sexta-feira, 25 de junho de 2010

QUINTA DO BILL E AUGUSTO CANÁRIO PROTAGONIZARAM ENCHENTE

Castelo de Paiva contabilizou sucesso com as festas de S. João 2010

Num ambiente de alegria e folguedo, a autarquia de Castelo de Paiva contabilizou um enorme sucesso com as Festas de S. João 2010, manifestação popular que, ainda decorre até Domingo e que faz o povo sair à rua para viver aquela que é a mais emblemática festividade do concelho.




Integrado na edição dos Jogos Desportivos
TORNEIO DE HÓQUEI ROLLER CUP REALIZA-SE EM CASTELO DE PAIVA


Integrado na programação dos Jogos Desportivos, o Pavilhão Municipal de Desportos de Castelo de Paiva vai acolher amanha, dia 26, um Torneio de Hóquei - Roller Cup “ decorrendo o evento durante todo o dia, com a participação de seis equipas e envolvendo mais de cem atletas desta modalidade.

Segundo a organização, por volta das 12 horas deverá estar presente no torneio, uma grande figura do desporto hoquista, nomeadamente o guarda-redes do Futebol Clube do Porto, Edo Bosch, que vai participar na demonstração de All Star, estando ainda agendado durante a tarde, um jogo de infantis com atletas paivenses.
Os Jogos começam ás 10 horas da manha e o torneio só vai terminar ás 11 horas da noite, com a realização da final, onde deverão marcar presença responsáveis municipais na cerimónia de entrega de prémios.


Nuno Santos é o segundo a contar da direita para esquerda em baixo

Entretanto, Castelo de Paiva pode orgulhar-se do jovem Nuno Santos, de 12 anos de idade, curiosamente o único na historia do concelho que vai participar e defender o titulo de CAMPEÃO NACIONAL pela equipa do FC do Porto, na Final - Four de Infantis em Hóquei em Patins, que vai ter no lugar no primeiro fim de semana de Julho, na cidade de Alcobaça.
Há 3 anos a jogar com o emblema do FC Porto, este jovem atleta de Sobrado começou nas escolas do Hóquei Clube Paivense e hoje já é uma referência nos infantis da equipa nortenha, e recentemente acabou por assinar (renovar) com os dragões por mais uma temporada.

GIRP/COliveira

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Gonçalo Rocha, fala sobre o S. João e projecta a Feira do Vinho Verde


Gonçalo Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, falou á reportagem conjunta do Castelo de Paiva on-line/TVS.

O edil frisou que o largo do Conde continua a ser o ex-libris do concelho e que a Feira do Vinho Verde é o grande pólo e o vector da economia local.

O Presidente da Câmara, deixou uma palavra também de conforto e de rápidas melhoras ao reverendo padre Alberto Laranjeira o grande mentor das marchas populares e que recupera o mais rápido possível da intervenção cirúrgica a que foi sujeito.



Gonçalo Rocha, fala sobre o S. João e projecta a Feira do Vinho Verde


Gonçalo Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, falou á reportagem conjunta do Castelo de Paiva on-line/TVS.
O edil frisou que o largo do Conde continua a ser o ex-libris do concelho e que a Feira do Vinho Verde é o grande pólo e o vector da economia local.
O Presidente da Câmara, deixou uma palavra também de conforto e de rápidas melhoras ao reverendo padre Alberto Laranjeiro o grande mentor das marchas populares e que recupera o mais rápido possível da intervenção cirúrgica a que foi sujeito.

Clique e veja o video

Executivo reúne em vésperas de S.João


Em vésperas do dia de S.João feriado municipal, decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho mais uma reunião do executivo.

Uma reunião que demorou cerca de 1h30.

Gonçalo Rocha, Presidente da Câmara, apresentou uma proposta. para que o largo do Palácio da Justiça se passe-se a chamar Largo Próf. Joaquim Quintas.



Clique e oiça na integra a reunião de câmara

Desfile das Marchas Infantis

Esta manhã decorreu como habitualmente o desfile das marchas infantis de S.João.
Aqui fica uma resenha do que se passou no Largo do Conde, que registou uma grande afluência de público.
Clique em baixo para ver o vídeo do desfile de várias escolas do 1º ciclo


terça-feira, 22 de junho de 2010

Reunião de Câmara, será amanhã a partir das 15 h



Agenda para a reunião ordinária, que vai ter lugar amanhã a partir das 15h no Salão Nobre dos Paços do Concelho 



I

PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA



II



RESUMO DIÁRIO DE TESOURARIA.

ACTA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DE 27/5 E 9/6.

PATRIMÓNIO. VENDA DA CASA Nº.4 DO BAIRRO SOCIAL DE RAIVA.

OBRAS MUNICIPAIS.

– ALARGAMENTO E PAVIMENTAÇÃO DA EM 504 ENTRE A CRUZ DA CARREIRA E A PONTE DO ARDA – 3ª. FASE. PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE EXECUÇÃO.

TOPONÍMIA.

6. OBRAS PARTICULARES.



7. LOTEAMENTOS URBANOS E OBRAS DE URBANIZAÇÃO.



8. SUBSÍDIOS E APOIOS A DIVERSAS ENTIDADES.



9. DESPACHOS PROFERIDOS NO USO DA COMPETÊNCIA DELEGADA

Jogo de Veteranos

APSP Castelo de Paiva, promoveu "Acção de Sensibilização e Informação para Empresários"

Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva, realizou uma Acção de Sensibilização para Empresários no Auditório da Biblioteca Municipal.
A Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva levou a feito uma Acção de Sensibilização e Informação para Empresários ou para quem tem intenção de constituir uma empresa e Directores de IPSS’s .
Esta acção decorreu, no Auditório da Biblioteca Municipal, e contou com a presença da Dra. Rosa Oliveira, Técnica da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, do Porto.

Esta acção serviu acima de tudo para informar / esclarecer os presentes no âmbito dos seguintes temas:

. Responsabilidade e Diálogo Social nas Empresas;

. Benefícios da conciliação entre a vida pessoal / familiar e profissional;

. Prémio Igualdade e Qualidade;


. Candidaturas ao Eixo 7 do POPH (Programa Operacional Potencial Humano) – Planos para a Igualdade – do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) 2010 – 2013.

A APSP de Castelo de Paiva, pretendeu com isto dar resposta a dúvidas e apoiar possíveis candidaturas.
Castelo de Paiva volta a despertar sabores e apetites


Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas na abertura da 13ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato





O Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, António Serrano vai presidir, na tarde de próxima Sexta – Feira, dia 2 de Julho, à cerimónia de inauguração da 13ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, uma iniciativa que se realiza este fim de semana na vila de Castelo de Paiva, numa organização da autarquia local.
Esta mostra é assumida como uma aposta forte da CM de Castelo de Paiva, num certame de nível nacional cada vez mais reconhecido, que continua a manter a matriz inicial, relacionada com a valorização da produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado da região.
O evento receberá milhares de visitantes e para além de dar a conhecer os afamados vinhos de qualidade de Castelo de Paiva, vai contar com várias actividades, como a apresentação da excelente gastronomia paivense e uma demonstração do artesanato local, tudo estruturado em três dias de grande animação, onde o folclore local e a musica tradicional portuguesa vão estar em destaque.
Esta volta a ser a oportunidade única para apreciar os excelentes vinhos dos produtores da Sub – Região do Paiva, muitos deles premiados nos concursos anuais da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e degustar a saborosa cozinha regional paivense e, ao mesmo tempo, ficar a conhecer a riqueza do trabalho dos artesãos do concelho, sem esquecer um programa lúdico, que este ano aposta forte no folclore local e terá nos espectáculos de Zézé Fernandes e do Grupo “ Gaitas Daninhas “ e nos bailes á moda antiga, os grandes destaques no programa da animação do evento.
A abertura oficial da Feira do Vinho Verde está agendada para as 16 horas de Sexta-Feira, seguindo-se a habitual ronda pelas tasquinhas, restaurantes e restantes expositores, e depois as Jornadas Gastronómicas, privilegiando pratos regionais e especialidades locais, a par da doçaria do concelho, também cada vez mais apreciada. A II Concentração Nacional de Autocaravanas no espaço do Largo da Feira será um dos actrativos que vai trazer centenas de visitantes a um certame orientado para despertar sabores e apetites numa jornada de alegre e animada convivialidade que desperta sempre grande entusiasmo e natural expectativa.
No espaço do Largo do Conde, numa zona ampla e acolhedora, o convite da autarquia para três dias de grande festa, orientará milhares de visitantes oriundos de todo o país e estrangeiro para o despertar de apetites e sabores, numa jornada de estratégia promocional, ajustada ao prestígio por todos reconhecido, dos excelentes vinhos da SUB REGIÂO DE PAIVA, neste caso, com o complemento das famosas iguarias paivenses, a justificar a continuidade de um certame cada vez mais referenciado a nível nacional.


GIRP/Carlos Oliveira

MINAS DO PEJÃO - PG II (POÇO DE GERMUNDE Nº 2) PERIGO...

Pretende-se com esta noticia, dar a conhecer o que se passa nesta terra e mesmo divulgar aquilo que em nosso entender é e mesmo poderá ser de todo o interesse para todos quantos durante mais de um século viram gerações comerem do pão que dali se extraia.
A ECD (empresa carbonífera do douro) via assim serem investidos mais de 2.000000 de contos por parte do governo da Republica para modernização de toda a estrutura Mineira. Por ali se extraiu parte do "ouro negro" que enriqueceu o pais e fazia do distrito de Aveiro um dos maiores aliados da economia Nacional.
Minas do Pejão, tantas e tantas Historias por contar. Manuel Alegre (escritor e poeta) que ali brincou e hoje candidato à Presidência da Republica, quem sabe um dia não fará um poema à terra que o viu tantas vezes jogar ao peão.
Hoje, quem por ali passa, certamente não se aperceberá daquilo que as chapas de zinco que revestem toda a estrutura da torre do PG II escondem pois estas servem de camuflagem a um triste cenário. Não se compreende também, o porquê dum espaço destinado à construção dum quartel de Bombeiros esteja agora a ter este tratamento, mas alguém poderá certamente explicar
Tal como a foto testemunha, aquele espaço e toda a estrutura ali montada é propriedade da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva e ali seria construído o quartel dos Bombeiros no baixo concelho, (a tal historia), no entanto, o que observamos é ao desmontar da torre, já muito material foi dali extraído tal como a jaula de 4 pisos, o elevador 5 postos de transformação eléctrica uma cabine de alta tenção e muito mais e agora que parte da estrutura que ali existia e servia de base e suporte à torre, foi retirada, pode causar a todo o momento o desmoronar da torre metálica a pouco e pouco. O que não se compreende, é o porquê de terem rebentado a placa que cobria e por isso protegia o poço deixando-o a céu aberto. Falamos dum poço com cerca de 600 metros. O perigo espreita e agora que damos a noticia, certamente que muitos serão os curiosos a quererem ver de perto esta realidade, a facilidade em entrarem naquele espaço é total a entrada a norte está aberta, a sul pela variante à estrada 222 as facilidades serão ainda maiores.

Alerta-se por isso a quem de competência tomem as devidas precauções.
É preciso prevenir antes que seja necessário apurar responsabilidades.



Por António Pinto

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Mais uma conquista de José Vieira




Pedro e José Vieira foram as duas presenças do Grupo Desportivo, no Campeonato Distrital de Infantis em pista ao ar livre. José Vieira, chamou a si mais um título e deu indicações que está na forja mais um campeão. Apesar do forte vento que se fez sentir na pista de Aveiro, o campeão distrital dos 600m obteve o excelente tempo de 1 45,54.


Resultados

600m

1º José Vieira 1 45,54 / 11º Pedro Vieira 2 14,65





Equipa de Infantis triunfa em Cinfães. Bruno também foi o melhor em iniciados


Apresentamo-nos em Cinfães com um numeroso contigente de atletas. As nossas cores conseguiram óptimas prestações, mas o maior destaque vai com toda a legitimidade para o triunfo colectivo em infantis masculinos e para o domínio de Bruno Vieira no escalão de iniciados.
Dezassete foi o número de atletas que levámos a esta prova que está integrada nos festejos de S.João do munícipio de Cinfães. Quisemos com a nossa atitude colaborar (como forma de incentivo) com a organização e pensámos tê-lo conseguido



Resultados


Infantis Masc - 5º José Vieira/ 6º Rafael Nunes/ 13º Pedro Vieira

Iniciados Masc - 1º Bruno Vieira

Juniores Masc - 6º Rafael Lopes

Seniores Fem - 12ª Amélia Vieira

Seniores Masc - 13º Sérgio Azevedo/ 17º Joaquim Barbosa/ 18º Vítor Barbosa/ 31º Rui Barbosa/ 34º António Moreira/ 36º Vicente Vieira

Veteranos M40 - 4º Carlos Silva

Veteranos M45 - 13º Fernando Ramos

Veteranos M50 - 14º António Silva

Veteranos M55 - 3º Manuel Vieira

Colectivo Infantis Masc - 1º GDCCP

Colectivo Geral Masc - 4º GDCCP
“Sítio da Família” inaugurado no próximo sábado


O Contrato Local de Desenvolvimento Social promovido pelo Município de Cinfães e coordenado pela Associação de Solidariedade Social de Nespereira vai inaugurar no próximo sábado, pelas 18h, o “Sítio da Família”.
Este novo espaço, que resulta da beneficiação da Escola Primária de Ervilhais, visa o desenvolvimento de acções de apoio a indivíduos e famílias em situação de risco e exclusão social, tendo como objectivo o treino de competências pessoais, parentais, sociais, planeamento familiar, acções de informação/formação para a cidadania e direitos humanos, gestão doméstica e constituição de grupos de auto-ajuda.


Abertas inscrições para Oficinas de Verão


Estão abertas as inscrições, até ao dia 30 de Junho, para as Oficinas de Verão, na Casa da Cultura. Sob o lema “Vamos descobrir o passado”, as Oficinas de Verão destinam-se às crianças dos 6 e aos 12 anos. Esta organização da Casa da Cultura e Biblioteca Municipal vai contemplar diversas actividades em várias áreas, como gastronomia; tradições e património; brinquedos e brincadeiras; e vestuário.

GAP

CAN, vai festejar o seu XVIII Aniversário

O Clube Aeromodelismo do Norte, vai comemorar no próximo dia 27 de Junho no Lugar da Povoa Pedorido  o seu XVIII aniversário.
Entrada livre

.

Estão abertas inscrições para o OTL


Estão abertas inscrições para OTL (Ocupação de Tempos Livres) para jovens com idades compreendidas entre os 12 e 25 anos de idade.
Se estás interessado em participar deves quanto antes fazer a tua inscrição no seguinte site:

Presidente Gonçalo Rocha foi um dos oradores



Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão promoveu Seminário sobre “ Hotelaria e o futuro do concelho




Em dia dedicado ás actividades e desportos radicais, o Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão promoveu, nas instalações da EB 2.3 de Oliveira do Arda, na vila da Raiva, um seminário subordinado ao tema “ A hotelaria e o futuro do nosso concelho “, em que foram oradores o presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, a directora do Hotel Douro 41, Claudia Rebelo e o Jorge Oliveira, Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas.
Na Sessão de Abertura, a directora do Conselho Executivo, Conceição Rodrigues, deu as boas vindas aos convidados e realçou a importância da iniciativa, no contexto formativo dos cursos técnico-profissionais que ali são ministrados, na área da hotelaria e turismo, manifestando a vontade da escola dar o melhor de si pelo sucesso educativo destes alunos, mostrando-se satisfeita pela valorização alcançada e o nível de sucesso que estes cursos tem atingido, sendo já uma referencia deste agrupamento escolar.
Jorge Oliveira, actual Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas, participou no seminário e abordou a necessidade da qualificação para o emprego, realçando a importância da formação e fazendo a projecção dos níveis de empregabilidade, deixando bem vincada o interesse da aposta nos Cursos Profissionais e nos Cursos CEF, orientados para um elevado potencial de qualificação.
Congratulando-se pela iniciativa e evidenciando o desejo que os alunos destes cursos profissionais consigam o melhor sucesso e agarrem as oportunidades numa área que tem um enorme potencial, Jorge Oliveira não deixou de dar o recado, apontando a necessidade da aposta contínua na formação, o melhor caminho para se conseguir vingar num sector onde a oferta ainda é atractiva.
Numa linguagem escorreita e cativante, onde mostrou um bom conhecimento das potencialidades turísticas do concelho, Claudia Rebelo, directora do Hotel Douro 41, destacou também o interesse da palestra e falou de hotelaria e turismo, evidenciando a importância deste empreendimento hoteleiro para o concelho e para a região, cuja abertura estará para breve.
Deixando um apelo para que se valorize o que de bom tem Castelo de Paiva, a directora do Hotel Douro 41 dirigiu uma mensagem de esperança aos alunos dos cursos profissionais, incentivando-os a aproveitar bem a formação e a assumirem o interesse de serem cidadãos do mundo e serem relações públicas em todas as vertentes, objectivos fundamentais para se ter êxito na profissão, onde a aprendizagem de línguas é cada vez mais uma necessidade obrigatória.
Claudia Rebelo não deixou de aconselhar os jovens alunos a não terem medo de ir à luta e sair do concelho para realizar os estágios, procurando as melhores oportunidades ainda que, por vezes, isso represente maior sacrifício, “ porque os empregos não caiem do céu “ e a concorrência é cada vez mais forte, acreditando que os jovens que abraçaram esta área do turismo e hotelaria podem ser uma mais valia para o sucesso que se deseja e para potenciar a imagem de Castelo de Paiva.
Por sua vez, o presidente da CM de Castelo de Paiva louvou a iniciativa do Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão e recordou que a actividade turística nesta região só poderá ser bem sucedida e um verdadeiro instrumento de desenvolvimento local, se todos os intervenientes tiverem em conta os princípios de utilização dos recursos de forma sustentável, evidenciando ao mesmo tempo, que importa considerar o envolvimento da população local e de todas as entidades necessárias para o seu desenvolvimento, como sejam os operadores turísticos, empresas de animação, associações locais, restauração e hotelaria.
 Rocha falou em estratégias planeadas e na diversidade dos recursos naturais e culturais, nas oportunidades que não podem e não devem ser desperdiçadas para projectar e promover o concelho, referindo-se à importância da Rota do Românico na região, ao interesse das aldeias tradicionais, à gastronomia e à doçaria tradicional, ao afamado vinho verde e o nosso artesanato, ás praias fluviais e uma vasta área de frente ribeirinha ao Douro, para além dos eventos festivos que marcam o quotidiano de um concelho que se quer afirmar pela suas potencialidades.
O edil paivense forçou a tónica da hospitalidade paivense como forma de cativar quem nos visita, daí acreditar nestes jovens que encetaram por uma formação específica na área da hotelaria e restauração, desejando que todos mantenham o entusiasmo e o empenhamento para uma carreira de sucesso e que possam ajudar à valorização turística do município.
Para Gonçalo Rocha, a exigência de alguns serviços turísticos implicam uma adequada formação dos recursos humanos, facto que constitui uma oportunidade de fixar mão de obra qualificada nos espaços rurais e a possibilidade de instalação de novos equipamentos, o desenvolvimento de infra-estruturas e a atracção de outros recursos do exterior, são casos de outros benefícios que devem ser tidos em conta.


GIRP/COliveira

Portugal, com os pés nos oitavos de final

Portugal com esta vitoria expressiva sobre a Coreia do Norte praticamente selou o apuramento para os oitavos de final do Mundial2010 de futebol.
Esta vitoria é até agora o resultado mais “gordo”da prova.
A vitória começou a ser construída por R.Meireles aos 29 m da primeira parte.
Simão (53), Hugo Almeida (56), Tiago (60 e 89), Liedson (81) e Cristiano Ronaldo (87), fizeram os restantes golos.
Aqui ficam as declarações de Carlos Queirós á RTP no final do jogo

Nota de imprensa

Centro Social de Real vai inaugurar o novo edifício do Centro de Dia e Apoio Domiciliário


A cerimónia de inauguração irá realizar-se no próximo dia 27 de Junho (Domingo), pelas 17.00h, sendo aberta a toda a população.

Trata-se de um novo equipamento, com capacidade para 25 utentes de Centro de Dia e 25 utentes de Serviço de Apoio Domiciliário, equipado ao melhor nível para prestar um serviço de qualidade aos utentes, e que passará a estar ao dispor da população do Concelho de Castelo de Paiva.

Este edifício foi construído no lote de serviços do Loteamento do Outeiro, na freguesia de Real, cujo direito de superfície foi cedido pela Junta de Freguesia de Real.
Construído com o apoio do programa PARES, da Segurança Social, cuja comparticipação foi de cerca de 200.000,00 €, totalizou um investimento total superior a 400.000,00 €, e só foi possível graças ao empenho notável de um grupo de pessoas, apoiados pela população da freguesia de Real.
O Centro Social de Real foi fundado em 13 de Novembro de 2002, conta com mais de 100 utentes e com este novo projecto, já são mais de duas dezenas de funcionários, sendo uma referência na economia local.


Real, 21 de Junho de 2010.





domingo, 20 de junho de 2010

AD Bairros, festejou a subida à 1ª Divisão de Futsal A.F.Aveiro

A D Bairros, organizou uma festa para comemorar a feito alcançado na última jornada onde venceu a formação do Beira Ria e assim conquistou o 4º lugar que lhe dá acesso na próxima época a jogar na 1º Divisão de Futsal da A.F.Aveiro.
Para além dos muitos sócios e simpatizantes da formação alvi-negra também marcaram presença Gonçalo Rocha e o se vice António Rodrigues bem como António Costa Presidente da Junta de Freguesia de Bairros.

A D Bairros, organizou uma festa para comemorar a feito alcançado na última jornada onde venceu a formação do Beira Ria e assim conquistou o 4º lugar que lhe dá acesso na próxima época a jogar na 1º Divisão de Futsal da A.F.Aveiro.
Para além dos muitos sócios e simpatizantes da formação alvi-negra também marcaram presença Gonçalo Rocha e o se vice António Rodrigues bem como António Costa Presidente da Junta de Freguesia de Bairros.
Clique em baixo para ver o video

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva