sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Associação Florestal do Vale do Sousa apresentou equipa de Sapadores Florestais em Castelo de Paiva


AFVS reuniu com novo Executivo Municipal

Zona de Intervenção Florestal de Paiva  com uma equipa de Sapadores Florestais



A Associação Florestal do Vale do Sousa – AFVS esteve hoje reunida, na Câmara Municipal, com o presidente Gonçalo Rocha e o Vice-Presidente António Rodrigues, a fim de dar a conhecer o trabalho já desenvolvido ao nível da Zona de Intervenção Florestal de Castelo de Paiva, ao mesmo tempo que deu a conhecer que, desde o dia 2 de Janeiro deste ano, uma equipa de Sapadores Florestais está ao serviço dos proprietários florestais do concelho.



Esta equipa foi aprovada pela Autoridade Florestal Nacional em Maio de 2009 e antes de iniciar funções teve formação profissional durante 200 horas nos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, coordenada pelo Centro de Formação Profissional de Rio Meão.

Para a aprovação desta candidatura foi determinante o facto desta associação florestal ter sido a promotora e, agora, ser a entidade gestora da Zona de Intervenção Florestal de Paiva (ZIF de Paiva) que abrange todas as freguesias do Concelho, com uma área florestal de 7618 hectares, distribuídos por quase todo o concelho de Castelo de Paiva.

Durante a formação os elementos que constituem esta equipa, ficaram dotados de capacidades e conhecimentos, para ao longo do ano realizarem trabalhos de silvicultura preventiva, acções de prevenção, vigilância, apoio ao combate e rescaldo e vigilância pós-incêndio.

Com mais esta equipa, a Associação Florestal do Vale do Sousa vê reforçada a sua capacidade de prestação de serviços aos produtores florestais no domínio da limpeza das matas, com a consequente redução do risco de incêndio.

As equipas de Sapadores florestais podem fazer a diferença na prevenção dos incêndios florestais, através da boa execução de práticas de silvicultura preventiva, como a: roças de matos; limpezas de povoamento e beneficiação de pontos de água.

Nesta reunião, para além da engenheira do Ambiente da edilidade paivense, marcaram presença o presidente da Direcção da ZIF, Américo Mendes, os membros da Mesa da Assembleia da ZIF, Adriano Campos, Manuel Campos, Eng.º Tavares e Damascena Costa, bem como a Engenheira Amália Neto, da Associação Florestal do Vale do Sousa.

O Vereador do Pelouro do Ambiente, António Rodrigues, congratulou-se com a criação desta equipa de Sapadores Florestais no concelho e considerou que ela será uma mais valia para a valorização das explorações locais e uma ajuda relevante aos produtores florestais, ao mesmo tempo um forte argumento nas actividades preventivas no combate aos incêndios.



GIRP/COliveira

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

PROJECTO NACIONAL "LIMPAR PORTUGAL, DIA 20 DE MARÇO"



PAIVENSES:

Está na hora de fazermos alguma coisa, para que a acção do dia 20 de
Março aconteça e seja recheada de sucesso! Somos poucos mas podemos
fazer muito mais!
Assim, sugeria que a primeira reunião do nosso grupo fosse no próximo
*Sábado, dia 30 de Janeiro, no Parque das Tílias, Castelo de Paiva,
pelas 15horas.
*
O alinhamento previsto para reunião será:

1.º Eleger o coordenador do grupo de Castelo de Paiva;
2.º Definir estratégias para envolver os diversos actores locais
(população em geral, entidades públicas e privadas) e angariar mais
elementos para o grupo;
3.º Divisão de tarefas pelos diversos elementos (reuniões com
instituições, divulgação…);
4.º Agendamento da 1.ª saída de campo para a inventariação de locais a
intervir;
Apareçam e tragam um amigo também….pois, a união faz a força!
Divulguem por favor
http://limparportugal.ning.com/

Por Manuel Conceição

VEREADOR JOSÉ CARVALHO REUNIU COM A ASSOCIAÇÃO DE VOLEIBOL DO PORTO


A RESPEITO DO PROJECTO “ GIRA – VOLEI “

VEREADOR DO PELOURO DO DESPORTO REUNIU COM ASSOPCIAÇÃO DE VOLEIBOL DO PORTO




Com o objectivo de dar a conhecer o projecto “ Gira – Vólei “, protocolado com a autarquia paivense desde Janeiro de 2004, os responsáveis da Associação de Voleibol do Porto estiveram recentemente reunidos com José Manuel Carvalho, Vereador do Desporto da CM de Castelo de Paiva,



Neste encontro, que decorreu nas instalações do Paços do Concelho, Joaquim Manuel Vilela, presidente da direcção da Associação de Voleibol do Porto e Luís Miguel Cardoso, director técnico regional desta associação e coordenador das selecções regionais, deram conta do interesse e da importância em manter o projecto “ Gira – Vólei “ nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico no concelho de Castelo de Paiva, fazendo a promoção da modalidade junto dos mais jovens.

Para estes dirigentes, esta é uma actividade desportiva salutar e seria importante que, ao nível das escolas, fossem seleccionadas as melhoras “ duplas “ para, em Junho próximo, participar e representar o concelho no Torneio Regional que vai ter lugar na cidade do Porto.

O vereador José Manuel Carvalho mostrou-se agradado com o desafio apresentado e com o potencial desportivo que este projecto pode motivar e evidenciou o interesse da autarquia em dar continuidade a esta acção de promoção do voleibol junto dos nossos alunos do 1º ciclo.

GIRP/COliveira

Número de desempregados é superior a dez por cento da população activa - União dos Sindicatos

Aveiro, 28 Jan (Lusa) – O número de desempregados no distrito de Aveiro é superior a dez por cento da população activa, revelou hoje a União de Sindicatos de Aveiro, que acusa algumas empresas de transformarem o despedimento de trabalhadores num “negócio rentável”.

“Milhares de postos [de trabalho] foram e continuam a ser destruídos, não por dificuldades objectivas das empresas, mas enquanto negócio altamente rentável”, denunciou o líder da União de Sindicatos de Aveiro (USA), Joaquim Almeida.

A estrutura afecta à CGTP-IN diz que “milhares de trabalhadores efectivos” estão a ser despedidos em processos de mútuo acordo, recebendo indemnizações abaixo da lei ou levando apenas o impresso para o subsídio de desemprego.

“Depois não são raros os casos em que se verifica um aumento do ritmo de trabalhos, para compensar a produção de trabalhadores despedidos”, diz Joaquim Almeida, acrescentando que “florescem situações de fuga ao trabalho suplementar” e que as empresas admitem por regra trabalhadores precários, com salários muito inferiores.

“É um negócio perverso, mas um bom negócio”, resume o sindicalista.

Segundo dados fornecidos pela USA, em Dezembro de 2009 o número de desempregados registados no distrito era de 38.147, ou seja, 7,56 por cento do continente.

Em termos de variação mensal o desemprego registado aumentou em todos os concelhos com excepção de seis (Arouca, Aveiro, Espinho, Estarreja, Mealhada e Ovar), dos 19 concelhos de Aveiro, que é o quinto distrito do país com mais desemprego registado.

As mulheres continuam a ser mais afectadas: são 21.595 em Dezembro 2009, ou seja, são 56,61 por cento dos desempregados registados no distrito.

Os desempregados de longa duração atingem 14.115 trabalhadores, enquanto o desemprego registado dos jovens com idade inferior a 34 anos é de 14.093.

O desemprego registado na faixa etária dos 35 aos 54 anos é de 17.071, ou seja 44,75 por cento do desemprego registado no distrito.

“O desemprego em Aveiro aumenta mais em média do que no resto do país”, afirma Joaquim Almeida, que voltou a acusar o Instituto do Emprego e Formação Profissional de fazer uma “gestão política e estatística” do desemprego.

“Não se compreende como é que este organismo insiste em não explicar porque razão procedeu ao monumental “apagão” dos ficheiros de 30.745 desempregados inscritos nos centros de emprego do distrito durante o ano de 2009, uma média de 2.126 por cada mês e 71 por dia”, diz o sindicalista.

Joaquim Almeida revelou ainda que a USA vai “cercar” com uma manifestação o prédio da Segurança Social, em Aveiro, no dia 18 de Fevereiro (15 horas), para protestar contra a utilização da taxa social única paga pelas empresas para fins da política de emprego.

“As contribuições para a Segurança Social não podem ser tratadas como se de receitas fiscais se tratassem. (…) Vamos exigir que a Segurança Social deixe de ser utilizada como uma vaca leiteira do patronato e do Governo, vamos exigir melhores pensões e a revogação do factor sustentabilidade, vamos reclamar novas fonte de financiamento da Segurança Social”, concluiu Joaquim Almeida.

Executivo Municipal de Castelo de Paiva, voltou a reunir

Decorreu como habitualmente no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo de Paiva, a reunião do executivo com vários pontos na ordem de trabalhos.
No período antes da ordem do dia, Gonçalo Rocha, Presidente da Câmara Municipal realçou o feito alcançado pela EB 2 3 do Couto Mineiro do Pejão no concurso Mil Escolas com o trabalho “ O Arda o nosso tesouro” organizado pelas Águas do Douro e Paiva.
Mais, o edil também se referiu, á reunião que teve com administração da Investvar sobre o problema porque passam os trabalhadores de duas empresas deste grupo a Globar e a Ilpe Ibérica que se encontram em Lei-off.

Estes e outros assuntos pode ouvir na íntegra neste blog.


CLIQUE PARA OUVIR NA ÍNTEGRA

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO COUTO MINIEIRO DO PEJÃO PROMOVEU ENCONTRO DE NATAÇÃO


Na Piscina Municipal em Sobrado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO COUTO MINEIRO DO PEJÃOPROMOVEU ENCONTRO DE NATAÇÃO


O Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão promoveu hoje, nas instalações da Piscina Municipal de Aprendizagem, em Sobrado, um Encontro de Natação, uma acção orientada para o desporto escolar e que contou com a presença de cerca de 150 alunos, provenientes da área escolar da região de Entre Douro e Vouga Na iniciativa, marcou presença o Vereador do Pelouro de Desporto e Educação da edilidade paivense, José Carvalho, que realçou o evento e felicitou a entidade organizadora pelo interesse e oportunidade desta acção desportiva, trazendo uma animação diferente a este equipamento municipal.


GIRP/COliveira

Informação sobre os funerais das vitmas do acidente que ocorreu ontem na A4

Ontem aconteceu um terrivel acidente de viação em Valongo na A4 sentido Amarante - Porto. Duas das vitimas mortais faziam parte de um Agrupamento Musical da região.
Nesta hora de dor para o mundo da música da região informa-se que os funerais vão realizar o primeiro hoje ás 15 h em Soalhães (Marco de Canaveses) e outro realizar-se-a amanhã ás 10 h em Paços de Gaiolo

domingo, 24 de janeiro de 2010

Veteranos do Grupo Desportivo, com guarda-de-honra


Carlos Silva, Fernando Ramos e Joaquim Barbosa, vet40, vet45 e vet35, respectivamente, participaram no Campeonato Distrital de Veteranos em pista coberta na distância de 3000m, que se realizou nos dias 23/24 de Janeiro, na Nave de Espinho.

Estes campeonatos foram em algumas disciplinas bastante participados, especialmente as corridas masculinas. Esta competição ficou manchada, por uma má prestação dos juízes na prova de 3000m vet40, que se descontrolaram na contagem das voltas, o que naturalmente, descontentou os atletas que fazem registo de marcas.

José Vieira, Bruno Vieira, Amélia Vieira, Pedro Vieira e Vítor Barbosa a tal guarda-de-honra estiveram ao seu nível, tendo o José, o Bruno e a Amélia feito as melhores marcas nas séries em que participaram.

Resultados

60m - 1º José Vieira 9,08/ 5º Pedro Vieira 10,40 (Prova Extra X6)

1500m - 4º Vítor Barbosa 4 18,21 (Prova Extra X1) / 1º Bruno Vieira 4 28,86 (Prova Extra X3)

800m - 1º Bruno Vieira 2 08,16 (Prova Extra X3)

3000m - 1º Amélia Vieira 11 14,61 (Prova Extra X1)/ 5º Vítor Barbosa 9 08,04 (Prova Extra X1)/
5º Joaquim Barbosa 9 55,78 (Serie 35) / 6º Carlos Silva 'sem tempo' (Serie 40)/ 6º Fernando Ramos 10 19,78 (Serie 45)

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva