sexta-feira, 9 de maio de 2008

Cooperativa Agricola Paivense em parceria com Adega Cooperativa de Castelo de Paiva e Felgueiras promoveram sessão de esclarecimento

Decorreu no Auditório Municipal de Castelo de Paiva, uma sesão de esclarecimento organizada em parceria com a Cooperativa Agrícola Paivense, Adega Coperativa de Castelo de Paiva e Cooperativa Agrícola de Felgueiras, com um unico objectivo. Segundo Carlos Castro, esta sessão serve acima de tudo para " informar os vitivinicultores paivenses das propostas que a Cooeprativa de Felgueiras oferece para solucionar o problema da vitivinicultura e dos vitivinicultores de Castelo de Paiva para o escoamento das suas uvas".

Paulo Teixeira e a maioria PSD mostram mais uma habilidade no preço da água!!!


O Governo, através da Lei n.º 12/2008 de 26 de Fevereiro, decidiu que, a partir do próximo dia 26 de Maio, as empresas prestadoras de serviço de abastecimento de água deixarão de cobrar o pagamento resultante do aluguer dos contadores de água. Sem dúvida, uma boa notícia para muitas famílias Portuguesas, sendo aliás efusivamente saudada pela DECO, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. Na verdade, após este anúncio, todos os Paivenses, sobretudo os mais desfavorecidos, sentiram logo um “alívio”, merecido, na sua carteira! E não é que, após esta boa notícia, Paulo Teixeira e a sua equipa fizeram uma “habilidade saloia e manhosa”, criando uma nova tarifa ou taxa (chamem-lhe o que quiserem), que até é mais alta que a taxa que pagávamos do aluguer de contador? Ou seja, com esta “artimanha”, retiram da factura da água a expressão “Aluguer de Contador” e colocam “Quota de Serviço”, com um montante ainda muito mais caro.- ASSIM, NÃO!!!Todos sabemos que qualquer serviço tem que ter receita que o pague. Mas, o que Paulo Teixeira e seus amigos estão a fazer é ilegítimo e ofensivo às enormes dificuldades financeiras que as famílias Paivenses atravessam! Aliás, como já o fizeram, quando, de forma irresponsável e insensível à crise que se abate no Concelho, não aceitaram a proposta do PS para colocar na taxa mínima o valor do IMI (Imposto Municipal de Imóveis).Em reunião de Câmara, além do voto contra, o Partido Socialista, através do nosso Vereador, Dr. Gonçalo Rocha, apresentou uma proposta muito simples, que foi rejeitada por Paulo Teixeira e seus pares:- Em 26 de Maio, deixaríamos de pagar aluguer de contador da água, tal como a Lei impõe;- Não se criaria qualquer nova Taxa ou Tarifa;- A Câmara Municipal teria um ano completo, dando as necessárias condições aos trabalhadores deste sector, para resolver as inúmeras perdas e rupturas de água; reparar contadores avariados e efectuar um controlo das quantidades gastas nos equipamentos Municipais. Isto com o objectivo de acabar com a grande percentagem de perdas de água existente, - na ordem dos 40%. - No final desse ano, avaliaríamos o resultado destas acções e só depois se tomariam medidas, caso fossem necessárias.Com este sentido de responsabilidade e de competência, todos ganhariam. A Câmara, que acabava com os prejuízos, e as Famílias Paivenses não teriam, mais uma vez, que pagar do seu “bolso” pela desastrosa e ruinosa gestão de Paulo Teixeira e do PSD. A Comissão Política do Partido Socialista de Castelo de PaivaCastelo de Paiva, 06 de Maio de 2008.
Gab.Imp.Partido Socialista de Castelo de Paiva

Resultados do fim de semana 10/11 Maio

FUTEBOL
Campeonato Distrital da 2ª Divisão – Zona Norte
Paivense 0 – 2 Amigos do Cavaco
Lobão 0 - 1 Sardoura
FUTEBOL JUVENIL
Juniores – II Divisão Primeiros
Paivense 3 – 1 Soutense
Juniores - II Divisão Últimos
Relâmpago 2 - 0 S.Martinho
Juvenis – I Divisão Últimos
Arouca 1 - 2 Paivense
Iniciados – II DivisãoÚltimos
S.Martinho 0 - 0 CSJorge
Infantis/A – Últimos
Argoncilhe 0 - 0 Paivense
Escolas/A – Últimos
Vilamaiorense 4 - 0 S.Martinho
União Lamas 3 - 4 Paivense
FUTSAL
1ª Divisão Distrital
A.D.Casal
5 – 12 Futsal Azemeis
2ª Divisão Distrital – Zona Norte
ISPAB 3 - 3 Couto Mineiro do Pejão
A.D.Bairros 2 – 4 Cidade de Lourosa
HOQUEI EM PATINS
Escolares - Pré Competição
H.C.Paivense 3 - 5 H.C.Mealhada
Vitor Silva

ASSINADOS PROTOCOLOS DE FINANCIAMENTO PARA PÓLOS ESCOLARES


A Alfândega do Porto acolheu, no passado dia 7 de Maio, a cerimónia de assinatura dos protocolos entre o Governo e 56 municípios, para construção dos novos centros escolares da região Norte. No total, foram contratualizados 126 projectos, dois dos quais no concelho de Arouca (nas freguesias de Fermêdo e Burgo), que beneficiarão de dotação financeira do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). O presidente da Câmara Municipal de Arouca esteve presente no acto público, que foi presidido pelo Primeiro-Ministro José Sócrates.
O centro escolar do Burgo terá nove salas equipadas para o Primeiro Ciclo, duas para o pré-escolar e uma sala polivalente, para além de espaços de biblioteca, cozinha, refeitório, pavilhão desportivo, recinto de jogos e gabinetes de apoio. Os espaços exteriores serão também cuidados, por forma a permitirem áreas de lazer e recreio. Este centro escolar estará preparado para acolher cerca de 300 alunos em meados de 2010.
Em Fermêdo, o pólo escolar será constituído por seis salas de Primeiro Ciclo, três para o pré-escolar e uma sala polivalente. Terá também espaços de cozinha, refeitório, biblioteca e gabinetes de apoio. No exterior, contará com campo de jogos e vários espaços de recreio, esperando poder acolher 230 alunos a partir de Setembro de 2009.
Ambos os edifícios terão, assim, as condições ideais para garantirem uma escola a tempo inteiro. O investimento total em Arouca rondará os 5,5 milhões de euros (cerca de 2,3 milhões de euros no pólo de Fermêdo e cerca de 3 milhões no Burgo).
No total da região Norte foram contratualizados 126 projectos com 56 municípios, para um investimento de 142 milhões de euros, co-financiados em 99,5 milhões de euros, ao abrigo do concurso «Requalificação da rede escolar do 1º ciclo do ensino básico e de educação pré-escolar», lançado pelo ON.2 – O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013).
Destes projectos, 59 centros escolares serão construídos de raiz e 67 serão requalificados/ampliados, o que permitirá um aumento de 1.410 salas para 33.625 alunos, em toda a região Norte, a grande maioria no Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

quarta-feira, 7 de maio de 2008


A propósito do atraso da obra do IC 35
Ministro das Obras Publicas não recebe Paulo Teixeira
Autarca denuncia descriminação do Governo


No seguimento da Moção apresentada pela CM de Castelo de Paiva junto do Governo, a respeito do atraso registado na construção do IC 35, o Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, já deu a conhecer a intenção de não receber o presidente da edilidade, Paulo Teixeira, justificando-se que tem, para esse efeito, competências delegadas no seu Secretário de Estado, Paulo Campos.

O edil paivense lamenta esta postura governativa, considerando que existe uma evidente descriminação no tratamento e relacionamento com os autarcas, recordando que, ainda recentemente, o Ministro das Obras Públicas recebeu no seu gabinete o presidente da CM de Cinfães, eleito pelo Partido Socialista, a respeito da reclamação de um acesso rodoviário rápido entre aquela vila e a auto-estrada A4.
Recorde-se que, desde a publicação do Plano Rodoviário Nacional 2000 que existe a intenção de construção do IC35 entre a A4, em Penafiel, e Sever do Vouga, no antigo IP5, hoje
A25.
Já no Governo de Durão Barroso foi aberto o concurso para o Estudo Prévio do IC 35, entre Eja - Penafiel e Sever do Vouga, no Nó de Talhadas.
Sabe-se também, que o projecto do IC 35, no troço compreendido entre a EJA e a A4, em Penafiel, foi lançado muito tempo antes.
Por outro lado, o autarca paivense sempre considerou e defendeu que o IC 35 é uma obra fundamental para aproximar Castelo de Paiva a toda a região do Grande Porto.
Actualmente, por factos que se desconhece está a ser atrasado decisivamente a construção do IC35, que apenas tem em funcionamento um pequeno troço entre a localidade de EJa e a zona do Castelo, em Castelo de Paiva, na confluência com a EN 222.
Paulo Teixeira refere ter documentos na sua posse e oriundos das Estradas de Portugal que provam que existem troços do IC 35 mais próximos da EN 15 e da EN 106 que têm a avaliação de impacte ambiental e o projecto de execução concluídos ou em estado avançado desde o início de 2006, sendo que, “ o atraso na construção do IC 35 tem colocado em causa muitos investimentos no nosso concelho “.

Numa altura em que proliferam por todo o País as concessões e o lançamento de novos IP’s, IC’s e auto-estradas, o edil paivense destaca que, “ nunca pensei que o actual Governo não fosse solidário com o único concelho do Vale do Sousa que, nesta data, ainda não tem nenhuma ligação a um IC, IP ou a uma auto – estrada “.
Assim, considerando que a sua concretização era já um compromisso do Governo do Engenheiro António Guterres, considerando que existe um compromisso assumido na visita efectuada a este concelho por parte do Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos em 2005 e, considerando também, o cenário que, actualmente a tutela nacional na área das acessibilidades nos apresenta, não prevê que nos próximos anos o IC35 esteja construído, o Executivo Municipal de Castelo de Paiva, presidido por Paulo Teixeira, aprovou recentemente por unanimidade, uma Moção a favor da construção do IC 35.
A moção apresentada junto do Governo e das Estradas de Portugal foi gizada no sentido de ser garantido que a empreitada do IC 35 entre Entre-os-Rios e a A4 em Penafiel seja posta a concurso no ano de
2008, tendo em vista a sua execução em 2009, uma decisão que foi dada ao conhecimento dos Executivos Municipais e forças partidárias existentes em Cinfães, Marco de Canavezes e Penafiel, solicitando solidariedade dos mesmos para esta causa.

GIRP/COliveira











José Socrates atribui 10,5 milhões de euros a Paredes para construção de Centros Educativos


No âmbito do QREN, Paredes já tem as verbas garantidas para a construção de 7 Centros Escolares.
A cerimónia que decorreu no edifício da Alfândega do Porto, hoje de manhã, e que contou com a presença do Primeiro-ministro, José Sócrates, da ministra da educação, Maria de Lurdes Rodrigues e o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, Francisco Nunes Correia teve como objectivo a assinatura de protocolos relativos a 126 projectos para a construção ou reabilitação de centros escolares com 56 Câmaras do norte do país, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional.
A Câmara Municipal de Paredes, representada pelo presidente, Celso Ferreira, e pelo vereador da Educação, Pedro Mendes foi contemplada com a maior fatia de verbas atribuídas (10,5 milhões de euros em fundos comunitários) a um município, num claro reconhecimento pela qualidade da sua Carta Educativa.
Cerca de 15 milhões de euros vão ser investidos nos 7 territórios educativos.
Segundo Celso Ferreira, que realçou o empenho da Directora Regional de Educação do Norte e da Ministra da Educação, “será levada a cabo uma revolução educativa em Paredes. Daqui a quatro ou cinco anos vamos ter um cenário completamente diferente”. Celso Ferreira acredita que é possível alterar o paradigma do abandono escolar em oito anos.
As obras nos centros educativos devem avançar até ao final do mês de Agosto.
De acordo com primeiro-ministro, José Sócrates "a orientação que demos ao QREN é que devia atribuir uma especial prioridade às candidaturas dos centros escolares". Considera que “a cerimónia de hoje mostra como "a Educação é uma prioridade do QREN".
Para o primeiro-ministro “a mudança muito significativa, muito profunda e ambiciosa" levada a cabo por este governo nas escolas do 1º ciclo do ensino básico "representará o que será o país do futuro".
José Sócrates disse ainda que, em 2005, "só 40 por cento das escolas funcionava até às 17h30", o que considerou ser "um sinal de desistência da escola pública".
"Não podemos desistir de ter a ambição de ter uma escola que tenha tudo isso, em benefício das famílias e dos alunos", concluiu.
Destacar a "celeridade" com que os projectos são aprovados. "Quero sublinhar esta prioridade: precisamos de executar o QREN e rápido, com celeridade. Naturalmente com exigência, mas precisamos de ser rápidos", disse.
Dos 126 projectos para centros escolares, 67 referem-se a obras de ampliação e 59 a construções de raiz de novos edifícios, estimando-se que sirvam uma população escolar de 33600 alunos (9160 do pré-escolar e 24.440 do primeiro ciclo do ensino básico).
No total, quando os projectos estiverem finalizados, serão disponibilizadas 1400 salas de aula, num investimento total elegível de 142 milhões de euros, cabendo aos fundos comunitários uma comparticipação de cerca de 100 milhões de euros.
Investimento de 15 milhões de euros
Concepção/construção das Escolas EB1/Jardim-de-infância de Vilela; Mouriz; Duas Igrejas; Recarei; Gandra e Rebordosa n.º 1, bem como, concepção, construção e ampliação da EB1/Jardim-de-infância de Paredes, previstas na Carta Educativa de Paredes.

Nota de Imprensa - Fábrica Globar


Para o Bloco de Esquerda, a situação de não renovação e de suspensão de contratos vivida hoje na Glovar, em Castelo de Paiva, pode apontar o início do processo de encerramento da empresa. Castelo de Paiva, que é já o sexto concelho com maior taxa de desemprego de Portugal, é, há muito tempo, martirizado e sacrificado pelo encerramento de empresas e o desaparecimento de postos de trabalho. Mais uma vez esta nuvem negra paira sobre o concelho.A tudo isto, o Executivo da Câmara de Castelo de Paiva tem respondido com ineficácia e demagogia, assistindo impávido à crescente emigração dos seus munícipes (muitas vezes em condições desumanas), assobiando para o lado face à falta de alternativas que obriga os jovens do concelho a procurar, noutras paragens, um futuro mais risonho.Por outro lado, o PS, que no Governo diz que já ter criado mais de 100.000 postos de trabalho, prova que está completamente isolado na realidade portuguesa e do desemprego galopante.O Bloco de Esquerda teme que a mesma situação se repita em várias empresas no distrito de Aveiro, uma vez que, segundo o Ministério do Trabalho, o grupo Investvar (marca Aerosoles) está a preparar a deslocalização de produção para a Índia. A Glovar, assim como mais 28 empresas fazem parte deste grupo Investvar... A cumprir-se a deslocalização da Investvar e da Aerosoles pode esperar-se mais uma série de encerramentos em catadupa.O Bloco de Esquerda perguntou ao Governo que estratégia tinha para tentar impedir a deslocalização deste grupo já no início de 2007, mas o silêncio paira sobre S. Bento, deixando os paivenses e restantes portugueses entregues à sorte dos caprichos do mercado e da exploração neoliberal.A questão que se coloca neste momento é se a disposição da Câmara Municipal de Castelo de Paiva continua igual ou se, desta vez, irá lutar e garantir os direitos dos trabalhadores, ao mesmo tempo que tem que desencadear políticas de fixação de emprego e políticas de acção social para dar resposta à pobreza e à precariedade originada pelo desemprego do Concelho. Será que Paulo Teixeira está disposto a assumir esta batalha?
CENTRO SOCIAL DO COUTO MINEIRO DO PEJÃO
NOTA DE IMPRENSA
Informação institucional
Inserido no projecto educativo para o ano lectivo de 2007/2008, cujo tema de projecto é: “PREVENÇÃO E SEGURANÇA RODOVIÁRIA”, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, em colaboração com os elementos da “ESCOLA SEGURA” do Comando de Oliveira de Azeméis, vão levar a afeito no próximo dia 7 e 14 de Maio, nas Instalações desta Instituição, em Oliveira do Arda – Raiva, actividades de sensibilização com os seguintes objectivos:Sensibilizar as crianças para a importância da utilização das diversas regras de prevenção e segurança rodoviária, enquanto peões;Mostrar às crianças os benefícios da prevenção e segurança rodoviária;Incutir hábitos de prevenção e segurança rodoviária nas crianças;Sensibilizar as crianças a transmitir os conhecimentos adquiridos aos pais e familiares.

Biblioteca Humana Promove Diálogo Intercultural Entre Jovens


Penafiel aderiu ao projecto “Biblioteca Humana pela Igualdade de Oportunidades e Interculturalidade”. Trata-se de uma campanha organizada pela Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto que visa promover o diálogo entre jovens no sentido de os conduzir para uma reflexão sobre este temática.
Com esta iniciativa, que se realiza na cidade de Penafiel de 14 a 16 de Maio, pretende-se sensibilizar os jovens para a importância da diversidade cultural e da igualdade de oportunidades no contexto nacional e europeu, promover a participação pública em diálogos sobre assuntos relacionados com a União Europeia e desconstruir estereótipos de forma a fomentar a aproximação entre os povos, as culturas e as pessoas.
Em suma, para o vereador com o pelouro da Juventude, o projecto visa “fomentar o desenvolvimento de uma cidadania europeia aberta para o mundo, que respeite a diversidade cultural e se baseie em valores universais dos direitos humanos”.
Antonino de Sousa sublinha ainda que “esta é uma oportunidade para a aprendizagem intercultural e desenvolvimento pessoal de indivíduos que habitualmente têm pouco contacto com programas de educação não formal”.
A Biblioteca Humana é um espaço físico itinerante e funciona como uma biblioteca normal: a diferença é que os livros são pessoas que representam grupos frequentemente vítimas de estereótipos, preconceitos, descriminação e exclusão social. O “leitor” pode ser qualquer pessoa que deseje explorar ideias pré-concebidas.
Nos dias 14 e 15, quarta e quinta-feira, respectivamente, o projecto será direccionado para os alunos das escolas secundárias Joaquim Araújo e nº 1 de Penafiel. No recinto das escolas será instalado o infobus e a biblioteca humana.
Na sexta-feira, dia 16, a comunidade em geral pode visitar esta biblioteca na Praça da Misericórdia, local onde poderá colocar as suas dúvidas e questões aos monitores que acompanham esta campanha.
GICMP

Cinco Agrupamentos de Escuteiros de Valladolid Visitaram Penafiel


Cinco grupos de escuteiros de Valladolid, num total de 35 pessoas, visitaram este fim-de-semana o concelho de Penafiel.
O programa que começou na passada quinta-feira prolongou-se até Domingo e incluiu a passagem por diversos locais, designadamente pela Casa do Gaiato, Museu Municipal, Parque do Sameiro, Castro do Monte Mozinho e aldeia de Quintandona.
No passado Sábado, os grupos de escuteiros espanhóis deslocaram-se ao edifício dos Paços do Concelho, onde foram recebidos pelo vereador com o pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa. Acompanhados por dirigentes do Agrupamento 203 dos Escoteiros de Paço de Sousa, grupo anfitrião, os escoteiros de Valladolid foram saudados por terem escolhido o município de Penafiel para esta sua visita ao estrangeiro.
“Esta visita de três dias não será suficiente para conhecer toda a riqueza, patrimonial e histórica do município de Penafiel, mas espero que seja uma experiência profícua e enriquecedora e que incentive novas visitas” referiu o autarca que sublinhou ainda “o empenho de Henrique Magueija, chefe do Agrupamento 203 de Paço de Sousa para que os nossos visitantes fiquem bem impressionados com a nossa terra”.

Município de Paredes realiza “A Festa dos Vizinhos”

O pelouro de Acção Social da Câmara Municipal de Paredes vai assinalar no próximo domingo, 11 de Maio, o Dia Europeu dos Vizinhos, no Parque da Cidade de Paredes.
Esta actividade destina-se à população residente nos Empreendimentos Camarários de Concelho (Castelões de Cepeda, Cristelo, Gondalães, Lordelo e Madalena) e tem como objectivo de promover a socialização, coesão social, uma vida em conjunto e criar novos laços de solidariedade entre os vizinhos.
A actividade iniciará às 11h com a realização de uma missa campal, celebrada pelo Padre Feliciano Garcês, à qual se seguirá um almoço volante, onde cada participante partilhará a sua refeição.
Durante a tarde decorrerá um espectáculo musical, seguido de um conjunto de actividades recreativas, das quais farão parte jogos de malhas, damas e dominó. Durante todo o dia as crianças terão à sua disposição um insuflável.
De salientar que a Câmara Municipal dará o seu contributo para o almoço, bem como apoio logístico e recursos humanos.
Programa
11h00 - Abertura
- Missa Campal
12h00 - Preparação do Almoço
12h30 - Almoço Volante
Tarde de Convívio
13h30 - Espaço livre
- Inscrição nas actividades recreativas e lazer
14h00 - Espectáculo musical
15h00 - Início das actividades recreativas e lazer
17h00 - Encerramento
GICMP

9 de Maio, Câmara Municipal de Paredes - Assembleia Municipal da Juventude

Informação Institucional
Sendo a escola um espaço privilegiado para fomentar a construção de uma sociedade igualitária e solidária, o município de Paredes, através do pelouro da Educação, vai realizar a Assembleia Municipal da Juventude, no próximo dia 9 de Maio, pelas 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Pretende-se abordar temas relacionados com o ambiente, nomeadamente “Energias alternativas e preservação do meio ambiente”.
Este projecto tem como público-alvo alunos das E.B 2,3 e Secundárias (E.B 2,3 de Lordelo, Rebordosa, Paredes, Escola S/3 Daniel Faria de Baltar e secundária de Vilela), que trabalharam este tema ao longo do ano lectivo e culminará com esta Assembleia, que decorrerá sexta-feira, Dia da Europa, onde serão votadas moções apresentadas pelos alunos dos diferentes níveis de ensino.
Será objectivo deste hemiciclo contribuir para a resolução de questões que afectam o quotidiano das escolas e engrandecer o poder de argumentação dos alunos, abordando um tema de extrema relevância para os jovens, propondo sugestões e abordando casos de risco.

IX Marcha de Montanha - Cinfães


O Clube Fluvial Portuense vai realizar a IX Marcha de Montanha, que decorrerá no próximo sábado, 10 de Maio, com início às 08H30 junto á Casa da Cultura de Cinfães e que percorrerá uma distância aproximada de 17Km. Esta iniciativa tem o patrocínio da Câmara Municipal de Cinfães.

PT Paredes Com Teatro prossegue


Prossegue no próximo fim-de-semana o programa PT Paredes com Teatro, da responsabilidade do pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Paredes, que visa a promoção da cultura e o envolvimento dos cidadãos paredenses, cujo propósito é a promoção, o apoio e o desenvolvimento do teatro amador no concelho de Paredes.
Dia 10
O Cê Teatro - Centro Social de Cête, apresenta a peça “Fugu”, no auditório da Casa da Cultura, às 21h30.
«"Fugu" é um peixe que existe nos países asiáticos, afrodisíaco e hilariante, mas altamente perigoso quando mal cozinhado. A história passa-se em Macau, com duas famílias para lá emigradas. O enredo, cheio de mistério e contradições, traz ao espectador momentos cómicos e trágicos, definidos como tragicomédia, uma peça num acto».

GICMP

terça-feira, 6 de maio de 2008

“Encontro Entre Nós – Verão 2008” - 3000 Idosos de Paredes rumam a Fátima


O Pelouro de Acção Social da Câmara Municipal de Paredes vai dinamizar, como já vem sendo habitual, nos meses de Maio, Junho e Julho, a actividade “Encontro Entre Nós – Verão 2008”, uma iniciativa direccionada à população com mais de 60 anos de idade e portadora do Cartão Sénior da autarquia.
Esta actividade tem como objectivo proporcionar aos mais idosos momentos de cultura e lazer, colmatando, para além da solidão em que vivem, carências a nível cultural e social, sendo para muitos a única oportunidade de vivenciarem novas experiências.
Este ano, os participantes terão a oportunidade de conhecer a nova Igreja do Santíssimo Sacramento no Santuário de Fátima, seguindo-se uma passagem pela Praia da Tocha, a fim de usufruírem de uma tarde de lazer e convívio salutar, bem como o contacto com uma das raras praias do país que mantém ainda viva a arte Xávega.
Esta iniciativa contará com a participação de cerca de 3000 seniores, residentes nas 24 freguesias do concelho de Paredes.

GICMP

Clube Desportivo de Cinfães, cumpriu o seu objectivo…subiu à 3ª Divisão Nacional


A uma jornada do final do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da A.F.Viseu, a equipa do Clube Desportivo de Cinfães, foi vencer a Vila Nova de Paiva frente ao Paivense por 3-2 e assim garantiu o acesso ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão na próxima época. Na equipa técnica dos Cinfanenses fazem parte dois naturais de Castelo de Paiva, Vítor Moreira e Luciano Fernandes, isto para além dos atletas Manuel, Padeiro e Mauro.
O Castelopaiva-online, dá os parabéns pela conquista do primeiro lugar no principal Campeonato de Viseu.

Câmara de Arouca, vai lançar novo percurso pedestre na "Rota do Xisto"


A Câmara Municipal de Arouca vai lançar, a 24 de Maio de 2008, Sábado, um novo percurso pedestre. Intitulado «Rota do Xisto», e inserido no programa de comemorações do «Maio: Mês do Coração», este percurso tem como principais atracções a aldeia de Canelas e o seu casario em xisto, a igreja matriz, o Centro de Interpretação Geológica, a carreira de moinhos da Ribeira de Canelas, as magníficas paisagens das margens do rio Paiva (junto à praia fluvial do Vau) e as diversas bocas de minas de exploração do volfrâmio. O lançamento deste percurso conta com o apoio da Junta de Freguesia de Canelas, e as inscrições estão disponíveis até 19 de Maio.

GICMA

Fernando Valente, expôe na Biblioteca Municipal de Arouca


«Do concreto ao abstracto» é o mote para a exposição de pintura de Fernanda Valente. A artista repartiu a sua vida entre Arrifana e o Brasil, onde fez a sua formação artística na Faculdade de Belas-Artes de São Paulo. A sua obra irradia cor, e pode ser apreciada na galeria de exposições da Biblioteca Municipal de Arouca, de 7 a 29 de Maio.
Fernanda Valente nasceu em Arrifana. No entanto, passou grande parte da sua vida no Brasil, onde se licenciou em Desenho e Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Ainda no Brasil, leccionou a disciplina de Educação Artística e frequentou diversos cursos livres de pintura. Frequentou o Centro de Arte de São João da Madeira.
Exposições Colectivas:
2002 Centro de Arte de São João da Madeira
2003 Salão Nobre do C.C.R. Orfeão da Feira, organizado pelo Núcleo Distrital de Aveiro da AMICentro de Arte de São João da Madeira
2004 Biblioteca Municipal de AroucaCentro de Arte de São João da Madeira
2005 Biblioteca do Couto de CucujãesCentro de Arte de São João da MadeiraCentro Cívico de Justino Portal em César
2006 Biblioteca de Vale de CambraCentro de Arte de São João da MadeiraSalão Nobre de Oliveira de Azeméis (XXX Aniversário do GOTA)
2007 Participou no I SALÃO INTERNACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS DE SÃO JOÃO DA MADEIRACentro de Arte de São João da MadeiraCentro Cultural de Macieira de Cambra.
GICMA

Tensão arterial, glicose, electrocardiograma e espirometria




O Município de Paredes e o Hospital da Misericórdia de Paredes celebraram um protocolo de colaboração, no âmbito do “Mês do Coração”, que vigora até 31 de Maio.

Este protocolo tem como objectivo disponibilizar transporte às pessoas mais desfavorecidas de todas as freguesia do concelho de Paredes, para, nas instalações do Hospital da Misericórdia de Paredes, lhes serem proporcionados, gratuitamente, testes de determinação da tensão arterial, glicose, electrocardiograma e espirometria, com o intuito de diagnosticar precocemente patologias deste foro e, ainda, no caso de existir necessidade de avaliar ou tratar o paciente por recurso a meios técnicos e auxiliares de diagnóstico mais diferenciados, o paciente beneficiará de um regime especial.

Informação institucional

segunda-feira, 5 de maio de 2008

De sucesso em sucesso…


Informação institucional


Domingo, em Berga (Espanha), disputa-se uma Maratona Internacional de Montanha. Para esta prova a Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada escalonou dois atletas tendo a escolha recaído em Paulo Gonçalves do Clube de Montanhismo da Guarda e em Rui Barbosa do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva. Este jovem atleta de Castelo de Paiva tudo tem feito para merecer este prémio. Sabe-se que com paixão, denodo e muito labor pode-se construir uma grande carreira. É este o exemplo dado pelos atletas do Grupo Desportivo. E esta internacionalização do Rui Barbosa é mais uma surpresa dentro deste surpreendente quadro de atletas que compõem os Campeões Nacionais.
No seguimento das boas prestações já é quase trivial falar dos cometimentos destes atletas. Mas, mesmo assim, em cada jornada a motivação aumenta. Isso ficou demonstrado na quarta jornada do Circuito Nacional de Montanha. Em um percurso dificílimo, desenhado na esplendorosa Senhora da Mó – Arouca. Três atletas a colocarem-se nos primeiros dez ditaram a vitória colectiva, a segunda consecutiva, do Grupo Desportivo.

Principais resultados:

5º Carlos Silva
6º Nuno Sousa
8º Vítor Barbosa
11º Rui Barbosa
20º Joaquim Barbosa
33º Fernando Ramos
82º Alberto Lopes

Colectivo
1º Grupo Desportivo C. Castelo de Paiva

Campeonato Nacional de Navegação 4x4 prossegue em Mogadouro



Informação Institucional


A ciência e a arte de navegar, estará patente em mais uma jornada do Campeonato Nacional de Navegação 4x4, a cargo do Clube Trilhos do Nordeste. A exemplo de edições anteriores o espaço preferencial volta a recair no nordeste transmontano, desta feita, a Vila de Mogadouro. Integrado no distrito de Bragança, o concelho de Mogadouro faz fronteira com Espanha ao longo do rio Douro. Encaixado entre o vale profundo do Douro e a bacia do Sabor, ocupa o prolongamento do Planalto Mirandês que, por sua vez, dá seguimento ao Planalto Leonês (região de Zamora e Salamanca).

A pacata vila portuguesa da Região Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes, é limitado a norte pelos municípios de Macedo de Cavaleiros e de Vimioso, a nordeste por Miranda do Douro, a sueste pela Espanha, a sul por Freixo de Espada à Cinta e por Torre de Moncorvo e a oeste por Alfândega da Fé. Este pedaço do território nacional é rico em beleza natural e paisagística, um fruto apetecido por todos quanto gostam da navegação.


Campeonato ao rubro

Á entrada para a jornada da “Navegação de Mogadouro/MCoutinho Land Rover”, a quarta da presente época, dois pontos apenas separam os dois primeiros classificados. A Camel Active/Bencar, na defesa do título nacional, leva vantagem sobre o All 4x4, resultado do triunfo nas duas ultimas duas jornadas, tendo a formação liderada por Paulo Oliveira assegurado o triunfo na prova inaugural. Muitos são aqueles e/ou aquelas que demonstrarão nesta três provas realizadas capacidades para contrariar os mais favoritos. Por tradição, a ronda transmontana, da responsabilidade dos Trilhos do Nordeste Clube TT, apresenta uma lista de participantes bastante recheada, esperando-se a consolidação da competição por trilhos de Mogadouro. Uma oportunidade para se reconciliar com a natureza, numa região fértil em novidades e de beleza natural impar.

Após a abertura do secretariado no dia 10, segue-se a entrega de coordenadas e instalação de GP’s. A partir das 9h30 sairá a caravana em direcção ao local de partida da Prova Especial de Navegação, que terá início às 10horas e, prolonga-se até às 16h. Uma hora mais tarde atinge-se a hora limite para a entrega das fotografias numeradas. A partir das 19 Horas abrem-se as portas para o jantar e entrega de prémios da “Navegação de Mogadouro/MCoutinho Land Rover”. A fechar, destaque para a “festa” de entrega de Prémios referentes ao Campeonato Nacional Navegação 4x4 Land Rover da temporada de 2007.



Abrir com “cocktail”

O coberto vegetal abundante e diversificado da região de Mogadouro “descose-se” ao final da tarde de sexta-feira, 9 de Maio, com a abertura do secretariado para as primeiras verificações técnicas e documentais. Será o início de uma grande festa, partilhada com as gentes deste concelho eminentemente rural, de uma beleza agreste e doce, povoado de gente sã, afável e laboriosa, será um orgulho para todos os participantes na navegação. Herdeira de um carácter nobre e hospitaleira, a Câmara Municipal de Mogadouro irá disponibilizar gratuitamente alojamento a todos os participantes que marcarem presença na prova dos Trilhos do Nordeste Clube TT.

S.C.Paivense, está de volta a 1ª Divisão Distrital






Depois de uma curta passagem pela 2ª Divisão Distrital, o S.C.Paivense, está de volta ao convívio entre os grandes do futebol do distrito de Aveiro.
Um empate a uma bola, fora de casa frente ao Pinheirense (Pinheiro da Bemposta) foi o suficiente para que a equipa mais representativa do concelho de Castelo de Paiva garantisse a subida de Divisão. Recorde-se que a luta pelo segundo lugar foi ganha pelo Paivense sobre o seu o Sardoura - orientado por José António Picão a 7 pontos.
Castelopaiva-online, dá os parabéns a equipa técnica, jogadores e direcção pelo êxito alcançado.
Resultados do Fim de semana desportivo
FUTEBOL
Campeonato Distrital da 2ª Divisão – Zona Norte
Pinheirense 1 1 Paivense
Sardoura 2 1 Macieirense
FUTEBOL JUVENIL
Juniores – II Divisão Primeiros
S.João de Ver 5 - 1 Paivense
Juniores – II Divisão Últimos
S.Martinho 2 - 2 Canedo
Juvenis – I Divisão Últimos
Paivense 12 Gafanha
Iniciados – II DivisãoÚltimos
S.Martinho(Folga)
Infantis/A – Últimos
Paivense 1 3 U.Lamas
Escolas/A – Últimos
S.Martinho 61 Argoncilhe
Paivense 12 Vilamaiorense
FUTSAL1ª Divisão Distrital
A.D.Casal 2 7 CIC Lobão
2ª Divisão Distrital – Zona Norte
Couto Mineiro do Pejão 43 A.A.Arouca
Académica de Cambra 4 3 A.D.Bairros

Executivo Municipal de Paredes, vai reunir amanhã no salão nobre dos Paços do Concelho


Informação Institucional
Executivo da Câmara Municipal de Paredes, vai reunir hoje(dia 6 de Maio) a partir das 14h30 com a seguinte ordem de trabalhos:

Ordem do Dia



1 - PELOURO DOS ASSUNTOS JURÍDICOS, ADMINISTRATIVOS, FINANCEIROS E DOS RECURSOS HUMANOS

1 – a) - APROVAÇÃO DA ACTA DA REUNIÃO DE 07/04/2008 E 16/04/2008

1 – b) - RESUMO DIÁRIO DA TESOURARIA

1 – c) - PAGAMENTOS PARA CONHECIMENTO

1 – d) - AQUISIÇÃO DE TERRENO PARA A NOVA ZONA DESPORTIVA À FIRMA CÁCIO - INDÚSTRIA DE MOBILIÁRIO - PARA CONHECIMENTO

1 – e) - AQUISIÇÃO DE TERRENO A FRANCISCO JOSÉ DA ROCHA FERRAZ - NOVA ZONA DESPORTIVA - PARA CONHECIMENTO

1 – f) - AQUISIÇÃO DE TERRENOS PARA A CONSTRUÇÃO DA NOVA ZONA DESPORTIVA A MARIA DE FÁTIMA QUINTEIRA DO AMARAL CASTRO MOREIRA - PARA CONHECIMENTO

1 – g) - AQUISIÇÃO DE TERRENO PARA A NOVA ZONA DESPORTIVA A MARIA IOLANDA PINTO SANCHES FERREIRA DE ALMEIDA

1 - h) - PEDIDO DE HOMOLOGAÇÃO E ALARGAMENTO DO PERÍODO DE ABERTURA E FUNCIONAMENTO DO ESTABELECIMENTO DE COMÉRCIO ALIMENTAR - SUPERMERCADO COM CAFÉ, SITO NA RUA DA PONTE, Nº 202 - MOURIZ

2 - PELOURO DAS OBRAS MUNICIPAIS

2 – a) - PEDIDO DE DOIS (2) LUGARES DE ESTACIONAMENTO PRIVATIVO, EM QUE É REQUERENTE - PARCAR - COMÉRCIO DE AUTOMÓVEIS, LDA - PARA RATIFICAÇÃO
3 - PELOURO DO PLANEAMENTO URBANO E OBRAS PARTICULARES

3 - a) - ACORDO DE CEDÊNCIA ENTRE O MUNICÍPIO DE PAREDES E AMÉRICO ROCHA MOREIRA - PARA RATIFICAÇÃO

3 – b) - ALTERAÇÃO AO PLANO DE URBANIZAÇÃO DA CIDADE DE PAREDES

4 - PELOURO DA CULTURA

4 - a) - EVENTUAL CLASSIFICAÇÃO COMO IMÓVEL DE INTERESSE MUNICIPAL (IIM) DA CASA DE ESPESSANDE, FREGUESIA DE CRISTELO

5 - PELOURO DA PROTECÇÃO CIVIL

5 – a) - PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO PARA A EXECUÇÃO DE OBRAS NAS INSTALAÇÕES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE PAREDES

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva