sexta-feira, 3 de setembro de 2010

A dinamização da actividade “21 Dias com o Património” aproxima-se da recta final. No próximo dia 12, domingo, o Memorial da Ermida estará em destaque, numa sessão que irá decorrer, pelas 16.00 horas, na Junta de Freguesia de Irivo, no concelho de Penafiel.
O Memorial da Ermida corresponde a uma tipologia de que restam apenas seis exemplares em todo o território nacional. Este tipo de monumentos deverá relacionar-se tanto com a colocação de túmulos, como com a evocação da memória de alguém, como ainda com a passagem de cortejos fúnebres. Segundo a lenda, terá sido um ponto de paragem no translado do corpo de D. Mafalda, filha de D. Sancho I, para o Mosteiro de Arouca.
Esta é a penúltima incursão da actividade “21 Dias com o Património” pelos monumentos da Rota do Românico, que encerrará o seu périplo na Igreja de Santa Maria de Airães, no concelho de Felgueiras, no dia 18, sábado.
Promovida pela Rota do Românico, a actividade tem como objectivo dar a conhecer este projecto turístico-cultural à comunidade local e, simultaneamente, envolvê-la e sensibilizá-la para o valor do seu património e para a necessidade de o proteger e difundir, de modo a que se possa converter na base de um desenvolvimento económico sustentável. Desde o início do mês de Julho, a iniciativa já percorreu as Igrejas do Salvador de Unhão, de São Vicente de Sousa, de São Mamede de Vila Verde, do Salvador de Aveleda, de São Pedro de Abragão, de São Gens de Boelhe, do Salvador de Cabeça Santa, de São Miguel de Entre-os-Rios e de Meinedo, os Mosteiros de São Pedro de Ferreira, de Santa Maria de Pombeiro e de São Pedro de Cête, a Ponte de Vilela e de Espindo, a Ermida da Nossa Senhora do Vale, o Marmoiral de Sobrado, a Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e a Torre de Vilar.



Cláudia Costa

Comunicação

Rota do Românico do Vale do Sousa
Iniciativa municipal abrangeu mais de 2000 pessoas


FOI UM SUCESSO O PASSEIO ANUAL DE IDOSOS DA CAMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA

* GONÇALO ROCHA EVIDENCIOU SATISFAÇÃO DOS PARTICIPANTES



Promovido pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, o habitual “ Passeio Anual dos Idosos “, foi uma iniciativa de grande sucesso que, além de ter despertado grande adesão e entusiasmo entre a população local, serviu para juntar a grande família Paivense num convívio e numa jornada inesquecível que muitos guardam na memória e fizeram questão de realçar.
O passeio deste ano, feito em três jornadas e totalizando 41 autocarros , teve como destino Santiago de Compostela, em Espanha, capital administrativa e religiosa da região da Galiza, uma cidade mundialmente famosa pela sua catedral de fachada barroca, onde acorrem milhares de peregrinos de todo o Mundo que perfazem os Caminhos de Santiago de maneira a depararem-se com o manto de Santiago, um dos apóstolos de Jesus Cristo, cujo corpo se diz que foi trasladado para aquele lugar, onde seu imponente santuário está a celebrar o “Ano Santo Jacobeu”.
PSD de Castelo de Paiva responsabiliza Gonçalo Rocha pelo encerramento do SAP

Aqui fica a posição do Partido Social Democrata de Castelo de Paiva relativamente ao encerramento do SAP em Castelo de Paiva.
Clique na imagem para aumentar
Nota de Imprensa - Encerramento do SAP de Castelo de Paiva

O Bloco de Esquerda considera inaceitável o encerramento do SAP de Castelo de Paiva face às necessidades de cuidados de saúde dos utentes do concelho.
A posição agora assumida pelo Governo tem objectivos meramente economicistas e deixa de lado as preocupações com os cuidados de saúde dos paivenses.
                 Clique na imagem para ampliar

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

 Setenta funcionários de férias despedidos por carta



Penafiel, 31 ago (Lusa) - Cerca de 70 funcionários de uma empresa de confeções de Penafiel, a maioria mulheres, que ainda gozam o período de férias, foram despedidos numa carta que receberam do patrão, disse hoje à Lusa a operária Fátima Vieira.
"Imaginávamos que a empresa estava com dificuldades, mas não esperávamos esta notícia, porque houve sempre trabalho. Até fazíamos horas extraordinárias", afirmou a funcionária da empresa Nelbruvest, de Paço de Sousa, Penafiel.
Segundo afirmou, a carta que os funcionários receberam vinha acompanhada da documentação para o subsídio de desemprego.

ACT envia para o Ministério Público caso dos despedimentos por SMS na Pinhosil


Lisboa, 01 set (Lusa) - A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) vai enviar para o Ministério Público os indícios de "clara violação da lei" no despedimento por sms que foi feito na empresa Pinhosil, disse a entidade à agência Lusa.


Executivo Municipal, liderado por Gonçalo Rocha emitiu um  COMUNICADO  relativo á posição , sobre a situação do Centro de Saúde de Castelo de Paiva e à alteração do horário de atendimento e reestruturação dos serviços de saúde.
Clique para ampliar o texto
2º Festival de Música Rock em Castelo de Paiva



OLIVEIRA DO ARDA VAI RECEBER “ CROKAS ROCK 2010 “

Numa iniciativa do Colectivo Croka’s Rock e Grupo Jovens Esperança, vai realizar-se a 11 de Setembro, a 2ª edição do Festival “ Croka’s Rock “, um evento sem fins lucrativos que está já a despertar grande expectativa na juventude de Castelo de Paiva e de toda a região envolvente.
INICIATIVA DO MOTO CLUBE PAIVENSE


CASTELO DE PAIVA ACOLHEU NO DOMINGO CAMPEONATO NACIONAL DE QUAD CROSS



Castelo de Paiva acolheu, no passado Domingo, a quarta prova do “ Campeonato Nacional de Quad Cross “, uma iniciativa do Moto Clube Paivense que arrastou milhares de entusiastas à bonita e funcional Pista da Póvoa, na freguesia de Pedorido.
Presentes na jornada de Castelo de Paiva estiveram cerca de 40 pilotos divididos em quatro classes: QX OPEN, QX BASIC, QX INICIADOS e QX INFANTIS... Estes fizeram a festa e animaram o muito público presente, num dia repletos de emoções e muita adrenalina, a registar excelentes corridas nesta nova pista da colectividade paivense.
Iniciativa municipal abrange mais de 2000 pessoas

CM de Castelo de Paiva leva idosos e reformados a Santiago de Compostela

* Amanhã viajam as freguesias de Sobrado, Bairros e Real

Animação foi uma constante

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, esta a promover desde meados de Agosto, o habitual “ Passeio dos Idosos “, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Castelo de Paiva, vai ficar sem serviço de” URGÊNCIA

Segundo conseguimos apurar o serviço de urgência do Centro de Saúde de Castelo de Paiva vai funcionar de 2ª a 6ª feira das 20 ás 24 horas e aos fins de semana das 9h ás 21 h.
A partir deste horário que necessitar de recorrer ao serviço de urgência poderá optar entre o Hospital Padre Américo (Penafiel) e o Hospital S.-Sebastião (Stª Maria da Feira).
No que toca às consultas de médico de família elas vão ter lugar de 2ª a 6*ª feira das 8 às 13h e das 15h às 20h.
Passeio dos idosos termina com as freguesias de Sobrado, Real e Bairros




Como vem sendo habito a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, organizou o habitual passeio dos idosos a Santiago de Compostela – Espanha.
Pedorido, Raiva e Paraíso, foram as primeiras freguesias a rumarem até á catedral espanhola seguindo-se as freguesias de Sardoura,S.Martinho e Fornos.
As viagens tem vindo a realizar-se ás quintas feiras.
A organização reservou para esta semana a viagem até ao país de nuestros hermanos para os idosos das ultimas 3 freguesias(Sobrado, Real e Bairros).
Paivense realiza novos jogos treino


A equipa Sénior do SC Paivense, continua a preparar-se para a nova época que se inicia a 12 de Setembro.



Em S. Lourenço do Douro, a equipa de Correia venceu por 3-4, tendo estado a vencer por 1-4. Os golos da equipa de Castelo de Paiva, foram marcados por Tiago Luís, Emanuel, Derlei e Bruno Picão.
No último sábado, na apresentação do Rio de Moinhos, o Paivense esteve a ganhar por 0-1(golo de Emanuel) mas acabou por perder por 2-1 no pelado desta equipa do concelho de Penafiel.
Na capital sem complexos



Informação institucional

O galo do vizinho cantou pelas três horas da manhã como que anunciando que estava na hora de preparar a ida a Lisboa. Aceite este despertar, a junção dos elementos escalados fez-se às quatro horas, e lá fomos de abalada, embalados no desejo de escrever da melhor forma possível mais uma página no livro desportivo do Grupo Desportivo e no de Castelo de Paiva.

domingo, 29 de agosto de 2010




Informação institucional


O Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras, esteve no dia 27 no Arraial P`RA PULAR na Quinta do Pinheiro em Castelo de Paiva.
 Foi com grande satisfação que registamos a Grande participação do publico presente no convívio com o nosso grupo.


No Dia 29 estivemos a abrilhantar a Festa do Imigrante no Lugar de Midões .

O Secretario: José Luís Pinto

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva