sábado, 31 de julho de 2010

Assalto em Pedorido


Foi na madrugada de Quinta para Sexta que os amigos do alheio aproveitaram a calada da noite para assaltarem o "Jardim do Arda". Um espaço hoteleiro da região localizado na freguesia de Pedorido.
Uma vez que o alarme disparou o seu proprietário de imediato pos-se acaminho do estabelecimento comercial, e  quando lá chegou viu a porta principal estroncada.
Os assaltantes levaram consigo um palsma.

José Luís Pinto

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Nautilus inaugurou hoje nova fábrica de mobiliário para dar tecnologias inovadoras à educação

* Edil paivense fez votos que a nova empresa seja um bom exemplo de sucesso e de longevidade





Animada por um crescimento anual de 50% nas vendas ao longo da última década, a Nautilus inaugurou hoje de manhã, uma nova fábrica de mobiliário em Castelo de Paiva, localizada na Zona Industrial de Felgueiras, numa cerimónia oficial, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, entre outras entidades e convidados.
Ourivesaria assaltada  no centro da Vila de Castelo de Paiva por 3 individuos encapuzados

Foi por voltas das 17h30 que 3 indivíduos encapuzados entraram numa ourivesaria do Centro da Vila de Castelo de Paiva e em poucos minutos levaram alguns objectos em ouro.
O amigos do alheio faziam-se transportar numa viatura de marca Rover de cor verde garrafa, segundo confirmou uma das testemunhas.
Um dos assaltantes ainda apontou uma arma a um transeunte que naquela altura circulava na rua onde está instalada a referida  casa comercial.
Para já desconhece-se o valor dos artigos roubados.
Recorde-se que esta ourivesaria já tinha sido assaltada a cerca de uma ano.
"RASTREIO HIV/ SIDA"...


A ASSR Nespereira juntamente com o CAD vão realizar em conjunto  um rastreio GRATUITO e totalmente CONFIDENCIAL numa unidade móvel que ficará próxima da Feira anual de Feira Franca.


Horário: 9 ás 13 (manhã) ; 14 às 16 h (tarde)

Apenas com uma picada dará o exemplo.

Não falte!

Para qualquer esclarecimento pf contactar 256.951 104 / 938 603 311
                                                                  Comunicado



A constituição do plantel do SC Paivense está em marcha para a nova época 2010/11, mas completa está já a equipa técnica.

Assim, o treinador será António Correia, auxiliado por Isidro Beleza (Adjunto), Manuel Moreira (Técnico de GR) João Martins (Secretário Técnico) e Ricardo Ramalho (Director de Comunicação).
O arranque dos trabalhos da equipa está marcado para 9 de Agosto, no Campo Municipal da Boavista às 20.00 H. Informamos ainda que o jogo de apresentação será dia 5 de Setembro com adversário ainda a conhecer.



Em breve outras novidades.


Castelo de Paiva, 30 de Julho de 2010

DC/RR
Reactivado o incêndio no lugar de Valaido - Folgoso



Foi reactivado ao inicio desta tarde de hoje o incêndio no lugar de Folgoso, freguesia de S.Pedro do Paraíso, concelho de Castelo de Paiva. Incêndio que tinha sido dado por controlado por volta das 22 horas de ontem.
Nesta altura combatem este incêndio 94 bombeiros apoiados por 24 veículos operacionais.
Comanda as operações no local o 2º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva.
CM de CASTELO DE PAIVA ALERTA PARA OS PERIGOS DAS ALTAS TEMPERATURAS

Na sequência do Plano de Contingência para as Ondas de Calor, do Agrupamento de Centros de Saúde do Tâmega II - Vale do Sousa Sul, tendo por base as orientações da Direcção-Geral de Saúde, com vista à minimização dos efeitos negativos na saúde das ondas de calor que se faz sentir, informa-se que os distritos da região Norte continuam , em situação de Alerta pelo que se solicita a divulgação das medidas de prevenção e protecção da saúde de bébés, crianças e idosos, tendo por base as recomendações para creches e infantários e estabelecimentos de acolhimento de idosos.

Carlo Oliveira



Aconselha-se a maior atenção.



GIRP/COliveira
Novo investimento industrial em Castelo de Paiva

Nautilus inaugura hoje nova fábrica de mobiliário para dar tecnologias inovadoras à educação.

Animada por um crescimento anual de 50% nas vendas ao longo da última década, a Nautilus vai inaugurar hoje, ás 11 horas, uma nova fábrica de mobiliário em Castelo de Paiva, localizada na Zona Industrial de Felgueiras, numa cerimónia oficial, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, entre outras entidades e convidados.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Junta de Freguesia de Bairros organiza mais um "Concurso Nacional de Gado Bovino"
                                                   Concurso Nacional de Gado Bovino

Inserido nas festas em honra de S.Lourenço (Bairos - Castelo de Paiva) vai ter lugar no próximo dia 7 de Agosto  o habitual  Concurso Nacional de Gado Bovino, organizado pela Junta de Freguesia local.
Este concurso, tem um orçamento de cerca de 6 mil euros, e agrega animais de todos os pontos do norte e centro do País.
 Incêndio nos lugares de  Lázaro(Arouca) e Guirela(Castelo de Paiva) já lavra á mais de 72 horas


O incêndio que nesta altura mais preocupa os bombeiros é aquele que se regista em Lázaro no
 concelho de Arouca e Guirela concelho de Castelo de Paiva.

Este incêndio que começou na passada 2ª feira (cerca de 72 h) está nesta altura a  ser combatido por cerca de 119 bombeiros apoiados por 33 veículos 4 aviões bombardeiros e 1 helicoptero de ataque inicial..

quarta-feira, 28 de julho de 2010

TAEKWONDO - Castelo de Paiva triunfa em Esmoriz


Com uma excelente prestação, o Ginásio Basílio Pinho (Oliveira do Arda) participou no passado dia 10 de Julho, no 2.º Open Taekwondo de Esmoriz.
A prova contou com a participação de 180 atletas de 13 escolas de norte a sul do país, desde o escalão infantil até ao sénior.
Programa "Venha conhecer a Rota do Românico"

Informação institucional
A agência de viagens “Caminho das Letras” estabeleceu uma parceria com a Valsousa – Associação de Municípios do Vale do Sousa, entidade gestora da Rota do Românico, para a concepção de um programa de visitas turístico-culturais ancorado no património românico.
Iniciativa municipal vai abranger cerca de 2000 pessoas


CM de Castelo de Paiva vai levar idosos e reformados a Santiago de Compostela



A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro de Acção Social, vai promover durante o mês de Agosto, o habitual “ Passeio dos Idosos “, uma iniciativa de grande sucesso, que desperta sempre grande adesão e entusiasmo entre a população local.

ADEP sera defesa ou destruição do patrimonio?


Caros paivenses,


Senti-me na obrigação de denunciar esta situação gravíssima existente no nosso concelho de Castelo de Paiva.
O doutor Gonçalo Rocha presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, lançou para o terreno, e muito bem, a finalização da estrada que serve de entrada no centro da vila de Castelo de Paiva á beira do mini-preço, uma obra que deixa os paivenses orgulhosos.
Mas á um cancro muito maior naquele local que toda a gente o vê mas ninguém tem coragem de o denunciar, cancro que eu senti-me na obrigação como paivense a denuncia-lo.
Esse cancro chama-se ADEP, Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Castelo de Paiva, olhem para este nome e olhem para a realidade daquela associação encontram alguma semelhança??? Eu NÃO!
No dia 24 de Junho o parque das tílias, que para mim era o mais belo do nosso concelho, foi dividido a meio por gradeamento!!!! Sim caros paivenses GRADEAMENTO!!!!!
Isto é que é defesa do património!?!?!?!?!?
Eles tem um campo de futebol no qual foram a gente de vila verde que reconstruiu os balniarios e agora sabem para que serve???
Serve de alimento a animais devido a estar cheio de erva e mato....
E depois esta Associação gaba-se nas televisões sobre o rio Paiva vem para a radio dizer que os comboios andavam fora dos trilhos e até o rancho mais antigo do nosso concelho foi obrigado a fugir daquela MA GESTÃO...
E o que a nossa Camara Municipal faz NADA!!!!!!!!
As Vezes tenho pena de um senhor que toma conta daquilo que não vale a pena dizer o nome porque é o único que da a cara..........
Tem la um suposto engenheiro que enfim nem vale a pena comentar.........
A ADEP foi mentor de Limpar Portugal no Concelho de Castelo de Paiva MENTIRA!!!!!!!
A ADEP tem um campo de futebol MENTIRA!!!!
A ADEP tem Rancho Folclórico MENTIRA!!!!
A ADEP tem secção ecologica MENTIRA!!!!
A ADEP esta a destruir a nossa cultura, património e o próprio concelho paivense VERDADE!!!!!
Pois meus amigos vou lançar um abaixo assinado para o ministério publico para ser retirado o estatuto de utilidade publica a esta associação e quem estiver comigo envie para o meu email a sua opinião.




Assinado: F.R - Sobrado

O calor aperta e são cada vez mais as pessoas que procuram as zonas ribeirinhas.

O Lugar do Castelo, da freguesia de Fornos é muito procurado, apesar da água não ser da melhor qualidade e do areal ser muito fraco.

A pensar na segurança dos banhistas o CIDEP/Fornos, colocou recentemente bóias para proteger as pessoas dos barcos e motas de água. Agora era preciso um pouco de areia para o espaço ficar ainda mais interessante.

terça-feira, 27 de julho de 2010

ARRAIAL DE VERÃO 2010 na Freguesia de Raiva - Castelo de Paiva

Informação institucional


O Gabinete Cultural da nossa Instituição vai organizar mais uma vez, Sábado 31 de Julho o ARRAIAL DE VERÃO 2010 na nossa sede em Santo Ildefonso - Gondarém/Midões da Freguesia de Raiva.
Participe... e venha divertir-se e conviver connosco...
LIII Festival de Folclore Luso-Espanhol do Rancho Folclorico de Castelo de Paiva

Informalão institucional

O Rancho Folclórico de Castelo de Paiva vai organizar dia 5 de Setembro de 2010 pelas 15h o seu LIII Festival de Folclore Luso-Espanhol na Quinta da Boavista em Castelo de Paiva. Estamos conscientes do nosso papel na preservação dos usos e costumes da nossa terra, com isso também queremos que a população paivense se enriqueça com a cultura de outros povos vizinhos. Por isso este ano vamos contar com a participação de 5 grupos convidados.



Ranchos presentes:

1. Rancho Folclórico de Castelo de Paiva – Douro Litoral;

2. Rancho Folclórico da Golegã - Ribatejo;

3. Grupo Etnográfico De Vila Praia De Âncora – Alto Minho;

4. Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara – Beira Alta;

5. Grupo de Danças Tradicionais Galegas “ Asubio” – Galiza

6. Rancho Típico de Alvorge – Alta Estremadura



Esperamos contar com a vossa presença.

http://www.ranchofolcloricodecastelodepaiva.blogspot.com/



Presidente do Rancho Folclorico de Castelo de Paiva.

Carlos Novais

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A RESPEITO DAS ACTIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR NO 1º CICLO



Câmara Municipal celebrou Protocolos de Colaboração com IPSS e Agrupamentos Escolares




Tendo em vista a continuidade, no próximo ano lectivo, das Actividades de Enriquecimento Escolar – AEC’s, no 1º Ciclo do Ensino Básico, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do presidente Gonçalo Rocha, assinou na passada semana, diversos Protocolos de Cooperação com Instituições Particulares de Solidariedade Social – IPSS e Agrupamentos Escolares, abrangendo com esta medida 836 alunos, repartidos pelo Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva e Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro.
Abrangendo as áreas do ensino do Inglês, da Actividade Física e Desportiva e o Ensino da Musica, a edilidade paivense estabeleceu Protocolos de Colaboração com a ARPIP – Pedorido ( 61 alunos ), Centro Social do Couto Mineiro do Pejão ( 183 alunos ), Centro Social de Real ( 59 alunos ); Associação de Solidariedade Social “ Os Cucos “ de Bairros ( 93 alunos ), Centro Social e Paroquial de Sobrado ( 107 alunos ), CCD dos Trabalhadores da Câmara Municipal ( 78 alunos ), Centrun F – Fornos ( 56 alunos ) e Centro Social de Santa Maria de Sardoura ( 199 alunos )
Nos termos da legislação em vigor, estes protocolos visam a prestação destas Actividades de Enriquecimento Curricular ao nível do 1º Ciclo, e representam uma comparticipação de 262,50€ por aluno/ano lectivo, numa despesa total na ordem dos 219.450,00€.
Com os Agrupamentos Escolares do Concelho, a autarquia paivense celebrou Protocolos de Colaboração, dado que o acompanhamento, coordenação e supervisão pedagógica das AEC’S é uma competência que lhes diz respeito.
Na sua intervenção, o presidente Gonçalo Rocha não deixou de evidenciar a importância e o interesse destas actividades extra curriculares no processo educativo, considerando mesmo as AEC’s uma mais valia para o sucesso educativo que se deseja no concelho, ao mesmo tempo que se congratulou com o excelente trabalho que, nesta área, tem sido desenvolvido pelas IPSS e os Agrupamentos Escolares que estão a colaborar com a Câmara Municipal.



GIRP/COliveira
Eles e elas vitória para elas


Informação  institucional


A VII Subida da Calçada Romana do Tintinolho acolheu também a terceira jornada da Taça de Portugal de Corrida em Montanha.
O Grupo Desportivo tinha como (legítimo) objectivo a conquista do quarto troféu consecutivo, mesmo sabendo-se que devido ao regulamento, possa em qualquer altura surgir um imprevisto. Foi o que aconteceu esta época, a Adercus, ao triunfar em juniores, seniores e veteranos femininos, conseguiu uma soma de pontos a que o Grupo Desportivo, no sector masculino não pôde contrapor, até porque a qualidade e quantidade dos elementos não é comparável. Há quem defenda que as classificações sejam distintas.
Esta VII Subida do Tintinolho na cidade mais alta de Portugal, teve baixa participação, contudo teve elevado nível competitivo, pois a eventual observação a que os atletas estavam expostos com vista à sua intregração no seleccionado de Portugal fez com que os melhores se aplicassem ao máximo.
A estratégia do Grupo Desportivo não resultou em pleno, e só deu para trazer para Castelo de Paiva o troféu de melhor equipa nesta edição e também consagrou Carlos Silva como o melhor veterano na somatória das três jornadas.
Destaque também para Joaquim Barbosa e Amélia Vieira, pelas boas indicações que forneceram.





Resultados





VII Subida Calçada Romana do Tintinolho


Seniores Masc - 8º Joaquim Barbosa/ 9º Vítor Barbosa/ 11º Sérgio Azevedo/ 16º Carlos Oliveira

Seniores fem - 5ª Amélia Vieira

Veteranos Masc - 1º Carlos Silva/ 5ª Fernando Ramos

Colectivo - 1º GDCCP



Taça de Portugal

1º Adercus

2º GDCCP

3º FC Penafiel

domingo, 25 de julho de 2010

Rancho Folclorico de Nossa  Senhora das Amoras com mais uma fim  de semana em grande

Informação  institucional

O Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras, esteve presente em mais um Festival de Folclore em terras de Vila Pouca de Aguiar, na Aldeia agrícola de Raiz do Monte da freguesia de Jales onde alguns anos atrás se fazia a exploração de Ouro. Mais uma vez o Rancho de Nossa Senhora das Amoras, honrou o concelho de Castelo de Paiva, com os suas danças e cantares tendo sido mais uma vez elogiado pelo público presente.

Amanhã dia 25 Domingo estare-mos nas Festas  em honra de Santa Ana em Pejão na Freguesia de Paraíso, e no próximo dia 31 vamos  em Amarante em mais um Festival de folclore.

A Direcção.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva