sábado, 8 de maio de 2010

Pedro Filipe Soares apresenta proposta para encerramento de grandes superfícies

Intervenção de apresentação do Projecto de Lei do Bloco de Esquerda que prevê o encerramento das grandes superfícies comerciais aos domingos e feriados. Esta é "uma proposta equilibrada", que promove a diversidade do tecido económico e defende os consumidores, a revitalização dos centros urbanos e é um incentivo à manutenção do pequeno e médio comércio.



Bloco de Esquerda

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Dia Mundial da Cultura Lusófona e do Silêncio na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva



Dia Mundial da Cultura Lusófona recordado na Biblioteca Municipal








A Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva recordou hoje o Dia Mundial da Cultura Lusófona e o Dia Mundial do Silencio, promovendo duas exposições alusivas a estes temas, que estão patentes neste espaço cultural e que podem ser visitadas até à próxima semana, estando prevista para os próximos dias, mais um exposição neste espaço, desta vez dedicada ao Dia Mundial da Internet.
Para o efeito, junto enviamos cartazes, nota informativa e fotografias alusivas às exposições.

GIRP/COliveira

Caminhada do Dia da Mãe foi um sucesso e do agrado dos participantes


Organizada e promovida pelo Gabinete de Desporto da CM de Castelo de Paiva, a Caminhada do Dia da Mãe, realizada no passado Sábado, na freguesia de Fornos, foi um sucesso, contando com uma adesão estimada de mais de 70 participantes.

O Agrupamento de Escuteiros de Castelo de Paiva também colaborou nesta jornada, apoiando os participantes e ajudando a dar a conhecer os lugares lindíssimos desta



CAMINHADA DO DIA DA MÃE FOI UMA INICIATIVA DE SUCESSO

freguesia ribeirinha ao Douro. No final, os responsáveis municipais evidenciaram a sua satisfação pelo sucesso da iniciativa, que foi do agrado dos participantes e prometeram desenvolver novas em outras zonas do território municipal.
Recorde-se que a freguesia de Fornos possui um percurso pedestre de pequena rota, designado Ilha dos Amores – PR1-CPV, de dificuldade média para uma duração de duas horas, com 7,25 Km, que tem inicio e término no Cais do Castelo, depois de percorrido o aglomerado histórico daquele lugar ribeirinho ao Douro e os locais mais emblemáticos e históricos da freguesia.

GIRP/COliveira

José Manuel Lopes de Almeida, apresentou “Moção” sobre o IC35

José Manuel Lopes de Almeida, apresentou uma Moção sobre o IC-35, e foi aprovada por unanimidade na Assembleia Intermunicipal do Tâmega e Sousa que ocorreu ontem, dia 6 de Outubro no auditório da C. Municipal de Penafiel, na Feira de Exposições.
Esta moção foi aprovada por todos os Membros da Assembleia Intermunicipal e vai ser enviada ao Senhores Presidente da República, Primeiro Ministro e Ministros das Finanças, da Economia e das Obras Públicas, Partidos Políticos e Presidente da Assembleia da República e Grupos Parlamentares.
MOÇÃO

Temos assistido incrédulos e estupefactos, ao anúncio diário por parte do Senhor Primeiro Ministro e dos Ministros, que as grandes obras públicas, o TGV, de Lisboa a Madrid, o segundo aeroporto de Lisboa, a nova ponte sobre o rio Tejo e outras auto-estradas, algumas delas a duplicar as existentes, vão ser adjudicadas em breve, mesmo não havendo consenso entre os políticos, os economistas e financeiros e o povo português.
Alegando as dificuldades e as condições financeiras que Portugal atravessa, este Governo, liderado pelo Primeiro-Ministro, Senhor Eng.º José Sócrates, adiou indefinidamente, as obras e infra-estruturas fundamentais para o desenvolvimento de regiões do interior.
São estas obras e infra-estruturas que, ligando concelhos do interior entre si, ou ligando os concelhos do interior ao litoral, contribuem decisivamente para o desenvolvimento harmonioso e sustentado destas comunidades, promovendo o emprego e combatendo a pobreza, as desigualdades de oportunidades e a injustiça social.
São também estas obras e infra-estruturas, que criam postos de trabalho directos e indirectos, que reanimam o comércio e a indústria locais, nomeadamente através do fornecimento de materiais, equipamentos, bens e serviços.
O Governo, por despacho conjunto dos Senhores Ministros das Finanças e das Obras Públicas, ordena à EP – Estradas de Portugal, no mês de Agosto de 2009, “que prepare e promova o lançamento da Concessão do Vouga, que ligará Penafiel – Castelo de Paiva – Arouca e outros Municípios a Sul, para entre outros objectivos, reduzir as assimetrias regionais, a interioridade e o isolamento”.
O Senhor Ministro das Finanças e da Economia, Teixeira dos Santos, numa visita que realizou a Castelo de Paiva pouco tempo antes das Eleições Legislativas de 2009, garantiu-nos de viva voz e com convicção, que o IC-35 ia avançar, e especificou o troço Penafiel – Castelo de Paiva – Arouca, como obra fundamental para esta região.
Subitamente e sem que nada o fizesse prever, esta infra-estrutura rodoviária, vital para o desenvolvimento da nossa região, e que como é referido no despacho acima citado, tem como objectivo a redução das assimetrias regionais, a interioridade e o isolamento, é riscada do mapa de obras do Governo e enviada para o esquecimento, sem qualquer explicação ao mais de meio milhão de Portugueses desta região, que vivem com as dificuldades que afectam as populações dos concelhos do interior, esquecidas pelo Poder Central.
Os Membros eleitos da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, representantes das populações dos Concelhos desta Comunidade, mais de meio milhão de Portugueses, não compreendem esta mudança de atitude, não compreendem este profundo desprezo que o Governo demonstrou para com esta Comunidade, ao adiar indefinidamente a construção do IC-35.
Em nome dos mais de meio milhão de Portugueses que vivem nesta Comunidade e que diáriamente contribuem para o esforço colectivo de Portugal, e que em nós confiaram, não podemos deixar de repudiar e contestar veementemente a decisão do Governo de adiar indefinidamente a construção dos troços do IC-35, anunciados em Agosto de 2009, entre Penafiel, Castelo de Paiva e Arouca.
Apelamos ao Senhor Primeiro – Ministro e ao Governo para que repense a sua decisão, cumpra as promessas feitas, contribuindo assim para o desenvolvimento desta região e para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar das nossas populações.

Penafiel, 6 de Maio de 2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

FESTIVAL CONCELHIO DE FOLCLORE REALIZA-SE NO PRÓXIMO SÁBADO EM SARDOURA




INTEGRADO NOS XXIV JOGOS DESPORTIVOS

Festival concelhio de Folclore realiza-se no Sábado em Sardoura



Integrado na programação dos XXIV Jogos Desportivos e Culturais de Castelo de Paiva, realiza-se na noite do próximo Sábado, 8 de Maio, na Vila de Santa Maria de Sardoura, o Festival Concelhio de Folclore, uma iniciativa cultural promovida pela Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho.



No palco do Festival, vão desfilar os cinco grupos folclóricos do concelho, nomeadamente o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, o Rancho Folclórico de Bairros, o Grupo de Danças e Cantares de S. Pedro do Paraíso, o Rancho Folclórico de S. Martinho e o Rancho Folclórico da Nossa Senhora das Amoras.

A iniciativa conta com o apoio da edilidade paivense, bem como da Junta de Freguesia de SM de Sardoura.

GIRP/COliveira

Câmara Municipal suspende almoços na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva

Os almoços que começaram a ser servidos recentemente pelo Centrum-F no bar da Biblioteca foram suspensos por ordens do executivo.
Ou seja o Centrum – F, Associação de Solidariedade Social, que explora o bar deste espaço comprava as refeições aos serviços sociais da Câmara Municipal e depois servia-os aos utentes pela módica quantia de 4€, conforme cartaz em anexo.
Agora resta saber se a associação em questão está em condições para servir almoços e se esta situação está ou não protocolada.
Vamos esperar por uma resposta por parte de José Manuel Carvalho, vereador da Cultura relativamente a este assunto.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Aprovadas as contas do ano de 2009 com abstenção dos deputados do PSD e do CDS-PP




Decorreu este fim de tarde inicio de noite no Salão Nobre dos Paços do Concelho a segunda parte da reunião do passado dia 28 de Abril.
Esta reunião contou apenas com um ponto na ordem de trabalhos.
Ponto esse numerado com o nº 2 - “Documentos de prestação de contas do ano de 2009” . Colocado este ponto à votação o mesmo foi aprovado com 11 votos a favor do Partido Socialista (PS) tendo-se registado 17 abstenções dos membros do PSD e de Rocha Pereira do CDS-PP.
Gonçalo Rocha na abertura do seu discurso, sobre apresentação de contas, afirmou que houve documentos (Facturas) no valor de mais 2 milhões de euros que estiveram guardadas nas gavetas pelo anterior executivo.
Mais o edil referiu que acumulou uma divida que ultrapassa os 4 milhões de euros a fornecedores.



Ora como diz o ditado, "quem não se sente não é filho boa gente" Paulo Teixeira dirigiu-se a Lopes de Almeida Presidente da Assembleia Municipal, e solicitou-lhe para que este faça uma diligência junto do chefe da divisão da administração geral para saber qual foi o membro do seu executivo que mandou esconder nas gavetas as ditas facturas.



Rocha Pereira, membro eleito pelo CDS-PP também se prenunciou sobre as contas de 2009. Mais, aproveitou a oportunidade para se referir que é preciso ter cuidado com o arremessar de pedras, porque quem atira pedras aos outros está sujeito a levar com elas...



Por sua vez Daniel Rocha, líder da bancada social democrata, explicou as razões que levou o seu partido abster-se relativamente às contas do ano de 2009.



Por outro lado, Giselda Neves, foi a escolhida para apresentar a declaração de voto do Partido Socialista.



De resto aqui fica o áudio da reunião que começou por volta das 18 tendo terminado ás 21h30

1ª Parte da Assembleia Municipal





2ª Parte da Assembleia Municipal






Debate Sociedade e cidadania - políticas de intervenção



A Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva, levaram a feito no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo de Paiva, a um debate intitulado “Debate Sociedade e cidadiania - políticas de intervenção”.

Um debate moderado por Ricardo Ramalho, e o qual contou com as participações de Giselda Neves – Presidente da CPCJ – Comissão para a Protecção de Crianças e Jovens em risco, José António Rocha – Presidente do Centro Social de Sardoura e elemento do Conselho Executivo do Agrupamento Vertical de Escolas do Couto Mineiro do Pejão e ainda Judite Pinheiro, Psicóloga. Colabora com o Agrupamento Vertical do Couto Mineiro do Pejão.

Segundo Giselda Neves, “a escola é um dos principais locais onde se deve trabalhar para se construir uma boa cidadania…á escola é lhe atribuída uma grande responsabilidade quanto a este assunto”

Um debate que contou com a presença dos formandos de cursos EFA (Educação e Formação para Adultos).

Uma frases chaves deste debate foi proferida por José António Rocha. O Presidente do Centro Social de Sardoura referiu que a “Sustentabilidade das associações cada vez está mais difícil, uma vez que parte dos subsídios atribuídos ás IPSS vem do estado”.

Numa ultima alusão aos presente José António Rocha, aproveitou para relembrar novamente um ditado sobre o empreendorismo . “ O empreendedor social não se limita a dar o peixe nem ensinar a pescar.

O empreendedor social não descansa enquanto não mudar a lógica da industria da pesca.

Giselda Neves,

Judite Pinheiro, Psicóloga Para nos psicólogos este tempo de crise e um tempo que serve para nos crescer-mos.

Estas e outras frases podem ser ouvidas escutadas neste blog (para tal clique em baixo)


FABRICA DE CALÇADO NA RAIVA VOLTA A LABORAR DENTRO DE DUAS SEMANAS


Depois de um processo de insolvência

Fabrica de Calçado na freguesia da Raiva

vai reabrir com novo empresário

* Gonçalo Rocha congratulou-se pelo desfecho feliz




A antiga fábrica de Calçado “ Outras Matérias “, localizada na Portela, na freguesia da Raiva, que recentemente passou por um processo de insolvência, vai reabrir nos próximos dias, depois da forte aposta de um empresário do ramo, que resolveu recuperar esta unidade fabril, garantindo assim, a mais de 50 trabalhadores (as) daquela indústria, a continuidade dos seus postos de trabalho.

As chaves da fábrica foram hoje entregues aos sócios Carlos Queirós e Óscar Queirós, numa cerimónia simbólica, onde para além do agente de execução que liderou o processo de insolvência, marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, o Vice – Presidente António Rodrigues, os autarcas das freguesias do Paraíso, Raiva e Pedorido, assim como responsáveis que estiveram ligados à empresa anterior.

Na abordagem feita aos trabalhadores, o empresário Carlos Queirós recordou a importância de todos na estratégia que é preciso assumir a partir de agora, o interesse em “ remar todos para o mesmo lado “, procurando dar o melhor de si pelo sucesso da empresa, numa perspectiva de que, só como equipa e como verdadeira família, será possível recuperar a empresa, assegurar os postos de trabalho e potenciar o bem estar de todos.

O empresário realçou o empenhamento da autarquia paivense neste processo, assim como do representante dos trabalhadores, recordando-se os tempos difíceis em que os trabalhadores, durante quase três meses, não arredaram pé das instalações, não permitindo que o património da empresa fosse vendido ou deslocalizado.

Prometendo que, dentro de 15 dias, a fábrica tem de estar a produzir, Carlos Queirós, manifestou a vontade de admitir mais trabalhadores, uma vez que considerou que esta unidade fabril situada na freguesia da Raiva, ainda tem capacidade para acolher mais alguns trabalhadores, potenciando um nível de produção mais elevado.

Dirigindo também aos trabalhadores, o edil paivense Gonçalo Rocha congratulou-se com este desfecho feliz, que possibilita que mais de cinquenta paivenses possa recuperar os seus postos de trabalho e fez votos para que a empresa possa retomar o caminho do sucesso, contribuindo para a economia do concelho e para uma vida mais feliz de quem ali trabalha.

Falando sobre a colaboração municipal, disponibilizada para que a unidade fabril possa arrancar em pleno, o autarca paivense garantiu uma participação nos trabalhos de limpeza e arranjos exteriores, bem como na pintura do edifício, que a partir de agora, passa a acolher a “ OQ “, a nova denominação desta unidade fabril sediada na Raiva há mais de dezena e meia de anos.

GIRP/ Carlos Oliveira

terça-feira, 4 de maio de 2010

Em dia da Padroeira Rainha Santa Mafalda


FC DE AROUCA VENCEU DE FORMA CONCLUDENTE NA SERTÃ E SAGROU-SE CAMPEÃO DA ZONA CENTRO DA 2ª DIVISÃO
* Moreirense e União da Madeira são adversários na Fase de Subida



Em dia da Padroeira Rainha Santa Mafalda, o concelho de Arouca viveu um momento histórico, um dia glorioso e único, com grandioso feito do FUTEBOL CLUBE DE AROUCA ao sagrar-se CAMPEÃO NACIONAL DA SEGUNDA DIVISÃO – ZONA CENTRO, terminando o campeonato na liderança com dois pontos de vantagem sobre o Pampilhosa, seu mais directo adversário nesta segunda volta, que marcou de forma notável, a hegemonia evidenciada pela equipa arouquense treinada por Henrique Nunes, o artífice da subida, em boa hora o substituto de Secretário, que nunca se mostrou à altura dos horizontes e dos objectivos desta agremiação desportiva.

Foi indescritível a emoção, a alegria, o entusiasmo de centenas de arouquenses que, na derradeira jornada, viajaram até à vila da Sertã, no distante distrito de Castelo Branco, para manifestar total apoio e incentivo ao FUTEBOL CLUBE DE AROUCA numa hora decisiva, em que estava em jogo a possibilidade de chegar à liderança e consolidar o título da Zona Centro e o consequente direito de disputar o “ PLAY-OFF “ de SUBIDA, ao lado do Moreirense e União da Madeira, vencedores respectivos das zonas Norte e Sul desta divisão.
Com um concludente triunfo por 0-3 sobre a equipa da Sertã, a equipa do FC de Arouca protagonizou uma jornada memorável e um momento histórico e especial, rumando para a Vila de Arouca onde a comitiva foi recebida em apoteótico ambiente de festa, sendo os jogadores, dirigentes e equipa técnica saudados por uma legião de adeptos que se congratulou com mais esta gloriosa vitória do FC de Arouca, que há-de ser bordada a ouro no manto sagrado que é a bandeira do clube mais representativo do nosso concelho.
Nesta perspectiva, está de parabéns o concelho de AROUCA e todos os arouquenses que devem sentir orgulho no seu clube, merecendo ser enaltecido com todo o entusiasmo e afecto, o notável trabalho do presidente CARLOS PINHO, o grande obreiro dos sucessos do FC DE AROUCA nos últimos anos, e toda a estrutura dirigente, bem como a equipa técnica liderada por HENRIQUE NUNES e os valorosos jogadores de um plantel de sucesso e brio profissional, que não deixando de mostrar o seu crédito, evidenciou um atitude valorosa e responsável, protagonizando um êxito memorável que será guardado na memória de todos os arouquenses e ficará em destaque na memória colectiva deste povo serrano, simpático, humilde e hospitaleiro de AROUCA.
Fica aqui a nossa palavra de apreço por este registo notável do FC DE AROUCA na temporada 2009/2010, as felicitações a todos os protagonistas deste retumbante sucesso desportivo, não esquecendo que ainda há bem pouco tempo o FC DE AROUCA militava os distritais da AF de Aveiro, orientando o nosso desejo para que, a sorte, a felicidade e a magia do futebol bonito praticado pelo FC DE AROUCA possa ter continuidade na fase de subida que agora vai começar.
Viva o FC DE AROUCA...CAMPEÕES, CAMPEÕES, CAMPEÕES, CAMPEÕES

Carlos Oliveira
In http://www.vilavicosaarouca.blogspot.com/

XIII Feira do Vinho Verde de Castelo de Paiva em fase de preparação

Está já em fase de preparação a próxima edição da FEIRA DO VINHO VERDE, GASTRONOMIA E ARTESANATO DE CASTELO DE PAIVA, um certame de sucesso e de âmbito nacional, promovido pela edilidade paivense e que, todos os anos se renova, no primeiro fim de semana de Julho.
Nesta perspectiva, foi já realizada, sob a orientação do Vereador José Manuel Carvalho, responsável municipal pelos Certames e Feiras, uma reunião preparatória para “ acertar estratégias “, com vista á participação dos produtores e restantes participantes nesta grande festa dos agricultores paivenses.

A entrega das analises efectuadas aos vinhos não rotulados, que irão marcar presença nesta edição da Feira do Vinho Verde mereceu uma explicação generalizada dos resultados por parte da técnica, Eng.ª Ana Gonçalves, que esteve presente na reunião, assim como foi analisada a questão da manutenção ou sorteio dos lugares, tendo ficado decidido manter os lugares do ano anterior.

Nesta reunião, orientada para produtores individuais de vinho e restaurantes, com a presença da Comissão Técnica da Feira, foi ainda abordada a questão dos preços a praticar no certame, tendo ficado definido a continuidade dos preços praticados no ano transacto, ao mesmo tempo que foram traçadas breves considerações gerais sobre o funcionamento da feira, tendo o Vereador José Manuel Carvalho, mostrado a sua satisfação pela participação dos intervenientes presentes, sinal de que estão interessados em que as coisas corram pelo melhor e o prestígio do certame seja cada vez mais reforçado e continue a ser uma referencia nacional no sector vitivinícola.



GIRP/Carlos Oliveira

Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva promove debate sobre "Sociedade e Cidadania "


Abordando as politicas de intervenção

Associação para a Promoção Social e Profissional

promove debate sobre “ Sociedade e Cidadania “



A Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva vai promover amanhã, dia 5 de Maio, pelas 14H no espaço do Salão Nobre da Câmara Municipal, um debate intitulado "Sociedade e cidadania - políticas de intervenção".



Pretende-se abordar, neste espaço de discussão, as transformações ocorridas na nossa sociedade após a Revolução do 25 de Abril e posterior adesão à Comunidade Europeia e reflectir sobre alguns aspectos, nomeadamente:

- Enquanto democracia e na era da Globalização estamos perante uma sociedade coesa e consciente para os direitos e deveres de cidadania?

- Que medidas têm vindo a ser implementadas e que caminhos ainda temos que percorrer?

- Que sociedade estamos a construir?

Este debate terá como palestrantes convidados a Profª Giselda Neves, presidente da CPCJ – Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, o Dr. João Campos – advogado, o Prof. José António Rocha – presidente do CSCMS e membro do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão e Dra. Judite Pinheiro – Psicóloga.





GIRP/Carlos Oliveira

Leandro Silva, de novo na selecção de Sub-16


Seis jogadores do Padroense, que tem um protocolo de colaboração com os Dragões, foram convocados para a selecção portuguesa de sub-16, que realiza um estágio de preparação no Estádio Nacional, de 3 a 5 de Maio.

Os atletas escolhidos pelo seleccionador Emílio Peixe são Bruno Silva, Diogo Mota, Frederic Maciel, Gonçalo Paciência, Leandro Silva e Luís Pinto.

Site do FCPorto

segunda-feira, 3 de maio de 2010

feirinha da Mãe

Arouca São Paulo Clube organiza Festa da Padroeira Rainha Santa Mafalda


AROUCA SÃO PAULO CLUBE

Rua Vila de Arouca, 306-A

Rodovia Fernão Dias ( km 80 ) – à 10 Km da Via Dutra

FESTA DA PADROEIRA RAINHA SANTA MAFALDA

1 6 / M A I O / 2 0 1 0

O Arouca São Paulo Clube tem a satisfação de convidar à todos para participar das festividades de sua PADROEIRA “ RAINHA SANTA MAFALDA ”.

PROGRAMAÇÃO

11H00 – Missa, seguida de procissão pelas dependências do Clube com a imagem da Padroeira em andor.

13H00 – Almoço, BACALHOADA À MODA DE AROUCAe outras opções.

15H00 – Apresentação do Rancho Folclórico Arouca São Paulo Clube.

Para terminar, o Arrasta-pé com a Tocata do Rancho Folclórico Arouca São Paulo Clube.


Informação institucional


CENTRO SOCIAL DE SARDOURA PROMOVEU ENCERRAMENTO DOS CURSOS CEF’S




· trinta Jovens apostaram com sucesso numa valorização profissional



O Centro Social de Santa Maria de Sardoura promoveu na tarde de sexta feira, em cerimónia realizada no espaço do Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, a sessão de encerramento dos Cursos de Educação e Formação de Jovens, até agora ministrados por aquela IPSS do concelho.

Numa sessão presidida pelo presidente da autarquia paivense, Gonçalo Rocha, esta acção final para formandos(as), pais e encarregados(as) de educação, foi desenvolvida informalmente, com testemunhos dos alunos / formandos e outros agentes envolvidos, terminando com a entrega de certificados respectivos, onde marcou presença o presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, e as representantes dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão, Fátima Almeida e Conceição Rodrigues.

A pertinência da intervenção do Presidente da Câmara neste acto, relacionou-se com a importância das parcerias que foram desenvolvidas para o bom andamento de projectos de vários tipos, em particular para as ofertas de educação e formação para jovens, gizadas como alternativas ao ensino regular.

Mostrando-se feliz pelo êxito destes 30 jovens, o edil paivense congratulou-se pela realização desta acção, traduzida num momento de festa jovem e elegante, com grande significado para todos, evidenciando a importância da formação na vida dos intervenientes, com os cursos a potenciar um enriquecimento cultural e uma valorização profissional que merece ser realçada e aplaudida.

Gonçalo Rocha deixou uma palavra de apreço ao trabalho do CSSMS, referindo a atenção e a disponibilidade da autarquia em continuar a colaborar e a assumir parcerias que possibilitem a valorização dos jovens e os ajude a singrar no mercado de trabalho, destacando depois, a importância destes trajectos profissionais, considerando que todas as profissões são nobres e devem ser respeitadas, porque são necessárias e valorizam a vida em comunidade.

Agradecendo a atenção municipal a este projecto educativo, José António Rocha, presidente do CSSMS, louvou o esforço dos formandos, o empenhamento dos formadores, equipa técnica, o papel dos pais e relevou a importância deste projecto de formação iniciado em 2008 e que possibilitou a três dezenas de jovens, uma valorização profissional e a equivalência ao 9º ano de escolaridade.

Este dirigente evidenciou a sua satisfação de ver esta acção terminada com sucesso, e não deixou de referir que a escola não pode resolver tudo sozinha, daí insistir no factor da responsabilização dos jovens, que nunca se podem esquecer que, embora tenham direitos, também devem assumir os seus deveres, realçando depois, no decorrer da intervenção, o papel da família e a perspectiva dos caminhos da inclusão, que passa pela presença dos diversos “ actores “ sociais.

Constantina Rosa, responsável administrativa do CEF’S, também se congratulou com o êxito conseguido e aproveitou a oportunidade para falar na relação com os formandos e nas dificuldades que foram sendo ultrapassadas ao longo do processo e percurso educativo, concluído com sucesso no mês de Março.

Recorde-se que a parceria do Centro Social de Sardoura com a Câmara Municipal facilitou o transporte dos formandos para o Porto, uma vez por semana, para o Centro de Formação Profissional de Reparação Automóvel, local onde decorreu a parte prática de um dos cursos ministrados.
Por outro lado, sendo cursos destinados a jovens marcados por percursos escolares difíceis, Luísa Vieira, do Centro Social de Santa Maria de Sardoura e coordenadora dos Cursos CEF’S considerou que foi importante a articulação para algumas intervenções, nomeadamente com a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Castelo de Paiva.
Nesse sentido, esta responsável evidenciou o quanto é importante reforçar que, estas alternativas de educação e formação de jovens são muito positivas para todos aqueles que desanimaram do ensino regular, além de possibilitarem uma qualificação profissional numa área específica, certamente também, uma mais valia para todos os jovens que querem integrar já o mercado de trabalho.

Recorde-se que as áreas dos cursos que agora finalizaram envolveram os seguintes ramos de actividade: " Mecânica de Veículos Ligeiros", " Pavimentos e Arruamentos" e "Apoio Familiar e à Comunidade".

A cerimónia encerrou com um “ coffe break “ servido no átrio da Câmara Municipal, pelos alunos de um curso CEF do Agrupamento Vertical de Escolas do Couto Mineiro do Pejão, seguindo-se depois uma festa com todos os formandos e equipa técnica envolvida, nas instalações do CSSMaria de Sardoura, na Quinta da Devesa.



GIRP/Carlos Oliveira

Padroeira de Arouca "abençoou". Grupo Desportivo, equipa de Castelo de Paiva vence 8ª edição


A terceira etapa do circuito de montanha (Salomon) disputou-se em um dia muito especial.

Arouca, recebeu as duas centenas de participantes em clima de festa, uma vez que nestes dias homenageia a sua padroeira. Sabe-se, sabemos, o significado que tem para esta bela vila de Arouca, o culto a S.Mafalda, este culto, é, de certa forma o motor de desenvolvimento da urbe, pois os milhares de forasteiros que todos os anos se deslocam a esta "abençoada" terra contribuem para uma melhoria de condições de vida dos Arouquenses.

Arouca, atenta aos sinais de modernidade tem também dado atenção ao turismo-desportivo, balizando extraordinários percursos pedestres e apoiando algumas iniciativas competitivas como é o caso desta etapa do circuito nacional.

De Castelo de Paiva, o Grupo Desportivo, campeão de Portugal, detentor da Taça de Portugal, fez deslocar 10 atletas, 10 guerreiros que enfrentaram os desníveis do percurso associando em doses certas a loucura e audácia. Carlos Silva, deu o mote, Vítor Barbosa, Sérgio Azevedo, Joaquim Barbosa, Nuno Sousa, António Moreira, Fernando Ramos, Rui Barbosa, Amélia Vieira e Manuel Vieira, secundaram-no e assim construiram um categórico triunfo perante 18 equipas classificadas.

Manuel Vieira, responsável máximo da colectividade estava radiante pelo feito e muito optimista quanto ao futuro, pois a resposta dada por todos, mas sobretudo pelos atletas nucleares (Carlos, Vítor, Sérgio, Nuno, Joaquim e Amélia) deixam antever que já na próxima jornada, 2ª ronda da Taça de Portugal, a resposta será muito positiva.

Resultados

Geral
1º Aires Sousa (FC Penafiel)
2º José Carvalho (NAM)
3º Paulo Gonçalves (Clube Montanhismo Guarda)
6º Carlos Silva - 2ºM40
7º Vítor Barbosa - 4ºElite M
8º Sérgio Azevedo - 5ºElite M
14º Joaquim Barbosa - 8ºElite M
19º Nuno Sousa - 10ºElite M
45º António Moreira - 20ºElite M
46º Fernando Ramos - 6ºM45
64º Rui Barbosa - 28ºElite M
76º Amélia Vieira - 5ªElite F
77º Manuel Vieira - 5ºM55
Colectivo
1º GDCCP
2º NA Matosinhos
3º Os Gaienses - Toyota

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva