sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva promoveram Desfile de Carnaval

Agrupamento do Couto Mineiro também brincou ao Entrudo

ESCOLAS DE CASTELO DE PAIVA

PROMOVEM DESFILE DE CARNAVAL

* Freguesia de Pedorido mantém Enterro do Entrudo.

Em tempo de folia e animação, o Carnaval voltou a sair à rua em Castelo de Paiva…a vila encheu-se de cor e de alegria, com os pequenos foliões a evidenciar toda a exuberância bem típica desta quadra festiva. A Câmara Municipal de Castelo de Paiva e o Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva promoveram, hoje de manha, o habitual Desfile de Carnaval das Escolas, um corso com mais de 500 crianças a desfilarem com muita cor e alegria, pelas principais ruas da vila.Também no Agrupamento do Couto Mineiro do Pejão se brincou ao Carnaval, numa iniciativa que, percorrendo as ruas daquela vila do baixo concelho, juntou cerca de 900 alunos, pertencentes à EB 2.3 e ás escolas do 1º Ciclo do EB e Jardins de Infância, localizadas nas freguesias de S. Pedro do Paraíso, Raiva e Pedorido.No final, os participantes protagonizaram um convívio, com concurso de danças, no espaço da EB 2.3 do Couto Mineiro, onde marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, o Vice-Presidente António Rodrigues e o Vereador José Manuel Carvalho, que já antes, tinham assistido, com natural entusiasmo, ao desfile que decorreu no Largo do Conde, em Sobrado.

ENTERRO DO ENTRUDO EM PEDORIDO

Entretanto, a exemplo de anos anteriores, o Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido volta a promover os festejos do Carnaval 2010, com a realização de um programa interessante e bem animado, quer para Domingo Gordo, quer para o Dia de Entrudo.
Assim, no próximo Domingo, dia 14, o programa apresentado contempla, a partir das 14h30, um desfile de Carnaval Infantil, onde vão participar todas as crianças das escolas e jardim-de-infância da freguesia.
Haverá uma concentração de mascarados no Eirado e a animação musical estará a cargo do Grupo Musical “ Jackson Magic Show “, tendo a organização assegurado um lanche para as crianças participantes.
Já na terça-feira, dia 16, a partir das 20h30, acontecerá o momento alto dos festejos, com o tradicional Enterro do Entrudo, com início do cortejo fúnebre no Largo da Tileira, na zona da Póvoa, até ao lugar das Concas.
A leitura da “ herança “ e as cerimónias finais lutuosas do Enterro do Entrudo realizam-se no corredor da Ponte Velha, sobre o Rio Arda e na zona do Parque das Merendas a animação vai estar em evidência com um animado arraial popular, abrilhantado pelo Conjunto Musical “ Maré Alta “, estando previsto um concurso de máscaras com prémios até ao 3º classificado.Recorde-se que esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Junta de Freguesia local e população de Pedorido.

GIRP/COliveira

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Associação Desportiva do Couto Mineiro do Pejão, encerrou as inscrições para participação "Meia Maratona de Lisboa"


A Associação Desportiva do Couto Mineiro informa que encerrou as inscrições para a participação na meia maratona de Lisboa de 2010.
Muito embora o prazo para as inscrições se estendesse ainda até 11 de Março, o número de inscritos atingiu já o máximo previsto.
Assim, encontram-se inscritas 70 pessoas, das quais 62 irão participar na meia e mini maratona no próximo dia 21 de Março.

Raiva, 11 de Fevereiro de 2010

A organização

Rede Social de Castelo de Paiva vai promover Convívio de Carnaval Inter Instituições


Com as IPSS e instituições do concelho
Rede Social de Castelo de Paiva promove Convívio de Carnaval



O gabinete da Rede Social de Castelo de Paiva vai promover, na tarde, do próximo dia 15 de Fevereiro, um Convívio de Carnaval “ Inter – Instituições ”, a ter lugar no Pavilhão Municipal de Desportos, estando agendada a participação das seguintes IPSS e instituições do concelho :

· Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido
o Valências de Centro de Dia, Lar de Idosos, Prolongamento e CATL;
· Associação de Solidariedade Social de Bairros “Os Cucos”
o Valência de CATL e Prolongamento;
· Associação de Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Rios
o Crianças e Jovens do CAT;
o Formandos de Curso EFA;
· APPACDM de Castelo de Paiva
o Formandos / Utentes;
· Centro Social do Couto Mineiro do Pejão
o Valência de Lar de idosos;
· Centro Social de Sta Maria de Sardoura;
o Valência de Lar de Idosos, CATL e formação Profissional (cidadãos portadores de deficiência);
· Centro Social de Real;
o Valência Centro de Dia;
· Projecto Incluir;
· Associação de Jovens Sol Nascente de Sto Ildefonso
o Formandos de Curso EFA;
· Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva;
o Valências de Lar de Idosos e CAO;

Recorde-se que, a Rede Social de Castelo de Paiva dirigiu, também, convites à participação nesta Festa de Carnaval, à Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra e a Associação de Solidariedade Social de Espadanedo, do vizinho concelho de Cinfães.

GIRP/COliveira

Reunião de câmara – Gonçalo Rocha, insatisfeito com a decisão do Governo no que toca á construção IC 35

Decorreu esta manhã no Salão Nobre dos Paços do Concelho habitual reunião de Câmara.
O realçe vai para o período antes da ordem do dia. Gonçalo Rocha, mostrou-se desagradado com a tomada de posição por parte do governo sobre a não construção do IC 35.
Aqui fica a reacção do Presidente da Câmara sobre este assunto que está na ordem do dia



Compacto da Reunião Câmara




Confira aqui toda a reunião do executivo

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Carnaval de Pedorido

Recorde-mos o “RESPONSO” do Carnaval de Pedorido 2009.



O ano passado foi assim….este ano como irá ser?

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

AGRADECIMENTO AO SR PRESIDENTE PELOS FUNCIONARIOS REFORMADOS DA CÂMARA MUNICIPAL




FUNCIONÁRIOS APOSENTADOS DA CÂMARA MUNICIPAL

AGRADECEM ATENÇÃO DO NOVO EXECUTIVO

No passado Sábado, dia 6, um grupo de Funcionários Municipais, já na situação de aposentação, esteve na Câmara Municipal de Castelo de Paiva para prestar um agradecimento especial ao presidente Gonçalo Rocha, em nome de todo o Executivo Camarário.

Tratou-se de um gesto simples e humilde, mas carregado de grande significado, na medida em que a entrega de uma Salva de Prata com o nome de todos os funcionários municipais já reformados, serviu para manifestar o agradecimento pela simpatia e atenção do actual presidente da Edilidade Paivense em todos convidar para o almoço – convívio de Natal, que habitualmente junta todo o pessoal que presta serviço na autarquia de Castelo de Paiva, mas que esquecia os trabalhadores já aposentados.

Ao receber o grupo de funcionários nos Paços do Concelho e no seu próprio gabinete, Gonçalo Rocha evidenciou o papel que todos tiveram no desenvolvimento do concelho, enquanto trabalhadores da autarquia e agradeceu, de forma emotiva, o gesto nobre que, no sentimento da partilha e do respeito mútuo, os ex-funcionários entenderam protagonizar.

GIRP/COliveira

Autarcas reúnem para discutir futuro da EN225




A propósito do futuro da EN 225
AUTARCAS DO VALE DO PAIVA REUNIRAM ONTEM EM CASTELO DE PAIVA
Gonçalo Rocha reclama construção do IC 35

A fim de analisar a possível beneficiação da Estrada Nacional 225, a única acessibilidade que serve toda a região do Vale do Paiva, os autarcas de Castelo de Paiva, Arouca, Cinfães e Castro Daire encontraram-se ontem em Castelo de Paiva, numa reunião alargada, onde também marcaram presença os Governadores Civis dos distritos de Aveiro e Viseu, o vice-presidente e um Administrador da EP – Estradas de Portugal e outros técnicos daquele organismo público.

O novo edil de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, foi o anfitrião desta reunião, que teve lugar nos Paços do Concelho, e procurou colocar em discussão, para além da necessária e urgente beneficiação da EN 225, os graves problemas que afectam o concelho em matéria de acessibilidades, e aproveitou a oportunidade para mais uma vez defender a urgente construção do IC 35, “vital para o desenvolvimento económico do concelho e da região, para a promoção da coesão social e para a fixação de empresas e a criação de emprego”, pelo que, “um retrocesso neste projecto, neste momento de crise profunda que fustiga o concelho, constituiria um revés irrecuperável na confiança dos investidores e no almejado progresso social e económico da população.

Os autarcas intervenientes, e restante comitiva, percorreram depois esta acessibilidade do Vale do Paiva, procurando analisar “ in loco “ as necessidades mais prementes que motivam e justificam uma intervenção alargada neste troço rodoviário, desde há muito reivindicada pelas autarquias da região e pela população.
No final do encontro, o responsável da EP mostrou sensibilidade para uma intervenção na EN 225, sendo que Gonçalo Rocha e os restantes autarcas presentes, bem como os governadores civis de Aveiro e Viseu insistiram que deve ser tomada uma decisão para alterar a situação, já que a degradação constante desta acessibilidade de montanha, que serve uma vasta população do Vale do Paiva, está a tornar-se insustentável para os utentes que ali circulam diariamente e que não têm qualquer alternativa rodoviária.
Recorde-se que o município de Castelo de Paiva é servido pela EN 225 apenas num troço de 6 km, desde as imediações do centro da vila até à zona da Ponte da Bateira, na fronteira com o território de Cinfães.
Entretanto, o presidente da CM de Castelo de Paiva já manifestou a sua preocupação sobre o possível adiamento da construção do IC 35, integrado na “ Concessão Vouga “, uma acessibilidade fundamental para o município e para a região, que foi gizada para servir o concelho, através da nova ponte sobre o Douro, estabelecendo uma ligação rápida entre a A4 em Penafiel, Arouca e Vale de Cambra, em direcção à A25, em Sever do Vouga.
O autarca paivense, Gonçalo Rocha, defende que a necessidade de equilibrar as contas públicas não pode colidir com o desejo do município e da população paivense ter uma acessibilidade condigna de acesso ao Litoral e aos principais eixos rodoviários, realçando que os autarcas de todos os concelhos abrangidos por esta concessão rodoviária (Vale de Cambra, Arouca, Castelo de Paiva, Oliveira de Azeméis, Penafiel, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Sever do Vouga) já manifestaram a sua discordância face ao possível adiamento do avanço desta concessão, e solicitaram por carta, uma audiência urgente ao Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, procurando saber em que nível fica esta pretensão face á indisponibilidade governamental de avançar com novas acessibilidades.
Reclamado há muitos anos pelos autarcas da região, o IC 35 foi previsto pelo Governo de António Guterres, por ocasião da tragédia da Ponte Hintze Ribeiro, sendo considerado fundamental para melhorar o acesso de Castelo de Paiva à A4 e aos outros itinerários que servem a região do Vale do Sousa e o Grande Porto, e sua construção imediata dada como certa, por diversas vezes e por vários responsáveis políticos, no decurso do ano de 2009.

GIRP/COliveira

Cinfães - Viver o Entrudo em Cinfães


A Câmara Municipal de Cinfães promove na próxima Quinta-feira, dia 11 de Fevereiro, mais um tradicional desfile de Carnaval. Este ano o tema é “Viver o Entrudo em Cinfães” e a iniciativa volta a juntar os alunos das escolas do Município e os utentes das Instituições Particulares de Solidariedade Social.

No total, serão mais de 2000 participantes. Marcarão presença os Jardins-de-Infância e as Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclos do Agrupamento de Cinfães; os Jardins-de-Infância e as Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento de Souselo; os alunos das Escolas Secundária e Profissional de Cinfães; os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Cinfães e das restantes IPSS’s do Concelho.

O corso carnavalesco, que irá percorrer as principais artérias da vila de Cinfães, terá início às 14h, junto aos Paços do Concelho.
GAP

Assoaciação Humanitário B.V.Castelo de Paiva, organizam baile de Carnaval




Ajude-se a si, ajudando os bombeiros...

Cinfães - Actualização Carta Educativa


A última actualização da Carta Educativa, com os dados escolares do ano lectivo 2008/2009, foi aprovada em reunião do Conselho Municipal de Educação, no passado dia 1 de Fevereiro de 2010.

Segundo a vereadora da Educação, Fátima Sousa, os dados recolhidos permitem verificar uma diminuição no abandono escolar nos diferentes níveis de ensino; uma diminuição de alunos no ensino básico, sentida pela primeira vez ao nível do 2º e 3ºciclos, especialmente no Agrupamento de Cinfães; um aumento dos alunos do Secundário e um aumento da oferta dos cursos profissionais. A compilação da monitorização dos dados do ano lectivo 2008/2009 poderá ser consultada na página electrónica do Município.

Neste encontro, que decorreu na Casa da Cultura, foi também feito um balanço da actividade prestada pelo Gabinete de Inserção Profissional na área da Educação. A autarca mostrou preocupação com o número de desempregados inscritos no Centro de Emprego e a sua baixa qualificação escolar, deixando elogios ao trabalho desenvolvido por este Gabinete instalado na Rua Conselheiro Martins de Carvalho.

GAP

Grupo Dinamização e Cultura de Pedorido, volta a realizar o Carnaval naquela freguesia


Como vem sendo habito, Pedorido volta a organizar o Carnaval 2010.
O programa começa no Domingo (dia 14)com o Cortejo Infantil , e com um concurso de máscaras (com prémios surpresa) terminando na terça feira (dia 16) á noite com o tradicional corso carnavalesco a sair do lugar da Póvoa e a terminar na centenária ponte desta freguesia com o lançamento do velho ás aguas do Rio Arda.
Esta é uma organização do Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido e conta apoio da Junta de freguesia e a Câmara Municipal de castelo de paiva.

Câmara Municipal e Agrupamento de Escolas de Castelo de Paiva promovem Desfile de Carnaval na Sexta- Feira


Na próxima Sexta-Feira pelas ruas da Vila
ESCOLAS DE CASTELO DE PAIVA PROMOVEM DESFILE DE CARNAVAL
* Freguesia de Pedorido mantém Enterro do Entrudo


Em tempo de folia e animação, o Carnaval volta a sair à rua em Castelo de Paiva…
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva e o Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva vão promover, na manhã da próxima Sexta Feira, dia 12, o grande Desfile de Carnaval das Escolas, um corso com mais de 500 crianças a desfilarem com muita cor e alegria, pelas principais ruas da vila.
Seja testemunha deste evento, venha ver de perto…mas recorda-se que o trânsito estará proibido na zona central da vila entre as 9h30 e as 13 horas, pelo que a edilidade paivense apela à colaboração de toda a população, deixando a sugestão para que utilizem o Parque da Feira como local privilegiado de estacionamento.
ENTERRO DO ENTRUDO EM PEDORIDO
Entretanto, a exemplo de anos anteriores, o Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido volta a promover os festejos do Carnaval 2010, com a realização de um programa interessante e bem animado, quer para Domingo Gordo, quer para o Dia de Entrudo.
Assim, no próximo Domingo, dia 14, o programa apresentado contempla, a partir das 14h30, um desfile de Carnaval Infantil, onde vão participar todas as crianças das escolas e jardim-de-infância da freguesia.
Haverá uma concentração de mascarados no Eirado e a animação musical estará a cargo do Grupo Musical “ Jackson Magic Show “, tendo a organização assegurado um lanche para as crianças participantes.
Já na terça-feira, dia 16, a partir das 20h30, acontecerá o momento alto dos festejos, com o tradicional Enterro do Entrudo, com início do cortejo fúnebre no Largo da Tileira, na zona da Póvoa, até ao lugar das Concas.
A leitura da “ herança “ e as cerimónias finais lutuosas do Enterro do Entrudo realizam-se no corredor da Ponte Velha, sobre o Rio Arda e na zona do Parque das Merendas a animação vai estar em evidência com um animado arraial popular, abrilhantado pelo Conjunto Musical “ Maré Alta “, estando previsto um concurso de máscaras com prémios até ao 3º classificado.
Recorde-se que esta iniciativa tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Junta de Freguesia local e população de Pedorido.

GIRP/COliveira

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Câmara Municipal e AVP promovem Acção de formação Gira-Volei em Castelo de Paiva

Câmara Municipal e Associação de Voleibol, do Porto
promovem Acção de Formação “ Gira –Volei “ em Castelo de Paiva


A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, através do Pelouro do Desporto, e em conjunto com a Associação de Voleibol do Porto, vai promover, na manhã do próximo dia 25 de Fevereiro, uma acção de formação de “Gira-Volei”.

Para que esta actividade desportiva seja um sucesso, o Gabinete de Desporto da edilidade paivense, está já a fazer a divulgação da iniciativa, aceitando desde já inscrições para a participação nesta formação.
Recorde-se que, para efectuar a inscrição, os interessados só necessitam de enviar um e-mail para os endereços referenciados no “ flyer “ anexo, com o nome de cada participante e instituição que representa, uma vez que a ficha em formato papel será entregue no próprio dia.
Uma vez que a acção de formação é GRATUITA, deverá ter-se em atenção que o número de participantes é limitado, sendo a validade atribuída por ordem de entrada nas caixas de correio dos responsáveis do Gabinete do Desporto da CM de Castelo de Paiva.

GIRP/COliveira

Entre-Douro-e-Vouga, escolar - Agrupamento de escolas de Castelo de Paiva mostrou serviço


A garotada, estudantes/atletas, do Agrupamento de escolas de Castelo de Paiva esteve soberba no corta-mato escolar. Em Santa Maria da Feira centenas de atletas/alunos das escolas da região entregaram-se à competição de forma empenhada.
Foi bonito assistir e tomar conhecimento da excelente participação dos atletas de Castelo de Paiva, especialmente os que representavam a escola sediada em Sobrado. Seis lugares de pódio individual e dois colectivos, justificam que se releve quem os protagonizou: Joana Mendes, 1ª júnior; Bruno Vieira, 2º iniciado; Diogo Fernandes, 2ºjunior; Andreia Teixeira, 3ª júnior; Ana Pinto, 3ª iniciada e José Vieira, 3º infantil. No colectivo a escola de Castelo de Paiva esteve no 2º lugar do pódio nos escalões de infantis masculinos e no de juniores femininos.
Castelo de Paiva começa a habituar-se a ver o atletismo como a modalidade mais relevante do concelho, cabendo agora aos mais jovens mostrar que é possível o desporto do interior estar ao nível dos grandes centros.

GDCPV

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva