sábado, 10 de janeiro de 2009

CM de Castelo de Paiva alerta a população para os riscos do mau tempo

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva está a alertar a população para as consequências do mau tempo que se faz sentir na região, com a queda de neve ininterrupta desde as 11 horas da manhã, uma situação que já motivou o encerramento de algumas escolas do concelho, obrigando as crianças a regressarem mais cedo a casa. A edilidade está a avisar a população local para os perigos da circulação rodoviária com estas difíceis condições meteorológicas, assim como solicita ás pessoas que permaneçam em casa, evitando o frio que se faz sentir e todas as situações que possam levar a quedas, gripes ou outros riscos provocados pela acentuada baixa de temperatura que se faz sentir na região.De resto, avisa a CM de Castelo de Paiva que a população deve seguir á risca as recomendações dos serviços da Protecção Civil Nacional e da Protecção Civil Municipal, que estão já a ser difundidas pelos meios de comunicação social.
GIRP/COliveira

Janeiras em Nespereira

O Centro Paroquial de Nespereira vai receber um Encontro de Cantares de Reis e de Janeiras. Participarão o Grupo Folclórico de Nespereira, associação organizadora do Encontro; o Grupo Coral “Os Rurais”, de Figueira dos Cavaleiros (Ferreira do Alentejo); o Rancho Folclórico de S. Cristóvão de Nogueira; e a Associação Recreativa e Cultural de Moreira da Maia (Maia).
GAP

Cantata de Natal em Bustelo

A Cantata de Natal, iniciativa inserida no Programa de Natal da Câmara Municipal de Cinfães, volta amanhã, dia 10, na Igreja Paroquial de Bustelo. Vão actuar o Coral Etnográfico de Cinfães e a Banda Filarmónica de Santo António de Piães, a partir das 21h30.
GAP

Nota de Imprensa : Já constituída a Zona de Intervenção Florestal em Castelo de Paiva

Através da publicação da Portaria n.º 1515, do passado dia 24 de Dezembro, foi já constituída a Zona de Intervenção Florestal de Paiva, segundo anunciou a entidade promotora, a Associação Florestal do Vale do Sousa. Recorde-se que as Zona de Intervenção Florestal são áreas territoriais contínuas e delimitadas maioritariamente por espaços florestais, submetidas a um plano de gestão florestal e a um plano de defesa da floresta e geridas por uma única entidade. A proposta agora aprovada para o Concelho de Castelo de Paiva, é uma zona de intervenção florestal com uma área superior a 7618 hectares, abrangendo praticamente quase toda a área florestal do concelho.Os objectivos da ZIF de Castelo de Paiva são promover a gestão sustentável dos espaços florestais que as integram; coordenar, de forma planeada, a protecção dos espaços florestais e naturais; reduzir as condições de ignição e de propagação de incêndios; coordenar a recuperação dos espaços florestais e naturais quando afectados por incêndios e dar coerência territorial e eficácia à acção da administração central e local e dos demais agentes com intervenção nos espaços florestais.Depois da fase de Audiência Final e dos resultados da Consulta Prévia, ficou agora concluído o processo da aprovação da Zona de Intervenção Florestal de Paiva, que abrange todas as freguesias do concelho e que tem como intervenientes e colaboradores no processo, as seguintes entidades :
Núcleo fundador da ZIF de Paiva;
Associação Florestal do Vale do Sousa;
Câmara Municipal de Castelo de Paiva;
Núcleo Florestal do Tâmega;
Celulose Beira Industrial (CELBI) S.A.,
Portucel Florestal – Industria de Desenvolvimento Agro-florestal, S.A.
Juntas de Freguesias;
Cooperativa Agrícola Paivense;
Clube de Caça e Pesca Vale do Rio Arda;
Clube de Caça e Pesca de Castelo de Paiva;
União de Agricultores de Castelo de Paiva;
Instituto de Conservação da Natureza;
ADEP;
SEPNA/GNR;
Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva;
Associação de Defesa do Rio Sardoura e
Instituto Superior de Agronomia.
GIRP/COliveira

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Nota de Imprensa : CM de Castelo de Paiva promove no próximo Sábado o XI Encontro de Cantares das Janeiras

No próximo Sábado, na Alameda da Igreja de Sobrado
Câmara Municipal de Castelo de Paiva
promove XI Encontro de Cantares das Janeiras

A exemplo de anos anteriores, realiza-se no próximo Sábado, dia 10 de Janeiro, às 21 horas, no espaço do Alameda da Igreja de Sobrado, a 11ª edição do Encontro de Cantares das Janeiras, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Neste evento, que todos os anos motiva entusiasmo e alegria, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm viva esta secular tradição de Cantar os Reis.
“ Trata-se de uma forma genuína de reviver velhas tradições que, apesar das mudanças evidenciadas na sociedade actual, ainda se mantém activa neste concelho “, conforme refere o Vereador da Cultura, Manuel Rocha.
Já na opinião de Paulo Teixeira, presidente da autarquia, este secular costume de cantar os reis, “ para além de estimular a defesa do património cultural, desperta os valores da etnografia, concretizados na antiguidade dos cantares, na riqueza dos trajes regionais e na adequação dos instrumentos utilizados, tudo evidenciado num espírito de solidariedade e fraternidade que interessa preservar “.
Os grupos e associações que confirmaram a sua participação nesta iniciativa municipal, através do Pelouro da Cultura, são a Academia de Música de Castelo de Paiva, o Grupo de Danças e Cantares do Paraíso, a Banda Musical de Fornos, o Rancho Folclórico de S. Martinho, o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva – ADEP, o Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras, o Rancho Folclórico de Bairros, o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva e o Grupo Coral de Bairros.


GIRP /COliveira

Ateliês e mostra de livros no Mês do Teatro

A realização dos ateliês “Brincar ao Teatro” e da mostra bibliográfica “Shakespeare e o mundo do teatro” complementam o programa do Mês de Teatro, da Câmara Municipal de Cinfães, divulgado anteriormente.
Os ateliês, direccionados para o público infantil, vão decorrer todas as quarta-feiras de Janeiro, na Casa da Cultura, a partir das 14h30. A primeira realização ocorrerá amanhã, dia 7.
Também na Casa da Cultura, a mostra bibliográfica “Shakespeare e o mundo do teatro” poderá ser visitada entre amanhã e 30 de Janeiro.

G.A.P

Centro Escolar de Fonte Coberta vai ser inaugurado

O Centro Escolar de Fonte Coberta será oficialmente inaugurado na próxima sexta-feira, dia 9.
A cerimónia de inauguração será presidida pelo Secretário de Estado da Educação, Prof. Valter Lemos, e decorrerá a partir das 15h00. Na mesma ocasião, serão assinados os autos de consignação dos futuros Centros Escolares de Santo António e de Tarouquela.
O Centro Escolar de Fonte Coberta, na freguesia de Souselo, está em funcionamento desde o primeiro dia de aulas do corrente ano lectivo. Tem duas salas para a Educação Pré-Escolar (EPE), cinco salas para o 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), biblioteca, sala de professores, refeitório, sala polivalente e polidesportivo.
Para além das obras de remodelação da antiga escola, o Centro Escolar foi dotado de mobiliário escolar, material didáctico e equipamento informático (incluindo quadros interactivos).
A empreitada custou cerca de 978 mil euros e foi financiada, com 400.350.65 euros, pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) - Concurso 1/2007 ON.2, Programa Operacional Regional do Norte.
Consignação dos Centros Escolares de Santo António e de Tarouquela
Depois de assinados os autos de consignação, na próxima sexta-feira, as obras dos Centros Escolares de Santo António e de Tarouquela vão iniciar-se em breve. O Centro Escolar de Santo António, na freguesia de Santiago de Piães, foi adjudicado à empresa Santana & Companhia, SA, por 997.276,71 euros. Terá duas salas para a EPE, quatro salas para o 1º CEB, biblioteca, refeitório/sala polivalente, sala de professores, recreio coberto, parque infantil e polidesportivo.
Ali serão concentradas as crianças da EPE e do 1º CEB da freguesia de Santiago de Piães, actualmente dispersas por Casal Seco/Santo António, Ventuzelas e Ameal.
O Centro Escolar de Tarouquela foi adjudicado ao consórcio Inmetro, Construções, Lda., e ABB – Alexandre Barbosa Borges, SA, por 1.097.801,94 euros. Ficará com uma sala para a EPE, quatro salas para o 1º CEB, biblioteca, sala de professores, refeitório/sala polivalente, parque infantil e espaço exterior coberto. Para a prática de desporto, a comunidade escolar utilizará o Polidesportivo de Tarouquela, situado a cerca de 200 metros de distância.
Entre outro material, os dois centros escolares irão ser equipados com quadros interactivos e o de Santo António com painéis solares para aproveitamento energético no aquecimento da água.
Enquanto decorrerem as obras, as crianças ficarão instaladas em espaços alternativos nas respectivas freguesias.
As duas empreitadas, com prazo de execução previsto de 12 meses, foram candidatadas ao financiamento do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) - concurso ON.2 RRE/I/2008.

Recomendações para situação meteorológica adversa

O Gabinete de Protecção Civil de Cinfães alerta a população do município para se precaver da situação meteorológica adversa que se regista e que continuará a registar-se ao longo dos próximos dias.
“De acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia, o território do continente irá ser influenciado, nos próximos dias, pela acção de uma massa de ar polar inserida na circulação de um anticiclone localizado nas Ilhas Britânicas, trazendo ar seco e frio. Deste modo, a situação meteorológica nos próximos dias (até 10 de Janeiro) caracterizar-se-á, principalmente, pelo seguinte:
Descida das temperaturas, em especial da mínima, para valores que, em vários locais, podem ser negativos;
Vento fraco (até 20 km/h), soprando moderado a forte (até 45 km/h) nas terras altas (aumentando, assim, o desconforto térmico);
Formação de gelo ou geada;
Ausência de precipitação até sexta-feira (9 de Janeiro), sendo possível, a partir desse dia, a ocorrência de aguaceiros fracos que poderão ser de neve acima dos 500 metros.

AUTARQUIA PAREDENSE ENTREGOU CABAZES DE NATAL


A Acção Social é um dos domínios em que os Municípios exercem uma das suas atribuições mais relevantes, através de uma acção sistemática e diversificada junto dos grupos sociais mais desfavorecidos, tendo em vista o combate à pobreza e exclusão social.
Assim, todos os anos, a Câmara Municipal de Paredes faz questão de contemplar as famílias mais carenciadas do concelho com um Cabaz de Natal.
Os produtos alimentares que fazem parte do referido Cabaz foram angariados na Campanha de Recolha de Alimentos nas superfícies comerciais do concelho, sendo que a maior parte é adquirida pelo Município.
À semelhança dos anos anteriores, os cabazes foram distribuídos pelas freguesias, sendo de referir a amabilidade das Juntas de Freguesia na sua distribuição às famílias identificadas previamente.
Este ano, o Presidente da Câmara, Celso Ferreira, e a Vereadora do Pelouro de Acção Social, Raquel Moreira da Silva, fizeram questão de estar presente na distribuição dos Cabazes de Natal nas Freguesias de Lordelo, Rebordosa e Vandoma.
Assim, no ano de 2008 foram entregues 1515 Cabazes, dos quais 688 Cabazes Tipo A, 702 Cabazes Tipo B e 125 Cabazes Tipo C.
A tipologia dos Cabazes de Natal prende-se com o número de pessoas que compõem o agregado familiar, sendo o Tipo A atribuído às famílias constituídas por um máximo de 2 elementos, o Tipo B atribuído às famílias constituídas no máximo por 5 elementos e o Tipo C atribuído às Famílias constituídas por mais de 6 elementos, todos compostos pelos seguintes produtos: arroz, leite, massa, açúcar, bolacha, aletria, óleo, azeite e enlatados.
Como referiu a vereadora, Raquel Moreira da Silva, “tenho a certeza que, com este gesto, muitas famílias passaram um Natal um pouco mais feliz, não esquecendo, também, que é só um gesto e que é preciso não esquecer o resto do ano.”
Consciente deste facto, o Pelouro de Acção Social da autarquia Paredense tem vindo a desenvolver um conjunto de acções que visam a promoção do desenvolvimento social local e a integração social e económica da população mais carenciada do concelho.
Trata-se de um apoio integrado e multidisciplinar com atendimento personalizado, que pretende, não só dar resposta às solicitações dos munícipes, como também promover uma cultura de solidariedade em todo o território concelhio.

300 crianças paredenses no CIRCO Cardinalli


O Pelouro de Acção Social do Município de Paredes proporcionou, recentemente, a cerca de 300 crianças, a possibilidade de assistirem ao espectáculo circense do “Circo Cardinnalli”, instalado no Queimódromo do Parque da Cidade do Porto.
Esta iniciativa foi pensada pelo Presidente da Câmara, Celso Ferreira, que imbuído de espírito natalício quis presentear estas crianças com um espectáculo que a maior parte nunca havia assistido.
Para isso, foram convidadas a participar na actividade crianças sinalizadas pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, crianças de etnia cigana do concelho de Paredes, crianças moradoras no Empreendimentos Camarários do Concelho e crianças da Escola EB1 da Parteira – Lordelo.
A iniciativa visou, essencialmente, três grandes objectivos, designadamente a interacção e socialização, promovendo aspectos fundamentais da formação social e moral das crianças e jovens, o contacto com diferentes formas de expressão, bem como, a tomada de conhecimento de uma arte ancestral do mundo, numa verdadeira viagem pedagógica, lúdica e interactiva, que permitiu a este público jovem conhecer melhor o universo colorido e animado das fantasias circenses.
Foram necessários 6 autocarros e um total de 20 funcionários e 6 voluntários, numa operação que exigiu um grande esforço por parte de todos os intervenientes, dado o grande número de crianças envolvidas.
O espectáculo teve a duração de 2 horas, tendo sido iniciado por um número de malabaristas. Seguiram-se os tigres, os acrobatas e equilibristas.
No intervalo, foi oferecido pela autarquia um lanche às crianças. Como não podia deixar de ser, os palhaços, com as suas brincadeiras, arrancaram alegres gargalhadas ao jovem público, durante todo o espectáculo.
A assistir ao evento esteve a vereadora responsável pelo Pelouro da Acção Social Raquel Moreira da Silva, que ficou feliz ao ver a alegria e o entusiasmo dos mais pequenos, numa sessão que para muitos foi um momento único nas suas vidas.
Sublinhou que “tratam-se de momentos lúdicos e de convívio entre crianças e jovens, onde foi possível assistir à alegria das crianças, com a envolvência mágica do Natal, o que é muito importante nos dias que correm”.
A magia, a cor, os animais, a alegria e muito, muito divertimento, foram os ingredientes deste espectáculo circense, que foi, ao mesmo tempo, uma forma diferente de celebrar o Natal.
“Estes são momentos mágicos que vão ficar gravados nas memórias das crianças e que serão recordadas mais tarde como vivências doces de infância”, concluiu a vereadora.
Este foi sem dúvida um grande momento de diversão que permitiu o desenvolvimento da consciência cívica das crianças que participaram na iniciativa.
No final do dia, todas as crianças receberam uma doce lembrança, para que, também, recordem o “sabor” do circo.

Campeonato Distrital de Pista Coberta

A Nave de Espinho acolheu os Campeonatos Distritais de Pista Coberta. Ainda não foi desta que os clubes e atletas apostaram nestes campeonatos. Sabe-se que a ausência de prémios monetários faz com que os atletas não se mostrem motivados especialmente os do ½ curto.
Os dois clubes de Castelo de Paiva, fizeram-se representar por 4 atletas cada, e, conseguiram não deslustrar, conseguindo até quatro lugares no pódio, dois no segundo e os restantes no terceiro. Os dois responsáveis destas colectividades deixaram para o Castelo de Paiva Online as seguintes opiniões:
Adélia Tavares: “Gostei muitos destes Campeonatos, faço uma forte aposta nestes eventos porque eles para nós servem de incentivo aos meus atletas já que, sendo eles bastante jovens, não podem ainda levar o atletismo a sério e a pista permite alguma diversão. Também no aspecto social é bastante atractivo, porque permite bastante convívio entre atletas.”
Manuel Vieira: “Continuo a pensar que ainda não foi encontrado o formato ideal que leve os melhores atletas a aderirem a estes eventos, com uma grande densidade de provas de fim de ano. Provas de bons prémios monetários, os atletas não se mostram disponíveis para participar nos distritais preferindo fazer algum descanso ou então irem para os grandes prémios, e existiram alguns neste fim de semana. Os coordenadores técnicos muito têm a fazer se querem que os tempos obtidos possam vir a figurar no livro de recordes.”

Classificação dos atletas Paivenses:

A.D.C.C.J. Clark
3000m – 2ª Patrícia Monteiro -> 11,02 min
1500m – 2ª Patrícia Monteiro -> 4,58 min
800m – 7ª Joana Mendes -> 2,32 min; 9ª Ana Pinto (Iniciada) -> 2,50 min
60m barreiras – 9ª Andreia Teixeira -> 12,72 s
Peso – 12ª Andreia Teixeira -> 6m 82cm
400m – 3ª Joana Mendes -> 64,73 s; 19ª Andreia Teixeira -> 1,15 min
Comprimento – 10ª Joana Mendes -> 4,22 m

Grupo Desportivo

800m – 3ª Bruno Vieira (Iniciado) -> 2,16 min
1500m – 15º Vítor Barbosa -> 4,26 min
3000m -10ª Nuno Sousa -> 9,16 min; 11º Vítor Barbosa ->9,17 min; 23º Rafael Lopes-> 10,34 min

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

ADRIMAG com 15,7 milhões de euros para novos projectos

A ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, vai gerir até 2013 um pacote financeiro de 15,7 milhões de euros ao abrigo do Programa LEADER.Os fundos atribuídos à associação com sede em Arouca destinam-se ao financiamento de projectos no âmbito do desenvolvimento rural nos sete municípios da zona de intervenção da associação: Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.Os projectos financiados pelo LEADER destinam-se à diversificação de actividades na exploração agrícola, a criação e desenvolvimento de microempresas, desenvolvimento de actividades turísticas e de lazer, a valorização do património rural e serviços básicos à população rural.
in Notícias de Aveiro

Mês do Teatro em Cinfães

Janeiro é o Mês do Teatro, em Cinfães. A Câmara Municipal vai apresentar um programa dedicado, sobretudo, à população escolar do concelho, ao longo do primeiro mês de 2009.
A programação terá início amanhã, dia 6, com a inauguração da exposição “O que é o Teatro?”, do Programa Território Artes, na Casa da Cultura.
“Da palavra grega theatron que significa 'o lugar de onde se vê' até à significação abrangente que tem hoje a palavra 'teatro', mais de dois mil e quinhentos anos fazem a história desta arte” (www.territorioartes.pt). A exposição termina a 30 de Janeiro.
Na sexta-feira, dia 9, a companhia Pandora Teatro apresentará o espectáculo de marionetas “O Bosque Encantado”, também na Casa da Cultura (14h30), para alunos dos Jardins de Infância de Cinfães n.os 1,2 e 3.
“O Bosque Encantado” “é uma história com uma mensagem ecológica”, “do ponto de vista dos animais que habitam as nossas florestas. Trata-se de uma história de um grupo de animais que se revela contra o ser humano ganancioso e sem escrúpulos contra políticas insensatas e irresponsáveis, que a pouco e pouco destroem o nosso “habitat” (de homens e animais)” (www.pandorateatro.com).
A 20 de Janeiro, novo espectáculo de marionetas, “Anjos e Diabretes”, pela Pandora Teatro. No Auditório de Nespereira, 14h30, para alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) de Macieira, Vila Chã, Feira e Valinhas.
Segundo a companhia, “Anjos e Diabretes”, “é um espectáculo multimédia que nos fala, acima de tudo, de tolerância. Tolerância com as diferenças raciais, culturais, sociais, etc. Num mundo de fantasia, vivem em guerra constante duas famílias antagónicas, cujas respectivas filhas se tornam amigas” (www.pandorateatro.com).
O Teatro Regional da Serra de Montemuro irá apresentar “Mãos Grandes”, a 26 de Janeiro, na Escola do 1º CEB de S. Cristóvão de Nogueira (14h30). As crianças da Educação Pré-Escolar da freguesia também vão assistir ao espectáculo.
Com “Mãos Grandes”, o TRSM tenta fazer “renascer” espaços como o moinho e o forno das aldeias para “tentar dar a conhecer aos mais pequeninos que o pão não vem das superfícies comerciais, que há todo um processo que vale a pena conhecer” (www.teatromontemuro.com).
O espectáculo do Teatro Regional da Serra de Montemuro voltará à cena no dia 27 de Janeiro, no salão da Banda de Tarouquela (10h00), para os alunos do 1º CEB da freguesia e crianças do Jardim de Infância do Colégio.
Ainda em Janeiro, com datas e locais a definir pelos Agrupamentos Verticais de Cinfães e de Souselo, a Filandorra Teatro do Nordeste irá apresentar “O Grilo Verde”, “a história de um grilo espantoso que vive numa horta onde só existiam grilos pretos…mas este grilo era diferente: era verde e sabia assobiar… modinhas! Trata-se de uma história de António Mota, Grande Prémio Gulbenkian da Literatura para crianças e jovens em 2006, que faz reflectir sobre o direito à diferença, recuperando os conceitos da horta e do verde, num forte apelo à natureza” (http://filandorra.blogs.sapo.pt).

José Cid Voz & Piano


Com uma carreira multifacetada, que vai das baladas ao fado, do rock progressivo ao jazz e à música popular (daí a dificuldade de por vezes a sua obra ser absorvida), José Cid é o grande impulsionador da mudança da Música Portuguesa nos anos 70, mantendo ainda hoje intactas a sua criatividade musical e poética aliadas à sua rebeldia.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva