quarta-feira, 30 de julho de 2008

Nota Imprensa - Centro Social de sardoura, cada vez mais perto da população idosoa do concelho


Informação institucional

No âmbito do Projecto Incluir (PI), o Centro Social de Santa Maria de Sardoura, como Entidade Executora e a Câmara Municipal de Castelo de Paiva como Entidade Promotora, entenderam alargar e reforçar a intervenção junto da população idosa do concelho de Castelo de Paiva.
Assim foi criada no âmbito do PI a intervenção “Envelhecer Animado” que é corporizada em diversos acções a descentralizar por todo o concelho, com periodicidade máxima quinzenal (domingos), e incorpora os seguintes ateliers: Música e dança; Expressão plástica; Desporto e actividade física; Ambiente e visitas; Sons e canções; Provas gastronómicas; Histórias e lendas.
Desta forma, pretende-se potenciar a integração da população idosa, muito em particular da não institucionalizada, desenvolvendo actividades de animação sócio - culturais, entretimento e, de ocupação de tempos de solidão e isolamento capazes de despertar sentimentos de alegria, amor, solidariedade e socialização contribuindo, desta forma, para um estilo de vida mais saudável.
Estas actividades para além de atenuar a solidão e o abandono a que muitos idosos estão votados promovem o convívio, a animação, a socialização, a relação idoso / família e a actividade física e de lazer da população sénior.
A primeira actividade, designada por “Rumo à Animação”, decorreu no passado domingo no ESPAÇO SER MAIS CRIANÇA, antiga escola primária de Gondarém, na freguesia da Vila de Raiva, com a realização de um Baile à Moda Antiga.

Executivo cinfanense tomou várias deliberações

OBRAS E ACESSIBILIDADES
Na reunião de Câmara do passado dia 28 de Julho, o executivo de Cinfães deliberou por unanimidade a execução de várias obras no concelho. Assim foi aprovado o Projecto, Programa de Concurso e Caderno de Encargos da Requalificação da Zona da Lomba, em Cinfães, pelo valor base de 284.745,51 euros. Foi ainda aprovado o Projecto, Programa de Concurso e Caderno de Encargos da Reparação e Beneficiação dos Balneários do Estádio Municipal pelo valor base de 190.571,03 euros. Foi também aprovado o relatório final do Parque de Lazer de Alhões e adjudicar pelo valor de 99.898,25 euros. No que toca a acessibilidades, foi aprovado o relatório final da Pavimentação do Acesso à Boavista, na freguesia de Oliveira do Douro, pelo valor de 56.230,00 euros. Foram ainda aprovados os contratos da Pavimentação da E.M. 556 de Macieira à E.N. 225 (Passantes – Nespereira) e da Pavimentação da E.M. 556 – 2 de Tarouquela a Moimenta, a celebrar com as empresas vencedoras para que as obras se iniciem.
PROTOCOLOS COM AS JUNTAS DE FREGUESIA
Foi aprovada por unanimidade a proposta do sr. Presidente da Câmara em protocolar uma ou duas obras dos Planos de Investimento das Juntas de Freguesia do Concelho, atendendo à sua insuficiente capacidade financeira. Nesse sentido, será protocolado uma verba de 10.000,00 euros com cada Junta de Freguesia, excepção às Freguesias de Cinfães, Nespereira e Souselo, cujo montante será de 15.000,00 euros, atendendo ao seu estatuto de vilas.
APOIO CULTURAL
Neste capítulo, o executivo aprovou alguns apoios financeiros a instituições e associações do concelho que desenvolvem neste período de verão algumas actividades. Foram elas: Rancho Folclórico de Sta. Quitéria de Tendais no apoio ao seu festival de folclore, Associação Juvenil de Nespereira – Kuljovem apoio à sua Semana da Juventude e à Junta de Freguesia de Espadanedo, para a realização do tradicional “Arco de Espadanedo”.

terça-feira, 29 de julho de 2008

CM e Junta da Raiva apoiam a iniciativa ARCAF vai promover no Terreiro do Fôjo Fim-de-semana cultural e desportivo

A ARCAF – Associação Recreativa Cultural e Ambiental de Folgoso, vai realizar nos próximos dias 2 e 3 de Agosto, um Fim-de-Semana Cultural e Desportivo, no espaço do Terreiro do Fôjo, na freguesia da Raiva, um local emblemático da antiga exploração carbonífera do Pejão.

A iniciativa prevê para o dia de Sábado, uma noite musical e cultural, com a actuação da Tuna Musical de Anta, com coro e orquestra dirigida pelo maestro Boaventura S. Moreira, seguindo-se ás 23 horas a apresentação em formato digital, da colecção do Jornal “ 0 Pejão “, continuando a noitada com a actuação do Conjunto “ Maré Alta “.
Já no Domingo, pelas 15h30, a organização promove a realização de jogos tradicionais, depois haverá a actuação do Conjunto de Música Tradicional Portuguesa “ To Ka Ki “, encerrando a iniciativa da ARCAF pelas 19 horas.
No local estão garantidas as habituais barracas de “ comes e bebes “, sendo que este evento tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e da Junta de Freguesia da Raiva.

GIRP/Oliveira

4ª Vitória Consecutiva



Sever doVouga, num processo desenhado na Serra do Arestal, disputou-se o 8º Trilho dos Mouros e a 7ª Etapa do Circuito Nacional de Montanha.
O Grupo Desportivo partiu para esta competição conhecedor do seu favoritismo e também da importância que esta vitória, a quarta consecutiva, representava para a atribuição do título de Vencedor do Circuito Nacional. Com este triunfo virtualmente o ceptro já está na vitrine da sede do Grupo Desportivo.
Nesta prova o Grupo Desportivo fez-se representar por oito atletas, sete masculinos e um feminino.
No feminino, Amélia Vieira, ainda com idade júnior, começa a ambientar-se a estes combates e prepara-se para não ter que fazer a penosa “travessia do deserto” que costuma acontecer nos primeiros anos do escalão sénior.

Resultados Individuais

Carlos Silva – 2º Vet. 2

Nuno Azevedo – 2º Sénior

Vítor Barbosa – 3º Sénior

Rui Barbosa – 5º Sénior

Joaquim Barbosa – 6º Sénior

António Moreira – 15º Sénior

Alberto Lopes – 14º Vet. 4

Amélia Vieira – 5ª Sénior

Colectivo

1º Grupo Desportivo C. Castelo de Paiva

2º Toyota Gaienses

3º A.R. Estrelas do Sul

segunda-feira, 28 de julho de 2008

CM e Assembleia Municipal de Castelo de Paiva manifestam pesar pelo falecimento de Antenor Tavares

A Câmara e a Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, através dos respectivos presidentes, Paulo Teixeira e Lopes de Almeida, manifestaram hoje, o mais profundo pesar pelo falecimento do Sr. Antenor Moreira Tavares, membro da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva e antigo presidente da Assembleia de Freguesia de Pedorido, comunicando que o seu funeral se realiza amanhã (terça-feira), pelas 11 horas, da sua residência no lugar do Carcajedo, para a Igreja Paroquial de Pedorido, seguindo-se depois da cerimónia fúnebre, a inumação no cemitério local.
Como autarca, o sr. Antenor Moreira Tavares, foi membro da Assembleia de Freguesia de Pedorido no mandato entre 1997-2001, depois foi presidente da Assembleia de Freguesia de Pedorido no mandato entre 2000-2005 e, actualmente, era membro da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, eleito na lista do PSD nas últimas eleições autárquicas.

GIRP/COliveira

Acção do FC do Porto, Câmara Municipal e Agrupamento Vertical de Escolas foi um sucesso


1º Campus FC do Porto / Castelo de Paiva proporcionou
férias desportivas a mais de 80 jovens de várias regiões do país


Na sequência do Protocolo de Cooperação assinado em Janeiro com o FC do Porto, envolvendo a CM de Castelo de Paiva e o Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, terminou ontem, depois de uma semana de intensa actividade, o 1º Campus Basquetebol / Castelo de Paiva, abrangendo mais de 80 jovens oriundos de várias regiões do país, sendo que a iniciativa, mais do que uma jornada de férias desportivas, teve em vista a promoção e desenvolvimento no concelho, da modalidade de basquetebol, enquanto actividade desportiva de referência.
A realização deste “ Campus “ de Férias de Basquetebol foi o principal objectivo da parceria que foi estabelecida entre estas entidades, constituindo um excelente argumento para a dinamização que se deseja da modalidade em Castelo de Paiva, decorrendo o evento entre os dias 20 e 27 de Julho, com a participação de jovens de ambos os sexos, vindos de várias regiões do país, de Bragança a Santarém, divididos em três escalões e orientados para as idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. Segundo o protocolo assinado, a realização deste “ Campus “ visou essencialmente, promover a ocupação de tempos de descanso escolar em actividades ligadas à prática do basquetebol que fomentem os valores positivos do desporto, com destaque para o trabalho em equipa, a persistência, a concentração, o respeito pelo outros e a auto – estima, mas ao mesmo tempo, fomentar hábitos saudáveis nos jovens, promovendo o aproveitamento do tempo e das capacidades pessoais.Durante a realização desta jornada de férias e de informação sobre o basquetebol, a organização procurou promover diversas actividades, como o trabalho técnico, jogos e concursos, jogos tradicionais, actividades de exploração da natureza e visitas culturais e turísticas ao concelho, sendo de destacar a passagem de todos os participantes pelo antigo Complexo Mineiro de Germunde, em Pedorido, e pela zona ribeirinha do Castelo, na freguesia de Fornos, num dia que foi dedicado ao concelho, com a realização de um percurso pedestre e várias actividades radicais.
O clube nortenho disponibilizou um “ staff “ com treinadores e monitores especializados na modalidade e um fisioterapeuta de apoio ao Campus de Férias de Basquetebol, bem como atribui diplomas a todos os participantes.Para além disso, o FC do Porto assumiu a contratação de um seguro de responsabilidade civil para todos os participantes, bem como colaborou na promoção turística do concelho, enquanto ao Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva coube a cedências das instalações da Escola Secundária e da EB 2.3 necessárias à realização deste evento desportivo e ao acolhimento dos jovens participantes.Um dos momentos altos do evento, foi a visita que Nuno Marçal, um dos " craques " da equipa profissional de basquetebol do FC do Porto, fez ao Campus, ocasião para conviver com os participantes e deixar os melhores conselhos para uma aprendizagem mais eficaz da modalidade.O edil paivense Paulo Teixeira, congratulou-se com a realização deste Campus de Férias em Castelo de Paiva e com o êxito obtido nesta primeira edição, realçando depois, a importância desta proposta do FC do Porto e da autarquia paivense para as férias escolares, onde se proporcionou o ensino do basquetebol ao mais alto nível, evidenciando ainda, que esta acção conseguiu potenciar momentos únicos de salutar convivência aos jovens participantes, numa harmonia total entre o desporto e a natureza, entre o corpo e a mente.
Carlos Oliveira

CONCERTO DA DIÁSPORA HOMENAGEOU EMIGRANTES AROUQUENSES



Sob a direcção do maestro arouquense António Costa, a Orquestra Clássica do Centro protagonizou no Pátio Interior do Mosteiro de Arouca, na noite de 26 de Julho, o Concerto da Diáspora, uma iniciativa da Câmara Municipal de Arouca para homenagear os emigrantes arouquenses. Foram escutadas obras de Mozart, Dvorak e Johann Strauss, que deliciaram as centenas de pessoas que assistiram ao concerto.
GICMA

A Estatuária em Espaço Público - Contributo do Município de Paredes

Informação institucional
O Município de Paredes participou no workshop “Turismo Cultural: Valorização do Património Estatuário em Espaço Público”, que decorreu na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
Este workshop surge no âmbito do Projecto POCI/HEC/59348/2004 “Impacto histórico-económico urbanístico da Estatuária em espaço público. Aplicação a Portugal nos séculos XIX e XX”, desenvolvido pelo Núcleo de Investigação em Economia Europeia, Industrial e Internacional.
A presença dos representantes dos Pelouros do Turismo e da Cultura do Município de Paredes neste workshop surge na sequência do levantamento e registo da Estatuária em espaço público no concelho e do preenchimento dos inquéritos no âmbito do referido Projecto, tendo como objectivo a partilha de conhecimentos entre intervenientes das Universidades, escultores e elementos da autarquias, de modo a encontrar formas de dinamização, valorização do Património Estatuário que embelezam e marcam lugares.
A Estatuária em Espaço Público pode potenciar a turistificação do Território e da Cultura, se lhes associar o Turismo Criativo, pelo que não deve assentar, apenas, no embelezamento urbanístico, mas desencadear valores de identidade, motivações e experiências culturais.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva