sábado, 25 de julho de 2009

JSD Arouca critica a Câmara de Arouca de "copiar ideias"


Em 2006, a JSD Arouca apresentou à consideração do Executivo Camarário o “Projecto de Execução dos I Prémios J Arouca 2006” que visava distinguir jovens Arouquenses de diferentes áreas: Desporto; Academia; Cultura; Associativismo; Música; Projecto do Ano; Honra. Embora se tratasse de um projecto empreendedor, cujo objectivo principal era reconhecer o trabalho e o mérito dos jovens arouquenses destacados nas áreas atrás referidas, e que contava com o contributo de várias entidades, a JSD viu o seu projecto ir por água abaixo, já que lhe foi recusado o apoio e a colaboração da CMA.
Agora, e porque se avizinha a hora da verdade, o mesmo Executivo organizou a “Gala dos Mini Campeões”, evidenciando, mais uma vez, que não é isento nem imparcial e que se “inspira” nas ideias dos outros. É isto: Gosta de andar a reboque!

Iinformação institucional

sexta-feira, 24 de julho de 2009

PRESIDENTE PAULO TEIXEIRA NO WORSHOP DO CENTRO SOCIAL DO COUTO MINEIRO DO PEJÃO


No espaço do Auditório Municipal em Castelo de Paiva - Centro Social do Couto Mineiro do Pejão promoveu “workshop” sobre “ A escola do séc. XXI “


O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, acompanhado dos Vereadores Rui César Castro e Manuel Rocha, marcou presença no “ Workshop” sobre “ A Escola do Século XXI “, promovido pelo Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, no âmbito do Curso EFA Secundário - Técnico(a) de Acção Educativa, tendo sido convidado para protagonizar a intervenção de encerramento desta louvável iniciativa, que encheu por completo o espaço do Auditório Municipal. O “ worshop “ teve como moderadora Sandra Sousa e foi preenchido pela colaboração de vários oradores e a participação de um grupo de formadoras que, no âmbito da apresentação do Curso EFA, falaram de “ necessidades especiais de educação “, do “ multiculturalismo “ e também de “ espaço multimédia : escolas, transportes e vias de comunicação em Castelo de Paiva “.O presidente da Direcção do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, Lino Pereira, agradeceu a presença de todos e evidenciou a importância da iniciativa, enquanto Rocha Pereira, presidente da Assembleia – Geral desta IPSS falou um pouco dos jovens e dos caminhos correctos a seguir, bem como o papel das novas tecnologias na formação dos jovens, enquanto a professora Laurinda Bernardes, coordenadora do Ensino Especial e presidente da Comissão de Protecção de Jovens em Risco, abordou esta área do ensino e as medidas adequadas para o sucesso educativo.Depois do intervalo e das vária apresentações, falaram ainda a Prof. Conceição Rodrigues, directora do Agrupamento Vertical de Escolas do Couto Mineiro do Pejão e o Vice – Presidente da CM de Castelo de Paiva, Rui César Castro, tendo o edil paivense, Paulo Teixeira, protagonizado a intervenção de encerramento, congratulando-se com o interesse e o sucesso da iniciativa e mostrando a sua natural satisfação de ver o espaço do Auditório Municipal repleto de gente interessada em se valorizar e melhorar a sua formação escolar.Recorde-se que, actualmente, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão, oferece um extenso leque de serviços de apoio à população, mais concretamente ás crianças e idosos, constituindo-se, assim, como referencia no concelho de Castelo de Paiva, ao testemunhar uma notável capacidade de afirmação do local e de auto – organização da população.Fundada em 1979, esta IPSS do Couto Mineiro foi crescendo e actualmente dá resposta em diferentes frentes de intervenção social, como creche, pré – escolar, CATL na sede e na freguesia do Paraíso, lar de idosos e serviço de apoio domiciliário.


GIRP/COliveira

Presidente Paulo Teixeira visitou obras em curso por todo o território concelhio


Num périplo por todas as freguesias - PRESIDENTE PAULO TEIXEIRA VISITOU OBRAS EM CURSO NO CONCELHO


Durante esta semana, o presidente da CM de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, esteve de visita a todas as freguesias do concelho, onde teve a oportunidade de visitar e acompanhar de perto, as várias empreitadas em curso e algumas obras já concluídas, assim como passar por alguns locais do território municipal, cujas empreitadas estão agendadas para breve. Trata-se de obras que estão a ser efectuadas por administração directa e por empreitada e que representam um forte investimento da autarquia paivense, que continua a consolidar o progresso em todo o espaço concelhio.Por outro lado, o edil paivense esteve em alguns lugares do concelho onde a Câmara Municipal mandou reforçar a iluminação pública, sendo que o reforço da rede eléctrica, representa também, um esforço municipal de milhares de euros.

GIRP/COliveira

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Olímpiadas da Música 2009

ACADEMIA DE MÚSICA DE CASTELO DE PAIVA



Olimpíadas da Música 2009

O Piano foi o instrumento mais galardoado nas Olimpíadas da Música, uma actividade promovida pela Academia de Música de Castelo de Paiva e inseridas nos Jogos Desportivos da Castelo de Paiva.
A Final decorreu no passado dia 22 de Julho no Auditório Municipal de Castelo de Paiva e caracterizou-se por uma elevada qualidade técnica dos seus executantes. Desde a Categoria A, reservada aos alunos de Iniciação Musical, à Categoria E, para os alunos mais avançados, assistiu-se a um excelente concerto protagonizado por jovens talentos a quem se augura uma promissora e profícua carreira musical.
No início do próximo ano lectivo irá realizar-se um Concerto de Laureados e, conjuntamente, proceder-se-á à entrega de prémios.


Alunos Premiados

Categoria A
1.º Prémio: Ana Filipa Vieira Gouveia – Piano
2.º Prémio: Joana Filipa Pinto Fernandes – Flauta
3.º Prémio ex-aequo: Ricardo Manuel Silva Barbosa - Trompete
Joana Martins Rodrigues Soares Marçal - Violino

Categoria B
1.º Prémio: Bruna Carina Duarte Moura - Piano
2.º Prémio: Ana Isabel Moreira da Rocha - Flauta
3.º Prémio: Cristóvão Tiago Alves da Silva - Trompa

Categoria C
1.º Prémio: Beatriz Tavares Silva - Piano
2.º Prémio: José Guilherme Gomes Martins - Saxofone
3.º Prémio: Carlos Samuel Jesus Sousa – Trompa

Categoria D
1.º Prémio: Maria João Gomes Mota – Piano
2.º Prémio: Luís Filipe Silva Teixeira - Saxofone
3.º Prémio: Filipe Soares Ferreira – Trompete

Categoria E
1.º Prémio: Sérgio Filipe Rocha Pereira - Trompete
2.º Prémio: Juliana Francisca Damas - Piano
3.º Prémio: Miguel Ângelo Pinto Matos – Trompete

Informação institucional

João Pedro Campos é Candidato Socialista à Assembleia Municipal


João Pedro Campos é o Candidato do Partido Socialista à Assembleia Municipal de Castelo de Paiva

O Partido Socialista de Castelo de Paiva tem a honra de apresentar João Pedro Campos como seu Candidato à Assembleia Municipal.

João Pedro Campos tem 35 anos de idade, reside em Pedorido, é advogado e colaborador de diversas empresas. Na vida política, é o actual Presidente da Junta de Freguesia de Pedorido e é membro da Assembleia Municipal, órgão ao qual se candidata, nas próximas eleições autárquicas.

João Pedro Campos já foi músico da Banda dos Mineiros do Pejão e Presidente da Assembleia do Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido; é sócio da Associação Cultural do Couto Mineiro do Pejão, sendo, neste momento, Presidente da Assembleia Geral.

A sua vida profissional, política e associativa, aliada ao seu empenho, competência e responsabilidade, são algumas das referências que fazem de João Pedro Campos um homem dinâmico e correcto, capaz de dignificar o Concelho de Castelo de Paiva e honrar o órgão da Assembleia Municipal.

O Partido Socialista manifesta, também, uma palavra de reconhecimento e homenagem a Antero Gaspar, o nosso último candidato à Assembleia Municipal, pela sua total disponibilidade e empenhamento na defesa do projecto Socialista para Castelo de Paiva, e comunica, ainda, que a escolha de João Pedro Campos como Candidato à Assembleia Municipal é uma aposta de Antero Gaspar e de Gonçalo Rocha, no propósito de levar por diante um projecto de mudança e de progresso para o Município de Castelo de Paiva.

Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha
Partido Socialista – Castelo de Paiva
Autárquicas 2009

Concerto "Inédito"


Inserido nas comemorações do "Centenário", a Banda Musical de Fornos, vai realizar no próximo sábado dia 25 de Julho a partir das 21h um concerto inédito na Ilha do Castelo.(Ilha dos Amores).

Presidente Paulo Teixeira em palestra na Escola Secundária e na apresentação dos Vinhos da Corga da Chã


Presidente Paulo Teixeira marcou presença em palestra sobre " DIREITOS HUMANOS E NOVAS TECNOLOGIAS "


Acompanhado pelo Vereador Manuel Rocha, do Pelouro da Educação, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, esteve presente, no espaço da Escola Secundária, numa cerimónia de apresentação dos trabalhos do Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA).
A exposição de fotografia, realizada pelos alunos no âmbito desta formação, era subordinada ao tema "Olhares sobre Castelo de Paiva" e " Historiando a máquina fotográfica".
Seguiu-se, depois, uma interessante palestra sobre “ Direitos Humanos e Novas Tecnologias “, que proporcionou um animado período de intervenção e debate.

Edil paivense na apresentação dos Vinhos “ Corga da Chã “

Entretanto, na noite de terça – feira passada, foi realizada no Restaurante Degusto, na cidade de Matosinhos, uma jornada de apresentação e divulgação dos Vinhos da Corga da Chã, da freguesia de S. Pedro do Paraíso, relativamente à ultima colheita efectuada.

Foi uma jornada de confraternização, onde estiveram mais de uma centena de pessoas....entre eles o presidente da CM de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, bem como o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, Manuel Pinheiro, entre tantos outros convidados e especialistas da temática vitivinícola…Recorde-se que a Quinta da Corga da Chã, que voltou a ter os seus vinhos premiados em 2008 e 2009, esteve presente na última Feira do Vinho Verde de Castelo de Paiva, onde mereceu os melhores elogios dos apreciadores, nomeadamente no Trajadura Branco e no Arinto, vinhos que já tiveram destaques em revistas da especialidade.

GIRP/COliveira

À conquista da Taça de Portugal

Sábado 25-07-09 disputa-se a VI Subida da Calçada Romana do Tintinolho.
É também nesta jornada que irá ser encontrado o vencedor da Taça de Portugal.
O Grupo Desportivo parte para esta etapa com uma ligeira vantagem. Depois do triunfo em 2007 e 2008 existe um certo favoritismo para a conquista do tri, contudo, a tarefa não irá ser fácil, até porque, nesta jornada a pontuação será a dobrar.
O Grupo Desportivo fará deslocar à cidade mais alta de Portugal os seguintes atletas:

Amélia Vieira – Sub-23
Rafael Lopes – Júnior
Nuno Sousa – Sénior
Sérgio Azevedo – Sénior
Vítor Barbosa – Sénior
Paulo Gonçalves – Sénior
António Moreira – Sénior
Joaquim Barbosa – Veterano
Fernando Ramos – Veterano
Carlos Silva - Veterano

Festival de Folclore de Marvão


O Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras vai estar presente este fim de semana no Festival de folclore na vila de Marvão.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Moncho encantou ao terceiro dia de Campus

Informação institucional
Ao terceiro dia de Campus, Moncho López arrebatou a plateia de participantes ao longo de uma animada prelecção, que reservou oportunidade aos ouvintes para colocar várias questões ao treinador do FC Porto, que acompanharia, mais tarde, os jogos de 5x5, interrompendo e dando indicações.

A aproximação do técnico portista aos participantes no segundo Campus do FC Porto deu-se logo ao almoço e, pouco depois, aos primeiros minutos de palestra, os candidatos a estrelas captavam todas as palavras do treinador galego, que abordava questões motivacionais ou de desempenho de jogadores e técnicos num jogo de basquetebol, assegurando, ainda, a acessível conciliação da actividade escolar com a prática desportiva, antes de lembrar que já orientou atletas universitários que hoje actuam na NBA.

Durante a prelecção, que captou instantaneamente a atenção dos participantes, Moncho López disse ainda dispor de óptimas condições de trabalho no Dragão Caixa, comparáveis, inclusive, às que encontrou enquanto treinador da selecção espanhola de vários clubes da ACB.

terça-feira, 21 de julho de 2009

PS Castelo de Paiva lança música da campanha Autárquicas 2009


Música da Campanha do PS Castelo de Paiva
Está lançada a música da campanha do Partido Socialista de Castelo de Paiva para as Autárquicas 2009.
Gonçalo Rocha, Candidato do PS à Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através da música da sua campanha, pretende transmitir a ideia de um projecto “para todos os Paivenses, para todos os que gostam de viver na nossa terra”, mencionando o facto de ser “capaz de melhorar o concelho e criar o futuro”.
Uma música ritmada, que irá acompanhar toda a campanha do Partido Socialista, e que também está disponível para descarregar como toque de telemóvel.
A música da campanha do PS Castelo de Paiva já está a tocar…
Para ouvi-la, basta aceder à página da Mudança 2009: www.mudanca2009.net .


Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha
Partido Socialista de Castelo de Paiva
Autárquicas 2009

Vereador Manuel Rocha acompanhou o GDC de Castelo de Paiva na festa do atletismo aveirense

Na cerimónia de entrega de galardões da AA de Aveiro
Vereador da Cultura e Desporto, Manuel Rochaacompanhou os campeões do GDC de Castelo de Paiva


O Vereador do Pelouro da Cultura e Desporto da CM de Castelo de Paiva, Manuel Rocha, acompanhou recentemente, a presença dos Campeões Nacionais de Montanha do Grupo Desportivo e Cultural na festa da Associação de Atletismo de Aveiro, promovida na capital de distrito, numa cerimónia realizada no Parque de Exposições da cidade e que contou com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Fernando Mota.
Ano após ano, a Associação de Atletismo de Aveiro presta tributo a quem mais se releva no atletismo distrital e os campeões paivense do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, liderados por Manuel Vieira, voltaram a estar em destaque, quanto mais não seja pelo título de campeão nacional que actualmente ostentam
Na cerimónia, marcaram presença, o mestre Hélder Castanheira, em representação da Universidade de Aveiro e também Ápio Assunção, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, ao lado de Manuel Rocha, vereador do desporto da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
O autarca paivense fez questão de acompanhar a delegação Paivense que se deslocou ao Parque de Exposições de Aveiro para receber os várias distinções, tendo sido uma das personalidades escolhidas para proceder à entrega dos mesmos. A abrir a sessão, usaram da palavra vários oradores, que abordaram a necessidade que o homem tem de praticar desporto para manter o equilíbrio emocional e evoluir enquanto cidadão.
Este enfoque de lutar pela cidadania e numa perspectiva de resistência, mereceu de Fernando Mota, presidente federativo, palavras de encorajamento para este combate desigual (no tratamento) que o atletismo trava com a comunicação social, apesar de ser, de longe, o desporto que mais títulos proporciona às regiões e ao país.
Manuel Vieira, actual presidente do Grupo Desportivo e Cultural, um dos clubes distinguidos nesta festa do atletismo aveirense, não deixou de evidenciar a sua satisfação por este reconhecimento público, referindo que, “ na verdade, quem gosta de atletismo e de servir a sua terra não pode alhear-se ao prazer supremo que foi ver o nome do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, figurar no placard como Campeão Nacional de Montanha e o nosso clube bem merece esta distinção “, uma homenagem que, também serviu para Manuel Rocha, se congratular com os êxitos da colectividade paivense e deixar rasgados elogios por tudo aquilo que de bom tem feito pelo desporto em Castelo de Paiva.

GIRP/COliveira

Presidente Paulo Teixeira na cerimónia de inauguração dos arranjos exteriores e obras na Capela de Santo Ildefonso, na freguesia da Raiva


Na Capela de Stº Ildefonso, na freguesia da Raiva
Presidente Paulo Teixeira marcou presença na inauguração dos arranjos exteriores

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, participou no passado Domingo, na cerimónia de inauguração dos arranjos exteriores e das obras concretizadas na Capela de Santo Ildefonso, nos lugares de Gondarém e Midões, na freguesia da Raiva, onde esteve ao lado do Reverendo Padre Arlindo Rafael, dos responsáveis da Comissão de Festas de S. José e Stº Ildefonso, responsáveis da Junta de Freguesia da Raiva e da Junta de Freguesia de Rio Meão, entre outras personalidades locais, como o Senhores Cândido Tavares, Angelo, Carlos Robalinho e a D. Augusta.
Nas palavras de agradecimento e de congratulação pela conclusão das obras, foi explicado aos convidados presentes, que a Capela de Santo foi objecto de um profundo restauro e conservação, sob a iniciativa do Reverendo Padre Rafael e de todos os que contribuíram para este melhoramento, que honra aquela zona ribeirinha da freguesia da Raiva.
Depois de concluídas as obras da capela, surgiu a ideia de se construir a torre com sino e relógio, um desafio que foi assumido com gosto, porque como diz o povo “ Deus quer, o homem sonha e a obra nasce “, e foi com a ajuda preciosa de Cândido Tavares, que tem suportado financeiramente as Festas em Honra de Santo Ildefonso e S. José, que se avançou para a construção da torre da capela, já com sino e relógio, que já se pode ouvir na localidade e terras vizinhas.
Mas não se ficou por aqui…esta gente honrada e dinâmica não baixou os braços e entendeu que se deveria dar um arranjo a todo o espaço da zona envolvente da capela, daí avançar para as obras de casas de banho no piso inferior do coreto existente, assim como se arranjou um salão que estava inacabado e que agora servirá para todo o tipo de iniciativas de índole cultural, recreativa e desportiva nesta zona da paróquia da Raiva.
O recinto da capela, segundo os responsáveis, também foi arranjado, o pavimento foi reparado, o muro de vedação reconstruído e recoberto com pedra da região, assim como foram plantadas novas árvores e o pelourinho ali existente colocado num espaço ajardinado.
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva colaborou nestas obras assumindo a pavimentação exterior a cubos, num obra que teve o apoio financeiro do benemérito Cândido Tavares, que custeou a totalidade dos materiais e a mão-de-obra.
Para os promotores das obras, que realçaram a presença e o apoio do presidente Paulo Teixeira, esta inauguração, apesar de simbólica, tem uma importância enorme, quanto mais não seja porque permite destacar aqueles que, de forma generosa, contribuíram para levar as obras por diante, concretizando estes melhoramentos num lugar onde ainda existem algumas carências.

GIRP/COliveira

Gonçalo Rocha aposta no "porta-a-porta




Gonçalo Rocha, Candidato Socialista à Câmara Municipal de Castelo de Paiva, tem estado diariamente no “porta-a-porta” com os Paivenses.
A semana passada começou com a visita à freguesia de Santa Maria de Sardoura, onde Gonçalo Rocha e Manuel Mendes, Candidato Socialista a referida freguesia, assim como restante comitiva, estiveram na segunda e quarta-feira.
Na terça-feira, Gonçalo Rocha e António Rodrigues Fernandes, Candidato Socialista em Real, visitaram os lugares da freguesia.
A freguesia de São Martinho de Sardoura recebeu a visita dos respectivos Candidatos, Gonçalo Rocha e Agostinho Monteiro, na passada quinta-feira. No fim da visita, Gonçalo Rocha dirigiu-se a Santa Maria de Sardoura para cumprimentar o líder nacional da Juventude Socialista, Duarte Cordeiro, que fez questão de estar ao lado de Manuel Mendes, numa acção de rua de pré-campanha, na Freguesia de Santa Maria de Sardoura.
Na sexta-feira, Gonçalo Rocha e António Lopes, Candidato à freguesia que é sede de concelho visitaram Sobrado. E, à noite, Gonçalo Rocha marcou presença na inauguração da Exposição sobre “Actividade Mineira do Fôjo - Pejão”, uma iniciativa promovida pela ARCAF, Associação Recreativa, Cultural, Patrimonial e Ambiental de Folgoso.
No sábado, Gonçalo Rocha e Pedro Mendes, Candidato Socialista à Junta de Freguesia de S. Pedro do Paraíso, tiveram o seu primeiro contacto com os Paivenses que residem naquela freguesia.
Durante a visita, a Comitiva Socialista reuniu com os representantes das Associações da freguesia de S. Pedro do Paraíso, num almoço que contou com a presença da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM), Associação Desportiva, Cultural e Recreativa do Paraíso (ADCRP), Associação Cultural de Sabariz (ACS), Irmandade da Santa Eufémia, Grupo Cultural de Danças e Cantares do Paraíso, Associação Cultural e Recreativa de Guirela e os Amigos do Paraíso, uma Associação ainda em fase de constituição.
Ontem, Gonçalo Rocha esteve presente na inauguração das obras de melhoramento da Capela de Santo Ildefonso, no lugar de Gondarém. Uma iniciativa enquadrada nas festas em honra de Santo Ildefonso.
E porque parar é morrer e é preciso fazer renascer Castelo de Paiva, hoje, é dia de continuar a percorrer a freguesia de S. Pedro do Paraíso.
E, tal como tem vindo a acontecer, a receptividade dos Paivenses a esta iniciativa de um contacto “olhos nos olhos”, por parte da Comitiva Socialista, tem sido extraordinariamente positiva.

Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha
Partido Socialista de Castelo de Paiva
Autárquicas 2009

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Que grande pescaria

Este pescador de Gondelães, juntamente com os seus amigos cansados da rotina do dia á dia pegaram nas suas canas e outros artefactos e meteram-se ao caminho dum destino que os surpreenderia.
Pedorido foi então o local escolhido por este grupo, comandado por José Ferreira.
Marcava no seu relógio 11h e já na manga do Zé estavam cerca de 18 kg de pescado entre enguias, tainha (conhecido na região por Muge).
O tempo lá ia passando e eis que de repente e para espanto do dito pescador uma picadela quase lhe leva a cana.
Segundo ele ”quase parecia um tubarão”. Uma enorme carpa com 3,875Kg dava à costa na foz do Arda. O Zé, não cabia em si de alegria depois de tão grande feito.
No final da pescaria e para grande tristeza, o Zé e seus amigos com gesto e grande ética desportiva, devolveram ao Arda todo o seu pescado, (cerca de 47Kg).

Por António Pinto

Aí está a final das Olimpíadas da Música

Vai decorrer no próximo dia 22 de Julho a final das Olimpíadas da Música, uma actividade inserida nos XXIII Jogos Desportivos de Castelo de Paiva e organizada pela Academia de Mùsica de Castelo de Paiva. A final terá duas partes. Às 17.30 realiza-se a final das categorias A, B e C. Às 21.30h será a vez das categorias D e E, num total de 28 participantes.
Inscreveram-se 89 candidatos, nos mais diversos instrumentos musicais, que se sujeitaram a uma eliminatória prévia.
No final das provas serão divulgados os vencedores.
Os prémios serão entregues em cerimónia especial que terá lugar no início do próximo ano lectivo.
A Final tem entrada livre e decorre no Auditório Municipal de Castelo de Paiva.

CM de Castelo de Paiva promoveu 4ª edição das Férias Desportivas



Destinado ás crianças mais desfavorecidas do concelho
Câmara de Castelo de Paiva promoveu
4ª edição do programa “ Férias Desportivas “

A exemplo do últimos anos, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do seu Pelouro do Desporto e Tempos Livres, promoveu recentemente, a 4ª edição do programa “ Férias Desportivas “, uma acção orientada para a realização de actividades de lazer para as crianças consideradas mais desfavorecidas do concelho.

Nesta iniciativa municipal, realizada em parceria com as Juntas de Freguesia e algumas IPSS, foram contempladas mais de 34 crianças de todas as freguesias do município, com idades entre os 9 e os 12 anos, tendo sido escolhido o período de 29 de Junho a 10 de Julho, para desenvolver actividades desportivas e recreativas no território concelhio e também fora de Castelo de Paiva.
Para além de visitarem várias instituições e equipamentos públicos, como a GNR e os Bombeiros de Castelo de Paiva, assim como terem conhecido algumas zonas de interesse turístico e paisagístico do concelho, os jovens paivenses integrados nesta acção de recreio e de lazer, participaram em actividades desportivas no Pavilhão Municipal de Desportos e na Piscina Municipal, em Sobrado, bem como na Piscina Descoberta no Castelo e nas praias fluviais de Pedorido e do Castelo – Fornos. Neste período, foram programadas actividades diversas, como a ginástica, a natação, a iniciação à canoagem, para além de uma caminhada desde o Monte de S. Domingos até ao Jardim do Arda, tendo os alunos sido acompanhados por monitores da autarquia paivense.
As crianças visitaram ainda o Atelier de Cerâmica e o Oficina de Culinária do Centro Social de Sardoura, andaram de “ gaivotas “ no Rio Arda, viram um filme na Biblioteca Municipal e passaram uma manhã na praia e no período da tarde realizaram actividades científicas no espaço ciência do Visionárium do Shoping Dolce Vita (espaço Flora na primeira semana e ADN na segunda semana) e uma visita guiada ao Estádio do Dragão, na cidade do Porto
Para Manuel Rocha, Vereador do pelouro do Desporto e Tempos Livres, esta é uma iniciativa definida para compensar as crianças e alunos pertencentes a agregados familiares mais desfavorecidos do concelho, proporcionando-lhes um tempo de confraternização e de relacionamento fraternal, possibilitando conhecer a realidade concelhia, vista de uma perspectiva mais aberta e saudável.
Na hora de encerrar o programa e entregar os certificados de participação, o vereador Manuel Rocha congratulou-se com o êxito desta nova edição das Férias Desportivas, evidenciando que, para além do convívio salutar entre todas as crianças participantes, esta acção permitiu que todos tivessem um conhecimento mais amplo sobre o concelho, a sua história e potencialidades, proporcionando ao mesmo tempo, a possibilidade de visitarem instituições e equipamentos de utilização colectiva de relevante importância no município.

GIRP/COLIVEIRA

Cinfães abrangido por Programa de Apoio às Explorações Agrícolas

As 17 freguesias do concelho de Cinfães estão inseridas na área de abrangência do Programa de Apoio às Explorações Agrícolas localizadas em áreas com risco de abandono da actividade agrícola, segundo estabalece a Portaria nº 763/2009, de 16 de Julho (em anexo).

O Programa prevê a atribuição de apoios financeiros, mediante apresentação de candidatura entre 20 de Julho a 24 de Agosto, nas Direcções Regionais de Agricultura e Pescas, ou nas organizações de agricultores reconhecidas pelo Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).


Mais informações através do nº 217 513 999 (IFAP); ou do sítio www.ifap.min-agricultura.pt/.


GAP

Paulo Martel, é candidato à Câmara Municipal de Castelo de Paiva pelo CDS-PP

Paulo Martel, apresentou-se este fim de semana na sua sede de candidatura como candidato pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
O candidato centrista tem 44 anos é exerce a profissão de advogado.
No seu discurso, Martel propor-se liderar um movimento aberto a todos os cidadãos, independente de credos, e convicções político-partidárias para dar voz aos que não têm voz, aos discriminados, aos sem-emprego, aos desprotegidos e aos mais carenciados".
Martel compromete-se ainda a olhar com mais atenção para o comércio, a redimensionar o centro histórico da Vila de Sobrado, "para pôr termo ao caos urbanístico que os partidos do Poder o transformaram", e "deitar a mão na derrapagem das contas do Município de modo a impedir que a Câmara fique dependente de um reduzido grupo de empreiteiros e fornecedores.
Na apresentação, estiveram o secretário-geral do CDS/PP João Almeida e o presidente da Distrital de Aveiro, Raul Almeida. Ambos consideraram que a candidatura de Paulo Martel contribuirá para relançar o debate político nas próximas eleições autárquicas em Castelo de Paiva

domingo, 19 de julho de 2009

Amélia e Patrícia afirmaram-se no Campeonato das Beiras

Seia, bonita localidade beirã, recebeu os melhores atletas das Beiras em atletismo, para colocarem no tartan da bem equipada pista de atletismo (pista que fará inveja a localidades quiçá, com mais responsabilidades na modalidade). Todo o talento e capacidade atlética, treinada diariamente. Entre essa elite das pistas das Beiras, duas atletas de Castelo de Paiva sobressaíram: Amélia Vieira, do Grupo Desportivo e Patrícia Monteiro da Clark. Patrícia conquistou o título de campeã em 3000m obstáculos e Amélia Vieira venceu categoricamente os 5000m sagrando-se campeã numa distância que já deu tantas alegrias a Portugal.

Vereador acompanhou os campeões à cerimónia de entrega de galardões

Como havíamos noticiado, realizou-se em 17-07-09 a cerimónia de entrega de galardões. É, dessa forma, que, ano após ano, a Associação de Atletismo de Aveiro, presta tributo a quem mais se releva no atletismo distrital. A festa foi bela e contou com a presença do presidente da FPA.
Também marcou presença, o mestre Hélder Castanheira, em representação da Universidade de Aveiro e Ápio Assunção, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. Na numerosa assistência de convidados, uma figura de destaque, Manuel Rocha, vereador do desporto da Câmara Municipal de Castelo de Paiva. Manuel Rocha acompanhou a delegação Paivense que se deslocou ao Parque de Exposições de Aveiro para receber os referidos galardões, tendo sido uma das personalidades escolhidas para proceder à entrega dos mesmos. A abrir a sessão, usaram da palavra vários oradores, que abordaram a necessidade que o homem tem de praticar desporto para manter o equilíbrio emocional e evoluir enquanto cidadão. Este enfoque de lutar pela cidadania e numa perspectiva de resistência, mereceu de Fernando Mota, presidente federativo, palavras de encorajamento para este combate desigual (no tratamento) que o atletismo trava com a comunicação social, apesar de ser, de longe, o desporto que mais títulos proporciona às regiões e ao país.
O Castelo de Paiva Online delegou em Manuel Vieira, também presidente do Grupo Desportivo, um dos clubes distinguidos nesta festa do atletismo, o acompanhamento crítico ao evento. De verdade quem gosta de atletismo e de servir a sua terra não pode alhear-se ao prazer supremo que foi ver o nome do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, figurar no placard como campeão nacional. Bem merece este clube!!!

Já está circunscrito o incêndio do "Gildinho"



Voltou a reacender-se por volta das 15h44, o incêndio no lugar do Gildinho freguesia de Real concelho de Castelo de Paiva
Depois de muitas horas de trabalho pelos bombeiros o incêndio que consumiu grande proporções de mato e eucaliptos encontra-se nesta altura circunscrito. O incêndio, ameaçou hoje a pequena povoação de Seladas.
Combateram este fogo 237 bombeiros apoiados por 71 carros de combate a incêndio, 4o equipas de sapadores florestais 2 helicopteros de ataque incial e um helicoptero bombardeiro pesado, combateram este incêndio.
Umas das maiores contrariedades dos bombeiros foram os acessos e o vento que por vezes se fez sentir prejudicando o trabalho de mais de duas centenas de bombeiros.

Cinfães é o pior concelho português em termos de qualidade de vida - Revela estudo da UBI

Um estudo do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Beira Interior (UBI) concluiu que Cinfães é o concelho com pior qualidade de vida em Portugal.

Cinfães é o concelho português onde a qualidade de vida é pior. O município surge acompanhado por Alcoutim, Resende e Vinhais que completam os últimos lugares em termos de qualidade de vida, num estudo do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da UBI.

De acordo com o coordenador do trabalho, Pires Manso, os municípios do Litoral incluem-se nos 20 primeiros lugares do índice, e os últimos lugares dizem respeito a municípios do Interior Norte e do Interior alentejano, não havendo, de uma forma geral, grandes mudanças.

Em declarações à Lusa, o professor catedrático da UBI considera que este índice reflecte a realidade portuguesa, mostrando um país «a duas velocidades».

Incêndio no Gildinho - Concelho de Castelo de Paiva continua activo

Continua ainda por circunscrever o incêndio que começou cerca das 15:44 no Lugar do Gildinho, concelho de Castelo de Paiva, em zona florestal, adianta a protecção civil na sua página na Internet.
O combate às chamas neste incêndio envolve 277 bombeiros, 72 veículos e outros meios, incluindo sapadores florestais e elementos do grupo de intervenção de protecção e socorro da GNR.


Chave Totoloto

A chave do Totoloto sorteada hoje é composta pelos números 09, 22, 39, 43, 44 e 45. O número suplementar é o 08.

O primeiro prémio do Totoloto desta semana é um "Jackpot" no valor de 1.484.617 euros.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva