sexta-feira, 6 de março de 2009

CM de Castelo de Paiva assinala am Dia da Protecção Civil.

Com simulacro de incêndio na EB 2.3 do Couto Mineiro
Câmara Municipal de Castelo de Paivaassinala hoje o Dia da Protecção Civil
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva assinalou o Dia Internacional da Protecção Civil com algumas acções de sensibilização junto da população, nomeadamente da população escolar, promovendo um simulacro de incêndio e uma demonstração de meios de socorro, com a colaboração de várias entidades. Assim, sob o tema ” A Protecção Civil, informação preventiva e técnicas de comunicação”, vai ter lugar amanha à tarde, no espaço da Escola E.B.2/3 do Couto Mineiro do Pejão, em Oliveira do Arda, na freguesia da Raiva, várias iniciativas e actividades, contando com a colaboração directa da GNR, do SEPNA e dos Bombeiros Voluntários de Castelo de PaivaO programa agendado, orientado para os alunos do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, bem como convidados de várias instituições do concelho, é o seguinte : 14:00h – Simulacro de incêndio com evacuação de um aluno15:00h – Demonstração / exposição de meios da protecção civil no recinto escolar, designadamente viaturas de emergência dos Bombeiros, GNR e outros, cães de busca e salvamento, cavalos, etc. O presidente da Câmara Municipal, Paulo Teixeira, responsável concelhio da Protecção Civil, enaltece a iniciativa, agradecendo a colaboração da GNR e dos Bombeiros locais, ao mesmo tempo que evidencia a importância destes contactos e destas demonstrações para que a sociedade civil possa conhecer o esforço que, diariamente, é feito ao nível da segurança rodoviária, bem como na defesa do património, para além de todo o trabalho na área da protecção civil e defesa ambiental.
COliveira / GIRP

quinta-feira, 5 de março de 2009

Cinfania com lotação esgotada

A realização da Cinfania, na Casa da Música, terá lotação esgotada. Os cerca de mil bilhetes disponibilizados gratuitamente para assistir ao concerto foram entregues na totalidade.
Cinfania decorrerá no próximo domingo, dia 8, na Sala Suggia da Casa da Música, no Porto, às 18h00. 80 músicos e 80 vozes vão tocar e cantar o Cancioneiro de Cinfães (1950), de Virgílio Pereira.
“Sons da montanha”, “Sons do vale” e “Sons ribeirinhos”, com direcção do maestro J. A. Pereira Pinto; “A tempo e horas – Fantasia”, com o maestro Alberto Madureira; e “Memórias do povo – Rapsódia”, sob direcção do maestro Alexandre Coelho, compõem o programa do espectáculo promovido pela Câmara Municipal de Cinfães.
Em palco, estarão elementos do Coral Etnográfico de Cinfães e de grupos corais das freguesias cinfanenses e executantes da Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães; Banda de Música da Casa do Povo de Ferreiros; Banda Marcial de Nespereira; Sociedade Artística e Musical de Cinfães – Banda Marcial; e da Banda Filarmónica de Santo António de Piães.
O concerto será filmado e gravado para futura edição de DVD e de CD.

quarta-feira, 4 de março de 2009

AROUCA ASSINALA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Dia 8 de Março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, e a Câmara Municipal de Arouca promove um conjunto de actividades, tendo como mote «pela valorização da Mulher». O programa começa com uma actuação da «Estudantina Universitária» de Coimbra, a 7 de Março, às 21:30, na Praça Brandão de Vasconcelos. No dia 8, haverá um «percurso pedestre no feminino», com inscrição obrigatória, seguido de almoço e sessão de aeróbica. As inscrições para o percurso estão abertas até dia 5 de Março, através dos telefones 256 949 276 ou 256 940 220, ou ainda presencialmente, no Complexo Desportivo de Arouca ou no Serviço de Acção Social da Câmara. Venha comemorar o Dia Internacional da Mulher.

GICMA

Banco de Ajudas Técnicas em Cinfães

O Banco Local de Voluntariado de Cinfães irá promover o empréstimo de equipamento de apoio a “idosos e a pessoas portadoras de deficiência com carências económicas”, através da criação de um Banco Local de Ajudas Técnicas (BLAT).
“Mobiliário (camas articuladas e componentes necessários); cadeiras de rodas; almofadas anti-escaras; andarilhos; assentos de banheira; cotoveleiras; calcanheiras; canadianas; ovos de exercício manual e fraldas de incontinência média e grave” serão alguns dos materiais a disponibilizar pelo BLAT. O investimento necessário, estimado em cerca de 5.500 euros, será assumido pela Câmara Municipal de Cinfães.
O Banco Local de Voluntariado de Cinfães (BLVC) perspectiva promover “o envolvimento das diversas instituições do concelho, para compensar as limitações da deficiência, impedir o agravamento da situação clínica e permitir o exercício das actividades quotidianas da população alvo”.
Competirá às Instituições Particulares de Solidariedade Social do município “encaminhar utentes e participar na instalação e no apoio à utilização dos materiais, através dos voluntários inscritos no BLVC”. O Centro de Saúde de Cinfães terá a responsabilidade de “emitir os pareceres sobre as necessidades dos candidatos e contribuir, igualmente, para o encaminhamento de possíveis beneficiários”. O Banco Local de Voluntariado “seleccionará os candidatos após os dois pareceres técnicos; e organizará o processo de inventariação, armazenagem, distribuição, montagem e controlo dos materiais”.A Câmara Municipal de Cinfães, além de financiar a aquisição dos materiais, prestará “apoio complementar ao BLAT para a execução de pequenas obras de adaptação” em habitações, como a construção de rampas de acesso.
Banco apela à promoção do voluntariado
O Banco Local de Voluntariado de Cinfães (BLVC) apela às instituições do concelho que promovam o trabalho voluntário, nomeadamente recebendo pessoas formadas pelo próprio Banco.
A iniciar o segundo ano de actividade, o BLVC promoveu, até à data, a formação de 20 voluntários, alguns dos quais a desenvolver voluntariado em instituições do concelho.
O BLVC continua a aceitar a inscrição de potenciais voluntários e de instituições que pretendam receber pessoas em regime de voluntariado.
GAP

Encontro Municipal de Orientação decorreu no Parque da Cidade de Paredes

A Orientação é um Desporto recente em Portugal, mas tem já 100 anos de existência, enquanto desporto organizado. Esta é uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos no país. A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a natureza.
Cada aluno escolhe o seu ritmo em função dos desafios que determinou. Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controlo, materializados no terreno pelas "balizas" (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de uma estação electrónica ou de um pequeno picotador ou símbolos adaptados).
Introduzindo o seu identificador (ou picotando o seu cartão de controlo, ou registando os símbolos), o praticante comprova a passagem por cada ponto. A escolha do itinerário entre cada ponto de controlo é uma opção do próprio praticante! Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio.
Cruzando diferentes percursos pedestres, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre. A velocidade de movimento tem que ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa e interpretar a relação mapa / terreno, ponderar sobre as várias opções de itinerário e decidir.
O terreno "tradicional" para a prática da modalidade deverá ter muitos pormenores do relevo, ter floresta limpa e pouca vegetação rasteira.
No entanto, a Orientação pode ser praticada em qualquer lugar, desde que exista um mapa dessa área. As provas em parques / jardins e mesmo em áreas urbanas das cidades são cada vez em maior número e com grande adesão.
No presente ano lectivo esta é uma das modalidades que integra o Programa Municipal de Actividade Física e Desportiva previsto pelo Município de Paredes, no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular.
Tendo como objectivo sensibilizar os alunos para a importância de preservar a natureza e usufruir do contacto com a mesma, a modalidade foi abordada em todas as EB1’s do concelho.
Considerando que esta é uma modalidade pluridisciplinar, uma vez que requer a utilização conjunta de vários conteúdos de diferentes disciplinas e que a escola é um local privilegiado para a sua iniciação, uma vez que proporciona um ambiente seguro e conhecido aos “pequenos” iniciados, foi definida uma proposta metodológica para a abordagem da mesma.
Para tal, os respectivos professores de actividade física frequentaram uma acção de formação, ministrada pelo professor Pedro Pereira, na qual se realçou o valor educativo da Orientação, tendo sido também discutidas as noções elementares, apresentadas progressões pedagógicas e elaboradas propostas de aulas, tendo em conta a realidade dos espaços físicos das escolas, bem como alternativas para situações em que as condições climatéricas não permitiam aceder ao exterior.
Após a sua aplicação, os alunos concluíram esta fase de aprendizagem com uma competição designada por Encontro Municipal de Orientação que teve lugar, no passado sábado, 28 de Fevereiro, no Parque da Cidade de Paredes.
Foram cerca de 200 os alunos que puderem disputar competições, quer em percursos formais quer em estafetas.
A dinâmica verificada e o entusiasmo dos pequenos alunos, sempre apoiados pelos familiares, permitiu perceber que a modalidade conquistou novos praticantes cumprindo-se integralmente os objectivos propostos.
GICMP

terça-feira, 3 de março de 2009

Grande Prémio de Penafiel

Dia 1 de Março foi sinónimo de atletismo na cidade de Penafiel. Em contagem decrescente para a entrada na época de 2009 de montanha, sete atletas do GDCCP deslocaram-se a Penafiel para ultimar a sua preparação.
Bruno Vieira foi o primeiro a entrar em acção na prova do escalão de Iniciados, tendo-se classificado na 4ª posição. Na prova principal o primeiro a ultrapassar a linha de meta foi Vítor Barbosa na 5ªposição, seguido de Nuno Azevedo na 8ª. Joaquim Barbosa classificou-se no 31ºlugar, António Moreira em 42º, Alberto Silva 59º e Manuel Vieira 118º
GDCPV

8ºAniversário da queda da Ponte de Entre os Rios



Foi no dia 4 de Março de 2001, que aconteceu o maior acidente rodoviário registado até então em Portugal.
O colapso da ponte de Entre-os-Rios matou os 59 ocupantes de um autocarro e de três automóveis ligeiros que passavam no tabuleiro na altura do acidente. Faz hoje 8 anos.

CM de Castelo de Paiva promoveu Sessão Pública de Apresentação do Programa " PAIVA FINICIA "

Câmara de Castelo de Paiva promoveu Sessão de apresentação pública" FUNDO DE FINANCIAMENTO PARA AS PEQUENAS E MICRO EMPRESAS"

A CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA, COMO ENTIDADE PROMOTORA, PROMOVEU HOJE, NO ESPAÇO DO SALÃO NOBRE DOS PAÇOS DO CONCELHO, UMA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO “ PAIVA FINICIA “, UM PROGRAMA DE FUNDO DE FINANCIAMENTO ÁS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO CONCELHO.

Tendo a cerimónia servido para concretizar a Assinatura do Protocolo Financeiro e de Cooperação. PROMOVIDO PELa AUTARQUIA PAIVENSE, EM PARCERIA COM O IAPMEI, A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CASTELO DE PAIVA, A NORGARANTE E A CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA DO VALE DO SOUSA E BAIXO TÂMEGA, O PROGRAMA “ PAIVA FINICIA “ VAI DISPONIBILIZAR UM FUNDO FINANCEIRO, SENDO 20% FINANCIADOS PELO MUNICÍPIO, SOB FORMA DE SUBSÍDIO REEMBOLSÁVEL SEM JUROS, E 80% ASSEGURADOS PELA CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA, SOB FORMA DE EMPRÉSTIMO BANCÁRIO A UMA TAXA DE JURO PREFERENCIAL.



O “ Paiva Finicia “ visa constituir-se como principal veículo de financimanto das pequenas e micro empresas com estabelecimento estável no concelho de Castelo de Paiva, para as quais o crédito é habitualmente inacessível ou apenas acessível em condições muito restritas.Este programa de financiamento está orientado para as empresas que estejam enquadráveis nos sectores de actividade da industria, comercio, turismo, construção e Serviços. NA SUA INTERVENÇÃO, O PRESIDENTE DA CM DE CASTELO DE PAIVA DESTACOU AS VANTAGENS DO FUNDO DE FINANCIAMENTO “ PAIVA FINICIA “ APLICADO A INICIATIVAS EMPRESARIAIS DE INTERESSE REGIONAL, EVIDENCIANDO ESTA OPORTUNIDADE QUE NÃO DEVE SER PERDIDA, JÁ QUE É UM PROCESSO QUE VAI POTENCIAR UMA NOVA DINÂMICA EMPRESARIAL E DINAMIZAR A ECONOMIA DO CONCELHO. O EDIL PAULO TEIXEIRA MOSTROU-SE SATISFEITO PELA ADESÃO A ESTA PRIMEIRA ABORDAGEM DO PAIVA FINICIA E RECORDOU O INTERESSE EM QUE O PROJECTO TENHA SUCESSO, SENDO O PRIMEIRO MUNICÍPIO NA REGIÃO DO VALE DO SOUSA A AVANÇAR COM ESTA ACÇÃO ORIENTADA PARA AS PEQUENAS E MICRO – EMPRESAS, POSSIBILITANDO EXPANDIR NEGÓCIOS E ACTIVIDADES EXISTENTES, COMO TAMBÉM FOMENTAR A CRIAÇÃO DE NOVOS POSTOS DE TRABALHO. CONSIDERANDO ESTE FUNDO FINANCEIRO UMA “ MAIS VALIA “ QUE DEVE SER BEM APROVEITADA, O AUTARCA PAIVENSE LEMBROU O ÊXITO QUE ESTÁ A TER NOUTRAS REGIÕES DO PAÍS E O QUE REPRESENTA PARA AS EMPRESAS ESTA OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO FINANCIÁVEL NUMA ÉPOCA DE CRISE EVIDENTE, FAZENDO QUESTÃO DE SUBLINHAR QUE, QUER A CÃMARA MUNICIPAL, QUER A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDISTRIAL DE CASTELO DE PAIVA ESTÃO APTAS E DISPONÍVEIS PARA COLABORAR NOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATICOS COM A APRESENÇÃO DE CANDIDATURAS AO PROJECTO.DEPOIS DA LEITURA E DA ASSINATURA DO PROTOCOLO FINANCEIRO E DE COOPERAÇÃO, CELEBRADO NO ÂMBITO DO FUNDO DE FINANCIAMENTO “ PAIVAFINICIA “ FALOU A DRª ANA MARIA ROSAS ALMEIDA, EM REPRESENTAÇÃO DO IAPMEI, ABORDANDO A FORMA COMO PROGRAMA SE DESENVOLVE E O SISTEMA DE PARCERIAS, BEM COMO OS EIXOS DE INTERVENÇÃO DO FINICIA, AS FORMAS DE FINANCIAMENTO E AS PLATAFORMAS LOCAIS JÁ CONSTITUÍDAS, ASSIM COMO OS FUNDOS LOCAIS. DEPOIS FOI A VEZ DE TERESA DUARTE, ADMINISTRADORA DA NORGARANTE, SUBLINHAR O ENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA NESTE PROGRAMA, PERSPECTIVANDO O INTERESSE DESTA ACÇÃO E A DINAMIZAÇÃO DO SECTOR EMPRESARIAL QUE O PROJECTO PODE POTENCIAR NO CONCELHO, DAÍ O A IMPORTANCIA DE TODOS ACOMPANHAR ESTAS ACÇÕES DE APRESENTAÇÃO. A CONCLUIR, HENRIQUE VASCONCELOS TEIXEIRA, PRESIDENTE DA CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA DO VALE DO SOUSA E BAIXO TÂMEGA, REALÇOU TAMBÉM ESTA OPORTUNIDADE ÚNICA DE REVITALIZAR AS PEQUENAS EMPRESAS E CRIAR OS PEQUENOS NEGÓCIOS, AJUDANDO A FORTALECER A ECONOMIA LOCAL E A VALORIZAR A REGIÃO, DESTACANDO QUE SE “ A NECESSIDADE AGUÇA O ENGENHO “ ENTÃO É NESTES PERÍODOS MAIS DIFÍCEIS QUE SE DEVE ENFRENTAR A CRISE COM MAIS GARRA E VONTADE DE VENCER, SENDO QUE A CCAM ESTARÁ SEMPRE EMPANHADA EM COLABORAR E DISPONIBILIZAR A MELHOR AJUDA PARA INCENTIVAR O EMPREGO E MELHORAR O
GIRP/COliveira

PÓLO AQUÁTICO - PAREDES – ROTA DOS MÓVEIS

A 15ª jornada do campeonato nacional de pólo aquático fica claramente marcada por um conjunto de resultados imprevistos, nos quais equipas teoricamente menos fortes venceram ou dificultaram em muito os jogos aos emblemas mais fortes (tendo por referencia a tabela classificativa). O exemplo mais evidente foi a goleado do Paredes na Reboleira, redimindo-se da pesada derrota sofrida na primeira volta frente à Amadora. Esta vitória serviu para o Paredes alcançar a Amadora no 3º posto e dar um passo enorme na obtenção de um lugar no play-off.
Para baralhar as contas do 3º e 4º lugares, o Cdup “arrancou” um empate precioso ante a equipa algarvia do Portinado, mantendo-se assim na luta pela fase final do campeonato. De salientar ainda, a dificuldade que o Salgueiros teve para derrotar o CPN, a primeira vitória do Fluvial nesta prova, surpreendentemente perante o VSC e finalmente o resultado mais normal, um empate em Belém no jogo que opôs a equipa local e o Louletano.
Perante estes resultados a próxima jornada será determinante, uma vez que se irão defrontar Paredes e Cdup. Uma vitória da equipa do Vale do Sousa, porá um ponto final na discussão no acesso ao play-off, ficando apenas por definir em definitivo o emparelhamento das equipas.
O Paredes atravessa um momento muito bom, a prova está nos últimos resultados, mas este empate do Cdup causa surpresa aumenta a curiosidade e imprevisívilidade para este jogo. É esperado um encontro equilibrado, emocionante e uma piscina cheia de público afecto às 2 equipas e não só!
GICMP

segunda-feira, 2 de março de 2009

Nota de Imprensa : CM de Castelo de Paiva vai promover Sessão Pública de Apresentação do Programa " PAIVA FINICIA "

Câmara de Castelo de Paiva vai promover Sessão de apresentação pública
A CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA, COMO ENTIDADE PROMOTORA, VAI PROMOVER HOJE, DIA 3 DE MARÇO, A PARTIR DAS 11 HORAS, NO ESPAÇO DO SALÃO NOBRE DOS PAÇOS DO CONCELHO, UMA SESSÃO DE APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO “ PAIVA FINICIA “, UM PROGRAMA DE FUNDO DE FINANCIAMENTO ÁS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO CONCELHO, estando agendada a Assinatura do Protocolo Financeiro e de Cooperação. PROMOVIDO PELOA AUTARQUIA PAIVENSE, EM PARCERIA COM O IAPMEI, A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE CASTELO DE PAIVA, A NORGARANTE E A CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA, O PROGRAMA “ PAIVA FINICIA “ VAI DISPONIBILIZAR UM FUNDO FINANCEIRO, SENDO 20% FINANCIADOS PELO MUNICÍPIO, SOB FORMA DE SUBSÍDIO REEMBOLSÁVEL SEM JUROS, E 80% ASSEGURADOS PELA CAIXA DE CRÉDITO AGRÍCOLA, SOB FORMA DE EMPRÉSTIMO BANCÁRIO A UMA TAXA DE JURO PREFERENCIAL.
O “ Paiva Finicia “ visa constituir-se como principal veículo de financimanto das pequenas e micro empresas com estabelecimento estável no concelho de Castelo de Paiva, para as quais o crédito é habitualmente inacessível ou apenas acessível em condições muito restritas.Este programa de financiamento está orientado para as empresas que estejam enquadráveis nos sectores de actividade da industria, comercio, turismo, construção e Serviços.O programa desta sessão pública de apresentação é o seguinte : ·
11h00 – Início da Sessão de Apresentação – Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de
11h15 – Leitura dos termos do Protocolo Financeiro e de Cooperação a celebrar no âmbito do fundo de financiamento PAIVAFINICIA ·
11h20 – Assinatura do protocolo pelos representantes das entidades intervenientes ·
11h25 – Intervenção do Presidente da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva ·
11h35 – Intervenção do Representante do IAPMEI ·
11h45 - Intervenção do Representante da NORGARANTE ·
11h55 – Intervenção do Presidente da Caixa de Crédito Agrícola ·
12h05 - Encerramento da Sessão
GIRP/COliveira

Paraíso derrotado pelo Arrifanense

Jogo disputado em Romariz, casa emprestada onde habitualmente joga a formação Arrifanense. Pouco há a dizer em relação a esta partida, com o Arrifana a jogar o quanto baste para levar de vencida o Paraíso.
O Arrifana, com objectivos bem diferentes dos da formação de Castelo de Paiva, nada mais fez que não fosse a sua obrigação, a de vencer, (3 – 0) foi o resultado final e que não sofre qualquer contestação, já que venceu a formação que melhor futebol praticou e por isso mais qualidade futebolista apresentou em campo.
Uma partida que teve a visita de um delegado do INATEL de Lisboa o qual tirou alguns apontamentos em relação as duas formações.

De salientar uma observação a nós confidenciada e que aponta para alguma falta de disciplina da formação do Paraíso, a qual também a nós não tem passado despercebida durante estas ultimas jornadas, as quais também têm merecido o nosso comentário, dada a irreverência de alguns atletas orientados por Guedes.
Uma partida muito bem dirigida pelo Sr. José Carlos Silva que teve quanto a nós nota máxima contrastando com algumas arbitragens já vistas neste campeonato e que por isso não sofreu qualquer contestação.


RESULTADOS DA 6ª JORNADA

REAL 1 – JUAT 1
VILA VERDE 0 – VALE 1
MOZELOS 3 – PERRINHO 0
FOLGOSO 0 – MILHEIROS 3
RAIVA 1 – REAL DA PRAÇA 2
ARRIFANA 3 – PARAISO 0
"CLASSIFICAÇÃO"
VALE- 0
ARRIFANA- 3
VILA VERDE-9
MOZELOS- 9
REAL DA PRAÇA-9
MILHEIROS-9
RAIVA-11
PARAISO-11
REAL-12
FOLGOSO-13
JUAT-13
PERRINHO-14


António Pinto

Paredes assinala Dia da Protecção Civil - 6 de Março

O Pelouro de Protecção Civil da Câmara Municipal de Paredes, em parceria com a comunidade escolar do concelho vai dinamizar a 2.ª Edição do Dia Internacional de Protecção Civil, actividade que contará com a participação dos estabelecimentos de ensino do concelho de Paredes.
A iniciativa irá decorrer no dia 6 de Março, pela 09h30, no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo e contará com a participação de cerca de 800 crianças e jovens.
Para além das actividades desenvolvidas pelos alunos (canções, dramatizações, coreografias, exercícios de simulação, entre outras) o vento contará, ainda, com uma exposição de meios e equipamentos dos principais Agentes de Protecção Civil, designadamente:
→ Destacamento Territorial da GNR de Penafiel (Escola Segura; EPNA; Cinófila; Carro do Grupo de Intervenção);
→ Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS);
→ Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Concelho de Paredes: (Bombeiros Voluntários de Baltar – VFCI (Viatura Florestal de Combate a Incêndios; Bombeiros Voluntários de Cete – VRCI e Barco Semi-rigido (Viatura Rural de Combate a Incêndios); Bombeiros Voluntários de Lordelo – Viatura de Desencarceramento; Bombeiros Voluntários de Paredes – Viatura Inoperacional “Internacional”; Bombeiros Voluntários de Rebordosa – VUCI (Viatura Urbana de Combate a Incêndios)
Para a iniciativa estão convidados representantes de diversas entidades ligadas à Protecção Civil Municipal e Distrital, nomeadamente: a Governadora Civil do Porto; o Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto; a Direcção Regional de Educação do Norte; Destacamento Territorial da GNR de Penafiel; elementos das forças policiais da GNR de Paredes, Lordelo e Baltar; elementos das Corporações dos Bombeiros Voluntários do Concelho; representantes dos Agrupamentos Verticais de Escolas do Concelho; membros da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e entidades parceiras da Protecção Civil

domingo, 1 de março de 2009

TAL COMO OS MINEIROS… UM MONUMENTO IGNORADO E ESQUECIDO.

Certamente que os mais velhos recordam os tempos difíceis que levaram ao encerramento das Minas do Pejão no inicio do ano de 1995.
Mineiros e população uniam-se numa luta que durou 30 dias, contra o encerramento daquela empresa do concelho de Castelo de Paiva que durante mais de um século foi uma das maiores fontes de riqueza deste Pais dando emprego a cerca de 2000 trabalhadores. Uma luta que acabou por ter os seus frutos dadas as reivindicações dos Mineiros, a criação de uma zona industrial, como também melhores acessibilidades com intervenções na rede viária. Uma reivindicação à qual o governo de Cavaco silva acabaria por ceder.
Na base da indignação dos mineiros do Pejão esteve a Homenagem que a Câmara de Castelo de Paiva, então liderada por Antero Gaspar, quis levar a cabo no mesma altura do encerramento das minas, uma atitude nunca aceite por parte dos ex trabalhadores da E.C.D - Empresa Carbonífera do Douro.
A Homenagem aos Mineiros do Pejão acabaria por ser feita ano e meio depois, no dia 24 de Junho de 1996, pelo Professor Joaquim Quintas, então Presidente da Câmara de Castelo de Paiva (já falecido), numa cerimonia que passou quase despercebida, dadas as razões atrás apontadas.
Hoje, este monumento que representa mais de um século de Historia das Minas do Pejão, encontra-se neste estado de abandono e tem sido motivo das mais variadas criticas por parte daqueles que visitam Pedorido, assim como por todos quantos viveram o “gélido” Janeiro de 1995.
Um dos mais belos e ricos monumentos de Castelo de Paiva e que terá custado ao município cerca de 100.000 euros, não só pelo seu custo, como também pelo seu valor Histórico merecia um outro respeito.
Por António Pinto

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva