sábado, 11 de setembro de 2010

1º Triangular da ADC.BAIRROS

Nota de Imprensa





Correia convoca todo o Plantel

Começa já este Domingo a caminhada do SC Paivense em mais uma época desportiva.
Depois de mais uma semana intensa de trabalho e de mais um jogo treino, na quinta feira com o Paços de Sousa(vitória 3-1, golos de Ramadas, José Carlos e Bruno Picão), vem aí o primeiro teste a sério.
O técnico Correia convocou todos os atletas para o encontro de Domingo às 17 h, no Municipal da Boavista com o Milheiroense.
Assim estão convocados: Agostinho, André, Bertinho, Bruno Picão Carlitos, Carlos, Cubilhas, Derlei, Emanuel, Fábio, Tino, Gilberto, Hélder, Luís Miguel, Paulinho, Ramadas, Sousa, Soares, Tiago Luís, Vasco e Zé Carlos.


Castelo de Paiva, 10 de Setembro de 2010


RR

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Torneio de Ténis de Mesa da AJAACP


Informação institucional

A AJAACP vai realizar um Torneio de Ténis de Mesa no próximo  dia 26 de Setembro (domingo), pelas 10h.

As inscrições estão abertas até dia 20:
Se quiseres participar  envia um e-mail para a Associação - ajaacp@gmail.com - com os teus dados (nome, idade, contacto telefónico e número de sócio, caso o sejas).
Participa e divulga pelos teus contactos!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

PROGRAMADA ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO NO DIA EUROPEU SEM CARROS

Câmara de Castelo de Paiva vai distribuir oleões por todo o território municipal


No âmbito de um protocolo celebrado com a empresa BIOSYS, o Município de Castelo de Paiva vai assegurar, até ao final do próximo ano, a colocação de OLEÕES por todo o território municipal, dando assim cumprimento à aplicação do Decreto – Lei 267/2009, que indica a obrigatoriedade desta recolha de óleos usados em todo o país, estabelecendo na área paivense um mínimo de oito equipamentos de recolha até final de 2011.
A acção em Castelo de Paiva já arrancou e começou com a colocação de dois oleões junto de ecopontos existentes em locais de referencia urbana (um no recinto do Parque da Feira e outro junto da Escola Secundária) estando previsto até ao final do ano, segundo o Vice – Presidente António Rodrigues, a colocação de mais 24 equipamentos distribuídos por todo o Município, evidenciando ainda, este responsável autárquico pela área do Ambiente que, até ao final do próxima ano, teremos uma cobertura total dos ecopontos existentes no concelho.
INICIATIVA DA CASA DO POVO DE NESPEREIRA

ACTOR ANTÓNIO CAPELO SERÁ O “ PADRINHO “DO FESTIVAL DE TEATRO “ PATRICIA ANDRADE “

· Presidente Joaquim Rodrigues com boas perspectivas para o evento



O Festival de Teatro Patrícia Andrade vai decorrer em Nespereira, Cinfães, em homenagem á jovem actriz recentemente desaparecida em acidente rodoviário no IC 35 e vai decorrer durante 4 dias, abrindo a 17 e encerrando a 25 de Setembro com a presença de várias entidades e convidados, com destaque para António Capelo, grande actor português, natural de Castelo de Paiva e uma das figuras de proa do teatro nacional, que será o “ padrinho “ desta iniciativa da Casa do Povo de Nespereira.
O Rancho Folclórico de Castelo de Paiva vai estar presente no Congresso Nacional de Folclore nos Açores.



“Á Descoberta, da Magia das Tradições dos Açores”


Ilha Terceira - Açores de 01 a 05 de Outubro de 2010



É assim que se intitula este Congresso Nacional de Folclore organizado pela Federação do Folclore Português. O Rancho Folclórico de Castelo de Paiva vai se fazer representar pelo seu presidente Carlos Novais e por um dos seus directores António Duarte. A presença vai enriquecer ainda mais o conhecimento etnográfico do nosso rancho, que com a ajuda da Federação do Folclore Português (Prof. Marina) tem vindo a melhorar neste ultimo ano.

O Rancho Folclórico de Castelo de Paiva tem vindo a fazer um esforço nestes últimos anos para melhorar a sua representação etnográfica, para que a população paivense se sinta orgulhosa de as suas tradições serem representadas por todo o pais e no estrangeiro pelo nosso Rancho.

É importante salientar que os custos desta deslocação serão comportados por os elementos presentes, e com ajuda da Federação do Folclore Português.

Presidente do Rancho Folclórico de Castelo de Paiva

Carlos Novais

www.ranchofolcloricodecastelodepaiva.blogspot.com/

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Rota do Românico

Jornadas Europeias do Património

A Rota do Românico volta a associar-se às comemorações nacionais das Jornadas Europeias do Património, que serão assinaladas nos dias 24, 25 e 26 deste mês. Sob a temática “Património: um mapa da História”, a Rota do Românico preparou um vasto leque de actividades envolvendo a comunidade na fruição do património da região.
Triunfo quase perfeito em Penacova

A longa temporada do Circuito Nacional de Montanha Salomon está a chegar ao fim e constata-se, de facto, a grande dificuldade de manter um nível atlético equilibrado, ao longo destes 10 meses de competição para a maioria dos atletas.
O Grupo Desportivo apresentou-se nesta 3ª Corrida dos Moinhos de Penacova com o intuito de juntar ao anunciado triunfo colectivo o individual. Já o tinha tentado na jornada anterior em Lisboa. Voltou a não poder concretizar, desta feita, José Sousa da equipa de Barcelos foi o intransponível obstáculo, o obstáculo que impediu a Carlos Silva uma vitória individual que ele há muito persegue e merece.
Estes longos 14 Kms de Penacova, com passagem junto ao Basófias, foram percorridos com um elevado civismo, não nos recordamos na nossa vida desportiva, assistir a um início e fim de prova como este. Pacífico... pacífico!


Resultados

Geral Masculina

1º José Sousa (Águias de Alvelos)

2º Carlos Silva - 1º M40

3º Sérgio Azevedo

4º Vítor Barbosa

10º Joaquim Barbosa

18º Fernando Ramos - 3º M45

36º Manuel Vieira - 5º M55


Geral Feminina

1ª Rosa Madureira (NA Matosinhos)

2ª Cátia Galhardo (AR Estrelas do Sul)

3ª Fernanda Miranda (Águias Alvelos)

4ª Bebiana Soares (FC Penafiel)

5ª Amélia Vieira - 3ª Sub23

Colectivo

1º GDCCP

2º NA Matosinhos

3º FC Penafiel
Uma Grande Tarde de FolcloreInformação institucional

É desta forma que o Rancho Folclorico de Castelo de Paiva classifica o LIII Festival de Folclore Luso - Espanhol realizado no passado domingo 5 de Setembro de 2010, na Quinta da Boavista.
Participaram como convidados, o Rancho Folclórico da Golegã – Ribatejo, o Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora – Alto Minho, Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara – Beira Alta, Rancho Típico de Alvorge – Alta Estremadura e o Grupo de Danças Tradicionais Galegas " ASUBIO", da Galiza – Espanha.
Recorde-se que esta iniciativa etnográfica, para além do apoio da Câmara de Castelo de Paiva, contou com os apoios da Federação de Folclore Português, Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, Junta de Freguesia de Sobrado e da Quinta da Boavista, entre outras colaborações.
É de realçar a excelente moldura humana presente neste Festival, que contou com centenas de pessoas do nosso concelho e de concelhos vizinhos. O nosso agradecimento a todos os elementos do Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, que com seu esforço foi possível organizar este grande festival de folclore.

Quem quiser visualizar as fotos deste festival pode consultar em:
Resta-me agradecer a toda a população presente, á radio regional de Arouca que Sábado dia 11 de Setembro vai transmitir o nosso Festival no programa da manha, a todos os patrocinadores, aos apoios de todas as entidades, á Quinta da Boavista e ao castelodepaiva-online por todo a divulgação prestada.
O Nosso Obrigado

Presidente do Rancho Folclórico de Castelo de Paiva

Carlos Novais

http://www.ranchofolcloricodecastelodepaiva.blogspot.com/

Ricardo Caetano, piloto paivense deu cartas

Paulo Rodrigues é o novo presidente

NESPEREIRA FUTEBOL CLUBE VAI APOSTAR FORTE PARA GARANTIR A SUBIDA DE DIVISÃO

Empate com o Lamelas serviu para testar a equipa



Depois de na pretérita temporada ter assegurado a manutenção “ in extremis “, o Nespereira Futebol Clube voltou aos treinos no último fim-de-semana de Agosto, apresentando já alguns dos seus reforços para a época de 2010/2011, que se inicia em meados de Outubro.
Com Paulo Rodrigues na liderança da estrutura directiva, o Nespereira FC tem como novo treinador José Alves e viu “ regressar” a casa, jogadores importantes como Hélder Cruz ( ex-Rio Moinhos ), Jorginho ( ex- Viseu e Benfica ) e Pedro Vilarinho, que esteve a representar o CD de Cinfães.
Sabe-se entretanto, que a colectividade nespereirense ainda tentou garantir a aquisição de Simão ( ex-Ferreira de Aves ), mas acabou por perder o jogador para a formação do Abraveses.
Como reforços para a época que agora se inicia, foram garantidas as contratações de novos jogadores, Diogo Novais ( médio /ex-Srª da Hora ), Branco ( guarda-redes / ex- Leixões ), Diogo Baptista ( lateral-esquerdo / ex - Perafita ), Sandro ( ponta de lança /ex-Caves 94 ), Paulo Fernandes ( guarda – redes / ex -Vilar do Pinheiro ) e Cadinha ( lateral direito /ex- Vilar do Pinheiro ).
Os jogos amigáveis de preparação começaram no dia 5 de Setembro, frente ao Lamelas, uma equipa da Divisão de Honra da AF de Viseu, com um empate a zero bolas, estando agendado para o próximo dia 26 do corrente o jogo de apresentação aos sócios com o Castro Daire, no Parque de Jogos Isidro Semblano.
No jogo com o Lamelas, o técnico José Alves teve à sua disposição um plantel de 23 jogadores e teve a oportunidade de rodar a grande parte dos jogadores, com o NFC a apresentar uma equipa aguerrida, pujante no meio campo e com algum pendor ofensivo, apesar de ainda denotar algumas falhas de entrosamento e a linha avançada ser bastante perdulária.
Segundo o presidente Paulo Rodrigues, sem avançar com números em termos de orçamento para a temporada que se avizinha, o grande objectivo desta época é a subida de divisão, daí a aposta forte que o NFC fez ao nível de reforços e todo o trabalho que quer concretizar para levar a equipa nespereirense ao lugar que merece do futebol distrital.
Também o técnico José Alves partilha a ideia do presidente e não esconde a ambição de subir de divisão, impondo essa meta como uma prioridade, demonstrando já um trabalho empenhado e rigoroso com o plantel que tem ao seu dispôr, se bem que considere que ainda faz falta mais um avançado para reforçar a linha de ataque.
Com dois treinos semanais, a equipa do Nespereira FC está preparada para enfrentar a concorrência, ao que se sabe também bastante forte, e para o dia 10 de Outubro está agendado o primeiro jogo oficial, para a Taça de Sócios de Mérito da AF de Viseu, começando o campeonato da Primeira Divisão no Domingo seguinte.
Para além de Paulo Rodrigues, o novo elenco directivo do Nespereira futebol Clube apresenta Fausto Coelho como presidente da Assembleia-Geral e Pedro Semblano como principal responsável do Conselho Fiscal.

Carlos Oliveira – texto e fotos
Postos de Recepção de Correspondência



Tenho uma moradia em Castelo de Paiva, mais propriamente no lugar de Nojões, freguesia de Real. Não existe distribuição da correspondência “porta a porta”. Esta é feita em postos de recepção colectiva, que estão, há já vários anos, degradados e vandalizados.
Fiquei revoltado, quando comecei a ver publicidade dos CTT, em paragens de autocarro, como aquela que envio em anexo ”Consigo, entregar correio sem poluir”, porque contrasta, na perfeição, com a foto do vosso posto de recepção de correspondência, que envio. Curiosamente localiza-se, na EN 222 (ao km 50) à entrada da ponte sobre o rio Sardoura a escassos metros das suas águas límpidas e cristalinas. O estado de degradação, destes postos de recepção de correspondência, multiplica-se por toda a freguesia, (e concelho).
Comparem a contradição das fotos que vos envio. Uma coisa é a publicidade, da imagem, que pretendem passar para a opinião pública, outra é a realidade no terreno. Por tudo isto, gostaria de saber, no seguimento da vossa campanha, se existe por parte dos CTT, algum programa ou intenção em curso, para recuperação destes postos de recepção de correspondência, a que teem direito, quer as populações locais, quer o ambiente.
Participei activamente nesta freguesia, na campanha nacional do dia 20 de Março, “VAMOS LIMPAR PORTUGAL”. Por isso já podem compreender a minha revolta.
Neste momento, não tenho nenhum tipo de recepção de correspondência, por parte dos CTT, nem "porta a porta" nem "postos de recepção colectiva", dependendo de terceiros (amigos).
Aguardo vossos comentários. Obrigado.
Última hora

Manuel Moreira ADJUNTO do actual Presidente da Câmara de Castelo de Paiva, em funções desde 1.1.2010 (ver despacho no DR em anexo), a partir de hoje regressou ao seu lugar de origem como Chefe de Secção de Taxas e Licenças.... pouco tempo depois de para o mesmo gabinete como SECRETÁRIO do Gabinete do Presidente ter sido admitido o Sr.ALFREDO GONÇALVES, militante do PS, Coordenador da Secção do PS de Castelo de Paiva, membro actualmente da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, trabalhava na ASAE e ao que se fala é parente ou primo do actual Presidente.



Manuel Moreira saiu porquê ?



Agora tire as suas conclusões.....
 
Paulo Ramalheira Teixeira
 
 
 
 
Despacho
 
Diário da República, 2.ª série — N.º 13 — 20 de Janeiro de 2010

MUNICÍPIO DE CASTELO DE PAIVA

Aviso n.º 1318/2010

Por despacho do Presidente da Câmara de 02/11/2009, nos termos dos

n.os 3 e 4 do art. 74.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro:

Manuel Gonçalves Moreira, Coordenador Técnico — nomeado,

em comissão de serviço, no lugar de adjunto do Gabinete de Apoio à

Presidência, com efeitos a partir de 01/01/2010, inclusive. (Isento de

fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

Paços do Município de Castelo de Paiva, 02 de Novembro de

2009. — O Presidente da Câmara, (Dr. Gonçalo Fernando da Rocha

de Jesus).

302791133

Paulo Teixeira, vereador social democrata vem a terreiro dizer qeue a "PROPOSTA de 2007 que não pode nem deve ser esquecida. O IC35 e a Variante à EN 222 ainda não estão prontos e o IC 35 nem começou..."

Clique na imagem para ampliar

Paulo Teixeira, vereador social democrata vem a terreiro dizer qeue a "PROPOSTA de 2007 que não pode nem deve ser esquecida. O IC35 e a Variante à EN 222 ainda não estão prontos e o IC 35 nem começou..."


Em 2009, véspera das Eleições Legislativas o então Ministro das Finanças e da Economia anunciou na Zona Industrial de Lavagueiras o despacho conjunto que anexo.
Uma esperança renascia e dava-se um passo muito importante para o início da sua construção.
Até ao fim do 1º semestre de 2010 o Governo dava ordens às Estradas de Portugal para lançar o concurso da obra.
Em 2010..... o que aconteceu?
O Ministro das Finanças, em entrevista emitida em 28 de Janeiro na RTP, após um Conselho de Ministros, revelou que o «neste momento entendemos que não há necessidade de lançar mais concursos ou fazer novas adjudicações no domínio da rede viária, porque o que havia a fazer, no essencial, está feito».
Este anúncio, segundo Teixeira dos Santos, insere-se num conjunto de medidas tomadas pelo executivo no sentido de reduzir o elevado défice que o país está confrontado.
A concretizar-se este anúncio esta em causa a conclusão da variante que ligará Arouca a Santa Maria da Feira, inserida na Concessão Vouga, cujo concurso estava acometido à Estradas de Portugal e seria lançado durante o primeiro semestre de 2010.
E agora ? Associado a este cenário e com o SAP a ser encerrado em Castelo de Paiva .... como ficamos ?

OS PAIVENSES E TODA A REGIÃO SERVIDA PELO IC 35 FOMOS ENGANADOS.

Paulo Ramalheira Teixeira

Apresentação do SC Paivense e Festival do Rancho de Castelo de Paiva

Executivo Municipal liderado por Gonçalo Rocha marcou presença nas iniciativas





O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, acompanhado do Vereador do Pelouro da Cultura e Desporto, José Manuel Carvalho, marcou presença no dia de ontem, no jogo de apresentação aos sócios do Sporting Clube Paivense, frente ao Vitória de Guimarães e no 53º Festival de Folclore “ Luso – Espanhol “ do Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, que se realizou no atractivo espaço da Quinta da Boavista, em Sobrado.
No Campo Municipal da Boavista, na jornada de apresentação aos associados, o Sporting Clube Paivense saí vitorioso por 4-2 ao defrontar uma formação de juniores do Vitória de Guimarães, cuja representação era liderada por Manuel Fernandes e Maurício Corvo, presidente da colectividade de Castelo de Paiva fez questão de fazer as honras da casa e, ao lado dos autarcas paivenses, agradecer a presença da equipa vimaranense, entregando depois algumas recordações do clube e do município.
No Festival de Folclore Luso – Espanhol, que se traduziu em mais um êxito para o Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, participaram como convidados, o Rancho Folclórico da Golegã – Ribatejo, o Grupo Etnográfico de Vila Praia de Âncora – Alto Minho, Rancho Folclórico de Santo Amaro de Azurara – Beira Alta, Rancho Típico de Alvorge – Alta Estremadura e o Grupo de Danças Tradicionais Galegas, da Galiza – Espanha.
Recorde-se que esta iniciativa etnográfica, para além do apoio da Câmara de Castelo de Paiva, contou com os apoios da Federação de Folclore Português, Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, Junta de Freguesia de Sobrado e da Quinta da Boavista, entre outras colaborações.



GIRP/Carlos Oliveira
Paivense apresentou-se aos sócios







Apresentação do S.C.Paivense ao sócios e simpatizantes


Foi um final de semana intenso para a equipa Sénior do SC Paivense, no Sábado jogou e venceu o Pinheirense por 0-1, com golo de Rafa. Esta partida jogada no campo do Pinheirense serviu de apresentação aos sócios para a formação do Pinheiro da Bemposta.
No Domingo o Paivense voltou a jogar no Municipal da Boavista, frente aos Juniores do Vitória de Guimarães. O Paivense venceu por 4-1 com golos de Bruno Picão, André(2) e José Carlos.
Correia, mostra satisfação com a evolução da sua equipa, que conseguiu nestas partidas, apresentar já níveis interessantes, tendo em conta a forte carga de treinos a que tem sido sujeita.
A semana terá mais um jogo treino na quinta-feira, com o Paços de Sousa e Domingo será o arranque do campeonato em casa frente ao Milheiroense às 17 H.
Nota também para o reforço Sousa(Rafa II) ex Júnior do Penafiel que foi também apresentado na tarde de Domingo.



Castelo de Paiva, 6 de Setembro de 2010

RR

NOTA DE IMPRENSA



No seguimento de uma deliberação da Comissão organizadora da “Mostra de Vinho e Produtos Rurais de Real”, a Junta de Freguesia de Real organiza uma palestra de Enologia, sobre a preparação das vindimas, a elaboração do vinho e regras e procedimentos pós-vindimas.
A palestra decorrerá na sede da Junta de Freguesia, na próxima quarta-feira, dia 8 de Setembro, pelas 19h, contará com a presença do Enólogo Eng. Jorge Pinto e tem como destinatários todos os produtores de vinho e será aberta ao público em geral.
O Presidente da Junta de Freguesia, Filipe Valente, acredita que presença dos produtores da freguesia de Real e do Concelho em geral, proporcionará troca de ideias e saberes entre os agricultores, contribuído assim para dinamizar a freguesia.


Freguesia de Real, 05 de Setembro de 2010





Fotos sobre concelho Castelo de Paiva