sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Clubes receberam 47 mil euros

Os clubes do município de Cinfães receberam 50 por cento do subsídio atribuído pela Câmara Municipal para a época 2008/2009. A entrega das verbas, num total de 47.750 mil euros, foi concretizada ontem, dia 5, nos Paços do Concelho.
A Autarquia contemplou as associações desportivas do Município que “entregaram a documentação comprovativa da sua actividade”:
- Clube Desportivo de Cinfães (III divisão nacional) – séniores: 25 mil euros;
- Académico Desportivo de Fornelos (I divisão distrital) – séniores: 5 mil euros;
- Grupo Desportivo da Casa do Povo de Oliveira (I divisão distrital) – séniores: 5 mil euros;
- Nespereira Futebol Clube (I divisão distrital) - séniores: 5 mil euros;
- Grupo Desportivo de Boassas (II divisão distrital) – séniores: 2,5 mil euros;
- Clube de Caça e Pesca de Entre Douro e Paiva: 875 euros;
- Clube de Caça e Pesca de Travassos: 875 euros;
- Clube de Caça e Pesca de Nespereira: 875 euros;
- Associação de Caçadores do Montemuro: 875 euros;
- Clube de Caça e Pesca de Tendais: 875 euros;
- Casa do Futebol Clube do Porto de Cinfães: 875 euros.

EU NÃO VOU…

Será que hoje os Paivense vão esquecer?
Estávamos em 1994, quando Cavaco Silva então primeiro-ministro de Portugal decretava o encerramento das minas do Pejão.
Os cerca de 1000 trabalhadores pareciam não acreditar no encerramento duma empresa que durante décadas alimentou todo um distrito e era das maiores do país, sendo mesmo uma das maiores fontes de exportação (do então chamado ouro negro).
Em Janeiro de 1995, era consumado o encerramento da E.C.D. Empresa Carbonífera do Douro, o desespero tomava conta dos ex mineiros que se viam num beco sem saída…
Nunca mais esta terra foi a mesma. Degradação social, falta de condições de vida, desemprego, abandono escolar, emigração, estagnação de desenvolvimento…
Era eu ainda um jovem pai de 5 filhos, pela primeira vez fui atirado para o desemprego, tinha os meus sonhos e nas mãos o destino de 5 crianças para os quais tinha um projecto de vida que passava pelo meu emprego nas minas do Pejão, mas de repente por culpa desse senhor, via todos os meus sonhos se desmoronarem como se de um baralho de cartas se tratasse.
Será que hoje em dia de visita do agora Presidente da Republica, Cavaco Silva e então Primeiro-ministro de Portugal, os Paivense vão esquecer o principal responsável por este drama em que o conselho vive? Talvez e acredito mesmo que aqueles que na hora mais difícil dos mineiros do Pejão, nos abandonaram, hoje se vão sentar em local vem visível batendo palmas de hipocrisia, ou talvez não?
Aguardemos para ver as fotos dos jornais e as imagens das televisões.
Mas esperem aí, não virá cá Ele para pedir perdão aos Paivenses? Certamente este será uma exigência de todos nós ao Sr.: Presidente da Republica “UM PEDIDO DE DESCULPAS”
António Pinto

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Presidente da República inaugura obras no concelho de Castelo de Paiva


O Presidente da República, Cavaco Silva, vai estar na tarde da próxima Sexta – Feira, dia 6 de Fevereiro no concelho de Castelo de Paiva, naquela que será a primeira visita ao município paivense como Chefe de Estado. Do programa já divulgado, destaca-se a inauguração da nova Biblioteca Municipal, localizada na Rua Emídio Navarro, no centro da Vila, uma obra de grande importância para o concelho e que representou um investimento superior a 1 milhão de euros, para além do Centro de Acolhimento Temporário para Crianças e Jovens em Risco, em Oliveira do Arda, na freguesia da Raiva, uma IPSS criada pela Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios. O programa da visita do Presidente da República a Castelo de Paiva é o seguinte:

14h15m – Chegada ao Edifício dos Paços do Concelho

14h30m – Recepção e Sessão Solene no Salão Nobre dos Paços do Concelho

15h15m – Inauguração da nova Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva

16h00m – Inauguração do CAT “ Crescer a Cores “ – Centro de Acolhimento Temporário para Crianças e Jovens em Risco, na freguesia da Raiva.

Nota de Imprensa

Presidente Paulo Teixeira reuniu ontem com responsáveis do Grupo SONAE INDUSTRIA
Depois de já ter tido encontros com responsáveis das unidades fabris IETA, CERNE, SIMARBESSO, JOSÉ MARIA PINTO MONTEIRO, ILPE IBÉRICA, GLOVAR, e CINDICALFE, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, acompanhado pelo Vereador Manuel Rocha, esteve ontem reunido com responsáveis da empresa CASCA, do Grupo SONAE INDUSTRIA, uma unidade fabril orientada para produção de “ emenda de folha de madeira “ e localizada no lugar de Boure, na freguesia de Sardoura, empregando actualmente 76 funcionários da região. Atento e preocupado com a conjuntura nacional e internacional que se está a viver, o Executivo Municipal liderado por Paulo Teixeira continua a solicitar reuniões de trabalho com empresas sedeadas no Concelho de Castelo de Paiva, procurando tomar conhecimento do quotidiano da empresa e das dificuldades que, porventura, estão a atravessar nesta fase critica de crise mundial.Estas reuniões de trabalho visam colocar a Autarquia Paivense à disposição das empresas, na tentativa de resolução de problemas que possam existir e que necessitem da intervenção municipal junto das instituições que se julguem necessárias e, noutras situações, colaborar e ajudar a criar planos que minimizem efeitos negativos para o Concelho de Castelo de Paiva.Após a reunião de trabalho, Paulo Teixeira e Manuel Rocha participaram numa visita às instalações da ex-Paivopan, mais tarde Casca, e agora uma unidade fabril do Grupo Sonae Indústria.Recorde-se, a propósito, que a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, solicitou recentemente, uma audiência ao Ministro da Economia e ao Secretário de Estado da Indústria para lhes dar nota de algumas preocupações relativas a algumas empresas sedeadas no concelho, procurando, também, que as empresas instaladas no município, possam a vir a ter os mesmos benefícios que outras empresas instaladas noutras zonas do País.
GIRP/COliveira

JS lança Comunicado sobre a falta de pagamento dos subsídios da Câmara às Associações


Os atrasos e as indefinições no pagamento dos subsídios, por parte da Câmara Municipal, estão a provocar nas várias Associações do Concelho uma enorme e preocupante asfixia económica. Em alguns casos, os próprios dirigentes estão a colocar financiamento pessoal nas Colectividades.
O caso mais recente de dificuldades financeiras aconteceu no Grupo Desportivo Futebol Clube de S. Martinho. Esta semana, os seus dirigentes, face às dificuldades e limitações financeiras, não tiveram outra alternativa, imposeram aos seus atletas, no escalão de juniores, o pagamento de 60€, por cada elemento, sob pena de terem que extinguir a equipa nas competições oficiais.
É uma situação de todo lamentável. Os jovens de Castelo de Paiva, por incumprimento e desleixo da Câmara Municipal, para continuarem a praticar desporto, vêm-se obrigados, em tempo de crise, a despender esta avultada quantia de dinheiro.
Esperamos que a gravidade deste caso, desperte no Sr. Presidente da Câmara a consciência da reprovação da sua conduta e altere a forma de tratar o movimento associativo do Concelho.
As Associações estão à espera!

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Simulacro no sul do Concelho de Paredes

Protecção Civil Municipal preparada para reagir em qualquer situação de emergência


Nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro decorreu um simulacro no sul do concelho de Paredes, mais concretamente nas freguesias de Recarei e Sobreira, por iniciativa da Delegação da Cruz Vermelha da Sobreira.
O Centro de Comando teve lugar nas instalações do Complexo Desportivo da Casa do Povo de Recarei (local cedido pela Junta de Freguesia de Recarei e pela Casa do Povo de Recarei), que serviu de base logística e posto de triagem conducente a toda a intervenção e à movimentação dos meios no terreno.
Tratou-se de um exercício de 24 horas, que contou com diferentes cenários e que teve como objectivo pôr à prova o Sistema Integrado de Operações de Prevenção e Socorro a nível municipal, estabelecendo ligação e cooperação com as entidades que intervêm no domínio da Protecção Civil. Envolveu a Delegação da Cruz Vermelha da Sobreira, a Delegação da Cruz Vermelha de Vilela, a Delegação da Cruz Vermelha de Frazão, o Corpo dos Bombeiros Voluntários de Cête, os Serviços Municipais de Protecção Civil, a Polícia Municipal, elementos do Posto territorial da GNR de Paredes, o Instituto Nacional de Emergência, entre outras instituições e agentes de Protecção Civil.
Os principais objectivos deste exercício visaram testar a capacidade de resposta a diferentes cenários de catástrofe e emergência social, nomeadamente: exercitar a capacidade de resposta das entidades externas a envolver; testar a estrutura de comando e controlo e a arquitectura dos sistemas de comando, comunicações e apoio à decisão e exercitar a articulação operacional entre o Posto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Cête e as restantes entidades que operavam nos restantes cenários previstos.
Refira-se que o pelouro da Protecção Civil da Câmara Municipal de Paredes, liderado pela vereadora Raquel Moreira da Silva, no âmbito das suas valências, forneceu a alimentação que foi solicitada para o abastecimento de todos os que participaram nesta iniciativa.
No total estiveram envolvidas no exercício cerca de 200 pessoas, entre agentes de Protecção Civil e cidadãos anónimos.
No final do simulacro concluiu-se que a estrutura de Protecção Civil Municipal está mais preparada para reagir com eficiência em qualquer situação de emergência, o que acabou por aproximar as estruturas e permitiu que se conhecessem melhor as competências de cada uma.
Concluiu-se, ainda, que será necessário realizar mais exercícios desta natureza de modo a testar as valências de cada uma das entidades, para que no futuro haja uma maior capacidade de resposta na sequência de riscos naturais e tecnológicos.
Foi criado um cenário geral de um Incêndio Florestal que lavrava há já vários dias nas freguesias de Recarei, Sobreira e Aguiar de Sousa, com várias frentes que se estendiam por diversos hectares, tendo provocado várias vítimas, bem como elevados prejuízos materiais, nomeadamente, área ardida, destruição de habitações e que, consequentemente, afectava intensamente o quotidiano da população desta região.
Na sequência deste cenário, foram criados vários outros cenários que ocorreram no seguimento do primeiro, onde foi privilegiado o teste de valências específicas, nomeadamente: avaliação e reconhecimento, emergência médica, busca e salvamento, apoio social, socorro, evacuação, transporte para o posto de triagem, avaliação de estruturas.
1º Cenário:
Durante a propagação dos fogos florestais, uma equipa de Socorro e salvamento da Delegação de Sobreira é activada para uma situação de acidente de viação devido ao acumular do tráfego em vias secundárias, inicialmente com dois veículos e, posteriormente, uma situação de sinistro em cadeia com 6 veículos.
2º Cenário:
Também na sequência da propagação dos fogos florestais existem casas em risco, de tal modo que se verifica um edifício com risco elevado de derrocada. Registam-se no interior do edifício vítimas com queimaduras e traumatismos vários, para além de elevados danos materiais. O incêndio ameaça consumir todo o edifício.
3º Cenário:
A Escola EB 2,3 de Sobreira é também uma das instituições próxima da região dos fogos e que se encontra em risco. É necessário atempadamente proceder ao apoio psicológico e evacuação.
4º Cenário:
No decorrer do dia há situações suscitadas pela preocupação vs pânico da população. É dado o alerta para um despiste de um veículo com 4 vítimas numa ravina na estrada nacional que faz a ligação entre as freguesias de Sobreira, Recarei e Aguiar de Sousa. A pessoa que faz o alerta não especifica o local.
5º Cenário:
No período nocturno, devido às condições atmosféricas e manuseamento inadequado dos profissionais de uma empresa de pirotecnia dá-se uma explosão envolvendo fogo de artifício e dez pessoas com queimaduras e traumatismos e dois mortos.

GICMP

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

NOTA DE IMPRENSA


Rui César Castro – Reeleito Presidente Comissão Politica PSD

Nova Comissão Politica do PSD de Castelo de Paiva eleita na passada sexta-feira


A lista encabeçada por Rui César Castro foi eleita no passado dia 30, sexta-feira a Comissão Política de Secção de Castelo de Paiva do Partido Social Democrata. Assim, depois do trabalho desenvolvido ao longo dos dois últimos anos na Comissão Política de Castelo de Paiva, os militantes de Castelo de Paiva escolheram de forma esmagadora a continuidade do trabalho desenvolvido, manifestando uma prova de inequívoca confiança ao trabalho desenvolvido. Nestas eleições verificou-se uma participação de 85% dos militantes. António Andrade, António Sousa, Daniel Rocha, Alfredo Rocha, Inácio Nunes, Jerónimo Duarte, João Moreira, Manuel Rocha, Mário Perpétua e Sandra Cunha, são os nomes que também fazem parte da equipa que terá como principal missão a preparação das próximas eleições Autárquicas. Na mesa da Assembleia de Secção foi eleita a lista encabeçada por Paulo Teixeira, que é também composta por Manuel Emílio dos Santos e Almiro Moreira. Estão assim compostos e preenchidos os órgão concelhios do Partido Social Democrata para os próximos dois anos.


Castelo de Paiva, 02 de Fevereiro de 2009

Parque Urbano do Rio Ferreira - Lordelo 6º Corta Mato Inter Escolas (Eb 2,3 e Secundárias)


O Gabinete de Desporto organizou mais uma grandiosa prova desportiva, na qual participaram cerca de 600 atletas, alunos das seis escolas EB 2,3 e secundárias do concelho de Paredes.
Tratou-se de uma prova onde o espaço físico – Parque Urbano do Rio Ferreira – teve um bom enquadramento, onde foi possível ver toda a pista e todo o percurso, em relvado, obrigando a um grande esforço físico por parte dos atletas, tendo em conta as condições climatéricas que antecederam o dia da prova.
Esta prova foi mais um comprovativo de que o concelho se encontra em harmonia com o desporto.

Classificação Individual / Colectiva
Infatis A Femininos
Maria Eduarda Barbosa – Eb 2,3 de Paredes
Daniela Cardoso – Eb 2,3 de Cristelo
Veronica Dias – Eb 2,3 de Baltar
Nota : Cortaram a meta 48 atletas

Classificação por Escolas:
Eb 2,3 de Sobreira
Eb 2,3 de Cristelo
Eb2,3 de Paredes

Infantis A Masculinos
Vitor Hugo Sousa – Eb 2,3 de Paredes
Pedro Miguel Ferreira – Eb 2,3 de Paredes
Ramiro Soares – Eb 2,3 de Sobreira
Nota : Cortaram a meta 44 atletas

Classificação por Escolas:
Eb 2,3 de Sobreira
Eb 2,3 de Paredes
Eb2,3 de Baltar

Infantis B Femininos
Claudia Costa – Eb 2,3 de Cristelo
Monica Rodrigues – Eb 2,3 de Baltar
Sara Sousa - Eb 2,3 de Sobreira
Nota : Cortaram a meta 44 atletas

Classificação por Escolas:
Eb 2,3 de Sobreira
Eb 2,3 de Lordelo
Eb2,3 de Baltar

Infantis B Masculinos
Joaquim Tiago Antunes - Eb 2,3 de Paredes
Bruno Silva – Secundária de Paredes
Rui Fernando Valente – Eb 2,3 de Paredes
Nota : Cortaram a meta 64 atletas

Classificação por Escolas:
Eb 2,3 de Paredes
Eb 2,3 de Sobreira
Eb2,3 de Lordelo

Iniciados Femininos
Diana Almeida – Secundária de Paredes
Vera Barbosa – Secundária de Paredes
Andreia Morais – Eb 2,3 de Sobreira
Nota : Cortaram a meta 40 atletas

Classificação por Escolas:
Secundária de Paredes
Eb 2,3 de Sobreira
Eb 2,3 de Baltar

Iniciados Masculinos
Luis Miguel Borges – Eb 2,3 de Paredes
Ricardo Sousa – Secundária de Paredes
Candido Barbosa – Secundária de Paredes
Nota : Cortaram a meta 46 atletas

Classificação por Escolas:
Eb 2,3 de Rebordosa
Eb 2,3 de Sobreira
Eb2,3 de Baltar

Juvenis Femininos
Carla Filipa Ribeiro – Eb 2,3 de Paredes
Ana Rita – Secundária de Paredes
Diana Santos – Secundária de Vilela
Nota : Cortaram a meta 22 atletas

Classificação por Escolas:
Secundária de Vilela
Secundária de Baltar

Juvenis Masculinos
Ricardo Teixeira – Secundária de Baltar
Tiago André Sousa – Eb 2,3 de Paredes
Paulo Marques – Eb 2,3 de Sobreira
Nota : Cortaram a meta 54 atletas

Classificação por Escolas:
Secundária de Vilela
Secundária de Baltar
Eb 2,3 de Sobreira

Juniores Femininos
Silvia Cavadas – Secundária de Paredes
Carina Nunes – Secundária de Paredes
Diana Ferreira – secundária de Vilela
Nota : Cortaram a meta 10 atletas

Classificação por Escolas:
Secundária de Vilela

Juniores Masculinos
Ivo Sousa – Secundária de Baltar
Antonio Correia – Secundária de Paredes
Márcio Gomes – Secundária de Vilela
Nota : Cortaram a meta 22 atletas

Classificação por Escolas:
Secundária de Vilela
Secundária de Baltar

Câmara cede terrenos a associações

A Câmara Municipal de Cinfães deliberou ceder terrenos a duas associações do concelho: Sociedade Artística e Musical de Cinfães e Associação de Solidariedade Social de Souselo.
À Sociedade Artística e Musical de Cinfães foi doado o terreno “Portal de Mouro”, situado no lugar de Montinho, freguesia de Cinfães, com uma área de 1014 m2 e um valor de 30.420,00 euros.
A doação destina-se, “exclusivamente, à construção da sede da Sociedade Artística e Musical de Cinfães”. Excluído do terreno doado fica “o talude de suporte à rua que liga a rua S. Sebastião ao Estádio Municipal”. Fica salvaguardado, no entanto, que a parcela do talude localizada “entre a referida rua e o edifício a construir” poderá “ser aterrada até ao nível do passeio e ser utilizada como servidão de acesso ao rés-do-chão” da construção.
Com a Associação de Solidariedade Social de Souselo foi assinado contrato de comodato para a cedência de um lote “com uma área de 4922 m2, destinado à construção de um equipamento social, que deverá ser composto de cave, rés-do-chão e andar”.
A parcela de terreno está integrada no prédio rústico “Quinta da Bouça”, na freguesia de Souselo, de que é proprietário a Câmara Municipal de Cinfães. “Através de uma operação de loteamento”, a Quinta da Bouça foi dividida em 11 lotes, cabendo à Associação de Solidariedade Social de Souselo o lote número 11. A cedência realiza-se “a título de empréstimo gratuito”.
O contrato de comodato foi “celebrado pelo prazo de 25 anos, renovável por iguais períodos de tempo”.
GAP

Castelo de Paiva vai ter uma Equipa de Intervenção Permanente nos Bombeiros Voluntários

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, representada pelo presidente Paulo Teixeira, e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, representada pelo seu presidente da Direcção, João Dias, assinaram recentemente em Aveiro, nas instalações do Governo Civil, um protocolo de cooperação com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, representada pelo presidente Arnaldo José Ribeiro da Cruz, tendo em vista a criação no concelho, de uma Equipa de Intervenção Permanente. Considerando que o Programa do Governo prevê a criação de Equipas de Intervenção Permanente, nos concelhos de maior risco e considerando também as atribuições que se encontram cometidas à Autoridade Nacional de Protecção Civil, estabelecidas no artigo 3º, do Decreto-Lei n.º 75/2007, de 29 de Março, foi recentemente acordado um Protocolo de Cooperação entre a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Liga dos Bombeiros Portugueses, ficando reunidos todos os elementos para que se estabeleçam as condições de criação e funcionamento de Equipas de Intervenção Permanente, as quais se destinam ao cumprimento das missões que, no âmbito do Sistema e Protecção Civil, estão confiadas aos bombeiros.O Protocolo agora assinado, destina-se a regular as condições de contratação e manutenção pela AHBV Castelo de Paiva, dos elementos que integrarão as Equipas de Intervenção Permanente – EIP, no município paivense, sendo que a AHBV de Castelo de Paiva cria e mantém, nos termos do presente protocolo, uma EIP com a exclusiva missão de assegurar, em permanência, serviços de socorro às populações.A EIP é constituída por 5 bombeiros em regime de permanência, vinculados à Associação por contrato individual de trabalho até um período de 3 (três) anos e vai assegurar o socorro e permanecerá activa em todos os dias úteis, por um período semanal de 40 (quarenta) horas, de acordo com um plano de horário elaborado pelo Comandante do Corpo de Bombeiros, sendo que esse plano de horário é homologado pelo Comandante Distrital respectivo.A ANPC e a CM de Castelo de Paiva deverão conceder à AHBV de Castelo de Paiva, o apoio financeiro necessário para suportar os custos com vencimentos e correspondentes encargos, bem como com os seguros dos elementos contratados, atribuindo mensalmente o subsídio respectivo para o cumprimento dos contratos estabelecidos no protocolo, mas a ANPC não suportará quaisquer encargos suplementares eventualmente decorrentes das actividades desenvolvidas em tarefas internas da AHBV de Castelo de Paiva, para além do estritamente previsto.

GIRP/COliveira

Cinfães na vice-presidência da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

O presidente da Câmara Municipal de Cinfães, Prof. Pereira Pinto, foi eleito vice-presidente do Conselho Executivo (CE) da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa. A associação de municípios é constituída por Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e por Resende.
O autarca de Penafiel preside ao CE da CIM do Tâmega e Sousa, órgão composto pelos 12 presidentes de Câmara da região. As vice-presidências do CE são assumidas pelos presidentes das Câmaras Municipais de Cinfães e de Marco de Canaveses.
As eleições decorreram a 31 de Janeiro, em Penafiel, município onde está sedeada a associação
Da Assembleia Intermunicipal (AI) da CIM do Tâmega e Sousa, constituída por 66 membros, fazem parte Mário Luís Correia da Silva, António Cláudio Semblano de Oliveira, Paulo Manuel Vieira Monteiro, Armando Pinto Campos e Albérico Branco Pereira Camelo, em representação da Assembleia Municipal de Cinfães.
No sufrágio para a Mesa da AI da CIM, também realizado a 31 de Janeiro e em Penafiel, foram eleitos representantes das Assembleias Municipais de Amarante (presidente), de Paços de Ferreira (vice-presidente) e de Lousada (secretária).
A CIM do Tâmega e Sousa abrange “uma área de 2 mil km2 e uma população de cerca de 530 mil habitantes, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística de 2006”.
Os 12 municípios que constituem a Comunidade procederam já à “elaboração de um Programa Territorial de Desenvolvimento para a região do Tâmega, que fundamentará a contratualização a estabelecer com o Programa Operacional para a Região do Norte – ON.2, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte”. Contratualização que “constituirá um instrumento fundamental para que a região e os seus municípios possam aproveitar as oportunidades de investimento proporcionadas pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), de modo a promover a coesão regional e o desenvolvimento integrado e sustentável das suas populações”.
GAP

Nota de Imprensa : DREN faz balanço positivo das AEC em Castelo de Paiva

Após a realização da visita ao Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva, da Comissão de Acompanhamento das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s), em funcionamento no concelho, concretizada no início do mês de Novembro do ano transacto, foi agora conhecido o balanço bastante positivo apresentado pela equipa de trabalho presente, um resultado que deixou o Vereador do Pelouro da Educação, Manuel Rocha, bastante satisfeito e motivado para continuar a melhorar a prestação deste serviço educativo. Segundo aqueles responsáveis, a partir das observações realizadas nos diferentes contextos da visita efectuada ás escolas do agrupamento, evidenciam-se nas componentes pedagógico – didácticas, o desenvolvimento de competências e de autonomia, bem como a motivação e aprendizagem dos alunos, assim como uma notória articulação pedagógica e curricular entre os professores titulares de turma e os professores destacados nas AEC’s.Em termos globais, a Direcção Regional de Educação do Norte – DREN, atendendo á qualidade das actividades observadas, aplaudiu o trabalho prestado pelo município paivense e recomendou que estes aspectos inerentes ao desenvolvimento do programa, sejam difundidos como uma boa prática, a fim de potenciar a disseminação de melhores acções.
GIRP/COliveira

Resultados e classificações do Inatel

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO CAMPEONATO DISTRITAL DO INATEL
2ª JORNADA ZONA NORTE
REAL – V.C. PERRINHO 2-1
VALE – MILHEIROS DE POIARES 3-1
JUAT – REAL DA PRAÇA 0-1
VILA VERDE – PARAISO 3-1
MOZELOS – ARRIFANA 2-1
FOLGOSO – RAIVA 0-1
CLASSIFICAÇÃO
P J V E GM GS
RAIVA 0 2 2 0 0 4 1
VALE 0 2 2 0 0 5 2
REAL 2 2 1 1 0 3 2
MILHEIROS 3 2 1 0 1 4 4
ARRIFANA 3 2 1 0 1 3 3
VILA VERDE 3 2 1 0 1 4 3
REAL DA PRAÇA 3 2 1 0 1 3 2
MOZELOS 3 2 1 0 1 3 4
FOLGOSO 5 2 0 1 1 1 2
V.C PERRINHO 6 2 0 0 2 2 5
JUAT 6 2 0 0 2 1 5
PARAISO 6 2 0 0 2 2 7

PROXIMA JORNADA, 07 - 02
RAIVA – REAL
ARRIFANA – FOLGOSO
PARAISO – MOSELOS
REAL DA PRAÇA – VILA VERDE
MILHEIROS – JUAT
V.C.PERRINHO – VALE (dia 08-02)

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Mau Tempo: Nove distritos com troços de estradas cortadas devido ao mau tempo

Lisboa, 02 Fev (Lusa) - Nove distritos de Portugal continental mantêm-se hoje com troços de estradas cortados ou condicionados devido ao mau tempo, segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Em causa estão os distritos do Porto, Lisboa, Leiria, Portalegre, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Aveiro.

No Porto está cortada a estrada entre a Ponte de Travassos e a Foz do Sousa/Travassos, por inundação.
Em Lisboa está condicionada a estrada municipal entre Ribafria - Pereiro e Palhacana, devido a uma fissura no pavimento.
No distrito de Leiria está fechada a municipal 237 entre Ribeira de Santo Amaro - Louriçal e Pombal, por causa de um deslizamento de terras.
Em Portalegre está cortada, devido a inundação, a estrada municipal no troço entre Vale de Seda - Barqueiros e Alter e a nacional 373 entre C. Maior e Enxara.
A neve obrigou ao corte, na Guarda, das estradas nacionais 338 entre Piornos - Torre - Lagoa Comprida e Piornos - Manteigas, da 339 entre Lagoa Comprida - Sabugueiro, da 232 entre Manteigas e Gouveia e da 338 entre Portela do Arão e Lagoa Comprida.
Pela mesma razão, em Castelo Branco está encerrada a estrada nacional 339 entre Covilhã e Piornos.
Ainda neste distrito está condicionada a estrada nacional 244 entre Alto da Junceira - Marmeleiro e Sertã, devido a deslizamento de terras.
Em Coimbra está cortado, devido a inundação, o troço da estrada municipal entre a nacional 111 e Pereira do Campo, a municipal 341 entre Alqueidão e Amieira e entre Campo Ereira e Lares.
No distrito de Aveiro está encerrada a municipal entre Feirão e Resende, devido à neve.
No mesmo distrito estão fechadas as estradas municipais 604 entre Campos Espinhel e Oronhe, o túnel do Sardão e entre Almear e Fontinha.

SB
Lusa/Fim

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Sardoura com chapa dois

A equipa do Sardoura foi a Mansores vencer a equipa da casa por dois a zero num jogo a contar para a 15ª Jornada da Zona Norte da 2ª Divisão da A.F.Aveiro. Nesta altura a equipa da vila de Sardoura, ocupa a sexta posição com 22 pontos. Na próxima jornada marcada para 8 deste mês a equipa vai defrontar o Mosteiro.

Resultados da Jornada:

Mansores 0 – Sardoura 2
Beira Vouga 0 – S.Vicente Pereira 0
Romariz 2 – Cortegaça 1
Pinheirense 3 – Macieirense 1
Lobão 3 – Mosteiro 1
Amigos do Cavaco 2 – Sporting Feira 0
S.Roque 4 – Amigo do Visconde 2
Argoncilhe 1 – ACRD Mosteiro 3

Lidera nesta altura S.Roque com 45 pontos

Paivense de volta ás vitórias...

O S.C.Paivense, voltou de novo ás vitória. A equipa de Castelo de Paiva recebeu no Municipal da Boavista o Pessegueirense e venceu por 2 - 1. Com esta vitória a formação liderada por Correia encontra-se na 13ª
posição com 24 pontos. No próxima jornada a equipa desloca-se a Estarreja para defrontar o actual 2º classificado.

Resultados da 19ª Jornada

Cucujães 0 - Bustelo 1
Fermentelos 2 - Canedo
Gafanha 5 - Barc 0
P.Brandão 0 - Valonguense 1
FC Cesarense 2 - LAAC 1
Sp. Paivense 2 - Pessegueirense 1
Sanguedo 3 - Estarreja 1
Mealhada 4 - Carregosense 0
Alba 1 - Oiã 1

Classificação

1º - Cesarense 44 Pts
2º - Estarreja 34 Pts
3º - Bustrelo 34 Pts
4º - Gafanha 33 Pts
5º - Alba 29 Pts
6º - Pessegueirense 28 Pts
7º - Sanguedo 27 Pts
8º - Cucujães 27 Pts
9º - P. Brandão 26 Pts
10º - Fermentelos 26 Pts
11º - Canedo 25 Pts
12º - Valonguense 25 Pts
13º - Paivense 24 Pts
14º - LAAC 22 Pts
15º - Mealhada 21 Pts
16º - Carregosense 21 Pts
17º - Oiã 18 Pts
18º - Barc 9 Pts

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva