sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Tribunal de Castelo de Paiva absolve Paulo Teixeira do crime de burla qualificada


Paulo Teixeira foi absolvido pelo Tribunal de Castelo de Paiva das acusações de burla qualificada e de falsificação de documentos no caso em que era acusado de ter vendido terrenos da câmara local adquiridos à sua família como se fossem seus.Além de Paulo Teixeira, foram também absolvidos os quatro co-arguidos do processo. Os factos da acusação remontam a 1985, altura em que a família de Paulo Teixeira vendeu à Câmara de Castelo de Paiva, por 13,5 mil euros, umas parcelas de terreno que se destinariam a um novo recinto da feira local. Segundo o Ministério Público, os terrenos mantiveram-se inscritos nas Finanças em nome da família.Doze anos depois, Paulo Teixeira foi eleito presidente da autarquia, mas, de acordo com a acusação, o autarca não cancelou o registo nas Finanças e reinscreveu-os em nome da família na Conservatória do Registo Predial. O autarca vendeu-os depois, já em 1999, à empresa Paiva/Marco por 22,5 mil euros. Hoje, o colectivo de juízes presidido por Paulo Serafim considerou não ter ficado plenamente documentada a existência física da faixa de terreno em questão, o artigo 557 da matriz de Castelo de Paiva.

Lusa

Nota de Imprensa

Integra o Clube de Caça e Pesca de Castelo de Paiva
Jorge Cardoso é Vice - Campeão Nacional de Pesca e vai representar Portugal no Mundial de Esperanças
O jovem paivense Jorge Cardoso, da freguesia de Santa Maria de Sardoura, em Castelo de Paiva, tornou-se recentemente Vice Campeão Nacional de Pesca Desportiva, depois do excelente resultado alcançado em Penacova, naquela que foi a ultima prova do campeonato desta temporada, realizada a 5 de Outubro.
Com este brilharete, o jovem de 17 anos, que milita no Clube de Caça e Pesca de Castelo de Paiva, ganhou o direito de representar a Selecção Nacional de Esperanças e participar no próximo Campeonato do Mundo de Pesca de Rio, em água doce, cuja data e local ainda não está bem definido, não se sabendo se terá lugar em Portugal ou no estrangeiro. Apesar de só em 2008 se ter dedicado á modalidade, este jovem desportista paivense teve um começo verdadeiramente auspicioso, a que não será alheia toda a orientação paterna que tem recebido, já que durante a presente época sagrou-se também Campeão Regional.
GIRP/COliveira

NOTA DE IMPRENSA

Informação institucional
A Secção de Cicloturismo da Associação Desportiva do Couto Mineiro vai realizar a sua primeira actividade este Sábado, dia 18 de Outubro.
Trata-se de um passeio de bicicleta que terá início junto à Escola Primária da Raiva pelas 7h30 e terminará em Felgueiras, no monte de St.ª Quitéria, precisamente onde terminou a Volta a Portugal neste ano de 2008.
Após o passeio os cicloturistas e seus acompanhantes farão um almoço em Stª Quitéria, que é um dos locais mais aprazíveis do concelho de Felgueiras.
Caso o tempo não esteja propício, está providenciado já um local alternativo.
O passeio despertou o interesse de pessoas de várias freguesias do concelho e será uma espécie de lançamento da 1ª pedra da secção de cicloturismo da Associação Desportiva do Couto Mineiro, que pretende dinamizar a actividade de Cicloturismo em Castelo de Paiva, onde tem muitos entusiastas.
Embora geograficamente localizada na zona do Couto Mineiro no concelho de Castelo de Paiva, esta secção de cicloturismo conta já com associados de várias freguesias do concelho e de concelhos limítrofes, estando aberta a todos os que queiram praticar esta actividade lúdico-desportiva.
Em breve estará disponível para todos os associados um seguro de responsabilidade civil, em condições a anunciar e de acordo com a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.
A Comissão Administrativa

17 de Outubro - "Slimmy" na Casa da Cultura de Paredes

No âmbito do programa “Conta-me Histórias”, a Casa da Cultura de Paredes vai acolher mais um espectáculo, desta feita, estará a cargo de “Slimmy” e decorrerá no auditório, no próximo dia 17 de Outubro, pelas 21h30.
Slimmy
O início do projecto Slimmy acontece em 1999/2000, combinando os ritmos mais electrónicos e dançantes com uma atitude rock sempre presente e desde logo não conseguiu passar despercebido a algumas pessoas importantes na cena musical nacional e internacional, tais como Quico Serrano, Álvaro Costa e nomeadamente Saul Davies da banda britânica James, com quem começa a produzir aquele que viria ser o seu primeiro disco.
Em 2004 Slimmy muda-se para Londres, capital e centro da cena musical europeia e após a actuação em algumas das salas mais emblemáticas da capital britânica como Dublin Casle, Hope and Anchor, Rhythm Factory, Bull and Gate é convidado a fazer a abertura de sete dos concertos da tour Inglesa dos americanos Electric 6.
No ano de 2005 começam a ser distribuídas a determinadas pessoas da cena musical londrina alguns dos temas que vão sendo gravados e aparecem remisturas feitas por artistas como Áudio Bullies, Electric 6, Jags Kooner (Primal Scream) e algumas passagens por rádios como Virgin Uk, XFM London, tendo o vídeo do tema Bloodshot Star merecido atenção especial do canal MTV2, visto ainda ser um artista sem disco. Este mesmo tema é escolhido para a série de TV C.S.I. Miami (episódio 23 da 4ª série) e a faixa ‘Self Control’ é aproveitada como banda sonora do programa de resumos da liga inglesa na Sky Sports.
Em 2007, Slimmy percorre o país de norte a sul com mais de 40 espectáculos e que servem de pré-apresentação ao tão aclamado álbum de estreia ‘Beatsound Loverboy’, editado pela Som Livre no mês de Setembro e que foi considerado como um dos melhores discos do ano.
O ano de 2008 começa por nova digressão, com temas inéditos nunca tocados anteriormente e em Abril a nomeação, já de si um prémio, para os GLOBOS DE OURO na categoria de Revelação do Ano confirma a entrega e o trabalho deste Artista.
Slimmy: voz, guitarra, teclados e programações Garcêz: bateria Paulo Garim: baixo e vozes.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Criado na freguesia de Nespereira ( Cinfães) - Grupo LUSO DANCE promete arrasar com novo estilo de musica popular


Formado por antigos (e alguns actuais) alunos da Escola de Música da Casa do Povo de Nespereira, em Cinfães, o grupo de música popular, “ Lusodance “, promete ser um êxito e um caso de grande popularidade. Fábio Vasconcelos (acordeão), Joel Pereira (teclados e voz), Diana Fernandes (acordeão e voz) e Patrícia Soares (acordeão e voz) juntaram-se aos experientes Abel Oliveira (viola) e João Fonseca (violino), e protagonizam agora um projecto musical que está a dar que falar e que já “ rubricou “ actuações de relevo e muito aplaudidas, conforme aconteceu recentemente, na Casa do Cinfanense, na cidade do Porto.A ideia da criação deste grupo musical nasceu em Setembro de 2007, tendo realizado a sua primeira actuação na passagem de ano 2007/2008. A partir daí, a carreira tem estado em constante ascendência, principalmente, numa ocasião em que a freguesia recorda com saudade outros grupos já extintos, como os "Sons do Ardena" e os "Gerasom".Segundo a Voz do Povo, um “blog” da freguesia, o novo grupo apresenta um estilo de música popular, mas com meios mais modernos que os restantes grupos tradicionais da área, já que se destaca a utilização dos teclados.Cientes de que querem marcar a diferença, misturam o tradicional (viola acústica e violino), juntamente com os teclados, e uma maneira mais alegre de fazer música, fazendo esquecer a sonoridade mais característica e melancólica existente no tradicionalismo relativo à música habitual da região.Nestes onze meses de existência, e a receber o aplauso e o incentivo de muita gente, evidencia-se a excelente voz de Patrícia Soares, a irreverência em palco de Diana Fernandes, a afinação de Joel Pereira, e a experiência de dois grandes senhores da musica tradicional portuguesa, que já passaram por vários grupos da região.Constituindo uma “ lufada de ar fresco “ na música nespereirense, este grupo apresenta-se como uma promessa a ter em conta, estando garantido mais um contributo para o engrandecimento da freguesia e da cultura local.Importante será realçar, também, a simpatia que o grupo “Lusodance” vai conquistando por onde passa, sempre pronto a colaborar na freguesia e nas terras vizinhas, sendo de enaltecer a colaboração já prestada ao Rancho Folclórico de Nespereira e ao Académico de Fornelos, em iniciativas de relevo social.

Carlos Oliveira

Nota de Imprensa

A respeito do Sistema Multimunicipal de Saneamento
Presidente Paulo Teixeira reúne hoje com Ministro do Ambiente
O presidente da CM de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, vai reunir hoje, pelas 15 horas, com o Ministro do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, Francisco Correia, a propósito do SIMDOURO – Sistema Multimunicipal de Saneamento do Grande Porto.
O edil paivense, vai estar ao lados dos autarcas de Arouca, Baião, Cinfães, Paredes, Penafiel, Gaia e Maia, municípios também aderentes a este sistema, que vai concretizar o saneamento, em alta e em baixa, nesta vasta região do Grande Porto.
Segundo o autarca paivense, a concretizar-se o andamento do projecto, é possível prever que, no 1º semestre do próximo ano, já se vislumbre obra no terreno.
A SIMDOURO será uma empresa vocacionada para tratar os esgotos da região, pelo que se evidencia a natural expectativa do edil de Castelo de Paiva, na medida em que este projecto intermunicipal, poderá ser uma solução mais eficaz, mais célere e que vai trazer benefícios para a qualidade de vida da população de Castelo de Paiva.
GIRP/COliveira

Nota de Imprensa

Reuniram ontem em Castelo de Paiva
Comissão Municipal de Protecção Civil e o Conselho Municipal de Segurança analisaram assuntos relevantes para o concelho
Sob a presidência do edil paivense Paulo Teixeira, reuniram ontem dia 15 de Outubro, nos Paços do Concelho de Castelo de Paiva, a Comissão Municipal de Protecção Civil e o Conselho Municipal de Segurança, para analisar e debater assuntos importantes para o concelho, nomeadamente fazendo o “ ponto da situação “ do que se tem passado no município, nos últimos meses, nestas áreas de intervenção. Ordem de Trabalhos das reuniões: Comissão Municipal de Protecção CivilOrdem de trabalhos:
1. Aprovação da acta referente à reunião ordinária realizada em 15/07/2008;
2. Incêndios Florestais – Ponto de situação pelo Sr. Comandante dos Bombeiros Voluntários;
3. Apresentação de projecto no âmbito das Unidades Locais de Protecção Civil;
4. Outros assuntos de interesse. Conselho Municipal de Segurança (CMS)
Ordem de trabalhos:
1. Aprovação da acta referente à reunião ordinária realizada em 15/07/2008;
2. Segurança no concelho – ponto de situação pelo Senhor Comandante do Posto da GNR;
3. Resultados da investigação desenvolvida pelo Núcleo de Investigação de Crimes e Droga da GNR de S. João da Madeira;
4. Avaliação de necessidades para a possível realização de um Contrato Local de Segurança;
5. Outros assuntos de interesse.

Nota de Imprensa

Romance histórico vai falar de D. Afonso Henriques

Escritora paivense Teresa Cristina Torrão lança novo livro no final do ano


Depois da recente apresentação do seu recente livro “ A Moura e o Cruzado “, feita na freguesia de Pedorido, em Castelo de Paiva, a escritora paivense Cristina Torrão prepara-se para lançar uma nova obra, um romance histórico, cujo enredo é baseado na vida de D. Afonso Henriques, o 1º Rei de Portugal.A Editora Ésquilo já se comprometeu com a autora a publicar o novo livro, a tempo de o inserir na sua “ Campanha de Natal “ e se tudo bem correr, o romance de Cristina Torrão sairá em fins de Novembro e poderá ser encontrado nas principais livrarias do país. O presidente da CM de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, já se congratulou com o surgimento de mais um romance da escritora paivense, daí insistir que, “ é sempre com redobrado orgulho que tomamos conhecimento do sucesso literário de alguém que se identifica e tem Castelo de Paiva no coração “, esperando que, “ o novo romance obtenha tanto êxito como o primeiro e que também possa ser apresentado no concelho “.Recorde-se que a Câmara Municipal de Castelo de Paiva e a Junta de Freguesia de Pedorido realizaram, recentemente, uma homenagem à escritora Teresa Cristina dos Santos Pinto Torrão, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Pedorido. A escritora é natural de Castelo de Paiva e foi recentemente premiada, durante a segunda edição do Concurso Literário “ O Meu 1º Best-Seller “, promovido pela empresa Continente / Modelo, em parceria com as Edições ASA e a revista VISÃO. A escritora viveu os primeiros anos de sua vida em Pedorido, freguesia onde o seu pai, professor José Torrão, exerceu funções de docente durante alguns anos, tendo conseguido sobressair com o seu trabalho, entre os cerca de 155 que foram enviados para o concurso.Cristina Torrão – nome pelo qual a vencedora assina o seu primeiro livro –, nasceu a 16 de Julho de 1965, no concelho de Castelo de Paiva, onde hoje ainda tem laços familiares, sendo licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A autora vive na Alemanha há 15 anos, para onde se mudou depois de se apaixonar por um alemão, e por lá pretende manter a sua vida.

GIRP/Carlos Oliveira

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Blog «Amigos Anónimos»


A recolha de canídeos é uma das competências do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Paredes e é neste sentido que, na sequência da comemoração do Dia Mundial dos Animais (4 de Outubro), desenvolveu um blog, que promove a adopção de animais e disponibiliza informações úteis sobre os cuidados a ter com os animais de estimação.
O blog «Amigos Anónimos» está alojado no site do Município e alberga uma série de dados sobre os cuidados, os direitos, o abandono e a adopção de animais. Neste espaço os munícipes ficarão a saber o que fazer no caso de quererem adoptar um animal ou no caso de não poderem manter o seu cão. É, também, um veículo de esclarecimento de dúvidas e troca de experiências, no qual os utilizadores podem adoptar, ou colocar para adopção, um animal.
Os utilizadores podem aceder ao blog a partir da ligação disponível no portal da Câmara Municipal de Paredes, www.cm-paredes.pt, ou directamente a partir do endereço http://amigosanonimosparedes.blogspot.com.


Informação Adicional
Centro de Recolha de Canídeos
Ecocentro de Cristelo
Contactos: Linha do Ambiente 255 788 999 / linhambiente@cm-paredes.pt.
Os serviços do Centro de Recolha de Canídeos, efectuam a captura e aceitam cães abandonados na via pública ou potencialmente perigosos.
Entrega de Canídeos Para a entrega de canídeos deverá dirigir-se ao Centro de Recolha de Canídeos no ecocentro de Cristelo, de Segunda a Sexta das 9:00 às 12:00 e das 14:00 às 19:00, fazer-se acompanhar de B.I. e preencher um formulário sem quaisquer encargos.
Captura de Canídeos Para a captura de canídeos deverá efectuar o pedido através da sua Junta de Freguesia, que efectuará formalmente o pedido. Consulte os contactos da sua Junta de Freguesia.
Adopção de Animais
Se quer adoptar um animal poderá ver alguns dos que temos para adopção no blog, no espaço “Conheça o seu novo amigo” ou contacte a Linha do Ambiente: 255 788 999 / linhambiente@cm-paredes.pt.
Informação institucional

Fecho feito em Apoteose


Quatro horas e trinta minutos da manhã, hora aprazada para a comitiva do Grupo Desportivo rumar até Sintra. Como sempre, e apesar de terem de sair da cama precocemente, é em ambiente de alegria que fazem estas deslocações. Nesta saída, a última a contar para o Circuito Nacional de Montanha Salomon 2008 ( falta apenas a entrega final de prémios do Circuito Nacional na Corrida de Montanha na Subida do Sameiro - Serra da Estrela a 16 de Novembro de 2008), foi curioso constatar um comportamento bipolar, se por um lado iam expor os galões de dominadores do atletismo de montanha em Portugal, e estes dois últimos anos foram de facto anos de afirmação do Grupo Desportivo E Cultural De Castelo de Paiva, pelo outro lado aflorava uma grande nostalgia, por não ser possivél perpectuar os comitimentos! Não queriam que as horas, os dias, corressem, era desejo comum que o tempo parasse para que o belo idilico que estão a viver continua-se.Chegados, esquadrão reunido num ápice estavam preparados para vencer mais um desafio; Nuno Sousa, Carlos Silva, Nuno Azevedo, Vitor Barbosa, António Moreira, Rui Barbosa e Fernando Ramos, às primeiras passadas colocaram logo uma mancha amarela (as cores do Grupo Desportivo) na frente do multicolor pelotão que serra acima partir para a derradeira etapa do Circuito Nacional de Atletismo de Montanha e que viria a consagrar mais uma vez o colectivo de Castelo de Paiva.Ao colocarem três atletas nos dez primeiros lugares, Nuno Sousa 2º, Carlos Silva 4º e Vitor Barbosa 8º, a equipa fechou com confortáveis dez minutos de vantagem em relação à segunda classificada a equipa o Toyota Gaienses. Resultados 16ª Corrida do Monge Sintra http://www.terrasdaventura.net/circuito_montanha/mainpage.htm

Classificação Geral Final Circuito Nacional de Montanha 2008

1º José Sousa / Gaienses Toyota - 332 Pontos

2º Paulo Gonçalves / C. Montanhismo da Guarda - 318 Pontos

3º Carlos Silva / Grupo Desportivo Castelo Paiva - 293 Pontos

4º Jorge Pádua / 3 Santos Populares - 282 Pontos

5º Vitor Barbosa / Grupo Desportivo Castelo Paiva - 272 Pontos

6º Rui Muga / Ginásio de Bragança - 252 Pontos

7º Nuno Azevedo / Grupo Desportivo Castelo Paiva - 226 Pontos

8º Uwe Borsdorf / 3 Santos Populares - 221 Pontos

9º Aires Sousa / N.A. Matosinhos - 211 Pontos

10º Nuno Sousa / Grupo Desportivo Castelo Paiva - 208 Pontos

14º Rui Barbosa / Grupo Desportivo Castelo Paiva - 148 Pontos

15º Joaquim Barbosa / Grupo Desportivo Castelo Paiva - 141 Pontos

3ª Edição “À Descoberta da Gastronomia da Rota dos Móveis” - Chefe Chakall é o convidado surpresa

A Câmara Municipal de Paredes, através do pelouro do Turismo vai promover, nos fins-de-semana de Novembro, a terceira edição do evento “À Descoberta da Gastronomia da Rota dos Móveis”, numa viagem pelas tradições da culinária paredense.
A iniciativa visa promover o Município da Rota dos Móveis, os restaurantes locais e as suas riquezas gastronómicas, bem como, divulgar os produtos da região, nomeadamente, os vinhos verdes.
No âmbito desta iniciativa está prevista a realização de dois workshops, nos dias 23 e 24 de Outubro, num dos espaços do mercado da renovada Feira de Paredes, a cargo do Chefe Chakall.
Estes workshops têm como objectivo a criação do prato típico de Paredes, em conjunto com os restaurantes que aderiram à iniciativa. Pretende-se desenvolver um prato de carne com produtos locais que possa ser confeccionado pelos restaurantes, funcionando como prato turístico.
Tal como nas edições anteriores no fim-de-semana de S. Martinho será oferecido vinho novo aos restaurantes aderentes por parte da Adega Cooperativa de Paredes. Esta é a forma encontrada para dar a conhecer a colheita deste ano aos consumidores interessados, promovendo os vinhos da nossa região.
RESTAURANTES ADERENTES
Adega Tradicional Vinha do Muro
Anfitrião
Broa da Avó
Casa do Baixinho
Churrasqueira do Vasco
Cozinha da Terra
Cozinha do Frade
D’Avental
Melo Rodízio
O Tradicional
Requinte
Terra Mar
Varandas da A4
Xarcutão
Zé D’Àdélia
Chefe Chakall
Chakall é um viajante, um cozinheiro e um apaixonado. Talvez não por esta ordem, mas só ele poderá definir a ordem certa: um homem que viaja e se apaixona por lugares distantes e que colecciona sabores. Um apaixonado pela cozinha e pelos países que percorre. Um Chefe que cozinha e viaja com paixão.
A sua imagem de marca é marcada pelo turbante que substitui o típico chapéu de Chefe, e pelo cerrado sotaque argentino. Duas características que, aliadas ao seu domínio da cozinha e ao seu apurado sentido de humor, lhe conferiram um aspecto singular e uma abordagem diferente da cozinha internacional.
Chakall nasceu em Tigre, Buenos Aires, a 5 de Junho de 1972. é filho de cinco culturas, com família de origem galega, suíço/alemã, basco francês, italiana e Argentina. Antes de ser Chefe, estudou jornalismo na Universidad del Salvador, trabalhando paralelamente como jornalista no diário El Cronista de Buenos Aires.
Hoje já conta com um programa de televisão, com um livro de receitas editado, uma empresa especializada em catering e semanalmente faz vários espectáculos ao vivo no nosso país e fora dele. Além de inúmeros prémios nacionais e internacionais.

Paredes Rota dos Móveis com balanço positivo na Intercasa

A Rota dos Móveis marcou presença, mais uma vez, na Intercasa - Salão Internacional de Mobiliário, Decoração e Iluminação, que decorreu de 4 a 12 de Outubro, na FIL - Feira Internacional de Lisboa.
No total estiveram naquele certame 16 empresas do concelho de Paredes. O Espaço “Paredes - Rota dos Móveis” ocupou uma área de cerca de três mil metros quadrados e também contou com a exposição da Cadeira Parade 08.
O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, visitou o certame e revelou que “atendendo à conjuntura nacional e internacional, escutar comentários de bons negócios e afluência de público é surpreendente, porque a imagem que alguns querem passar do país é muito negativa. É muito bom constatar que esta feira é cada vez mais importante para a Rota dos Móveis. Os que estão integrados no nosso projecto destacam-se entre os demais, pelo facto de estarem inscritos no stand conjunto, que ajuda a atrair mais visitantes e concretizar mais e melhores negócios”.
O autarca estima que dentro de dois ou três anos seja possível “duplicar os expositores debaixo da marca Rota dos Móveis”.
Para Celso Ferreira “é muito satisfatório ver que o conceito de imagem e marketing que desenvolvemos traz múltiplos benefícios para as empresas”.
O edil garante que a parceria da Câmara Municipal com a Associação Empresarial de Paredes e com os empresários “é para continuar”.
O autarca de Paredes faz um balanço “claramente positivo” da edição de 2008 da Intercasa. “Aumentamos o número de expositores e a área diversificamos iniciativas com criatividade, design e inovação, num espaço de prestígio e de notoriedade que construímos pela via da excelência”.
De acordo com Celso Ferreira “só prestigiando empresas e produtos poderíamos ambicionar ter posicionamento no mercado que nos permitisse diferenciar. O stand conjunto poderá, nos próximos anos e já estamos a ter alguns sinais, transformar-se no pavilhão de referência da FIL e a Mostra de Paredes numa Mostra de referência no espaço regional e no noroeste peninsular”.
Concluiu que “assim que tivermos atingido o patamar de excelência que pretendemos, o objectivo é internacionalizar o conceito, pois é inevitável que a Rota dos Móveis vá para fora com este conceito que tem espaço nos mercados externos. “O espaço Rota dos Móveis dá toque de requinte à feira e o objectivo é fazer com que as empresas saiam da FIL mais fortes e fazer com que consigam melhor posicionamento comercial, reflictam essa realidade na sua capacidade económica para investir em Paredes, para empregar mais pessoas e para pagar melhor”.
Recorde-se que a Intercasa é um certame anual que divulga os mais recentes lançamentos, ao nível do design e tecnologia, para o lar.
Posicionada no mercado de forma a responder às constantes mutações do sector, esta feira aposta na oferta de produtos de toda a fileira da casa e da decoração, que se revelem diferenciadores, competitivos e imbuídos de valor acrescentado.
No decorrer da edição deste ano foram desenvolvidas diversas actividades que tiveram como objectivo apresentar peças portuguesas que se distingam pelo design.
Recorde-se que, à semelhança da Mostra de Mobiliário Paredes Rota dos Móveis, com esta iniciativa o Município continua a apostar fortemente na promoção e divulgação do mobiliário e design das empresas da Rota dos Móveis e a apoiar os empresários paredenses.
Relembre-se que o concelho de Paredes é responsável por 65% da produção de mobiliário em Portugal.
ANTARTE celebrou protocolo com Universidade do Porto
Com vista à realização de trabalho de investigação na área do design
A ANTARTE, pioneira no design de mobiliário dirigido para a vida, interessada na criação de novos espaços de habitar, celebrou um protocolo com o Centro de Investigação em Arquitectura e Tecnologia (CITA) da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto para realizar um trabalho de investigação na área do design e da arquitectura doméstica, de modo a poder oferecer novos para o espaço de habitar contemporâneo.
Esta especial apetência pela originalidade, acaba por voltar a colocar a ANTARTE na primeira linha da investigação e da aceitação do desafio de interagir com o meio académico. A investigação realizada sobre a incorporação de plataformas tecnológicas nos objectos domésticos levou a um processo de identificação e de criação de novas peças incorporando tecnologia digital, computorizada e de interacção nas peças de mobiliário dos espaços domésticos contemporâneos. Objectos flexíveis, adaptáveis, interactivos e tecnológicos para uma cada vez maior mobilidade são o objectivo. Do espaço de estar ao lugar para sentar, do espaço para comer ao espaço de relaxar, da intimidade ao socializar foi criada uma série de novos objectos, de que a cadeira RGB, apresentada na FIL Intercasa 2008 se tornou a face mais visível, surpreendendo pela sua versatilidade e inovação, podendo dizer-se que se adapta a todas as situações.
O CITA, em colaboração com o departamento de investigação da ANTARTE tem vindo a desenvolver um estudo tendente à produção de peças de mobiliário que servirão de suporte a um habitar com tecnologia cada vez mais humanizada. Este conceito é fulcral para o futuro entendimento do que irá ser o processo de utilizar e de valorizar os objectos da “casa”.
O CITA tem como objectivo estudar e analisar o impacto das actividades humanas no espaço arquitectónico, bem como avaliar as diferentes tendências e necessidades resultantes da interacção entre o Homem e os objectos, tendo por base a evolução contínua da sociedade e dos modos de habitar.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Já são conhecidos os jogos da 1ª Eliminatória da Taça Distrital em Futsal

Já são conhecidos os jogos relativos á 1º Eliminatória da Taça Distrital de Futsal da Associação de Futebol de Aveiro, que se irá realizar no dia 8 de Novembro..
Ditou o sorteio que quer A.D Bairros quer a A.D. do Casal joguem esta primeira eliminatória em casa. O primeiro defronta o Lourizela enquanto que a equipa da freguesia de Fornos vai medir forças com Académica de Cambra.
Esta eliminatória completa-se com os seguintes jogos:

NOVA SEMENTE x CASA POVO ESGUEIRA; FUTSAL AZEMEIS x OSSELA; BARRO x LUSO-VENEZOLANO; ACR VALE CAMBRA x CASA FCP LOUROSA; MEALHADA x AZAGAES; SAAVEDRA GUEDES x TRAVASSÔ; FUTSAL C LOUROSA x FIAES; URRÔ x NEGE; ATOMICOS x BELAZAIMA; ADREP x GIAO; FUNDO VILA x ANGEJA; BRANCA ACTIVA x CIC-LOBAO; ALBERGARIA x LUSO; ARCA x BEIRA-RIA; VILARINHO BAIRRO x CA FEIRA; SILVALDE x AROUCA; DINAMO SANJOANENSE x INTER CAIMA

CÂNDIDO AROUCA PROPÕE VIAGEM PELO «LABIRINTO DOS SONHOS»

Informação institucional
Cândido Arouca expõe alguns dos seus trabalhos na galeria da Biblioteca Municipal, até dia 31 de Outubro. Este artista plástico, natural de Arouca, regressa à sua terra natal, para mostrar um conjunto de trabalhos realizados durante o ano de 2007, a que chamou «Labirinto dos Sonhos». A “marca” pictórica destes trabalhos é a forte e diversificada paleta de cores que reflectem a alegria com que o artista sempre encarou a vida. Pelos seus quadros, Cândido Arouca faz passar o seu percurso de vida, com elementos ricos em cor, que remetem para o imaginário e para os sonhos. Diz o pintor que volta a Arouca, de onde nunca saiu, com a emoção do filho pródigo, no sentido liberal do termo.
«A cor é um meio que permite exercer uma influência directa sobre a alma» (Wassily Kandinsky). É este o mote para a exposição «Labirinto dos Sonhos», de Cândido Arouca.
Natural de Arouca, em 1976 deixou para trás a sua terra natal para iniciar uma longa caminhada numa busca incessante do risco, da aventura, do belo e do desconhecido, porventura na tentativa de se descobrir a si próprio e às suas capacidades. Adorado, amado, mas também odiado, o seu lado sensível ajuda-o a reencontrar-se e a definir um novo rumo sempre que um projecto se esvazia ou as adversidades o demovem.Líder umas vezes, liderado outras, luta por tudo na vida com a convicção que é na diferença, que caracteriza cada indivíduo, que reside a capacidade criativa de cada um, tornando-o um universo dentro do Universo. Apreciador e consumidor de arte há mais de 20 anos, Cândido Arouca deu início ao seu percurso como artista plástico, em exclusividade, em 2006.

Aventura Off Road 4x4 - Mega festa TT


A zona industrial de Baltar será palco privilegiado para a mega festa todo-o-terreno “Aventura Off Road 4x4” que irá decorrer entre os dias 24 e 26 de Outubro, numa organização da Câmara Municipal de Paredes e do Clube TT Rota dos Móveis com a parceria da Off Road 4x4. Serão três dias repletos de actividades diversificadas que prometem atrair milhares de pessoas. A revista Off Road 4x4 associou-se a esta grande aventura para festejar o seu 2º aniversário, presenteando todos os inscritos com o tradicional bolo no cântico dos parabéns – durante o jantar de sábado. Uma forma simpática de retribuir a todos os assinantes e leitores a preferência que nutrem pela Off Road 4x4, colocando-a na liderança das publicações do todo-o-terreno e modalidades fora-de-estrada. Está convidado, marque a diferença! Compareça e participe. Na noite de sexta-feira terá início o Raid TT Off Road 4x4 com uma prova de navegação seguindo-se, na manhã de sábado, o passeio reservado a jipes e motos.

O dia de Domingo está destinado ao Trial Aventura Rota dos Móveis, sexta prova pontuável para o Campeonato Nacional de Trial 4x4, e uma pista alternativa – Resistência 4x4, para que todos os interessados possam desfrutar do “puro e duro” prazer que o Trial proporciona. Ao longo dos três dias de diversas actividades, estará ainda disponível uma pista de “Test-drive “ para viaturas TT e SUV.A organização promete, desde já, muito espectáculo e emoção. Programa Raid TT Aventura Off Road 4x4Dia 24 (Sexta-feira) - Navegação Nocturna (com GPS ou Road-book).

18h00 - Abertura com Cerimónia de Inauguração da Aventura Off Road 4x4

21h00 - Abertura do secretariado (Entrega de material)22h00 - Recepção de Boas Vindas ao Passeio 4x4 – Partida etapa navegação nocturna

24h00 - Fim da etapa nocturna.

00h30 - Inicio do rave com djs residentes

Dia 25 (Sábado) – Passeio Jipes e Motos0

8h00 - Pequeno-almoço

08h30 - Concentração e entrega de material09h00 - Briefing

09h15 - Saída para a 1ª etapa

13h00 - Almoço (Fortaleza TT)

14h30 - Saída para a 2ª etapa

19h30 - Jantar e abertura do bolo do 2º Aniversário Off Road 4x4 (Fortaleza TT)

21h00 – Abertura da Pista de ObstáculosPrémios:

1º Prémio - GPS Garmin 276 C;

2º Prémio -Vestuário Off Road 4x4;

3º Prémio -1 Assinatura Off Road 4x4, a atribuir aos participantes do Raid TT Aventura Off Road 4x4 serão sorteados conforme o estabelecido no regulamento específico do Raid.

Todas as equipas estão habilitadas ao sorteio dos prémios desde que participem na navegação nocturna de sexta-feira e respondam correctamente ao questionário entregue no decorrer do raid de Sábado.

O sorteio terá lugar na “Fortaleza TT” após a distribuição do bolo do 2º Aniversário da Off Road 4x4, no dia 25 – Sábado. Os prémios só serão entregues aos próprios participantes sendo obrigatória a sua presença no acto do sorteio.Preçário:Sócios: 35 €; Não Sócios: 40 € (por pessoa)Crianças: até 6 anos - GrátisInclui:

1 Pão c/Chouriço; Pequeno-almoço; 1 Almoço; 1 Jantar; Lembranças; Apoio logístico; Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil da FPTT. Dia 26 (Domingo)Duas Pistas de Trial 4x4Trial Aventura Rota dos Móveis - Campeonato Nacional Trial 4x40

7h30 - Abertura do Secretariado e Verificações Técnicas

09h00 - Briefing – Saída para os CPT’S

09h30 - Prova Especial Trial 311h00 - Prova Especial Trial 2

12h30 – Almoço (Fortaleza TT)

14h00 - Prova Especial Trial 1 (3 horas de resistência)

17h00 - Final da Prova Especial Trial 1

18h00 - Jantar de encerramento e Cerimónia de entrega de prémios (Quinta dos Amores)Prémios: 1º classificado: 4 pneus Super Swamper; 2º classificado: Vesturário Off Road 4x4; 3º classificado: 1 Assinatura Off Road 4x4Preçário:Equipa e duas assistências: 160 €Assistências extra com alimentação: 25 €Inclui: Pequeno-almoço; Almoço; Jantar; Lembranças; Apoio logístico; Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil da FPTT.

Resistência 4x4

07h30 - Abertura do Secretariado e Verificações Técnicas

09h00 - Briefing – Saída para os CPT’S

12h30 - Almoço (Fortaleza TT)

14h00 – Prova Especial de Resistência 4x4 - 3 horas

17h00 - Fim da resistência 4x4

18h00 - Jantar de encerramento e Cerimónia de entrega de prémios (Quinta dos Amores)Prémios: 1º classificado: 1 kit de faróis Xénon; 2º classificado: Vestuário Off Road 4x4; 3º classificado: 1 Assinatura Off Road 4x4Preçário:Viatura c/ 2 Pessoas: 75 €Inclui: Pequeno-almoço; Almoço; Jantar; Lembranças; Apoio logístico; Seguro de acidentes pessoais e responsabilidade civil da FPTT. Outras actividades paralelasJogos de PaitBall; 24h Rave - djs residentes; Pista Teste Drive 4x4; Espaço Internet; Expositores; Restaurante; Tasquinhas; e muita animação.

Entrada Grátis

Nota de Imprensa

Iniciativa da ADEP apoiada pela Câmara de Castelo de Paiva
Feira do Século XIX realiza-se no próximo Domingo (ruralidade da época estará em destaque)


A ADEP – Associação de defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva vai promover, no próximo Domingo, dia 19 de Outubro, no Parque das Tílias, em Sobrado, mais uma edição da Feira do Século XIX, uma iniciativa de sucesso que volta a merecer o apoio da Câmara Municipal. Trata-se de recriar um evento que, a nível concelhio, envolve diversas associações locais e procura recriar uma época através da representação de valores e tradições de outrora.Junto ao edifício da antiga Casa do Povo, na zona da Frutuária, história volta a repetir-se e a realização assume as vertentes pedagógicas, cultural e social, sendo recriado, através dos trajes, dos artesãos, dos comerciantes dos produtos agrícolas e animais domésticos, da musica tradicional e da animação de rua, o ambiente vivido numa verdadeira feira de tempos já recuados.Paulo Teixeira elogia, como sempre, a iniciativa da ADEP e refere que, “ ao tentar caracterizar-se algumas actividades que faziam parte do quotidiano das pessoas da época, estamos a recuperar velhos costumes e a reconstruir cenários já há muito esquecidos e também desconhecidos para muita gente, especialmente para os mais jovens “.Considerando que estas manifestações devem ser incentivadas e muito acarinhadas, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva destaca que, “ para além de fazer reviver o passado, este tipo de realização, que já é uma referência turística do concelho, permite-nos respeitar, ainda mais, as nossas origens “.A comercialização de produtos agrícolas, a presença de diversos artífices, a venda do artesanato regional e dos animais domésticos, a mostra dos utensílios agrícolas, as danças e costumes de outrora, o vinho novo e a cozinha tradicional da época, são argumentos de peso e de grande interesse deste certame, onde a animação e a componente etnográfica, com a participação e envolvimento dos ranchos folclóricos do concelho, grupos de tocadores de concertina e de cantares ao desafio vão, certamente, merecer particular destaque, atraindo milhares de visitantes.Martinho Rocha, actual presidente da ADEP, volta a acreditar que esta 11 ª edição da feira, que evidenciará a ruralidade da época, irá superar todas as expectativas, apresentando algumas novidades e lançou o desafio para que todos visitem o certame, como forma de reconhecimento pelo trabalho que tem sido desenvolvido pela colectividade e pela organização da iniciativa, por muitos já considerada uma referência turística da região. O evento, conta já com algumas actividades no Sábado, dia 18, estando agendada a “ matança do porco “, uma desfolhada, baile à moda antiga e muitas outras actividades ligadas ao domínio agrícola e à ruralidade da época.
GIRP/Carlos Oliveira




segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Abertura do novo hotel de charme no início de 2009

PAULO TEIXEIRA e JOSE MIGUEL JUDICE NA APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO “ DOURO 41




Investimento em Castelo de Paiva ultrapassa os 20 milhões de euros





O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, esteve na passada Sexta – Feira, ao lado de José Miguel Júdice, e de outras entidades, na cerimónia de apresentação nacional do “ Hotel Douro 41 “, o novo projecto que a BASCOL / Grupo Lágrimas, está a desenvolver no território paivense, num investimento global de 20 milhões de euros. Duas centenas de convidados embarcaram num cruzeiro no Cais da Lixa, perto da Barragem de Crestuma, e subiram o Rio Douro até ao local do novo investimento hoteleiro, ainda em fase de obra, localizado numa zona ribeirinha da freguesia da Raiva, local onde outrora existiu um entreposto comercial muito concorrido.O Hotel Douro 41 é o mais recente investimento turístico na região duriense. Localizado no concelho de Castelo de Paiva entre as barragens de Crestuma / Lever e Carrapatelo, ao quilómetro 41, este equipamento hoteleiro de alto luxo nasce da parceria entre a BASCOL e o Grupo Lágrimas e representa uma mais valia para o turismo desta região. A CB Richard EllisPredibisa é a entidade responsável pela comercialização das 25 villas do empreendimento.O projecto de arquitectura é da autoria de João Pedro Serôdio, sendo os edifícios que o compõem, na sua maioria, construções de piso único ajustados às curvas de nível da topografia, formando patamares murados (socalcos), incluindo as bandas de habitação do tipo uni-familiares geminadas.Implantado na margem esquerda do Rio Douro, na freguesia da Raiva, numa propriedade de 10,6 hectares em declive para o espelho de água, o Hotel Douro 41 goza de uma localização única, quer em termos situação, quer de exposição solar. É formado por um hotel de charme e um conjunto de “ Villas “, 25 moradias turísticas vocacionadas para a 2.ª habitação e que podem ser alocadas à exploração hoteleira. Estas “ Villas “ são compostas por 25 habitações uni - familiares, sendo 5 do tipo T1, 11 do tipo T2 e 9 do tipo T3, contemplando ainda 1 piscina de adultos, 1 piscina de crianças e 19 “ boxes “ para arrumação de automóveis e embarcações de pequeno porte.As habitações variam entre os 114,7 m2 de Área Bruta Privativa para um T1 e os 451,3 m2 para um T3, oscilando os preços em função das áreas das “villas “ e da sua situação e exposição de vistas. A habitação mais barata, de tipologia T1, rondará os 273 mil euros e a de valor mais elevado — um T3 com vista total de rio — ascende a um milhão e 35 mil euros.Já o Hotel, com uma área útil de 6 500 m2 e que deverá abrir ao público nos primeiros meses de 2009, é composto por 42 quartos, um SPA, quatro salas de estar, três bares, um restaurante panorâmico com esplanada e duas piscinas, sendo uma coberta e aquecida e outra ao ar livre, para além de uma marina com 19 postos de amarraçãoO projecto prevê, ainda, a recuperação e execução de todo o arranjo urbanístico do espaço envolvente, como sejam os acessos automóveis, os caminhos pedonais e zonas de lazer.Ao justificar esta aposta de investimento em Castelo de Paiva, Gabriel Bastos, presidente do Grupo Bascol, evidenciou que o Douro é reconhecido como uma região com um grande potencial turístico e, como tal, despertou o interesse de operar neste mercado, sendo que a decisão de investimento ocorre quando foi apresentado o terreno da Quinta das Fontaínhas, onde está a ser construído o empreendimento, que apresentava condições excepcionais para desenvolver um projecto com esta envergadura.Miguel Júdice, administrador do Grupo Lágrimas, falou do projecto, orientado para um serviço personalizado, de charme, de luxo discreto e de experiências SPA, desportivas, culturais e gastronómicas, destacando que o Douro 41 é um projecto único, com uma vista deslumbrante sobre o Douro e com a particularidade de estar mesmo em cima do rio, consolidando o triângulo de proposta de alojamento do grupo Lágrimas Hotels & Emotions no centro - norte de Portugal, sendo que a nova estrutura hoteleira, vai ser fiel ás tradições gastronómicas da região e aproveitar as potencialidades turísticas de Castelo de Paiva, com destaque para as actividades radicais no Paiva, um rio de referencia nos desportos de águas bravas.Realçando o “ prazer das vistas “, o filho de José Miguel Júdice não teve dúvidas em afirmar que, quando estiver em pleno funcionamento, este novo equipamento hoteleiro vai permitir viver o rio de forma única e potenciar a dinamização do turismo cultural, lazer e aventura, colocando o concelho de Castelo de Paiva na rota do turismo internacional de grande qualidade.O presidente da CM de Castelo de Paiva evidenciou o interesse demonstrado pela parceria Bascol / Grupo Lágrimas Hotels & Emotions ao ter investido no concelho e mostrou – se orgulhoso pelo facto de Castelo de Paiva passar a dispor de uma unidade hoteleira de altíssima qualidade, esperando que o município ganhe uma nova dinâmica em termos turísticos, com uma projecção internacional mais ampla, que possibilite maior divulgação e potencie uma nova atractividade que possa traduzir-se em mais visitantes e investimento. Congratulando-se com o investimento, o edil paivense enalteceu a coragem dos investidores e referiu-se à grandiosidade do projecto, partilhando a confiança de que este “ resort “ de luxo será um sucesso, uma mais valia para o concelho e, ao mesmo tempo, a imagem de marca do município e uma referencia no turismo de qualidade, ao nível nacional e internacional, ajudando a projectar Castelo de Paiva além fronteiras.Para Paulo Teixeira, este moderno e luxuoso equipamento hoteleiro vem prestigiar o concelho, e que desde a primeira hora mereceu a aprovação da Câmara e Assembleia Municipal, uma vez que lhe foi atribuída a “ declaração de interesse público “.O autarca garantiu que a CM fez tudo o que era possível para não deixar fugir este investimento, já que, cedo percebeu a intenção dos investidores, na medida em que este “ hotel de charme “ constitui um importante factor de dinamização turística, que o concelho deseja e precisa, para além da criação de postos de trabalho no município “.“ Não tenho dúvidas que, com este projecto ”, destacou ainda Paulo Teixeira, perante as dezenas de convidados e imprensa nacional, “ o concelho de Castelo de Paiva ganhará um pólo de atracção de grande amplitude e a partir dali vão emergir diversas áreas de negócio, que o município pode tirar partido, incentivando e potenciando a criação de mais emprego na região “, fazendo depois um apelo á comunicação social, “ para que fale nestes investimentos, nas potencialidades de uma terra que, com denodo, enfrenta e está a ultrapassar as adversidades e que está a dar a volta por cima “.




GIRP/Carlos Oliveira

domingo, 12 de outubro de 2008

HOMENAGEM A DR. BARREIRO DE MAGALHÃES - (O MÉDICO DOS POBRES)

A Assembleia de freguesia de Pedorido, Castelo de Paiva, em reunião ordinária aprovou por unanimidade um dos pontos constantes da ordem de trabalho, homenagem aquele que de certa forma marcou toda uma gente do Couto Mineiro do Pejão como também várias gerações de ciclistas, por muitos apelidado pelo Medico dos pobres.
Familiares e amigos quiseram marcar presença, dando assim o seu testemunho vivo a um Homem a quem muito se deve.
Barreiro de Magalhães, foi durante décadas o médico dos bravos de um pelotão que jamais esquecerá a memória do amigo e companheiro como referiu com emoção Joaquim Leite ex ciclista. Alberto Carvalho, quis também recordar o amigo, lembrando o carinho com que era tratado, dizendo não encontrar palavras para descrever tão grande ser humano.
Entre os amigos presentes estava Serafim Ferreira, ex director da volta a Portugal em bicicleta que fez questão de referir "o quanto tem sido ingrata a Federação Portuguesa de Ciclismo para com Dr. Barreiro de Magalhães como também para com muitos dos ciclistas e dirigentes que tanto deram àquele órgão federativo e ao ciclismo em geral".
Dr. José Barreiro de Magalhães, será nome de rua, com um busto naquela freguesia do concelho de Castelo de Paiva, uma cerimónia que pelo certo decorrerá ainda durante ano de 2008, uma garantia dada pelo Presidente de Junta de Freguesia Dr. João Campos.
Por António Pinto

Ano 2016

Arminda Felícia e João Casimiro que recentemente estiveram nos Jogos Olímpicos de Lisboa e que tiveram um comportamento excelente, Arminda medalha de Bronze na maratona, Casimiro décimo dos 10000 metros, apadrinharam o Corta-mato inter-regional Norte-Galiza. Estes Campeonatos realizaram-se no parque das actividades físicas da Bafareira/Sobrado. Os participantes especialmente os vindos da Galiza ficaram maravilhados com as condições do parque, que são de facto de muito bom gosto (zonas mistas, cursos de água límpida e animação constante). E está bem localizado. Está de parabéns o administrador desta região que através de grande empenho muito tem contribuído para que a nossa região ocupe um lugar destacado no panorama sócio-desportivo e, que ficou evidenciado com a chamada dos nossos conterrâneos à selecção olímpica que participou em Julho de 2016 nos Jogos Olímpicos de Lisboa.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva