sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Associação cria sítio na Internet dedicado a Serpa Pinto

A Associação Cultural Serpa Pinto (ACSP) anunciou a criação de um “'site' (provisório) com conteúdos vários sobre as actividades” associativas e “sobre a vida, obra e legado” do patrono Alexandre Serpa Pinto.
Os dirigentes da ACSP anseiam manter o sítio electrónico actualizado. “Para tal contamos com a contribuição dos nossos associados que poderão (...) enviar-nos textos, opiniões, notícias (do foro pessoal, institucional e outros) para publicação no referido sítio - o qual será, doravante, o órgão oficial da associação”: http://sites.google.com/site/associacaoserpapinto.
A ACSP, com sede no concelho de Cinfães, “foi criada em 2007, tendo como fins a promoção do conhecimento, estudo e cooperação entre culturas, sendo o seu patrono Alexandre Alberto da Rocha de Serpa Pinto que foi um notável cidadão português da segunda metade do século XIX”.
Um dos conteúdos do novo sítio é dedicado à apresentação de Serpa Pinto, nascido “no lugar das Poldras, freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, a 20 de Abril de 1846. Era filho do médico José da Rocha de Figueiredo e de D. Carlota Cacilda de Serpa Pinto, sendo o seu pai natural do mesmo lugar das Poldras e a mãe de Boassas, freguesia de Oliveira do Douro, do então concelho de Ferreiros de Tendais e hoje Cinfães.
Foi militar e político impulsionador do africanismo, da presença portuguesa em África e da defesa e manutenção do Império Ultramarino. Depois da travessia que o catapultou para a galeria de heróis nacionais e internacionais (e com cujo feito Portugal pôde impor-se perante as potências que cobiçavam o continente Africano) entre 1877 e 1879, exerceu vários cargos políticos e diplomáticos, em Zanzibar, Cabo Verde e Moçambique, tendo estado presente aquando do incidente que deu origem ao Ultimatum inglês, em 1889.
Apesar de falecido jovem, em 1900, o seu nome foi um dos mais pronunciados na imprensa da época e a sua memória, adormecida no período entre a queda da monarquia e a tomada do poder pelos republicanos, ressurgiu no Estado Novo como símbolo de poder colonialista e de heroicidade de que o regime se alimentava para justificar a presença em África.
A sua filha, Carlota de Serpa Pinto, foi a sua principal biógrafa e moldou a imagem do pai, tal qual ainda hoje é veiculada, existindo poucos estudos de fundo, de carácter científico, sobre a sua personalidade e acção como político e diplomata”.
G.A.P

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Aprovadas adesões à Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e à Entidade Regional de Turismo do Norte

A Câmara Municipal de Cinfães aprovou a adesão à Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, associação a constituir pelos municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e de Resende.
Os 12 municípios procederam já à “elaboração de um Programa Territorial de Desenvolvimento para a região do Tâmega, que fundamentará a contratualização a estabelecer com o Programa Operacional para a Região do Norte – ON.2, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte”. Contratualização que “constituirá um instrumento fundamental para que a região e os seus municípios possam aproveitar as oportunidades de investimento proporcionadas pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), de modo a promover a coesão regional e o desenvolvimento integrado e sustentável das suas populações”.
A CIM do Tâmega e Sousa abrangerá “uma área de 2 mil km2 e uma população de cerca de 530 mil habitantes, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística de 2006”.
A Autarquia de Cinfães aprovou ainda a adesão à Entidade Regional de Turismo do Norte – Turismo do Porto e Norte de Portugal, em consonância com a legislação em vigor (Decreto-Lei nº 67/2008, de 10 de Abril), segundo a qual “a participação de um município na respectiva entidade regional de turismo constitui um requisito de acesso aos programas públicos de financiamento na área do turismo com recurso a fundos exclusivamente nacionais”.
“Quinta de Tuberais – Ensino Profissional de Cinfães”
será a primeira Empresa Municipal do concelho

A Câmara Municipal de Cinfães vai criar a primeira Empresa Municipal (EM) do concelho, depois de ter aprovado os estatutos da “Quinta de Tuberais – Ensino Profissional de Cinfães, EM”.
A deliberação dá cumprimento ao preceito legal de adequação dos estatutos da Escola Profissional de Cinfães, “criada em forma de sociedade unipessoal lda., cujo capital é detido única e exclusivamente pelo Município”, ao Regime Jurídico do Sector Empresarial Local.
GAP

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Câmara Municipal aprova Orçamento de 26 milhões de euros para 2009

O Orçamento da Câmara Municipal de Cinfães para o ano de 2009 será de 26.778.100,00 euros. Uma dotação inicial superior em cerca de 5 milhões de euros à de 2008 (21.576.500,00 euros).
Em relação ao ano anterior, “a maior diferença orçamental justifica-se pela transferência de pessoal não docente dos Agrupamentos de Escolas de Cinfães e de Souselo” para o Mapa de Pessoal da Câmara Municipal, esclarece o Presidente da Edilidade, Prof. Pereira Pinto. Na sequência das novas competências assumidas pelo Município no sector da Educação, nomeadamente a gestão do pessoal não docente até ao 3º Ciclo do Ensino Básico, a Autarquia passará a ter 234 funcionários com contrato por tempo indeterminado (em 2008 eram 115 os funcionários do Quadro do Município) e 181 contratados a termo certo e parcial (144 em 2008).
Nas Grandes Opções do Plano, “grande parte dos investimentos da Câmara vão ser aplicados em funções sociais (9.722.500,00 euros no Plano Plurianual de Investimentos e 4.676.000,00 euros no Plano de Actividades Municipal), dando resposta à política encetada pelo Município”, anuncia o Presidente da Autarquia.
Do Plano Plurianual de Investimentos (PPI) destacam-se as dotações atribuídas à Educação: 3.055.000,00; à Biblioteca e ao Auditório Municipais, entre outros projectos de âmbito cultural, desportivo, recrativo e de lazer: 3.845.000,00; à Habitação, Ordenamento do Território, saneamento, abastecimento de água, protecção do meio ambiente e conservação da natureza: 2.772.500,00; e à Saúde: 50.000,00.
Às funções económicas do PPI foram disponibilizados 3.352.500,00 euros, a aplicar, mormente, em electrificação pública das freguesias, na rede viária do concelho e em mercados e feiras.
As verbas inscritas nas funções sociais do Plano de Actividades Municipal (PAM) repartem-se por pagamentos relativos à Segurança Social, Caixa Geral de Aposentações, ADSE e acção social (1.510.000,00 euros); a transportes e acção social escolares (1.370.000,00 euros); a comparticipações a diversas entidades (975.000,00 euros); e a mapas de ruído, SIMDOURO (empresa que irá assumir a gestão das Estações de Tratamento de Águas Residuais), análises de água, recolha e tratamento de resíduos sólidos (821.000,00 euros).
As funções económicas do PAM foram dotadas com 445.000,00 euros, sobretudo para aquisição de matérias primas para a rede viária; para apoiar a limpeza de estradas e caminhos municipais; para recolha e divulgação do património cultural; e para comparticipar o aumento de rendimentos agrícolas e pecuários.
G.A.P

SESSÃO DE ESCLARECIMENTO SOBRE EMPREGO E EMPREGABILIDADE

Dia 14 de Novembro, a partir das 14 horas, venha assistir à sessão de esclarecimento «Emprego / Empregabilidade», no auditório dos Bombeiros Voluntários de Arouca. Uma sessão onde estarão em debate vários temas relacionados com o emprego e a empregabilidade. Paralelamente, haverá um espaço com divulgação de ofertas de emprego e formação. ! A organização está a cargo da Rede Social! concelh ia, com a colaboração da UNIVA, da Associação Empresarial do Concelho de Arouca (AECA) e da Câmara Municipal de Arouca.

Rota do Românico Apela à Participação de Investidores na Definição da Estratégia de Desenvolvimento do Vale do Sousa

A Rota do Românico do Vale do Sousa (RRVS), no âmbito da candidatura ao PROVERE – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos, vai realizar sessões de informação nos 6 Municípios da região, abertas a todos os potenciais investidores.
O PROVERE pretende fomentar, de uma forma sustentável, a competitividade dos territórios através da dinamização de actividades económicas (produtoras de bens e serviços transaccionáveis) inovadoras e alicerçadas na valorização de recursos locais, tendencialmente, inimitáveis do território.
Neste sentido, a RRVS está a preparar a Estratégia de Eficiência Colectiva que será submetida para efeitos de reconhecimento formal, até meados do mês de Janeiro, ao ON.2 – O Novo Norte, inserido no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Nesta Estratégia deverá ser incluído um conjunto coerente de projectos de investimento, integrado num Programa de Acção, que vise a inovação e a qualificação das empresas e o desenvolvimento integrado da região. Esta Estratégia será sustentada por um consórcio/parceria de entidades públicas e privadas.
Tendo por objectivo o esclarecimento dos potenciais investidores quanto aos projectos passíveis de serem integrados nesta candidatura ao PROVERE, a RRVS vai efectuar as seguintes acções de informação:


terça-feira, 4 de novembro de 2008

Taça de Portugal de volta a Cinfães no domingo










O Clube Desportivo (CD) de Cinfães (III divisão, série C) e o Centro Desportivo de Fátima (II Divisão, Série C) vão disputar o acesso à 5ª eliminatória da Taça de Portugal em futebol no próximo domingo, dia 9, em Cinfães. O jogo terá início às 15h00.
O CD de Cinfães é a única equipa do distrito de Viseu ainda em prova na Taça de Portugal.
Isento na primeira eliminatória da Taça, o CD de Cinfães eliminou a equipa madeirense do Clube Desportivo Ribeira Brava (série A da II Divisão B), na Madeira, em jogo da II eliminatória, a 14 de Setembro (empate a 1 golo durante 120 minutos de jogo e vitória por 3-5 em grandes penalidades); e derrotou a equipa do União Sport Clube Paredes (III divisão, série B), como visitante, a 19 de Outubro (vitória por 1-2).

Tendais vai receber a V Feira da Castanha

A V Feira da Castanha de Tendais irá realizar-se no próximo fim-de-semana, entre 7 e 9 de Novembro. Anunciam-se “castanhas cruas, piladas, cozidas, assadas, caldo de castanha, doce de castanha, bolos e falachas”, para além de mostra de artesanato, exposição de plantas medicinais, jogos, dança, música e teatro.
Do programa constam baile tradicional com a orquestra Os Cinfanenses (dia 7, 21h00); actuação da Fanfarra de Santa Cristina (dia 8, 11h00); jogos tradicionais (dia 8, 14h00); teatro pelo Grupo Filandorra, com “Contas Nordestinas” (dia 8, 16h30); baile tradicional com a orquestra de Quinhão – Tendais (dia 8, 21h00); e actuações da Fanfarra de Santa Cristina de Tendais, do Rancho Infantil e Juvenil de Tendais, do Rancho Folclórico de Tendais e do Rancho de Santa Quitéria de Tendais (dia 9, 14h30).
A Feira decorrerá no recinto da Escola de Fermentãos, a partir das 15h00 de sexta-feira e a partir das 11h00 de sábado e de domingo.

G.A.P

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

“O Palhinhas”

Informação institucional
No âmbito do Programa Famílias, a Casa da Cultura de Paredes vai ser palco de mais um espectáculo para os mais pequenos, desta feita, pela Companhia de Teatro do Vale do Sousa. Era uma vez … Era uma vez a Belinha, o Zequita e o Palhinhas. A Belinha e o Zequita eram muito brincalhões. Ora, um dia, mais ou menos parecido como o dia de hoje, ao regressarem da escola e enquanto brincavam num campo junto de um pequeno rio, apareceu-lhes … apareceu-lhes … Depois, nessa noite … nessa noite chovia muito e trovejava ainda mais. O vento assobiava como se fosse uma grande orquestra só de assobios e bombos. Belinha e Zequita dormiam … De repente batem a janela do quarto. Quem será?A importância da educação cívica e das referências para a cidadania, inclusão social e cultural. O belo a partir de “dentro”.

Adaptação e dramaturgia - Colectiva Intérpretes – Cláudia, Margarida e RaquelProdução executiva – Fernando Soares

Camadas Jovens do S.C.Paivense





































Sardoura, volta a perder desta vez em casa

E equipa do Sardoura não se conseguiu impôr em casa ao Sp. da Feira . A equipa orientada por António Lopes , que após 5 jornada só conseguiu conquistar 3 pontos ocupando nesta altura a 15ª posição.
Resultados da 5ª jornada
Romariz 2 Pinheirense 2
Beira Vouga 2 Lobão 1
Mansores 1 A.Cavaco 1
SV Pereira 1 S.Roque 2
Cortegaça 1 Argoncilhe 2
Macieirense 0 Most. Arouca 1
Mosteiro 1 A.Visconde 3
Sardoura 1 Sp.Feira 2
Classificação: 1º S.Roque 15 pts ; 2º Am.Visconde 11 pts ... 15º Sardoura 3 pts

O S.C.Paivense, foi a Sanguedo vencer a equipa local por 1 – 0

Com um novo treinador no banco de suplentes(Zé Tó) a substituir Vítor Vasconcelos, o Paivense foi a Sanguêdo vencer por uma bola a zero.
O jogo começou com uma toada bastante interessante. Com o de correr do jogo os da casa foram subindo de rendimento e os avançados Miguel e Príncipe foram uma dor de cabeça para a defesa do Paivense. A meio da primeira parte o árbitro assinala uma grande penalidade contra o a equipa orientada por Zé Tó. Futre chamado a converter o castigo máximo falhou. Diz a velha máxima que “ escreveu-se direito por linhas tortas”.
Mas o mais importante estava para vir. Já em tempo de compensação o Paivense através de Paulinho fez o primeiro e único golo do desafio dando assim a primeira vitória ao novo técnico …a primeira vitória ao Paivense fora de casa e os consequentes 3 pontos.
Zé Tó, entrou com o pé direito á frente do comando técnico do S.C.Paivense




RESULTADOS






Classificação Seniores


domingo, 2 de novembro de 2008

Estudo do Impacte Ambiental do IC 35 em Consulta Pública


Encontra-se disponível para consulta pública, na Câmara Municipal de Penafiel, Agência Portuguesa do Ambiente e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, desde o passado dia 23 de Outubro, até 29 de Dezembro de 2008, o estudo do impacte ambiental do projecto “IC 35 – Nó de Guilhufe (A4/IP4) /Nó de Penafiel Sul”. Refira-se que, no âmbito do processo de consulta pública, todas as opiniões e sugestões apresentadas por escrito serão consideradas e apreciadas, desde que relacionadas, especificamente, com o projecto em avaliação. Essas exposições deverão ser dirigidas ao Director Geral da Agência Portuguesa do Ambiente, até à data do termo da consulta pública. A declaração de impacte ambiental deverá ser emitida até 13/03/2009.

GICMP

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva