quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Casa do Povo da Raiva realiza Concurso de Pesca

Será já no próximo Domingo, na zona do Choupal em Pedorido ( Rio Douro ) que a Casa do Povo da Raiva , realiza o XXIII CONCURSO PESCA DESPORTIVA , estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 15h30 no Auditório desta colectividade.

Adjudicada obra de reforço de abastecimento de água à vila de Cinfães

A Câmara Municipal de Cinfães adjudicou a obra de reforço de abastecimento de água à sede do concelho por cerca de 821 mil euros. Os trabalhos vão implicar a instalação de uma conduta adutora, com mais de 10 km de comprimento, que irá canalizar a água desde Vilar de Arca até aos reservatórios localizados junto à Estrada entre Cinfães e Ervilhais (Nespereira). A obra permirirá aumentar os caudais que, actualmente, fornecem a vila de Cinfães.
A empreitada foi adjudicada à empresa Restradas – Revitalização de Estradas do Norte. As obras começarão em breve, sendo o prazo de construção previsto de 270 dias.

Actividades de fim-de-semana

Noite das Marias” em Souselo
O Largo da Feira do Couto, em Souselo, vai receber a “Noite das Marias”, no sábado, dia 27. O programa anuncia “tradicional desfolhada”, com acompanhamento de “Os Finfas”, às 21h00; actuação da Escola de Música de Souselo, às 22h00; cantares ao desafio, com Adília de Arouca e Domingos da Soalheira, às 23h00; e “baile à antiga”, de novo com a actuação de “Os Finfas”, às 24h00.
A organização anuncia ainda “café à moda antiga” durante a noite.
Paintball em Fornelos
A Associação Desportiva, Recreativa e Cultural “Os Mantanas”, associação de jovens de Fornelos, vai promover um torneio de paintball, no sábado, dia 27. A iniciativa terá lugar no Lugar das Quartas, a partir das 10h00.
As inscrições custam 15 euros por pessoa, com direito a 100 bolas para a prática de paintball.

G.A.P

Número de alunos matriculados no 10º ano aumenta pelo terceiro ano consecutivo

O número de alunos matriculados no 10º ano de escolaridade, no concelho de Cinfães, tem vindo a aumentar desde 2006. Para o ano lectivo 2008/2009 matricularam-se 217 alunos, mais do que em 2007 (179 matrículas) e do que em 2006 (158). Uma tendência que contraria o descréscimo verificado de 2005 para 2006, quando o número de matrículas decaiu de 180 para 158, na passagem do 9º ano, correspondente à escolaridade mínima obrigatória em Portugal, para o 10º ano, início do Ensino Secundário.
O aumento de alunos no Ensino Secundário, em Cinfães, coincide, neste ano, com a entrada em vigor da medida da Câmara Municipal em disponibilizar transportes escolares gratuitos para os alunos do município que frequentem a Escola Secundária ou a Escola Profissional do concelho.
GAP

Vanessa Fernandes recebida na Câmara Municipal de Paredes


Actual medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Pequim(China), Vanessa Fernandes,esteve de visita ao concelhio de Paredes. A atleta foi recebida nos Paços do concelho pela presidente da autarquia

Magalhães: Paredes foi um dos primeiros 16 municípios a dispor do computador

Município de Paredes pronto para abraçar 12 anos como escolaridade obrigatória

O Município de Paredes acolheu a entrega de computadores portáteis – Magalhães.

Os felizardos foram os alunos da Escola EB1, de Vila, em Lordelo que receberam os portáteis das mãos do Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos.
Para a presidente do Conselho Executivo, Beatriz Castro, a “aposta na educação – neste caso através do Plano Tecnológico - é imprescindível para os desafios que a sociedade de conhecimento impõe”.
Defende a aposta na qualificação dos portugueses e diz que com esta iniciativa “vamos sentir a escola mais próxima e mais atractiva para combater o insucesso escolar. As famílias vão beneficiar, melhorar as competências na área e contribuir para o aumento da competitividade”, afirmou.
Foi com grande satisfação que a coordenadora da escola, Lígia Rocha, encarou “mais um desafio na área das novas tecnologias”. Agradeceu as apostas da autarquia paredense e da DREN num dia que “será uma referência na forma de encarar a escola”.
De acordo com o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, o dia de ontem foi o “primeiro de uma nova era, marcado pela cooperação estratégica com os municípios”.
O edil afirmou que a educação “não pode dividir tanto os portugueses pois estamos a tratar do futuro das crianças” e “que deve ser um factor de cooperação estratégica com o Governo”.
Celso Ferreira garante que o Município de Paredes continuará a ser um parceiro estratégico do Governo” por forma a garantir que Paredes terá uma educação ao nível dos modelos europeus de referência nesta área.
O autarca lembrou o “esforço ímpar” que o município paredense está a desenvolver no âmbito da Carta educativa, que permitirá a construção imediata de 7 centros escolares que já se encontram em fase final de adjudicação. Em Janeiro de 2009 o Município de Paredes e o Governo terão no terreno 35 milhões de euros de investimento”.
Garante que haverá um “melhor ambiente escolar e melhores condições no que respeita à componente pedagógica”, que tornarão as novas escolas locais agradáveis e convidativos, verdadeiros centros educativos.
Paredes, Concelho sem fios: uma realidade já no próximo ano
Celso Ferreira elogiou a iniciativa de entrega dos computadores Magalhães e avançou que “queremos ser um bom aluno no domínio das tecnologias”. Neste sentido, asseverou de dentro de seis ou sete meses todo o concelho terá rede de wireless”.
Paredes pronto para novo desafio: 12 anos de escolaridade obrigatória
Dando continuidade à aposta na Educação, o Presidente da Câmara Municipal de Paredes fez um novo desafio ao Governo – com o qual diz ter uma ambição comum – “acreditamos nos 12 anos de escolaridade obrigatória e quando pensarem no alargamento da escolaridade até aos 12 anos, o Município está interessado em ser o primeiro a desenvolver um projecto piloto”.
O Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, sublinhou que este dia de entrega dos Magalhães – marcante para a nova geração - “foi dos mais felizes no exercício de funções”. Diz que ficou “profundamente tocado com os olhinhos das crianças frente ao instrumento. Um momento simbólico para o futuro, que ficará recordado, pois vai criar condições diferentes para crianças e famílias. Defende que a escola visa aumentar a igualdade de oportunidades e preparar as pessoas para se integrarem melhor socialmente”.
Afirma que o programa e-escolinhas tem dois objectivos: “conseguir que todas as crianças tenham acesso a computador e a banda larga, bem como, aumentar o acesso das tecnologias de comunicação e informação para todo o país
Computador Magalhães
O Magalhães é um computador portátil que disponibiliza um conjunto de ferramentas que proporciona a aquisição de competências na área das Tecnologias de Informação e Comunicação. Está equipado com diversos programas e permite que se estabeleça uma ligação à Internet.
O Governo entregou os primeiros três mil computadores portáteis Magalhães - em 16 concelhos do país - a crianças do primeiro ciclo do ensino básico, no âmbito de um programa que será totalmente financiado por privados.
No total serão entregues, neste ano lectivo, 500 mil exemplares do Magalhães, que terão um custo máximo de 50 euros, sendo gratuitos para os alunos que beneficiam do primeiro escalão da Acção Social Escolar. O acesso à internet de banda larga tem custos reduzidos e a ligação é facultativa.
Refira-se que o programa e.escola e e.escolinha de acesso a computadores e ligação internet de banda larga vai ser alargado aos alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade - cobrindo totalmente os ensinos básico e secundário. Estes alunos poderão optar pelo computador Magalhães - disponível a partir de agora para os alunos do 1.º ao 4.º ano -, ou pelo programa e.escolas destinado aos alunos do 7.º ao 12.º ano.
Com estes programas - integrados no Plano Tecnológico - prevê-se que, em 2010, haverá um computador por cada dois alunos, o que tornará Portugal num dos países mais bem equipados a nível mundial. O rácio actual é 11,3 alunos por cada computador, mas no final do ano será de cinco alunos por PC, segundo os dados e as previsões do Plano Tecnológico.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Nota de Imprensa

Para implantação de uma Unidade de Cuidados Continuados
Câmara Municipal de Castelo de Paiva aprovou ampliação do Hospital de Oliveira do Arda
A Câmara Municipal aprovou hoje por unanimidade, em reunião do Executivo Municipal, liderado por Paulo Teixeira, a autorização para ampliação parcial do Hospital de Oliveira do Arda, na vila da Raiva, para implantação de uma Unidade de Cuidados Continuados, naquele equipamento propriedade da Câmara Municipal. Recorde-se que, parte do antigo Hospital de Oliveira do Arda, está alugado à Administração Regional de Saúde do Centro e outra parte está cedido ao Centro Social do Couto Mineiro do Pejão. A pretensão agora apresentada pelo Centro Social do Couto Mineiro do Pejão à Câmara Municipal enquadra-se em área com vocação edificável, nas plantas de síntese do POACL, não se encontrando restrições a edificabilidade, desde que sejam garantidas as condições ambientais exigidas no regulamento do citado Plano. O projecto de arquitectura apresentado enquadra-se na envolvente, não criando impacto paisagístico e de acordo com a autarquia, o equipamento de serviço Multibanco, actualmente ali existente, irá manter-se. A candidatura do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão terá que ser efectuada, no máximo, até 15 de Outubro.
GICMCPV

Nota de Imprensa






Iniciativa simbolizou o apreço da autarquia à educação e ao ensino
Câmara Municipal promoveu homenagem aos professores reformados nos últimos 15 anos
Paulo Teixeira destacou o forte investimento realizado no parque escolar do concelho Por proposta do Executivo Municipal de Castelo de Paiva, liderado por Paulo Teixeira, foram ontem homenageados, em cerimónia realizada nos Paços do Concelho, 46 professores naturais ou residentes no concelho e ligados aos diversos graus de ensino, que foram aposentados desde o segundo semestre de 1993. Na homenagem, para além do edil paivense e dos vereadores Rui César Castro e Manuel Rocha, marcaram presença Fátima Almeida, em representação do Agrupamento Vertical de Castelo de Paiva e Conceição Rodrigues, do Agrupamento Vertical do Couto Mineiro, e ainda os autarcas das freguesias de S. Martinho, Sardoura, Raiva, Bairros e Paraíso.Rita Silva, aluna do último ano da Academia de Musica de Castelo de Paiva, colaborou na iniciativa e maravilhou os presentes com duas peças de música clássica em acordeão. Lopes de Almeida, presidente da Assembleia Municipal, congratulou-se com a homenagem prestada e louvou a iniciativa municipal, destacando a exigência da profissão de professor, a sua vocação para uma missão nobre, ao mesmo tempo que evidenciou o facto da escola não dever ser nunca um local de facilitismo, mas sim de trabalho e de contínua dedicação. O líder da AM de Castelo de Paiva insistiu na “ cultura de exigência “ que outrora se registava no ensino em Portugal, ao contrário de hoje, “ em que os pais largam os filhos na escola e sacodem as responsabilidades “ e terminou a sua intervenção lendo um poema de um autor anónimo sobre “ Ser Professor “, como tributo ao desempenho, dedicação e sacrifício de todos os professores agora distinguidos pela edilidade paivense. Manuel Rocha, Vereador da Cultura e Educação, realçou a oportunidade da homenagem e leu duas comunicações de professores que, não podendo estar presentes, justificaram a sua ausência e louvaram o acto.Reconhecendo o importante papel que estes professores desempenharam na sociedade em geral e em particular neste concelho, o presidente Paulo Teixeira destacou que, nos tempos de hoje, “ ser Professor é quase "profissão de risco", daí a vontade do Executivo Municipal, através desta Sessão Pública “ manifestar gratidão e carinho a todos os professores que, muitas vezes em situações precárias, fizeram o melhor pelo progresso de Castelo de Paiva “.Evidenciando que este acto simboliza o apreço que a Câmara Municipal atribui à educação e ao ensino como via para o sucesso, o edil paivense referiu-se á evolução que o ensino e profissão de professor foi tendo ao longo dos tempos, recordando que, “ muitas vezes foram o pai e a mãe de muitas crianças e ainda sobrava disponibilidade para matar a fome aos mais carenciados ou oferecer um casaco aqueles que tinham frio durante a permanência na escola, “ num tempo em que não havia acção social da Câmara, nem tão pouco abono de família “.Falando num mundo em mudança, Paulo Teixeira referiu-se aos vários os sistemas de ensino que os professores foram encontrando, sendo obrigados a um aperfeiçoamento contínuo, o mundo das novas tecnologias também foi uma realidade com que se tiveram de confrontar, numa era de novas metodologias e em que o quadro de lousa e giz vai dando lugar aos Quadros Inter - Activos. O autarca aproveitou para falar na funcionalidade dos transportes escolares actuais, no sucesso das AEC’s - Actividades Extra -Curriculares em Castelo de Paiva, desenvolvidas em parceria e em excelente articulação entre a Câmara, Juntas de Freguesia, Agrupamentos e IPSS’s que colaboram nos transportes, alimentação, no ensino do inglês, desporto (acesso à piscina e ao pavilhão) e à expressão artística, realçando depois, o forte investimento feito na renovação e melhoria do parque escolar do concelho, depois de décadas de esquecimento e abandono.A este propósito, Paulo Teixeira fez questão dar os exemplos dos investimentos feitos na Pré – Escola em Fornos, de Crava, em S. Martinho, na Pré- Escola do Paraíso, as Escolas de S. Lourenço, a Nº1 e Nº2 de Sobrado, de Pereire, em Sardoura, da Póvoa e do Picão, em Pedorido, da Cepa, em Fornos, da Cruz da Agra, em S. Martinho, de Serradelo e na Raiva, de Casal da Renda, em Paraíso, e as novas EB 2/3 de Sobrado e EB23 do Couto Mineiro, sendo que em relação ao pré-escolar e ao 1º Ciclo, a melhoria substancial dos equipamentos escolares foi feita sem apoio nenhum estatal ou fundos comunitários. Neste sentido, o edil evidenciou que, “ quando alguns falam que não sabem onde está o investimento da Câmara Municipal, eu realço que estão perante mim testemunhas totalmente credíveis e independentes de onde e como foi bem investido o orçamento da Câmara de Castelo de Paiva “. A finalizar, o autarca paivense a agradeceu a presença de todos, mostrou-se orgulhoso pela realização desta homenagem e, ainda teve tempo para abordar a reforma que está a ser preparada, no sentido da entrega aos municípios da gestão dos equipamentos e Auxiliares Acção Educativa dos Agrupamentos Escolares, “ um problema difícil com muitos ajustes para resolver “.No final, destacou-se a intervenção bastante emocionada de Margarida Patrocínio Augusta de Castro, professora reformada e mãe do ex-presidente da CM, Joaquim Quintas, já homenageada em 1993, que agradeceu o gesto nobre do Executivo Municipal liderado por Paulo Teixeira e mostrou-se muito orgulhosa por voltar aos Paços do Concelho num acto que, “ consolando a alma “, serviu para homenagear os professores e dignificar a profissão.




GIRP/COliveira

Centro Escolar de Fonte Coberta financiado com 400 mil euros

A obra do novo Centro Escolar de Fonte Coberta, na freguesia de Souselo, obteve 400.350.65 euros de financiamento, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (Concurso 1/2007 ON.2, Programa Operacional Regional do Norte). O valor da empreitada assumido pela Câmara Municipal de Cinfães foi de cerca de 978 mil euros.
O Centro Escolar de Fonte Coberta abriu a 15 de Setembro último, com 2 salas para a Educação Pré-Escolar, 5 salas para o 1º Ciclo do Ensino Básico (incluindo sala de expressões), biblioteca, sala de professores, refeitório, sala polivalente e polidesportivo. O novo espaço também foi dotado de mobiliário escolar, material didáctico e equipamento informático (incluindo quadros interactivos).

Câmara Municipal de Cinfães vai adquirir plataforma electrónica para contratação pública

A Câmara Municipal de Cinfães vai proceder à instalação de uma Plataforma Electrónica de Contratação, alternativa ao papel, para aplicações como a aquisição de bens, serviços e empreitadas.
Segundo a Divisão Administrativa e Financeira da Autarquia, “o novo Código dos Contratos Públicos, em vigor desde 30 de Julho de 2008, tem como objectivo a simplificação dos trâmites dos procedimentos pré-contratuais através da utilização de novas tecnologias de informação, obrigando à criação de um sistema alternativo ao papel – as plataformas electrónicas de contratação pública”.
A empresa VORT AL, Comércio Electrónico, Consultoria e Multimédia, SA, ficará encarregue de implementar a Plataforma na Câmara Municipal de Cinfães, por 12.600 euros (sem IVA).

Cinfães tem balcão Casa Pronta

A Conservatória de Registo Predial de Cinfães passou a ter um balcão do serviço Casa Pronta, criado pelo Ministério da Justiça.
Direccionado para operações relacionadas com a compra e a venda de casa, o serviço assenta no “novo regime de transmissão, oneração e registo de imóveis, que torna possível realizar todos estes actos num balcão único, de forma imediata” (informação recolhida em www.casapronta.pt).
Na internet, através do endereço electrónico www.casapronta.pt, é ainda possível efectuar “a promoção de anúncio on-line de transmissão de imóvel; a consulta dos anúncios e a manifestação da intenção de exercer o direito legal de preferência; e o pedido e a consulta de certidão on-line do prédio”.
G.A.P.

Clube Desportivo de Cinfães é a única equipa do distrito ainda em prova na Taça de Portugal

O Clube Desportivo de Cinfães (III divisão, série C) é a única equipa de futebol do distrito de Viseu que vai disputar a III eliminatória da Taça de Portugal. O clube cinfanense vai defrontar a equipa do Paredes (III divisão, série B), como visitante, a 19 de Outubro.
Isento na primeira eliminatória da Taça, o Clube Desportivo de Cinfães eliminou a equipa madeirense do Clube Desportivo Ribeira Brava (série A da II Divisão B), na Madeira, em jogo da II eliminatória, a 14 de Setembro (empate a 1 golo durante 120 minutos de jogo e vitória por 3-5 em grandes penalidades).

NOTA DE IMPRENSA

Gabinete do 1º Ministro pede desculpa
ao Presidente da Câmara de Castelo de Paiva

Na sequência dos diversos convites efectuados ao Governo pelo Executivo Municipal, presidido por Paulo Teixeira, para a inauguração das obras da Variante à EN 222, o mesmo não obteve nenhuma resposta positiva.
No entanto, umas semanas depois da mesma abrir ao trânsito, o Primeiro – Ministro informou por ofício o Presidente da Câmara que não poderia estar presente na inauguração, no entanto dada a importância da obra para o concelho seria representado na cerimónia pelo Ministério das Obras Públicas.
Assim, o Presidente da Câmara escreveu ao Senhor Primeiro –Ministro informando-o que a referida obra não tinha sido inaugurada e que talvez o Senhor Primeiro Ministro estivesse mal informado.
Depois desta missiva e recentemente, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva recebeu um pedido de desculpas do Chefe de Gabinete do Primeiro - Ministro relativamente ao que se passou com a abertura da Variante à EN 222 e que o Senhor Primeiro - Ministro lamentava o sucedido.
O Presidente da Câmara aproveitou este contacto para convidar o o Senhor Primeiro – Ministro, Engº José Sócrates, para inaugurar o Complexo Social da Associação de Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios, em fase final de conclusão, na freguesia da Raiva e num terreno cedido pela Câmara Municipal para o efeito.
Deste convite a Câmara Municipal já deu conhecimento ao Presidente da Associação de Familiares da Tragédia de Entre-os-Rios.
GICMCP

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Nota de Imprensa

Uma iniciativa da Comunidade Urbana Autarcas e párocos da região do Vale do Sousavisitaram monumentos da Rota do Românico
Uma iniciativa da Comunidade Urbana Autarcas e párocos da região do Vale do Sousavisitaram monumentos da Rota do Românico O Município de Castelo de Paiva esteve representado, através do Vereador do Pelouro da Cultura, Manuel Rocha, nas visitas que a Valsousa agendou, durante o mês de Setembro, aos 21 monumentos que integram o percurso da Rota do Românico do Vale do Sousa. Na primeira visita, que contemplou uma parte do Percurso Norte, os convidados estiveram de passagem pelo Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, Igreja de São Vicente de Sousa, Igreja de Salvador de Unhão, Igreja de Santa Maria de Airães e Igreja de São Mamede de Vila Verde, no concelho de Felgueiras, e ainda, a Torre de Vilar, já no município de Lousada.No dia 8 houve passagens pelos territórios de Lousada e Penafiel com visitas à Igreja do Salvador de Aveleda, pela Ponte de Vilela, Igreja de Santa Maria de Meinedo e Ponte de Espindo. Já no dia 15, a comitiva esteve nos municípios de Paços de Ferreira e Paredes para visitar o Mosteiro de São Pedro de Ferreira, o Mosteiro de São Pedro de Cête, a Ermida de Nossa Senhora do Vale, o Mosteiro do Salvador de Paços de Sousa, o Memorial da Ermida, a Igreja de São Pedro de Abragão e a Igreja de São Gens de Boelhe. Ontem, na última visita agendada, foram visitados os restantes monumentos da Rota do Românico, a Igreja de Cabeça Santa, a Igreja de S. Miguel de Entre-os-Rios, e a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa, incluindo o Marmoiral de Sobrado, em Castelo de Paiva, monumento funerário classificado como Monumento Nacional desde 1950, e que integra também o Percurso Sul desta rota.Esta iniciativa, segundo os responsáveis da Valsousa e dos técnicos ligados à Rota do Românico do Vale do Sousa teve como objectivo dar a conhecer o programa completo desta rota turística que recorda as “ memórias do românico” na região e tomar contacto com os investimentos realizados nos diversos monumentos, agora que a sinalética já está colocada e o “merchandising” já em fase de divulgação. O Vereador Manuel Rocha mostrou-se bastante impressionado com as intervenções realizadas, realçando que o património religioso da região é uma mais valia para que a Rota do Românico seja um sucesso e possa potenciar o turismo nesta região, atraindo muitos visitantes, realçando também a necessidade de se valorizar e apostar na divulgação das outras vertentes turísticas como forma de complemento da rota.Entretanto, no âmbito das JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2008, que vão ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, a Rota do Românico do Vale do Sousa (RRVS) pretende realizar 3 visitas guiadas a alguns dos monumentos que a integram a referida Rota.
GIRP/COliveira

600 Socialistas Paivenses presenciaram Comício em Guimarães.


Numa grande jornada de Convívio e de festa: 600 Socialistas Paivenses presenciaram Comício em Guimarães. No passado Sábado, sob o lema "a Força da Mudança", o Partido Socialista de Castelo de Paiva levou até à região do Minho 12 autocarros com cerca de 600 Paivenses para uma grande jornada de convívio, que culminou no grande Comício Nacional em Guimarães, com a presença de José Sócrates.
O dia de Sábado, começou bem cedo para toda a comitiva Paivense. Logo pela manhã, todos os Autocarros circularam pelas 9 freguesias do Concelho para receber as 6 centenas de Paivenses. Estes, munidos do tradicional farnel, dirigiram-se depois para o ponto de encontro, na Póvoa, Pedorido, de onde partiram, em caravana, até ao alto de Santo Luzia em Viana do Castelo de Paiva. Em Vila Nova de Cerveira, o bonito parque do Castelinho foi o local escolhido para o almoço. Logo após, houve lugar para dançar ao som dos nossos já bem conhecidos "Amigos da Portela" e para os habituais discursos. Primeiro, Gonçalo Rocha, Presidente da Concelhia, visivelmente emocionado, agradeceu a presença e o apoio de todos que colaboraram para o grande sucesso da iniciativa. Enalteceu que a forte participação dos Paivenses nesta jornada de convívio não só revela a força do PS como também a enorme vontade de mudança que existe no Concelho. Segundo o líder da Concelhia Rosa, esta "enorme onda de mudança que hoje se inicia não pode parar, os Paivenses querem acabar com um ciclo laranja, que está esgotado e cansado, e querem um novo rumo e uma nova esperança para sua terra e o PS, como Partido de responsabilidade governativa, não os pode e não os vai defraudar." Para Gonçalo Rocha, "com confiança e muito trabalho, o PS tem todas as condições de devolver uma nova esperança para Castelo de Paiva." Por último, declarou que "com este apoio e esta enorme manifestação de carinho, que recebi, só tenho que vos dizer que vos levo a todos no meu coração". Na presença de Antero Gaspar e do Deputado Pedro Nuno Santos, interveio Afonso Candal, Presidente da Federação Distrital de Aveiro, elogiou "a energia" de Gonçalo Rocha, destacou "a grande capacidade mobilizadora do PS Castelo de Paiva" e salientou a "grande vontade de mudança que se evidencia nos Paivenses".Terminadas as intervenções, os 12 autocarros partiram em direcção à "cidade berço" para o mega-comício do PS, no Pavilhão Multiusos, com José Sócrates.À chegada, estavam já espera um largo staff da organização do Comício para receber as 6 centenas de Paivenses.No seu discurso, o líder socialista salientou que "esta é uma legislatura de mudança", destacando que "os portugueses sabem que o PS é a única força política capaz de propor e executar programas de reformas a pensar no futuro de Portugal e dos portugueses".Na sua intervenção, muitas vezes interrompida pelos aplausos dos apoiantes, José Sócrates defendeu que os três anos de governo que já cumpriu "foram marcados pela seriedade", destacando o sucesso nas contas públicas.Na parte final do seu discurso, o líder socialista assegurou que o PS defende uma segurança social "pública, garantida pelo Estado", frisando que "nunca será permitido que as pensões dos portugueses sejam jogadas na bolsa".A segurança interna, o trabalho e o ensino foram outros temas abordados pelo líder socialista, que reservou também tempo para elogiar o presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, assegurando-lhe todo o apoio para as eleições regionais que se aproximam.
Terminado o Comício, todos regressaram a suas casas muito satisfeitos com o enorme sucesso desta iniciativa.

O Gabinete de Imprensa do PS Castelo de Paiva

Subsídio de 6 mil euros para a Associação de Solidariedade Social de Espadanedo

A Associação de Solidariedade Social de Espadanedo vai receber um subsídio anual de 6 mil euros, atribuído pela Câmara Municipal de Cinfães, depois de assinado o acordo de cooperação com a Segurança Social, no âmbito do Orçamento Programa 2008, a 16 de Setembro último.
A Associação de Solidariedade Social de Espadanedo é a única instituição no município de Cinfães com a valência de apoio a pessoas portadoras de deficiência.

Reedição do “Cancioneiro de Cinfães” em perspectiva
A Câmara Municipal de Cinfães pretende reeditar o “Cancioneiro de Cinfães”, da autoria de Vergílio Pereira. A obra, datada de 1950, encontra-se esgotada, apesar de ser considerada “um orgulho do concelho e de servir de suporte a muitas iniciativas de âmbito cultural” realizadas nacional e internacionalmente, nas palavras do presidente da Autarquia, Prof. Pereira Pinto. Segundo o edil de Cinfães, “é altura de o município avançar no sentido da reedição do Cancioneiro”.

Voto de louvor pela prestação de Armando Costa nos Jogos Paralímpicos de Pequim
A Câmara Municipal de Cinfães deliberou apresentar um voto de louvor pela prestação do atleta cinfanense, Armando Costa, nos Jogos Paralímpicos de Pequim.
Armando Costa, atleta natural da freguesia da Gralheira, conquistou uma medalha de bronze, na modalidade de Boccia, em pares, classe BC3.
Em edições anteriores dos Jogos Paralímpicos, Armando Costa conquistou uma medalha de Ouro, em pares, em Atlanta 1996; uma medlaha de Prata, em prova individual, em Sidney 2000; e uma medalha de Bronze, também em prova individual, em Atenas 2004.

Pessoas portadoras de deficiência vão participar no II Cruzeiro no Rio Douro

A Câmara Municipal de Cinfães vai organizar o II Cruzeiro no Rio Douro para pessoas portadoras de deficiência, na próxima quarta-feira, dia 24.
O passeio, entre Porto Antigo (Cinfães) e Régua, envolverá cerca de 120 participantes, entre pessoas portadoras de deficiência e respectivos acompanhantes e convidados, nomeadamente presidentes das Juntas de Freguesia e das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Cinfães.
A partida de Porto Antigo está prevista para as 10h00.
GAP

Nota de Imprensa

Diversas actividades desenvolvidas ontem no Largo do CondeCastelo de Paiva voltou a aderirà Semana Europeia da Mobilidade A Câmara Municipal de Castelo de Paiva voltou este ano a aderir à “ Semana Europeia da Mobilidade – Dia Europeu sem Carros “, uma iniciativa da Comunidade Europeia e do Ministério do Ambiente, que neste concelho teve ontem uma boa adesão popular. O perímetro urbano da vila que foi encerrado ao trânsito neste dia comemorativo, foi a mesma zona que normalmente fica condicionada por ocasião dos festejos do S. João ou da Feira do Vinho Verde e as pessoas aproveitaram para se divertir e conviver, mau grado o mau tempo que se fez sentir a partir do meio da tardeRui César Castro, Vice-Presidente da autarquia e responsável por esta acção, abordou o interesse da iniciativa, que a exemplo de anos anteriores, foi perspectivada com o objectivo de contribuir para a defesa do meio ambiente e para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.“ Este foi um dia diferente, o desafio que propomos esta orientado para a valorização do ambiente que nos rodeia e a nossa adesão a este evento serve para afirmar o nosso contributo para que se possa viver de forma mais saudável e deixar, neste dia especial, alguns exemplos para uma vivência mais limpa e atractiva “, reforçou o autarca paivense.As colectividades do concelho também foram chamadas a colaborar nesta acção, que voltou a ser aproveitada pela Câmara Municipal para desenvolver algumas iniciativas relativas à área do ambiente, higiene e limpeza urbana. O programa deste ano começou a partir das 10h00 e foi preenchido com várias acções e animação de rua, tudo na perspectiva de sensibilização das pessoas para as questões ambientais que mais afligem a comunidade. Logo pela manhã houve caminhadas e durante o dia foram organizadas duas “ gincanas de bicicleta “, sendo que a diversão foi garantida de forma permanente com insufláveis, jogos tradicionais, jogos de cartas, damas e xadrez, assim como corridas com arcos e passeios de bicicletas, trotinetes e patins.
No início da tarde foi realizada uma prova de Peddy Paper, promovida pela AJAACP – Associação Juvenil Ambiental e Arqueológica de Castelo de PaivaA Praça da Independência, o Largo do Conde, a Rua da Boavista, parte da Avª General Humberto Delgado e da Rua Emídio Navarro ( entradas no centro urbano da vila ) foram as artérias que, no dia de ontem, estiveram vedadas ao trânsito entre as 7h00 e as 20h00, numa iniciativa que a Câmara Municipal quer, tendo em conta a adesão e o sucesso alcançado, ver repetida no próximo ano.
CO/GIRP

Nota de Imprensa

Livro premiado foi apresentado na terra natalCM de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Pedoridohomenagearam escritora paivense Teresa Cristina Torrão A Câmara Municipal de Castelo de Paiva e a Junta de Freguesia de Pedorido realizaram esta semana uma homenagem à escritora Teresa Cristina dos Santos Pinto Torrão, numa cerimónia que teve lugar no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Pedorido. A escritora é natural de Castelo de Paiva e foi recentemente premiada, durante a segunda edição do Concurso Literário “ O Meu 1º Best-Seller “, promovido pela empresa Continente / Modelo, em parceria com as Edições ASA e a revista VISÃO. Ao tomar conhecimento deste prémio, o edil paivense, Paulo Teixeira, considerou que, “ é um orgulho para o concelho o êxito literário desta escritora paivense “, daí justificar a oportunidade da homenagem proposta e a satisfação desta apresentação ser realizada em Castelo de Paiva, concretamente na freguesia onde nasceu a autora.João Campos, presidente da Junta de Freguesia de Pedorido, deu as boas-vindas a Cristina Torrão e mostrou-se satisfeito por acolher esta iniciativa na sua freguesia, enquanto o presidente da CM de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, realçou o talento desta jovem escritora paivense, evidenciando o prémio com que foi distinguida a nível nacional e, ofertando depois, em jeito de reconhecimento, uma peça típica do artesanato paivense.Paulo Teixeira congratulou-se com o sucesso que a escritora esta a conseguir com a publicação deste romance, referindo que é uma obra que vale a pena ler e que cativa do princípio ao fim, ou não fosse o enredo uma história de amores impossíveis, num tempo de hostilidades entre mouros e cruzados.Depois da intervenção de um tio da autora e da apresentação feita por seu pai, Cristina Torrão agradeceu, bastante emocionada, a distinção que lhe foi prestada em Castelo de Paiva pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Pedorido, relembrado alguns aspectos da sua infância no território paivense.Recorde-se que esta escritora viveu os primeiros anos de sua vida em Pedorido, freguesia onde o seu pai, professor José Torrão exerceu funções de docente durante alguns anos. A apresentação da obra “ A Moura e o Cruzado “ foi feita pelo pai da própria escritora.Teresa Cristina Torrão é, assim, o nome do mais recente talento descoberto durante a segunda edição do Concurso Literário “O Meu 1º Best-Seller “, promovido pelo Continente / Modelo, em parceria com as Edições ASA e a revista VISÃO.A escritora de 42 anos, conseguiu sobressair com o seu trabalho, entre os cerca de 155 que foram enviados para o concurso. A Moura e o Cruzado é um romance histórico, que remonta ao ano de 1147, época das cruzadas.O livro mostra a batalha interminável e sangrenta entre cruzados e mouros, intercalando-a com uma paixão impossível entre dois jovens que não partilham a mesma religião.« Ódio e paixão, fanatismo e descrença, poder e glória, intrigas e vinganças » são os ingredientes desta obra que, realçou a autora, « tem aspectos completamente actuais», nomeadamente o tema das religiões, que se encontra tão vivo na sociedade actual como há séculos atrás. A escritora paivense refere, a este propósito, que a obra conjuga duas grandes paixões: a pesquisa histórica, nomeadamente sobre a Idade Média, e a escrita. Cristina Torrão – nome pelo qual a vencedora assina o seu livro –, nasceu a 16 de Julho de 1965, no concelho de Castelo de Paiva, aonde hoje ainda tem laços familiares, sendo licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A autora vive na Alemanha há 15 anos, para onde se mudou depois de se apaixonar por um alemão, e por lá pretende manter a sua vida.Esta incursão pela escrita começou quando leu um romance histórico da escritora inglesa Sharon Penman, tendo nesse momento percebido que também ela era capaz de fazer algo do género. A autora, que já deu aulas de português a crianças alemãs, é neste momento uma dona de casa por opção própria e porque tal permite que se dedique à escrita, a sua verdadeira paixão, e que é já um passatempo há cerca de sete anos. A escritora promete trazer outras obras dentro do romance histórico, em português, mas quem sabe, também em alemão.
GIRP/Carlos Oliveira

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Assembleia Municipal de Cinfães, vai ter lugar no próximo dia 29 deste mês

A próxima sessão da Assembleia Municipal de Cinfães vai realizar-se no dia 29 de Setembro, próxima segunda-feira, a partir das 9h30.
Da Ordem de Trabalhos constam as apreciações e votações da 3ª Revisão Orçamental; da proposta apresentada pela Câmara Municipal para delegação de competências nas Juntas de Freguesia das pequenas reparações nos Jardins de Infância e Escolas do 1º CEB, pintura de abrigos e colocação de sinalética nos caminhos e estradas municipais; da minuta do contrato de comodato da Quinta do Paço da Serrana a celebrar com a empresa Filtrimix – Unipessoal, Lda.; e do reconhecimento de interesse público do projecto do Parque Eólico de São Macário II.
A sessão terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
G.A.P

Força Aérea Portuguesa procura candidatos

A Força Aérea Portuguesa (FAP) vai realizar sessões de esclarecimento, em Cinfães, sobre formas de ingresso na instituição militar.
As acções de sensibilização irão decorrer na próxima sexta-feira, dia 26 de Setembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cinfães, de manhã e de tarde, a partir das 9h30 (sessões às 9h30; 11h00 e às 14h00). No exterior dos Paços do Concelho, a FAP estacionará uma viatura com simulador de voo.

G.A.P.

Paivense derrotado em Pessegueiro do Vouga




O S.C.Paivense, foi derrotado em Pessegueiro do Vouga por duas bolas a uma. O jogo não podia ter começado da pior maneira para a equipa de castelo de Paiva. Um dos auxiliares de Sandra Bastos viu uma pretensa mão de Agostinho dentro da área e assinalou grande penalidade quamdo estavam decorridos apenas 6' de jogo. Os da casa ampliaram vantagem ainda não estavam decorridos 10 minutos. Na sequência de um canto, Luisão de cabeça fez o segundo para os da casa. Após o golo sofrido oa equipa do Paivense reagiu e aos 34 minutos Tito reduziu para 2 - 1.
A segunda parte ficou marcada pela exibição (negativa) de Sandra Bastos. A juiz da partida assinalou faltas onde elas nunca existiram . E para cúmulo dos cúmulos, acabou por sentenciar a o jogo quando expulsou Agostinho e numa altura em que a equipa de Castelo de Paiva mandava no jogo.
Após isto, Vitor Vasconcelos, tirou Pedro, e colocou Correia, na tentativa de chegar á igualdade mas não foi a tempo.


Resultado Final:
Pessegueirense 2 - Paivense 1

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva