade dos consumidores”.

Entre outros objectivos, segundo anuncia o Governo, o programa de Redes de Nova Geração pretende “a ligação de toda a rede pública de hospitais e de centros de saúde, instituições públicas do ensino superior e politécnico e redes públicas de museus e bibliotecas até ao fim de 2009”; e “a ligação de todas as escolas do ensino básico e secundário e de todos os serviços públicos de justiça até 2010” (www.portugal.gov.pt).


Noite de Solidariedade em Nespereira

A Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira (ASSRN) anuncia a realização da II Noite de Sol, no próximo dia 1 de Agosto, para angariação de fundos para o Complexo Social Armando Soares.

A iniciativa decorrerá no Auditório do Centro Paroquial de Nespereira, a partir das 21h30. Os bilhetetes estão disponíveis para reserva.



G.A.P.

PJ deteve suspeitos de sequestro de criança

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de três pessoas alegadamente envolvidas no sequestro de uma criança de dois anos que se encontrava num centro de acolhimento de menores no concelho de Ourém.

Em comunicado, o Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ informa que a criança “havia sido subtraída de um Centro de Acolhimento de Ourém com utilização de violência” e foi “mantida em sequestro por familiares durante cinco dias”.

“Após a realização de diligências para localização da criança e dos presumíveis autores dos crimes”, a PJ acabou por deter quarta-feira, no decurso de uma operação policial em cooperação com a GNR, as três pessoas na região de Castelo de Paiva.

Fonte da PJ de Leiria explicou à Agência Lusa que os detidos são a irmã e a mãe da criança, de 16 e 32 anos respectivamente, e um “conhecido da família”, de 18 anos.

“Encontravam-se, juntamente com a criança, numa viatura que foi furtada em São Mamede de Infesta”, revelou a mesma fonte, acrescentando que o menor foi levado no passado dia 10 da instituição após “uma funcionária ter sido ameaçada com uma navalha”.

Segundo esta fonte, “a criança está num lugar seguro”, mas não no mesmo centro, admitindo que os suspeitos, que se deslocaram para a zona de Castelo de Paiva porque aí tinham família, queriam “evitar que a criança fosse adoptada”.

Os arguidos vão ser presentes ao juiz de instrução criminal do Tribunal Judicial de Ourém para primeiro interrogatório.

A PJ prossegue ainda com outras diligências no sentido de esclarecer este caso.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Redes de Nova Geração a caminho de Arouca e Castelo de Paiva

O Ministério das Obras Públicas lançou o Concurso Público Internacional das Redes de Nova Geração (RNG) para as zonas rurais do Norte, com o apoio da União Europeia.

Depois de ter lançado outros dois concursos para abastecer as zonas do centro, do Alentejo e do Algarve, hoje foi a vez de ser lançado um concurso com vista a dotar de fibra optica 44 concelhos da região Norte do país, num programa que conta com fundos atribuídos pela União Europeia.

Numa nota divulgada pelo Governo destaca-se o facto de Portugal ser o primeiro país da União Europeia a avançar com esta medida - a de investir em redes de nova geração em zonas rurais - e que tem o intuito de afastar a possibilidade de os investodores privados não se sentirem atraídos a investir em zonas de pouca densidade populacional.

O programa de Redes de Nova Geração lançado pelo Governo pretende "promover a adopção massificada de acessos de elevado débito à Internet e desenvolvimento de aplicações avançadas, com vista à ligação de 1 milhão de utilizadores até 2010", ligar "toda a rede pública de hospitais e de centros de saúde, instituições públicas do ensino superior e politécnico e redes públicas de museus e bibliotecas até ao fim de 2009" e ainda ligar "todas as escolas do ensino básico e secundário e de todos os serviços públicos de justiça até 2010".

Com o programa de acesso às zonas rurais serão 140 os concelhos do país. Falta ainda lançar concurso para as regiões autónomas da madeira e dos Açores.

Através do Concurso apresentado hoje, serão abrangidos os Concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Terras de Bouro, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso, Vinhais, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa, Baião, Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Vila Nova de Cerveira, Boticas, Montalegre, Murça, Valpaços, Alijó, Mesão Frio, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Armamar, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Cinfães e Resende
In Arouca Biz

Nota de Imprensa


Líder Nacional da Juventude Socialista, ao lado de Manuel Mendes

Hoje pelas 18:30h, Duarte Cordeiro, Líder Nacional da Juventude Socialista estará ao lado de Manuel Mendes na sua iniciativa de apresentação à população de Santa Maria de Sardoura.
É com grande satisfação que a Juventude Socialista de Castelo de Paiva receberá o Líder Nacional da JS, para Manuel Mendes “É grande orgulho e satisfação receber o líder nacional da JS em Castelo de Paiva, mais uma vez, é a prova do espírito de união e determinação que existe no PS e JS, tanto a nível distrital como Nacional para dar um novo fôlego a Castelo de Paiva”, acrescenta “como candidato à minha junta de freguesia, é uma mais valia poder ter ao meu lado, o rosto do líder da JS, mostra a coesão e determinação que temos, mostra o apoio, e mais que isso, mostra a confiança que os líderes distrital e Nacional têm nos seus candidatos. É uma motivação acrescida”

Castelo de Paiva, 16 Julho de 2009

Gabinete de Imprensa da JS de Castelo de Paiva

No seu 30º aniversário AAA presta tributo a atletismo de Castelo de Paiva

A Associação de Atletismo de Aveiro, a festejar o seu 30º aniversário vai aproveitar a efeméride para realizar a festa do atletismo e galardoar quem mais se distinguiu no atletismo Aveirense a nível nacional e internacional.
Este ano, e no seguimento do que tem acontecido em anos transactos, o atletismo Paivense vai estar altamente representado nesta entrega de galardões.
Patrícia Monteiro, Associação Desportiva C.J. Clark, campeã nacional júnior de corrida de montanha 2008; Adélia Tavares, treinadora da referida atleta; Nuno Sousa e Carlos Silva, atletas do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, atletas internacionais irão receber em cerimónia oficial a realizar em Aveiro dia 17-07-2009 os galardões correspondentes aos seus feitos.
Na mesma cerimónia, o Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, Bicampeão nacional de corrida em montanha irá também ser agraciado; saliente-se que a mais galardoada equipa de Castelo de Paiva é também a primeira equipa sénior do distrito de Aveiro a sagrar-se campeã nacional em absoluto.
O Castelo de Paiva Online dá os parabéns aos homenageados e associa-se à festa!

Celso Ferreira em Festa com os Vizinhos no Parque da Cidade de Paredes


Residentes nos empreendimentos camarários aderiram entusiasticamente



O Parque da Cidade de Paredes foi palco de mais uma edição da Festa dos Vizinhos, que reuniu os residentes nos empreendimentos camarários do concelho – Castelões de Cepeda, Cristelo, Gondalães, Madalena e Lordelo. A iniciativa teve como objectivo proporcionar um dia de convívio, partilha e boa disposição e contou, de acordo com a vereadora com o pelouro da Acção Social, com a presença de mais de duas centenas de pessoas.

A oportunidade também serviu para encerrar o programa “Vamos de Férias 2009”, que levou à praia as crianças destes empreendimentos.

Do programa constou uma missa, que decorreu na Igreja Matriz de Castelões de Cepeda, seguindo-se o almoço volante no Parque da Cidade e uma tarde de convívio com várias actividades e animação musical.

O objectivo de reunir os vizinhos passa por "promover a solidariedade, o conhecimento e as relações humanas entre os vários vizinhos, porque a habitação social junta habitantes de vários pontos do concelho que não se conheciam de lado nenhum", referiu a vereadora.

O Presidente da Câmara, Celso Ferreira lembrou que “os nossos vizinhos são os nossos melhores amigos, numa lógica de nos ajudarem quando precisarmos e quando os familiares vivem longe”. Faz votos para que este convívio sirva para reforçar o sentimento de amizade e de compromisso entre todos.

Maior Parque urbano do norte lançado em Paredes


Obra do Parque do Rio Ferreira em Rebordosa, já arrancou

Foi lançada, recentemente, a obra do Parque Urbano do Rio Ferreira, na cidade de Rebordosa.

O Parque do Rio Ferreira, com uma área total superior a 100.000m2, e com um investimento global de 4,5 milhões de euros, é um dos projectos mais ambiciosos que o município pode implementar, no que se refere a espaços de lazer e diversão para a população.


Celso Ferreira: “Dedico este Parque a todas as famílias de Paredes, é para vós que vale a pena trabalhar”.


Para o presidente da Câmara “não é todos os dias que se lança uma obra destas (três vezes maior que o Parque da Cidade de Paredes), que estará concluída dentro de dois anos”. Agradeceu aos proprietários dos terrenos pela sensibilidade e compreensão que tiveram. “Em terrenos, entre compras e permutas, a responsabilidade assumida pela Câmara ascende a 1,5 milhões de euros e ainda vamos investir na obra cerca de 3 milhões”.

Celso Ferreira dedica a obra do Parque do Rio Ferreira, que terá duas áreas de intervenção, para circulação pública e um parque temático (terá equipamentos em madeira e casas construídas nas árvores), às crianças e aos idosos. “Um parque pensado para que as famílias possam partilhar com as crianças os seus bons momentos”.


Mário Rocha, vice-presidente da Câmara e vereador responsável pela obra, disse emocionado, que se tratava do momento “mais importante da minha carreira política e não foi fácil negociar com cerca de 80 proprietários de terrenos”. Mas com a compreensão e colaboração de todos, foi possível a construção deste magnifico Parque. “Todos ficarão orgulhosos do que aqui se vai fazer.”


Parque Temático com acesso gratuito para os jovens de Paredes

O Presidente da Câmara assegurou ainda que o acesso ao Parque Temático, será gratuito para todos os jovens de Paredes. Apenas os visitantes, de fora do concelho, que se prevê que sejam muitos terão de pagar uma entrada.

Celso Ferreira saudou o ex-presidente da Junta local, Manuel Neto, realçando que “tenho a certeza que está emocionado, porque esta obra é para todos os rebordosenses, mesmo para aqueles que têm mau feitio”.


O Presidente da Junta de Freguesia, Reinaldo Monteiro, referiu, “Valeu a pena esperar, é o corolário de quatro anos de trabalho, realçou. É um espaço verde que vai “proporcionar à população de Rebordosa um espaço de lazer, onde as famílias se vão poder juntar e não terão necessidade de se deslocar para os concelhos limítrofes”.

GICMP

Requalificação do Largo dos Chãos


Bitarães ganhou “Um espaço de excelência”
O presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira inaugurou a obra de requalificação do Largo dos Chãos, na freguesia de Bitarães. “Um espaço de excelência e um dos sítios mais bonitos do concelho de Paredes”, segundo Celso Ferreira. “Uma obra tão bonita e tão bem conseguida e deve ser difícil encontrar na região um centro tão bonito como este”. Um espaço requalificado de acordo com a sua origem. Isto mesmo deu conta Pedro Mendes, vereador da autarquia paredense. “Uma requalificação que guarda a memória dos nossos avós, uma intervenção realizada de acordo com a grandeza do Largo dos Chãos, que honra os nossos antepassados”.


Novo Centro Escolar de Bitarães arranca até ao fim do ano


O edil paredense informou os presentes que o Centro Escolar de Bitarães pode ter início no final do mandato ou início do próximo e que a escola que encerrará na freguesia será aplicada na rede social, cultura e juventude.

Celso Ferreira homenageou o actual presidente da Junta de Freguesia de Bitarães, Aureliano Silva, “um dos melhores autarcas após o 25 de Abril”, como reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido em prol da freguesia.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

CM de Castelo de Paiva promoveu obras de beneficiação na EM da Ladroeira em Bairros



Por ocasião dos Festejos do Senhor dos Aflitos em Bairros
CM DE CASTELO DE PAIVA PROMOVEU
BENEFICIAÇÃO NA ESTRADA MUNICIPAL DA LADROEIRA


A CM de Castelo de Paiva promoveu, recentemente, trabalhos de pavimentação a betuminoso no troço da Estrada Municipal entre a Ladroeira e o Cruzamento de Vilar de Eirigo, na freguesia de Bairros, uma obra de grande interesse municipal que agora foi possível concretizar, por ocasião dos importantes festejos do Senhor dos Aflitos, naquela populosa freguesia.

Trata-se de uma acessibilidade muito utilizada como alternativa a EN 224 para o acesso a Arouca, e que devido ao desaterro efectuado da construção da unidade fabril na Zona Industrial, ficou bastante danificada.
Rui César Castro, Vice-Presidente da autarquia paivense, esteve de visita àquele acesso, acompanhado pelo Vereador Manuel Rocha e pelo presidente da Junta da Freguesia de Bairros, António Costa, para além de técnicos municipais e empreiteiro, e fez questão de se pronunciar sobre a importância e urgência deste melhoramento rodoviário que, deixou os moradores daquela zona muito satisfeitos, elogiando a intervenção municipal, agora concretizada.

GIRP/ COliveira

FILIPE VALENTE VAI SER CANDIDATO À JUNTA DE FREGUESIA DE REAL


No seguimento da conferência de imprensa que teve lugar no passado sábado, dia 11, FILIPE VALENTE anunciou a sua disponibilidade para ser candidato à Junta de Freguesia de Real pelo Partido Social Democrata.

Este anuncio veio no seguimento do convite feito pela Comissão Politica do PSD e, também, pela vaga de fundo existente no seio da população de Real que pretendia que FILIPE VALENTE, fosse novamente candidato.

Ao tomar da palavra em nome do movimento criado, Nuno Sousa referiu que esta conferência de imprensa é o culminar de um sentido apelo da população para que Real mantenha o rumo de desenvolvimento.

FILIPE VALENTE na sua intervenção teve oportunidade de apresentar o executivo da Junta que irá propor ao eleitorado composto por Nuno Sousa e Dulce Marçal, bem como as linhas gerais do seu projecto, onde sobressaem as apostas no Apoio Social, acessibilidades e educação.

A Comissão politica do PSD aposta na candidatura de FILIPE VALENTE para que Real mantenha o bom caminho que tem vindo a verificar-se nos últimos 8 anos. As eleições Autárquicas são eleições de pessoas. Os Realenses sabem que FILIPE VALENTE é um autarca de confiança com obra feita e provas dadas.

Gonçalo Rocha "olha nos olhos" dos Paivenses


Neste fim-de-semana, Gonçalo Rocha esteve, mais uma vez, junto dos Paivenses, ouvindo os seus anseios e os seus desejos.
No sábado, o Candidato Socialista à Câmara Municipal de Castelo de Paiva, acompanhado por António Lopes, Candidato à Junta de Freguesia de Sobrado, visitaram o lugar de Gração, naquela Freguesia.
No domingo, foi a vez de São Martinho de Sardoura receber Gonçalo Rocha e Agostinho Monteiro, este último, Candidato a esta Junta de Freguesia. Desta vez, os Candidatos visitaram os lugares de Picotas, Valtruto e Toirões.
E, tal como tem vindo a acontecer, a receptividade dos Paivenses a esta iniciativa de um contacto “olhos nos olhos”, por parte da Comitiva Socialista, tem sido extraordinariamente positiva.
Gonçalo Rocha esteve, ainda, no 6º Festival Associativo, que aconteceu neste fim-de-semana. Esta iniciativa, inserida nos XXIII Jogos de Castelo de Paiva, enaltece o espírito associativo paivense que, para o Candidato Socialista, é de enaltecer, conservar e desenvolver.
Gonçalo Rocha aplaudiu esta actividade, não só pelo seu sucesso, mas também pelo seu teor, proporcionando às nossas gentes dois dias de animação e convívio na nossa Terra.


Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha
Partido Socialista de Castelo de Paiva
Autárquicas 2009

CM de Castelo de Paiva voltou a promover o VI Festival Associativo no Largo do Conde


Uma iniciativa municipal integrada nos 23º Jogos Desportivos
Colectividades de Paiva mostraram dinamismo no 6º Festival Associativo
Rui César Castro realçou dinâmica das associações

As colectividades de Castelo de Paiva voltaram a estar juntas e mostrar a sua dinâmica no passado fim de semana, no decorrer do VI Festival Associativo, um evento promovido pelo Pelouro da Cultura e Desporto da Câmara Municipal e integrado na 23ª edição dos Jogos Desportivos, e que voltou a ter lugar no espaço do Largo do Conde, bem no centro da vila.

A iniciativa, a exemplo de edições transactas, procurou mostrar a força e a dinâmica do movimento associativo, contemplando as vertentes: ambiental, cultural, desportiva, recreativa e etnográfica, sendo que estiveram representadas mais de dezena e meia de colectividades paivenses, sendo a cerimónia de abertura sido presidida pelo Vice – Presidente da CM, Rui César Castro, que esteve acompanhado do Vereador do Pelouro da Cultura e Desporto, Manuel Rocha, para além de diversos autarcas e dirigentes associativos do concelho.
Congratulando-se com esta jornada de convívio das associações locais, o Vice – Presidente, Rui César Castro, evidenciou a força do associativismo local e o contributo que todos continuam a dar para a dinamização desportiva e para a preservação da cultura local, incentivando outras acções que possam motivar a juventude e a população local a um convívio mais fraterno, ajudando a divulgar e a projectar ainda mais o concelho.
O programa teve início na manhã de Sábado, com uma Caminhada pela sua Saúde, orientada pelo Centro de Saúde local, seguindo-se depois a cerimónia da abertura oficial, e ao final da manhã a iniciativa “ 24 horas Sempre a Correr “, promovida em conjunto pelo Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e a Associação Desportiva CCJ Clarks.
A partir das 12h30 realizou-se o III Festival das Sopas, um evento promovido pelo Centro de Saúde de Castelo de Paiva e que voltou a despertar grande interesse popular e registado grande participação, sendo que, durante a tarde houve muita animação musical e um programa de jogos tradicionais, acontecendo também um Torneio de Ténis de Mesa, organizado pela AJAACP e uma Corrida de Bandejas, promovida pelo CIDEP / Fornos.
A jornada associativa fica completa durante a noite, com a realização de um animado espectáculo de percussão pela Associação Pr’a Pular e mais tarde musica ao vivo para animar os visitantes.
No Domingo, ao final da manhã, terminou a iniciativa “ 24 Horas Sempre a Correr “ e da parte da tarde foi realizada uma Gincana e Corrida de Lentos, promovida pelo Moto Clube Paivense, seguindo-se novas iniciativas de Jogos Tradicionais e o final do Torneio de Ténis de Mesa.
O festival, que voltou a contar com muita animação, música ao vivo e insufláveis para as crianças, teve também muitas surpresas para quem esteve de visita aos espaços apresentados pelas colectividades.
As colectividades que marcaram presença foram o Hóquei Clube Paivense, CIDEP / Fornos, o SC Paivense, o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, a AD CJ Clark’s, Real Atlético Clube e CCD de Real, a Associação Juvenil Ambiental de Castelo de Paiva, a Associação Pr’a Pular, a Associação de Jovens Sol Nascente, da Raiva, Associação de Defesa do Rio Sardoura, Moto Clube Paivense, Grupo Columbófilo de Castelo de Paiva e Associação Desportiva do Casal – Fornos.

GIRP/Carlos Oliveira

domingo, 12 de julho de 2009

“24H sempre a correr”

Escassos oito dias volvidos da festa do vinho, o Largo do Conde acolheu mais um evento, desta feita foram as Associações que foram chamadas a mostrar todo o seu pulsar.
Quinze disseram presente. Número escasso, comparado com aquele que se apresenta todos os anos a solicitar apoio para as suas actividades. Mesmo assim o evento teve alguns bons momentos: houve animação! As crianças puderam divertir-se nos sempre apreciados insufláveis. E como já vem sendo hábito aconteceu o “24H sempre a correr” no largo da feira. Este “24 horas” tem organização conjunta do Grupo Desportivo e da A.D. Clark e começa a estar na agenda de muitos pedestrianistas, tal o empenho denotado pelos atletas e caminheiros que ininterruptamente evoluem na improvisada pista, estamos em crer que se existir algum investimento este modelo pode ainda crescer muito e é bem possível que o número de participantes noventa corredores e trinta e seis caminheiros pode naturalmente subir em umas largas dezenas de elementos.
Ao todo foram percorridas 1724 voltas o que perfaz o número 862 de Km percorridos.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva