sábado, 9 de maio de 2009

Totoloto e Joker sem totalistas, "jackpots" de 800 mil euros e 3,18 milhões de euros

Lisboa, 10 Mai (Lusa) - Não houve totalistas nos sorteios 19/2009 do Totoloto e do Joker, realizados no sábado, de acordo com os resultados provisórios divulgados pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pelo que haverá "jackpots" na próxima semana.
De acordo com a mesma fonte, na próxima semana os "jackpots" serão de 800 mil euros no Totoloto e de 2,18 milhões de euros no Joker.
Esta semana também não houve segundos prémios nem no Totoloto, nem no Joker.
No sorteio 19/2009 do Totoloto foram apurados: 52 terceiros prémios, no valor de 1 643,87 euros cada; 3 340 quartos prémios, no valor de 20,72 euros cada; e 69 052 quintos prémios, no valor de 2,65 euros cada.
A chave do Totoloto sorteada foi: 25 - 27 - 29 - 33 - 44 - 45. O número suplementar foi o 28.
No sorteio do Joker, foram apurados: sete terceiros prémios, de três mil euros cada; 57 quartos prémios, de 300 euros cada; 651 quintos prémios, com 30 euros cada, e 6 668 sextos prémios, com três euros cada.
O número do Joker sorteado foi o 9 420 907.
NV.
Lusa/fim

Terminou Feira do Livro do Agrupamento Vertical Escolas de Castelo de Paiva

Chegou ao fim a edição de 2009 da “ Feira do Livro" do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva”.
O evento começou no passado dia 4 com um teatro de marionetas e com actuação do Quarteto de Acordeão da Academia de Musica de Castelo de Paiva.
Destaque vai também para as presenças de Maria Gracinda Coelho Sousa, Alberto Santos, José Luandino Vieira e Nuno Higino.
No teatro o “Grupo Filandorra” apresentou no Auditório Municipal de Castelo de Paiva duas peças intituladas “ Auto da Barca do Inferno” e a “Menina do mar”.
O penúltimo dia do certame esteve reservado ao sarau.
Pelo auditório do agrilhoamento passaram o Coro Infanto-Juvenil de Fornos que apresentou o “Cantar de Abril”. Ainda a Companhia de dança Girassol e o Grupo de Pessoal não docente do agrupamento.
A feira do livro fechou com actuação do Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Futebol Amador - Castelo de Paiva


Actividades do Dia Internacional da Familia em Castelo de Paiva


Breves notícias sobre o concelho de Cinfães

IPSS empregam 133 pessoas e dão resposta a 381 utentes
As Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Cinfães empregam 133 pessoas (20 das quais licenciadas) e abrangem 381 utentes.
O diagnóstico social do Município foi apresentado pela Autarquia ao Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, José António Vieira da Silva, na visita do governante a Cinfães, a 4 de Maio.
Os utentes abrangidos pelas oito IPSS do concelho distribuem-se por dois Lares de Idosos (69 utentes); dois Centros de Dia (18); seis Serviços de Apoio Domiciliário (212); uma creche (25); dois Jardins de Infância/ATL (41); e um Centro de Actividades Ocupacionais (16).
Três das Instituições de Solidariedade têm projectos em curso, nomeadamente o Centro Social e Paroquial de Tendais (Lar de Idosos, com capacidade para 30 utentes, empregando 15 funcionários, dois dos quais licenciados); Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira (Lar de Idosos – 40 utentes; Serviço de Apoio Domiciliário – 65 utentes; Creche – 33 crianças; 33 funcionários, 7 dos quais licenciados); e Santa Casa de Misericórdia de Cinfães (Lar de Idosos - 16 utentes; 7 funcionários, 2 dos quais licenciados; e Unidade de Cuidados Continuados de Média e Longa Duração - 40 camas; 16 funcionários, 6 dos quais licenciados).
As respostas sociais no concelho também são prestadas por três equipas de Rendimento Social de Inserção, cujos beneficiários são 1809. No Município, o Complemento Solidário para Idosos está a ser recebido por 1139 beneficiários.

Torneio de Futebol Adaptado encerra Semana Social
A Semana Social de Cinfães termina amanhã, dia 9, com a realização de um torneio de futebol adaptado no Pavilhão Gimnodesportivo Armando Costa, a partir das 10h00.
Vão participar na competição uma equipa da Câmara Municipal de Cinfães, duas do Futebol Clube do Porto, uma da Casa do Futebol Clube do Porto de Cinfães e a equipa vencedora do Torneio de Futsal entre Escolas disputado no âmbito da Semana Social, a 4 de Maio.

Bispo estará em Fornelos, no domingo
A freguesia de Fornelos vai receber a visita do Bispo da Diocese de Lamego. D. Jacinto Botelho, no domingo, dia 10. O prelado irá presidir à eucaristia a celebrar no Santuário do Senhor dos Enfermos, em Macieira, Fornelos, às 10h30.
A cerimónia assinala o encerramento do périplo de promoção vocacional que o Seminário Menor de Nossa Senhora de Lourdes, de Resende, realizou pelo Arciprestado de Cinfães, durante um ano. Estarão presentes as comunidades do Arciprestado de Cinfães, que abrange as 17 freguesias do Município e a freguesia de Alvarenga, do concelho de Arouca, e representantes do Seminário Menor de Resende.
Na tarde do dia 10, as paróquias representadas vão promover actividades recreativas.
Caminhada "O Porto dos Escritores"
A Associação para a Defesa do Vale do Bestança vai organizar a caminhada "O Porto dos Escritores", no próximo dia 16.
A organização propõe um percurso “por um Porto menos conhecido, tendo como temática principal os escritores que [ali] nasceram, viveram ou por onde simplesmente passaram escrevendo e cantando a cidade e outras glórias” (ww.bestanca.com).
A concentração será no jardim do Passeio Alegre (junto à fundação Eugénio António de Andrade, topo sul do jardim), às 9h00. O percuro tem uma extensão de cerca de 13 quilómetros e um grau de dificuldade médio-alto.
Inscrições pelo endereço electrónico nuno.rezende@gmail.com ou pelo número de telemóvel 912 696 595. Mais informações em ww.bestanca.com.
Folclore em festa na Gralheira
A freguesia da Gralheira vai receber a XX Festa de Folclore, no domingo, dia 10. O Grupo Etnográfico da Gralheira, promotor da Festa, anuncia a concentração dos cinco grupos participantes e de carros de tracção animal no campo de futebol da freguesia, às 14h30.
O Cortejo Etnográfico e Folclórico, entre o campo de futebol e o Largo da Ponte, terá início às 15h00. Serão representadas actividades agrícolas e de pecuária da freguesia.
A partir das 15h30, decorrerá o Festival de Folclore, integrado na Festa do Emigrante, com o Grupo Etnográfico da Gralheira, Rancho Folclórico da Casa do Concelho de Cinfães em Lisboa, Rancho Infantil de Moreira da Maia, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Souselo (Cinfães) e com o Grupo Folclórico Cantas e Cramóis de Pias (Cinfães).

G.A.P.

Presidente Paulo Teixeira reúne hoje com a direcção da Adega Cooperativa de Castelo de Paiva

Edil paivense continua a encontrar-se com empresários do concelho
Presidente da Câmara Paulo Teixeira reúne com responsáveis da Adega Cooperativa




Atento e preocupado com a conjuntura nacional e internacional que se está a viver, o Executivo Municipal liderado por Paulo Teixeira, tem vindo a solicitar reuniões de trabalho com empresas sediadas no concelho de Castelo de Paiva.


Estas reuniões de trabalho visam colocar a Autarquia Paivense à disposição das empresas, na tentativa de resolução de problemas que possam existir e que necessitem da intervenção do município junto das instituições que se julguem necessárias e noutras situações ajudar a criar planos que minimizem efeitos negativos para o concelho de Castelo de Paiva.
Para além disto, a Câmara Municipal solicitou uma audiência ao Ministro da Economia, Manuel Pinho, e ao Secretário de Estado da Indústria e Inovação para lhes dar nota de algumas preocupações relativas a algumas empresas sediadas em Castelo de Paiva, procurando também que as empresas do concelho possam a vir a ter os mesmos benefícios que outras empresas instaladas noutras zonas do País.
Neste contexto, o edil paivense Paulo Teixeira, vai reunir hoje, a partir das 14h30, com a direcção da Adega Cooperativa de Castelo de Paiva, presidida pelo Eng.º António Azevedo, no sentido de avaliar a situação daquela cooperativa, face ás dificuldades que se fazem sentir no sector produtivo e industrial.


GIRP/COliveira

quinta-feira, 7 de maio de 2009

CS de Sardoura promoveu hoje a Feira das Profissões em Castelo de Paiva



Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva é entidade parceira
Centro Social de Santa Maria de Sardoura promoveu hoje a Feira das Profissões
O Centro Social de Santa Maria de Sardoura promoveu hoje, durante todo o dia, no Pavilhão Gimnodesportivo de Castelo de Paiva, a Feira das Profissões “ ESCOLHAS + POSITIVAS III “, uma iniciativa que contou com a colaboração do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, como entidade parceira, e que teve o apoio da Câmara Municipal. Sob o lema “ Alargando horizontes…(re)construir o meu projecto vocacional “, esteve evento teve boa adesão e definiu como principais objectivos, a intenção de promover e abrir perspectivas de continuidade de formação e escolarização, apelar à consciência do papel activo dos alunos na construção da sua carreira profissional e proporcionar uma exploração directa ao mundo do trabalho, das formações e profissões.Apoiar os alunos no seu projecto vocacional, desenvolver competências de tomada de decisão mais integrada, em função do projecto de vida, favorecer o enriquecimento de experiências e a aproximação ao contexto do trabalho, bem como promover a assumpção de responsabilidades de organização e gestão de acontecimentos sócio – profissionais, foram outras vantagens potenciadas por esta Feira das Profissões, que decorreu durante todo o dia, e que teve a visita do presidente Paulo Teixeira, do Vereador Manuel Rocha e dos responsáveis dos agrupamentos escolares, da Rede Social, IPSS, bem como outras entidades locais.Presentes estiveram mais de vinte entidades, entre Universidades e Institutos, Escolas Técnicas Profissionais, Colégios, Agrupamentos Escolares, para além das UNIVA de Castelo de Paiva e ainda uma representação do Exército Português.


GIRP/COliveira

SECRETÁRIO DE ESTADO DA INDUSTRIA VISITOU ONTEM AS EMPRESAS CERNE E IETA EM CASTELO DE PAIVA.....CM CONGRATULOU-SE COM A VISITA

Esteve ontem na Zona Industrial de Lavagueiras
Na sequencia das reuniões realizadas com diversos empresários do concelho e após uma solicitação efectuada ao Sr. Ministro da Economia, Manuel Pinho e ao Sr. Secretário de Estado da Indústria e Inovação, pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Teixeira, a autarquia paivense acompanhou ontem a visita do Prof. Castro Guerra ao concelho de Castelo de Paiva, nomeadamente às empresas CERNE – Indústria de Mobiliário SA e à IETA – Metalomecânica, localizadas na Zona Industrial de Lavagueiras, na freguesia de Pedorido. No final da visita, o edil Paulo Teixeira congratulou-se com esta visita e agradeceu ao Secretário de Estado Adjunto da Industria e Inovação, Castro Guerra, a disponibilidade demonstrada em resolver as questões colocadas pela CERNE e a proposta apresentada para fazer face à situação da IETA.Segundo o autarca, “ estamos perante duas das maiores entidades empregadoras do concelho e, como tal, o município paivense considera muito importante esta visita que permitiu ao Governante visitar duas unidades fabris, conhecer a sua realidade e encontrar parcerias para a resolução dos problemas que hoje se deparam à actividade empresarial “.
GIRP/COliveira

Gonçalo Rocha congratula-se com o Governo pelo apoio à Cerne



Gonçalo Rocha congratula-se com o Governo pelo apoio à Cerne
Ontem, Castelo de Paiva recebeu uma excelente notícia. A empresa Mobiliário Cerne – Indústria de Mobiliário S.A., instalada na Zona Industrial das Lavagueiras, recebeu o apoio do Governo que pretendia, para fazer face às dificuldades financeiras que atravessa, na difícil actual conjuntura de crise. O Senhor Secretário de Estado Adjunto da Indústria e da Inovação, António Castro Guerra, além de já ter aprovado o apoio, ontem, por sua iniciativa, fez questão de visitar a empresa e assistir ao acto da assinatura dos documentos, referentes ao apoio concedido.
Gonçalo Rocha acompanhou a visita, ao lado do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Pedorido, João Campos, e revelou-se “ muito satisfeito com este apoio do Governo”. O Candidato à Câmara Municipal pelo Partido Socialista, sempre preocupado e atento a esta situação, informou que, ele próprio, deu conta, "inúmeras vezes ao Governo das preocupações relativamente às dificuldades desta empresa e da necessidade de a apoiar e por isso, sinto-me muito feliz, pelos trabalhadores da empresa, pela Administração, pelo Governo e, naturalmente, por Castelo de Paiva.”, concluiu.
Pelo Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha

Integrada no Programa “ Maio Cultural “

Rancho Folclórico de Nespereira promoveu Corrida de Rolamentos


Organizada pelo Rancho Folclórico de Nespereira e inserida no programa “ Maio Cultural “, uma iniciativa promovida pela Junta de Freguesia local, realizou-se na tarde do feriado do 1 de Maio, a emblemática Corrida de Carrinhos de Rolamentos, uma prova que, ao contrário da edição transacta, este ano não cativou a multidão que costuma ser habitual.

O cenário da prova voltou a ser a Estrada Municipal que liga Vilar de Arca – Nespereira, denominada Rampa Pedra da Moura, estando em jogo diversos troféus para as categorias de amadores e de Fórmula Roll.

Presentes estiveram cerca de sessenta concorrentes, distribuídos por duas classes, sendo que cerca de 20 pilotos, pertencendo a várias colectividades, integravam a Fórmula Roll, uma espécie de campeonato nacional da modalidade, com destaque para a sempre forte presença dos pilotos da Juventude de Sanguedo, de SM da Feira.
Na hora da partida, todos eles e alguns repetentes nesta prova de Nespereira, elogiaram a espectacularidade da pista da Rampa da Pedra da Moura, com cerca de 3,5 km de extensão e um forte declive com curvas muito acentuadas, um cenário que continua a cativar o publico que, por ser uma Sexta – Feira, não correspondeu com a mesma amplitude de 2008, quando a prova foi realizada a um Domingo.
José Pereira conseguiu a pole - position, com um corredor de Baião a garantir o segundo tempo e depois não deu hipótese na corrida, assegurando o triunfo, com um piloto de Tondela a obter a terceira posição da geral.
Já na Fórmula Roll, onde a adrenalina esteve em maior evidência, com andamentos muito fortes, Tony Santos, da Juventude de Sanguedo, voltou a repetir a vitória do ano passado e foi o vencedor da corrida, com Paulo Coelho e Nuno Coelho, em 2º e 3º lugar, respectivamente.

Os responsáveis da Fórmula Roll voltaram a enaltecer o trabalho da organização e fizeram questão de evidenciar um traçado que é dos mais espectaculares e atractivos do calendário nacional, não só pela sua extensão e enquadramento paisagístico, mas essencialmente porque potencia andamentos fortes, logo muita emoção e adrenalina nos concorrentes e muito entusiasmo no público que delira sempre com os despistes e capotanços que sempre acontecem durante as vertiginosas descidas.
O presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, Mário Teixeira, congratulou-se com mais este êxito desportivo, não deixando de realçar o excelente trabalho do Rancho Folclórico de Nespereira na organização da prova, que voltou a considerar ser uma mais-valia no programa Maio Cultural, promovida pela autarquia local, destacando que é uma iniciativa de continuidade.
Destaca-se o bom trabalho da organização, que denotou sempre, uma grande peocupação com as questões de segurança, reforçando as zonas mais críticas do traçado com pneus e fardos de palha, sendo também de enaltecer, o excelente trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Nespereira e da GNR de Cinfães, que colaboraram activamente na realização do evento, assim como a empresa Transportes A. Santos que, tal como Junta de Freguesia, colaborou na organização e na logística da prova.
Após a corrida, foi oferecida aos participantes, um jantar na Quinta da Granja, onde se realizou a cerimónia de entrega de prémios, destacando-se como vencedor do carro mais original, o "carrinho - bicicleta", que mereceu o aplauso do público. Para o ano há mais rolamentos ladeira abaixo…
Reportagem de Carlos OIlveira

Casa do povo da Raiva, organiza "Torneio de Sueca"


Vai decorrer no próximo dia 6 de Junho na Casa do Povo da Raiva um Torneio de Sueca. Um torneio que está inserido nos XXIII Jogos Desportivos de Castelo de Paiva .
As inscições podem ser efectuadas atravês de email: casapovoraiva@portugalmail.pt ou então no próprio dia do torneio

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Em Nespereira - Cinfães

Prova de Trial voltou a cativar os entusiastas
RAID TT “ PASSEIO AO ARDENA NA ABERTURA DO MAIO CULTURAL
A exemplo de anteriores edições, foi um sucesso o “ Passeio pelo Ardena “, uma prova Todo-o-Terreno, realizada no início do mês e promovida pela Junta de Freguesia de Nespereira, com a colaboração directa dos entusiastas Tadeu e Filipe Gonçalves, um evento que integrou o programa “ Maio Cultural “, numa iniciativa que envolve as colectividades da freguesia em diversas actividades culturais e desportivas e que continua a cativar visitantes e a população local. A concentração dos participantes aconteceu bem cedo, no Parque da Feira, e pela frente, homens e máquinas, tinham um percurso arrojado e atractivo, por vezes referenciado por paisagens de rara beleza e um ou outro obstáculo mais difícil, mesmo a jeito de pôr à prova a resistência dos “ jeeps “ e o tecnicismo dos concorrentes em matéria de condução TT.As três dezenas e meia de “ jeeps “ percorreram parte do território da maior freguesia cinfanense, privilegiando trilhos junto ao Rio Ardena e na vertente serrana do Montemuro, como Paradela e o Rêgo do Boi, para além de outros traçados seleccionados em freguesias vizinhas, como Cortegaça, Cunha e Malhadas, assim como um corta – fogo espectacular nas imediações das zonas do Nicho e Donim.Mais tarde, ao final do dia, já na zona da Vista Alegre, nas imediações do centro de Nespereira, gizada para o espectáculo e para potenciar a adrenalina, uma penosa pista trialeira esperava os concorrentes, com muita gente a ocorrer para presenciar as peripécias e loucuras dos mais afoitos, que é como quem diz, aqueles que, apresentando melhores argumentos competitivos, demonstraram mais ousadia e melhores técnicas de condução, mau grado alguns excessos praticados, chegando – se mesmo a pôr em causa a segurança do público presente, por vezes muito mal colocado na pista.Aliás, já nesta fase final, a prova esteve perto de ser marcada pela tragédia, quando um “ jeep “ UMM, de um concorrente local “ queimou “ a embraiagem para sair do poço e no “ ataque “ à subida seguinte, ficou descontrolado e veio de marcha-atrás pela encosta abaixo, quase que apanhando uma criança entre vários assistentes que conseguiram evitar o possível atropelamento. Apesar dos concorrentes pagarem uma taxa de inscrição com o respectivo seguro, que lhes permite participar nesta jornada de aventura com alguma garantia, a verdade é que a organização deveria ter em conta as regras a cumprir e interditar as zonas mais perigosas ao publico, deixando um espaço de segurança aos concorrentes do Raid, estando mais atenta a estas situações.O jantar de encerramento foi a oportunidade para se discutir as aventuras e os deslizes da jornada, numa iniciativa que tem continuidade garantida e que teve o apoio e colaboração dos Bombeiros Voluntários de Nespereira.O presidente da Junta de Freguesia de Nespereira, Mário Teixeira, fez um balanço positivo desta jornada de todo-o-terreno, uma das iniciativas mais emblemáticas do Maio Cultural, e evidenciou a sua satisfação pela adesão registada, ao mesmo tempo que realçou a importância desta iniciativa que, durante um mês, motiva a cultura, promove o desporto e o salutar convívio entre todos, numa envolvência entre locais e visitantes.Os Bombeiros Voluntários de Nespereira voltaram a estar em evidência, numa colaboração que se traduziu num acompanhamento permanente da prova.




Reportagem de Carlos Oliveira – texto e fotos

Evento do “ Maio Cultural “ merecia outra dinâmica





Escola de Música da Casa do Povo de Nespereira destacou-se na iniciativa Feira das Associações

Integrada no programa do Maio Cultural, uma iniciativa de relevo da Junta de Freguesia de Nespereira, teve lugar no passado dia 3 de Maio, na Praça do Mercado, a Feira das Associações, um evento que procurou congregar numa apresentação única, as diversas colectividades da freguesia. Atendendo que Nespereira é a segunda maior freguesia com representatividade associativa no concelho de Cinfães, foi de estranhar que, nem todas as agremiações desportivas e culturais de Nespereira, estivessem presentes nesta apresentação pública do Maio Cultural.A Casa do Povo de Nespereira esteve bastante activa e com uma forte representação, já que, para além da sua barraquinha de rifas, apresentou um programa musical bastante diversificado e digno de realce, onde até não faltou um Grupo de Bombos, oriundo de Espinho que, no período da manhã, percorreu todos os lugares da freguesia, anunciando a iniciativa.Já o Rancho Folclórico de Nespereira vendia algum artesanato no seu espaço e a Banda Marcial de Nespereira também vendia algum material em segunda mão, enquanto a ASSRN – Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira mostrava numa barraca atractiva, alguns trabalhos elaborados e provenientes de pessoas inseridas no contexto da Reinserção Social.Por sua vez, a Associação de Caça e Pesca local, promoveu um espaço de tiro ao alvo e, o Grupo Cultural e Desportivo de Pindelo, programou um espaço no Largo da Feira, para um pequeno torneio de sueca, Logo pela manhã, bem cedo, o grupo de Zés - Pereiras da Associação Recreativa Stº Estêvão, de Espinho, percorreu toda a freguesia, acompanhado por responsáveis da Casa do Povo de Nespereira.Durante a tarde, o destaque do programa da Feira das Associações, foi a apresentação da Escola de Música da Casa do Povo de Nespereira que, tudo fez para animar um evento que merecia ser mais participado e não teve a adesão desejada.Todavia, valeu o espectáculo dado pelo Grupo de Cavaquinhos de Travanca e as diversas actuações dos alunos da Escola de Musica da Casa do Povo de Nespereira, com o Quarteto de Acordeões, o Grupo de Flautas, a actuação de Teclados, o Grupo de Cavaquinhos, a exibição de alunos de Violino e de Viola e os Cantares daquela escola de música.Em evidência esteve, ainda, a voz de Diana Fernandes a cantar e a tocar viola, conjuntamente com os colegas, e um poema escrito por Ercílio Neto, dedicado à Mãe, seguido de uma simbólica entrega de rosas pelos alunos às respectivas mães.No final, a actuação do Agrupamento Musical “ Luso - Dance “, ajudou a animar um pouco este emblemático evento do Maio Cultural em Nespereira, que merecia outra projecção, notando-se a falta de algumas colectividades locais, que tinham a obrigação de marcar presença, numa iniciativa que serve para potenciar a projecção cultural da freguesia.
Carlos Oliveira

JOSÉ ANTÓNIO SANTOS VILELA LIDERA EQUIPA CANDIDATA À JUNTA DE FREGUESIA DE SOBRADO


A Comissão Politica do Partido Social Democrata por unanimidade escolheu o Sr. José António Santos Vilela para ser o candidato à Junta de Freguesia de Sobrado, numa lista que também será constituída por António Sousa, Henriqueta Sousa, José Manuel F. Moreira e Fernando Moreira.

Para a Comissão Politica de Castelo de Paiva do PSD é um privilégio contar com a experiência de José António Vilela e sua equipa como candidatos à Junta de Freguesia de Sobrado.

Trata-se de uma equipa dinâmica, disponível, que colocam em primeiro lugar os interesses da Freguesia a todos os outros, com uma larga experiência ao nível da gestão Autárquica e com capacidade e disponibilidade para dirigir os destinos da freguesia sede do Concelho de Castelo de Paiva.

José António Vilela, pelo que já fez por Sobrado, em condições muito difíceis, pela trabalho desenvolvido, pela equipa que conseguiu angariar em sua volta será uma mais valia como futuro Presidente da Junta de Freguesia de Sobrado.


Gabinete Imprensa PSD Castelo de Paiva

Miranda Calha apresentou total apoio a Gonçalo Rocha

Miranda Calha apresentou total apoio a Gonçalo Rocha


Na abertura da Sede de Candidatura, na passada Sexta-feira, o Coordenador Nacional Autárquico do Partido Socialista, Dr. Miranda Calha, declarou “o apoio incondicional e a solidariedade da Direcção Nacional do PS à candidatura de Gonçalo Rocha, bem como a todas as suas equipas à Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia. Ao longo da sua intervenção, destacou ainda o legado de Antero Gaspar e de Joaquim Quintas onde se “realizou obra, o Concelho progrediu, foi um ciclo de grande iniciativa e de progresso para o Concelho de Castelo de Paiva e que, neste momento, é fundamenta que se inicie um novo ciclo de progresso com o Dr. Gonçalo Rocha para possibilitar uma administração que pense nas pessoas, que crie condições para os paivenses se fixarem no Concelho, que tenha maior rigor, transparência, clareza, porque nós precisamos que se fale de Castelo de Paiva pelas boas razões” , conclui.


Gabinete Imprensa Candidatura Gonçalo Rocha

CS de Sardoura promove amanhã a Feira das Profissões em Castelo de Paiva

Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva é entidade parceira
Centro Social de Santa Maria de Sardoura
promove amanhã Feira das Profissões


O Centro Social de Santa Maria de Sardoura vai promover, no próximo dia 7 de Maio, a partir das 10h30, no Pavilhão Gimnodesportivo de Castelo de Paiva, a Feira das Profissões “ ESCOLHAS + POSITIVAS III “, uma iniciativa que conta com a colaboração do Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, como entidade parceira, e apoio da Câmara Municipal.

Sob o lema “ Alargando horizontes…(re)construir o meu projecto vocacional “, esteve evento tem como principais objectivos, a intenção de promover e abrir perspectivas de continuidade de formação e escolarização, apelar à consciência do papel activo dos alunos na construção da sua carreira profissional e proporcionar uma exploração directa ao mundo do trabalho, das formações e profissões.
Apoiar os alunos no seu projecto vocacional, desenvolver competências de tomada de decisão mais integrada, em função do projecto de vida, favorecer o enriquecimento de experiências e a aproximação ao contexto do trabalho, bem como promover a assumpção de responsabilidades de organização e gestão de acontecimentos sócio – profissionais, são outras vantagens potenciadas por esta Feira das Profissões, que decorrerá durante todo o dia.
Presentes vão estar mais de trinta entidades, entre Universidades e Institutos, Escolas Técnicas Profissionais, Colégios, Agrupamentos Escolares, para além das UNIVA de Castelo de Paiva e o Exército Português e a Força Aérea.

GIRP/COliveira

Padre Borga em castelo de Paiva


Concerto marcado 23 de Maio ás 21h30 no Pavilhão dos Desportos

O Padre Borga, vai estar em Castelo de Paiva no próximo dia 23 de Maio para dar um concerto no Pavilhão dos Desportos.
As receitas deste espectáculo revertem a favor das obras da Igreja de S. Pedro do Paraíso.

MINISTRO DA ECONOMIA VISITA HOJE A CERNE EM CASTELO DE PAIVA.....CM CONGRATULA-SE COM A VISITA DE MANUEL PINHO

Vai estar hoje na Zona Industrial de Lavagueiras
CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA CONGRATULA-SE
COM VISITA DO MINISTRO DA ECONOMIA AO CONCELHO

Na sequencia das reuniões realizadas com diversos empresários do concelho e após uma solicitação efectuada ao Sr. Ministro da Economia, pelo Presidente da Câmara Municipal, Paulo Teixeira, a autarquia paivense informa que o Ministro Manuel Pinho, vai estar hoje de visita ao concelho de Castelo de Paiva.
O governante estará, a partir das 15h30, na empresa CERNE – Indústria de Mobiliário SA, localizada na Zona Industrial de Lavagueiras, na freguesia de Pedorido, pelo que a edilidade paivense congratula-se com esta visita do titular da pasta da Economia a Castelo de Paiva.


GIRP/COliveira

Gonçalo Rocha felicita Luís Vieira


Gonçalo Rocha, depois de tomar conhecimento, através da Academia de Música de Castelo de Paiva, de que o Jovem músico paivense, Luís Vieira, foi seleccionado para Orquestra Mundial de Jovens Músicos ( Jeunesses Musicales World Orchestra), quer publicamente manifestar-lhe "as maiores felicitações", por esta presença numa Orquestra de tão grande prestígio mundial e desejar-lhe "os maiores êxitos nesta sua nova etapa na vida musical." Gonçalo Rocha considera ainda que "este é um prémio justo para este jovem do nosso Concelho, um motivo de orgulho e de honra para todos os paivenses, bem como para a Academia de Música e para o seu Director, Prof. Agostinho Vieira, pelo brilhante trabalho que vêm realizando ao longo destas duas décadas."
Pelo Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha

terça-feira, 5 de maio de 2009

O Dr. Manuel Falcão é o Mandatário da Candidatura de Gonçalo Rocha



Para surpresa de todos, na passada Sexta-feira, na sessão de abertura da Sede de Candidatura, Gonçalo Rocha apresentou o Dr. Manuel Falcão como o seu Mandatário de Candidatura. Na sua intervenção, Gonçalo Rocha referiu que o Dr. Manuel Falcão "é um Homem da nossa terra, um Homem que nasceu e cresceu no seio de uma família humilde e trabalhadora, na freguesia de Santa Maria de Sardoura. Subiu a pulso na vida e, hoje, está no patamar mais alto da Medicina e do mundo Universitário, em Portugal. Sou conhecedor do amor que sente pela nossa terra e pelas nossas gentes e sei que essa é uma das grandes razões para estar aqui." Gonçalo Rocha realçou ainda a "emoção, o orgulho e a honra de ter uma personalidade de tão grande prestígio e de reconhecido mérito a apadrinhar e a mandatar a nossa Candidatura". Antero Gaspar destacou as enormes qualidades humanas e profissionais do Dr. Manuel Falcão que, no seu entendimento, são "um grande exemplo e um referência para a sociedade Paivense. Realçou o grande sucesso no percurso de vida do Mandatário e a sua proveniência e quis que o seu exemplo fosse ligado à Candidatura de Gonçalo Rocha, dadas as "origens" humildes do Candidato à Câmara Municipal, mas que este também encontrou uma grande força de querer servir, lutar e ir mais além para defender os interesses do Concelho e dos Paivenses.O Dr. Manuel Falcão, na sua intervenção, referiu "uma das coisas que eu ganhei, com a idade e a experiência, foi a sabedoria. E esse bocadinho, que julgo que ainda tenho, de proveito ou capital pessoal, eu coloco à disposição do Dr. Gonçalo Rocha, com muito gosto e com muita honra. Porque quero para Castelo de Paiva que se realizem os ideais da minha juventude, que haja pelo menos, Educação, Justiça e Saúde igual para todos." Foi aí que comecei lutar, tornando-me prestável sempre em relação aos outros, e fazer aquilo que é a minha obrigação e o que ía aprendendo em proveito dos outros. Estou cá hoje, com a finalidade de dar ao Dr Gonçalo Rocha todo o apoio que ele me pedir, aquele todo que eu lhe puder dar, na mira de que Castelo de Paiva possa crescer melhor. E tenho certeza que saímos daqui com uma fé inabalável de que podemos fazer melhor. Com uma paciência sem limites para estarmos sempres nas decisões a tomar e com uma perseverança no querer, nós teremos uma fé racional para levarmos o Dr. Gonçalo Rocha a Presidente da Câmara."Destacamos, aqui, algumas Notas Biográficas do Dr. Manuel Falcão:O Dr. Manuel Falcão nasceu, em 1946, na freguesia de Santa Maria de Sardoura, e é filho de Florindo Lenine de Sousa Falcão e de Maria José Moreira. Frequentou a Escola Primária de Sardoura de 1953 a 1957. Em 1957 fez exame de admissão ao ensino liceal, no Liceu Nacional Alexandre Herculano, no Porto. Ingressou no Colégio Alfredo Vieira Guedes, em Castelo de Paiva, onde frequentou o ensino liceal de 1957 a 1962, tendo prestado provas do 2.º e 5.º ano no Liceu Nacional D. Manuel II, no Porto. Em 1962, entrou para o curso complementar do ensino liceal, no Liceu D. Manuel II, do Porto, até 1964, ano em que ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde completou a licenciatura em Medicina e Cirurgia. Em 1968, concorreu a um lugar do Departamento de Marketing de um laboratório internacional de produtos farmacêuticos, sendo seleccionado, em 1.º lugar, entre cerca de 400 concorrentes e onde trabalhou, até 1975, em tempo completo, como profissional de informação médica. Em 1973 ingressou no Serviço Militar Obrigatório, sendo-lhe negado o pedido de adiamento - regime a que se encontrava abrangido por frequentar a Faculdade de Medicina com aproveitamento devido à informação de "politicamnte suspeito". Em 1972, fez parte da lista opositora candidata à direcção do Sndicato dos Profissionais de Propaganda Médica e que ganhou as eleições. Interronpeu a frequência da Faculdade de Medicina e a actividade profissional. Prestou serviço na Escola Prática de Infantaria de Mafra e na Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas. Em Fevereiro de 1974, com recurso ao General Costa Gomes, foi colocado sob licença, até completar a licenciatura em Medicina. Retomou a frequência da Faculdade de medcina e a actividade profissional até Outubro de 1975. Retomou o Serviço Militar, no Hospital Militar Principal de Lisboa, como adjunto do comando de instrução e no BAtalhão de Administração Militar na Póvoa de Varzim, como responsáve do Serviço de Saúde desta Unidade. Em 1975, concluiu a licenciatura em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com a classificação de BOM.Em 1981, é admitido, por concurso público documental, como Assistene da Escola Superior de Medicina Dentária do Porto. Leccionou aí, até 1985, ano em que teve de abandonar por incompatibilidade de horário com Serviço de Urgência, porque foi destacado para chefiar uma equipa de urgência de Cirurgia Plásica no Serviço de Urgência do Hospital de S. João.Em 1982, candidatou-se às provas públicas e obteve o título de Estomatologista pela Ordem dos Médicos. Está inscrito no Colégio da Especialidade, desde 25 de Outubro de 1982.Em 1988, obteve o Grau de Assistente Hospitalar de Cirurgia Maxilofacial.Em 1990 - Assume funções de Docente no Instituto Superior de Ciências da Saúde; É ainda aprovado, em 1.º lugar, no concurso de provimento para Assistente Hospitalar no Serviço de Estomatologia do Hospital de S. João.Em 1993, é aprovado como especialista em Cirurgia Maxilo-Facial, pela Ordem dos Médicos;Em 1994, é aprovado no Concurso de Consultor de Carreira Médica Hospitalar da área de Estomatologia, passou à categoria de Assistente Hospitalar Graduado.Desde 2004, faz parte do corpo docente voluntário, na disciplina de Cirurgia, no 5.º ano, da licenciatura em Medicina.Em Dezembro de 2005, foi provido em Chefe de Serviço do quadro do Hospital de S. João, no Porto, tendo sido aprovado, em concurso público, com a classificação de 18,5 valores.Desempenhou vários cargos Médicos, publicou ínumeros trabalhos na área da Medicina. Participou em 32 Júris de todos os graus ou categorias de carreira Médica. Esteve e está activamente integrado na vida Associativa, não só da Classe, como no Rotary Internacional.

Pelo Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha

Douro Verde TV dá outro olhar da região


“Douro Verde TV” é o nome do novo projecto de comunicação social, de livre acesso, que pretende ser o elo de ligação de uma comunidade de doze concelhos, ligados entre si pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

O objectivo da empresa Media Marco, com sede em Marco de Canaveses, é informar com rigor e isenção dando tratamento jornalístico independente de qualquer poder político, económico ou religioso.
“Será um meio que pretende mostrar através dos seus conteúdos toda a dinâmica desta região, nas suas mais variadas vertentes, como a história, a cultura, o património, o turismo bem como a vida autárquica e os problemas que afectam os seus cidadãos”, explica Vítor Almeida, responsável pelo projecto.
Para além da aposta na imprensa regional, com os títulos A VERDADE e o Repórter do Marão, a empresa lança-se agora nas novas plataformas digitais tendo reforçado os seus recursos humanos com profissionais ligados ao jornalismo multimédia.
Para Vitor Almeida, a Douro Verde TV “permite que qualquer cidadão possa aceder a conteúdos multimédia da sua região, com qualidade e tratamento jornalístico, conteúdos que complementam a informação generalista que as televisões dão”.
A Web TV está disponível desde 20 de Abril no endereço: http://www.douroverde.tv/.

Jovem músico paivense seleccionado para a Orquestra Mundial de Jovens Músicos


Português na Jeunesses Musicales World Orchestra


A Academia de Música de Castelo de Paiva, anunciou hoje que, o jovem Luís Vieira, de 20 anos de idade, ex-aluno da Academia e actualmente a concluir a Licenciatura em Trompa na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco foi seleccionado para a Orquestra Mundial de Jovens Músicos, sendo, até ao momento, o único representante português na Orquestra. O estágio e actuações vão decorrer em Maio e Junho nas cidades espanholas de Bilbao e Alicante e sabendo-se que a selecção dos candidatos para a esta Orquestra Mundial obedece a extremo rigor artístico, constitui para esta Academia de Música de Castelo de Paiva, dirigida pelo Prof. Agostinho Vieira, uma grande honra poder anunciar a presença deste aluno numa orquestra de prestígio mundial.

GIRP/COliveira

Inatel de Aveiro e as prestações das equipas de Castelo de Paiva


FOLGOSO CAIU NA BOCA DO CORCODILO “ 2 – 5”



Uma jornada com fracos resultados para as equipas do concelho de Paiva.
O Folgoso a jogar em casa, embora frente a um sério candidato á subida de divisão era motivo de um resultado expectante, o que de forma negativa se veio a verificar. Decorridos que estavam 20 minutos de jogo já a formação da casa vencia por duas bolas a zero, resultado que se manteve até ao intervalo.
Na segunda parte tudo mudou, o Arrifana sabia que do outro lado do campo estava um banco sem qualquer elemento para substituir e aí entrou de rompante cilindrando a formação de Pinto que teve mesmo que entrar para colmatar uma substituição forçada.

QUEIXAS CONTRA O ARBITRO PAIVENSE
Agostinho Silva o árbitro nomeado para este encontro foi padrasto para os da casa ao expulsar Rui em nosso entender sem motivos de maior, depois deste ter executado um lançamento de forma menos correcta o juiz da partida exibiu-lhe a cartolina amarela, indignado questionou o árbitro. Agostinho Silva, de forma autoritária deu-lhe ordem e expulsão, uma atitude certamente exagerada do árbitro da partida nada benevolente e não entendendo que este campeonato é de veras uma competição de gente amadora e que merecia um outro respeito pelo trabalho árduo semanal que desempenham.
Assim é muito mais difícil para as equipas de Castelo de Paiva terem que lutar contra estas situações como se já não basta-se a luta que travam contra condições de várias espécies nomeadamente financeiras, tolerância seria o mínimo das imposições.
Mas será que se estivéssemos perante uma equipa de Santa Maria da Feira a atitude do árbitro seria a mesma? Ficamos assim a entender o porquê de alguns observadores técnicos não terem classe para entrarem nos campeonatos nacionais e ainda bem e para bem da classe. Entendemos também o porquê de muita gente da arbitragem caírem no INATEL dando mesmo a entender e demonstrar a falta de categoria para apitarem em certos torneios de café, digo eu.

REAL E RAIVA REPETEM A PRIMEIRA VOLTA

O Real que havia empatado em Oliveira do Arda a uma bola, não foi capaz de dar a volta à estatística empatando na Mó frente á Raiva pelo mesmo resultado num partida de grande espectáculo de futebol e emotivo e de grandes momentos de registo, onde uma vez mais o Fair Play imperou.
Já a formação de Paraíso, não foi capaz de se impor em Pousadela frente ao Mozelos saindo derrotado por duas bolas a uma.

CLASSIFICAÇÃO
VALE – 2
ARRIFANA – 9
MILHEIROS – 18
REAL DA PRAÇA – 20
RAIVA – 21
MOZELOS – 22
PARAISO – 24
FOLGOSO – 29
JUAT – 30
REAL – 32
VILA VERDE – 32
PERRINHO – 35


PROXIMA JORNADA
VALE – REAL
PERRINHO – JUAT (10 – 05)
REAL PRAÇA – MOZELOS
PARAISO – FOLGOSO
ARRIFANA – RAIVA
(folga Milheiros)

Por António Pinto

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Gripe H1N1: UE aguarda que na segunda-feira laboratórios tenham instruções para produzir nova vacina

Estrasburgo, 04 Mai (Lusa) - A Comissão Europeia espera que, na próxima segunda-feira, a indústria farmacêutica tenha instruções para fabricar uma nova vacina contra o vírus da gripe A (H1N1) que poderia estar no mercado num prazo de oito a 12 semanas.
Os prazos foram avançados hoje pela comissária europeia da Saúde, Androulla Vassiliou, no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde foi efectuado o ponto da situação da nova epidemia humana.
Na semana passada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou possível a produção de uma vacina, num tempo relativamente curto, embora ressalvando que não estaria disponível antes de quatro a cinco meses devido à complexidade dos processos de fabrico.
A comissária, que manteve contactos com laboratórios, salientou que não poderia precisar quando é que a vacina poderá estar pronta mas adiantou que, assim que a indústria tiver as directrizes científicas, necessita de entre "oito a 12 semanas" para ter o novo produto disponível.
Investigadores norte-americanos e da OMS trabalham em conjunto para isolar o vírus da nova gripe humana e dar às empresas farmacêuticas os detalhes para que possam fabricar a vacina, de acordo com fontes da Comissão Europeia, citadas pela agência noticiosa espanhola EFE.
Androulla Vassiliou explicou ainda que Bruxelas pretende uma "estratégia de vacinação" à escala europeia e que dará aos países um guia para gerirem a administração da nova vacina e de outros antivirais.
De acordo com o Centro de Prevenção e Controlo das Doenças da União Europeia, mencionado pela comissária da Saúde, existem 94 casos confirmados de gripe A na Europa, dos quais a maioria (57) em Espanha.
Para Androulla Vassiliou, a situação "é grave", contudo, a Europa encontra-se "mais bem preparada do que nunca para fazer frente a esta ameaça".
ER.
Lusa/Fim

Chave do Loto 2

A chave do concurso desta segunda feira do Loto2 é composta pelos números 06 - 18 - 24 - 26 - 38 - 47. O número suplementar é o 44.
O primeiro prémio desta semana é de 415.282 euros.

Obras de Água e Saneamento em Bitarães


No seguimento das obras de água e saneamento recentemente realizadas no núcleo do Largo dos Chãos, em Bitarães e com a recente disponibilização da Estação de Tratamento Compacta instalada junto ao Rio Mezio, os núcleos de Vilaqueixe e Espinheiro serão as próximas localidades desta freguesia a verem os seus arruamentos contemplados com os serviços básicos.
Após um contacto estabelecido com as populações alvo da infra-estrutura pelas equipas da AP – Águas de Paredes, SA, verificou-se um bom índice de aceitação e compromisso futuro de ligação, que permitiu o desenvolvimento dos trabalhos.
Neste momento, a empresa concessionária dos serviços de água e saneamento no concelho de Paredes está a executar a obra no núcleo de Vilaqueixe, numa área de aproximadamente 800 metros de redes de água e saneamento.
De seguida, será a vez do núcleo de Espinheiro, com a instalação de redes de água e saneamento em aproximadamente 1300 metros.
Em ambos os casos prevê-se a disponibilização dos serviços às populações em Julho próximo.
As águas residuais destas obras serão encaminhadas para a referida ETAR de Bitarães.
Com isto, a freguesia de Bitarães verá um crescimento significativo na cobertura da sua área, no que respeita aos serviços de água e saneamento.


Saneamento em Cete



Iniciou-se, no passado dia 21 de Abril, a construção da rede de saneamento na freguesia de Cete.
Esta obra, de extrema importância e vital para o bem-estar da população local, surge após anos de espera de uma solução que permitisse o correcto encaminhamento das águas residuais a tratamento.
A AP – Águas de Paredes, SA, por delegação e aprovação da Câmara Municipal de Paredes, estabeleceu com a empresa Penafiel Verde, EM – entidade gestora dos serviços de água e saneamento do Município de Penafiel – um protocolo, tendo em vista o tratamento das águas residuais na ETAR de Paço de Sousa, em Penafiel.
Esta solução irá prolongar-se até à resolução definitiva do saneamento em “alta” na bacia do Rio Sousa.
Para o desenvolvimento das obras a AP – Águas de Paredes, SA estabeleceu o contacto com a população local, alvo da infra-estruturação, no sentido de colher o seu compromisso de ligação às redes a serem construídas. Esta acção foi um sucesso, com a população a acolher com entusiasmo aquilo que era o seu desejo de há décadas.
Conforme referido, a obra que contempla a bacia de drenagem à estação da CP em Cete, delimitada a norte pela Auto-estrada A4, a sul pela Ponte sobre o Rio Sousa, a este pela Rotunda de S. Pedro e o núcleo da Srª. do Vale e a oeste pelo pólo dos Bombeiros Voluntários de Cete, iniciou os seus trabalhos com uma perfuração horizontal na Linha do Caminho de Ferro, junto à estação e no inicio da Avª. da Liberdade.
De seguida, serão infra-estruturados os restantes arruamentos, de acordo com a delimitação prevista, num total de cerca de 8 Km, que totaliza 362.000 euros de investimento.
A obra terá uma duração de cerca de 8 meses. A breve prazo será colocada em funcionamento a rede de saneamento até à rotunda de S. Pedro (estimativa em Agosto de 2009).
Independentemente dos transtornos causados por este tipo de obra será no final gratificante para o bem estar das populações.

GICMP

4º Grande Prémio de Ciclismo Paredes Rota dos Móveis RTP de 14 a 17 de Maio

Foi apresentado, na passada semana, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Paredes, o 4º Grande Prémio Paredes Rota dos Móveis RTP, terá lugar de 14 a 17 de Maio.
Para o vereador responsável pelos pelouros das Actividades Económicas e Turismo, Mário Rocha, este evento visa, fundamentalmente, promover a Rota dos Móveis, a Mostra de Mobiliário e o ciclismo. Espera que o grande prémio seja bem disputado e que se realize um grande espectáculo.
Lugo, em Espanha foi o cenário escolhido para as primeiras pedaladas da prova que, após uma etapa totalmente espanhola, se desenrolará no concelho de Paredes.
A quarta edição do Grande Prémio Paredes Rota dos Móveis RTP continuará a apostar na vertente ibérica ao nível da escolha de percursos e no número de equipas espanholas, que foi claramente reforçado este ano. Ao todo participam 18 formações juntando, pela primeira vez esta temporada, todas as equipas de Clube portuguesas aos conjuntos profissionais.
A PAD, empresa responsável pela prova, escolheu um traçado que pode favorecer os trepadores, fazendo perspectivar grande nível competitivo tendo em conta sobretudo as duas últimas etapas.
Paredes e a região da Rota dos Móveis serão o centro nevrálgico da corrida, que terá quase 604 quilómetros, repartidos por quatro dias, sendo os dois últimos considerados os mais difíceis e decisivos porque vão percorrer circuitos de constante sobe e desce, proporcionando um verdadeiro espectáculo ciclista aos milhares de entusiastas que se esperam à beira da estrada. A região que ao longo dos anos tem dado grandes valores ao ciclismo português é particularmente aficionada pela modalidade.
Lugo, cidade que dá nome a uma das quatro províncias da Galiza, vai assistir à partida do pelotão na quinta-feira, dia 14 de Maio, quando, pelas 11 horas, os corredores partirem da Praça Maior para percorrerem quase 164 quilómetros. Este primeiro dia de competição, totalmente disputado em território espanhol, irá terminar em Verin, a cerca de uma dezena de quilómetros da fronteira com Portugal.
A segunda etapa do Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos Móveis RTP vai ter 166 quilómetros e meio e ainda terá Espanha como cenário à partida mas, pouco depois de ser dado o sinal de largada, a corrida atravessará a linha de separação entre os dois países e entrará em Portugal por Vila Verde da Raia. A chegada da competição nesta sexta-feira, 15 de Maio, vai acontecer em Paredes, mesmo no centro da cidade. A meta e a zona de animação que existem sempre em cada final de etapa estarão instaladas no Parque José Guilherme, desde muito cedo, para preparar e animar os populares que vão estar à espera do pelotão. O sprint para a linha de chegada vai acontecer por volta das 15 horas.
A cidade de Valongo surge, este ano, pela primeira vez como ponto de partida de uma das etapas da competição. No sábado, 16 de Maio, a Av. Emídio Navarro vai assistir, a partir das 10h30, à concentração de toda a caravana. Uma hora depois, o pelotão dará início a 144 quilómetros e meio muito competitivos no chamado circuito da Rebordosa. Será o princípio de um fantástico e competitivo fim-de-semana de ciclismo.
Nesta terceira e penúltima etapa as complicações começam logo após a saída de Valongo, quando o percurso levar os corredores ao Alto de Vandôma, uma contagem de montanha de 2ª categoria, e que será o epicentro das dificuldades. No trajecto em circuito, o pelotão terá de ultrapassar cinco vezes esse plano inclinado que deverá eliminar, nos primeiros quilómetros do dia, os menos preparados física e psicologicamente para a alta montanha.
No fim da etapa, após a quinta volta ao circuito, os corredores ainda vão subir, cerca das 15 horas, ao Campo de Futebol de Rebordosa, coincidindo a meta com uma contagem de montanha de 3ª categoria. Após este dia estará definido um reduzido lote de candidatos a vencer o 4º Grande Prémio Internacional de Paredes Rota dos Móveis RTP.
No domingo, o Município de Penafiel associa-se, mais uma vez, a esta grande festa que o ciclismo representa e, de novo, estará a dar o sinal de partida para uma última e decisiva etapa, à semelhança do que tem acontecido recentemente em diversas ocasiões.
A caravana sairá simbolicamente do Largo Conde de Torres Novas, cerca das 11h30, para dar início ao percurso mais curto dos quatro dias de competição.
A última tirada tem apenas 128,8 quilómetros, mas muitas dificuldades às quais se deve acrescentar o cansaço acumulado. O pelotão enfrentará o sobe e desce do circuito de Lordelo, mas antes, a prova passará por Castelo de Paiva, Canedo, Aguiar de Sousa, Recarei e Sobrado. A partir dos 92 quilómetros e depois do pelotão entrar na zona do Estádio de Lordelo, vai subir ao Alto do Cruzeiro, um prémio de montanha de 2ª categoria que terá de ser ultrapassado quatro vezes terminando exactamente aí a etapa na quarta passagem.
O 4º Grande Prémio Internacional Paredes Rota dos Móveis RTP é uma organização PAD, com o forte contributo do Município de Paredes e o apoio de: Jogos Santa Casa, Pedras, Vitalis, Super Bock Mini, Bogani, Ford, edp, Liberty Seguros, Órbita, Soccerade, Dietsport, Pinarello, Aluvia, RTP, RR, O Jogo, Jornal de Notícias e JCDecaux.
Equipas Participantes:
Madeinox Boavista
Centro Ciclismo Loulé / Louletano / Aquashow
Fercase / Rota dos Móveis
Palmeiras Resort / Tavira
Barbot / Siper
Liberty Seguros
Gessical / Fonotel / A.C.R. de Ventosa
Crédito Agrícola
Artesania de Galicia / C.C. Cidade de Lugo
Cartaxo- Capital do Vinho / C.C. J.M. Nicolau
Bretescar / Sporting Clube de Portugal
Stª Maria da Feira / Leclerc / Moreira Congelados
Aluvia / Valongo
Mortágua – DR Seguros
CC Spol – CaixaNova
Xacobeo Galicia
Contentpolis – Ampo
Andalucia CajaSur

domingo, 3 de maio de 2009

3ª Jornada do Circuito em Arouca - 4º lugar soube a pouco

Quando o grosso pelotão multicolor partiu defronte ao Convento de Arouca, era previsível uma luta táctica entre as formações mais cotadas; Grupo Desportivo, apesar da ausência forçada de um seu destacado elemento (Carlos Silva); Núcleo de Atletismo de Matosinhos; Núcleo de Atletismo de Cucujães; Toyota Gaienses; CCDTCM Gondomar e Jobra. Assim foi, quando as primeiras dificuldades surgiram, os atletas mantinham-se resguardados, dava a ideia que estavam a aproveitar a luz do dia para desfrutarem das belezas paisagísticas deste lugar encantado. Contudo, o feitiço não podia continuar e os melhor preparados começaram a marcar o território e como não podia deixar de acontecer, os atletas de Castelo de Paiva tentaram defender o título conquistado o ano transacto. Não foi possível, apesar da excelente prova de Nuno Sousa 5º classificado e Sérgio Azevedo 8º, faltou ao Desportivo o terceiro homem ao nível dos dois para a vitória sorrir aos de Castelo de Paiva.
No escalão feminino, óptima presença de Amélia Vieira, a jovem atleta (20 anos) conseguiu aguentar a pressão desta duríssima prova, quiçá a mais difícil de todo o circuito, e obteve um excelente 6º lugar.
No final auscultamos a opinião de Vítor Barbosa: “ Foi muito difícil l para mim, senti sensações esquisitas no meu corpo que não me permitiram andar e o que me incomoda ainda mais é verificar que se tivesse conseguido andar ao nível que estou habituado a vitória seria nossa. Paciência, melhores dias virão.”
Resultados:
Nuno Sousa – 5º ( 3º Senior)
Sérgio Azevedo – 8º (5º Senior)
Joaquim Barbosa – 21º (8º Senior)
Vítor Barbosa – 27º (11º Senior)
António Moreira – 39º (13º Senior)
Rui Barbosa – 53º (18º Senior)
Manuel Vieira – 86º ( 4º Vet. 5)
Amélia Vieira – 6ª (4ª Senior)
Colectivo: 4º

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva