sábado, 10 de setembro de 2011



Um autocarro captou esta manhã na estrada na estrada  nacional 225 – kilometro 9  na freguesia de Travanca, concelho de  Cinfães do Douro.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011


Rota do Românico assinala Jornadas Europeias do Património

A Rota do Românico vai associar-se, uma vez mais, às comemorações nacionais das Jornadas Europeias do Património que, este ano, serão subordinadas ao tema “Património e Paisagem Urbana”. A premissa é sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, preservando os valores sociais, naturais, culturais, urbanísticos, arquitetónicos e arqueológicos que aí se encontram.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011







Adriano Manuel Gomes Teixeira de Sousa, de 53 anos, não resistiu aos ferimentos
Madeireiro esmagado por tronco em Sebolido

Um homem morreu, ontem de manhã, esmagado por um tronco que tinha cortado momentos antes, numa quinta de Sebolido, Penafiel. Adriano Manuel Gomes Teixeira de Sousa, de 53 anos e residente em Santa Eulália, Arouca, ainda foi socorrido pelo irmão e pelos Bombeiros de Entre-os-Rios, mas foi dado como morto no local do acidente. A Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) está a investigar o caso.

terça-feira, 6 de setembro de 2011


Circuito Nacional de Montanha passa por Castelo de Paiva
3ª Corrida/Caminhada das Vindimas realiza-se a 18 de Setembro


Está para breve a 3ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva, a grande jornada do atletismo em Castelo de Paiva, naquela que será uma iniciativa de referência no movimento pedestre e na corrida em montanha, uma prova sempre aguardada com natural entusiasmo e  ansiedade, num dia em que largas dezenas de pedestrianistas irão desfrutar de momentos bem passados em Castelo de Paiva.

Para o ano lectivo que se vai iniciar
Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai oferecer Manuais Escolares a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai oferecer, este ano, os Manuais Escolares a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas que integram os dois Agrupamentos Escolares do concelho…a medida é pioneira na autarquia e implica um investimento municipal superior a 31 mil euros.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011


Filarmónicas recebidas em frente aos Paços do Concelho
BANDA MUSICAL DE FORNOS PROMOVEU
ENCONTRO DE BANDAS EM CASTELO DE PAIVA


A  Banda Musical de Fornos promoveu, no passado Sábado, um Encontro de Bandas de Música, que teve lugar no recinto de Santo António, e que contou com a participação da Banda Marcial de Bairros, Banda Musical de Arouca e da  Banda da Casa do Povo de Moreira de Lima - Ponte de Lima, para além da filarmónica anfitriã.

O programa dividiu-se em duas partes, sendo que na parte da manhã foi realizada uma singela homenagem ao saudoso Padre Luís Correia, e durante a  tarde, o Encontro de Bandas.
Num evento que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, que esteve acompanhado do Vereador José Manuel Carvalho, do Pelouro da Cultura, a iniciativa contou com uma missa em homenagem ao  Padre Luís Correia que faleceu a 3 de Setembro de 2009, tendo a cerimónia registado a colaboração do Grupo Coral de Fornos e dos Pequenos Girassois.
A Banda Musical de Fornos tocou uma marcha solene e no final da missa foi colocada uma coroa de flores no memorial colocado na Capela de Santo António em memória do Reverendo Padre Luís Correia.
Ao inicío da tarde,  as referidas Bandas realizaram um desfile e uma exibição pelas ruas que dão acesso à zona central  da vila, tendo depois sido recebidas à porta dos Paços do Concelho pelo Executivo Municipal, presidido por Gonçalo Rocha, que esteve acompanhado pelo Vereador da Cultura, representante da Assembleia Municipal, autarca de Fornos e dirigentes da banda anfitriã do encontro.
Às 15H30, as bandas participantes deram entrada junto à Junta de Freguesia de Fornos e da sede da Banda de Fornos, actuando depois no recinto do Santo António, local que acolheu este encontro, que juntou quase 300 músicos das quatro filarmonicas representadas.
O edil paivense, teve depois, a oportunidade de a todos saudar e dar as boa vindas,  deixando  rasgados elogios à Banda Musical de Fornos pela concretização desta louvável e excelente iniciativa cultural, uma iniciativa que considerou honrosa para o município.
Recorde-se que este encontro de Bandas teve o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva  e da Junta de Freguesia de Fornos, bem como a colaboração do Grupo Coral de Fornos, Pequenos Girassois, Associação Jovens Rio, Bombeiros de Castelo de Paiva e Agrupamento de Escolas de Sobrado e do Agrupamento  dos Escuteiros 1258  de Castelo de Paiva.

RANCHO FOLCLORICO DE CASTELO DE PAIVA
REALIZOU FESTIVAL INTERNACIONAL

No cenário emblemático da Quinta da Boavista, em Sobrado, o Rancho Folclorico de Castelo de Paiva promoveu na tarde de ontem o seu 54º Festival de Folclore, um evento agora transformado em Festival Luso – Galaico, que desperta sempre grande entusiasmo e uma grande participação popular, tendo em conta a excelente qualidade etnografica dos grupos participantes.
A iniciativa começou com uma recepção e um  desfile do grupo anfitrião e dos ranchos folclóricos convidados no Largo do Conde, na vila de Castelo de Paiva.
Seguiu-se depois a actuação do Racho Folclórico de Castelo de Paiva, Rancho Folclórico da Casa do Povo de Santo António das Areias – Marvão, Rancho Folclórico F. Sampaense, de Oliveira do Hospital, Rancho Folclórico do Mindelo, de Vila do Conde e o Grupo Folclórico Iquedannzas, da Galiza ( Espanha ).
O presidente da CM, Gonçalo Rocha, esteve presente no evento e deixou uma saudação de boas vindas, fezendo  uma pequena abordagem do concelho de Castelo de Paiva e das suas potencialidades, não deixando de evidenciar pela positiva mais esta iniciativa do Rancho Folclórico de Castelo de Paiva que, ainda recentemente, esteve em França a representar com sucesso o município paivense, num evento folclórico de referência na comunidade portuguesa.
O evento, para além do apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da Junta de Freguesia de Sobrado, teve a colaboração da Paivense FM e do comércio local.
              
 Iniciativa integrada nos XXV Jogos Desportivos
CIDEP PROMOVEU NO SÁBADO
XIV VOLTA AO CONCELHO EM CICLOTURISMO

A exemplo dos últimos anos, o CIDEP – Fornos promoveu no passado Sábado, a XIV Volta ao Concelho em Cicloturismo, uma jornada desportiva integrada no programa dos XXV Jogos Desportivos de Castelo de Paiva, importante iniciativa que a autarquia paivense está a levar efeito até final deste mês de Setembro.

Grupo Desportivo triunfa na denominada 4ª Corrida dos Moinhos de Panacova. Vítor Barbosa triunfa na Elite Masculina, Amélia Vieira em Sub23




Penacova, bonita vila que vê correr a seus pés o basófias, esse rio que tem inspirado poetas e trovadores, fez iniciar esta sua corrida em montanha, na praia fluvial, surpreendendo os corredores com a obrigatoriedade (boa) de transpor o Mondego, através de uma estreita ponte de madeira.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva