

Norberto Mota
Esta iniciativa conta com a colaboração da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Junta de Freguesia de Raiva e pela Associação de Jovens Sol Nascente – Vila de Raiva.
Para Rui Gomes, Presidente da AJSN “Pretende-se com esta actividade sensibilizar os participantes e população para a preservação do ambiente e neste caso em particular na ZIF de Paiva.
Assim, com as inúmeras actividades de educação Ambiental e com a Prova de Orientação no belo monte de São Domingos, e espera que este dia seja muito bem passado”.
O 4R em conjunto com o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto, irá realizar nos dias 16, 17 e 18 de Abril de 2010 um programa de rastreio para toda a população de Castelo de Paiva. A iniciativa surge no âmbito de uma nova edição da Medicina na Periferia desta Faculdade, que terá lugar em seis localidades da região norte do país.
Inicialmente pensamos num projecto de menor dimensão, mas dada a disponibilidade de meios para três dias, resolvemos fazer chegar esta iniciativa a todos os Paivenses e por isso realizá-la na sede do concelho, em Sobrado.
Esta é apenas uma das muitas actividades que temos projectadas, com o objectivo único de servir a população e trazer para Castelo de Paiva iniciativas que contribuam para o bem-estar e qualidade de vida dos Paivenses.
Decorreu no passado dia 1 de Abril, no Salão Paroquial de Tarouquela a 1.ª Gala da Associação de Solidariedade Social de Espadanedo para a angariação de fundos para a construção do futuro Lar Residencial.
Sem que nada o fizesse prever, este evento superou todas as expectativas tendo uma afluência de público que tornou o local exíguo para acolher tanta gente. Mas mesmo assim foram cerca de 300 os espectadores que puderam desfrutar de uma “Noite Diferente” onde o principal tema da “Diferença” foi tratado com uma originalidade tal que contagiou todos quantos ali acorreram.
Música, teatro e pequenas representações de momentos divertidos e mais sérios para reflexão fizeram deste espectáculo um sucesso local nunca antes visto, tanto mais que os actores e intervenientes do mesmo são única e exclusivamente directores, funcionários e amigos da associação.
E porque nos foi solicitado, está já agendada uma reedição desta gala que terá lugar no Gimnodesportivo da Escola E.B. 2,3 de Souselo, no próximo dia 24 de Abril de 2010, pelas 21H00.
Porque também somos parceiros e temos responsabilidades sociais, os lucros desta segunda gala reverterão também para o apoio à construção do Lar de Idosos de Souselo, que já se encontra em construção.
Associação de Solidariedade Social de Espadanedo OnLine
A Associação de Solidariedade Social de Espadanedo lançou a sua página da internet no passado dia 1 de Abril, podendo a mesma ser visitada na seguinte morada:
Visite-nos e deixe as suas sugestões e opiniões.
Manuel Rabaça
ÁRBITRO: Nuno Vaz, auxiliado por David Cardoso e David Augusto
Ao Intervalo: 1-0
Marcadores : Sérgio Duarte ( 30 minutos ), Meireles ( 56m ) e Bispo ( 63m )
Acção Disciplinar : Amarelos para Pedro Cardoso, Tó e Cabaças, Vermelhos para Carlitos, Jorge Ramalho e Pedro Cardoso, assim como para Bispo e Ricardo
NESPEREIRA FC :
Jorge Ramalho ( Ricardo Semblano )
Pedro Cardoso, Vilarinho, Nuno Cardozo e Ruizito;
Sérgio Duarte ( Victor Hugo ) Diogo e Toninho ( Miguel Vieira )
Pepe, Sérgio Silva e Carlitos
Treinador : André Pinho
VOUZELENSE :
Marco ( Tó )
Paiva, Porteiro, Ricardo e Luis Miguel;
Neves, Bispo e Meireles;
Cabaças ( Simão ) Tavares e Vitória ( Marlon )
Treinador : Prof. Tiago Ferreira
Quando tudo se decidia no último jogo do campeonato, o Nespereira FC acabou por claudicar frente à aguerrida formação do Vouzelense, perdendo em casa por 1-2 e ficando dependente do resultado do Vila Maior que, perdendo por 4-1, acabou por beneficiar a turma cinfanense que, mesmo derrotada no seu reduto, acabou por confirmar a manutenção na 1º Divisão Distrital de Viseu.
Este foi, sem dúvida, um jogo para esquecer….por vários motivos!
Depois da excelente exibição no “ derby” de Fornelos, nada fazia prever que a formação orientada por André Pinho estivesse nesta partida tão apática, muito abaixo das suas possibilidades e não demonstrasse a dinâmica de vitória que se exigia neste jogo decisivo, que despertava expectativas.
A verdade é que, contra um adversário visivelmente mais forte e com uma estrutura mais organizada, o Nespereira até entrou melhor no jogo e deu a entender que queria resolver as coisas por iniciativa própria, sem necessitar da ajuda de terceiros, obrigando a equipa contrária a recuar no seu reduto e a reforçar a linha defensiva, dominando a primeira metade com uma estratégia embora simples, mas que resultou eficaz.
E foi num perigoso contra-ataque que, aos 30 minutos, Sérgio Duarte abriu o activo para a formação de Nespereira, num golo de belo efeito e pleno de oportunidade, fazendo crer que o entusiasmo da equipa cinfanense potenciava uma atitude vencedora e bem encaminhada para festejar a manutenção num ambiente caseiro, de alegria partilhada com adeptos e massa associativa, até porque, já antes, os nespereirenses reclamaram um penalty justo, por derrube de Toninho bem dentro da área visitante.
Mas logo a seguir, aos 37 m, uma paragem forçada do jogo, por lesão do guarda-redes visitante, que viria a ser substituído, alterou o rumo dos acontecimentos e a equipa forasteira parece que ganhou mais garra e vontade de dar a volta ao resultado.
E o empate chegou depois do intervalo, aos 56 minutos, por intermédio de Meireles, que num remate bem colocado bateu o guardião Jorge Ramalho, bastante infeliz na recepção do esférico, para pouco tempo depois, ser desfeita a igualdade, num oportuno golpe de cabeça de Bispo a aproveitar bem um cruzamento para o miolo da área nespereirense, desta vez isento de qualquer culpa o guardião local.
Como lhe competia, o Nespereira tentou reagir de imediato, mas o reduto defensivo dos visitantes estava coeso e bem estruturado e as maiores situações de perigo iam sendo anulados logo á entrada da área, o que deixava perceber que a equipa de Vouzela ia defender a vantagem com naturalidade, procurando depois, o avanço no terrenos dos homens da casa, para explorar o contra ataque.
Só que, aos 77 minutos a história do jogo ficou manchada por um caso vergonhoso, que originou a violência e agressões entre os jogadores de ambas as equipas, com cenas de pugilato e pancadaria no meio do campo, com os poucos efectivos da GNR presentes a mostrarem-se impotentes para segurar o ímpeto agressivo dos atletas e de alguns assistentes que, entretanto, também se quiseram juntar à contenda, entrando pelo recinto de jogo.
Talvez, motivado por algumas picardias anteriores, Carlitos deixou um adversário estatelado no chão e o árbitro de imediato mostrou-lhe o caminho do balneário com um vermelho directo, decisão que o avançado nespereirense não aceitou bem e, numa atitude reprovável e inqualificável, correu a “ despejar “ a sua revolta para o atleta vouzelense deitado no solo, pontapeando várias vezes, sem lhe dar hipótese de defesa.
Uma atitude lamentável que estragou definitivamente o jogo, com os atletas a envolverem-se em agressões, com dirigentes a tentar acalmar os ânimos e a GNR a tentar impedir a invasão do campo e a proteger a equipa de arbitragem que, mesmo assim, ainda, conseguiu identificar e expulsar alguns jogadores de ambas as equipas, intervenientes na contenda, ficando a partida interrompida mais de um quarto de hora.
Depois de se mostrar tentado a não prosseguir a partida, alegando falta de condições de segurança, o trio de arbitragem acabou por aceder ás “ negociações “ com os delegados ao jogo e dirigentes de ambas as partidas e o jogo acabou por ser reatado 15 minutos mais tarde, com o Nespereira com oito e a equipa de Vouzela com apenas nove jogadores em campo.
O tempo restante, nada trouxe de novo a uma jornada que poderia ter terminado em harmonia e saudável convivência desportiva, até porque, sendo o resultado do Vila Maior desfavorável, o Nespereira FC mesmo derrotado em casa, acabou por assegurar a manutenção, e seria bem escusado passar por esta vergonhosa situação que, certamente, em termos de acção disciplinar, lhe vai trazer alguns dissabores.
Apesar do reforço da GNR, que entretanto chegou, o final da partida decorreu sem incidentes, mau grado a possível apresentação de queixas registadas à força de segurança, por alguns envolvidos na agressões que marcaram negativamente um jogo, que tinha tudo para ser uma festa em final de época.
O treinador nespereirense André Pinho era, visivelmente, um homem triste e desiludido, pelo que nem sequer valia a pena ouvir a opinião do técnico que, tudo fez, para que a equipa de Nespereira pudesse sair prestigiada e de cabeça levantada no final do campeonato.
Texto e Fotos : Carlos Oliveira
Recorde-se que Paulo Teixeira acabou por ser absolvido pelo tribunal de Castelo de Paiva em sentença proferida a 19 de Outubro de 2008, e que foi alvo de recurso por parte do Ministério Público.
Paulo Teixeira, disse ao Castelo de Paiva online, que sempre acreditou na sua inocência.
Confira aqui as declarações de Paulo Teixeira, sobre a decisão do Tribunal da Relação sobre este processo dos terrenos da feira
.
No dia em que se conheceu a decisão do Tribunal da Relação do Porto sobre o caso dos "Terrenos da Feira," decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo de Paiva habitual reunião de Câmara.
Entre outros assuntos, destaque no período antes da ordem do dia para a Mostra de Vinhos e Produtos Agrícolas da Freguesia de Real bem como da reunião que Gonçalo Rocha - Presidente da Câmara teve com Valter Lemos - Secretário de Estado do Emprego, que se realizou recentemente na freguesia de Souselo, concelho de Cinfães.
Uma reunião que demorou praticamente uma hora e na qual pode ouvir na integra.
Som da reunião de Câmara
Clique para ouvir
O Centro Social de Santa Maria de Sardoura informa a todos os Interessados que se encontram abertas inscrições para acções de formação profissional tendo como destinatários técnicas activos com intervenção na área da reabilitação.
O objectivo destas acções de formação é melhorar a qualidade da intervenção das equipas técnicas das entidades públicas e privadas que desenvolvam programas de reabilitação.
Esta formação realizar-se-á em horário pós laboral com inicio no próximo mês e confere aos formandos: subsídio de alimentação, subsídio de transporte e certificado de frequência formativa.
Cursos com inscrições abertas
· Imaginar, Criar e Construir – Concepção de Recursos Pedagógicos para “NEE’s”
· Software Inclusivo
· Divulgação de Materiais Pedagógico para “NEE’s”
· Artes e Expressões nas “NEE’s”
· Percursos de uma educação inclusiva
· Comunicação alternativa e aumentativa
Para Mais informações entrar em contacto com o Departamento de Formação Profissional do Centro Social de Santa Maria de Sardoura (255 698 013 e/ou email cssms@hotmail.com)
AROUCA SÃO PAULO CLUBE
( Rodovia Fernão Dias ( km 80 ) – à 10 Km da Via Dutra
A L M O Ç O B E N E F I C E N T E
1 8 / A B R I L / 2 0 1 0
O Departamento Feminino, Diretores e Amigos do Arouca São Paulo Clube, realizarão um delicioso ALMOÇO BENEFICENTE no dia 18 de ABRIL de 2010.
Será um dia maravilhoso, no Almoço será servido a partir das 12H30, vários pratos para diversos paladares, entre eles, ROJÕES A MODA AROUQUENSE e o nosso já tradicional BACALHAU.
Teremos o Arrasta-Pé com música para dançar com a Tocata do Arouca .
Sorteios, brincadeiras e muitos prêmios farão parte da tarde entre amigos. Será sorteado também um APARELHO DE DVD entre os presentes.
Os Beneficiados serão: o GRUPO SOCORRISTA ZAIRA PITT e a PROVEDORIA DA COMUNIDADE PORTUGUESA.
Venha, traga seus amigos e familiares e temos a certeza que passarão um dia maravilhoso e ao fim do dia, terá a certeza que com a sua presença e colaboração ajudou a aliviar e consolar um coração aflito e necessitado.
VENHA CONFERIR A QUALIDADE, ATENDIMENTO E O AMBIENTE FAMILIAR .
Obrigado por nos ajudar a ajudar.
“Uma obra só se edifica se erguida com a união de pessoas especiais como vocês “.
Tenha certeza que o céu vai sorrir mais uma vez !
Relativamente a 2009, os dados provisórios da operação deste ano significam uma diminuição de 129 acidentes, menos um morto, mais um ferido grave e menos 36 feridos ligeiros.
As duas mortes foram registadas no domingo, de acordo com a informação da GNR.
A Operação Páscoa, que decorreu desde quinta feira até às 24:00 de domingo, implicou a mobilização diária de 1600 militares da GNR e 780 patrulhas.
Na Operação Páscoa do ano passado, a GNR registou, durante quatro dias, 1040 acidentes, três vítimas mortais, 22 feridos graves e 312 feridos ligeiros.
LUSA
A I Gala “Noite Diferente” organizada pela Associação de Solidariedade Social de Espadanedo (ASSE), cuja finalidade era o apoio à construção do Lar Residencial de Nossa Senhora de Lurdes de Espadanedo, foi um verdadeiro sucesso, superandomesmo as melhores expectativas.
Já passava das 22h do passado dia 1 de Abril quando se deu inicio ao espectáculo, durante o qual as mais de 300 pessoas presentes ficaram a conhecer a realidade da ASSE retratada num filme por eles produzido. Foram muitos os momentos de humor destacando-se entre eles um “sketch” onde foi retratado o momento em que surgiu a ideia da criação da ASSE. Houveram também momentos musicais onde foram interpretados alguns temas. Destaca-se o tema “I have a dream” dos ABBA e o tema “Chuva” de Jorge Fernando brilhantemente interpretado pelo Presidente da Direcção da ASSE – Dr. Manuel Rabaça. O momento alto desta I Gala foi sem dúvida a declamação de um poema protagonizada pela Alice na companhia do Jorge, dois dos utentes da ASSE em representação de todos os outros, rodeados pelos colaboradores e elementos da Direcção. Todos aqueles que imaginaram e tornaram possível esta noite mereceram, sem dúvida alguma, os muitos aplausos que se ouviram durante o espectáculo. A eles os meus Parabéns, foi Fantástico!
Como não podia deixar de ser estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Cinfães, a vereadora para a Acção Social, Presidentes de algumas das Juntas de Freguesia de Cinfães e Presidentes das Associações vizinhas.
Além de termos contribuído para a causa, garanto que foi uma noite bem passada na qual todos se divertiram imenso.