sábado, 1 de agosto de 2009

Arouca adopta contratação electrónica

Estão a ser concluídos os últimos testes da plataforma electrónica de contratação pública da Câmara Municipal de Arouca, anuncia o organismo.

Como tal, «a inscrição prévia dos vários fornecedores que manifestaram interesse em aderir a esta plataforma está a ser ultimada, e pretende-se que esta ferramenta esteja em pleno funcionamento ainda antes do prazo estipulado». Os fornecedores interessados em inscrever-se na plataforma electrónica de contratação da Câmara de Arouca podem fazê-lo neste link.

A medida visa dar cumprimento ao decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros, que, no âmbito do Código dos Contratos Públicos, estabelece que a implementação de plataformas electrónicas de contratação pública seja obrigatória até 31 de Outubro.

Por IGOV

Chave Euromilhões


Esta é a chave vencedora do Concurso nº31/2009
5 9 20 21 26 + 3 6

PRESIDENTE DA CÃMARA MUNICIPAL VISITOU OBRAS NO CENTRO SOCIAL DE SARDOURA

Autarcas impressionados com a grandeza das obras em curso
ROTEIRO SOCIAL PELO CONCELHO DE CASTELO DE PAIVA
PROSSEGUIU HOJE(ontem) COM A VISITA AO CENTRO SOCIAL DE SARDOURA


Conforme já foi anunciado, no âmbito do Roteiro Social pelo concelho, o Executivo Municipal liderado por Paulo Teixeira, está a protagonizar visitas detalhadas a todas as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do município.

O périplo pelas IPSS, nesta iniciativa aprovada pela edilidade, continuou hoje, com uma visita ás instalações do Centro Social de Sardoura, no lugar da Devesa, onde o presidente Paulo Teixeira esteve acompanhado dos Vereadores Rui César Castro e Manuel Rocha, do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria de Sardoura e de José António Rocha, presidente daquela instituição, entre outros dirigentes daquela IPSS. Os autarcas paivenses tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o dia a dia desta importante instituição de solidariedade social, assim como também conhecer, as grandes obras em curso, ao nível das novas instalações, que vão redimensionar a instituição e possibilitar novas valências e a prestação de um serviço mais eficaz.
Neste momento decorrem duas grandes empreitadas, uma no valor de 1,5 milhões de euros e orientada para um Lar de Idosos com 16 quartos tipo “ suite “, e uma creche com todas as condições de funcionalidade, assim como outro projecto, no valor de 100 mil euros de investimento, para a construção e readaptação da cozinha da instituição.
Obras que deixaram os autarcas impressionados, quanto mais não seja pelo ritmo que a construção está a ter, realizada por um empreiteiro do concelho que, a par do excelente trabalho que está a realizar, tem tido a preocupação de ajudar expandir a economia local, trabalhando com gente da terra e dando trabalho a empresários locais no ramo da construção civil.
Segundo o edil paivense, que se mostrou muito satisfeito com o ritmo das obras e destacou o interesse deste forte investimento do Centro Social de Sardoura, pretende-se com esta iniciativa, conhecer melhor as instituições, o trabalho que promovem, a obra em curso, assim como perspectivar o futuro destas entidades que, no domínio da intervenção social, já empregam mais três centenas de pessoas em todo o município.
Recorde-se que o Centro Social de Sardoura apresenta as valência de Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário a Idosos, o Centro de Actividades de Tempos Livres, Prolongamento Escolar, para além de Campos de Férias, Formação Profissional, AEC’s, assim como sustenta o Projecto Incluir, com varias actividades e oficinas em funcionamento, empregando directamente mais de 70 pessoas…

GIRP/COliveira

Notícias sobre o concelho de Cinfães

Manuais escolares gratuitos

A Câmara Municipal de Cinfães deliberou oferecer os manuais de actividades de inglês a todos os alunos das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), do 1º Ciclo do Ensino Básico, e ceder por empréstimo o manual do aluno, para o ano lectivo 2009/2010, à semelhança do que tem sucedido em anos anteriores.

A Autarquia deliberou ainda renovar os kits dos professores de música e actividade física/desportiva, também no âmbito das AEC.

A aquisição dos manuais e dos kits está orçada em cerca de 8 mil euros.


Mão Morta em Cinfães

Os Mão Morta vão actuar em Cinfães no próximo domingo, dia 2 de Agosto. O concerto vai realizar-se no Largo da Feira Quinzenal, às 22h00.

A actuação da banda portuguesa com 25 anos de existência insere-se no programa do II Festival da Juventude de Cinfães, a decorrer entre hoje, dia 31 de Julho, e domingo (ver cartazes em anexo).


Bandas vão receber 75 mil euros

A Câmara Municipal de Cinfães deliberou voltar a fixar em 15 mil euros o subsídio de manutenção a atribuir a cada uma das cinco bandas de música do concelho, em 2009.

O total de 75 mil euros será distribuído pela Banda de Música da Casa do Povo de Ferreiros, a Associação Filarmónica, Cultural, Recreativa e Desportiva de Tarouquela, o Centro Recreativo e Cultural de Nespereira – Banda Marcial, a Sociedade Artística Musical de Cinfães – Banda Marcial e pela Associação Cultural e Banda Filarmónica de Santo António de Piães.


Festas em Nespereira

Nespereira vai receber as Festas de S. Brás e da N.ª Sr.ª da Aparecida, entre 7 e 9 de Agosto, nas imediações da Capela de S. Brás.

Anunciam-se, entre outras iniciativas, espectáculos com actuações de Pauliteiros de Miranda do Douro, de grupos e de bandas de música e de ranchos folclóricos (ver programa em anexo).


Subsídio para a Semana da Juventude de Nespereira

A realização da Semana da Juventude, em Nespereira, será subsidiada pela Câmara Municipal de Cinfães com 30 por cento do orçamento estimado para a iniciativa da associação juvenil local: 14.330 euros.

A Semana da Juventude está agendada para o período entre 10 e 15 de Agosto.


Inscrições abertas para actividades do Kulverão’09


A Associação Juvenil de Nespereira, Kuljovem, anuncia que estão abertas as inscrições para participar no torneio de voleibol de praia e no rally paper a decorrer durante a Semana da Juventude, entre 10 e 15 de Agosto. Regulamentos e fichas de inscrição em anexo.


Animação em Fornelos

A Associação de Jovens – Os Mantanas anuncia um programa de animação para o mês de Agosto, em Macieira, freguesia de Fornelos (consultar actividades em anexo).



G.A.P.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

António Freitas, vai na lista do PS por Aveiro ás Eleições Legislativas de 2009

António Freitas, vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva e natural deste concelho é o 15º elemento na lista do Partido Socialista ás Eleições Legislativas de 2009. Lista essa encabeçada por Maria de Belém, que assim volta a liderar esta mesma lista pelo distrito de Aveiro que até então era ocupada por Manuel Pinho desde 2005.
António Freitas, exerceu os cargos de Presidente da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, de vereador (com o pelouro do Desporto, Cultura e Turismo), e ainda deputado municipal pelo PS no penúltimo mandato.
Os restantes elemento da lista por Aveiro são os seguintes: Afonso Candal (Aveiro), Sérgio Sousa Pinto (Lisboa), Rosa Maria Albernaz (Espinho), Vítor Fontes (Santa Maria da Feira), Filipe Neto Brandão (Aveiro), Marisa Macedo (Estarreja), Manuel São Bento (Águeda), Óscar Gaspar (Vagos), Mariana Franco (Ílhavo), Raúl Martins (Aveiro), Jorge Sequeira (S. João da Madeira), Rosário Relva (Ovar), Luís Neto (Espinho), Regina Fontes (Arouca) e António Freitas (Castelo de Paiva).
No entanto, Arminda Martins (Mealhada), Rui Marinha (Anadia), Ana Maria Silva (Vale de Cambra), José Salavisa (Oliveira do Bairro) e Luís Ferreira (S. João da Madeira) são os suplentes.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL VISITOU OBRAS EM BAIRROS E ROTEIRO SOCIAL CONTEMPLA O CENTRO SOCIAL DE SARDOURA

António Costa, Presidente da Junta de Bairros acompanhado por Rui César Castro
Presidente Paulo Teixeira visitou ontem obras na freguesia de Bairros



O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, acompanhado pelo Vice – Presidente Rui César Castro e pelo presidente da Junta de Freguesia, António Costa, esteve ontem de visita à freguesia de Bairros, onde tomaram contacto com algumas obras em curso.
São obras que foram assumidas no âmbito de parceria estabelecida entre a autarquia paivense e a Junta de Freguesia de Bairros, entre elas o Caminho dos Cortiços ( FOTOS EM ANEXO ), numa aposta de melhoria da rede viária municipal, que a edilidade quer manter.

ROTEIRO SOCIAL PELO CONCELHO
PROSSEGUE AMANHA NO CENTRO SOCIAL DE SARDOURA


Entretanto, no âmbito do Roteiro Social pelo concelho, o Executivo Municipal liderado por Paulo Teixeira, está a protagonizar visitas detalhadas a todas as IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social do município.

O périplo pelas IPSS, nesta iniciativa aprovada pela edilidade, continua amanhã, com uma visita ás instalações do Centro Social de Sardoura, agendada para as 11 horas, onde os autarcas paivenses terão a oportunidade de ficar a conhecer o dia a dia desta importante instituição, assim como também, as obras em curso para novas instalações e para novas valências, desta IPSS da freguesia de Santa Maria de Sardoura.
Segundo o edil paivense, pretende-se com esta iniciativa, conhecer melhor as instituições, o trabalho que promovem, a obra em curso, assim como perspectivar o futuro destas entidades que, no domínio da intervenção social, já empregam mais três centenas de pessoas em todo o município.

GIRP/COliveira

Torneio de Matraquilhos

Inserido na programação dos "Jogos Desportivos de Castelo de Paiva", a Associação Jovens Sol Nascente da freguesia da Raiva leva a efeito no dia 1 de Agosto um "Torneio de Matraquilhos".

Câmara Municipal de Arouca quer protagonismo!

A JSD de Arouca, escreve no seu site na internet, que a Câmara Municipal, presidida por Artur Neves quer protagonismo.



E não estivessem à porta as Eleições Autárquicas! Em 2006, a JSD Arouca apresentou à consideração do Executivo Camarário o “Projecto de Execução dos I Prémios J Arouca 2006” que visava distinguir jovens Arouquenses de diferentes áreas: Desporto; Academia; Cultura; Associativismo; Música; Projecto do Ano; Honra. Embora se tratasse de um projecto empreendedor, cujo objectivo principal era reconhecer o trabalho e o mérito dos jovens arouquenses destacados nas áreas atrás referidas, e que contava com o contributo de várias entidades, a JSD viu o seu projecto ir por água abaixo, já que lhe foi recusado o apoio e a colaboração da CMA.

Agora, e porque se avizinha a hora da verdade, o mesmo Executivo organizou a “Gala dos Mini Campeões”, evidenciando, mais uma vez, que não é isento nem imparcial e que se “inspira” nas ideias dos outros. É isto: Gosta de andar a reboque!

Perdoem-nos os Escuteiros por quem nutrimos grande admiração e respeito e que merecem todo o nosso apoio. Concordamos, plenamente, com todo a cooperação que lhes possa ser dispensada, sendo aqui referidos apenas para manifestarmos o nosso descontentamento e a nossa revolta pela injustiça de que fomos alvo.

O nosso Projecto englobava áreas muito mais amplas e foi “chumbado”. Porquê? Que Executivo é este que “corta as asas” a quem gosta de voar? A indiferença dos nossos ilustres governantes autárquicos só provoca a desmotivação e o desinteresse dos jovens pelas actividades que desempenham e que poderiam levar além fronteiras o bom nome da nossa terra.

“Quem não é por mim, é contra mim!” Abram os olhos e votem responsavelmente nas próximas eleições autárquicas. Saber governar também passa por reconhecer o valor e o trabalho daqueles que querem contribuir para uma sociedade melhor, mais justa e mais autêntica. Nós queremos! Mas... há quem não queira!
GIJSD Arouca

terça-feira, 28 de julho de 2009

Gonçalo Rocha em contacto directo com os Paivenses


Gonçalo Rocha, Candidato Socialista à Câmara Municipal de Castelo de Paiva, tem estado diariamente em contacto directo com os Paivenses.
A semana passada começou com a visita à freguesia de S. Pedro do Paraíso, onde Gonçalo Rocha e Pedro Mendes, Candidato Socialista a referida freguesia, assim como restante comitiva, estiveram na segunda-feira.
Na terça-feira, Gonçalo Rocha e Manuel Mendes, Candidato Socialista em Santa Maria de Sardoura, visitaram os lugares da freguesia.
A freguesia de Fornos recebeu a visita dos respectivos Candidatos, Gonçalo Rocha e Víctor Rodrigues, na passada quarta-feira.
Na quinta-feira, Gonçalo Rocha e Agostinho Monteiro, Candidato à freguesia de S. Martinho de Sardoura, visitaram alguns lugares da freguesia.
Sexta-feira foi a vez de a Freguesia de Real receber a Comitiva Socialista, com António Rodrigues Fernandes, Candidato local.
Sábado, foi dia de a freguesia de Pedorido receber um primeiro contacto da Equipa Socialista. Gonçalo Rocha e Artur Freitas Sousa, Candidato à Junta de Freguesia, visitaram alguns dos lugares da freguesia limítrofe do concelho.
A receptividade dos Paivenses a esta iniciativa de um contacto directo, por parte da Comitiva Socialista, tem sido extraordinariamente positiva. É de notar a necessidade que a população de Castelo de Paiva tem em dialogar, directamente, com a comitiva política, expondo os seus anseios e desejos, numa esperança de mudança.
Ainda no sábado, Gonçalo Rocha fez questão de estar presente no concerto inédito da Banda Musical de Fornos, na Ilha dos Amores, em Fornos, jantando a bordo do barco rabelo. Gonçalo Rocha dá duplamente os Parabéns à Banda Musical de Fornos. Primeiro pelo seu primeiro centenário, uma comemoração louvável, e segundo pela organização desta iniciativa que foi um verdadeiro sucesso.
No domingo, Dia dos Avós, Gonçalo Rocha esteve nas festas religiosas de S. Pelágio, em Fornos, e de Santa Ana, no Pejão.


Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha
Partido Socialista de Castelo de Paiva
Autárquicas 2009

Incêndio numa unidade hoteleira de Castelo de Paiva

As chamas foram vistas a sair desta conduta(chaminê) com bastante intensidade
Alerta de incêndio numa unidade hoteleira na vila de Castelo de Paiva (Rua direita)
Durante algum tempo a Rua da Boavista, esteve cortada ao trânsito.

PRESIDENTE PAULO TEIXEIRA PRESENTE NA FESTA DO DIA DOS AVÓS NA ARPIP EM PEDORIDO


Iniciativa integrada no Projecto MICAS
Presidente Paulo Teixeira marcou presença na Festa do Dia dos Avós na ARPIP



O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, marcou presença no passado Domingo, na festa comemorativa do DIA DOS AVÓS, realizada na ARPIP – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido, uma iniciativa integrada no calendário do Projecto MICAS, coordenado pelo Gabinete Local da Rede Social.

No convívio estiveram presentes diversos utentes do Centro Social de Real, do Centro Social de Sardoura e da ARPIP, a instituição anfitriã e a animação foi uma constante entre todos, tendo o edil paivense elogiado estas acções que permitem que todos possam confraternizar num salutar e alegre ambiente de convivialidade, até porque a jornada foi aberta à comunidade local no período da tarde.
Segundo Luis Costa, presidente da ARPIP, esta iniciativa já se repete há três anos e terá continuidade, quanto mais não seja porque potencia o convívio e as relações humanas num ambiente saudável de animação e convívio entre os idosos das várias instituições e a própria população.
Entretanto, a ARPIP prossegue com as diversas actividades orientadas para o bem-estar dos seus utentes, tendo neste período de Verão, agendadas deslocações e convívios na Praia da Madalena.

GIRP/COliveira

Chave do Loto 2


Esta é a chave do loto 2, concurso nº 30/2009:

1 10 14 18 24 34+16

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Presidente Paulo Teixeira visitou obras em efectuadas no Hospital de Oliveira do Arda


CM de Castelo de Paiva apoia e incentiva melhoria na Unidade de Saúde

Presidente Paulo Teixeira visitou obras efectuadas no Hospital de Oliveira do Arda


Acompanhado por alguns elementos do Executivo Municipal, o Presidente da CM de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, esteve recentemente de visita ao antigo Hospital de Oliveira do Arda, onde verificou as obras levadas a efeito pelo Centro Social do Couto Mineiro com quem a autarquia paivense tem estabelecida uma parceria e teve oportunidade de ver as instalações da futura clínica, que irá funcionar numa área do edifício cedida pela Câmara Municipal àquela instituição de solidariedade social.

Recorde-se que, após o Executivo Municipal liderado por Paulo Teixeira, ter aprovado por unanimidade, aguardam-se para breve, a realização das obras por parte da ARS Norte ao nível do rés-do-chão na área actualmente ocupada pelo Ministério da Saúde.
A principal alteração passa pela mudança da Secretaria e Sala de Espera dos utentes para outro local daquele edifício, resolvendo-se desse modo, um problema actualmente existente com a Enfermaria de Retaguarda, que deverá vir a dispor de melhores instalações e condições de acolhimento para os doentes.
A este propósito, o presidente Paulo Teixeira já reuniu e visitou a área a intervir com os responsáveis do Ministério da Saúde e, nesse sentido, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, por unanimidade, autorizou já a ARS Norte a realizar as necessárias obras e estará sempre disponível, e na primeira linha, para apoiar tudo o que diga respeito à melhoria dos cuidados de Saúde no Posto de Saúde de Oliveira do Arda, na vila da Raiva.
Trata-se, segundo o edil paivense, de obras que muito vão contribuir para melhorar a prestação de cuidados de saúde a todos os paivenses (e não só) inscritos naquela unidade de saúde.
A visita dos técnicos da ARS Norte teve como principal objectivo, perspectivar a melhoraria das àreas de funcionamento do Posto de Saúde de Oliveira do Arda e de aumentar, sempre que seja possível, as ofertas na área da saúde aos utentes, a exemplo do que se passa ao nível dos serviços de fisioterapia.


GIRP/COliveira

Banda Fornos deu concerto inédito

"Para alguns era um sonho, para outro uma utopia mas, para a Banda Musical de Fornos foi um desafio, uma aposta… Certo é que o sonho se tornou real e a Ilha dos Amores encheu-se de Luz na noite do passado sábado, luz essa que foi brindada com um majestoso concerto proporcionado pela Banda Musical de Fornos. Foi um cenário maravilhoso aquele que se pode ver, num local onde o Paiva abraça o Douro e onde podemos, num abrir e fechar de olhos, avistar três concelhos, Castelo de Paiva, Cinfães e Marco de Canaveses, que pertencem respectivamente aos distritos de Aveiro, Viseu e Porto.
Este grandioso espectáculo foi presenciado por mais de quinhentas pessoas que se distribuíram junto da Banda na plataforma colocada no rio para o efeito, a bordo do barco rabelo que serviu o jantar a cerca de noventa pessoas, na praia fluvial do Castelo e até nas suas próprias casas (no caso dos habitantes locais).
O dia 25 de Julho de 2009 ficará para sempre na história da Ilha dos Amores, do lugar do Castelo, da Freguesia de Fornos, de Castelo de Paiva, enfim, ficará na historio dos Rios Douro e Paiva. Mas acima de tudo ficará na historia da Banda Musical de Fornos como sendo o ponto mais alto das comemorações do seu I Centenário."
Norberto Mota

Jovem paivense Jorge Cardoso integrou Selecção Nacional de Pesca Desportiva no Campeonato do Mundo que decorreu em Coruche

Prova em água doce decorreu em Coruche
Jorge Cardoso integrou Selecção Nacional no Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva
Portugal foi, durante o fim-de-semana, o anfitrião da principal competição internacional de pesca desportiva, tendo o Campeonato do Mundo decorrido na frente ribeirinha da vila de Coruche e junto à localidade de Santa Justa, na freguesia do Couço. O jovem paivense Jorge Cardoso, da freguesia de Sardoura, voltou a estar integrado na Selecção Nacional, que se sagrou Campeã do Mundo na categoria de Sub 22, seguido das equipas da Itália e da Holanda. Neste evento internacional, estiveram presentes 15 selecções nacionais, nas categorias de Juvenis, Juniores e Esperanças, e estima-se que mais de 8 mil pessoas assistiram ao desenrolar da prova, na localidade ribatejana de Coruche. O presidente Paulo Teixeira, em nome do Executivo Municipal de Castelo de Paiva, já se congratulou com mais esta participação ao mais alto nível do jovem paivense, que continua a evidenciar-se na Pesca Desportiva, somando já resultados de nomeada, que fazem perspectivar uma carreira desportiva auspiciosa.
GIRP/COliveira

Notícias sobre o concelho de Cinfães


Animação de Verão em Cinfães
As actividades do programa Verão em Cinfães estão a decorrer e irão prolongar-se durante os meses de Agosto e de Setembro, no Largo da Fonte dos Amores e no Largo da Feira Quinzenal, na sede do concelho (consultar programação integral em anexo).
Entre 31 de Julho e 2 de Agosto vai realizar-se o II Festival da Juventude de Cinfães, no Largo da Feira Quinzenal, com a presença de Mão Morta. O concerto do grupo está anunciado para domingo, dia 2 de Agosto, às 22h00.
Do programa do festival constam ainda concurso de bandas de garagem e actividades radicais: parede de escalada, rapel e slide; touro mecânico; air bungee; matraquilhos humanos; gladiadores americanos; pista de karts a pedal; insufláveis para crianças; e bungee jumping.

Piscina e praias fluviais aptas para a prática balnear
A Câmara Municipal de Cinfães informa que as águas da Piscina Municipal Descoberta e das Praias Fluviais da Barragem do Carrapatelo, de Escamarão e de Porto Antigo encontram-se aptas para a prática balnear, em conformidade com a legislação em vigor.
A análise microbiológica e físico-química das águas foi realizada entre 6 e 16 de Julho pelo Laboratório de Águas do CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal), da Covilhã.

Subsídios extra para as Juntas de Freguesia
A Câmara Municipal de Cinfães deliberou atribuir subsídios extra às Juntas de Freguesia do concelho, para apoiar a execução de uma ou de duas obras, constantes no Plano Plurianual de Investimentos de 2009 das autarquias locais.
Às Juntas de Freguesia de Cinfães, Nespereira e de Souselo, as três vilas do concelho, foram atribuídos 15 mil euros cada; e 10 mil euros a cada uma das restantes 14 Juntas de Freguesia do Município.
A atribuição dos subsídios foi formalizada através de assinatura de protocolos, em cerimónia realizada no dia 24 de Julho, nos Paços do Concelho.

Concurso de fotografia Kuljovem
A Associação Juvenil de Nespereira, Kuljovem, está a promover um concurso de fotografia cujo tema é “a ‘beleza’ natural e humana da freguesia de Nespereira”.
Os trabalhos poderão ser apresentados até 8 de Agosto e, posteriormente, serão expostos na Semana da Juventude de Nespereira, Kulverão 2009, entre 10 a 15 de Agosto.
Consultar regulamento do concurso de fotografia e ficha de inscrição em anexo.

Apoios à iniciativa feminina
Está em curso até 24 de Agosto o período de apresentação de candidaturas a apoios técnicos e financeiros ao Empreendedorismo, Associativismo e Criação de Redes Empresariais de Actividades Económicas geridas por mulheres, do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).
Mais informações em http://www.poph.qren.pt/.


Apoios a estágios profissionais nas PME


A apresentação de candidaturas à Medida INOV-JOVEM, de apoio à realização de estágios profissionais de jovens em pequenas e médias empresas (PME), poderá ser realizada até 30 de Setembro.
Mais informações em http://www.inovjovem.gov.pt/.

G.A.P.

Não há duas sem três. A Taça é NOSSA!

Pelo terceiro ano consecutivo a taça de Portugal de corrida em Montanha foi conquistada pelo Grupo Desportivo de Castelo de Paiva. O formato deste ano constou de duas jornadas, a primeira realizou-se em Albergaria-a-Velha tendo a segunda ocorrido agora, 25-07-09, na cidade da Guarda. O Grupo Desportivo, levava para esta etapa uma escassa vantagem, estava tudo em aberto, contudo, os outros concorrentes não acreditaram e ao não acreditarem tornaram fácil a obtenção deste importante título para as cores azul e amarelo da colectividade de Castelo de Paiva. Para esta conquista levava a equipa como estratégia, um comportamento homogéneo, assim aconteceu (embora tivessem sobressaído as prestações individuais de Carlos Silva – quarto e Amélia Vieira – terceira) como o atesta o facto de cinco atletas terem ocupado o top ten. Com estes resultados fica o corpo técnico do Grupo Desportivo a aguardar qual será o critério de selecção para o campeonato do mundo se eventualmente o seleccionado Português marcar presença.

Resultados
Absolutos Femininos
1ª Lucinda Moreiras (NCLSC)
2ª Márcia Martins (ADERCUS)
3ª Amélia Vieira (GDCCP)
4ª Silvana Pimenta (FCPF)
5ª Ilda Martins (ADERCUS)

Absolutos Masculinos
1º Artur Rodrigues (NAC)
2º Aires Sousa (FCPF)
3º Rui Muga (GCBragança)
4º Carlos Silva (GDCCP)
5º Vítor Barbosa (GDCCP)
6º Paulo Gonçalves (GDCCP) (não conta para a taça)
7º Nuno Azevedo (GDCCP)
8º Nuno Sousa (GDCCP)
10º Joaquim Barbosa (GDCCP)
15º António Moreira (GDCCP)

Colectivo
1º GDCCP
2º FCPenafiel
3º NAC

GDCPV

domingo, 26 de julho de 2009

Marçal no encerramento do 2º Campus do FC Porto



A presença de Nuno Marçal fechou com chave de ouro a segunda edição do Campus de Basquetebol do FC Porto, realizado em Castelo de Paiva, em parceria com a autarquia local, e que juntou mais de 120 jovens que quiseram preencher as férias com actividades desportivas relacionadas com o basquetebol.

O extremo do FC Porto Ferpinta deixou algumas mensagens importantes aos atletas do campus e dispôs-se a ensinar-lhes técnicas da modalidade, recebendo em troca empenho máximo e simpatia generalizada.

Depois de uma primeira edição que juntou 85 jovens, o evento deste ano reconfirmou a qualidade do Campus do FC Porto e proporcionou momentos que os participantes não irão, seguramente, esquecer.

O evento de hoje contou ainda com as presenças de Paulo Teixeira, presidente da Câmara de Castelo de Paiva e vice-presidente do FC Porto, Fernando Assunção, director da FC Porto – Basquetebol, SAD, e de Fátima Almeida, do agrupamento vertical de Castelo de Paiva.
Informação institucional

Descargas poluentes no Rio Paiva

Para dar conhecimento de descargas efectuadas no rio Paiva, o SOS Rio Paiva, gravou um video no passado domingo por volta das 18 horas, cerca de 100 metros a jusante da ETAR de Vila Nova de Paiva, numa zona difícil acesso.

http://sosriopaiva.blogspot.com/2009/07/ultima-hora-rio-paiva-poluido.html


O movimento SOS Rio Paiva, tem vindo a recolher informação relativa aos eventuais focos de poluição do Rio "mais limpo da Europa" classificado como Rede Natura 2000 ao abrigo de directivas comunitárias para a preservação de espaços de grande valor ecológico. Nesse sentido, solicitamos no ano passado a todas as autarquias do vale do Paiva, dados referentes à qualidade da água e dos efluentes das ETAR. Nenhuma autarquia forneceu informações sobre o funcionamento das ETAR, mas os dados que nos foi possível recolher, juntamente com várias denúncias de cidadãos deste movimento, levaram-nos a suspeitar que naquela zona existiria um foco preocupante de poluição.

No domingo, infelizmente, numa visita ao local, isso veio a confirmar-se, como documentam as imagens.
O Rio Paiva foi transformado num enorme "esgoto a céu aberto", com um cheiro nauseabundo, água turva e coberta por uma espessa camada de espuma poucos metros a jusante da ETAR de Vila Nova de Paiva e a poucos quilómetros da nascente do nosso rio, o que é mais preocupante.

Esta semana a praia fluvial de Fráguas (Rio Paiva) foi considerada a pior do país em termos de qualidade da água!!!

O movimento SOS Rio Paiva lamenta a inércia das autoridades competentes face aos constantes alertas que tem efectuado e mesmo em relação a algumas denúncias que têm sido completamente ignoradas com total impunidade para os prevaricadores.
Em Junho do ano passado este movimento entregou em Lisboa uma exposição ao Presidente do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade onde alertava, entre outras coisas, para este problema.

Como cidadãos estamos fartos, tristes e impotentes para travar o destino que alguns querem dar ao Rio Paiva... A sua completa destruição.

Este crime ambiental já foi denunciado ao SEPNA-GNR, ICNB e Secretário de Estado do Ambiente.

Como cidadãos, fazemos a nossa parte. É altura destes organismos fazerem a sua...

Movimento SOS Rio Paiva
20 de Julho de 2009

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva