sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Paulo Teixeira liderou sondagem

Numa sondagem realizada entre os dias 22 e 26 de Dezembro Paulo Teixeira levou a melhor sobre o candidato socialista Gonçalo Rocha


O candidato social democrata, Paulo Teixeira, liderou uma sondagem realizada pelo castelopaiva-online nos últimos cinco dias (22 a 26 de Dezembro de 2008). O actual presidente da câmara, obteve 67 votos (38%) contra os 60 votos (34%) registados pelo candidato socialista Gonçalo Rocha. Quanto a Lino Pereira, o nº 1 dos socialistas nas últimas eleições obteve 14% das votações com 24 votos. E no que toca a indecisos a percentagem ronda os (14%) - 24 votos.

Cantata de Natal em Cinfães

A próxima Cantata de Natal, inserida no programa natalício da Câmara Municipal de Cinfães, vai realizar-se amanhã, dia 27, na Igreja Paroquial de Cinfães, às 21h30. Actuarão o Coral Etnográfico de Cinfães e a Banda Marcial de Cinfães.
Nos dias 29 e 30, segunda e terça-feira, prosseguirão as “oficinas de Natal” da Casa da Cultura, actividades lúdicas destinadas às escolas do 1.º CEB de Vila Chã, de S. Cristóvão de Nogueira e de Fonte Coberta.
A mostra bibliográfica “O Natal e os Livros” continua patente na Casa da Cultura, até 2 de Janeiro de 2009.

GAP

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Acto eleitoral

Realizou-se em 19/12/08 uma Assembleia Geral do Grupo Desportivo que tinha como ponto único a eleição dos órgãos sociais para o biénio 2009/2010.
O acto eleitoral decorreu com toda a tranquilidade. As vozes que se fizeram ouvir ainda estão inebriadas com os sucessos conquistados pela colectividade e que se traduziram na conquista de quase todos os títulos que havia a conquistar no atletismo de montanha de Portugal e ainda acrescido da conquista da 1ª Taça Ibérica.
Existe de facto uma dinâmica de vitória. Há a percepção que os títulos ou a conquista dos mesmos não será permanente; existe contudo a convicção que o Grupo Desportivo tem uma identidade própria resultando daqui uma imperiosa necessidade de vitaminar toda a estratégia de consolidação deste movimento que os seus mentores querem imparável.
Esta colectividade (Grupo Desportivo) que se transformou no clube mais ecléctico de Castelo de Paiva (pese a escassez de recursos financeiros) demonstrou mais uma vez que é possível ser-se ambiciosos e ao mesmo tempo pragmáticos. Os objectivos são reais: pista de crosse permanente, oficina de atletismo e remodelação do edifício Sede. Há perspectiva de resolução a curto prazo para estes desideratos e foi nesse sentido que sócios e candidato, numa simbiose de Paixão, Arrojo, dedicação e responsabilidade, apontaram para um colégio directivo que constará de 15 elementos, mas que nunca prescindirá de nenhum dos sócios e amigos do grande Clube de Castelo de Paiva.
Ficou assim escalonada a lista dos timoneiros que arcarão com as responsabilidades de fazerem com que a luz não se apague.
Assembleia Geral :
Presidente José António dos Santos Vilela
1º SecretárioSérgio Nuno Ferreira Azevedo
2ºSecretárioCarlos Alberto Moreira da Silva

Direcção:

Presidente Manuel da Rocha Vieira
Vice-Presidente Nuno Miguel da Silva e Sousa
Vice-Departamento das Artes Patrícia Andrade
Vice-Instalações Manuel dos Santos Gonçalves
Tesoureiro Joaquim da Rocha e Silva
1ºSecretário António Henrique Damas Moreira
VogaisJosé Barbosa da Rocha
Vítor Jorge de Oliveira Barbosa

Conselho Fiscal:
Presidente António Henrique Noronha de Freitas
Jútilia Correia Quintas
Relator João Manuel de Jesus Teixeira
GDCPV

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

MUSEU MUNICIPAL PROPÕE VIAGEM À INFÂNCIA DE OUTROS TEMPOS

Bonecas de trapos, brinquedos, livros e objectos escolares, fotografias e peças de vestuário, tudo remete para a memória de uma infância passada há algumas décadas atrás. A forma de vestir, os rituais de baptismo e comunhão, a vida na escola. O Museu Municipal propõe esta viagem no tempo, com a exposição «De pequenino se faz o menino», patente até 18 de Janeiro de 2009.
GICMA

Cinfães aderiu ao Simplex Autárquico do Douro

Cinfães integrou o conjunto de 22 municípios que formalizaram a adesão ao Simplex Autárquico do Douro, a 19 de Dezembro, em Lamego. Simplificação administrativa e modernização dos serviços são os principais conceitos do Programa.
Segundo comunicado da Presidência do Conselho de Ministros, “o Simplex Autárquico tem por objectivo melhorar a qualidade de vida dos munícipes e reduzir os encargos administrativos para os cidadãos e para as empresas”. As “medidas de simplificação administrativa” visam “reduzir a burocracia para os cidadãos e os custos de contexto para as empresas”.
O Programa Simplex Autárquico do Douro (informação disponível em www.simplex.pt/autarquico) é constituído por medidas intersectoriais, “que dependem da colaboração entre a administração central e local”; intermunicipais, “que dependem da articulação entre os municípios participantes”; e municipais, “que dependem do exclusivo compromisso de cada autarquia”.
Cinfães irá executar, segundo o Protocolo, 2 medidas intersectoriais:
contratação pública electrónica (“criação de mecanismos de autenticação e de utilização da assinatura electrónica do cartão de cidadão na tramitação procedimental pré-contratual e na elaboração de contratos no quadro do novo Código de Contratação Pública” e “publicitação dos contratos públicos na plataforma electrónica do Governo”);
registo on-line dos estabelecimentos industriais (“implementação do registo desmaterializado de estabelecimentos industriais da competência dos Municípios”);
5 medidas intermunicipais:
disponibilização, no sítio do Município na internet, de formulários, de regulamentos municipais (“urbanização e edificação, taxas, etc.”), de “actualização e consolidação da informação institucional sobre a autarquia” e de “deliberações municipais” e “elaboração de um Plano de Modernização e de Simplificação dos municípios da Região Demarcada do Douro com novas medidas de simplificação para o período 2009-2010”;
e 2 medidas municipais:
E-Educação (“desenvolvimento de uma plataforma para gestão das funções educativas: transportes escolares, atribuição de subsídios da acção social escolar, gestão de almoços e prolongamentos e gestão de parque escolar”); e E- Contact (“desenvolvimento e implementação de um serviço on-line de apoio aos docentes das Escolas EB1/JI, que facilite a sua interligação com o Município e agilize os respectivos procedimentos, tais como requisição de consumíveis; gestão de ocorrências; pedidos de auxílio técnico; disponibilização de documentos de apoio, etc.”).
O protocolo de adesão ao Simplex Autárquico do Douro foi assinado, nos Paços do Concelho de Lamego, pelo Governo, Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro, Associações de Municípios do Douro Superior, do Vale do Douro Norte e do Vale do Douro Sul e pelos Municípios.
GAP

Exposição de Fotografias "Almoço na Relva 2008” - 17 de Janeiro, 18h00, Câmara Municipal de Paredes

O Município de Paredes, através do Pelouro da Cultura, vai organizar a Exposição de Fotografias "Almoço na Relva 2008", da autoria das crianças que participaram neste evento, no próximo dia 17 de Janeiro, pelas 18h00, na Câmara Municipal de Paredes. "Faça um piquenique em família. Nós oferecemos o chapéu e a animação", foi o convite feito a toda a população, no âmbito do Almoço na Relva 2008.
GICMP

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Paulo teixeira, volta a candidatar-se ás próximas eleições Autárquicas de 2009

O PSD de Castelo de Paiva revelou hoje que Paulo Teixeira volta a ser o candidato do partido à presidência da autarquia, num anúncio feito dois dias depois do PS ter avançado com a candidatura do actual vereador Gonçalo Rocha.
PSD e PS são os únicos partidos com representação na Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Nas últimas autárquicas, o PSD venceu com um margem de apenas seis dezenas de votos, tendo como opositor, pelo PS, o antigo vice-presidente social-democrata da Câmara Lino Pereira.
Em declarações à Lusa, o líder da Concelhia social-democrata, Rui César Castro, atribuiu a vitória tangencial de há quatro anos a um processo-crime que corria contra Paulo Teixeira e que recentemente culminou com a absolvição do autarca.
"Agora é diferente", sustentou Rui César Castro.
No processo judicial que enfrentou, Paulo Teixeira era acusado de vender como se fossem seus terrenos que a sua família já tinha alienado à autarquia para construção de um novo recinto da feira local.

Nota de Imprensa

Câmara Municipal de Castelo de Paivapromove XI Encontro de Cantares das Janeiras

A exemplo de anos anteriores, realiza-se no próximo Sábado, dia 10 de Janeiro, às 21 horas, no espaço do Alameda da Igreja de Sobrado, a 11ª edição do Encontro de Cantares das Janeiras, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva. Neste evento, que todos os anos motiva entusiasmo e alegria, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm viva esta secular tradição de Cantar os Reis. “ Trata-se de uma forma genuína de reviver velhas tradições que, apesar das mudanças evidenciadas na sociedade actual, ainda se mantém activa neste concelho “, conforme refere o Vereador da Cultura, Manuel Rocha.Já na opinião de Paulo Teixeira, presidente da autarquia, este secular costume de cantar os reis, “ para além de estimular a defesa do património cultural, desperta os valores da etnografia, concretizados na antiguidade dos cantares, na riqueza dos trajes regionais e na adequação dos instrumentos utilizados, tudo evidenciado num espírito de solidariedade e fraternidade que interessa preservar “.

Os grupos e associações interessados em participar devem informar a Câmara Municipal, através do Pelouro da Cultura, até ao dia 5 de Janeiro.

GIRP /COliveira

Gonçalo Rocha é o candidato do PS à Câmara Municipal de Castelo de Paiva



No passado Sábado, dia 20, reuniu, na sua Sede Concelhia, a Comissão Política do Partido Socialista de Castelo de Paiva, com o objectivo de abordar as eleições autárquicas do próximo ano.Depois de um amplo debate, os membros da Comissão Política Concelhia entenderam, por unanimidade, que seria oportuno escolher, naquele momento, o seu candidato a Presidente da Câmara Municipal, tendo em vista às próximas eleições autárquicas. A aposta dos Camaradas da Comissão Política recaiu, de forma unânime, no Presidente da Comissão Política, Gonçalo Rocha.De realçar a forma extremamente viva e participada, com forte espírito democrático e empenho dos militantes na abordagem e defesa dos seus pontos de vista e que depois resultou e motivou o apoio unânime na candidatura de Gonçalo Rocha.De destacar ainda a aposta na candidatura de Gonçalo Rocha à Presidência da Câmara Municipal por parte da Federação Distrital de Aveiro do Partido Socialista, através do seu Presidente, o Deputado Afonso Candal, dos Órgãos Nacionais do Partido, bem como de Antero Gaspar, um histórico e uma referência do Partido Socialista no Concelho, que já desempenhou o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, de Governador Civil e actualmente é Membro da Comissão Nacional do Partido.Gonçalo Rocha tem 34 anos de idade, casado, licenciado em História e já com um significativo percurso de militância política nas fileiras do PS; oriundo da Juventude Socialista onde desempenhou vários cargos de responsabilidade, é actualmente Vereador na Câmara Municipal de Castelo de Paiva e é Presidente da Comissão Política de Castelo de Paiva desde Julho de 2002. Gonçalo Rocha tem desenvolvido ao longo deste período um excelente trabalho de mobilização do Partido e de reforço da sua coesão interna, bem como de denúncia das políticas seguidas pelo Presidente da Câmara Paulo Teixeira e da maioria PSD que o apoia, na gestão da Câmara Municipal. O novo Candidato à Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, considerou que“ foi com muita honra que aceitei este convite e desafio do Partido Socialista, manifestado de forma inequívoca e unânime aos mais diversos níveis, desde a Comissão Política local, à Federação Distrital , até aos Órgãos Nacionais do Partido. Reforça ainda que “abraçará esta candidatura com todas as energias” e colocará todo o seu “empenho, determinação e dedicação com o objectivo de vencer este desafio eleitoral.”O Partido Socialista congratula-se com a escolha efectuada, na convicção de que a candidatura de Gonçalo Rocha saberá envolver os militantes do PS e os muitos Paivenses que não se revêem no projecto falido do PSD e de Paulo Teixeira, em torno de uma renovada esperança e de um novo rumo para o Concelho de Castelo de Paiva
Pelo Gabinete de Imprensa do Partido Socialista de Castelo de Paiva
Castelo de Paiva, 22 de Dezembro de 2008

COMUNICADO


O Bloco de Esquerda vê com preocupação as recentes notícias relacionadas com o grupo Investvar, onde é indicado que não serão pagos os subsídios de Natal aos trabalhadores, estando também em risco o pagamento dos salários de Dezembro.Este grupo detém a empresa Glovar, a laborar em Castelo de Paiva. O Bloco de Esquerda já lançou vários avisos sobre a perene situação do grupo num passado recente, sem que o Governo de José Sócrates ou a Câmara Municipal de Castelo de Paiva se mostrassem preocupados com o problema.O Bloco de Esquerda considera este caso um exemplo cabal da forma como os partidos do bloco central tratam Castelo de Paiva.O PSD vive alheado da realidade do concelho, parecendo o executivo camarário mais empenhado em realizações de faz de conta, utilizando as várias cerimónias de homenagens para branquear a difícil situação social e económica que se vive em Castelo de Paiva.O PS local, por seu lado, é o embaixador no concelho das políticas nefastas de José Sócrates, não apresentando um projecto diferenciador.A prova de que estes partidos vivem alheados da realidade vivida no concelho é que hoje, dia de Assembleia Municipal, nada foi dito sobre o grave problema que assola os trabalhadores da Glovar.O Bloco de Esquerda considera inaceitável o silêncio que existe sobre a situação dos trabalhadores da Glovar e, por isso, questiona a Câmara Municipal sobre o conhecimento que tem da situação e quais as acções que pretende tomar. Será que Paulo Teixeira irá continuar a ignorar os problemas dos trabalhadores desta empresa?O Bloco de Esquerda irá apresentar um requerimento ao Ministério da Economia e ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social exigindo explicações sobre este assunto. Igualmente, será reivindicado o cumprimento da lei e o respeito pelos direitos dos trabalhadores, nomeadamente pelo direito ao seu salário e ao seu posto de trabalho.
Bloco de Esquerda

Cinfães - Centros Escolares de Santo António e de Tarouquela vão começar a ser construídos

O Tribunal de Contas visou os concursos públicos dos Centros Escolares de Santo António, na freguesia de Santiago de Piães, e de Tarouquela, pelo que as obras de construção vão arrancar em breve.
O Centro Escolar de Santo António foi adjudicado à empresa Santana & Companhia, SA, por 997.276,71 euros. O futuro espaço terá 2 salas para a Educação Pré-Escolar (EPE), 4 salas para o 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), biblioteca, refeitório/sala polivalente, sala de professores, recreio coberto, parque infantil e polidesportivo.
No futuro Centro Escolar de Santo António serão concentradas as crianças da EPE e do 1º CEB da freguesia de Santiago de Piães, actualmente dispersas por Casal Seco/Santo António, Ventuzelas e Ameal.
A obra de Tarouquela foi adjudicada ao consórcio Inmetro, Construções, Lda., e ABB – Alexandre Barbosa Borges, SA, por 1.097.801,94 euros. O Centro Escolar ficará com 1 sala para a EPE, 4 salas para o 1º CEB, biblioteca, sala de professores, refeitório/sala polivalente, parque infantil e espaço exterior coberto. Para a prática de desporto, a comunidade escolar utilizará o Polidesportivo de Tarouquela, situado a cerca de 200 metros de distância.
Entre outro material, os dois centros escolares irão ser equipados com quadros interactivos e o de Santo António com painéis solares para aproveitamento energético no aquecimento da água.
Enquanto decorrerem as obras, as crianças ficarão instaladas em espaços alternativos nas respectivas freguesias.
As duas empreitadas, com prazo de execução previsto de 12 meses, foram candidatadas ao financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) - concurso ON.2 RRE/I/2008.
GAP

Património do Concelho e os sentidos

No dia 17 de Dezembro o Pelouro da Cultura, através do Gabinete de Arqueologia e Património acompanhou os alunos do 3º e 4º ano da Escola EB1 da Laje de Parada de Todeia numa visita guiada ao Património do concelho de Paredes.
Nesta actividade os alunos viajaram pela história através das emoções e dos sentidos.
Sentiram os contrastes entre o sóbrio medieval da Igreja de S. Pedro de Cete e o barroco festivo da Igreja de S. Cristóvão de Louredo.
Sentaram-se nos degraus do Pelourinho de Louredo, símbolo do poder político e judicial, onde se anunciavam os deveres e se julgavam os criminosos.
Observaram o cruzeiro de Beire como um dos símbolos da fé popular e que marca a paisagem rural.
Andaram à volta da Igreja de S. Tomé de Bitarães e observaram a beleza da sua fachada assim como os sarcófagos que testemunham da sua antiguidade.
Terminaram na Escola Conde Ferreira onde conheceram um espaço escolar com 140 anos e compreenderam através da arquitectura as suas diferenças relativamente aos dias de hoje, nomeadamente a existência de salas e recreios, para o sexo masculino e feminino.


GICMP

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva