sexta-feira, 11 de junho de 2010

Circo México em Castelo de Paiva

CAMARA OFERECE BILHETES PARA O CIRCO AOS ALUNOS ATÉ AOS DEZ ANOS DE IDADE



A CM de Castelo de Paiva aproveitou a presença do Circo México, que se encontra instalado no Largo da Feira, para fazer a oferta de uma entrada gratuita a todos os alunos do concelho até aos dez anos de idade.
Trata-se da possibilidade de todos os alunos, com idade compreendida entre os 3 e 10 anos, pertencentes ás escolas do ensino básico, jardins de infância e IPSS com infantário, poderem assistir, de forma gratuita, a um grande espectáculo de circo, desde que acompanhadas por um adulto, cujo bilhete tem um preço de 7,50 euros.
No total a iniciativa da CM Municipal, em colaboração com o Circo México, abrange 1440 alunos paivenses e as crianças podem usufruir da oferta em qualquer um dos três espectáculos agendados na urbe paivense, no dia 11, ás 21h30, dia 12, ás 16h00 e 21h30 e no Domingo, dia 13, ás 16 horas.



GIRP/ Carlos Oliveira

F.C.Arouca, vence o Moreirense e sobe a Liga Vitalis

Foto Arouca Biz
Invasão pacífica dos adeptos arouquense após o apito final do jogo

Ao derrotar o Moreirense no Estádio Municipal de Arouca por duas bolas a uma a equipa comandada por Henrique Nunes, garantiu assim a súbida de divisão.
A formação arouquense, vai marcar presença na próxima época na Liga Vitalis, um campeonato bastante competitivo.
Desde já aproveitamos para endereçar os parabêns pela subida de divisão.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Rancho folclórico de Castelo de Paiva, organiza baile de S.João

O Rancho Folclórico de Castelo de Paiva vai Organizar dia 19 de Junho de 2010 pelas 21.30horas no salão dos Bombeiros de Castelo de Paiva um Baile de S.João, a nossa vila de sobrado vai voltar a sentir a alegria dos nossos antepassados que sorriam e ficavam ansiosos quando se anunciavam os bailes nas famosas salas de baile paivenses. Para tentar relembrar esses tempos antigos este nosso Rancho tem vindo a organizar estes eventos, que têm sido acolhidos e acarinhados por toda a nossa população paivense. Os manjericos, o vinho da região e o famoso caldo verde não vão faltar.

Por isso não falte venha sentir a alegria do antigamente.

A animação vai ficar a cargo da banda de musica popular HS 4 " Manuel 25 "

Teve lugar esta manhã a reunião do executivo municipal

Teve lugar esta manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho   habitualmente a reunião ordinária .
Uma reunião com 11 pontos na ordem de trabalhos.
De  realçar a falta da vereadora socialista Judite Quintas, mas justicada pelo Presidente da Câmara.

Atletismo - CJ CLarks em 4º no nacional de Montanha


Num magnífico percurso traçado em plena Mata Nacional do Buçaco - Luso, realizou-se no dia 5 de Junho de 2010, o Campeonato Nacional de corrida de Montanha, e a nossa associação esteve presente com 5 atletas. O tempo esteve magnífico e ajudou ao espectáculo, pois foram uns campeonatos bastantes participados e onde os melhores tiveram de dar o litro para poder vencer. O nosso destaque vai para a atleta Joana Mendes, que no escalão de Juniores (que prefere a pista), mas que foi até ao Luso para conseguir um bom resultado, trazendo para Castelo de Paiva, mais uma medalha e neste caso a de Bronze e provou que com treino, vontade e determinação se conseguem superar todos os obstáculos. Ainda no escalão Júnior, atleta Andreia Teixeira ficou em 6º lugar.


Na prova Rainha a Equipa Sénior Feminina ficou em 4º lugar.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Amanhã é dia de Reunião Ordinária

Hoje a partir das 10h vai ter lugar como habitualmente a reunião ordinária no salão nobre dos paços do concelho.
Esta sessão conta com 9 pontos na ordem de trabalhos.
Aqui fica agenda para esta reunião que vamos acopanhar na íntegra:

                                                                              I
 - Período antes da ordem do dia

                                                                              II

1º - Resumo diario de tesouraria

2º - Acta da reunião ordinária de 27 de Maio

3º - Hasta pública para a cessão de exploração de estabelecimento de café snack bar, da praia do Castelo - Fornos. Adjudicação

4º - Educação. Plano de transportes escolares para o ano lectiva 2010/2011

5º - Obras municipais

5.1 - Remodelação de arruamentos urbanos - zona nascente/poente. Rua António Sérgio. A provação do projecto e abertura de concurso público

6º - Obras articulares

7º - Loteamentos urbanos e obras de urbanização

8º - Subsídios e apoios a diversas entidades

9º - Despachos proferidos no uso da competência delegada 

Paulo Teixeira, foi nomeado membro do Conselho de Filiais e Delegações do F.C.Porto

Segundo noticia o sito do F.C.Porto na internet ,foram empossados esta tarde no Estádio do Dragão os membros do Conselho Cultural bem como os do Conselho das Filiais e Delegações do clube e da qual faz parte Paulo Teixeira que até á bem pouco tempo exerceu o cargo de Vice-presidente do clube.
O ex Presidente da Câmara de Castelo de Paiva  ja tinha tomado posse como Membro do Conselho Superior do FCPorto no passado dia 17 de Maio.

Recorde-se que o este paivense exerceu as funções de Vice desde Maio de 2004 a Maio de 2006 (6 anos).

Da lista dos empossados para o próximo triénio, faz ainda  parte Isabel Pires de Lima   ex.Ministra da Cultura (Conselho Cultural) e Manuela Aguiar, Vereadora da Cultura a tempo inteiro na CM de Espinho.

Conselho Cultural


Álvaro Pinto (Presidente)

Isabel Pires de Lima

Amândio Secca

Guilherme Macedo

Justino Santos

Fernando Rocha

Fernando Oliveira

Conselho de Filiais e Delegações


Alípio Jorge Fernandes (Presidente)

Manuela Aguiar

Luzia Godinho

Paulo Teixeira


Directores Nomeados


Álvaro Monteiro

Rodrigo Moreira

Fernando Oliveira

João Baldaia

Joaquim Dias

José Carlos Alves

Ludgero Castro

Luís Fernandes

Miguel Vilaça

Manuela Pinto

Rui Monteiro

Mário Beça

Antero Castro

Foi adjudicada a Exploração da Esplanada no largo do Conde



Futebol Veteranos - Paivense - Régua, foi adiado para outra data


Segundo a organização este jogo que estava marcado para o próximo foi dia 12 ás 17h30 foi  adiado para data a combinar
Moto Clube Paivense foi anfitrião da iniciativa
Castelo de Paiva recebeu mais de 1200 Motos



A loucura das motas esteve de volta a Castelo de Paiva …A iniciativa “ Lés a Lés “ da Federação de Motociclismo de Portugal passou pelo concelho no final da tarde do passado Sábado. Os motociclistas entraram na zona urbana da vila pela Rua Dr. Sá Carneiro e seguiram em direcção à Av. General Humberto Delgado. Ao todo, foram mais de 1200 motos que “ desfilaram “ pelas ruas da urbe paivense…
O momento era de comemoração. A Federação de Motociclismo de Portugal cumpria 20 anos de vida e o Portugal de Lés-a-Lés juntou-se à festa, homenageando alguns dos moto-clubes fundadores da entidade que há duas décadas superintende o motociclismo lusitano.
Por cá, ao Moto Clube Paivense, como clube anfitrião, coube fazer a contagem e a organização da passagem pelo território paivense, uma espécie de cerimonial de boas vindas no Largo do Conde, ao qual se juntou o Vereador da Cultura e do Desporto da CM de Castelo de Paiva, José Manuel Carvalho, recordando que, nesse mesmo dia, se realizou a grande jornada do QUADRACE NOCTURNO na Pista de Curvite – Sobrado, um evento de sucesso da “ JustBegin “, uma empresa nova virada para o desporto com uma vertente radical, que mereceu a colaboração da Câmara Municipal de Castelo de Paiva


GIRP/Carlos Oliveira
Com a presença do General Rocha Vieira e Gonçalo Rocha

ASSOCIAÇÃO DOS COMBATENTES DO ULTRAMAR COMEMOROU O SEU 8º ANIVERSÁRIO



Com a presença do General Rocha Vieira, ex-Governador de Macau, do presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, e de representantes do Ministério da Defesa, a ACUP – Associação dos Combatentes do Ultramar Português promoveu no Domingo passado, as cerimónias evocativas do seu 8º aniversário, tendo apresentado um programa diversificado que foi do agrado de centenas de ex-combatentes que responderam á iniciativa.


Depois de uma concentração junto à Igreja Matriz de Sobrado, realizou-se uma homenagem junto ao monumento evocativo aos Combatentes do Ultramar Português, com deposição de flores, e com a presença da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, para além de uma “ solta de pombos “.

Para além de uma missa na Igreja Paroquial de Real, em sufrágio por todos os combatentes do ultramar, celebrada pelo Capelão Militar Joaquim Soares, do Batalhão 513 da Guiné, o programa deste 8º aniversário da ACUP inclui um animado convívio de ex-combatentes no espaço do Parque das Tílias, em Sobrado, com “ porco no espeto “ e animação musical com o Conjunto “ Danúbio Azul “, terminando com uma sessão de esclarecimento sobre as Leis dos Combatentes, onde entre o presidente da ACUP, José Nunes e outros intervenientes, foram abordadas várias questões relacionadas com o “ stress “ de guerra, o cumprimento da Lei 9/2002, o complemento de pensão, a solidariedade institucional que cada vez se apresenta mais débil e o reconhecimento nacional que merecem os ex-combatentes do ultramar.
Na sua intervenção, o edil paivense Gonçalo Rocha congratulou-se por mais este aniversário da ACUP, valorizando a beleza e o significado do monumento evocativo dos combatentes, localizado na vila de Castelo de Paiva, um testemunho que honra o concelho e memoriza aqueles que, sendo naturais do município, deram a vida pela Pátria e tombaram entre dez mil portugueses, na intrínseca defesa da causa nacional.
Enaltecendo o trabalho desenvolvido pela ACUP e a sua missão ao nível do apoio aos ex-combatentes, o presidente da CM de Castelo de Paiva não deixou de evidenciar que, se no cenário de guerra foi cumprido um dever, agora também temos o dever sagrado de recordar os nossos mortos e evocar a sua memoria, de forma tão ilustre e prestigiada, gravada no granito de um dos monumentos aos combatentes mais belo de Portugal.
 
GIRP/Carlos Oliveira

PRESIDENTE DA CÂMARA E GOVERNADOR CIVIL NA RECEPÇÃO AOS GRUPOS PARTICIPANTES NO XV FESTIVAL DE FOLCLORE DE S.MARTINHO


                                     

O Governador Civil de Aveiro, José Mota, participou ao lado do edil paivense, Gonçalo Rocha, na tarde do passado Sábado, numa cerimónia de recepção realizada nos Paços do Concelho, aos grupos intervenientes do XV Festival Nacional de Folclore de S. Martinho.
Para além dos dirigentes e componentes do Rancho Folclórico de S. Martinho, e do autarca da freguesia, Manuel Emílio dos Santos, estiveram presentes na cerimónia de boas vindas, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Figueiró – S. Tiago de Amarante, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Pontével – Cartaxo, Rancho Folclórico da Polvoreira – Guimarães e o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares de Fermêdo e Mato – Arouca.
Gonçalo Rocha deu as boas vindas aos grupos presentes e fez uma retrospectiva do concelho de Castelo de Paiva, evidenciando as suas potencialidades turísticas e dimensão territorial, com uma atractiva frente ribeirinha sobre o Rio Douro.
Os valores da cultura e da etnografia paivense não foram esquecidos na intervenção do presidente da CM, que louvou o trabalho desenvolvido pelo Rancho Folclórico de S. Martinho ao longo dos anos, destacando que o folclore é uma forma de mostrar a grandeza da nossa cultura, traduzida pelos costumes, lendas, tradições e festas populares, transmitidos de geração em geração, daí considerar ser de louvar todas as acções e iniciativas que poteciem a preservação destes valores, como forma da população manter o contacto e a recordação das suas verdadeiras raízes.
O Governador Civil de Aveiro evocou as suas raízes e a ligação a Castelo de Paiva, deixando uma palavra de carinho e de apoio a todos aqueles que lidam com o folclore, também para ele, a forma mais genuina de preservar a cultura popular e os costumes e tradições de outrora, manifestando o seu apreço pelos inumeros grupos que, no distrito de Aveiro, se dedicam ao folclore e à etnografia.

GIRP/Carlos Oliveira
Equipa de Vigilantes Florestais no terreno


O Município de Cinfães tem, desde 1 de Junho, uma equipa de vigilantes florestais a efectuar acções de vigilância florestal, primeira intervenção em fogos nascentes e acções de sensibilização à população.
À semelhança do ocorrido em anos anteriores, a Autarquia procedeu à contratação de dois vigilantes para os meses mais críticos a nível de ocorrências de incêndios florestais (Junho a Setembro).
A equipa integra o Plano Operacional Municipal de Cinfães, num dos sectores mais problemáticos, fazendo os seus percursos numa viatura 4 x 4, equipada, nomeadamente, com um kit de primeira intervenção (motobomba com tanque de 500l).




XII Torneio de Natação a 9 de Junho



Os alunos do Complexo Escolar de Cinfães (1º CEB), das EB1 de Tuberais, Meridãos nº1 e nº 2 vão participar no XII Torneio de Natação, na próxima quarta-feira, dia 9. As provas vão decorrer nas Piscinas Municipais Cobertas, a partir das 15h30.
Uma organização promovida pelos professores das AEC que se realiza na sequência das aprendizagens realizadas na Actividade Física e Desportiva.


G.A.P.



Município assinala Dia de Portugal


O Dia de Portugal, 10 de Junho, será comemorado, em Cinfães, com um concerto pela Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães, no Largo da Fonte dos Amores, a partir das 16h00.
Da parte da manhã, decorrerão as iniciativas oficiais, nos Paços do Concelho, a partir das 10h com o hastear da bandeira, salva de morteiros e guarda de honra dos Bombeiros Voluntários de Cinfães e de Nespereira; e deposição de coroa de flores aos soldados cinfanenses mortos na Primeira Guerra Mundial e na guerra das ex-colónias.


10 de Junho em Tendais


A Junta de Freguesia de Tendais juntamente com algumas colectividades locais (Associação para o Desenvolvimento da Ribeira de Tendais; Associação para a Defesa do Vale do Bestança e Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais) também vai assinalar o Dia de Portugal, 10 de Junho, com uma homenagem aos combatentes naturais da freguesia. O programa terá lugar no largo das Nogueiras, em Vila de Muros e contempla às 8h, o hastear das bandeiras; às 18h, a celebração de uma missa pelos combatentes falecidos, seguida da deposição de uma coroa de flores. A iniciativa termina com um lanche convívio marcado para as 19h30.


G.A.P.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Grupo Desportivo é Vice-Campeão de Portugal. Carlos Silva é o Campeão em Veteranos

O Campeonato Nacional de Corrida em Montanha da FPA voltou a ser realizado no Buçaco. Se a marcação para esta luxuriante mata foi uma tentativa da Federação e da Associação de Atletismo de Aveiro de se redimirem da má organização de 2008, temos que escrever que o conseguiram.
Desta feita, os competidores da corrida de montanha ficaram satisfeitos, embora se continue a notar uma certa resistência de quem tutela o atletismo em aceitar esta variante de desporto que tem como principal atractivo o bom enquadramento com a natureza. Contudo, srs dirigentes da federação e das associações, o movimento é imparável, como o foi o atletismo de estrada.
O Grupo Desportivo, apresentou-se nestes campeonatos determinado a trazer para Castelo de Paiva o ceptro. Sabia que havia que lutar muito. As equipas de Carregal do Sal, de Albergaria, de Penafiel, de Oeiras, de Matosinhos, de Gaia e de Cucujães pretendiam o título, tinham valor para o conquistar e ainda existia a equipa vinda da região autónoma da Madeira que era uma incógnita.
A competição foi acesa, correu-se até à exaustão (que o diga Joaquim Barbosa). Sentiu-se o peso da responsabilidade, esse peso que tolhe os músculos e que faz o coração "disparar" (que o diga Sérgio Azevedo). Sentiu-se a força que faz esquecer todas as dores e origina a superação (que o digam Vítor Barbosa e Carlos Silva). Sentiu-se o prazer de ser do Grupo Desportivo (que o digam Amélia Vieira, Fernando Ramos, Rafael Lopes, Vicente Vieira, Rui Barbosa e António Moreira). Por tudo isto, o segundo lugar alcançado foi encarado com um sentimento misto, por um lado, contentes por mais uma vez estarmos no pódio de uma competição nacional, por outro com lágrimas nos olhos por não podermos festejar a conquista do tri-campeonato.
Os nossos amigos do FC Penafiel foram os vencedores, justos vencedores. E o pódio esteve cheio de gente conhecida, no primeiro lugar a equipa de Penafiel, no segundo a equipa de Castelo de Paiva e no terceiro a equipa de Albergaria-à-Velha.
No pódio e no lugar mais alto, esteve também Carlos Silva que se sagrou Campeão de Nacional de Montanha no escalão de Veteranos.




Resultados

Juniores Masc - 10º Rafael Lopes

Seniores Fem - 12ª Amélia Vieira

Seniores Masc - 6º Vítor Barbosa/ 8º Carlos Silva/ 12º Sérgio Azevedo/ 13º Joaquim Barbosa/ 27º Rui Barbosa/ 32º Fernando Ramos/ 34º António Moreira/ 39º Vicente Vieira

Colectivo - 2º GDCCP

Banda Marcial de Bairros deu inicio ás comemorações do seu BICENTENÁRIO

A Banda Marcial de Bairros e os seus dirigentes no ano do bicentenário
              


Com a presença do Governador Civil de Aveiro
BANDA MARCIAL DE BAIRROS DEU INICIO ÀS COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIo

* edil local considerou a filarmónica o “espelho” da freguesia



O Governador Civil de Aveiro, José Mota, e o presidente da CM de Castelo de Paiva, presidiram na tarde de Sábado, à cerimónia de abertura das comemorações do bicentenário da Banda Marcial de Bairros, onde se falou da história e das memorias desta prestigiada filarmónica, uma das mais antigas do distrito e até da região norte.
O programa, promovido no amplo e atractivo espaço de S. Lourenço, para além de um concerto da Banda Marcial de Bairros, contou com a participação da Banda Musical de Fornos e da Banda dos Mineiros do Pejão, assim como uma diversificada animação musical e cultural, onde colaboraram as restantes colectividades sedeadas na freguesia.

Na cerimónia evocativa dos 200 anos da Banda Marcial de Bairros, o Prof. Adário Correia congratulou-se com a efeméride e deixou uma mensagem de esperança a todos aqueles que, de uma forma ou outra, dão o seu contributo para o sucesso da filarmónica que já soma dois séculos de existência e actividade ininterrupta.

O dirigente falou da história da banda, de memórias e de dificuldades, realçando o apreço que merecem todos aqueles que ajudaram, ao longo de 200 anos, à sobrevivência da agremiação e a consolidar a banda, granjeando o prestigio que todos lhe reconhecem, traduzido no êxito que tem obtido em todo o território nacional e além fronteiras.
Os primórdios da banda mereceram o destaque de Adário Correia, que enalteceu os seus beneméritos e não deixou de destacar todo o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos tempos, reclamando o melhor apoio para a filarmónica bairrista.
Já Rodrigo Pereira teve a grata tarefa de fazer o historial da banda, numa breve resenha que passou em relevo a sua génese em 1810, evidenciando os valorosos homens que estiveram na sua fundação, realçando momentos de gloria e de dificuldades, tempos difíceis em que a colectividade conseguiu superar atribulações e manter a sua actividade e prestigio, afirmando-se como grande referencia cultural da freguesia e do concelho.

O autarca local, António Costa, não deixou de recordar os fundadores, directores, músicos e colaboradores da Banda de Bairros, manifestando o seu orgulho em ser autarca numa data tão significativa para a freguesia, rica na dinâmica associativa e no bairrismo da sua gente, onde a filarmónica local é o bastião máximo da cultura bairrista, deixando a sugestão que a colectividade merece ser distinguida ao mais alto nível municipal, enquanto Daniel Rocha falou da filarmónica e do ensino da musica, destacando a importância cultural que a agremiação representa para a freguesia.

Já o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, louvou a colectividade, que sempre soube ser, na lonjura dos tempos, exemplo de tenacidade, de trabalho, abnegação e de hospitalidade, evidenciando depois o agrado da sua presença neste acto solene como forma também de prestar uma justa homenagear à multiplicidade de pessoas que, desde 1810, ao longo de dois séculos, trabalharam e sofreram para erguer e manter viva e pujante esta Banda Marcial, nomeadamente:
- Os maestros (ou, mais popularmente, os regentes) que desde António da Silva Gouveia até aos dias de hoje, dirigiram a Banda, com maior ou menor êxito ou aprovação; os dirigentes e colaboradores, que não pouparam esforços para suplantar dificuldades, para manter activa a colectividade e os músicos, muitos autodidactas e muitos outros formados nas escolas da Banda, que ao longo de cinco gerações compuseram elencos e foram pilares fundamentais da sua existência.
Gonçalo Rocha aproveitou o momento para entregar uma Salva de Prata alusiva ao bicentenário e prestou uma homenagem e justo reconhecimento, “ por terem construído este património sócio – cultural, porque se constituíram verdadeiros agentes do serviço público, por terem contribuído para o engrandecimento da cultura e para a divulgação do nome de Castelo de Paiva “, não esquecendo também, “ os entusiastas indefectíveis, que sempre defenderam e apoiaram a Banda, se empolgaram nos despiques, que percorreram distâncias desmedidas para a incentivar e para a apreciar sempre com o mesmo enlevo “.
O edil paivense, estendeu o seu elogio à população de Bairros, que se revê na Banda com orgulho e que a patrocina na sua actividade, sendo que, a Banda de Bairros é o espelho desta freguesia: combativa, diligente e empreendedora, que enfrenta as agruras e as adversidades, e segue em frente com vontade renovada.

O autarca considerou depois que, “ Castelo de Paiva precisa de colectividades e de instituições sólidas, dinâmicas, empreendedoras, que se impuseram no tempo, criaram raízes, moldaram e impulsionaram vivências, contribuíram para uma sociedade mais justa e solidária, concorreram decisivamente para fixar costumes e tradições, para dinamizar a cultura “, para concluir que, “ assim foi sempre, e continuará a ser certamente, a acção da Banda Marcial de Bairros, que durante a sua provecta e linda idade de 200 anos tem sido um porta-estandarte, uma embaixatriz desta freguesia, do nosso concelho, da região a que pertencemos, e até do país “.
Gonçalo Rocha abordou a sugestão para agraciar a Banda Marcial de Bairros com a medalha de ouro do Município por altura deste seu aniversário, salientando que não o surpreendeu esta sugestão, pelo merecimento que resulta do seu relevante contributo para o desenvolvimento social e intelectual do concelho, e que lhe valeu há 17 anos (em 24 de Junho de 1993) a Medalha de Prata de Mérito Municipal.

Por ultimo, também o Governador Civil de Aveiro se congratulou pelo facto de, no concelho que o viu nascer, existir uma banda de música com duzentos anos de história, uma efeméride que muitas colectividades desejariam concretizar, deixando uma palavra de estima a todos aqueles que, sempre deram o melhor de si, pela existência desta agremiação, que tem sido um baluarte na cultura local, relevando a sua mais valia na área da formação musical, orientada para uma salutar estratégia de dar aos jovens uma ocupação válida e de grande interesse cultural.

José Mota aproveitou a ocasião para anunciar que, no âmbito dos 175 anos do Governo Civil de Aveiro, a capital do distrito vai receber um grande desfile das bandas de musica existentes no território aveirense, como forma de reconhecimento público pelo honroso e notável trabalho que estas colectividades musicais tem desenvolvido através dos tempos, merecendo por isso, uma justa exaltação ao mais alto nível.
Para além do apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, a iniciativa contou com o apoio da Junta de Freguesia local e das associações da freguesia.

GIRP/Carlos Oliveira

Associação Solidariedade Social de Espadanedo vai assinar protocolo com o Instituto de Segurança Social

A Associação de Solidariedade Social de Espadanedo vai no próximo dia 9 de Junho de 2010, no salão nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, pelas 15h30, assinar o protocolo com o Instituto da Segurança Social, para o arranque da construção do Lar Residencial “Nossa Senhora de Lurdes de Espadanedo”.
Esta obra foi financiada pelo Fundo Social Europeus, através do programa POPH na medida 6.12 – Apoio ao Investimento a Respostas Integradas de Apoio Social, no montante de um milhão e quarenta e um mil euros, correspondente a 75% do valor apresentado pela candidatura submetida pela instituição.
É mais uma obra que dotará o concelho com as infra-estruturas necessárias às respostas sociais, desta feita na área da deficiência, onde até há dois anos atrás de nada dispunha nesta matéria.
De salientar ainda que este se traduz no maior investimento para o concelho e para o distrito alcançado numa candidatura a fundos de apoio, por uma Instituição de Solidariedade Social.


Manuel Rabaça

Festas das AEC's

À semelhança dos anos lectivos anteriores e no âmbito da implementação da Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) pelo Ministério da Educação, a Pergaminho, Lda., como representante das seguintes Instituições do Concelho: Serviços Sociais da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Centrum F, Centro Social de Real, Centro Social do Couto Mineiro do Pejão e Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido, vai promover a 4ª edição do “Sarau Desportivo do 1º Ciclo do Ensino Básico” e a 2ª edição da “Festa da Música/Concurso de Flauta”, um por cada Agrupamento de Escolas existente no concelho.
O “Sarau Desportivo” pretende ser um espaço onde os alunos mostrem a toda a comunidade os mais variados números desportivos, desde ginástica, ginástica acrobática, danças, coreografias, entre outras actividades. A “Festa da Música” tem como objectivo dar a conhecer a todos o trabalho realizado ao longo do ano nas aulas de Música através da execução das mais variadas danças do mundo. Integrado, ainda, nesta festa está o “Concurso de Flauta”, onde os 2 melhores alunos de cada turma de 3º e 4º anos irão competir pelos três primeiros lugares no concurso deste ano e pelos seus respectivos prémios.
Os saraus de Actividade Física e Desportiva realizar-se-ão nos dias 2 de Junho, no Pavilhão Municipal de Desportos (Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva) e 16 de Junho, no pavilhão da E. B. 2,3 do Couto Mineiro (Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão). As Festas da Música terão lugar nos dias 9 de Junho, no pavilhão da E. B. 2,3 do Couto Mineiro do Pejão (Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão) e 14 de Junho, no Pavilhão Municipal de Desportos (Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva).
Ambos os eventos contarão com a presença das seguintes escolas:
Agrupamento do Couto Mineiro – E. B. 1 de Casal da Renda, E. B. 1 de Serradelo, E. B. 1 da Raiva, E. B. 1 de Folgoso, E. B. 1 de Oliveira do Arda, E. B. 1 do Picão e E. B. 1 da Póvoa.
Agrupamento de Castelo de Paiva – E. B. 1 Nº 1 de Sobrado, E. B. 1 da Cêpa, E. B. 1 do Adro e E.B. 1 de Nojões.
A homenagem do Agrupamento Sondagem em memória de Patrícia Soares
Foi com profunda tristeza que os elementos do Agrupamento Musical Sondagem, receberam a notícia da tragédia que vitimou a jovem Patrícia Soares, da vizinha freguesia de Nespereira, colega e amiga do Agrupamento LUSO DANCE, onde cantava e tocava acordeão.
É daquelas notícias que esperamos nunca receber, mas que quando acontece, parece que o mundo se acaba, o dia se transforma em noite e perdemos as forças e a vontade de continuar…afinal somos mesmo pequenos nesta presença terrena.
Esta era uma jovem cheia de vida, com uma vida multifacetada, bem integrada na comunidade e com uma invejável dinâmica de intervenção associativa, que fazia dela uma pessoa querida e muito estimada no seu meio e na sua terra.
Desde o Grupo Coral, ao Rancho Folclórico, ás iniciativas da Casa do Povo de Nespereira, ao ensino do cavaquinho e acordeão, ao teatro e à animação sócio – cultural ela estava em todas, porque era da sua génese, ajudar, contribuir e fazer bem…
Em Castelo de Paiva, durante o estágio do 12ºano, na área da animação sócio-cultural, esteve no CAO – Centro de Actividades Ocupacionais, da Santa Casa da Misericórdia, onde granjeou simpatia e estima, colaborou com a Rede Social na Feira Social das IPSS entre outras iniciativas, e também com a autarquia local ao nível de actividades com a população escolar…
Se a musica era a sua paixão, a musica ficou a perder, a sua terra perdeu uma jovem espectacular que ainda tinha muito para dar ao nível da intervenção social e cultural, e nós perdemos uma colega e amiga simpática que recordamos para sempre.
À família enlutada e ao Grupo Musical Luso Dance apresentamos o nosso voto de pesar, na certeza de que a Patrícia Soares estará sempre, na memoria daqueles que, fazendo da musica uma forma de estar na vida, não deixam de lutar por um futuro melhor…

A ultima presença em palco de Patricia Soares
Dia Mundial da Criança  - Parque das Tílias



Carlos Oliveira / Agrupamento Sondagem

domingo, 6 de junho de 2010

Acidente de viação provoca dois mortos e cinco feridos

Foto JN

Castelo de Paiva, 6 de jun (Lusa) – Um choque entre duas viaturas ligeiras no IC35, em Castelo de Paiva, provocou hoje dois mortos e cinco feridos, três dos quais graves, disse à Lusa fonte dos bombeiros locais.
As vítimas mortais são ambas de Cinfães e seguiam no mesmo veículo, que chocou com uma segunda viatura onde viajavam quatro rapazes e uma rapariga, com idades entre os 17 e os 28 anos.
Segundo o comandante dos Bombeiros de Castelo de Paiva, Joaquim Rodrigues, as duas vítimas mortais eram namorados, ele de 23 anos, da freguesia de Fornelos, e ela de 20 anos, da localidade de Nespereira.
O acidente de viação ocorreu cerca das 15:10, na localidade de S. Martinho, na estrada que liga a Ponte de Entre-os-Rios e a Vila de Castelo de Paiva.
Três dos feridos estão internados no Hospital Padre Américo, em Penafiel. O condutor, de 28 anos, residente em Cinfães, e uma rapariga de 17, de Castelo de Paiva, vão ser submetidos a intervenções cirúrgicas, segundo disse à Lusa fonte hospitalar.
“São feridos graves, mas não de extrema gravidade”, adiantou a fonte.
Um terceiro ferido grave, este com 19 anos, está internado na unidade de cuidados intensivos deste hospital.
Outros dois feridos, um de 20 anos e outro de 18, já tiveram alta hospitalar.
Após o alerta do acidente, foi acionado o helicóptero do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) que transportou dois dos feridos graves ao hospital de Penafiel.
Alguns dos feridos e as vítimas mortais tiveram de ser desencarcerados dos veículos em que seguiam, obrigando ao encerramento da circulação rodoviária naquela estrada durante várias horas, situação entretanto já resolvida.
Estiveram envolvidos nas operações de socorro os bombeiros de Castelo de Paiva e de Entre-os-Rios e o INEM.

ADC Bairros, vai promover festa da subida de divião

Tributo a Pearl Jam

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva