sábado, 30 de maio de 2009

Festas do Concelho de Cinfães


Notícias sobre o concelho de Cinfães

Fogueiras e queimadas estão proibidas
O Serviço de Protecção Civil da Câmara Municipal de Cinfães avisa que está proibida a realização de fogueiras (queimas) e queimadas até à próxima segunda-feira, 1 de Junho (inclusive), dado o NÍVEL AMARELO do Estado de Alerta Especial decretado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Tony Carreira, João Pedro Pais e Ana Malhoa no S. João
O programa das Festas do Concelho de Cinfães anuncia actuações de Ana Malhoa (19 de Junho), de João Pedro Pais (20 de Junho) e de Tony Carreira (23 de Junho), entre outras actividades, com entrada livre.
As festividades dedicadas ao Santo Padroeiro de Cinfães, S. João Baptista, irão decorrer entre 19 e 24 de Junho.

Câmara deliberou Revisão Orçamental
A Câmara Municipal de Cinfães vai proceder à primeira revisão do Orçamento para 2009, “utilizando parte do saldo da gerência anterior, num total de 2.123.755,68 euros”.
Dado, nomeadamente, que “algumas rubricas do Orçamento de despesa e projectos/acções, quer do Plano Plurianual de Investimento, quer do Plano de Actividades Municipal, não têm dotação com verba suficiente para dar cobertura à sua execução” e “considerando a existência de um saldo de execução orçamental do ano de 2008 de 3.080.229,76 euros”, a Autarquia deliberou “a utilização de parte deste saldo”.

Processos de Furos, Poços e Minas na Autarquia
A regularização de furos, poços e minas, em curso até Maio de 2010, passou a poder ser efectuada nos Serviços da Câmara Municipal de Cinfães. A Autarquia e a Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Norte assinaram Protocolo de Colaboração e Cooperação, com o qual a Câmara Municipal obriga-se a “garantir o atendimento dos utilizadores dos recursos hídricos” e a “prestar todos os esclarecimentos solicitados no âmbito da regularização das utilizações existentes não tituladas de furos, poços e minas, na área geográfica” do Município.
Com a publicação do Decreto-Lei nº 226-A/2007, de 31 de Maio, foi estipulado um prazo de dois anos (até 31 de Maio de 2009) “para que os utilizadores de recursos hídricos não titulados [sejam furos, noras, poços, minas, nascentes, charcas, barragens, açudes, descarga de água residuais, entre outros], regularizem a situação”, período entretanto prorrogado até 31 de Maio de 2010.
O protocolo “é válido durante o período de regularização das situações existentes não tituladas”.
Adesão a associação certificadora de produtos
A Câmara Municipal de Cinfães deliberou aderir à associação Norte e Qualidade – Instituto de Certificação de Produtos Agrícolas, Agro-Alimentares, Artesanais e outros.
A Norte e Qualidade é responsável pelo controlo e certificação de produtos como a carne arouquesa (Denominação de Origem Protegida), cuja área de produção abrange o concelho de Cinfães. Com a adesão à associação, a Câmara Municipal pretende impulsionar a certificação de outros produtos regionais, nomeadamente dos bolos de manteiga, os matulos, confeccionados no concelho.

Obras adjudicadas
A Câmara Municipal de Cinfães adjudicou as obras do Caminho Municipal Castanheira – Paredes, na freguesia de Oliveira do Douro, à empresa Higino Pinheiro & Irmão, Lda., por 83.176,00 euros; e da Requalificação das Zonas Envolventes do Estádio Municipal, na vila de Cinfães, à empresa M. dos Santos e Companhia, SA, por 149.588,52 euros.
Subsídio para aquisição de viatura
A Câmara Municipal de Cinfães deliberou atribuir um subsídio de cerca de 15 mil euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cinfães, para comparticipar a aquisição de uma ambulância tipo A1. O subsídio corresponde a 40 por cento do custo da viatura (cerca de 39 mil euros).

Dia da Criança na Fonte dos Amores
O Dia Mundial da Criança, na próxima segunda-feira, 1 de Junho, será assinalado em Cinfães com música, teatro, poesia e jogos tradicionais, insufláveis e facepainting. As actividades decorrerão no Largo da Fonte dos Amores, da parte da manhã, a partir das 9h30.
Participarão cerca de 450 crianças dos dois Agrupamentos de Escolas do Município e da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães.
A iniciativa, promovida pela Autarquia, terá a colaboração de alunos do Curso de Apoio Psicossocial, da Escola Secundária/3 Professor Doutor Flávio Resende, de Cinfães, a realizar estágio nos Jardins de Infância do concelho e nos Serviços Sociais da Câmara Municipal (leitura de poesia alusiva ao dia, às 10h30), e das animadoras pedagógicas do Prolongamento de Horário dos Jardins de Infância do município (apresentação da peça de teatro “O nabo gigante”, às 10h15).

Semana do Ambiente entre 5 e 10 de Junho
A Semana do Ambiente de Cinfães vai realizar-se entre os próximos dias 5, Dia Mundial do Ambiente, e 10 de Junho.
A 5 de Junho, a Casa da Cultura de Cinfães receberá dois seminários, intitulados “Água: um recurso a preservar” (a partir das 10h30) e “Eficiência Energética: Um Paradigma ou uma realidade?” (14h30).
No mesmo dia, serão distribuídas três mil lâmpadas, aproximadamente, de baixo consumo por cerca de 750 agregados familiares do concelho de Cinfães (quatro lâmpadas por residência), iniciativa da Agência para a Energia (ADENE) e da EDP.
A 8 de Junho, o seminário “Separar os resíduos” decorrerá no Complexo Escolar de Cinfães (EB1). No dia seguinte, 9, uma viatura da empresa Residouro estará estacionada no Largo da Feira de Cinfães (junto ao Mercado Municipal), com material de sensibilização para a prática da reciclagem. A actividade intitula-se “Resíduos em movimento”.
A Semana do Ambiente terminará a 10 de Junho, com a acção “Depositar melhor”, sobre a colocação de resíduos nos ecopontos, concretizada através da entrega de panfletos, pelos escuteiros do concelho, durante a manhã, nos supermercados Écomarché e Mini-Preço.

Jovem na final do Concurso Nacional de Leitura
Ana Cláudia Vieira Leitão, aluna do 11º ano na Escola Secundária/3 Professor Doutor Flávio Resende, de Cinfães, vai participar na final do Concurso Nacional de Leitura 2008/2009, iniciativa do Plano Nacional de Leitura, neste fim-de-semana, dias 30 e 31 de Maio.
As provas vão realizar-se em Lisboa, no Cine-Teatro da Encarnação, e, segundo a organização, serão transmitidas pela RTP1.
Ana Leitão qualificou-se para a final do concurso depois de participar nas duas fases anteriores, na escola e a nível distrital (foram apuradas duas alunas do distrito de Viseu para a final nacional, ao nível do Ensino Secundário).
Os livros em análise na final serão A gaivota, de Anton Tchekov; Tia Suzana, meu amor, de António Alçada Baptista; e O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë.
Mais informações em www.planonacionaldeleitura.gov.pt.
Secções de voto para as Eleições Europeias
No Município de Cinfães, as assembleias e secções de voto para a eleição dos deputados ao Parlamento Europeu, a realizar no próximo dia 7 de Junho, vão distribuir-se da seguinte forma:
Freguesia de ALHÕES
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
Freguesia de BUSTELO
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
Freguesia de CINFÃES
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
(eleitores com os nos de inscrição no
recenseamento compreendidos entre 1 e 2173);
Secção de voto nº 2 – Sede da Junta de Freguesia
(eleitores com os nos de inscrição no recenseamento compreendidos entre 2175 e 3861);
Secção de voto nº 3 – Sede da Junta de Freguesia
(eleitores com os nos de inscrição no
recenseamento compreendidos entre 3862 e 4856).
Freguesia de ESPADANEDO
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
Freguesia de FERREIROS DE TENDAIS
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
Freguesia de FORNELOS
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
Freguesia de GRALHEIRA
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
Freguesia de MOIMENTA
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
Freguesia de NESPEREIRA
Secção de voto nº 1 – Escola Primária da Feira
(eleitores com os nos de inscrição no
recenseamento compreendidos entre 1 e 1741);
Secção de voto nº 2 – Escola Primária da Feira
(eleitores com os nos de inscrição no recenseamento compreendidos entre A 3 e A 1772).
Freguesia de OLIVEIRA DO DOURO
Secção de voto nº 1 – (Posto Médico) Sede da Junta de Freguesia
(eleitores com os nos de inscrição no recenseamento compreendidos entre 1 e 1836);
Secção de voto nº 2 – Sede da Junta de Freguesia
(eleitores com os nos de inscrição no recenseamento compreendidos entre 1837 e 2863).
Freguesia de RAMIRES
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
Freguesia de SANTIAGO DE PIÃES
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
(eleitores com os nos de inscrição no recenseamento compreendidos entre 8 e 1992);
Secção de voto nº 2 – Sede da Junta de Freguesia
(eleitores com os nos de inscrição no recenseamento compreendidos entre 1993 e 2961).
Freguesia de S. CRISTÓVÃO DE NOGUEIRA
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
(eleitores com os nos de inscrição no recenseamento compreendidos entre 1 e 2028);
Secção de voto nº 2 – Sede da Junta de Freguesia
(eleitores com os nos de inscrição no recenseamento compreendidos entre 2029 e 3064).
Freguesia de SOUSELO
Secção de voto nº 1 – Escola EB 2,3 de Souselo
(eleitores com os nos de inscrição no recenseamento compreendidos entre 4 e 1959);
Secção de voto nº 2 – Escola EB 2,3 de Souselo
(eleitores com os nos de inscrição no recenseamento compreendidos entre 1960 e 3530);
Secção de voto nº 3 – Escola EB 2,3 de Souselo
(eleitores com os nos de inscrição no recenseamento compreendidos entre 3531 e 4457).
Freguesia de TAROUQUELA
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
Freguesia de TENDAIS
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
Freguesia de TRAVANCA
Secção de voto nº 1 – Sede da Junta de Freguesia
As secções de voto funcionarão entre as 08h00 e as 19h00.
Número de eleitor por SMS (serviço gratuito)
A Direcção Geral de Administração Interna (DGAI) anuncia que os cidadãos podem consultar o número de eleitor e respectiva comissão recenseadora, via telemóvel, através de um serviço gratuito de SMS. Para isso, terá que ser enviada uma SMS para o número 3838, com a seguinte mensagem:
RE (espaço) nº do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão (espaço) data de nascimento (no formato AAAAMMDD - ano, mês e dia)
A DGAI anuncia ainda que, entre os dias 1 e 7 de Junho, estará em funcionamento uma Linha de Informação Eleitoral (808 206 206). “A criação desta Linha de Informação ao cidadão eleitor complementa um conjunto de meios de esclarecimento que têm sido accionados e que permitem facilmente ao cidadão saber a freguesia onde se encontra recenseado” (www.dgai.mai.gov.pt).
Os cadernos de recenseamento eleitoral podem ser consultados na internet, no endereço http://www.recenseamento.mai.gov.pt/.
Informação aos viticultores de Piães e de S. Cristóvão
A Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN), na sequência da “luta contra a doença 'Flavescência Dourada' e seu vector Scaphoideus titanus Ball.”, informa que as localidades de Santiago de Piães e de São Cristóvão de Nogueira estão incluídas na “lista de freguesias com registo de presença do insecto vector - Scaphoideus titanus Ball.”.
A DRAPN avisa:
“Os viticultores e os proprietários de campos de pés-mãe de material vitícola das freguesias onde foi detectada a presença de “flavescência dourada” devem realizar anualmente tratamentos insecticidas contra o vector Scaphoideus titanus Ball., com os produtos fitofarmacêuticos homologados e nas alturas apropriadas, de acordo com as circulares de Avisos Agrícolas, e terem um registo da realização dos tratamentos, designadamente das datas, produtos e doses utilizadas.
Em todos os viveiros das freguesias onde se verifique a presença de Scaphoideus titanus Ball. devem ser efectuados tratamentos insecticidas obrigatórios contra este insecto vector com os produtos fitofarmacêuticos homologados e nas alturas apropriadas, devendo os operadores económicos manter um registo da realização dos tratamentos, designadamente das datas, produtos e doses utilizadas.
Em todos os viveiros do território nacional com material vitícola proveniente das freguesias onde se verifique a presença de Scaphoideus titanus Ball. devem ser efectuados tratamentos insecticidas obrigatórios contra este insecto vector com os produtos fitofarmacêuticos homologados e nas alturas apropriadas, devendo os operadores económicos manter um registo da realização dos tratamentos, designadamente das datas, produtos e doses utilizados.”
G.A.P.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

CM de Castelo de Paiva vai avançar com a requalificação de vários arruamentos da Vila

Na zona nascente da Vila Câmara Castelo Paiva vai abrir concurso para a requalificação de arruamentos urbanos


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva deliberou, na sua última reunião ordinária, avançar para a abertura de Concurso Público para a empreitada de requalificação de diversos arruamentos urbanos na zona nascente da vila, num investimento municipal superior a 1, 119 milhões de euros. Trata-se da empreitada de beneficiação de vários arruamentos que apresentam o piso bastante degrado na zona urbana da vila, como a Rua Ferreira de Castro, a Rua António Sérgio, a Rua Jean Tyssen e a Rua Strecht Vasconcelos, caracterizadas por grande fluxo rodoviário e que servem a zona escolar, a zona desportiva e o centro da urbe paivense.O presidente Paulo Teixeira mostra-se satisfeito que esta empreitada possa avançar quanto antes, uma vez que os arruamentos em causa, em virtude de diversas obras que foram anteriormente realizadas, estavam bastante degradados, e assim a zona urbana da vila ficará com acessibilidades mais dignas e funcionais.

GIRP/COliveira

MICAS - SC da Misericórdia de Castelo de Paiva promove jornada de convívio na Serra da Freita em Arouca

No âmbito do projecto MICAS da Rede Social
Santa Casa da Misericórdia promoveu encontro de idosos na Serra da Freita



No âmbito do projecto MICAS, da Rede Social de Castelo de Paiva, a Santa Casa da Misericórdia promoveu ontem, durante todo o dia, uma deslocação ao vizinho concelho de Arouca, numa actividade orientada para as IPSS locais que trabalham com idosos. Tratou-se de uma jornada de salutar convívio, sustentada numa actividade que esteve a cargo da SC de Misericórdia de Castelo de Paiva e que teve a supervisão do Gabinete da Rede Social, com a participação do Centro Social de Sardoura, do Centro Social de Real, da Associação de Reformados e Idosos de Pedorido – ARPIP, do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão e da Associação de Solidariedade Social “ Os Cucos “, de Bairros, que estiveram presentes com um grupo de idosos, acompanhados pelos formandos do Curso de Formação de Apoio à Família e à Comunidade, acção que está a decorrer em S. Lourenço, naquela freguesia.O programa contemplou uma jornada de convívio e conhecimento, preenchida com a celebração de uma Missa no Convento de Arouca, presidida pelo Reverendo Padre João Pedro, um almoço no Parque de Campismo do Merujal, depois uma subida ao planalto da Serra da Freita, com uma visita ao sítio turístico da Frecha da Mizarela, em Albergaria da Serra e à zona da Castanheira, onde estão localizadas as famosas pedras parideiras.No total, segundo informação do gabinete local da Rede Social, participaram mais de 150 utentes nesta iniciativa, que foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Teixeira, e pelo Vereador da Acção Social, Manuel Rocha, para além do apoio do pessoal da Santa Casa da Misericórdia, quer das restantes instituições que participam na jornada.No final da jornada, o edil paivense louvou a iniciativa, enaltecendo a participação das IPSS do concelho, assim como realçou a dinâmica da Rede Social de Castelo de Paiva, nesta acção orientada para a população mais idosa do concelho, que se encontra acolhida nos diversos centros de dia em funcionamento no município.



GIRP/COLiveira

Gonçalo Rocha participou, ao lado de Vital Moreira, na Campanha das Europeias!





Na passada Segunda-feira, Gonçalo Rocha participou, no âmbito da Campanha das Eleições Europeias, no Jantar-Comício do Partido Socialista, que decorreu em Fiães, Santa Maria da Feira. Nesta iniciativa, marcaram presença os Candidatos Socialistas ao Parlamento Europeu: Capoulas Santos, Edite Estrela, Armando França, Bruno Julião e, naturalmente, o cabeça de Lista, Vital Moreira.




Castelo de Paiva, 27 de Maio de 2009
O Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Governador do Distrito Rotário 1970 esteve de visita a Castelo de Paiva


Recepção dos convidados rotários á entrada para o Restaurante Típico Casa de S.Pedro


Pedro Maldonado (Presidente do Rotary Paivense) á conversa com o Henrique Maria Alves (Governador do Rotary International)



Paulo Teixeira, Henrique Maria Alves e Valdemar Sá na habitual saudação ás bandeiras



Mais de meia centena de convidados(rotários) marcaram presença neste jantar comemorativo do 28º aniversário

2 a 6 de Junho decorre em Paredes a Semana do Ambiente em Paredes


quarta-feira, 27 de maio de 2009

terça-feira, 26 de maio de 2009

Festival Nacional de Folclore


Projecto MICAS - SC da Misericórdia de Castelo de Paiva promove jornada de convívio na Serra da Freita em Arouca

No âmbito do projecto MICAS da Rede Social

Santa Casa da Misericórdia promovevisita a Serra da Freita em Arouca



No âmbito do projecto MICAS, da Rede Social de Castelo de Paiva, a Santa Casa da Misericórdia vai promover, no próximo dia 28 de Maio, uma deslocação ao vizinho concelho de Arouca, numa actividade orientada para as IPSS locais que trabalham com idosos. Trata-se de uma jornada de salutar convívio, sustentada numa actividade que estará a cargo da SC de Misericórdia de Castelo de Paiva e que terá a participação do Centro Social de Sardoura, do Centro Social de Real, da Associação de Reformados e Idosos de Pedorido – ARPIP, do Centro Social do Couto Mineiro do Pejão e da Associação de Solidariedade Social “ Os Cucos “, de Bairros, que vão estar com um grupo de idosos, acompanhados pelos formandos do Curso de Formação de Apoio à Família e à Comunidade, que está a decorrer em S. Lourenço, naquela freguesia.O programa apresentado pela entidade organizadora da iniciativa, refere que a jornada será preenchida com um encontro das instituições em frente ao Convento, depois ás 10h30, a celebração da Missa no Convento de Arouca, seguindo-se um passeio pela vila, e ás 12 horas um almoço no Parque de Campismo do Merujal, próximo da Capela da Senhora da Laje, depois uma subida ao planalto da Serra da Freita, onde está agendada uma pequena caminhada e visita á zona da Castanheira e das famosas pedras parideiras, assim como ao ex.libris da zona serrana, o sítio turístico da Frecha da Mizarela, em Albergaria da Serra.No total, segundo informação do gabinete local da Rede Social, estão inscritos mais de cem participantes para esta iniciativa, que serão devidamente acompanhados de pessoal de apoio da Santa Casa da Misericórdia, quer das restantes instituições que participam na jornada, assim como contará com a presença do Vereador da Acção Social da CM de Castelo de Paiva, Manuel Rocha, que acompanhará a iniciativa…


GIRP/COLiveira

CM de Castelo de Paiva promoveu Sessão Pública de apresentação do SIM - Sistema de Micro - Crédito para auto emprego e criação de empresas

REFERENTE AO “ SIM – SISTEMA DE MICROCRÉDITO
“CM de CASTELO DE PAIVA PROMOVEU SESSÃO PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO* ORIENTADO PARA O AUTO-EMPREGO E A CRIAÇÃO DE EMPRESAS
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu, na passada Sexta – Feira, dia 22, uma sessão pública de apresentação do SIM – Sistema de Micro - crédito para o Auto – Emprego e a Criação de Empresas, no concelho de Castelo de Paiva, uma iniciativa que resulta de uma parceria entre Município de Castelo de Paiva, a ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira e a CCAM do Vale do Sousa e Baixo Tâmega.
Depois da leitura dos termos do Protocolo de Adesão ao SIM e da sua assinatura pelos representantes das entidades intervenientes, o presidente da CM, Paulo Teixeira, evidenciou a importância de mais este instrumento, de promoção do emprego e do investimento, para a população paivense, considerando-o mais um argumento de peso na luta contra a crise e na implementação de novas oportunidades de negócio, fundamentais para uma maior robustez da economia do concelho.
Na qualidade de representante da ADRIMAG, Rui César Castro realçou também a importância deste sistema de micro - crédito, as suas vantagens para a economia local e relembrou outras oportunidades de investimento, entretanto surgidas, como o Leader + e o PRODER, onde já existem algumas intenções de investimento e a perspectiva de alguns projectos, mas que estão ainda em fase de apreciação inicial, em virtude do atraso das portarias que vão regulamentar estes programas de apoio.
Por sua vez, o Presidente da CCAM de Vale do Sousa e Baixo Tâmega, Henrique Vasconcelos Teixeira, louvou a iniciativa e a acção da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, que não baixa os braços perante o drama da crise e do desemprego, que se evidencia cada vez mais, procurando ajudar a população de todas as formas, incentivando a criação do seu próprio emprego e negócio. Ao destacar o empenhamento municipal neste domínio, o responsável pela aquela instituição bancária do Vale do Sousa, fez questão de recordar a colaboração prestada pela CCAM como “ banco de proximidade “, sempre disponível para assumir parcerias e apoiar este tipo de acções, que visam a dinamização da economia local e ajudam a potenciar o emprego.Por último, a Dr.ª Susana Martins, gestora deste projecto, no seio da ADRIMAG, fez a apresentação do SIM e explicou os procedimentos necessários para que todos os interessados possam aderir a este sistema de apoio, no concelho de Castelo de Paiva. I
NFORMAÇÃO – SIM O SIM – Sistema de Microcrédito para o Auto-Emprego no Concelho de Castelo de Paiva, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, a Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG) e a CCAM do Vale do Sousa e Baixo Tâmega. Tem como principal objectivo dinamizar a criação de empresas e de emprego no Concelho de Castelo de Paiva, flexibilizando soluções de financiamento à especificidade de cada negócio, com vista ao auto-emprego. Destina-se a empresas a criar, sob qualquer forma jurídica, de acordo com as seguintes condições de financiamento:
Linha de crédito disponibilizada pela CCAM Vale do Sousa e Baixo Tâmega: 250.000€;
Limite Máximo de Crédito: 75% do montante de investimento total a realizar pela empresa, até a um valor máximo de 25.000 euros;
Prazo de reembolso máximo de 5 anos, com um período de carência de capital máximo de 6 meses;§ Taxa de Juro: Euribor a 6 meses + 2% spread bancário;
Rendas mensais de capital e juros.
No que se refere à apresentação de candidaturas e acompanhamento dos projectos, os procedimentos abrangem as seguintes fases:
1.ª O empreendedor apresenta a sua ideia para a criação de empresa ou auto - emprego, à Câmara Municipal de Castelo de Paiva ou à ADRIMAG;
2.ª É avaliado o potencial do empreendedor e da ideia de negócio e consultada a entidade financiadora sobre a receptividade para financiar o empreendedor;
3.ª O empreendedor recebe formação e consultoria na elaboração do plano de negócios e montagem da operação de financiamento;
4.ª A entidade financiadora analisa a viabilidade financeira do projecto e toma a decisão final de financiamento ou de recusa de financiamento, num prazo máximo de 15 dias;
5.ª Após a criação da empresa, é disponibilizado ao empreendedor acompanhamento personalizado para o arranque e desenvolvimento dos primeiros anos de actividade da empresa.
Todos os interessados para obter mais informações sobre este sistema de apoio, poderão contactar os Serviços da Câmara Municipal de Castelo de Paiva através do telefone n.º 255 689500, ou e-mail: claudia.soares@cm-castelo-paiva.pt.
GIRP/COliveira

Na manhã de dia 30 de Maio, sábado, a Piscina Municipal Rota dos Moveis assinala o mês do coração, Maio, com a actividade Desportista de Coração.


Na manhã de dia 30 de Maio, sábado, a Piscina Municipal Rota dos Moveis assinala o mês do coração, Maio, com a actividade Desportista de Coração.Durante toda a manhã irão ocorrer actividades desportivas, indoor e outdoor, para todos os utentes, munícipes e para todas as idades.O objectivo da Piscina juntamente com a Fundação Portuguesa de Cardiologia - Delegação Norte será, informar como ter uma vida saudável e mostrar que cada vez mais, o Desporto é um dos caminhos a percorrer e como pode ser divertido realizá-lo.
GICMP

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Loto 2 - Chave

A chave do concurso de hoje do Loto2 é composta pelos números 19 - 23 - 27 - 33 - 35 - 36. O número suplementar é o 20.
O primeiro prémio desta semana é de 204.606 euros.

Manuel Francisco Coelho, não faz parte da lista do PS á Junta de Freguesia de S.Martinho de Sardoura - Autárquicas 2009

O candidato do PS ás últimas eleições para a Junta de Freguesia de S.Martinho de Sardoura, emitiu um comunicado explicando as razões que o levaram a não se candidatar á Assembleia de Freguesia de S.Martinho nas próximas Eleições Autárquicas 09.








Campeonato da Inatel - Aveiro

FOLGOSO E RAIVA ATRASAM PRESSEGUIÇÃO AO LIDER
A formação da Raiva contínua na senda dos bons resultados, desta vez foi em S.João da Madeira vencer o Real da Praça, um adversário directo na luta pelos lugares cimeiros.
A equipa de Nuno Faria surpreendeu a formação Saojoanense conseguiu contrariar o favoritismo dos da casa.
FOLGOSO EM ALTA
A formação do Folgoso que pode ser apelidada de fazer o melhor e o pior, desta vez confirmou a tendência. Num campo difícil a equipa de Castelo de Paiva conseguiu um excelente empate. Arbitragem irregular e que viria a ter influência no resultado final em prejuízo para o Folgoso.
PARAISO ATRASA O ARRIFANA
Também o Paraíso não quis deixar os seus créditos por mãos alheias e numa excelente tarde de futebol a equipa comandada por Guedes não foi além de um empate a uma bola frente a um candidato á subida de divisão.
REAL SURPREENDE…
Na sua deslocação a Arrifana o Real obteve um grande resultado essim fugiu aos últimos lugares da tabela classificativa.

RESULTADOS APOS A 17ªJORNADA
JUAT – REAL, 0 – 0
PERRINHO – MOZELOS, 2 – 1
MILHEIROS – FOLGOSO, 0 – 0
REA PRAÇA – RAIVA, 0 – 1
PARAISO – ARRIFANA, 1 – 1
(folgou o Vale)
CLASSIFICAÇÃO
VALE, 4
ARRIFANA, 13
MILHEIROS, 20
REAL PRAÇA, 23
RAIVA, 25
PARAISO, 28 (menos um jogo)
MOZELOS, 30
FOLGOSO, 34 (menos um jogo)
JUAT, 34
PERRINHO, 38
REAL, 40
VILA VERDE, 41
18ª JORNADA
REAL – PARAISO (dia 31)
ARRIFANA – REAL PRAÇA
RAIVA – MILHEIROS
FOLGOSO – PERRINHO
MOZELOS – VALE
(folga JUAT)

Associação para a Promoção Social e Profissional promoveu Tertúlia sobre a Lei da Paridade

Sobre a questão da Lei da ParidadeAssociação para a Promoção Social e Profissional promoveu tertúlia em Castelo de Paiva A Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva –, APSPCP no âmbito do seu programa de acção, promoveu na passada semana, no anfiteatro da Biblioteca Municipal, uma tertúlia sobre o tema da “ Lei da Paridade “. Participaram nesta iniciativa, para além do presidente Paulo Teixeira e dos Vereadores Rui César Castro e Manuel Rocha, os presidentes das Juntas de Freguesia de Sardoura, S. Martinho, Fornos, Pedorido, Real e Jorge Vasconcelos, Secretário da Junta de Freguesia da Raiva, assim como várias dirigentes da Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva e formandas de diversos Curso de Formação de Adultos, que estão a ser ministrados no concelho.Nesta tertúlia bastante participada e moderadora por Ricardo Ramalho, foram expostos diversos pontos de vista dos autarcas paivenses, relativamente à Lei da Paridade e sobre o papel da mulher na sociedade e na actividade política, agora que as eleições legislativas e autárquicas estão a escassos meses.O presidente Paulo Teixeira elogiou o papel das mulheres no combate politico e fez questão de evidenciar que as mulheres não devem ser escolhidas por ser imposta determinada quota, mas antes, distinguidas pela sua experiência, competência e trabalho desenvolvido ao longo da vida e em prol da comunidade.O edil, assim como outros autarcas locais, equacionaram também a questão da disponibilidade das mulheres, quando se trata de integrar listas eleitorais e participar, de forma activa, na vida politica da comunidade.No final, a Enfermeira Paula Barbosa, presidente da APSPCP, mostrou-se agradada com a iniciativa, que considerou um sucesso e lembrou outras acções que a associação tem perspectivadas, nomeadamente o projecto designado “ Rumo a Igualdade “, que na sua opinião, “ pretende ser uma gota no oceano da nossa comunidade local que contribua para que as famílias se organizem de modo mais igualitário, complementar e harmonioso “.A Associação para a Promoção Social e Profissional de Castelo de Paiva, cujo âmbito de acção abrange o município de Castelo de Paiva e concelhos limítrofes, teve um projecto aprovado e financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano ( POPH) e pela GIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, contemplado no Quadro de Referencia Estratégico Nacional – QREN.


GIRP/COliveira

Hoje, ao final da tarde, Gonçalo Rocha e Agostinho Monteiro visitam o lugar de Crava


Hoje, ao final da tarde, o Candidato à Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, acompanhado pelo Candidato à Junta de Freguesia de S.Martinho de Sardoura, Agostinho Monteiro, visitam o lugar de Crava.
Esta iniciativa de proximidade servirá, sobretudo, para auscultar os anseios e as preocupações daquela população da Freguesia de S.Martinho de Sardoura. Para Gonçalo Rocha " a política de proximidade com os Paivenses foi e será sempre uma realidade presente na sua acção política". Ainda para o Candidato Socialista, "ouvir os Paivenses é condição essencial para encontrar as melhores soluções para a resolver os muitos problemas do Concelho".


Castelo de Paiva, 25 de Maio de 2009
O Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha

domingo, 24 de maio de 2009

Atletismo Paivense arrasa…!

A Serra do Socorro, em Albergaria-à-Velha foi o “palco” escolhido para a realização do 6º Campeonato Distrital de Atletismo de Montanha e também para a 1ª Jornada da Taça de Portugal.
As duas formações de Castelo de Paiva fizeram-se representar por treze atletas, dez do Grupo Desportivo e três da Clark. Havia grande expectativa em verificar como reagiria o colectivo do Grupo Desportivo, grande dominador em 2008, à ausência de Carlos Silva (lesionado), a resposta foi positiva, denotando existir um grande trabalho psicológico, uma vez que os atletas chamados a representar o clube superam-se, numa demonstração inequívoca de amor à causa. Esta jornada contou com os escalões de Juniores, Sub-23, Veteranos e Seniores.
Colectivamente, o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva superou toda a concorrência, não permitindo que algumas formações (Cucujães e Jobra) lhe retirassem a possibilidade de conquistar o quinto triunfo. Em femininos, só conseguiram fechar duas equipas (N.C.L. e A.D.C. Clark) tendo triunfado a equipa matosinhense, conquistando a Clark o título distrital.
A nível individual, óptimas prestações de Rafael Lopes 2º Junior, Amélia Vieira 2ª Sub-23, Nuno Sousa 5ºSenior, Sérgio Azevedo 6ºSenior, Vítor Barbosa 7ºSenior do Grupo Desportivo e Patrícia Monteiro 1ª Sub-23 da A.D. Clark.
Estes campeonatos tiveram excelente organização, um único reparo, em ano em que o Campeonato da Europa será sempre a subir, seria de bom tom tê-lo feito dentro dessa característica.
GDCPV

Luis Vieira na Orquestra Mundial de Jovens Músicos


O jovem músico paivense, Luis Vieira, iniciou a 24 de Maio(Domingo) a sua estadia na Orquestra Mundial de Jovens Músicos em Bilbao.
Aqui fica o programa da ProgramaSYMPHONIC TOUR

Festive Overture (Shostakovich), Cello Concerto n1 in E Flat Major (Shostakovich) with soloist Guillermo Pastrana, The Unanswered Question (Ives), Short Ride in a Fast Machine (Adams), Petroushka (Stravinsky)
3 Junho 21:00 Palácio Altea

4 Junho 20:00 Palácio das Artes de Valencia, Music for Life6 Junho 12:00 Auditorio Nacional, Madrid

7 Junho 20:30 Aula CAM, Alicante

Dirgige a Orquestra o Maestro: Josep Vicent

ESTÃO ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA OS VÁRIOS ESPAÇOS DA FEIRA DAS COLHEITAS


Até ao próximo dia 15 de Julho, estão abertas as inscrições para a participação nas várias mostras da Feira das Colheitas (Feira de Actividades Tradicionais (Artesanato), Feira dos Produtos Regionais, Feira dos Produtos do Campo, Tasquinhas e Feira das Velharias). Consulte aqui todas as informações.

FEIRA DAS COLHEITAS 2009


Abertura de inscrições

Nos dias 23, 24, 25, 26 e 27 de Setembro a tradicional Feira das Colheitas regressa às ruas, animando a vila e o concelho de Arouca. Estão abertas as inscrições para a participação na Feira de Actividades Tradicionais (Artesanato), Feira dos Produtos Regionais, Feira dos Produtos do Campo, Tasquinhas e Feira das Velharias. O período de inscrição para as referidas feiras decorrerá até ao dia 15 de Julho de 2009. Para mais informações e consulta dos respectivos regulamentos, os interessados poderão contactar:Câmara Municipal de Arouca (Otilia Vilar), através do telefone 256 940 220, fax: 256 943 045 ou e-mail:
otília.vilar@cm-arouca.pt

Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de e-mail
ou ainda pessoalmente, no Posto de Turismo de Arouca e sede da AGA (Otilia Vilar e Amália Fernandes; telefone/fax: 256 943 575).
GICMA

PS avança com candidato a S. Martinho de Sardoura


O Partido Socialista de Castelo de Paiva escolheu o Sr. Agostinho Monteiro para ser o seu candidato à Presidência da Junta de Freguesia de São Martinho de Sardoura.É uma grande honra e um enorme orgulho para o Partido Socialista poder contar com a grande capacidade de trabalho, competência e dedicação do Sr. Agostinho Monteiro.Agostinho Monteiro tem 39 anos. É casado com Célia Lopes e tem uma filha, a Tânia. É empresário da Construção Civil. A forma rigorosa e cumpridora como gere as suas duas empresas, envolvendo já cerca de 115 trabalhadores, na sua grande maioria oriundos daquela freguesia, leva-o a ser reconhecido como um empresário perseverante e de sucesso. É filho de gente humilde e trabalhadora. Cresceu “a pulso” na vida. Começou a sua vida profissional como Lenhador, na Freguesia de Fornos. Posteriormente, entrou no sector da Construção Civil, passando por empresas de grande prestígio e com funções de grande responsabilidade, de direcção e gestão de obra , como na OPCA - Obras Públicas e Cimento Armado, SA, no Grupo Soares da Costa e na ENGIL, SA. É reconhecido por todos pelo rigor, seriedade, liderança, espírito de equipa, iniciativa e um enorme sentido de responsabilidade. Agostinho Monteiro coloca na sua acção todos estes princípios e valores, não só na sua vida profissional como também nas actividades em que se dedica na Comunidade. A liderança da Comissão de Festas de S. Braz é disso um bom exemplo. Este é o primeiro desafio político de Agostinho Monteiro. O amor e a dedicação a São Martinho de Sardoura levou-o a abraçar este projecto com tanto entusiasmo e força que conseguiu já atrair, à sua volta, um número muito elevado de pessoas, de várias sensibilidades políticas, com uma dinâmica de trabalho impressionante, que nos dá total garantia da qualidade e do acerto da nossa escolha. Estamos certos que Agostinho Monteiro e toda a sua equipa saberão interpretar os anseios e as necessidades da população de S. Martinho de Sardoura e colocarão todas as suas energias e capacidades num projecto novo e ambicioso para aquela freguesia.É momento também, do Partido Socialista manifestar uma palavra de apreço e de reconhecimento pelo valioso trabalho do Sr. Manuel Francisco, o nosso último candidato àquela Junta de Freguesia, que por razões de natureza pessoal e profissional, não estará disponível para continuar a protagonizar qualquer candidatura nas próximas Eleições Autárquicas, declarando-se apoiante do projecto do Sr. Agostinho Monteiro.






O Gabinete de Comunicação do PS Castelo de Paiva.






Castelo de Paiva, 23 de Maio de 2009.

População de Corvite recebeu calorosamente Gonçalo Rocha e António Lopes


No final da tarde da última 6ª feira, o Candidato à Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, e o Candidato à Junta de Freguesia de Sobrado, António Lopes, visitaram o lugar de Corvite. O contacto com a população foi muito significativo. Os Candidatos receberam muitas manifestações de carinho e de apoio e tomaram boa nota das inúmeras preocupações e anseios que aquela população manifestou. O desemprego, as dificuldades financeiras de vários agregados familiares, as acessibilidades, os transportes escolares, a manutenção dos espaços verdes e das habitações sociais, foram alguns dos principais temas abordados durante a visita.




Castelo de Paiva, 24 de Maio de 2009 .




O Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha

Gonçalo Rocha presente no Concerto Musical do Padre Borga


Ontem à noite, no Pavilhão Municipal dos Desportos, Gonçalo Rocha marcou presença no Concerto Musical do Padre Borga. Esta iniciativa da Paróquia de S. Pedro do Paraíso teve como objectivo a angariação de fundos para reverter para as obras da Igreja.Gonçalo Rocha manifestou "total apoio à iniciativa" e considerou inteiramente justo reconhecer "o mérito e o excelente trabalho de toda a equipa da Paróquia de S. Pedro do Paraíso". O Candidato à Câmara Municipal enalteceu "o papel preponderante e activo do Senhor Padre Cunha" na dinamização desta obra e deixou ainda um reconhecimento público ao Senhor Padre Borga "pela total disponibilidade em apoiar esta iniciativa."


Pelo Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva