sábado, 19 de dezembro de 2009

VOTA - Cristiana Silva


Este domingo, dia 20 de Dezembro vote na Marcoense e aluna da Academia de música de Castelo de Paiva, Cristiana Silva na meia-final do programa da TVI “Uma Canção Para Ti”.
Sem a sua ajuda a Cristiana não consegue passar à segunda meia-final (dia 27) e à Final que decorrerá na passagem de ano no Campo Pequeno.
Pode começar já
VOTAR
760 10 40 01 OU
GRATUITAMENTE NO SITE DA TVI
CADA VOTO FAZ A DIFERENÇA!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Agenda desportiva para este fim de semana



Campeonato Distrital da 1ª Divisão A.F.Aveiro




15ª Jornada - At. Cucujães - Paivense dia 20 ás (15h)


Campeonato Distrital da 2ª Divisão A.F.Aveiro - Seríe A


Mosteirô F.C. - S.Martinho dia 20 ás (15h)
FUTSAL
Campeonato Distrita 2ª Divisão
Bairros - Albergaria dia 19 ás 18h - Pav.Municipal Castelo de Paiva
Angeja - Casal dia 19 ás 18g



Taça Fundação da Inatel - Aveiro (Seríe A)

Sab dia 19 ás 15 h
Pessegueiro - Folgoso
Dom dia 20 ás 10h
Real - Oliveirense


AROUCA SÃO PAULO CLUBE, já divulgou o seu programa de festas para 2010


AROUCA SÃO PAULO CLUBE, divulgou o seu calendário de festas para o próximo ano.

Confira aqui:


CALENDÁRIO DE FESTAS - 2010


FEVEREIRO
07 – ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO DE ANO NOVO

MARÇO
05 – SESSÃO SOLENE DO 31.º ANIVERSÁRIO DO AROUCA SÃO PAULO CLUBE
07 – ALMOÇO DO 31.º ANIVERSÁRIO DO AROUCA SÃO PAULO CLUBE

ABRIL
11 – ALMOÇO BENEFICENTE

MAIO
16 – ALMOÇO DA RAINHA SANTA MAFALDA

JUNHO
12 – NOITE PORTUGUESA
27 – FESTA DA SARDINHA PORTUGUESA E FEBRAS

JULHO
18 – ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO

AGOSTO
08 – ALMOÇO DO DIA DOS PAIS

SETEMBRO
19 – ALMOÇO DE NOSSA SENHORA DA MÓ

OUTUBRO
17 – ALMOÇO BENEFICENTE

NOVEMBRO
06 – NOITE PORTUGUESA
28 – 19.º FESTIVAL DE FOLCLORE E 30.º ANIVERSÁRIO DO RANCHO AROUCA

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Excelente participação dos Karatecas do Grupo Desportivo


Grupo Desportivo continua, como é hábito, a promover Castelo de Paiva. Em Alcabideche, no municipio de Cascais, desenrolou-se o Campeonato Nacional de Karaté, estes campeonatos, como tinhamos previsto foram muito equilibrados. Centenas de atletas oriundos de vários pontos do país mostraram que é possível competir e lutar com toda a ética. Os elementos do Grupo Desportivo, onze, estiveram de forma excelente tendo conquistado quatro lugares de pódio, sobressaíndo o triunfo de Beatriz Teixeira, cadete feminina em Kumite -47Kg. João Garcês, era um mestre satisfeito já que os seus jovens instruendos estiveram como ele previa e a imagem deixada nestes nacionais foi relevante, apesar do pouco apoio que a secção tem, o comportamento dos atletas conseguiu disfarçar totalmente esse handicap.


Resultados


KUMITE


Cadete Fem -47Kg - 1º Beatriz Teixeira/ 3º Ana Tavares


Junior Fem -48Kg - 3º Juliana Ribeiro


Junior Masc -61Kg - 2º Rogério Silva

Associação Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva organiza debate intitulado "Direitos Humanos -realidade ou utopia"

A Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva, vai realizar um debate intitulado "Direitos Humanos -realidade ou utopia" no próximo dia 21 de Dezembro, pelas 14h00, na Tropicália Confeitaria em Castelo de Paiva.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Projecto Incluir - Roteiro Social 2009

align="justify">Informação institucional

Como vem sendo hábito ao longo da sua execução, o Projecto Incluir vai promover mais um Roteiro Social no qual irão ser visitadas as acções do Projecto Incluir de acordo com o programa em anexo. Nesse sentido vimos pelo presente convida-los a percorrer o Projecto Incluir fazendo ao mesmo tempo a cobertura do Roteiro Social 2009. De realçar o Desfile a acontecer na Discoteca Autarquia onde os Beneficiários irão pisar a passerele.




Requalificação dos balneários do Estádio Municipal de Cinfães




Informação institucional


O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Pereira Pinto, acompanhado pelo vice-presidente Manuel Domingos visitou as obras de remodelação e requalificação dos balneários do Estádio Municipal de Cinfães. Um investimento superior a 167 mil euros e que está em fase final de conclusão.A intervenção foi feita em dois espaços distintos: na zona de balneários, onde foram executados quatro balneários desportivos, um balneário dos árbitros, sala de tratamentos, posto médico, rouparia, bilheteira, despensa e espaços de circulação interior; e na zona administrativa, composta por sala da direcção, gabinete do director, gabinete do treinador, sala de troféus e sala de recepção.Numa segunda fase, é objectivo da autarquia avançar também com uma intervenção nos restantes espaços do equipamento desportivo, nomeadamente, na zona do bar, sanitários, bancadas e zona envolvente ao recinto de jogo.
Requalificação das zonas envolventes
Paralelamente decorreu a obra de remodelação e beneficiação das zonas envolventes ao Estádio Municipal. A intervenção, que contemplou a beneficiação dos arruamentos envolventes, também se encontra em fase terminal e representa um investimento que ronda os 150 mil euros. O objectivo passou pela melhoria das condições de tráfego automóvel e pedonal, dotando esta zona de infra-estruturas necessárias para a melhoria das condições de vida.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

10 distritos do Norte e Centro em alerta amarelo devido ao frio, chuva e neve


Lisboa, 15 Dez (Lusa) - A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) vai colocar quarta-feira em alerta amarelo 10 distritos do Norte e Centro do país devido ao frio, chuva e queda de neve, que poderá ser intensa em alguns locais.
Segundo a ANPC, o alerta amarelo, segundo de uma escala de quatro, vai ser accionado às 00:00 de quarta-feira nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra, prolongando-se por 24 horas.
A Protecção Civil coloca em alerta azul, o mais baixo de uma escala de quatro, os restantes distritos de Portugal continental.
Os alertas têm como objectivo aumentar a prontidão dos dispositivos de resposta operacional e informar a população sobre medidas de prevenção e precaução, de acordo com a Protecção Civil.
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para os próximos dias a continuação do tempo frio e a ocorrência de chuva nas regiões do sul a partir do final do dia de hoje, precipitação que vai progredir para Norte e que poderá ser temporariamente forte.
Segundo o IM, face às baixas temperaturas previstas poderá nevar acima dos 400 metros de altitude. Na região Sul, poderá cair neve nas Serras de Monchique e São Mamede durante a próxima madrugada.
Em comunicado, a Protecção Civil volta a recomendar que seja dada "especial atenção" à condução de veículos, nomeadamente nas vias propensas à formação de gelo, uma vez que aumenta o perigo de acidentes rodoviários, e aconselha velocidades reduzidas.
A ANPC sugere também, em áreas afectadas por gelo ou neve nas estradas, o transporte na viatura e colocação nos pneus de correntes de neve sempre que as condições de circulação o justificarem.
Os automobilistas devem seguir as indicações da ANPC e "não ignorarem eventuais cortes de estradas ou indicações de vias alternativas".
A Protecção Civil aconselha igualmente o uso de várias camadas de roupa, que não devem ser muito justas, a não realização de actividades físicas intensas e contacto imediato com o 112 (número de emergência) sempre que surgirem sinais de hipotermia.
A quem viajar para áreas onde é habitual a queda de neve ou formação de gelo nas estradas, a ANPC recomenda que se levem "alimentos, água, roupa quente e de cores vivas, depósito de combustível cheio e lanterna".
A Protecção Civil chama ainda a atenção para os cuidados a ter com os aquecimentos em casa, para evitar incêndios ou intoxicações, nomeadamente com as lareiras, em locais fechados e sem renovação de ar, e com os aquecedores.

Autarcas de Arouca e Castelo de Paiva reunem hoje em Lisboa a propósito da Central de Biomassa

A propósito da Central de Biomassa na região

Autarcas de Arouca e Castelo de Paiva reúnem hoje com o o Secretário de Estado da Energia e Inovação
 
 



A propósito do anunciado projecto da Central de Biomassa, a instalar na zona de fronteira entre os concelhos de Arouca e Castelo de Paiva, os presidentes das Câmara Municipais de Arouca e Castelo de Paiva, Artur Neves e Gonçalo Rocha, reúnem hoje á tarde em Lisboa, com o Secretário de estado da Energia e Inovação, Carlos Zorrinho.



Recorde-se que este projecto intermunicipal foi apresentado em Abril deste ano, ocasião em que se falou na entidade promotora e num investimento que rondará os 80 milhões de euros e poderá, eventualmente criar, mais de meia centena de postos de trabalho, podendo ser a maior unidade de produção de energia renovável a partir de resíduos florestais, a funcionar em Portugal.

A ZIF – Zona de Intervenção Florestação de Castelo de Paiva vai ajudar a divulgar e a sensibilizar os proprietários para a utilidade deste equipamento que ficará localizado num terreno de 18 hectares na zona de partilha das freguesia de Real e Santa Eulália, junto à EN 224, e que poderá ser utilizado por proprietários de outros concelhos vizinhos, já que se estima uma produção de 300 mil toneladas / ano, sendo que os fornecedores desta unidade de produção de energia renovável vão receber cerca de 30 euros por tonelada de resíduos entregues.
Para além de considerar que, este investimento público / privado pode contribuir para dinamizar o sector florestal na região, o presidente Gonçalo Rocha partiu para esta reunião com boas perspectivas e fez questão de sublinhar o interesse e o proveito económico que este projecto pode ter para as famílias e para aqueles industriais que se dedicam ao sector da exploração florestal, destacando que esta unidade pode potenciar ganhos para a economia local na ordem dos 15 milhões de euros anuais.



GIRP/Carlos Oliveira

Vila de Castelo de Paiva continua a acolher a magia e animação de Natal


Iniciativa da ACI com apoio da autarquia paivense

Magia e a animação do Natal na vila de Castelo de Paiva

* PICOLÉ ENTUSIASMOU MIUDOS E GRAÚDOS NO LARGO DO CONDE





Desde o início do mês que as actividades natalícias começaram a encher as ruas da vila de Castelo de Paiva de magia, cor e muita animação, num programa promovido em conjunto pela Associação Comercial e Industrial e a Câmara Municipal, que se estende até ao final deste mês, contemplando uma acção que visa dinamizar o comércio local, atrair visitantes e festejar esta quadra festiva com solidariedade e alegria, num ambiente de total confraternização.




Depois das iniciativas já realizadas no dia 8, com a abertura oficial do programa de animação, e perante milhares de pessoas, o momento mais emotivo do evento, com a chegada do Pai Natal de charrete ao Largo do Conde e depois o seu périplo em pelas ruas da vila, as acções de Natal prosseguiram em Castelo de Paiva no passado Domingo, dia 13, com outras novidades a marcar o programa, sempre com a presença do Pai Natal e os passeios de charrete pelas ruas da vila, com uma actuação da Academia de Música de Castelo de Paiva, seguindo-se um espectáculo com a conhecida PICOLÉ, a palhaça que fez furor na Praça da Alegria, na RTP, continuando mais tarde a Quermesse Social. E pode dizer-se que a tarde de Domingo, foi um sucesso, com muita gente a trazer as crianças ao Largo do Conde para este momento de magia e diversão…


Para o próximo Domingo, dia 20, a grande novidade da programação apresentada, será ás 14h30 o desfile de Pais Natal do Moto Clube Paivense e Pais Natal a cavalo, bem como a distribuição de prendas a todas as crianças presentes, estando agendada a cerimónia de entrega de prémios das melhores decorações das Rotundas da urbe paivense.

O encerramento desta programação de animação de Natal, terá lugar no dia 9 de Janeiro, com a realização do XII Encontro de Cantares das Janeiras.

Para além do apoio da edilidade paivense, esta iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, conta com o apoio da Câmara Municipal, da Academia de Música, da Igreja Paroquial de Sobrado, do Moto Clube de Castelo de Paiva, Juntas de Freguesia, entre outras entidades.



GIRP/COliveira

Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, continua a promover as suas actividades "Natalícias"

Informação institucional

A Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, com o apoio da Câmara Municipal, tendo em vista a promoção do comércio local, está a desenvolver durante este mês de Dezembrovárias acções:


Acções já desenvolvidas:

Dia 8 de Dezembro
14:00 - inauguração da casinha do Pai Natal
14:30 - Insufláveis para as crianças , com presença de animadores
15:30 - Passeio de charrete com o Pai Natal
Sessão de fotografias com o Pai Natal

Dia 13 de Dezembro
14:30 - Espectáculo Academia de música de Castelo de Paiva,
15:30 - Espectáculo com a Picolé
Sessão de Fotografias com o Pai Natal

Acções a desenvolver:

Dia 20 de Dezembro:
14:30 - Desfile de Pais Natal do Motoclube Paivense
Desfile de Pais Natal a cavalo
Entrega de presentes às crianças
Entrega de prémios das melhores rotundas
Sessão de fotografias com o Pai Natal
Quermesse Social

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Fundo de Recuperação começa esta semana a definir o futuro da "nova" Investvar


Porto, 14 Dez (Lusa) - O Fundo de Recuperação de Empresas, detido pelos cinco maiores bancos nacionais e pelo Tesouro, começa esta semana a trabalhar na reestruturação da Investvar, cujo capital assumiu por decisão do Ministério da Economia.
O modelo de viabilização foi anunciado quarta-feira pelo secretário de Estado Adjunto da Indústria e do Desenvolvimento e permitirá, segundo Fernando Medina, garantir a sustentabilidade do maior grupo português de calçado.
Conforme adiantou à agência Lusa fonte do Ministério da Economia, o Fundo de Recuperação terá agora cerca de um mês para convocar uma assembleia-geral da Investvar, em que deverá ser definida a nova administração da empresa.
A Lusa contactou a administração da ECS Capital, que gere o Fundo, mas não obteve mais esclarecimentos.
Segundo se lê no portal do ministério, o projecto de viabilização negociado entre o Estado e o Fundo de Recuperação visa promover a "retoma sustentada" da actividade industrial da Investvar, admitindo-se a "possível alienação" da actividade comercial após a cessação dos direitos de comercialização da marca Aerosoles na Europa, prevista para Março.
Isto implica a "necessária separação e gestão autónoma das actividades industrial e comercial da Investvar", já que o Ministério entende que "a degradação empresarial do grupo nos últimos anos resultou de uma actividade comercial sobredimensionada".
Com três fábricas - uma em Esmoriz e duas em Castelo de Paiva, com cerca de 650 trabalhadores - a Investvar possui ainda uma rede de 120 lojas na Europa.
Apesar de o modelo de viabilização assegurar "a manutenção de uma parte significativa dos postos de trabalho associados à actividade industrial", o sindicato diz ter sido informado pelo ministério da inevitabilidade de uma reestruturação.
"Há trabalhadores que irão ter que sair da empresa, ainda não sabemos quem e quantos, mas serão quer da parte industrial, quer comercial", disse à Lusa a dirigente sindical Fernanda Moreira.
Segundo a sindicalista, o número de trabalhadores a dispensar será ainda definido pela nova administração da empresa, mas Fernando Medina terá assegurado que o Governo iria "garantir o máximo possível de postos de trabalho e que maioria iria ser salvaguardada".
Entretanto, e de forma a "organizar o arranque da produção" da Investvar, cujas fábricas estão paradas, foi decidido o recurso ao 'lay-off', em princípio a partir do dia 15.
Em declarações à Lusa na quarta-feira, Fernando Medina salientou que o plano de recuperação "assegura três elementos fundamentais: a manutenção em Portugal de uma parte importante da produção industrial da empresa; uma solução que terá accionistas de natureza privada, a quem o Estado alienará as suas acções; e uma gestão privada que irá executar o plano de recuperação".
Na sua opinião, "esta é a melhor solução que foi possível encontrar" para a Investvar, porque, "além de garantir a manutenção da actividade industrial da empresa, assegura a propriedade totalmente privada da empresa, com a saída do Estado da posição de accionista onde estava colocado, bem como a sua gestão privada".

CM de Castelo de Paiva promove, em colaboração com a ACICP, Concurso de Decoração Natalícia de Rotundas no concelho

Numa colaboração directa com a ACICP
Câmara Municipal promove concurso sobre Decoração Natalícia de Rotundas
Aproveitando uma parceria estabelecida com a ACIP – Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover este ano um Concurso de Decoração Natalícia de Rotundas, orientado para a participação de duas categorias, ao nível de associações e dos agrupamentos escolares do concelho. A avaliação definida para este concurso terá em consideração o valor artístico da criação, impacto visual, legibilidade, utilização de materiais recicláveis e enquadramento no meio onde a decoração esta inserida, sendo que serão atribuídos prémios aos três classificados em cada uma das categorias do concurso, no valor de 400, 150 e 100 euros, respectivamente.Os resultados do concurso serão dados a conhecer publicamente após a reunião decisória do Júri, que terá lugar na tarde do próximo Domingo, dia 20, havendo a possibilidade de a população, para além de conhecer no local próprio as diversas criações natalícias, voltar “ on – line “ no sitio da Câmara Municipal – www.cm-castelo-paiva.pt, tendo este resultado o mesmo valor que a votação de um membro do Júri, que será composto por três personalidades. A votação “ on – line “ poderá ser efectuada já a partir das 14 horas do dia 15 de Dezembro, estendendo-se até às 14 horas da próxima Sexta – Feira, dia 18.
Carlos Oliveira / GIRP

Coro Litúrgico de Fornos organiza o tradicional Concerto de Natal

O Coro Litúrgico de Fornos organiza o tradicional Concerto de Natal, com a participção do coro infanto-juvenil "Os Pequenos Girassóis" da paróquia de Fornos. O Concerto realiza-se no próximo sábado dia 19 de Dezembro pelas 21.00 na Igreja Paroquial de Fornos. Serão executados diversos temas alusivos à quadra natalícia e será interpretada, pelos dois coros, a Cantata de Natal de Jos Wuytack com arranjos de Rita Vieira e Sara Pinheiro.
Coro Litúrgico de Fornos

O Costinha deixou-nos ….


A exemplo de muitas terras deste nosso Portugal, existem pessoas que são tratadas pelo apelido ou por uma alcunha, e não por aquele que foram baptizados.
Refiro-me ao Costinha de Bairros, como era conhecido o sr. Joaquim Moreira da Costa.
Sobre ele é a primeira vez que escrevo publicamente.
Conheci-o em 1991. A política aproximou-nos. Era ele Presidente da Junta de Freguesia de Bairros. Após sair da Junta de Freguesia foi eleito membro da Assembleia Municipal, pelo PSD.
Só a doença o fez retirar da vida política activa.
A amizade, a estima e consideração que tinha pelos seus verdadeiros Amigos, fazem com que nunca me vá esquecer dele.
Hoje a amizade, que se iniciou com ele, prolonga-se ao seu filho, que tal como o pai também é conhecido pelo mesmo nome.
Ao Costinha se devem muitas das coisas positivas que se fizeram em Bairros. A Banda era a sua paixão.
Costinha, obrigado por tudo e até sempre.
Paulo Ramalheira Teixeira
Castelo de Paiva, 14 de Dezembro de 2009


(*) O Castelo de Paiva on-line aproveita para endereçar as sentidas condolênçias á familia enlutada

Paivense e S.Martinho vencem os seus adversários


A equipa do S.C. Paivense venceu este fim de semana a equipa do Arco, lanterna vermelha do campeonato por três bolas a zero. Com esta vitória a equipa de Castelo de Paiva somou mais  3 pontos e assim subiu uns lugares na tabela classificativa.

Concluída que está a a 9ª jornada o Paivense ocupa nesta altura a 8ª posição com os mesmos pontos do Mourisquense e do S.Roque.

A equipa do Paivense defronta na próxima jornada o Cucujães.

O Campeonato Distrital da 1ª Divisão da A.F.Aveiro é liderado pelo Bustelo com 35 pontos.

No que toca á 2ª Divisão Distrital (Serie A)o S,Martinho, recebeu e venceu o Alvarenga por 4 – 2.

A equipa canarinha ocupa a 5ª posição com 14 pontos, enquanto o Canedo é líder isolado com 25 pontos.

No que toca á próxima jornada a realizar no dia  20 Dezembro o S.Martinho desloca-se a Mosteirô

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva