sábado, 16 de janeiro de 2010

Bombeiros procuram desaparecido em acidente de rafting no rio Paiva


Duas actividades de rafting nos rios Paiva e Paivô obrigaram hoje a operações de salvamento pelos bombeiros de Arouca e Castelo de Paiva, que ainda estão a tentar localizar um desaparecido.
No Rio Paiva, um homem de 34 anos desaparecido desde as 13:30 está a ser procurado por 42 homens da corporação de Castelo de Paiva, numa operação que envolve oito viaturas, um barco e, desde o meio da tarde, também um helicóptero.
“Se o homem que desapareceu for especialista em rafting, pode ainda estar numa margem do rio, agarrado a alguns arbustos. Se for amador, já não sei até que ponto há probabilidades de ser encontrado com vida”, afirma Joaquim Rodrigues, comandante da corporação.
Embora as buscas também envolvam dois barcos dos bombeiros de Entre-os-Rios e Melros, Joaquim Rodrigues diz que os operacionais de serviço “não podem fazer mergulho porque a corrente do rio está tão forte que não o permite”. As operações incidem, por isso, nas duas margens do Paiva, cabendo ao helicóptero rastrear as águas até à Barragem de Crestuma, já no Rio Douro.
Os restantes sete tripulantes do barco, alugado ao Rafting Clube do Paiva, chegaram a terra a nado, sendo que apenas um teve que receber assistência médica no local.
Quanto ao acidente do Rio Paivô, envolvendo 24 pessoas e três embarcações da empresa Fuga e Evasão, o comandante dos Bombeiros de Arouca, Carlos Esteves, adiantou a existência de um ferido ligeiro.
"Houve um ferido ligeiro, a que prestámos assistência logo no local e não precisa de mais cuidados, e há outra pessoa com hipotermia”, esclareceu.
Os outros 22 tripulantes dos barcos conseguiram nadar até terra, mas acabaram por se perder nas margens do rio, sendo resgatados pelos bombeiros na sequência das buscas levadas a cabo no terreno entre as 13:50 (hora do alerta) e as 15:30.
Carlos Esteves defende que “Arouca é a capital dos desportos radicais”, mas afirma: “As empresas que trabalham nesta área têm que ter responsabilidade. O dinheiro não pode ser tudo. Num mês de chuvas intensas como este, se o rio não está seguro, não podem fazer actividades destas.”

Lusa

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Agenda Desportiva para o fim de semana de 16 e 17 de Jan 2010


Sábado, 16/01
FUTEBOL
Campeonato Infantis A - A.F.A.
Relâmpago //SC Paivense – 09.00 H
Canedo // CCR S. Martinho – 09.30 H

FUTEBOL
Campeonato Escolas B - A.F.A.
SC Paivense // Anta – 11.30 H

FUTEBOL
Campeonato Infantis B - A.F.A.
Vilamaiorense // SC Paivense - 09.15 H

Karaté
Campeonato Nacional Seniores – Fase Regional Centro Norte
Pavilhão Municipal dos Desportos - 09.00 – 13.00 H

FUTEBOL
Campeonato Escolas A - A.F.A.
SC Paivense // Argoncilhe - 10.15 H

FUTEBOL
Campeonato I Divisão Juniores A.F.A.
SC Paivense // Milheiroense – 15.30 H

Encontro de Cantares de Janeiras - Bairros
Salão Paroquial de S. Lourenço – 20.30 H

3
AGENDA CULTURAL E DESPORTIVA
FUTEBOL – Taça Fundação INATEL – Série Segundos
M. Poiares // Real A. C. – 19.00 H

FUTEBOL – Taça Fundação INATEL – Série Terceiros
Paraíso // JUAT – 15.00 H
Arrifana // Folgoso – 15.00 H

FUTEBOL – Taça Fundação INATEL – Série Primeiros
Arrifanenses // Oliveirense – 15.00 H

FUTSAl – Campeonato II Divisão – A.F.A.
Azagães // A.D. C. Bairros – 16.00 H
A.D. Casal // Arouca – 20.00 H – Pavilhão Municipal dos Desportos

Domingo 17/01
Hóquei em Patins
Campeonato Regional de Infantis
Bom Sucesso // HC Paivense – 10.00 H

Campeonato Iniciados II Divisão A.F.A.
Canedo // S.C. Paivense – 11.00 H

FUTEBOL
Campeonato Juvenis II Divisão A.F.A.
Relâmpago // C.C.R.S. Martinho 09.00 H

FUTEBOL
Campeonato II Divisão A.F.A.
CCR S. Martinho // Amigos do Cavaco – 15.00 H

FUTEBOL
Campeonato I Divisão A.F.A.
Estarreja // SC Paivense – 15.00 H

FREGUESIA DE SOUSELO BATE RECORD EM RENDIMENTO MÍNIMO!

Segundo informações recentes , a freguesia de Souselo , no concelho de Cinfães, tem 714 pessoas a receber o Rendimento Mínimo!...Será mais ou menos 25% da população da Freguesia .Se há quem precise, e há comcerteza, a maioria não precisa, porque muitos até trabalham...E outros que precisam têm vergonha de o pedir.Não há fiscalização, depois pagamos todos...
José Ribeiro

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Autarquia lança concurso para centro escolar orçado em mais de dois milhões de euros

Viseu, 14 Jan (Lusa) - A Câmara de Cinfães vai lançar concurso para a construção do centro escolar de Nespereira, um dos seis previstos na carta educativa e que representa um investimento superior a dois milhões de euros.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Cinfães, Pereira Pinto, justificou o montante com o facto de se tratar de um centro que vai acolher crianças de duas freguesias "e que fica com possibilidade de ser ampliado no futuro, caso se justifique", uma vez que se situa numa "zona de expansão".
"É a terceira freguesia mais populosa do concelho e é nossa intenção arranjar uma nova área urbana. Será uma zona de expansão da vila", afirmou.
O centro escolar terá cinco salas do ensino básico e três do jardim-de-infância e destina-se às 190 crianças destes dois níveis de ensino das freguesias de Nespereira e Fornelos.
"Fornelos tinha duas escolas, já fechou uma e depois fechará a outra. Em Nespereira, por ser uma freguesia muito dispersa, quase que cada aldeia tinha uma escola. Já fecharam as de Ervilhais, Paradela e Lourosa e o mesmo vai acontecer às de Pindelo, Feira e Vila Chã", explicou o autarca.
Com o novo centro escolar, a autarquia pretende que os alunos destas freguesias passem a ter "uma escola a tempo inteiro com qualidade de ensino", disponibilizando melhores recursos didácticos e humanos.
Uma biblioteca, uma sala polivalente, vestiários, cozinha e copa, recreio coberto e descoberto, zona de recreio infantil, zonas de estar e hortas pedagógicas são algumas das valências previstas no projecto.
Dos seis centros escolares previstos na carta educativa, já estão a funcionar dois: o complexo escolar de Cinfães e o centro escolar de Fonte Coberta, em Souselo.
Pereira Pinto contou que hoje visitou os centros escolares de Tarouquela e de Santiago de Piães, que estão em fase final de execução e para os quais estão a decorrer concursos para aquisição de mobiliário escolar.
Depois do lançamento do concurso público para a construção do centro escolar de Nespereira, fica a faltar o de Oliveira do Douro, que aguarda o parecer do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação.
O autarca justificou a quantidade de centros escolares com que ficará Cinfães com o facto de se tratar de um dos concelhos mais populosos do Norte do distrito de Viseu e de "a dispersão das aldeias obrigar a ter alguns cuidados".
"Gostaríamos que, no final de 2011, todos os centros escolares previstos na carta educativa estivessem concluídos", referiu, contando que, no entanto, as condições climatéricas nem sempre permitem o cumprimento dos prazos.
Deu o exemplo do centro escolar de Tarouquela, "que devia ficar concluído este mês", mas que está atrasado devido às chuvas constantes dos últimos meses que impedem a realização de trabalhos exteriores.

NOTA DE IMPRENSA

Os Vereadores do PSD no Executivo Municipal de Castelo de Paiva congratularam-se na reunião quinzenal do Município, realizada ontem, com o anúncio feito por parte do Vice-Presidente da Câmara, Senhor António Rodrigues na Assembleia de Freguesia do Paraíso no passado dia 9 de Janeiro, onde o mesmo afirmou que as obras actualmente em curso na Estrada Municipal nº 504, entre o Pejão e a Ponte do Arda, iriam até a última casa no Choupêlo e que este lugar teria finalmente água do Rio Paiva e da rede pública;

Castelo de Paiva, 15 de Janeiro de 2010

Os Vereadores do PSD

Paulo Teixeira

Rui César Castro

Vanessa Pereira

Abertura Candidaturas MODCOM

A Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, vem por este informar que se encontra aberta a 5ª fase do programa Modcom – Sistema de Incentivos a Projectos de Modernização do Comércio, cujas candidaturas decorrem até 12 de Março.
O MODCOM, destina-se a apoiar os comerciantes que pretendam modernizar os seus estabelecimentos ou integrar-se em redes empresariais, bem como as associações de comerciantes que pretendem dinamizar a actividade comercial nos centros urbanos.
Tendo por objectivo a modernização e a revitalização da actividade comercial, em especial, em centros de comércio independentes de proximidade, em zonas urbanas ou rurais, bem como a promoção de acções dirigidas ao comércio.
A ACI vem por este meio disponibilizar-se para esclarecer potenciais interessados e ajudar na execução dos projectos.

O Presidente

António Augusto de Oliveira Novais

"LIMPAR PORTUGAL" 20 DE MARÇO DE 2010


Vai decorrer uma acção a nivel nacional, cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010.
É uma iniciativa da sociedade civil, que se terá de organizar a nível concelhio, elaborando um projecto envolvendo a população, autarquia, juntas de freguesia, bombeiros e outras associacões do concelho.
Como facilmente se pode verificar, no nosso concelho, existe muito lixo que se vai acumulando ao longo das bermas das estradas nacionais e municipais, tais como: pneus, electrodomesticos, colchões, materiaisde construção, entre outras coisas.
Curiosamente ou talvez não, Castelo de Paiva é o concelho do distrito de Aveiro e concelhos vizinhos que tem menos aderentes a esta iniciativa e que ainda não tem uma organização e um projecto para o dia 20 de Março de 2010, como se pode verificar em http://limparportugal.ning.com/
Seria muito mau para a imagem de Castelo de Paiva, que ficassemos de fora desta iniciativa, por desconhecimento, comodismo, ou outra razão qualquer.Por favor divulguem esta iniciativa.


Manuel Conceição

Passeio todo o terreno " Amigos do Rafael"


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Nota de Imprensa

FREGUESIA DE REAL REALIZA “II MOSTRA DE VINHO VERDE E DOS PRODUTOS RURAIS DE REAL”

De acordo com o regulamento em vigor, encontram-se abertas as inscrições para a II Mostra de Vinho Verde e dos Produtos Rurais de Real.
Podem participar neste certame, produtores de vinho na área da Freguesia; Artesãos em nome individual, desde que sejam naturais ou residentes na freguesia; produtores agrícolas; Restaurantes da freguesia; Talhos com sede ou produção na freguesia; Instituições Privadas de Solidariedade Social da freguesia; Associações e Comissões de Festas da freguesia.
Poderão ainda participar outras entidades da freguesia, desde que, a organização considere que se enquadram nos objectivos da Feira.
O evento será organizado por uma comissão, constituída por elementos da Assembleia e Junta de Freguesia.
A exemplo do ano anterior, já foi solicitado o apoio da Câmara Municipal para o aluguer e montagem dos stands e para o envio de convite à população.
Os interessados devem dirigir-se à Junta de Freguesia até ao dia 31 de Janeiro, para procederem à respectiva inscrição.
GIRPJFR
12/01/2010

Turismo de Portugal distingue projecto Rota do Românico do Vale do Sousa


Penafiel, 13 JAN (Lusa) - O projecto Rota do Românico do Vale do Sousa foi hoje distinguido pelo Turismo de Portugal com o primeiro prémio na categoria de melhor projecto de requalificação público em 2009.
A distinção, que foi entregue na Feira Internacional de Lisboa, no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), assinala o trabalho realizado em 2009 pela Associação de Municípios do Vale do Sousa (Valsousa) ao nível da requalificação em 17 monumentos de estilo românico desta sub-região do distrito do Porto.
A Rota do Românico, que inclui vários monumentos nacionais como mosteiros, igrejas e pontes, resulta da definição de um itinerário de visita alargado que procura valorizar o património arquitectónico românico nos seis concelhos abrangidos: Penafiel, Lousada, Castelo de Paiva, Paços de Ferreira, Felgueiras, Paredes e Penafiel.
A Rota do Românico do Vale do Sousa representa um investimento global de oito milhões de euros e contou o ano passado com um incentivo atribuído pelo turismo de Portugal de 362 mil euros.
Nos últimos anos foram recuperados todos os monumentos, incluindo áreas envolventes e produzido material promocional para atrair turistas.
O prémio foi hoje entregue, em cerimónia pública, pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, ao presidente da Associação de Municípios do Vale do Sousa e autarca de Penafiel, Alberto Santos.
O edil, que estava acompanhado de outros autarcas da região, sublinhou que a distinção significa o reconhecimento nacional do trabalho que está a ser desenvolvido no Vale do Sousa para requalificar o património histórico e cultural.
“Este prémio é uma grande responsabilidade para todos nós. É o corolário do trabalho de cerca de 12 anos ao serviço do desenvolvimento regional e do país do ponto de vista turístico, do nosso património, da nossa história, de tudo aquilo que temos de bom na nossa região”, afirmou Alberto Santos.
Garantindo que “o prémio é também um estímulo para continuar a trabalhar neste projecto”, o autarca de Penafiel sublinhou que a região continuará empenhada em melhorar a Rota do Românico, alargando-a aos municípios vizinhos do Baixo Tâmega, onde também existem vários monumentos nacionais deste estilo arquitectónico.
Alberto Santos anunciou também que estão a ser desenvolvidas acções com organizações congéneres espanholas e até está assegurada a integração na maior rede de românico europeia, com sede na Alemanha.
“É desta forma que queremos contribuir para vencer as dificuldades e os desafios e transformar a nossa região, que tem várias debilidades, numa região de excelência, que potencia o seu património e cultura ao serviço do desenvolvimento”, acrescentou Alberto Santos.
Os seis concelhos da Rota do Românico do Vale do Sousa, através da Valsousa, está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorrer até dia 17, através do espaço do Porto e Norte Portugal, onde estão representados 82 municípios.

MUNICIPIO DE CASTELO DE PAIVA INTEGRA A ROTA DO ROMANICO NA BTL - LISBOA 2010

Integrando a participação da Rota do Românico
Município de Castelo de Paiva representado na BTL – Lisboa



O Município de Castelo de Paiva integra o espaço da “ Rota do Românico do Vale do Sousa (RRVS) “ que está presente, pelo segundo ano consecutivo na BTL – Feira Internacional de Turismo, certame que hoje abre as portas até ao dia 17 de Janeiro, na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa.
Após o grande sucesso alcançado na edição anterior, a RRVS volta a participar no maior evento nacional dedicado à actividade turística e o concelho de Castelo de Paiva volta a marcar presença neste grande evento de promoção turística internacional.Na BTL 2010, a Rota do Românico vai integrar o inovador e interactivo espaço expositivo do Turismo do Porto e Norte de Portugal, no Pavilhão 1 da FIL, merecendo um grande destaque no âmbito do produto estratégico do “Touring Cultural & Paisagístico e dos Patrimónios”.No dia da abertura da Feira, hoje às 15 horas, a RRVS vai dinamizar uma prova de vinhos verdes e espumantes da região do Vale do Sousa, acompanhada com doçaria tradicional e queijos, sendo de destacar a presença dos DOCES TÍPICOS DE CASTELO DE PAIVA E O ESPUMANTE SERAMAGOSA, da Quinta do Covêlo – Fornos, estando agendadas as actuações do grupo de Teatro Amador de Cristelo (Paredes) e do Grupo de Castanholas de Freamunde (Paços de Ferreira) que integram o vasto programa de animação da BTL 2010. A BTL – Feira Internacional de Turismo, já na sua vigésima segunda edição, constitui a maior montra da oferta turística em Portugal. Em 2009 contou com mais de 71 mil visitantes e 900 expositores nacionais e estrangeiros e a representação de mais de 40destinos internacionais, que ocuparam a totalidade da área (19 mil metros quadrados) de exposição da FIL – Feira Internacional de Lisboa.Afirmando-se como um produto turístico-cultural por excelência, a Rota do Românico do Vale do Sousa marca assim a sua presença na BTL 2010, divulgando a região e os seus produtos, mas também a imagem de marca de um projecto de forte cariz regional.
José Manuel Carvalho, Vereador da CM de Castelo de Paiva, marcou presença na sessão de abertura da BTL em Lisboa e manifestou o desejo que esta seja uma aposta ganha, na medida em que se trata de uma oportunidade única e especial de promover o concelho e dar a conhecer as suas potencialidades turísticas, evidenciando toda a sua beleza paisagística, o seu património edificado, a sua gastronomia e a sua típica doçaria regional, para além dos afamados vinhos verdes e os já famosos espumantes, cada vez mais apreciados.

GIRP/Carlos Oliveira

Castelode Paiva vai acolher Campeonato Nacional Seniores de Karaté


Mais uma iniciativa do Grupo Desportivo e Cultural Castelo de Paiva vai acolher no próximo Sábado Campeonato Nacional Seniores de Karaté


Contando com a colaboração e apoio da Câmara Municipal, o Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, em parceria com a Federação Nacional de Karaté - FPK, vai promover, no próximo Sábado, dia 16, no espaço do Pavilhão Municipal de Desportos, o Campeonato Nacional, nomeadamente a Fase Regional Centro Norte, para a categoria sénior, trazendo até ao concelho alguns dos melhores praticantes da modalidade, que irão proporcionar momentos únicos desta espectacular arte marcial. Esta acção, orientada para Campeonato Sénior Norte/Centro, terá o seu início às 9,30 horas da manhã e vai culminar com o treino da selecção nacional a partir das 14h30, sendo uma excelente oportunidade para conhecer os melhores praticantes, aqueles que se preparam para representar Portugal nos eventos internacionais.João Garcês, director de provas da FPK e principal responsável de todos os eventos que têm acontecido em Castelo de Paiva, mostra-se agradado com esta realização e prevê um dia em cheio para o Karaté, prevendo também, que este evento seja, uma boa aposta promocional, para a modalidade e para a terra.A cerimónia de entrega de prémios está agendada para o final da manhã e, para além de Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, contará com a presença do edil Gonçalo Rocha e do Vereador do Pelouro do Desporto, José Manuel Carvalho, autarcas que já se congratularam com a realização desta iniciativa e felicitaram a colectividade paivense por ter conseguido trazer para o município mais este importante evento desportivo.Entretanto, no mesmo dia, pelas 20h, realiza-se no espaço do Pavilhão Municipal, mais um jogo de Futsal, entre a A.D. do Casal e a Associação Académica de Arouca, pontuável para o respectivo Campeonato Distrital.

GIRP/COliveira

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Nota de imprensa

700 mil euros para as Juntas de Freguesia

As 17 Juntas de Freguesia do Município de Cinfães vão receber um montante global de 705.600 euros no decorrer de 2010.
“Considerando que as Juntas de Freguesia não possuem receitas próprias suficientes, nem recebem do Orçamento de Estado as transferências necessárias para a concretização de prioridades no âmbito das suas competências e atribuições”, a Câmara Municipal de Cinfães deliberou, ontem, aprovar a transferência de verbas em 12 mensalidades, com efeitos a partir de 1 de Janeiro último.
Os montantes globais, por Junta de Freguesia são os seguintes:
Alhões – 22.631,12
Bustelo – 17.027,47
Cinfães – 80.530,86
Espadanedo – 36.492,75
Ferreiros – 34.951,67
Fornelos – 30.423,56
Gralheira – 21.329,76
Moimenta – 22.407,06
Nespereira – 73.363,98
Oliveira – 47.517,52
Ramires – 20.852,69
Santiago de Piães – 54.977,12
S. Cristóvão de Nogueira – 58.643,47
Souselo – 70.304,85
Tarouquela – 36.227,50
Tendais – 47.589,38
Travanca – 30.329,25

Competências delegadas nas Juntas de Freguesia
A Câmara Municipal de Cinfães deliberou também delegar competências nas Juntas de Freguesia, “em matéria de conservação e limpeza de valetas, aquedutos e bermas dos caminhos e estradas municipais”. Assim, as Juntas de Freguesia do concelho receberão 0,60 euros/ml por cada limpeza, a realizar “uma ou duas vezes por ano”.
O executivo aprovou ainda delegar competências nas Juntas de Freguesia ao nível das pequenas reparações nos Jardins-de-infância e Escolas do 1º C.E.B., pintura de abrigos e colocação de sinalética nos caminhos e estradas municipais.
G.A.P

CANDIDATURA DE CASTELO DE PAIVA FOI ESCOLHIDA : RIO PAIVA NOMEADO PARA AS MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL


Dez locais do distrito de Aveiro entre os candidatos a maravilha natural de Portugal
GONÇALO ROCHA CONGRATULA-SE POR VER O RIO PAIVA ENTRE OS LOCAIS NOMEADOS




O distrito de Aveiro vai candidatar dez locais à nomeação de Maravilha Natural de Portugal, no âmbito do concurso que está a decorrer e que vai eleger as sete mais belas maravilhas portuguesas naturais.
Na lista de candidatas do distrito, o concelho de Arouca aparece com quatro candidaturas: Frecha da Mizarela, Pedras Parideiras, Geopark Arouca e o Rio Paiva.

O Rio Paiva, zona protegida e um dos paraísos em Portugal para a prática do desporto – aventura ( águas bravas ) também está nomeado pelo concelho de Castelo de Paiva, que apresentou uma candidatura para este espaço privilegiado, cada vez mais procurado pelos adeptos do rafting e da canoagem.
O edil paivense Gonçalo Rocha, já se congratulou com esta nomeação e realçou as enormes potencialidades do Rio Paiva, mostrando-se esperançado que possa ser escolhido e votado para a segunda fase do concurso, desejando que a sua emblemática beleza seja recordada por todos aqueles milhares de adeptos que o procuram para os desportos de águas bravas, como um local paradisíaco que vale a pena visitar e conhecer.
Curso de água de média dimensão, o Rio Paiva é um rio português que nasce na Serra da Nave, na freguesia de Pêra Velha, no concelho de Moimenta da Beira e desagua no Rio Douro, na zona ribeirinha de Fornos, em Castelo de Paiva. Tem um trajecto de cerca de 111 km e uma área de bacia de 77 km2. Foi considerado, ainda não há muitos anos, o rio menos poluído da Europa, e ainda hoje é local de desova da truta (Salmo truta). Está actualmente classificado como SIC – Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000, estatuto que obriga o governo português a zelar pela sua preservação. O Rio Paiva é um rio português do qual nos podemos orgulhar por ser um dos mais bem preservados da Europa. Tem como principais afluentes o Rio de Frades e o Rio Paivô.
Sever do Vouga apresenta duas candidaturas, a Cascata da Cabreia e o Património verde/água. Completam a lista das maravilhas naturais do distrito a competição a Mata Nacional do Buçaco (Mealhada), Baixo Vouga Lagunar (Estarreja), Dunas de S. Jacinto (Aveiro/Murtosa) e o Parque de La Salette (Oliveira de Azeméis).
Ao todo, são 270 os locais do continente e regiões autónomas, relativos a 323 candidaturas, que integram a primeira lista de candidatos a “7 Maravilhas Naturais de Portugal”, que ficará reduzida a 77 sítios no próximo mês.
De acordo com a organização, o número de candidaturas é superior ao número de locais escolhidos por autarquias e instituições da área do ambiente, porque cada área pode concorrer em mais do que uma categoria.
GIRP/COliveira

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CM de Castelo de Paiva promoveu o XII Encontro de Cantares das Janeiras

Com a participação de 13 grupos do concelho
Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu XII Encontro de Cantares das Janeiras

Gonçalo Rocha evidenciou o bom nível das interpretações


Com o espaço do Auditório Municipal a “ arrebentar pelas costuras “, realizou-se na noite do passado sábado, a 12ª edição do Encontro de Cantares das Janeiras, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, que chegou a estar marcada para o espaço da Alameda da Igreja Matriz de Sobrado, mas que devido tempo gélido que se fez sentir na região, teve de ser transferido para a estrutura municipal localizada na Quinta do Pinheiro.

Neste evento cultural, que todos os anos motiva grande entusiasmo e alegria, a autarquia paivense pretendeu como sempre, juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm viva esta secular tradição de Cantar os Reis.
Para além do presidente Gonçalo Rocha e do Reverendo Padre Alberto Laranjeira, marcaram presença o Vereador da Cultura, José Carvalho, o presidente da Associação Comercial e Industrial, e os presidentes das Juntas de Freguesia de Sobrado, Bairros e Raiva, destacando-se ainda, a presença de outros autarcas do concelho, dirigentes associativos e de agrupamentos escolares.
O espectáculo deste ano, contou com as presenças de 13 grupos, nomeadamente o Grupo Coral da Paróquia de Sobrado, Academia de Musica de Castelo de Paiva, Grupo de Danças e Cantares do Paraíso, Rancho Folclórico de S. Martinho, Rancho Folclórico da Nossa Senhora das Amoras, Rancho Folclórico de Bairros, Banda Musical de Fornos, Banda Marcial de Bairros, Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, Grupo Amigos do Douro, Grupo Coral da Paróquia de S. Martinho, Universidade Sénior de Castelo de Paiva e Associação P’ra Pular, de Fornos, todos imbuídos no espírito festivo que se atravessa, procurando retratar a tradição de outros tempos.
O Reverendo Padre Alberto Laranjeira congratulou-se com a iniciativa, lamentou que o tempo não tenha ajudado à realização no cenário previsto junto á Igreja Paroquial de Sobrado, recordando depois, o tempo em que se cantavam os reis ou as janeiras nas terras do interior, realçando o espírito de solidariedade que sempre existia entre todos no seio da comunidade.
Insistindo que a tradição se deve manter, recreando os costumes de outrora, o pároco de Sobrado sugeriu mesmo que, numa próxima edição, os grupos participantes no evento, possam dar uma volta ao Largo do Conde, antes de rumarem ao local onde se realiza o encontro, como forma de evidenciar mais o ritual popular junto da comunidade, proporcionado um momento único de encantamento e de louvor na “ sala de visitas “ do Município.
“ Trata-se de uma forma genuína de reviver velhas tradições que, apesar das mudanças evidenciadas na sociedade actual, ainda se mantém activa neste concelho e, na verdade, continuamos agradados que haja gente e colectividades interessadas em manter este espírito “, referiu também a propósito o Vereador da Cultura, José Carvalho.
Satisfeito com o sucesso da iniciativa, Gonçalo Rocha, presidente da autarquia, congratulou-se com a excelente adesão conseguida, com a continuidade deste secular costume de cantar os reis, “ onde para além de se estimular a defesa do património cultural, se desperta os valores da etnografia, concretizados na antiguidade dos cantares, na riqueza dos trajes regionais e na adequação dos instrumentos utilizados, na musicalidade e no bom nível das interpretações, tudo evidenciado num espírito de solidariedade e fraternidade que interessa preservar “.
Ao recordar os primórdios da iniciativa, recuperando velhas cantigas e se dinamizando a música popular portuguesa, o edil paivense prestou homenagem a todos os que, ao longo dos tempos, deram vida a esta tradição, e manifestou a todos votos de um Bom Ano, desejando que, no aspecto cultural, a dinamização destas iniciativas possa ter continuidade, prestigiando o concelho e reforçando o movimento associativo, formulando votos para que o novo ano represente para os Paivenses e para o concelho, a consecução de todos os anseios e a realização de todos os ideais de justiça, de trabalho, de tolerância, de solidariedade, de desenvolvimento e progresso social.
Durante a iniciativa, foram entregues os prémios do recente Concurso de Decoração Natalícia de Rotundas, levado a efeito pela edilidade paivense em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, que contemplou a Rotunda junto ao Intermarché, com o 1º Prémio ( Centro Social e Paroquial de Sobrado ), a Rotunda do Crasto, no Castelo, com º 2º lugar ( Centrun F e Universidade Sénior ) e a Rotunda da Estação, em Oliveira do Arda, como terceira classificada ( Agrupamento Vertical de Escolas do Couto Mineiro )



Clique para ouvir - 1ª Parte cantares das janeiras


Clique para ouvir - 2ª Parte Cantares das Janeiras




GIRP/ COliveira

Campeonato Distrital de Estrada confirma Grupo Desportivo. Amélia Vieira, a melhor sub-23


Numa manhã gelada, que até deu para assistir a queda de neve, realizou-se na vila de Cesar o Campeonato Distrital de Estrada.
Continuamos a não nos conformar com o método usado pela A.A.A.. Para nós não faz sentido a disputa do Campeonato Distrital abaixo dos 10000m quando o nacional contempla no mínimo 15000m.
O Grupo Desportivo fez deslocar a Cesar quase toda a sua "armada". E pode dizer-se que as cores azul/amarelo dos atletas de Castelo de Paiva deram nas vistas.
Amélia Vieira, uma das mais laureadas atletas do Grupo conseguiu o título de sub-23, este título será um forte lenitivo para a jovem atleta e também um prémio à força de vontade patenteada pela mesma e que a ajudará a conciliar a vida académica, social e desportiva.
José Vieira e Bruno Vieira, também estiveram no pódio, mostrando aos mais velhos que o atletismo de Castelo de Paiva está rejuvenecido.
A nossa equipa sénior apresentou-se homogénia, conseguindo entrar no top-ten, superando formações com fortes aspirações nestes Campeonatos de Estrada.

Resultados 11ª Prova Cesar

Benjamins fem - 14ª Helena Silva
Infantis masc - 3º José Vieira/ 38º Pedro Vieira
Inicados masc - 3º Bruno Vieira
Senior fem - 11ª Amélia Vieira
Senior masc - 16º Sérgio Azevedo/ 20º Vítor Barbosa/ 56º Fernando Duarte/ 81º António Moreira/ 113º Vicente Vieira

Colectivo - 8º GDCCP

Vet 1 masc - 11º Carlos Silva
Vet 2 masc - 19º Fernando Ramos
Vet 3 masc - 22º Manuel Vieira/ 97º Alberto Lopes

Resultados Campeonato Distrital Estrada Brevemente

Academia de Música de castelo de Paiva celebrou protocolos de colaboração

A Academia de Música de Castelo de Paiva celebrou protocolos de colaboração com diversas instituições de ensino superior no âmbito dos Cursos de Mestrado em Pedagogia do Instrumento e Música de Conjunto e Formação Musical. Os recentes protocolos, com a duração de dois anos lectivos, foram celebrados com o Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Música de Lisboa e ISEIT-Viseu e visam a realização da prática de ensino supervisionada a estudantes de Mestrado e o desenvolvimento de actividades de iniciação à prática profissional, incluindo a prática de ensino supervisionada e de investigação e desenvolvimento no domínio da educação.No âmbito do acordo celebrado entre as instituições referidas a Academia compromete-se a receber alunos de mestrado e a supervisionar a pratica pedagógica em estreita colaboração com os docentes-orientadores das escolas de ensino superior. Como contrapartidas a Academia beneficiará, em primeiro lugar, do enriquecimento propiciado pelo trabalho pedagógico dos mestrandos e, ainda, do acesso a bens educativos oferecidos à escola e aos docentes pelas instituições protocoladas.Refira-se que a AMCP realizou e tem em vigor um protocolo de colaboração com a Universidade de Aveiro na realização da prática pedagógica a alunos das Licenciaturas em pedagogia do instrumento.
AMCP

Assembleia Municipal de Castelo de Paiva elegeu e designou representantes para diversos órgãos




Aprovado o Regulamento da Actividade de Comércio a Retalho não Sedentário Exercido por Feirantes

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA ELEGEU E DESIGNOU REPRESENTANTES PARA DIVERSOS ÓRGÃOS




Na sua ultima sessão ordinária, a Assembleia Municipal de Castelo de Paiva apreciou e deliberou por, unanimidade, aprovar o Regulamento da Actividade de Comércio a Retalho não Sedentário Exercido por Feirantes, de acordo com as alterações constantes no artigo 39º, ao mesmo tempo que, nos termos do artigo 13º dos estatutos, elegeu os cinco representantes de Castelo de Paiva para a Assembleia Intermunicipal do Tâmega e Sousa, relativamente ao mandato de 2009/2013, tendo o areópago paivense eleito por maioria de 20 votos e 1 voto branco os seguintes membros efectivos:

1. - Dr. José Manuel Lopes de Almeida - PSD
2. – Dr. João Pedro Nogueira Costa Campos - PS
3. – Sr. João Fernando Barbosa Dias - PSD
4. – Dr. José António da Costa Moreira da Rocha - PS
5. – Dr. Manuel António Rocha Pereira - CDS
Membros Suplentes
1. - Sr. Manuel Duarte Mendes – PSD
2. – Drª. Giselda Martins Sousa Neves - PS
3. – Dr. José António Silva Rocha – PSD
4 – Sr. Jorge Humberto Castro Rocha Quintas – PS
Relativamente à eleição do representante das Juntas de Freguesia do concelho para a Associação Nacional de Municípios Portugueses
, a Assembleia Municipal de Castelo de Paiva elegeu por unanimidade, José António Santos Vilela, actual presidente da Junta Freguesia de Sobrado, enquanto que para a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco de Castelo de Paiva foram designados pela Assembleia Municipal, os seguintes deputados:
1. - Drª. Carla Gouveia
2. – Drª. Maria de Fátima Reis Laranja Strecht Ribeiro
3. – Dr. José Manuel Lopes de Almeida
4. – Drª. Gina Maria Silva Moreira

Por último, para a Comissão de Acompanhamento do Saneamento Básico, a Assembleia Municipal de Castelo de Paiva designou, por unanimidade, os seguintes Membros Efectivos:
1. Dr. José Manuel Lopes de Almeida – PSD
2. – Sr. Jorge Humberto Castro Rocha Quintas – PS
3. - Dr. Manuel António Rocha Pereira – CDS

Membros Suplentes
1 – Drª. Gina Maria Silva Moreira – PSD
2. – Drª. Giselda Martins Sousa Neves – PS
GIRP/ Coliveira

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva