sábado, 15 de agosto de 2009

Chave Euromilhões / Totoloto



Concurso nº33/2009
5 8 24 30 49 + 3 9




Concurso nº32/2009
1 5 12 32 34 38+2

A VERGONHA DE PEDORIDO.


Como é possível este executivo gostar de Pedorido!!!
Claro que não podem gostar, se gostassem esta situação nunca teria acontecido.
Por diversas vezes foi falado nas Assembleias pela bancada do P.S.D. e pelo Publico que acompanhou as sessões ao longo deste mandato.
Falar para que !!!
Para sermos por vezes mal interpretados !?
Mas como eu fui eleito pelo Povo para defender os interesses da minha Freguesia não me calarei .
Relembro que por diversas vezes esteve presente nas nossas Assembleias o Candidato do P.S. há nossa Autarquia mas ! nunca, nunca,
mesmo Abreu a boca isso quer dizer que concordou e concorda com o mau trabalho deste Executivo, no meu entender e como conheço os problemas da minha querida Terra Natal, estou muito preocupado com o futuro do nosso Pedorido.

Publico estas fotos para aqueles Autarcas de Pedorido de no caso de não conhecerem o local!!!

José Luís Pinto - membro da Assembleia de Freguesia Pedorido

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Notícias sobre o concelho de Cinfães

Nova Biblioteca Municipal em concurso

A obra de construção da nova Biblioteca Municipal de Cinfães está em fase de concurso público, pelo preço base de 1.359.285,52 euros.

Actualmente instalada na Casa da Cultura, a nova Biblioteca Municipal será edificada junto do Auditório Municipal, em construção, nas Quintas da Fervença e Aido, adquiridas pela Autarquia em 2004.

O projecto da Biblioteca Municipal de Cinfães, aprovado pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, é de tipologia BM1 (Biblioteca Municipal Tipo 1) e contempla, entre outras áreas e funcionalidades, secções de adultos e infantil, sala polivalente, área de animação, sala do conto e zonas de empréstimo, de consulta local e de periódicos e zonas de documentos áudio, vídeo e multimédia.

A construção do Auditório e da Biblioteca Municipais será complementada com a obra, já adjudicada, dos espaços envolventes.


Adjudicada obra dos Espaços Envolventes

ao Centro Escolar de Nespereira


A obra dos Espaços Envolventes ao Centro Escolar de Nespereira foi adjudicada à empresa Santana & CA, SA, por 432.879, 15 euros.


25 mil euros para acesso ao Polidesportivo de Espadanedo
A Câmara Municipal de Cinfães irá assumir o valor da obra de acesso entre o Polidesportivo de Espadanedo e a Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da Lavra, “facilitando assim a utilização, em segurança, das instalações desportivas por parte da população estudantil”.

A empreitada está orçada em cerca de 25 mil euros. A Junta de Freguesia de Espadanedo irá adquirir os terrenos necessários para que a obra se concretize, avaliados em cerca de 15 mil euros.


Subsídio para a Junta de Freguesia de Fornelos

A Câmara Municipal de Cinfães deliberou comparticipar a realização de obras de melhoramentos e conservação da sede da Junta de Freguesia de Fornelos, em 50 por cento do custo da empreitada, estimado em 6218.50 euros.




Fim-de-semana de Verão


A animação do programa Verão em Cinfães prossegue hoje, dia 14, com concerto pela Banda Filarmónica de Santo António de Piães. Às 21h30.

Para amanhã, anunciam-se Serenata de Coimbra com Os Amigos do Fado (22h00) e Baile com a Orquestra Típica Os Finfas de Paradela (23h30).

Animação no Largo da Fonte dos Amores, na vila de Cinfães.
GAP

Feira dos Produtos Locais e das Tradições




Nos próximos dias 21, 22 e 23 de Agosto, a freguesia de Souselo vai receber a Feira dos Produtos Locais e das Tradições. As actividades irão decorrer no Largo da Feira (Couto).

João Campos sente-se indignado...


João Campos Presidente da Junta de Freguesia de Pedorido, está indignado com as declarações do Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva que este fez na últina reunião do executivo na passada quarta feira(12Agosto), relativamente uma medida de controlo a que a junta de freguesia esteve/está sujeita, movida pela Direcção regional de Agricultura. Trata-se de apurar a conformidade de todo o processo de candidatura, via ADRIMAG, no âmbito da medida Agris. Tudo isto tem a ver com a candidatura a um projecto para praia fluvial das “Concas”.
Contactado pelo Castelopaiva-online, João Campos, reage ás declarações de Paulo Teixeira na qual afirma que “O Presidente da Junta "até foi la pedir um favor" para que a autarquia intercedesse junto do Governo para (suponho eu!!) suster o processo”, Aqui fica areacção de Presidente da junta de freguesia de Pedorido:

O assunto ventilado estes dias na Rádio diz respeito a uma medida de controlo a que a junta de freguesia esteve/está sujeita, movida pela Direcção regional de Agricultura. Trata-se de apurar a conformidade de todo o processo de candidatura, via ADRIMAG, no âmbito da medida Agris. A Junta, no executivo anterior 2001/2005 candidatou-se com o projecto Praia Fluvial das Concas. A Direcção regional de Agricultura vem agora pedir os elementos bancários que comprovem o pagamento ao empreiteiro e que justificam o pedido, posterior, de reembolso. Isto porque é um tipo de candidatura que exige um "pre pagamento": ou seja, é tudo tratado pela Junta que adjudica e paga e, so depois, pede o reembolso! E Agora a Direcção Regional de Agricultura pede o comprovativo dos pagamentos. Ao longo do tempo a Junta foi respondendo ao solicitado pela Adrimag e Direcção Regional de Agricultura mas ha um documento que ainda não foi possível arranjar. Trata-se do extracto bancário que comprove a circulação do dinheiro.
A sanção legal pode ser a devolução da parte comparticipada (cerca de 53.000 € numa obra cujo custo total foi de 75.000 €). Instado a pronunciar-se o senhor Presidente da Camara disse na reunião de camara que O Presidente da Junta "até foi la pedir um favor" para que a autarquia intercedesse junto do Governo para (suponho eu!!) suster o processo. É mentira! Aquilo que eu fiz foi comunicar ao Dr Rui Cesar o processo, alertá-lo para a gravidade do mesmo porque põe em cheque a freguesia e o proprio concelho e ( sinceramente, digo-o a si!) dizer-lhe que era um processo de um executivo anterior que lhe podia causar algum transtorno ate tendo em vista o candidato que, ja na altura, se falava ser o sr magalhaes!

Jamais fui pedir algum favor ate porque este é um processo de averiguações que requer muita atenção, muito cuidado e muito rigor! Aquilo que fiz notar quando me pronunciei na Rádio foi a ligeireza com que se trata um assunto destes! Como é que alguem ousa dizer que um Presidente de Junta, qualquer que ele seja, no ambito de um processo desta natureza, de fiscalização, anda a pedir favores?!? É um assunto que pela gravidade que encerra exige serenidade, respostas concretas, objectivas e sempre dentro da legalidade. Tem sido essa a postura da Junta e há-de continuar a ser ate que haja uma conclusao. Não é um processo político... é um processo de natureza institucional que tem que ser tratado rigorosa e legalmente!"

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Lino Pereira, não se candidata ás Autárquicas 2009

Lino Pereira, vereador eleito pelo Partido Socialista nas eleições autrquicas de 2005, afirmou publicamente na última reunião de câmara que se realizou no dia (12 Agosto) que não se vai candidatar ás "Eleições Autárquicas 09" que se realizam daqui a dois meses.
Transcrevemos na íntegra o discurso, de Lino Pereira, no qual este afirma que não é candidato por nenhum partido nem mesmo como independente.

(Clique na imagem para ampliar)




ACICPV, Sessão Esclarecimento Gripe A (H1N1)

A Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, com vista os interesses dos seus associados, informa que irá realizar no dia 1 de Setembro (Terça-feira), no Auditório da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, pelas 14:00 horas, uma Sessão de Esclarecimento sobre a Gripe A (H1N1), com a parceria dos Centros de Saúde de Castelo de Paiva e de Penafiel.


Visto que as pandemias da gripe são fenómenos epidemiológicos de grandes proporções que afectam vários continentes e países simultaneamente, surgem na sequência do aparecimento de um novo subtipo do vírus, que, na ausência de anticorpos protectores, encontra condições facilitadas para se propagar.


Esta Sessão colectiva, visa a orientação às empresas, às escolas, IPSS’S, Colectividades, Associações, Juntas de Freguesia, Partidos Políticos, Bombeiros, medidas a tomar, planos de contingência, recomendações

Informação Institucional

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

22 Agosto dia de abertura da Agrival


Entre 22 e 30 de Agosto, como habitualmente vai ter lugar no Parque de Exposições de Penafiel a 30ª edição da Agrival(Feira Agrícola do Vale do Sousa.
Os visitantes podem também saborear a boa gastronomia portuguesa, uma vez que no mesmo recinto vai decorrer a 8ª Mostra Nacional de Gastronomia.

Campeonato Futsal Feminino

A Federação de Futebol Amador do Concelho de Penafiel leva a efeito a partir do final do mês de Setembro o Campeonato de Futsal Feminino referante à época 2009/2010.

Os interessados, em participar no referido campeonato devem entrarem em contacto com a Federação ou através do e-mail: ffacpenafiel.futsal@gmail.com ou telm: 918188375


71ª Volta a Portugal em bicicleta

Clique sobre o mapa para aumentar a imagem
A 71ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta que teve inicio com um prologo na capital portuguesa (Lisboa) volta a passar por terras de Castelo de Paiva.
Será dia 13 (quinta feira) numa etapa a 7ª e que vai ligar a Póvoa de Varzim e S.João da Madeira numa distância de 161,8Km.




Percurso:

Km 0 – Póvoa de Varzim (Partida)

Km 37,6 – Alto da Agrela (3ª categoria)

Km 51,2 – Rebordosa (Meta Volante)

Km 89,8 – Castelo de Paiva (Meta Volante)

Km 114 – Fagilde (3ª categoria)

Km 141 – Oliveira de Azeméis (Meta Volante)

Km 154,1 – Codal (3ª categoria)

Km 161,8 – São João da Madeira (Meta)

Novo blog da Banda de Fornos

A partir de agora Castelo de Paiva passa a ter mais um Blog...será um novo blog em prol da Banda de Fornos.
O objectivo passa por dar a conhecer o quotidiano da Banda Musical de Fornos - BMF
Aqui fica o endereço:

http://probmfornos.blogspot.com/

Volta ao concelho em bicicleta

Inserido nos Jogos Desportivos de Castelo de Paiva, o CIDEP - Fornos, leva a efeito no próximo dia 12 de Setembro habitual volta ao concelho em bicicleta.

Os cicloturistas partem ás 9h do Largo da Póvoa, seguem por Pedorido, Oliveira do Arda, Raiva, Fontela, Sardoura, Cruz da Carreira, Santa Eufêmia, Nojões, Sobrado, Bairros, novamente a passagem por Sobrado, Vila Verde, Greire, S.Martinho, Catapeixe e chegada ao Castelo

Os interessados em participar devem fazer a sua inscrição(grátis) até 7/9/09 atravês dos teemovéis(917 532 463 ou 919 514 743).

Por uma questão de segurança é obrigatório uso de capacete.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Politica de boa vizinhança

Na ressaca de mais um título (Taça de Portugal) fizemos deslocar ao Município de Arouca, mais concretamente à freguesia de Rossas, sete elementos da nossa equipa para competir em uma das mais antigas provas de atletismo da nossa região.
Serviu também esta ida a terras de S.Mafalda para que os atletas chamados, tivessem a possibilidade de efectuarem uma prova mais rápida, uma vez que, as solicitações de montanha são na vertente da resistência.
O objectivo delineado foi cumprido, tendo, Amélia Vieira, Sérgio Azevedo, Carlos Silva e Joaquim Barbosa sobressaído e deixando a perspectiva que domingo no Campeonato do Km em Oliveira do Hospital, à que contar com a prestação da nossa equipa em defesa do título conquistado em 2008.

Classificação dos nossos atletas

Jun/Sem Fem – 3ª Amélia Vieira
Jun/Sem Masc – 3º Sérgio Azevedo/ 5º Joaquim Barbosa/ 8º Alberto Silva/ 23º Miguel Oliveira/ 26º Vítor Barbosa
Colectivo – 1º GDCCP
Vet Masc – 4º Carlos Silva
GDCPV

Incêndios: Protecção Civil acciona alerta amarelo até sexta-feira devido ao calor

Lisboa, 10 Ago (Lusa) - A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) accionou hoje o alerta amarelo de risco de incêndios florestais em todos os distritos de Portugal Continental devido ao tempo quente e seco.

Segundo a ANPC, o alerta amarelo, accionado até às 20:00 de sexta-feira, surge na sequência das informações do Instituto de Meteorologia relativamente à previsão de condições meteorológicas favoráveis de perigo de incêndios florestais e que apontam para tempo quente e seco.

Face à situação meteorológica, a Autoridade Nacional de Protecção Civil recomenda a toda a população para que não faça queimadas, limpeza de terrenos, lançamento de foguetes ou outras queimadas que impliquem o uso do fogo em zonas florestais, de matos ou agrícolas, adianta a ANPC em comunicado.

De acordo com a Protecção Civil, as acções de fiscalização, vigilância e investigação por parte da GNR e da Polícia Judiciária já foram reforçadas.

Na mesma nota, a ANPC recorda ainda que o uso do fogo é punido por lei durante o Verão.

Nos primeiros nove dias de Agosto, a Autoridade Nacional de Protecção Civil registou 575 incêndios florestais que foram combatidos por 8252 operacionais e 2026 viaturas.

CMP.

Lusa/Fim

Chave do Loto 2


Concurso nº32/2009
1 8 19 38 39 40+44

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Resultado da votação

Durante cerca de duas semanas, colocamos uma questão neste blog intitulada “Acredita na candidatura de Paulo Martel pelo CDS PP Autárquicas 09”.
Dos 106 cibernautas que votaram neste estudo de opinão, 48%(51votos) optaram por votar não, 44%(47 votos) acreditam nesta candidatura enquanto os outros 8%(8 votos) não tinham opinião formada.

Armazem "Assaltado"

Foto - Escritórios da firma Carvalho & Silva
Os escritórios da firma "Carvalho & Silva" situados na Rua Ferreira de Castro, em Castelo de Paiva foi esta manhã assaltado.
Passavam poucos minutos das 9h30 qaundo 2 indivíduos entraram dentro do escritório tendo um outro ficado na viatura.
Os assaltantes, apontaram uma arma aos funcionários que ali se encontravam a trabalhar e de seguida exigiram que lhes fosse entregue todo o dinheiro que estava em caixa...(uma quantia bastante elevada segundo conseguimos apurar cerca de 30 mil euros).
Depois de recolherem o dinheiro os assaltantes puseram-se em fuga. Os larápios ainda se cruzaram com uma patrulha da GNR que passava perto do local assaltado.
Alertados para o sucedido a patrulha moveu uma perseguição mas sem êxito.
No local esteve uma equipa da polícia Judiciária.
No exterior do edifício encontravam-se alguns populares que não se aperceberam do que realmente tinha acontecido.
O caso está agora sobre investigação.

A.P

Feira de Gado 2009

Como vem sendo hábito decorreu no passado sábado na freguesia de Bairros a “Feira de Gado 2009” inserido nas festividades em Honra de S. Lourenço .

A Feira de gado - Como muitos admiradores



Alguns dos exemplares a concurso


António Borges - Médico veterenário a inspeccionar os exemplares

V Triatlo da Raiva

Pódio com os vencedores

Decorreu no passado sábado o V Triatlo da Raiva organizado pelo Movimento Raiva com Identidade (Secção autónoma da Associação Pró-água Recreativa e Cultural da Raiva), e da Federação de Triatlo de Portugal.
A prova teve inicio no lugar do Castelo – freguesia de Fornos (Praia do castelo) com a prova de natação num percurso de 750 mts.
De seguida realizou a prova de ciclismo com os atletas a terem de percorrer 19 Km até á freguesia da Raiva.
A terminar o atletismo… com os atletas a terem de percorrer uma distancia de 4.2 km (Zona de Lazer – Raiva, junto à Meta)
Com a presença de atletas de vários países como o Brasil e França,que alcançaram os primeiros lugares nas suas categorias, a prova decorreu com toda a normalidade, sendo mais um êxito para o Movimento RCI, deixando também muito satisfeito o Presidente da Federação de Triatlo de Portugal, ele que é natural de Castelo de Paiva.

Paulo Teixeira teve oportunidade de falar com o Presidente da Federação, congratular-se com a iniciativa que trouxe centenas de pessoas até Castelo de Paiva e ajudou mais uma vez a divulgar algumas das belas paisagens deste concelho, para além da gastronomia local.

S.C.Paivense, já iniciou os trabalhos para a nova época

A equipa sénior do S.C.Paivense, começou a preparar a nova época 2009/2010 já no novo sintético colocado recentemente no Municipal da Boavista.
António Salvador, é o novo treinador da equipa vai contar com um plantel formado por cerca de 27 jogadores.
Transitam da época passada os guarda redes Manuel, Cubilhas e Marçal.
Os defesas: Pedro, Rafael, Jorge Lopes, Carlos, Hélder, João(ex júnior) Sérgio(Real), Lola(ex S.Martinho) e José Carlos(ex Cinfães).
Médios: Picão, Agostinho, Miguel (ex Penafiel), Carlitos(ex Cinfães), j.Carlos, Rui Picão (ex Sardoura) e os juniores Emanuel(júnior 1º ano), Rafael, Jorge e Ricardo.
Avançados: Paulinho, Parente, Ramadas (ex Sardoura), Ginho(ex Penafiel) e André(Júnior 2º ano)
Sporting Clube Paivense, vai participar no Campeonato da 1ª Divisão Associação de Futebol Aveiro

domingo, 9 de agosto de 2009

Associações acusam autarquias e autoridades nacionais de cúmplices na poluição do Rio Paiva

Castelo de Paiva, 08 Ago (Lusa) - Duas entidades preocupadas com a poluição do Rio Paiva anunciaram hoje que vão denunciar os responsáveis pelas descargas poluentes nesse curso de água.

O movimento "SOS Rio Paiva" e a Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva vêm recolhendo provas de descargas ilegais em vários pontos do rio e querem acabar com a "impassividade institucional" quanto ao estado em que se encontra aquele que já foi considerado o rio mais limpo da Europa.

Sérgio Caetano, que integra o movimento "SOS Rio Paiva", afirma: "A própria Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva efectua descargas poluentes para o rio e já assumiu isso, mas comprometeu-se esta semana a resolver a situação em 90 dias. O problema é que não é só a Câmara a fazê-las e as entidades responsáveis têm ignorado os nossos ofícios a alertá-las para a situação".

Por parte da autarquia, as duas entidades de defesa do Rio Paiva vão esperar que a intervenção anunciada de concretize: "A ETAR [estação de tratamento de aguas residuais] de Vila Nova de Paiva está a fazer descargas no rio, mas a Câmara diz que a culpa é de ligações ilegais ao saneamento e o presidente comprometeu-se a fiscalizar casa a casa para eliminá-las".

Castro D'Aire e Arouca são outras duas autarquias a que Sérgio Caetano atribui responsabilidades pela poluição do Paiva, através de descargas que as duas entidades de defesa desse rio se propõem "comprovar em vídeo", à semelhança do que já fizeram com a ETAR de Vila Nova de Paiva.

"Vamos exigir que os responsáveis autárquicos se mobilizem na defesa e conservação do Rio Paiva como património natural que é", garante Sérgio Caetano, "e pressionar também o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, e o Ministério do Ambiente, que têm ignorado os ofícios que lhes andamos a enviar há mais de um ano".

"Em Vila Nova de Paiva, aquilo não era um rio", recorda o mesmo responsável. "Era um esgoto. Foi do pior que vi até hoje e vamos acusar estas entidades todas de serem cúmplices disso".

O Rio Paiva nasce na Serra da Nave, no concelho de Moimenta da Beira, e desagua no Rio Douro, em Castelo de Paiva. Na zona da Ponte da Bateira, as suas águas são captadas para abastecimento público pela empresa Águas do Douro e Paiva, da qual dependem municípios como os de Castelo de Paiva e Cinfães.

Classificado como Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000, é local de desova de trutas e dele depende a sobrevivência de espécies como a Salamandra Lusitânica, o Lagarto-de-água, a Lontra, o Mexilhão-de-rio e a Odonata, entre outras espécies animais e vegetais raras no mundo.

AYC

Lusa/Fim

Chave do Euromilhões e do Totoloto


Concurso nº32/2009
10 20 22 24 31 + 2 7



Concurso nº32/2009
1 5 12 32 34 38+2

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva