sábado, 31 de janeiro de 2009

Vila Verde foi mais forte...

Neste 2ª Jornada do Campeonato Distrital do INATEL Aveiro - Zona Norte, Vila Verde recebeu e venceu o Paraíso por 3 - 1

Uma partida realizada em Santa Maria de Sardoura por força do impedimento da formação de Vila Verde não poder utilizar o campo de futebol de S. Martinho dado o compromisso deste último em jogo oficial de juniores.
Uma partida observada por cerca de uma centena e meia de espectadores que pelo certo não deram o seu tempo como perdido. Uma tarde fria mas sem a já habitual chuva.


Um motivo para que se pudesse sair de casa e assistir a um bom espectáculo de futebol proporcionado por ambas as formações.
Mais feliz foi sem duvida a formação visitante que cedo inaugurou o marcador, ( 3m) por intermédio de Toze.
Nesta altura assistíamos a um excelente momento de futebol.
Decorridos que estavam 10 minutos após o primeiro tento da partida eis que a formação orientada por José Guedes chega ao golo do empate, apontado por Carlitos que nem teve tempo de saborear o belo gosto de um golo em casa do adversário. Mas seria sol de pouca dura uma vez volvidos 30 segundos e numa desatenção da formação forasteira, João Carlos sentenciava a partida com o segundo golo da sua equipa.
Íamos para intervalo com o resultado de 2 Resultado que se atingiu o intervalo.
A segunda parte practicamente começou com o segundo golo do Vila Verde.
O jogo fica marcado pelas expulsões de Carlitos (vermelho directo) por alegada agressão, e assim Luís por acumulação de amarelos.
Um resultado justo embora expressivo, mas que de certa forma se aceita por tudo aquilo que as duas equipas fizeram ao longo do desafio.
Quem não esteve altura do desafio foi a equipa de arbitragem chefiada por António Silva.
Um derby bem jogado e com uma boa assistência.
António Pinto

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Nota de Imprensa

Empresa tem duas fábricas em Castelo de Paiva
Segundo a Consultora Roland Berger Aerosoles tem viabilidade económica
O grupo de calçado português Aerosoles, que entre várias unidades de produção, tem duas fábricas no concelho de Castelo de Paiva, “ tem viabilidade ", segundo as conclusões preliminares do estudo pedido pelo Ministério da Economia e Inovação, à consultora Roland Berger. O presidente do conselho de administração do Grupo Investvar, Artur Duarte, adiantou, em declarações à imprensa, que o documento conclui existirem as "alavancas necessárias e suficientes que permitem a sua viabilidade". Designadamente, o facto de a empresa ter "mercado, indústria e rede de distribuição". O accionista garantiu, também, que no curto prazo "não se prevê despedimentos, para além do processo que já está a decorrer", e que implica a dispensa de cerca de 120 trabalhadores (15% da força de trabalho) em várias unidades industriais, através de rescisões amigáveis. Reafirmando que o problema da empresa é "financeiro", Artur Duarte adiantou que essa questão será resolvida em breve, sem especificar de que forma. Neste momento, o passivo conhecido da Aerosoles é de 37 milhões de euros em dívidas à banca, e de mais de 10 milhões de euros de créditos aos fornecedores, que devido à falta de pagamento se recusam a vender matéria-prima ao grupo. O gestor admitiu que este problema será ultrapassado, permitindo, nomeadamente, o pagamento aos fornecedores e os salários de Janeiro aos trabalhadores. Artur Duarte frisou que o estudo ainda está numa fase inicial e que dentro de três semanas deverá haver mais detalhes sobre o plano de reestruturação que o grupo irá sofrer. O gestor reconheceu que o plano vai "obrigar a mudanças nos custos e na gestão" do grupo, que poderão até levar à sua saída da administração da empresa. "Se for do interesse dos restantes accionistas sairei", afirmou o fundador da Aerosoles. A empresa de calçado tem, actualmente, encomendas no valor de 14 milhões de euros até Março, que estão em risco devido à falta de matéria-prima. Recorde-se que a Aerosoles emprega 1363 trabalhadores em vários países, sendo que em Portugal dá emprego a 680 pessoas em diversas fábricas localizadas em Esmoriz e Castelo de Paiva. Além de Artur Duarte, o principal accionista individual, o grupo é detido pelas empresas de capital de risco estatais, Inov Capital, Change Partners e AICEP Capital, que detêm 56% da empresa de calçado. Mostrando-se bastante preocupado com a situação, o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Paulo Teixeira, tem acompanhado o desenrolar dos acontecimentos no seio do Grupo Aerosoles, nomeadamente a questão da manutenção dos postos de trabalho nas duas unidades fabris localizadas no concelho, tendo já reunido com Artur Duarte e outros administradores do grupo.
GIRP/COliveira

Cantata encerra Programa de Natal

A Cantata a realizar amanhã, dia 31, em Bustelo, assinala o encerramento do Programa Cinfães Natal. Irão actuar a Banda Filarmónica de Santo António de Piães e o Coral Etnográfico de Cinfães, às 18h00, na Igreja Paroquial de Bustelo.
As actividades do Cinfães Natal, culturais, desportivas e de acção social, decorrem desde 2 de Dezembro de 2008.

Assembleia Geral Ordinária, para apresentação do reláorio e contas


Os sócios do S.C.Paivense, vão reunir em Assembleia Geral Ordinária no próximo dia 31 (Sábado) a partir das 20h, na sua sede, sita na Rua José João Estêvão – Sobrado – Castelo de Paiva, com a seguinte ordem de trabalhos:

1 . Apresentação aos sócios do Relatório e Contas referentes ao exercício no ANO 2008, acompanhados dos respectivos pareceres e sua votação. 3 . Apresentação do Plano de Actividades e Orçamento para o ANO 2009 e sua votação.4 . Apresentação e discussão de outros assuntos respeitando o Artigo 23.ª dos Estatutos.Se à hora marcada não estiver presente o número legal de sócios, a Assembleia terá início uma hora mais tarde com qualquer número de associados.



Cinfães - Câmara formalizou adesão ao Sistema Nacional de Compras Públicas

A Câmara Municipal de Cinfães aderiu ao Sistema Nacional de Compras Públicas (SNCP), depois de celebrado contrato com a Agência Nacional responsável pela gestão da plataforma.
A adesão, gratuita, tem efeitos a partir de 9 de Janeiro último e permitirá a aquisição de bens e serviços de forma menos burocrática. “A simplificação dos procedimentos aquisitivos, a normalização dos produtos e serviços a adquirir, a garantia de níveis de serviço e de cumprimento de requisitos ambientais adequados à satisfação das necessidades públicas, em condições económicas e financeiras vantajosas, são alguns dos principais benefícios a que as entidades aderentes podem aceder”, segundo a Agência Nacional de Compras Públicas, entidade gestora do SNCP (www.ancp.gov.pt).
Serviço móvel terrestre; equipamento informático; cópia e impressão; papel, economato e consumíveis de impressão; licenciamento de software; combustíveis rodoviários; seguros de veículos; veículos rodoviários; energia; vigilância e segurança; higiene e limpeza; redes de comunicações e dados; viagens e alojamentos, são os bens móveis e os serviços que, à data, a Autarquia poderá adquirir através do SNCP.
GAP

31 de Janeiro, 10h30, Casa da Cultura de Paredes - Campanha Solidária “Voz e Arte num Projecto de Amor”


O Pelouro de Acção Social da Câmara Municipal de Paredes está a apoiar o Instituto Profissional da Voz e Comunicação na dinamização de um Projecto inédito no concelho de Paredes, que contempla a vertente de solidariedade social.
Neste sentido, levará a cabo uma Campanha de Solidariedade, cujas receitas vão reverter a favor da Associação “Pegadas de Amor”, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sedeada no concelho de Paredes, que tem como principal objectivo acolher crianças e jovens abandonados ou impossibilitados de se inserirem no meio familiar normal, possuidores ou não de doença de curso prolongado e que necessitem de cuidados especiais não hospitalares.
O Projecto terá início no próximo dia 31 de Janeiro, com uma cerimónia de apresentação, às 10h30, que contará com a presença de diversas figuras públicas de renome nacional (Rui Reininho, Gil do Carmo, Nucha, Ana, Ana Viriato, António Machado, Bruno Mendes, Mário Alves Tenor, Pedro Lamares, Paula Teixeira, Carlos Mendes, Isabel Maia, António Capelo, Carlos Daniel, Chefe Hélio Loureiro), que vão apadrinhar, gratuitamente, a iniciativa, conferindo-lhe uma visibilidade e prestígio que de outro modo não seria possível.
Na cerimónia de apresentação do Projecto, que decorrerá nas instalações da Casa da Cultura de Paredes, será também assinado um Protocolo de colaboração tripartido entre a Câmara Municipal de Paredes, o Instituto Profissional da Voz e Comunicação e a Associação “Pegadas de Amor”, no qual vão ficar definidas as responsabilidades de cada entidade.
Entre as 12h30 e 13h30 haverá uma sessão de autógrafos com todos os artistas.
Da parte da tarde decorrerão, nas mesmas instalações, audições/castings para crianças e jovens dos 3 aos 18 anos de idade com o objectivo de avaliar potencialidades e apetências para determinado fim com carácter artístico.
O Projecto terá a duração de um ano, ao longo do qual as crianças e jovens apurados nas audições terão formação em várias áreas (expressão dramática, interpretação cénica, língua gestual portuguesa, canto, técnica vocal, entre outros), tendo em vista a sua preparação para a participação em espectáculos e programas televisivos, bem como a gravação de um CD com todos os artistas.
As receitas provenientes, tanto dos espectáculos como da venda do CD, reverterão na sua totalidade para a Associação “Pegadas de Amor”.
Presenças confirmadas dia 31, às 10h30
Rui Reininho – cantor/compositor; Carlos Mendes – cantor/compositor/actor; Gil do Carmo – cantor; Ana – cantora; Nucha – cantora; Carlos Daniel – jornalista; Hélio Loureiro – chefe de cozinha; António Machado – actor; Ana Viriato – apresentadora
Mário Alves – tenor; Paula Teixeira – cantora; Pedro Lamares – actor
GICMP

Mau Tempo no Norte e Centro até domingo

Imagem por satélite

A Autoridade Nacional de Protecção Civil coloca o Norte e Centro de Portugal continental em alerta Amarelo a partir das 10 horas desta sexta-feira devido ao mau tempo, que se estenderá por todo o fim-de-semana.
De fora do alerta Amarelo, o segundo menos grave de uma escala com quatro níveis, ficam apenas os distritos de Évora, Beja e Faro.
Para os três dias, a Protecção Civil adverte para períodos de chuva forte acompanhada por trovoadas, queda de neve por vezes intensa e vento forte. Para hoje e Sábado prevê-se ainda uma acentuada descida da temperatura.
Face às previsões meteorológicas adversas, a ANPC alerta para a possibilidade de inundações por transbordo em linhas de água, de cheias rápidas em meio urbano e de persistência de neve e gelo nas estradas.
Chama ainda a atenção para a possibilidade de aumento de incêndios urbanos por deficiente utilização dos sistemas de aquecimento e para eventuais dificuldades com embarcações e de acidentes junto à costa devido à agitação marítima.
A ANPC apela à população para seguir as indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, manter as desobstruídos os sistemas de escoamento de águas pluviais, a não utilização de braseiras em locais fechados e adopção de uma condução defensiva, nomeadamente em locais com gelo ou neve.
A Protecção Civil aconselha aliás que se evite fazer viagens para as zonas onde se prevê a queda de neve.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Aerosoles viável mas sem financiamento

O grupo de calçado é viável, diz o estudo da Roland Berger. Mas ainda não foram encontradas soluções para financiar a empresa, noticia o Diário Económico.


A Aerosoles tem mercado, indústria e uma rede de retalho que permitem a sua viabilização. Esta é a principal conclusão do ‘draft' do estudo de viabilidade e reestruturação financeira a cargo da Roland Berger e que ontem foi apresentado ao conselho de administração do grupo de calçado. O financiamento necessário à reestruturação da empresa "será resolvido", disse ontem Artur Duarte, ‘chairman' da Aerosoles, mas escusou-se a adiantar pormenores.

Diário Economico

Nota de Imprensa


Gonçalo Rocha reclamou ajuda da Câmara Municipal para todas as empresas do Concelho

Na Reunião do Executivo Municipal de ontem, perante o difícil e delicado quadro actual de crise que se vive no emprego no país e, em particular, em Castelo de Paiva, o Vereador Gonçalo Rocha mostrou-se muito preocupado e apreensivo com esta conjuntura e deu conhecimento que tem vindo a tomar diligências, há vários meses, junto de vários representantes do Governo, para lhes pedir o maior empenhamento e acompanhamento desta situação, de forma a manter os postos de trabalho existentes no Concelho. O Vereador deu conhecimento que, da parte do Governo, tem-lhe sido manifestada uma vontade e um esforço para tentar ajudar todas as empresas, com condições de viabilidade, a resolver os seus problemas financeiros conjunturais, como é o caso do Grupo Aerosoles. O autarca lembrou ainda que esta necessária posição do Governo tem sido criticada, várias vezes, de forma irresponsável pela líder do PSD , a Dr.ª Manuela Ferreira Leite. Gonçalo Rocha, não deixou de condenar e denunciar a forma ilegal e inaceitável como têm sido apresentadas as rescisões de contratos com alguns trabalhadores na Glovar e apelou ainda à Câmara Municipal que tenha uma posição activa e de ajuda aos trabalhadores, com medidas concretas, montando um plano de acção social. Ao conhecer as visitas que o Presidente da Câmara Municipal efectuou a algumas empresas do Concelho, Gonçalo Rocha reclamou que a iniciativa deve ter em atenção todas as empresas que se encontram em dificuldade. A par de outras, deu o exemplo da empresa de construção José Maria Pinto Monteiro & Filhos, que emprega várias dezenas de trabalhadores, na sua grande maioria Paivenses, está, segundo algumas informações, a atravessar dificuldades. Por último, lembrou que esta empresa de construção, por razões que desconhece, não a tem visto, nos últimos anos, a realizar trabalhos para Câmara Municipal.


O Gabinete de Imprensa do PS Castelo de Paiva

Jovens de Bairros “Geração viva” apresentam: "A Branca de Neve e os Sete Anões"

Informação Institucional
No ambito do plano de actividades da secção de teatro do Rancho Folclorico de Bairros, e numa parceria com o Grupo de Jovens da Freguesia, pretendemos fazer regressar a Bairros as Grandes noites de teatro. Em outros tempos o teatro foi uma referência na nossa Freguesia e no Concelho mas desde 2003 que nada é feito. Recentemente reformulação do organigrama da Associação "Rancho Folclorico de Bairros" decidimos criar para além de uma secção de Musica que muito tem dado que falar, uma secção de teatro em estreita colaboraçõ com o Grupo de Jovens da Freguesia.Assim e na sequência do plano de actividades aprovado para este ano de 2009 vimos dar cumprimento a esta primeira grande noite de teatro, com o intuito de fazer renascer o "bichinho" pelo teatro que havia e há em Bairros.
Jovens de Bairros “Geração viva” apresentam:
“A branca de neve e os Sete Anões”
Grupo Cénico “os Velhos” – Santa Maria da Feira
Teatro Revista - Comédia
Dia 31 (sábado) pelas 20h30m no salão paroquial de Bairros.
Organização:
Secção de Teatro do rancho Folclórico de Bairros ( Grupo de Jovens Geração Viva)
Compareça!!!!!!!!

Câmara patrocina “Contos Serranos e Ribeirinhos”

A edição do livro “Contos Serranos e Ribeirinhos”, da autoria de José Oliveira, será patrocinada pela Câmara Municipal de Cinfães com um total de 700 euros.
O patrocínio da obra irá ser “concretizado através da aquisição de 50 exemplares”, a um preço de capa de 14 euros.
“Contos Serranos e Ribeirinhos” será editado pela Papiro Editora. O autor, José Oliveira, é natural do concelho de Cinfães.
G.A.P.

Delegação de competências nas Juntas e Patrocínio de edição de livro

A Câmara Municipal de Cinfães deliberou delegar competências nas Juntas de Freguesia, “em matéria de conservação e limpeza de valetas, aquedutos e bermas dos caminhos e estradas municipais”.
As Juntas de Freguesia do concelho receberão 0,60 euros/ml por cada limpeza, a realizar “uma ou duas vezes por ano”.
GAP

Gonçalo Rocha reclama intervenções da Câmara Municipal



Gonçalo Rocha reclama intervenções da Câmara Municipal na freguesia Sta Maria de Sardoura





Na reunião do executivo Municipal de hoje, o Vereador e candidato à Câmara Municipal, Gonçalo Rocha reclamou algumas intervenções na freguesia de Santa Maria de Sardoura, nomeadamente: - Beneficiar e reparar o Caminho do Outeiro. O piso desta via está a ceder. - Colocar em segurança um poste da EDP, à saída do caminho do Outeiro para Estrada Nacional 222-1. Há risco elevado de cair, colocando em perigo as pessoas, viaturas e as habitações próximas; - Ainda na mesma zona do caminho do Outeiro, há falta de pressão na rede de abastecimento de água ao domicílio; - Beneficiar e reparar a ligação entre Algar e Espinheirinho; - No caminho que liga S. Gens a Bacelo, é necessário colocar pavimento em cerca 100 metros. A população não compreende como se asfaltou o piso em parte deste caminho e se deixou o restante por pavimentar e em estado quase intransitável. - Instalar iluminação pública na estrada do Areal à Soalheira; - Beneficiar e alargar o Caminho que liga S. Gens à Cruz. Dizem os habitantes desta zona, que o Dr. João disponibilizou inclusive o terreno para o seu alargamento. Esta é uma reivindicação antiga, aliás, muitas vezes manifestada por um anterior elemento do PSD no Executivo da Junta de Freguesia, o Senhor Francisco Rosa; - Colocar abastecimento público de água ao domicílio nos lugares de Carreiro e Tecelão; - Arranjar e alargar o Caminho da Rata ao Favelo (Greire); - Reparar um enorme buraco no pavimento junto ao Café do Adolfo, em Oliveira Reguengo; - Continuar o alargamento do Caminho do Café Adolfo a Algar; - Beneficiar o Caminho no Alto do Penedo, junto ao limite da freguesia com S. Martinho; - Colocar a sinalização de trânsito proibido a pesados entre o estaleiro do areio do Sr Licínio Leite e o Cais de Boure. O piso está danificado e há necessidade de colocar a circulação destes veículos pelo acesso novo que liga à nova estrada da Variante; - Beneficiar e colocar iluminação pública no Caminho da Carangosa a Valbeirô.


O Gab. Imprensa do PS Castelo de Paiva

6º corta mato Inter - Escolas Paredes- 30 de Janeiro

O pelouro do Desporto do Município de Paredes vai realizar no próximo dia 30 de Janeiro a seguinte actividade:
6º Corta Mato Inter - Escolas Local: Parque do Rio Ferreira - LordeloInício: 9h30Participantes: EB2,3 e Secundárias do Paredes.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Nota de Imprensa com foto: Projecto Incluir e Rede Social promoveram Torneio de Futsal com as escolas do concelho

Organizado pelo Projecto Incluir e em parceria com o Gabinete Local da Rede Social, realizou no passado Sábado, 24 de Janeiro nas instalações do Pavilhão Desportivo do Couro Mineiro, na freguesia da Raiva, em Castelo de Paiva, um Torneio de Futsal Inter – Instituições. Neste evento desportivo, que contou com o apoio da autarquia paivense, marcaram presenças as freguesias de Bairros : EB1 São Lourenço e Ladroeira, Assoc. de Solidariedade Social de Bairros “Os Cucos”; Fornos: EB1 Cepa, Centrum F; Sobrado: EB N.º 1, Serviços Sociais dos Trabalhadores da CMCP; Pedorido: Eb1 Póvoa e Picão, ARPIP; Paraíso: EB1 Casal da Renda e Centro Social do Couto Mineiro do Pejão; Raiva: EB1 Folgoso e Oliveira do Arda , Centro Social do Couto Mineiro do Pejão; Real: EB1 Adro e Nojões, Centro Social de Real.Esta acção desportiva foi desenvolvida em parceria entre estas várias entidades e também com a empresa Pergaminho.
COliveira / GIRP

Nota de Imprensa


A reunião do Presidente da Câmara de Castelo de Paiva com o Presidente da Administração do grupo Aerosoles resultou num flop para os trabalhadores das fábricas Glovar e Ilpe Ibérica.A inércia de Paulo Teixeira é latente quando este demonstrou um total desfasamento das necessidades dos trabalhadores da Glovar. Enquanto os trabalhadores da Glovar necessitavam de uma defesa inequívoca dos seus postos de trabalho, o Presidente da Câmara Municipal nada disse sobre as pressões e as condições ilegais em que estão a ser propostas as rescisões de contratos.O Bloco de Esquerda considera inaceitável que Paulo Teixeira não se tenha pronunciado contra a continuação dos despedimentos na Glovar.O Bloco de Esquerda não compreende porque é que Paulo Teixeira, que em outras ocasiões foi célere a convocar reuniões com membros do governo, não tenta promover, rapidamente, uma reunião com responsáveis do Ministério da Economia para perceber os planos que este tem para o grupo Aerosoles e para a empresa Glovar. Desta forma, poderia, igualmente, fazer pressão para a manutenção dos postos de trabalho e para uma intervenção governamental visando minorar o caos social que se vive no concelho.Paulo Teixeira mostra um desfasamento incompreensível da realidade do concelho quando indica nem sequer ter conhecimento das alterações no conselho de administração da Aerosoles. Fica demonstrado, afinal, que o acompanhamento que o executivo municipal realiza do sector económico do concelho não passa de fogo de vista, existindo apenas para a comunicação social.O Bloco de Esquerda teme que o plano de reestruturação que será apresentado pela empresa Roland Berger abra caminho a novos despedimentos, considerando inaceitável que tal aconteça.O Bloco de Esquerda exige que o Governo se pronuncie pela manutenção dos postos de trabalho no grupo Aerosoles e nas empresas Glovar e Ilpe Ibérica. Não consentimos que José Sócrates, que investiu dinheiro de todos os portugueses para salvar bancos e grandes fortunas, vire agora as costas aos trabalhadores.

Bloco de Esquerda de Castelo de Paiva

Cáritas ajuda a comprar cadeira de rodas eléctrica

A Cáritas Diocesana de Lamego “entregou um cheque de 2 mil euros para ajudar na compra de uma cadeira de rodas eléctrica” a utilizar por uma munícipe de Cinfães, da freguesia de Fornelos.
Segundo a Agência Ecclesia, a verba foi angariada na campanha "10 milhões de estrelas – um gesto pela paz", a favor de uma mulher que, aos 50 anos de idade, ficou limitada na sua mobilidade, vítima de doença.
G.A.P.

Crónica Pólo Aquático - Paredes mantém uma excelente eficácia

Na 11ª jornada do nacional de pólo aquático o Paredes – Rota dos Móveis recebeu e venceu o Louletano por 16-7. Os algarvios que se encontram quase com a manutenção assegurada não mostraram ter argumentos para equilibrar (mais do que um período) o jogo com a equipa da casa. Mesmo com o melhor jogador português da actualidade, Rui Moreira, o Louletano parece ainda muito longe de almejar algo mais que a manutenção. É certo que este jogador é capaz de desequilibrar (e muito) individualmente, mas não sendo acompanhado torna-se uma tarefa quase impossível ganhar jogos.
A equipa do Vale do Sousa esteve mais uma vez perto da perfeição, com um colectivo muito forte, solidário a defender e organizado a atacar. Foi um bom prenúncio para o jogo da próxima jornada, frente ao Salgueiros. O Paredes mantém, ainda assim, a quarta posição, mas agora mais perto dos 1º e 2º lugares uma vez que Portinado e Salgueiros empataram.
Destaque para a estreia a marcar na 1ª Divisão Sénior do juvenil João Pinto, uma das principais promessas da formação do Paredes – Rota dos Móveis.
Os parciais do jogo foram: 0-0, 8-4, 4-0 e, 4-3. Marcaram para o Paredes: António Cerqueira (7), Ricardo Sousa (6), João Pinto (2) e Hugo Mota (1).
GICMP

III FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÁGUAS BRAVAS (FIAB)


Depois de um adiamento forçado pelo fraco caudal, o FIAB tem agora novas datas. Um dos rios menos poluídos da Europa, o Paiva, faz correr as suas Águas Bravas, e as suas margens continuam a mostrar a beleza pura que sempre tiveram. As condições únicas que aqui encontramos para a prática do Desporto Aventura estão reunidas. De 27 de Fevereiro a 1 de Março de 2009, as Águas Bravas do rio Paiva prometem trazer de volta a adrenalina aos que visitem Arouca, por ocasião do III FIAB – Festival Internacional de Águas Bravas. Trata-se de um evento único no país, que traz a Arouca adeptos do ‘rafting’ e do ‘kayak’, oriundos de todas as paragens, para desafiarem os seus limites e descobrirem paisagens naturais como em nenhum outro local é possível.
Também o Rio Paivó, afluente do Paiva, com as suas águas cristalinas, promete-lhe momentos de aventura inesquecíveis. As margens de ambos os rios oferecem-lhe paisagens de uma beleza rara, a natureza no seu estado mais puro, ao alcance do seu olhar.
O III FIAB é motivo também para aventurar-se e descobrir Arouca. A sua história, o seu património, a sua hospitalidade, a sua beleza natural, por serras, rios e vales, a sua gastronomia e doçaria conventual.
Aceite o desafio. Visite Arouca.
Uma organização da Câmara Municipal de Arouca em parceria com a AGA- Associação Geoparque Arouca e o Clube de Canoagem e Aguas Bravas de Portugal.


GICMA

domingo, 25 de janeiro de 2009

Começou o Campeonato Distrital do INATEL

Derby concelhio terminou empatado (1-1)

Com 5 equipas de Castelo de Paiva, o que torna uma situação inédita no que ao campeonato do INATEL diz respeito, teve inicio este sábado mais uma prova do calendário distrital de Aveiro.
Em Folgoso a formação local recebia um dos seus eternos rivais na prova, o Real A.C.
Uma partida rodeada de enorme expectativa pois frente a frente estavam duas formações vizinhas que nos últimos anos têm proporcionado momentos de grande interesse competitivo nesta prova do campeonato distrital do INATEL.
Duas formações com objectivos bem diferentes;
O Folgoso a procurar um lugar de Honra e que permita a equipa ir o mais longe possível na prova. Por sua vez o Real, com o objectivo de fomentar o futebol e dar continuidade a um trabalho à muito iniciado, permitindo dar uma certa ocupação aos seus praticantes e levar o nome da terra a todo o distrito.
Muitas criticas de ambas as direcções no que aos subsídios diz respeito, a falta de pagamento e cumprimento por parte da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, tem dificultado e muito a tarefa a estas associações que reclamam as verbas devidas, para assim poderem fazer face à actual situação financeira dos clubes.
Dentro de campo as criticas eram outras e recaíam sobre o estado do terreno de jogo que impossibilitou e de que maneira o trabalho a ambas formações. A jogar em casa o Folgoso cedo quis resolver a contenda, mas os forasteiros, não queriam deixar os seus créditos por mãos alheias e procuraram contrariar os da casa, depois de uma 1ª parte sem golos foram mesmo os de Real que aos 10 minutos da segunda metade jogo acabariam por chegar ao golo.
Uma chapelada de Nunes acabou por trair o guarda redes da casa que adiantado no terreno apenas teve que observar o esférico entrar na sua baliza, para desespero dos seus colegas de equipa. Aliás este é um dos muitos aspectos a corrigir por Artur Pinto, a falta de comunicação do guarda redes para com os seus colegas de equipa.
Decorridos que estavam 30 minutos da segunda parte era a vez da formação do Folgoso chegar ao empate, depois de um forte remate de Gonçalo, Carlos na tentativa de aliviar ou por introduzir a bola na própria baliza. A partir daqui os da casa tomaram conta do jogo e poderiam mesmo ter dado a reviravolta no marcador, não fosse as excelentes intervenções de Orlando que assim ia assinando o resultado final.
Também Carlos Castro terá muito trabalho pela frente na equipa do Real sobretudo no aspecto físico.
Menos bem esteve o árbitro da partida. Emílio Monteiro que pelo facto de ser um rigoroso observador técnico da A.F.A. (associação de futebol de Aveiro) e auxiliado por um ex árbitro de nomeada (José Araújo), também da A.F.A. era-lhe exigido muito mais e por isso tem da nossa parte nota negativa.
E retomando o inicio da nossa peça. Se o associativismo é o principal pólo de desenvolvimento de uma terra ou mesmo de uma freguesia, não o será por certo com subsídios de 100 euros que segundo um dirigente do Folgoso diz ter recebido da Junta de Freguesia da Raiva e os zeros vindos da C.M.Castelo de Paiva se poderá fomentar o desporto ou outra actividade associativa.
Á que reflectir e assumir as responsabilidades de autarca.
Aqui ficam os resultados completos desta 1ª Jornada:
Folgoso 1 – Real 1
Casa do Povo de Raiva 3 – Mozelos 1
IPIS 2 – Vila Verde 1
Paraíso 4 – JOATE 1
Real da Praça 1 – Vale 2
Milheiroense 3 – Vila Cova do Perrinho 1
Por António Pinto

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva