sábado, 6 de setembro de 2008

DAVID FONSECA ANIMA FEIRA DAS COLHEITAS

Depois de ter passado por vários festivais de Verão, David Fonseca continua a percorrer o país, com a digressão de «Dreams in Colour». Um dos mais carismáticos e bem sucedidos artistas portugueses apresenta-se ao vivo, em Arouca, no dia 27 de Setembro (sábado), a partir das 23 horas, no Campo São João Bosco. O concerto de David Fonseca está integrado na programação da Feira das Colheitas, organizada pela Câmara Municipal de Arouca.
GICMA

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Exposição de fotografia na Casa da Cultura

“Cinfães, terra de magia…” é o título da exposição de fotografia a inaugurar na segunda-feira, dia 8, na Casa da Cultura de Cinfães.
De autoria de Mafalda Costa dos Santos, a mostra obteve o primeiro prémio no concurso de fotografia “À Descoberta de Cinfães”, promovido pela Biblioteca da Escola Secundária Prof. Dr. Flávio Resende.
Mafalda Costa dos Santos nasceu em Cinfães, em 1990. Diz-se apaixonada por Cinfães e pela fotografia.
A inauguração de “Cinfães, terra de magia…”, no dia 8, está marcada para as 17h17.
Paulo Coelho é o autor do mês
O autor do mês de Setembro da Casa da Cultura de Cinfães é Paulo Coelho. O escritor brasileiro “nasceu em 1947, na cidade do Rio de Janeiro. Antes de dedicar-se inteiramente à literatura, trabalhou como director e actor de teatro, compositor e jornalista.
Paulo Coelho escreveu letras de música para alguns dos nomes mais famosos da música brasileira, como Elis Regina e Rita Lee”. É autor de, entre outros livros, “O Alquimista” (1988), “que (…) se transformaria no livro brasileiro mais vendido” de sempre.
“O Alquimista” “vendeu, até ao momento, 30 milhões de exemplares”. O trabalho de Paulo Coelho “está traduzido em 67 línguas e editado em mais de 150 países”. (Informação citada recolhida no site oficial de Paulo Coelho, www.paulocoelho.com.br/port/).
Cinema Infantil e Juvenil em Setembro
“Histórias do Futebol” e “Sabrina” são os filmes do Ciclo de Cinema Infantil da Casa da Cultura de Cinfães. Projecções às terças-feiras (15h00). Do Ciclo de Cinema Juvenil faz parte o filme “Voo 93”, de Paul Greengrass, a projectar às sextas-feiras e aos sábados (15h00).

G.A.P.

Armando Costa inicia participação Paralímpica no domingo

Armando Costa, o atleta natural da freguesia da Gralheira, Cinfães, vai iniciar a competição nos Jogos Paralímpicos de Pequim no domingo, dia 7.
Praticante de Boccia, Armando Costa tem no currículo, entre outras, 1 medalha de Ouro, em pares, nos Jogos Paralímpicos de Atlanta 1996, e 1 medalha de Prata e 1 medalha de Bronze, em provas individuais, nos Jogos Paralímpicos de Sidney 2000 e de Atenas 2004.
O atleta portador de Paralisia Cerebral vai competir individualmente e em pares, na classe BC3, destinada, segundo a Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, a “indivíduos com muitas dificuldades na preensão da bola e sem força funcional para fazer um lançamento para dentro de campo”, recorrendo a “calhas para fazer o lançamento”.
A Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes esclarece que o Boccia é uma “modalidade paralímpica específica para atletas portadores de Paralisia Cerebral. Este desporto tem as suas origens na petanque, que desde o século XVI se pratica em França e Itália e que tem origem nas civilizações grega e romana.
É um desporto indoor, de precisão, em que são arremessadas pequenas bolas (tipo bolas de bilhar) envolvidas com couro, com o objectivo de pontuar (colocar o maior números de bolas da mesma cor – vermelhas ou azuis) junto da bola alvo (branca)”.
O Boccia tornou-se desporto paralímpico em 1984, nos Jogos de Nova Iorque.
Os Jogos Paralímpicos de Pequim 2008 realizam-se de 6 a 17 de Setembro.
G.A.P.

Nota de Imprensa



Vice-Presidente Rui César Castro acompanhou os excursionistas


120 Idosos de Alvaiázere visitaram o concelho de Castelo de Paiva




O dia de ontem vai ficar marcado na memória de 120 idosos da freguesia de Maças de Dona Maria, do concelho de Alvaiázere, que estiveram de visita ao concelho de Castelo de Paiva, numa jornada de confraternização promovida pela respectiva Junta de Freguesia, presidida por Arlindo Sousa, e que, contou com o apoio daquela edilidade do distrito de Leiria. Os seniores da freguesia de Maças de Dona Maria, que estavam acompanhados pelo presidente da Junta de Freguesia e pelo presidente da CM de Alvaiázere, Paulo Tito Morgado, estiveram de visita ao Anjo de Portugal, o monumento que assinala o trágico acontecimento do colapso da Ponte Hintze Ribeiro a 4 de Março de 2001, sendo depois recebidos pelo Vice- Presidente da CM de Castelo de Paiva, Rui César Castro, pelo Vereador do Pelouro da Cultura, Manuel Rocha e, ainda Victor Pinto, do Gabinete da Presidência, para além do autarca de S. Martinho, Manuel Emílio dos Santos.O almoço de convívio decorreu na Zona de Lazer de S. Martinho, junto ao Rio Sardoura, e mais tarde, o grupo de idosos de Maças de Dona Maria estiveram de visita ao edifício dos Paços do Concelho e à zona urbana da vila, seguindo depois, em direcção ao Monte de S. Domingos, onde tiveram a oportunidade de visitar a capela ali existente e apreciar uma das paisagens emblemáticas do concelho e uma das mais deslumbrantes de todo o vale do Douro.Antes do regresso a casa, o autarca Arlindo Sousa agradeceu o acolhimento e a hospitalidade dos autarcas de Castelo de Paiva, mostrando-se muito agradado pela satisfação que todos os participantes evidenciaram nesta passagem por terras de Paiva, no extremo norte do distrito de Aveiro. GIRP/COliveira

Cinfães prepara início do ano lectivo com quadros interactivos em 3 escolas

Os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Complexos Escolares da Vila de Cinfães e de Fonte Coberta (freguesia de Souselo) e da Escola de S. Cristóvão de Nogueira vão iniciar o ano lectivo com quadros interactivos instalados nas salas de aula. Os quadros interactivos vêm substituir os tradicionais quadros de lousa nas 18 salas de aula de Cinfães (8), Fonte Coberta (6) e de S. Cristóvão de Nogueira (4).
Os professores vão frequentar uma acção de formação sobre quadros interactivos na próxima quarta-feira, dia 10, a decorrer nos Complexos Escolares de Cinfães e de Fonte Coberta.
A acção de formação está inserida no programa da Semana de recepção aos professores das Actividades de Enriquecimento Curricular e aos Animadores Pedagógicos, a decorrer a partir da próxima segunda-feira, dia 8, na Câmara Municipal de Cinfães.
Da semana de trabalho, entre outras actividades, constarão visitas aos Agrupamentos de Escolas de Cinfães e de Souselo e apresentações do Projecto Crescer em Cinfães e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
A sessão de boas vindas aos 29 professores e aos 13 animadores está agendada para dia 8, às 9h30. A recepção oficial será realizada na quinta-feira, dia 11, às 18h00. Na sexta-feira, dia 12, decorrerá a cerimónia de atribuição dos Prémios de Mérito Escolar, às 14h30.
Neste ano lectivo, o prolongamento de horário nos Jardins-de-Infância do concelho de Cinfães irá abranger 13 dos 22 estabelecimentos pré-escolares. O prolongamento de horário insere-se na Componente de Apoio à Família da Educação Pré-Escolar que é assegurada pela Autarquia, mas está dependente da solicitação dos pais. Quanto ao 1º Ciclo, as Actividades de Enriquecimento Curricular nas Escolas do concelho de Cinfães serão Actividade Física e Desportiva, Inglês, Música e Iniciação à Informática.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

FEIRA DAS COLHEITAS 2008: DE 24 A 28 DE SETEMBRO

Paralelamente, decorre a XIII Semana Gastronómica da Raça Arouquesa
Certame inovador nesta área, pela dinâmica que imprimiu à agricultura, à economia e à cultura em Arouca, a Feira das Colheitas realiza-se pela 64.ª vez. Pensada no contexto da II Guerra Mundial, com o objectivo primeiro de tornar o concelho auto-suficiente, em termos de produção cerealífera, foi a “mola” que impulsionou o concelho em várias vertentes. Hoje, indiscutivelmente, é um marco na vida cultural de Arouca, e motivo para que a Vila se engalane para receber os visitantes, e cativá-los para que regressem. Exposições, Feiras, Música, Gastronomia, Etnografia e Folclore. A Feira das Colheitas é uma organização da Câmara Municipal de Arouca. Presidirá à cerimónia de abertura do certame o Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, dr. Ascenso Simões.

GICMA

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Nota de Imprensa

CASTELO DE PAIVA VAI TER “BALCÃO DAS HERANÇAS” E BALCÃO “DIVÓRCIO COM PARTILHA”
No próximo dia 10 de Setembro, vai ser inaugurado em Castelo de Paiva, o “BALCÃO DAS HERANÇAS” e o balcão “DIVÓRCIO COM PARTILHA”, na Conservatória do Registo Civil de Castelo de Paiva, localizada no Palácio da Justiça.Este serviço vai agregar num atendimento único, procedimentos relativos às heranças e ao divórcio, e tem muitas vantagens para os cidadãos.A Câmara Municipal de Castelo de Paiva congratula-se com esta iniciativa do Instituto dos Registos e do Notariado porque insere-se dentro de uma proposta apresentada pelo Município Paivense ao Governo Central, para a criação de uma LOJA DE CIDADÃO de nova geração.Ainda não é a resposta desejada pelo Município Paivense, mas com a deslocalização da Repartição de Finanças para o edifício do Palácio da Justiça os cidadãos paivenses têm agora a possibilidade de, num só edifício, poderem resolver muitos dos assuntos com organismos públicos que têm de tratar e que se encontravam dispersos por diversos edifícios e locais.Recorde-se que, actualmente, no edifício do Palácio da Justiça, para além dos serviços do Tribunal e do Ministério Público, funcionam a Conservatória do Registo Civil, Predial e Comercial, assim como desde o mês passado, a Repartição de Finanças.
GIRP/C.Oliveira

Nota de Imprensa

Livro premiado vai ser apresentado na terra natal
CM de Castelo de Paiva e Junta de Freguesia de Pedorido vão homenagear a escritora paivense Teresa Cristina Torrão
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva e a Junta de Freguesia de Pedorido vão efectuar uma homenagem à escritora Teresa Cristina dos Santos Pinto Torrão, no próximo dia 17 de Setembro, pelas 17h30m, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Pedorido. A escritora é natural de Castelo de Paiva e foi recentemente premiada, durante a segunda edição do Concurso Literário “ O Meu 1º Best-Seller “, promovido pela empresa Continente / Modelo, em parceria com as Edições ASA e a revista VISÃO. Recorde-se que esta escritora viveu os primeiros anos de sua vida em Pedorido, freguesia onde o seu pai, professor José Torrão exerceu funções de docente durante alguns anos. A apresentação da obra “ A Moura e o Cruzado “ será feita pelo pai da própria escritora.Teresa Cristina Torrão é, assim, o nome do mais recente talento descoberto durante a segunda edição do Concurso Literário “O Meu 1º Best-Seller “, promovido pelo Continente / Modelo, em parceria com as Edições ASA e a revista VISÃO.A escritora de 42 anos, conseguiu sobressair com o seu trabalho, entre os cerca de 155 que foram enviados para o concurso. A Moura e o Cruzado é um romance histórico, que remonta ao ano de 1147, época das cruzadas.O livro mostra a batalha interminável e sangrenta entre cruzados e mouros, intercalando-a com uma paixão impossível entre dois jovens que não partilham a mesma religião.« Ódio e paixão, fanatismo e descrença, poder e glória, intrigas e vinganças » são os ingredientes desta obra que, realçou a autora, « tem aspectos completamente actuais», nomeadamente o tema das religiões, que se encontra tão vivo na sociedade actual como há séculos atrás. A escritora paivense refere, a este propósito, que a obra conjuga duas grandes paixões: a pesquisa histórica, nomeadamente sobre a Idade Média, e a escrita. Cristina Torrão – nome pelo qual a vencedora assina o seu livro –, nasceu a 16 de Julho de 1965, no concelho de Castelo de Paiva, aonde hoje ainda tem laços familiares, sendo licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. A autora vive na Alemanha há 15 anos, para onde se mudou depois de se apaixonar por um alemão, e por lá pretende manter a sua vida.Esta incursão pela escrita começou quando leu um romance histórico da escritora inglesa Sharon Penman, tendo nesse momento percebido que também ela era capaz de fazer algo do género. A autora, que já deu aulas de português a crianças alemãs, é neste momento uma dona de casa por opção própria e porque tal permite que se dedique à escrita, a sua verdadeira paixão, e que é já um passatempo há cerca de sete anos. A escritora promete trazer outras obras dentro do romance histórico, em português, mas quem sabe, também em alemão.Recorde-se que. ao tomar conhecimento deste prémio, o edil paivense, Paulo Teixeira, , considerou que, “ é um orgulho para o concelho o êxito literário desta escritora paivense “, daí a homenagem proposta e a satisfação desta apresentação ser realizada em Castelo de Paiva.
GIRP/Carlos Oliveira

Almoço na Relva em Paredes

Sol e muita animação atraíram muitas famílias ao Parque da Cidade
Um belo domingo de Sol e muita animação ditaram o cimentar do sucesso de mais uma iniciativa do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Paredes, no Parque da Cidade: o “Almoço na Relva 2008”.
Tratou-se de um convite à população para participar num grande piquenique, que, de resto, aderiu em massa. A esta iniciativa, no mínimo original, que decorreu num local onde foi possível desfrutar do convívio, tranquilidade e fruição da natureza que aquele excelente espaço proporciona compareceram várias centenas de pessoas.
Grupos de Ranchos Folclóricos, espectáculos com números circenses, jogos tradicionais, espaços/ateliers para os mais novos, entre outros, animaram a tarde de domingo das pessoas que aderiram ao evento.
O Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, e o vereador responsável pelo pelouro da Cultura, Pedro Mendes, associaram-se a esta iniciativa, tendo participado no piquenique e nas diversas actividades que se desenrolaram ao longo da tarde do último domingo.
Os Ranchos Folclóricos de Aguiar de Sousa; São Pedro de Cete; de Bitarães; Rancho Folclórico de Paredes, Grupo Etnográfico S. Miguel de Cristelo; Rancho Folclórico de Vilarinho de Cima, Gandra; Rancho da Casa do Povo de Sobreira; Grupo Cultural e Artesanal das Lavradeiras de Lordelo; Grupo Folclórico de Danças e Cantares do Centro Cultural e Desportivo de Sobrosa; Rancho Regional Juvenil Srª da Hora de Vilela e Rancho Folclórico de Recarei tiveram oportunidade de participar no evento e fizeram as delícias dos jovens e menos jovens.
Para os mais pequenos esteve reservado um espectáculo de animação com números circenses, jogos tradicionais e espaço com atelier´s de pintura, insufláveis e actividades plásticas.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

NOTA DE IMPRENSA



Conforme tem acontecido em anos anteriores, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, vai promover durante o mês de Setembro, o habitual “ Passeio dos Idosos “, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.

O passeio deste ano, que terá como destino a Praia de Mira, localizada neste concelho do distrito de Coimbra, apresenta uma organização diferente do habitual já que, as nove freguesias do concelho, vão ser distribuídas por três dias, tendo a autarquia paivense e as Juntas de Freguesia decidido pelas seguintes datas: no dia 9 de Setembro será promovido o passeio das pessoas das freguesias de Sardoura, S. Martinho e Fornos, enquanto para o dia 11 de Setembro serão contempladas as freguesias de Sobrado, Bairros e Real e depois, no dia 18 de Setembro, vão viajar os participantes das freguesias da Raiva, Pedorido e Paraíso
A viagem contempla uma passagem pela zona de Ovar / Furadouro para uma breve paragem para o pequeno – almoço, sendo que a pausa para almoço-convívio será realizada na extensa zona turística da Praia de Mira, onde os participantes, oriundos de todas as freguesias do concelho, terão a oportunidade de visitar este importante e concorrido local veraneio e desfrutar de todas as estruturas de acolhimento turístico ali existentes.
Situada na zona centro e inserida na região da Costa de Prata, recortada entre Aveiro, Coimbra e Figueira da Foz, a Praia de Mira, estende-se por um areal branco, onde sobressaem os toldos e as barraquinhas com tecidos de cores garridas. A Praia de Mira situa-se entre as dunas e o Atlântico, junto ás águas serenas da Lagoa da Barrinha. A arte xávega, levada ao mar pelos barcos de pesca tradicionais é um espectáculo para os visitantes e um orgulho para a população local, que quase quadriplica neste meses de verão.
A procura pela Praia de Mira tem crescido ao longo dos anos, sendo que toda a envolvente a nível comercial e urbanística acompanhou esta preferência, e toda a área circundante caracteriza-se pela beleza não só do mar, mas também do pinhal, da lagoa e das dunas preservadas pela vegetação existente.
Importante será referir a oferta do comércio de rua que contrasta com a tranquilidade da lagoa, a cerca de duzentos metros, onde se pode fazer alegres passeios de gaivota, caminhadas ou fazer agradáveis piqueniques.
Esta jornada de convívio dos seniores de Castelo de Paiva, terá animação musical assegurada pelo grupo “ Os Amigos da Portela “, que volta a integrar a comitiva e a colaborar nesta iniciativa da edilidade paivense.
No regresso a casa, os “ seniores “ paivenses terão a oportunidade de fazer uma paragem em Oliveira de Azeméis e visitar o Parque La Salette, local atractivo e agradável para concretizar a última visita aos farnéis.
Realçando o espírito de solidariedade e a política de acção social levada a cabo pela autarquia, o presidente Paulo Teixeira entende que esta “ é uma acção de grande alcance social que merece continuidade, destacando a participação dos mais idosos nas iniciativas da comunidade e nos projectos que dignificam o concelho “.
O edil de Castelo de Paiva defende que esta iniciativa anual, “ deve continuar a ser assumida como o grande encontro da família paivense, permitindo um alargado e salutar convívio entre todos, possibilitando ainda, uma animação colectiva que marca esta grande jornada de confraternização”.
Para além do apoio médico e de enfermagem que será disponibilizado durante a realização dos passeios, e da própria envolvência das Juntas de Freguesia, esta acção municipal, que obriga a uma grande operação logística, conta como sempre com a colaboração, em termos de assistência permanente, dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.

GIRP/Carlos Oliveira

Centro Social de Santa Maria de sardoura promove "Envelhecer Animado"


Nota de Imprensa


Uma iniciativa da Comunidade Urbana

Autarcas e párocos da região do Vale do Sousa visitaram monumentos da Rota do Românico


O Município de Castelo de Paiva esteve ontem representado, através do Vereador do Pelouro da Cultura, Manuel Rocha, na visita que a Valsousa agendou para alguns dos 21 monumentos que integram o percurso da Rota do Românico.

Nesta primeira visita, que contemplou uma parte do Percurso Norte, os convidados estiveram de passagem pelo Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, Igreja de São Vicente de Sousa, Igreja de Salvador de Unhão, Igreja de Santa Maria de Airães e Igreja de São Mamede de Vila Verde, no concelho de Felgueiras, e ainda, a Torre de Vilar, já no município de Lousada.
Nos próximos dias 8,15 e 22 serão visitados os restantes monumentos da Rota do Românico, incluindo o Marmoiral de Sobrado, em Castelo de Paiva, monumento funerário classificado como Monumento Nacional desde 1950, e que integra o Percurso Sul desta rota.
Esta iniciativa, segundo os responsáveis da Valsousa e dos técnicos ligados à Rota do Românico do Vale do Sousa visa dar a conhecer o programa completo desta rota turística que recorda as “ memórias do românico” na região e tomar contacto com os investimentos realizados nos diversos monumentos, agora que a sinalética já está colocada e o “merchandising” já em fase de divulgação.
O Vereador Manuel Rocha mostrou-se impressionado com as intervenções realizadas, realçando que o património religioso da região é uma mais valia para que a Rota do Românico seja um sucesso e possa potenciar o turismo nesta região, atraindo muitos visitantes.
Entretanto, no âmbito das JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2008, que vão ocorrer nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, a Rota do Românico do Vale do Sousa (RRVS) pretende realizar 3 visitas guiadas a alguns dos monumentos que a integram a referida Rota.

GIRP/COliveira

Sessão de Esclarecimento sobre o PRODER

A Delegação Regional de Agricultura e Pescas de Entre Douro e Vouga vai realizar uma sessão de esclarecimento sobre o PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), na próxima sexta-feira, dia 5, a partir das 15h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cinfães.
A sessão tem o objectivo de esclarecer dúvidas sobre a apresentação de pedidos de apoio à Acção 1.1.1 - Modernização e Capacitação das Empresas e à Acção 1.1.3 - Instalação de Jovens Agricultores.

ATL de Verão decorreu em Paredes


Findado mais um ATL de Verão é tempo de fazer uma retrospecção de todo o trabalho desenvolvido ao longo destes dois meses. Criar um ambiente agradável, de diversão em que as crianças (dos 4 aos 12 anos) se sentissem bem e integradas foi o objectivo principal. Pois a partir desse ponto, estaria garantida a participação das crianças nas actividades propostas ocupando, dessa forma, o tempo livre das crianças.
As actividades realizadas situaram-se na área da expressão plástica, dramática e na área lúdico/ desportiva.
A assiduidade das actividades centrou-se na expressão plástica e nas actividades lúdico/ desportivas, pois, através de experiências anteriores de ATL, constatou-se que estas áreas, eram aquelas que mais agradavam às crianças no geral e mais lhes suscitava interesse. Por outro lado, não se descurou a expressão dramática, visto que seria essencial para a diversificação das actividades.
Assim, estabeleceu-se um plano de actividades para cada semana, que englobasse e articulasse todas as áreas referidas, afim de proporcionar às crianças, actividades diversificadas.
Portanto, após a retrospecção feita e da observação directa sobre o trabalho executado no ATL, conclui-se que este ATL teve um saldo positivo, pois as crianças demonstraram interesse, empenho e alegria na execução das tarefas. A sua satisfação era evidente no final das tarefas, nomeadamente, quando mostravam os seus trabalhos aos pais e aos colegas. Em conversas estabelecidas com os pais, por parte das coordenadoras e monitoras, percebeu-se que as crianças davam a conhecer aos pais, com agrado, as actividades que realizavam no ATL.
Fica mais um saldo positivo do ATL de Verão, que constitui uma garantia para a continuação deste nos próximos anos.

GICMP

O gosto de vencer do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva

Amputados de dois elementos preponderantes na estratégia da equipa (Carlos Silva e Nuno Sousa em estágio na Serra da Estrela com o seleccionador que vai representar Portugal no 24º Campeonato do Mundo) o Grupo Desportivo partiu para os 7º Trilhos de Monsanto – Lisboa Verde limitado e aparentemente sem possibilidades de continuar a senda vitoriosa. Era pedido aos sete elementos que rumaram de Castelo de Paiva até à capital muito estoicismo; muita ambição! O Parque de Monsanto apresentava-se convidativo, a temperatura estava amena, estavam reunidas as condições necessárias para uma excelente prova. O colorido daquelas trezentas camisolas a representar 61 emblemas, era um belo espectáculo!
Foi possível desfrutar este panorama apenas por escassos três minutos, pois, é quanto leva a sair de junto à sede de freguesia de S. Domingos de Benfica e entrar em pleno Monsanto. Aqui começou a competição a sério. E era a nossa intenção não quebrar o ciclo vitorioso. Apesar de tudo o favoritismo ainda era nosso e foi possível comprová-lo, com a colocação de três atletas nos primeiros dez: Vítor Barbosa – 5º; Joaquim Barbosa – 9º; Nuno Azevedo – 10º, deram logo aí garantias para mais uma vitória no Circuito, a sétima consecutiva. Rui Babosa foi 19º, Amélia Vieira 6ª no sector feminino, Manuel Vieira 6º veterano e Aida Vieira completaram a embaixada vitoriosa da equipa Campeã Ibérica de atletismo de Montanha.
GDCCPV

Cinfães vai ter fim de semana animado

Animação em Cinfães
A Animação de Verão em Cinfães terá, neste fim-de-semana, Noite de Karaoke, na sexta-feira, 5 de Setembro, pelas 22h00; e no sábado, 6 de Setembro, Noite de Fados com as Vozes e Guitarradas do Fado, pelas 22h00, e Baile com a Orquestra Típica “Finfas de Nespereira”, pelas 23h30.
As actividades irão decorrer no Largo da Fonte dos Amores.
Nova exposição no Museu Serpa Pinto
De 5 a 29 de Setembro, estarão em exposição, no Museu Serpa Pinto, fornos construídos em papel. Uma realização da Casa da Geada.
Horário do Museu Serpa Pinto:
3.ª – Sábado: 10hh00 – 13h00 / 15h00 – 19h00
Domingos e Feriados: 15h00 – 19h00

2º Encontro PT Paredes com Teatro - 19, 20 e 21 de Setembro na Casa da Cultura de Paredes

Informação institucional
No âmbito do Programa PT Paredes Com Teatro tem lugar este mês de Setembro, na Casa da Cultura de Paredes, o 2º Encontro PT, este ano com uma grande variedade de eventos: espectáculos, formação/workshops, conferências e sessões de trabalho.
Na área da formação foi convidada Madalena Vitorino, que se encontra à frente do Centro Cultural de Belém e tem dinamizado um dos mais criativos centros de animação e pedagogia nas artes perfomativas – O Centro de Animação e Pedagogia do Centro Cultural de Belém. No workshop que irá realizar fará uso dos seus conhecimentos enquanto artista e programadora, mas também dos seus conhecimentos internacionais nesta área. Será um importante contributo para os participantes do PT pensarem em trabalhar projectos e peças para a infância.
Afinal, “Para que serve o teatro?’” foi o desafio lançado aos convidados para o debate que vai anteceder o espectáculo da noite, “A Boda dos Pequenos Burgueses” de Bertold Brecht.
Mas, o encontro terá outros espectáculos: logo a abrir, no dia 19, a seguir à apresentação da 3ª Edição do Programa PT, será a vez da comédia “A Birra do Morto” e no sábado, a peça “Os malucos”. O encontro termina no domingo, com um convite ao grupo O2 - Associação Clube de Jazz de Baltar que este ano integrou o programa ArtMatrix que apresentará a peça “O Eclipse”.
A Edição 2008 do Encontro PT apresenta um programa com melhorias significativas em relação à primeira edição. Não poderia ser de outra forma, já que pretende, para além da oportunidade de reflexão, formação e convívio reflectir, também, o crescimento e o êxito do Programa PT na dinamização do teatro no concelho de Paredes. Por isso, a 3ª Edição deste programa apresentará algumas novidades, a conhecer no dia da abertura do referido encontro.
Programa
19 de Setembro
21h00 – Abertura do Encontro, pelo Presidente do Município, Celso Ferreira;
- Apresentação da 3ª Edição do PT Paredes de Teatro, pelo vereador da Cultura, Pedro Mendes;
22h15 – “A Birra do Morto”, de Vicente Sanches. Enc. de Inês Leite, pela Associação “Os Expansivos de Lordelo”;
20 de Setembro
10h00 – 13h00 – Workshop - “Teatro para a infância: conceitos e projectos”, por Madalena Vitorino - Sala Multiusos, Casa da Cultura de Paredes;
10h00 – 13h00 – sessão de trabalho – Criação de instrumentos de comunicação e divulgação para o Programa PT;
14h30 – 17h30 – Workshop (cont.)
17h30 – Malucos?!, a partir de textos de Cyrano Rosálem e Fernando de Abranhes Ferrão. Enc. e dramaturgia de Marinho Neto, pela Associação para o Desenvolvimento do Lugar de Bustelo, Recarei.
21h00 – Conferência/debate – “Para que serve o teatro?”, Madalena Vitorino, entre outros convidados;
22h15 – A Boda dos Pequenos Burgueses, de Bertold Brecht. Enc. de Ana Perfeito, pela Associação Clube de Jazz de Baltar.
21 de Setembro
16h00 – “O Eclipse”, de Sérgio Roveri.
Enc. de Ana Perfeito, pelo grupo O2 - Associação Clube de Jazz de Baltar.
17h00 – Palhinhas e refrescos (Jardim)
Workshop - Teatro para a Infância: conceitos e projectos, na Sala Multiusos da Casa da Cultura de Paredes
Formadora: Madalena Vitorino
Madalena Vitorino estudou dança contemporânea na London School of Contemporary Dance e em 1980 obteve o grau de professora de Dança na Universidade de Londres, Goldsmith’s College / Laban Centre for Movement and Dance.
Trabalha nas áreas da coreografia, da pedagogia da dança, das artes na comunidade e na educação assim como as relações entre o teatro e a dança.
Tem coreografado extensivamente para lugares não convencionais, como fábricas, museus, parques de estacionamento, florestas, ruas, etc., com actores, bailarinos, cantores e pessoas não profissionais nas artes performativas. Actualmente é Assessora para a área de pedagogia e animação na Fundação Centro Cultural de Belém. Lecciona a disciplina de Psicopedagogia das Expressões Artísticas no Curso de Mestrado em Teatro e Educação na Universidade do Algarve.
Sessão de trabalho - Criação de instrumentos de comunicação e divulgação para o Programa PT, na Galeria de Exposições. Casa da Cultura de Paredes
Dinamizadores: Henrique Praça, Sónia Peixoto
A divulgação dos espectáculos do PT tem sido o calcanhares de aquiles desta iniciativa, isto é, tem pecado por insuficiente e algumas vezes inexistente. O orçamento do Programa PT, ainda que a crescer de ano para ano, dificilmente pode suportar uma campanha promocional em suportes tradicionais: cartazes, desdobráveis, outdoors.
Pretende-se nesta sessão de trabalho pensar discutir e apresentar novos instrumentos de divulgação que sejam claros e eficazes na comunicação com o público. Não se trata, apenas de discutir o orçamento para a divulgação, trata-se de criar modelos inovadores, a baixo custo, para melhor informar o público das iniciativas do PT. Assim, pediu-se a todos os responsáveis dos Grupos para levarem ideias e sugestões para a divulgação dos espectáculos do PT, fáceis de implementar e distribuir e de baixo custo. Com inteligência e alguma criatividade vai ser possível conseguir implementar algumas iniciativas de divulgação inovadoras.

1200 idosos de Cinfães vão a Esposende

A iniciativa Passeio dos Idosos do Concelho – 2008 vai levar 1200 idosos de Cinfães à Quinta da Malafaia, em Esposende. O Passeio está agendado para a próxima quinta-feira, dia 4 de Setembro.
Os participantes, oriundos das 17 freguesias do concelho de Cinfães, irão ser transportados em 24 autocarros alugados pela Câmara Municipal.
Este é o 10º ano da iniciativa Passeio dos Idosos do Concelho.
GICMC

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva