sexta-feira, 12 de junho de 2009

Euromilhões

O primiro prémio do Euromilhões desta semana vai ser repartido por dois apostadores. Um deles foi registado em Inglaterrra e um outro na Irlanda. Cada um vai receber cerca 29 milhões de euros.
A chave do concurso desta semana é a seguinte:

06 - 14 - 16 - 34 - 50 e as estrelas 04 e 06.

Gonçalo Rocha passa Feriado Nacional junto dos Paivenses


Gonçalo Rocha passa Feriado Nacional junto dos Paivenses

Na manhã e princípio da tarde do dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, os Candidatos Socialistas, Gonçalo Rocha à Câmara Municipal e Agostinho Monteiro à Junta de Freguesia de S. Martinho de Sardoura, visitaram alguns lugares na zona central daquela Freguesia. E tal como tem vindo a acontecer, a receptividade dos Paivenses a esta iniciativa de um contacto “olhos nos olhos”, por parte da Comitiva Socialista, tem sido extraordinariamente positiva. Ainda durante a tarde deste Feriado Nacional, Gonçalo Rocha assistiu ao Jogo-Convívio, entre a equipa do Oliveirense e a equipa Jog@.com, em Oliveira do Arda. Uma iniciativa que encheu as bancadas do Campo de Futebol do Oliveirense, onde vigorou a convivência entre adeptos e atletas. O Candidato Socialista aplaudiu esta actividade, não só pelo seu sucesso, mas também pelo seu teor, proporcionando às nossas gentes uma tarde muito bem passada. De seguida, o Candidato Socialista esteve presente numa festa promovida pela Associação Recreativa e Cultural de Guirela, onde primou o associativismo Paivense. Ontem, dia 11 de Junho, Gonçalo Rocha esteve nas Cerimónias do “Corpo de Deus”, em Sobrado.

Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha


12 de Junho de 2009

Notícias sobre o concelho de Cinfães

Crianças vão ter material e manuais escolares gratuitos
A Câmara Municipal de Cinfães vai disponibilizar gratuitamente o material e os manuais escolares de todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do concelho, no próximo ano lectivo (2009/2010).
A medida da Acção Social Escolar do Município irá abranger, pela primeira vez, todos os alunos do 1º CEB, cerca de mil crianças. Nos anos anteriores, a cedência gratuita de material e de livros pela Autarquia abrangeu apenas parte dos alunos, consoante os rendimentos dos pais.
A cedência está orçada em cerca de 48 mil euros (38.183,50 euros para manuais escolares e fichas de apoio; e 10 mil euros para material escolar: capa de argolas A4, lápis de cor e de cera, marcadores de feltro, esferográficas, cadernos, cola, lápis, borrachas, réguas, esquadros, compassos, pincéis, entre outro).
Festa de encerramento do ano lectivo
O fim do ano lectivo do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) será assinalado com uma festa no Estádio Municipal de Cinfães, na próxima sexta-feira, dia 19.
A iniciativa irá reunir cerca de mil alunos, e respectivos professores, e será aberta aos pais e à comunidade em geral (Bancada Topo Sul).
Entre as 9h00 e as 13h30, irão realizar-se ateliês de Inglês, Música e de Informática; jogos tradicionais e desportos radicais. Anunciam-se ainda algumas demonstrações com músicas cantadas em português e em inglês e pequenas dramatizações. No recinto, também estarão instalados 10 insufláveis.
No final da festa de encerramento do ano lectivo 2008/2009, vão desfilar os alunos do 4º ano do 1º CEB (finalistas “cartolados”).
II Festicinfas a 20 de Junho
A segunda edição do Festicinfas vai realizar-se a 20 de Junho, no Largo da Fonte dos Amores, em Cinfães.
Os protagonistas do festival serão os alunos da disciplina de Expressão e Educação Musical, inserida nas Actividades de Enriquecimento Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico. “Pretende-se que os alunos atinjam uma concretização dos conhecimentos vividos e desenvolvidos durante as aulas. Este festival 'Orff' [método de ensino da Música] será a interpretação ao vivo do trabalho que cada turma desenvolveu ao longo do ano lectivo”, segundo os professores de Ensino da Música da Câmara Municipal de Cinfães.
Participarão no Festicinfas, a partir das 15h30, sete escolas do concelho de Cinfães (Cinfães, Escamarão, Fonte Coberta, Macieira, Meridãos I, S. Cristovão e Vila Nova), três do concelho de Baião e uma do concelho de Foz Côa.
XI Torneio de Natação a 17 de Junho
Os alunos do Complexo Escolar de Cinfães (1º CEB) vão participar no XI Torneio de Natação, na próxima quarta-feira, dia 17. As provas vão decorrer nas Piscinas Municipais Cobertas, a partir das 14h30.
Inserido nas Actividades de Enriquecimento Curricular do 1º CEB, o torneio envolverá a participação de cerca de 160 crianças.

Subsídios extra para as Juntas de Freguesia
A Câmara Municipal de Cinfães vai celebrar protocolos de cooperação com as Juntas de Freguesia do concelho, atribuindo um subsídio extra para a realização de uma ou de duas obras previstas nos respectivos Planos de Investimentos das 17 autarquias locais.
Os subsídios variam entre os montantes máximos de 15 mil euros (a atribuir às Juntas das três vilas do concelho: Cinfães, Nespereira e Souselo) e de 10 mil euros (para as restantes 14 Juntas).

Sessão da Assembleia Municipal a 19 de Junho
A próxima sessão da Assembleia Municipal de Cinfães vai realizar-se a 19 de Junho, a partir das 9h30, nos Paços do Concelho.
Da Ordem do Dia, entre outros assuntos, constam apreciações e votações da 1ª Revisão Orçamental, das Grandes Opções do Plano e alteração do Mapa de Pessoal; da proposta de alteração da Tabela de Taxas; da proposta de adesão à Associação “Norte e Qualidade – Instituto de Certificação de Produtos Agrícolas, Agro-Alimentares e Artesanais e outros”; e a designação dos membros da Assembleia Municipal no Conselho Municipal da Juventude.
G.A.P.

Presidente da Junta de Freguesia, para já não vai reagir ao comentário de José Luis Pinto


João Campos, Presidente da Junta de Freguesia, para já diz que não vai reagir ao comunicado emitido pelo membro do PSD (José Luís Pinto) na assembleia de freguesia de Pedorido. O autarca remete um comentário para a próxima assembleia de freguesia. Recorde-se que o comunicado refere que "O Executivo deve esclarecer o Povo de Pedorido e a Assembleia porque é que o Símbolo HERAULICO foi para a praça publica com alterações".

Aguardamos entãopor essa reacção por parte do Presidente da Junta, João Campos

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Uma vergonha.

Comunicado
O executivo de Pedorido [P.S.] no inicio do mandato que esta a terminar, remeteu a Assembleia de freguesia a possível alteração do símbolo HERÁLDICO da Freguesia. Depois de ser discutido Democraticamente na Assembleia, foi remetido o mesmo as entidades competentes para dar o seu parecer .Na assembleia de Janeiro de 2009 no Lugar da Povoa questionei o executivo sobre o mesmo, o que me foi dito e que ainda não tinham qualquer parecer das referidas entidades competentes ,ate aqui tudo bem.Só que!!! para meu espanto o referido símbolo HERÁLDICO que foi remetido á Assembleia foi posto a circular no dia 01 de Junho nas nossas Crianças mas.!!!como é possível .O Executivo deve esclarecer o Povo de Pedorido e a Assembleia porque é que o Símbolo HERÁLDICO foi para a praça publica com alterações.
José Luís Pinto Membro da Assembleia de Freguesia de Pedorido

Luis Vieira na Orquestra Mundial de Jovens Músicos


Terminou no passado Domingo o ciclo de concertos promovido pela Orquestra Mundial de Jovens Músicos. O jovem artista paivense Luís Vieira participou nos concertos realizados em Bilbao, Valência, Madrid e Alicante na vizinha Espanha. A foto documenta o concerto realizado no sábado dia 6 no Auditório Nacional de Música em Madrid. A próxima digressão da Orquestra está prevista para o final do ano na China. Luís Vieira tem a expectativa de poder fazer o périplo musical àquele país asiático.

Por Agostinho Vieira

terça-feira, 9 de junho de 2009

Festa da Música

Foto da Vencedora - Júlia Silva EB1 Nº1
Decorreu esta noite no Pavilhão Municipal dos Desportos de Castelo de Paiva a "Festa da Música /Concurso de Flauta", organizado em conjunto pelo AVECPV " Agrupamento vertical de Escolas de Castelo de Paiva e o Centro de Estudos Pergaminho"

Participam neste evento musical as escolas ( EB 1 Nº1 de Sobrado, EB 1 Cepa - Fornos, EB1 Nojões e do Adro Real).

Apresentaram-se a concursos 12 candidatos .

A grande vencedora foi Júlia Silva da EB 1 Nº1, o 2º lugar foi para Joana Marçal (Nojões) e em 3º Ana Paiva(Nojões)

"Patrícia Monteiro conquista Medalha de Ouro nos 3.000 metros Obstáculos"

Infornação institucional

Realizou-se nos dias 6 e 7 de Junho de 2009, no Estádio Universitário de Aveiro, os Campeonatos Distritais de Sub.23 em Pista ao Ar Livre.

As nossas atletas, mostraram mais uma vez, o bom trabalho que é feito em Castelo de Paiva, e estiveram entre as melhores.

Embora estivesse um fim de semana muito ventoso, a atleta Patrícia Monteiro esteve muito bem, e conquistou a Medalha de Ouro nos 3.000 metros Obstáculos, com o tempo de 12m02s, e conseguiu os mínimos para participar nos campeonatos Nacionais de Sub.23, que se vão realizar nos dias 4 e 5 de Julho em Viseu. Também conquistou a medalha de Bronze nos 3.000 metros planos.

A atleta Andreia Teixeira ainda Juvenil, fez uma auspiciosa estreia, no lançamento do disco, ao conseguir lançar 19m98cm, e ficar em 6º lugar, à frente de atletas mais velhas e mais treinadas nos lançamentos. Nos 100 metros barreiras ficou em 4º lugar.


Classificações das nossas atletas:


Patrícia Monteiro 1º Lugar 3.000 metros Obstáculos 12m02s

3º Lugar 3.000 metros Planos 11m15s


Andreia Teixeira 4º Lugar 100 Metros Barreiras 22s60'
6º Lugar Lançamento do Disco 19m98cm

Grupo Desportivo renova título e traz troféu para Castelo de Paiva

Quando os dez atletas do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, escalados para disputar o Campeonato Nacional de Corrida em Montanha, organizado pela Federação Portuguesa de Atletismo, no município da Covilhã se apresentaram na linha de partida em 6-6-09, não imaginavam o tormento que iriam enfrentar.
Sabe-se que em corridas de montanha ocorrem variadas vezes oscilações climatéricas, mas o que aconteceu nas proximidades das Penhas da Saúde (queda brutal de temperatura) deixou alguns atletas com inúmeras dificuldades, os mais queixosos, Amélia Vieira, Nuno Sousa e Sérgio Azevedo, viram as suas prestações limitadas devido a problemas de irrigação sanguínea; valeu o estoicismo para que o Grupo chegasse intacto à meta e pudesse (com toda a justiça) festejar a vitória colectiva naquela em que se inscreve pelo segundo ano consecutivo, o nome da colectividade Paivense no quadro de Campeões de Portugal. A concretização destes feitos deve ser relevada, até porque, sabe-se que o Grupo Desportivo não tem meios de suporte (financeiros, técnicos e estruturais) que possam suportar toda a riqueza desportiva que está a ser construída, por este fenomenal grupo de trabalho que já conquistou cinco campeonatos nacionais, duas taças de Portugal e uma taça ibérica.
ResultadosSeniores Masculinos
1º Aires Sousa (FC Penafiel)
2º José Gaspar (GD 3º Santos Populares)
3º Rui Muga (Ginásio Clube de Bragança)
4º José Carvalho (Constrolândia)
5º Artur Rodrigues (NA Cucujães)…
8º Nuno Sousa (GDCCP)
9º Vítor Barbosa (GDCCP)
12º Joaquim Barbosa (GDCCP)
13º Carlos Silva (GDCCP)
15º Sérgio Azevedo (GDCCP)
26º Fernando Ramos (GDCCP)
28º Rui Barbosa (GDCCP)
31º António Moreira (GDCCP)
Juniores Masculinos
5º Rafael Lopes (GDCCP)
Seniores Femininas
8ª Amélia Vieira (GDCCP)
Colectivo
1º GDCCP
2º GD da Bouça
3º Núcleo de Oeiras

Gonçalo Rocha marcou presença nas actividades atractivas deste fim-de-semana


No passado fim-de-semana, Gonçalo Rocha, Candidato Socialista à Câmara Municipal de Castelo de Paiva, visitou a Feira Social, no Largo do Conde. Esta iniciativa, promovida pela Rede Social local, permitiu aos visitantes o conhecimento da dinâmica e oferta social existentes no nosso concelho. Gonçalo Rocha enaltece a qualidade do trabalho patente nos stands, e acentua a necessidade actual de uma atitude pró-activa por parte de toda a sociedade. O fim-de-semana também foi de festa, e o Candidato Socialista, ciente e apologista da valorização da actividade cultural, esteve presente na Festa de S. Gonçalo, em Nojões, e nos Festivais de Folclore, no sábado em S. Martinho de Sardoura, e no domingo em Bairros.No domingo, e cumprindo o seu direito cívico, eleitor n.º 1000, Gonçalo Rocha votou para as Eleições Europeias, na mesa n.º 1, na Raiva. De seguida, fez questão de visitar algumas mesas de voto do concelho. Ontem, ao fim da tarde, a Equipa Socialista continuou no terreno, próximo dos paivenses, para auscultar as suas necessidades e apresentar razões para “Acreditar de Novo”. Gonçalo Rocha e António Lopes, candidato à Junta de Freguesia de Sobrado, visitaram o lugar de Stª. Cecília, naquela freguesia. Amanhã, a Comitiva Socialista, liderada por Gonçalo Rocha e Agostinho Monteiro, continuará a visitar os lugares da freguesia de S. Martinho de Sardoura.


O Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha


09 de Junho de 2009

Paulo Teixeira, lança blog intitulado” a obra fala por mim

Paulo Teixeira, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, lançou recentemente um blog intitulado “a obra fala por mim.”
O principal objectivo é segundo o edil “criar um contacto com quem se interessa pelo quotidiano paivense e quer o melhor para a sua terra...Nem tudo está feito ou concluído. é preciso continuar”.
No blog, pode ainda ver-se algumas das obras realizadas desde 1997 altura em que se tornou Presidente da Câmara como por exemplo “ a remodelação do Hospital de Oliveira do Arda, a construção das cantina da EB1 de Sá – Sardoura, arranjos exteriores e pavimentação do caminho da serra em Folgoso – Raiva, construção da Pré – Primária de Fornos, e beneficiação da escola de S. Lourenço – Bairros”.
Em www.aobrafalapormim.blogspot.com poderá consultar estas e outras notícias.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

II Feira Social mostrou dinâmica da intervenção local




Iniciativa de sucesso juntou instituições de solidariedade social Feira Social em Castelo de Paivamostrou dinâmica da intervenção local·
Dia do Ambiente também assinalado Com o objectivo de divulgar a oferta social no concelho e os seus mecanismos de intervenção social, assim como divulgar a actividade dos parceiros da Rede Social, realizou-se nos dias 5 e 6 de Junho, no espaço do Largo do Conde, em Castelo de Paiva, mais uma edição da Feira Social, um evento bastante participado e cujo sucesso garante a continuidade da iniciativa.
A cerimónia de abertura, realizada ao inicio da tarde de Sexta – Feira, contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Paulo Teixeira, o director do Centro Distrital de Segurança Social de Aveiro, Celestino Almeida, o representante do Governo Civil de Aveiro, Fernando Mendonça, entre outras individualidades, autarcas e dirigentes associativos, seguindo-se uma visita detalhada aos espaços das instituições participantes.
Na sua intervenção, o edil paivense congratulou-se com a realização deste evento, evidenciando o trabalho que está a ser feito pela Rede Social em Castelo de Paiva e saudou todas as IPSS participantes nesta feira social.Paulo Teixeira fez questão de evidenciar que, as 11 IPSS do concelho de Castelo de Paiva, já empregam mais de 300 pessoas e prestam apoio diverso a mais de 10 % da população local, o que só por si, mostra o quanto é importante esta área da acção social, daí a satisfação do Executivo Municipal, pelo contributo que todas estas instituições de solidariedade social prestam ao desenvolvimento económico do município.Celestino Almeida, do CR de Segurança Social de Aveiro, felicitou a Rede Social e a autarquia paivense pela dinâmica evidenciada ao nível da intervenção social e destacou a importância desta mostra anual, deixando uma palavra de incentivo e esperança para quem trabalha nesta área, que tão bons resultados tem registado ao nível do distrito de Aveiro e, no concelho de Castelo de Paiva, em particular.Fernando Mendonça, em representação do Governo Civil de Aveiro, também valorizou a iniciativa da Rede Social e mostrou-se surpreendido pelo trabalho desenvolvido nas diversas valências por todos os parceiros, louvando aqueles que se dedicam a potenciar a alegria e a felicidade àqueles que necessitam de um auxílio e de um apoio mais constante.Durante os dois dias desta jornada promovida pelo Gabinete Local da Rede Social em Castelo de Paiva, não faltaram actividades como a dança, espectáculos musicais com ranchos folclóricos, tunas académicas e grupos de musica tradicional, palestras, teatro, desfiles de moda, cantares, rastreios, jogos tradicionais, expressão de aeróbica e ateliers lúdicos, entre outras acções de recreio e entretenimento popular.O mau tempo da manhã de Sábado acabou por adiar a “ Caminhada pela Saúde “ e o emblemático “ II Festival das Sopas “, que tanto sucesso teve na edição do ano transacto e que, este ano, tinha previsto uma maior participação, com cerca de 17 sopas a concurso, com a participação de alguns restaurantes locais e instituições, para além do Grupo de Escuteiros, assim como a subida de Balão de Ar Quente. A iniciativa, cujo sucesso garante a sua continuidade, contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva e juntou todos os parceiros da Rede Social que, no concelho, têm uma dinâmica intervenção social, já muito elogiada pelos principais responsáveis da Segurança Social do distrito e a nível nacional.Entretanto, e no âmbito das comemorações do Dia do Ambiente, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva não deixou passar a data despercebida e o Pelouro do Ambiente da CM de Castelo de Paiva associou-se às actividades promovidas no âmbito da Feira Social e marcou presença com a “Barraquinha do Ambiente”, que disponibilizou vários jogos para as crianças, livros e outro material alusivo à protecção ambiental, numa jornada orientada para a defesa e preservação do meio – ambiente, com destaque para os cuidados a ter, ao nível da utilização adequada e protecção do espaço florestal do território concelhio.

GIRP/COliveira

Resultados - Eleições Europeias

Clique sobre o mapa para ver os resultados das Eleições Europeias em Castelo de Paiva
PPD/PSD, venceu as eleições europeias no concelho de Castelo de Paiva, com um total de 2043 votos contra 1465 do Partido Socialista. A terceira força mais votada foi o BE(Bloco de Esquerda) com 330 votos enquanto que o CDS/PP obteve 252 e o PCP-PEV 163. Isncritos estavam 15120 eleitores mas apenas excerceram o direito de voto 4716. Quanto á abstenção esta cifrou-se 68.81%

Festand passa para o Pavilhão Armando Costa

A realização do II Festand, anteriormente divulgada, vai decorrer no Pavilhão Gimnodesportivo Armando Costa. Inicialmente programada para o Estádio Municipal de Cinfães, a actividade terá que ser realizada no Pavilhão, dadas as actuais condições climatéricas. O II Festand está agendado para amanhã, dia 9, entre as 9h30 e as 13h00, e vai reunir cerca de 500 crianças, de 10 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho, num festival dedicado ao andebol e à actividade física. A iniciativa resulta de um protocolo assinado entre a Federação de Andebol de Portugal e a Câmara Municipal de Cinfães.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva