sexta-feira, 10 de julho de 2009

Notícias sobre o concelho de Cinfães

Porcelana e Pintura no Museu Serpa Pinto

“Coisas de enfeitar” é o título da exposição de porcelana e de faiança que estará patente no Museu Serpa Pinto, entre hoje, dia 10, a 31 de Julho (ver cartaz em anexo). A inauguração da mostra está marcada para hoje, às 17h00.

A autora, Maria Fernanda Jacinto é natural da freguesia de S. Cristóvão de Nogueira, concelho de Cinfães. “Iniciou-se na arte em porcelana, em 1985, com Manuela Marinho, frequentando o seu Atelier durante 14 anos. Ao mesmo tempo, cursou seminários de conhecidos mestres nas diversas técnicas de pintura em porcelana, entre os quais: Lurdes Abraços, Elvira Aguiar, Esther Baptista, Monteiro Alves, etc. (…). Mais recentemente, dedicou-se, também, à Pintura em Acrílico e Óleo sobre Tela com os contributos do Mestre Monteiro Alves e do Atelier da professora Otília Portugal” - segundo divulgação oficial.

Entre 1 e 21 de Agosto, o Museu Serpa Pinto receberá mais uma exposição de Maria Fernanda Jacinto, mas de pintura (óleo sobre tela), intitulada “Olhares sobre a Natureza” (ver cartaz em anexo).


Horário de funcionamento do Museu Serpa Pinto:

De terça-feira a sábado: 10h00 – 13h00; 15h00 – 19h00;

Aos domingos e feriados: 15h00 – 19h00.




Espaço da CPCJ actualizado em www.cm-cinfaes.pt

O espaço dedicado à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Cinfães no sítio electrónico da Câmara Municipal foi actualizado recentemente. Informações sobre as competências, as actividades e os projectos, as tipologias de perigo, os contactos e a composição da CPCJ de Cinfães estão disponíveis para consulta.


“Não-Lugares na cidade do Porto” por jovem de Cinfães

Vítor Tavares, jovem natural de Cinfães, irá apresentar a conferência “Não-Lugares na cidade do Porto”, no próximo dia 25 de Julho (16h00), no Centro Português de Fotografia, no Porto (ver cartaz em anexo). A entrada é livre.

A temática em discussão resulta “de um projecto no âmbito do mestrado em arte multimédia”, na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, segundo anuncia a divulgação oficial da iniciativa.

O projecto de Vítor Tavares “está online em www.nao-lugares.com. Tem tido contributos de imagens muito interessantes por parte dos visitantes, no âmbito do tema. Paralelamente ao projecto-site, foi também criado um blog com o mesmo tema (http://naolugaresnoporto.blogspot.com), no qual o autor faz actualizações constantes.”


O que são não-lugares?

[Marc] Augé define os não-lugares “como sendo espaços de anonimato no quotidiano, espaços descaracterizados e impessoais ['zonas em abandono, em ruínas ou problemáticas', centros comerciais, estações de comboio e de metropolitano, aeroportos, entre outros]” (in www.nao-lugares.com).


Mais informações:

vitor.tavares@nao-lugares.com; 914 375 502




Descida do Bestança a 18 e 19 de Julho

“Voltamos ao Bestança. Vamos percorrer caminhos e canadas, descer encostas arborizadas por entre veredas escorregadias até chegarmos ao tão desejado leito do rio. De pedra em pedra, outras vezes com águas pela cintura, nadando nos poços de água tépida e cristalina, subiremos o Bestança desde Ganão até ao Prado. Passaremos sob o arco da ponte de Covelas até alcançarmos o poço das Dornas, onde faremos uma prolongada e refrescante paragem.

Uma descida (subida!) para apreciarmos o rio, as suas margens, o património esquecido que evoca tempos idos e azáfamas de outrora. Um viagem no tempo no último dos rios: o Bestança.” Programa da Associação para a Defesa do Vale do Bestança para o fim-de-semana de 18 e 19 de Julho.

Inscrições até ao próximo dia 16 de Julho.


Mais informações:

www.bestanca.com; 968 013 140; 917 535 075; 917 619 080.



Medidas de protecção contra a Gripe A

A Direcção-Geral da Saúde alerta para a necessidade de se assumirem medidas de protecção individual contra a Gripe A (H1N1) (ver 4 ficheiros em anexo):


“- Evite o contacto próximo com pessoas com gripe! Procure não

estar na presença de pessoas com gripe. Se ficar doente, mantenha-se

afastado dos outros, pelo menos a 1 metro de distância, para protegê-los de

adoecer também;


- Se ficar doente, permaneça em casa! Se estiver com sintomas de

gripe, fique em casa e contacte a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24,

de forma a proteger-se e evitar o contágio a outras pessoas;


- Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de

papel! Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito

importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço

de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão! De imediato, deposite no

lixo o lenço utilizado;


- Lave as mãos frequentemente com água e sabão! É fundamental

lavar as mãos com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20

segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Em

alternativa, pode usar toalhetes à base de álcool;


- Evite o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca! Procure

não tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto

destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de

transmissão da doença;


- Limpe frequentemente as superfícies ou objectos mais sujeitos

a contacto com as mãos! É necessário manter limpas, com um produto

de limpeza comum, as superfícies sujeitas a contacto manual muito frequente,

tais como mesas de trabalho e maçanetas das portas;


- Estas medidas são também muito importantes nas crianças! Na

prevenção do contágio nas crianças, é muito importante assegurarmo-nos de

que estas medidas também são respeitadas por elas;


- Se adoecer, assegure-se de que terá o apoio de outras

pessoas! É importante saber a quem poderá pedir ajuda, em caso de

necessidade.”


(Fonte: ECDC, Estocolmo, Maio 2009; http://www.ecdc.europa.eu/en/FILES/PDF/Health_topics/090504_PPM.pdf, 12 de Maio de 2009)


Mais informações em www.dgs.pt.


G.A.P.

União Desportiva de Folgoso com candidatura comtemplada no SUB Programa 2 - CM de Castelo de Paiva presente na cerimónia

CM de Castelo de Paiva presente na cerimónia no Governo Civil
PROGRAMA DE EQUIPAMENTOS URBANOS DE UTILIZAÇÃO COLECTIVA CONTEMPLOU
UNIÃO DESPORTIVA, CULTURAL E RECREATIVA DE FOLGOSO


O Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Eduardo Cabrita, presidiu ontem de manhã, no Governo Civil de Aveiro, à cerimónia de assinatura de contratos de financiamento com entidades do distrito de Aveiro, no âmbito do Sub Programa 2 do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva, um acto solene que contou com a presença do Vereador Manuel Rocha, do Pelouro da Cultura e Desporto, em representação da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

No total, foram outorgantes 5 instituições do distrito, num montante global de investimento que ascende a cerca de 473 mil euros, comparticipados em cerca de 331 mil euros pelo Estado.
Recorda-se que o Sub Programa 2, do Programa de Equipamentos Urbanos de Utilização Colectiva contemplou a União Desportiva, Cultural e Recreativa de Folgoso, da freguesia da Raiva, que viu agora, finalmente aprovada, a sua candidatura para a beneficiação do seu parque de jogos, numa comparticipação de cerca de 70 mil euros, num investimento elegível na ordem dos 100 mil euros.
Apresentada já há algum tempo, esta candidatura da União Desportiva C R de Folgoso teve o apoio da autarquia paivense, já que foi, no devido tempo, realizada pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva e, mais tarde, remodelada para potenciar uma melhor facilidade de aprovação.
O Programa tem como destinatários instituições privadas sem fins lucrativos e que prossigam interesses públicos, como instituições particulares de solidariedade social, freguesias e associações de juntas de freguesia. Os projectos apoiados visam o financiamento de infra-estruturas de cariz religioso, desportivo, cultural e recreativo, cujos montantes de investimento não excedam os 100 mil euros.
O Vice-Presidente da CM de Castelo de Paiva, Rui César Castro, já se congratulou com esta aprovação e desejou que o Governo, através das entidades competentes, possa ter a mesma atenção e o mesmo tratamento para com outras candidaturas que, neste âmbito, não se encontram aprovadas, nomeadamente, da Associação Desportiva de Bairros e do Rancho Folclórico de S. Martinho.


CONCELHO: CASTELO DE PAIVA

ENTIDADE: UNIÃO DESPORTIVA, CULTURAL E RECREATIVA DE FOLGOSO
OBRA: Campo de Futebol de Folgoso
INVESTIMENTO ELEGÍVEL: 99.660,50 €
PERCENTAGEM DE COMPARTICIPAÇÃO: 70MONTANTE ATRIBUÍDO: 69.762,35 €

PAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA MUNICIPAL DA LADROEIRA
ESTÁ A DECORRER EM BOM RITMO


Entretanto, está a decorrer em bom ritmo os trabalhos de pavimentação a betuminoso da Estrada Municipal entre a Ladroeira e o Cruzamento de Vilar de Eirigo ), uma obra de grande interesse municipal que agora foi possível concretizar.
Trata-se de uma acessibilidade muito utilizada como alternativa a EN 224 para o acesso a Arouca, e que devido ao desaterro efectuado da construção da unidade fabril na Zona Industrial, ficou bastante danificada.
Rui César Castro, Vice-Presidente da autarquia paivense, já se pronunciou sobre a importância e urgência deste melhoramento rodoviário e, acompanhado pelo Presidente da Junta da Freguesia de Bairros, António Costa, faz questão de acompanhar os trabalhos na tarde de hoje.

GIRP/ COliveira

2º Campus FC Porto/CM Castelo Paiva

Últimas inscrições prometem esgotar em breve.


A adesão massiva à segunda edição do Campus de Basquetebol FC Porto/CM Castelo de Paiva faz antever um novo êxito na iniciativa da secção azul e branca da modalidade. As últimas inscrições disponíveis para o evento, que decorre de 19 a 26 de Julho, prometem esgotar em breve.



O Campus, que será coordenado pelo staff técnico da equipa sénior e por treinadores da formação portista, destina-se a jovens de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, e realiza-se no Agrupamento Vertical de Escolas de Castelo de Paiva.



Os participantes usufruirão de um trabalho técnico e especializado da modalidade, dispondo de um conjunto de eventos lúdicos, que incluem actividades na piscina, a realização de jogos tradicionais ou a exploração do espaço natural da região.



Depois do sucesso da edição do ano passado, a enorme adesão verificada no período de inscrições para o evento deste ano faz antever um novo êxito assinalável na iniciativa, que tem participação limitada a 120 jovens. As informações e inscrições no 2º Campus de Basquetebol estão disponíveis através do telefone 225 570 460/1 ou via e-mail (basquetebol@fcporto.pt).

Gonçalo Rocha congratula-se com aprovação da Candidatura de uma Colectividade Paivense



Gonçalo Rocha congratula-se com a aprovação da Candidatura da União Desportiva, Cultural e Recreativa de Folgoso, no âmbito do Sub - Programa 2.
Gonçalo Rocha assistiu, hoje, à Cerimónia das assinaturas dos Protocolos das Candidaturas ao Sub-Programa 2, no edifício do Governo Civil de Aveiro, onde marcou presença o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local, Dr. Eduardo Cabrita, na qual foi aprovada uma Candidatura da União Desportiva, Cultural e Recreativa de Folgoso.
A candidatura desta Colectividade Paivense visa efectuar obras de melhoramento no seu campo de jogos. O investimento elegível é de 99660,50€ e o valor da comparticipação é de 69762,35€.
Gonçalo Rocha, que sempre acompanhou este processo e manifestou, desde logo, interesse no sucesso desta Candidatura, congratula-se com sua a aprovação.

Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha
Partido Socialista de Castelo de Paiva
Autárquicas 2009

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Pedido de divulgação de abaixo-assinado

Como alguns de vós (outros ainda não) sabem este abaixo-assinado esteve suspenso por algum tempo, pois parecia haver alguma vontade das Entidades, mas parece que foi tudo fogo de vista e infelizmente continuam a ignorar este pedido, e portanto venho por este meio pedir a todos (novamente) o vosso apoio para a divulgação deste abaixo-assinado apelando ao vosso sentido Escutista.
Aqui deixo o link para que por favor o assinem e divulguem.

www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4240
A todos um bem-haja, esperando pelo habitual vosso apoio

Alexandre Almeida

Inaugurada Area de Serviço para Autocaravanas no Parque da Feira de Castelo de Paiva



Encontro Nacional durante a Feira do Vinho Verde
Castelo de Paiva passou a dispor de Área de Serviço para Autocaravanas


A vila de Castelo de Paiva recebeu, por ocasião da 12ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, a 1ª Concentração de Auto - caravanas, um evento que permitiu juntar num espaço do Parque da Feira, mais de 150 viaturas de turismo e centenas de auto caravanistas oriundos de todas as regiões do país.

A iniciativa foi um sucesso e contribui para o êxito da Feira do Vinho Verde, conforme palavras de Joaquim Barros Mendes, o principal responsável da organização deste encontro, que se mostrou agradado com toda a colaboração recebida por parte da CM de Castelo de Paiva, para este 1º Encontro de Auto-caravanas.
Este dirigente auto – caravanista, que liderava uma organização de seis pessoas, fez questão de dirigir uma palavra de apreço ao presidente Paulo Teixeira, “ por toda a disponibilidade e apoio recebido para a concretização da “ Área de Serviço para Auto-Caravanas em Castelo de Paiva “, um espaço inaugurado durante a manhã de Sábado, com a presença do edil Paulo Teixeira, entre centenas de adeptos do caravanismo.
Paulo Teixeira mostrou-se agrado com este encontro em Castelo de Paiva e fez questão de evidenciar o contributo municipal para que o concelho possa figurar, a partir de agora, no mapa de turismo itinerante, e nas opções de paragem dos auto – caravanistas que cruzam as estradas do município, muitos deles vindos do estrangeiro, aproveitando as potencialidades do concelho e todo o potencial histórico e patrimonial, sugerido pela Rota do Românico, onde Castelo de Paiva está integrado.

Carlos Oliveira/GIRP

M de Castelo de Paiva vai promover no próximo fim de semana o VI Festival Associativo



Uma iniciativa municipal integrada nos 23º Jogos Desportivos
Colectividades de Paiva mostram dinamismo
no 6º Festival Associativo


As colectividades de Castelo de Paiva vão estar juntas e mostrar a sua dinâmica no próximo fim de semana, no decorrer do VI Festival Associativo, um evento promovido pelo Pelouro da Cultura e Desporto da Câmara Municipal e integrado na 23ª edição dos Jogos Desportivos, que terá lugar no espaço do Largo do Conde, bem no centro da vila.

A iniciativa procura mostrar a força e a dinâmica do movimento associativo, contemplando as vertentes: ambiental, cultural, desportiva, recreativa e etnográfica, sendo que vão estar representadas mais de dezena e meia de colectividades paivenses, estando a cerimónia de abertura marcada para as 10 horas de Sábado, dia 11 de Julho e contará, para além do presidente da CM, Paulo Teixeira, com os vereadores Manuel Rocha, do Pelouro da Cultura e Desporto, Rui César Castro, assim como diversos autarcas e dirigentes associativos do concelho.
Congratulando-se com esta jornada de convívio das associações locais, o presidente Paulo Teixeira evidencia a força do associativismo local e o contributo que todos continuam a dar para a dinamização desportiva e para a preservação da cultura local, incentivando outras acções que possam motivar a juventude e a população local a um convívio mais fraterno, ajudando a divulgar e a projectar ainda mais o concelho.
O programa tem início na manhã de Sábado, com uma Caminhada pela sua Saúde, seguindo-se a cerimónia da abertura oficial, e ao final da manhã a iniciativa “ 24 horas Sempre a Correr “, promovida em conjunto pelo Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e a Associação Desportiva CCJ Clarks.
A partir das 12h30 vai realizar-se o II Festival das Sopas, promovido pelo Centro de Saúde de Castelo de Paiva, durante a tarde haverá animação musical e um programa de jogos tradicionais, estando agendado um Torneio de Ténis de Mesa, organizado pela AJAACP e uma Corrida de Bandejas, promovida pelo CIDEP / Fornos. A jornada associativa fica completa durante a noite, com a realização de um animado espectáculo de percussão pela Associação Pr’a Pular e mais tarde musica ao vivo para animar os visitantes.
No Domingo, ao final da manhã, termina a iniciativa “ 24 Horas Sempre a Correr “ e da parte da tarde está marcada uma Gincana e Corrida de Lentos, promovida pelo Moto Clube Paivense, seguindo-se novas iniciativas de Jogos Tradicionais e o final do Torneio de Ténis de Mesa.
O festival, que vai contar com muita animação, música ao vivo e insufláveis para as crianças, terá também muitas surpresas para quem estiver de visita aos espaços apresentados pelas colectividades.
As colectividades com presença confirmada são o Hóquei Clube Paivense, CIDEP / Fornos, o SC Paivense, o Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, a AD CJ Clark’s, Real Atlético Clube e CCD de Real, a Associação Juvenil Ambiental de Castelo de Paiva, a Associação Pr’a Pular, a Associação de Jovens Sol Nascente, da Raiva, Associação de Defesa do Rio Sardoura, Moto Clube Paivense, Grupo Columbófilo de Castelo de Paiva e Associação Desportiva do Casal – Fornos.

Programa

Dia 11 de Julho
09.30 H – Caminhada pela sua Saúde
10.00 h Abertura Oficial
12.00 H – Inicio 24H SEMPRE A CORRER
GDC Castelo de Paiva // ADCCJ Clark
12.30 H – II Festival das Sopas
Torneio de Ténis de Mesa - AJAACP
17.00 H – Corrida com Bandejas – CIDEP/ Fornos
21.30 H – Animação com percussão da Associação P´ra Pular
22.30 H – Música ao Vivo



Dia 12 de Julho

10.00 H – Abertura
12.00 H – Final – 24H SEMPRE A CORRER
GDC Castelo de Paiva // ADCCJ Clark
14.30 H – Gincana e Corrida dos Lentos – Moto Clube Paivense
16.00 H – Jogos Tradicionais
Torneio de Ténis de Mesa - AJAACP

GIRP/Carlos Oliveira

terça-feira, 7 de julho de 2009

Notícias sobre o concelho de Cinfães

Férias Desportivas em Cinfães
As Férias Desportivas promovidas pelo Projecto Crescer em Cinfães vão decorrer até 31 de Agosto, depois de iniciadas ontem, dia 6.

Andebol, Basquetebol, Futebol e Natação são as actividades programadas para crianças e jovens entre os 4 e os 14 anos (ver programa em anexo).

A participação nas Férias Desportivas é gratuita e não implica inscrição prévia. Os interessados devem dirigir-se aos locais de realização das actividades com o equipamento adequado.


Teatro-Debate em Nespereira

A Equipa ReAgir, da Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira, anuncia a realização de um Teatro-Debate, na próxima quinta-feira, dia 9, no Auditório do Centro Paroquial de Santa Marinha (10h30).

A peça, dirigida a jovens entre os 10 e os 20 anos, intitula-se “Nem muito simples... nem demasiado complicado” e será apresentada pela associação Usina. A entrada é livre (lotação limitada a 100 espectadores).

Segundo a Usina (www.usina.pt), “o teatro-debate consiste na representação de uma peça em que são apresentadas determinadas situações susceptíveis de discussão a um público específico. É uma forma de teatro comunitário, destinado a levar as pessoas a reflectir sobre os problemas com que se deparam e de as envolver na forma de os ultrapassar.

O teatro-debate assenta, fundamentalmente, na participação activa do público realçando, assim, a importância da opinião individual numa discussão geradora de soluções.

Esta participação do público, na segunda parte da peça, acontece sempre que alguém reage à forma como a situação é conduzida no palco. Há, então, a possibilidade de subir ao palco, vestir o personagem e dar um curso diferente à cena.

Este tipo de metodologia implica, assim, um enorme trabalho de formação contínua de todo o grupo, pois é no improviso que acontece o debate.”

A apresentação de “Nem muito simples... nem demasiado complicado” insere-se no programa Cuida-te, de promoção de estilos de vida saudáveis, do Instituto Português da Juventude.


Para mais informações e inscrições:

Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira

Equipa ReAgir

(256 951 104; 938 603 311)




G.A.P.

2ª Cãominhada Altis Clube de Paredes - Cidade de Lordelo

Promovida pela Secção de Canicultura do Altis Clube de Paredes e inserida nas Jornadas Culturais de Lordelo, realiza-se no domingo, 12 de Junho um passeio com cães.
A “2ª Cãominhada” inicia-se às 10:00 horas no Jardim Central da Cidade de Lordelo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia e no local do evento.

Os cães precisam de se socializar, e esta é uma das muitas oportunidades que o têm para fazer.
A Secção de Canicultura do Altis Clube de Paredes agradece todo o empenho mostrado por aqueles que gostam e protegem os animais.



segunda-feira, 6 de julho de 2009

Êxito garantido na 12 ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato de Castelo de Paiva

Certame atraiu milhares de visitantes a Castelo de Paiva
12ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato
confirmou excelência de um evento com estatuto nacional
Actor António Capelo impressionado com a loucura do certame e a simpatia dos paivenses

Durante três dias de intensa animação, milhares de visitantes passaram por Castelo de Paiva, na 12ª Feira do Vinho Verde, Gastronomia e Artesanato, uma aposta forte da CM de Castelo de Paiva, num certame de nível nacional cada vez mais reconhecido, que continua a manter o objectivo inicial, relacionado com a valorização da produção vitícola do concelho, promovendo o produto agrícola mais conhecido e premiado da região.

Na cerimónia de abertura, apadrinhada pelo actor António Capelo, natural da freguesia de Pedorido, deste concelho, e que dá cartas no cinema português e nas telenovelas da RTP e TVI, o presidente Paulo Teixeira, evidenciou a sua satisfação pela projecção que o evento já conseguiu atingir em doze anos existência, ao afirmar-se cada vez mais na região dos vinhos verdes, realçando que o certame, “ para além de ser um reconhecimento aos agricultores paivenses que se dedicam de “ corpo e alma “ ao sector da vinha, representa uma excelente oportunidade de promoção e de negócio, um momento único para apreciar vinhos de superior qualidade, cada vez mais premiados, bem como divulgar a nossa cozinha regional, a beleza do nosso artesanato, a dinâmica das nossas Juntas de Freguesia e a pujança do nosso associativismo, ao mesmo tempo dar a conhecer as potencialidades turísticas de uma terra que tem o gosto e o hábito de bem receber “.
O edil paivense não deixou de se regozijar com os prémios conquistados pelos vinhos do concelho, um bom argumento para manter o sucesso da feira e um motivo de esperança num futuro melhor para todos os viticultores da Sub Região de Paiva que, na sua opinião, “ devem apostar mais na qualidade e procurar expandir a comercialização, potenciando a qualidade dos vinhos aqui produzidos “.,
O autarca evidenciou a presença de António Capelo e depois de deixar uma palavra de agradecimento a todos os expositores, à Adega Cooperativa, à Cooperativa Agrícola e à Associação Comercial de Castelo de Paiva, pelo seu trabalho e envolvimento no certame, Paulo Teixeira referiu-se ao Enoturismo como fundamental para o desenvolvimento turístico do concelho, ao interesse da Rota do Românico e abordou projectos que estão previstos neste sector, destacando depois, algumas obras fundamentais para o desenvolvimento do concelho, como o IC 35, que em matéria de acessibilidades é o grande anseio que o município quer ver, urgentemente, concretizado, falando também de várias obras realizadas e de outras que estão em curso no concelho, com principal destaque para os domínios da rede viária, da cultura e desporto, onde o investimento municipal tem sido mais forte.
Em jeito de homenagem, neste dia festivo, o edil paivense aproveitou a ocasião, para evidenciar a prestação e a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho que participam no certame desde a sua primeira edição, entregando uma placa evocativa dos doze anos de presença.
A jornada de abertura ficou também marcada pelas intervenções do Vice – Presidente da Assembleia Municipal, João Dias, e do actor António Capelo, que se mostrou sensibilizado pelo convite e agradeceu a oportunidade única de conviver com as gentes paivenses num evento bem popular, que é do povo e para o povo.
António Capelo fez questão de oferecer os seus préstimos para ajudar a divulgar e promover o concelho, mostrando-se impressionado com a dinâmica do certame e a simpatia das gentes paivenses, considerando que, sendo uma iniciativa genuína e de raiz bem popular, merece ser acarinhada e cada vez mais divulgada, daí a sua vontade de fazer algo mais para dar a conhecer e projectar aquilo que Castelo de Paiva tem de bom.

Encontro Nacional de Auto Caravanas trouxe milhares a Castelo de Paiva
Para além de dar a conhecer os afamados vinhos de qualidade de Castelo de Paiva, o evento voltou a contar com outras actividades paralelas, como a apresentação da excelente gastronomia paivense e uma demonstração do artesanato local, tudo estruturado em três dias de grande animação, onde não faltou o folclore local e a musica tradicional portuguesa, para além de outras atracções que potenciaram dinamismo ao programa apresentado pelo edilidade paivense.
Foi pois, a oportunidade única de apreciar os vinhos dos produtores da Sub Região do Paiva, muitos deles premiados no concurso anual da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes – CVRVV, degustar a saborosa cozinha regional paivense, e ao mesmo tempo ficar a conhecer a riqueza do trabalho dos artesãos do concelho, sem esquecer um programa lúdico, que este ano teve algumas novidades, como bailes à moda antiga animados com musica tradicional portuguesa, e o Concurso de Cantares ao Desafio, para além da I Concentração de Auto – Caravanas, que trouxe a Castelo de Paiva gente de todas as regiões do país, em mais de 200 viaturas de turismo.
Num evento que já é uma referência nacional no sector vitícola, marcaram presença 16 produtores de marca e a Adega Cooperativa de Castelo de Paiva, para além de cinco restaurantes e diversos espaços dedicados ao sector do fumeiro e dos enchidos, bem como à doçaria regional paivense, ao artesanato e ás próprias autarquias e diversas IPSS do concelho, tendo a paróquia de Sobrado aberto uma interessante e valiosa exposição de Arte Sacra, que ainda está patente no Salão Paroquial da vila.
A animação da feira contou com o folclore local, traduzido nas actuações dos grupos folclóricos de S. Martinho, de Bairros, da Nª Senhora das Amoras – Raiva e do Rancho Folclórico de Castelo de Paiva, para além da participação muito aplaudida da famosa Banda de Plástico, da cidade de Barcelos e da Bandinha da Alegria, de Alcobaça.
O programa da animação musical também integrou o Grupos de Concertinas do Rancho Folclórico de Bairros, o Grupo de Concertinas “ Flor do Sabugueiro “, e os grupos de musica tradicional portuguesa “ To – Ká Ki “, “ Os Finfas de Nespereira “ e o “ Pr’a Pular “, que asseguraram a realização dos Bailes à Moda Antiga nos três dias do evento, que voltou a contar com o Raid às Tasquinhas e um Concurso de Cantares ao Desafio.
Melhor Verde Tinto do Mundo mais reconhecido
Para alem da Adega Cooperativa, com os seus vinhos e espumantes, vários foram os produtores individuais representados nesta feira, sendo de destacar a excelente qualidade de vários vinhos apresentados, assim como do famoso Espumante de Vinho Verde “ Saramagosa “, também muito procurado e apreciado pelos visitantes, muito deles admirados como já se produz bom espumante em Castelo de Paiva, a partir de castas de vinho verde. Ao nível do artesanato estiveram patentes cerca de 20 expositores, mostrando o que de melhor sabem fazer com os cobres artísticos, rendas, bordados, tapeçarias, cestaria, rochas ornamentais, construções em xisto, trabalhos em ferro, arranjos decorativos, entre outras actividades tipicamente artesanais.
Rui César Castro, vice-presidente da CM e responsável pela iniciativa, fez um balanço positivo desta 12ª edição, mostrou-se satisfeito pela adesão dos expositores e fez questão de realçar a vontade e o empenhamento de todos para o engrandecimento deste evento que, na sua opinião, vai continuar a ser verdadeira “ imagem de marca “ de Castelo de Paiva, capaz de arrastar multidões e promover o município além fronteiras.
As parcerias assumidas, a importância do “ marchandinsing “ para promover a feira, o envolvimento das Juntas de Freguesia e IPSS, o controle da qualidade do vinho apresentado pelos produtores, a aposta na animação local e a presença de diversas figuras públicas nos três dias do certame, foram argumentos que o vereador responsável pela feira apresentou para justificar o sucesso do evento, ultrapassando todas as expectativas da organização.
No espaço do Largo do Conde, numa zona ampla e acolhedora, o convite da autarquia para três dias de grande festa orientou milhares de visitantes oriundos de todo o país e estrangeiro para o despertar de apetites e sabores, numa jornada de estratégia promocional, ajustada ao prestígio por todos reconhecido, dos excelentes vinhos da SUB REGIÃO DE PAIVA, neste caso, com o complemento das famosas iguarias paivenses, a justificar a continuidade de um certame cada vez mais referenciado a nível nacional e que este ano teve honras de transmissão televisiva, com a RTP1 a realizar dois directos no dia de abertura do certame, ouvindo o presidente da CM, o responsável da Adega Cooperativa, um produtor de marca que já exporta espumante de vinho verde e mostrando a gastronomia e a doçaria paivense, que tanta gente atrai neste evento municipal.
GIRP/Carlos Oliveira

Gonçalo Rocha na 12ª Feira do Vinho Verde, do Lavrador, Gastronomia e Artesanato




Gonçalo Rocha, Candidato Socialista à Câmara Municipal de Castelo de Paiva, esteve presente, na passada sexta-feira, na cerimónia de abertura da 12ª Feira do Vinho Verde, do Lavrador, Gastronomia e Artesanato, onde também assistiu à justa e merecida homenagem ao actor paivense António Capelo, padrinho desta edição da Feira.

Na sexta-feira e no sábado à noite, Gonçalo Rocha jantou na companhia de amigos e convidados no espaço da Feira. De destacar a presença do Dr. Manuel Falcão, Mandatário da Candidatura de Gonçalo Rocha, Antero Gaspar e Rui Paiva, bem como a de todos os candidatos socialistas já anunciados, entre muitos apoiantes.

No domingo, Gonçalo Rocha esteve no último dia da 12ª Feira do Vinho Verde, Lavrador, Gastronomia e Artesanato, mas desta vez na companhia da sua família, onde recebeu inúmeras manifestações de carinho e de apoio.


Gabinete de Comunicação da Candidatura de Gonçalo Rocha
Partido Socialista de Castelo de Paiva
Autárquicas 2009


Homehagem a Barreiros de Magalhães


À muito que o povo de Pedorido reivindicava a Homenagem a um Homem que sempre estará presente nas memorias de um povo que o AMA.

Ainda no tempo da junta de Freguesia liderada por José Manuel Barbosa, já o povo de Pedorido se manifestava em assembleia de Freguesia por uma justa Homenagem ao médico e ao grande amigo.

Questões meramente politicas foram arrastando e adiando todo o processo, mas 13 anos depois a Junta de Freguesia soube ouvir o seu Povo e respeitar a sua vontade.

Dr. Barreiro de Magalhães era então um conhecido Medico em todo o concelho de Castelo de Paiva, onde exerceu medicina como clínico geral, esteve também ligado durante décadas à medicina no trabalho, actividade que exerceu na ECD, Empresa Carbonífera do Douro. Mas foi no ciclismo que Barreiro de Magalhães se notabilizou, participou durante longos anos como Medico na Volta a Portugal em bicicleta, dando assim assistência a todos os “BRAVOS do PELOTÃO”.

Barreiro de Magalhães viveu durante cerca de 30 anos nesta aldeia Mineira do Pejão, onde constituiu a sua família e criou raízes de memória que jamais se apagarão.

Estávamos então em Setembro de 2008 e numa das mais concorridas Assembleias de sempre, onde marcaram presença vários Ciclistas, entre os presentes se destacava a presença de Manuel Barreiro de Magalhães e Abílio Barreiro de Magalhães, (filhos) o primeiro sucederia ao pai na Volta a Portugal Em bicicleta. Também quiseram dar seu testemunho e marcar presença os ciclistas, Alberto Carvalho, Joaquim Leite entre outros. Também aqui não passou despercebida a presença de um grande homem do ciclismo e que durante muitos anos dirigiu a maior prova do pelotão Nacional, Serafim Ferreira, um prestigiado jornalista do JN que foi em simultâneo director da Volta. Também aqui foi revelada correspondência recebida de vários ciclistas e da própria F.P.C, que por motivos de agenda não puderam estar presentes. Mas o momento mais alto foi aquele em que Joaquim leite quis dar o seu testemunho ao executivo autárquico com testemunhos emocionantes e que silenciavam toda a sala inundada de lágrimas de emoção.

Ilídio Fontes, um Prestigiado Escultor convidado a criar o Busto de Barreiro de Magalhães, teve entre mãos a responsabilidade de dar ao povo de Castelo de Paiva e trazer de volta o Amigo que todos AMAM.

A Homenagem está para breve…


Por António Pinto

domingo, 5 de julho de 2009

PROF. LAUREANO VALENTE É CANDIDATO PELO PSD À CÂMARA MUNICIPAL DE CINFÃES


Quem é o Prof. Laureano Valente?

É natural da freguesia de Tendais, concelho de Cinfães, foi Subdirector da Escola do 1º CEB de Alhões e Director da Escola do 1º CEB de Bustelo e de Vila Verde-S. Pedro da Cova.

Animador Pedagógico no Concelho de Cinfães, sendo o professor mais votado na eleição para esse cargo.

Foi ainda fundador e Director do Jornal Escolar de Cinfães.

Apaixonado pelo folclore, foi Director do Rancho Folclórico de Tendais. Também foi colaborador em vários órgãos de Comunicação Social /jornais e Rádios).

Actualmente o Professor Laureano Valente é Presidente da Casa do Cinfanense na cidade do Porto.

Presentemente é Director de um Agrupamento de Escolas na Zona Metropolitana do Porto.

É também, desde há vários anos, Deputado Municipal, na Assembleia Municipal de Cinfães, pelo PSD.

O Professor Laureano Valente, é um homem simples, bem relacionado e de uma educação esmerada.

Sempre tem lutado pela sua terra , sendo um cinfanense dos quatro costados.


Fernando Ferreira

Grupo Desportivo em S.Paio de Oleiros, Clark em Viseu

Realizou-se este fim-de-semana, sábado e domingo, o Campeonato Sub-23 em Viseu e o Grande Prémio de S.Paio de Oleiros. Em Viseu, Patrícia Monteiro competiu nos 3000m obstáculos, a atleta da Clark esteve ao seu nível terminando a prova no sexto lugar e aproximando-se da sua melhor marca.
Em S.Paio de Oleiros, foram dez os atletas do Grupo Desportivo que ajudaram a animar a vila feirense. A prestação dos atletas de Castelo de Paiva foi bastante satisfatória, tendo obtido três lugares de pódio: colectivamente só foram superados pela Adercus e pelo Argoncilhe ao mesmo tempo que Bruno Vieira em Iniciados e Amélia Vieira em Seniores também ocuparam o lugar mais baixo do pódio. Para o Castelo de Paiva, Adélia Tavares e Manuel Vieira deixaram as seguintes declarações:
Adélia Tavares, Clark: “ A minha atleta vinha para este Campeonato um tanto ou quanto na expectativa; falei bastante com ela e aconselhei-a a arriscar. Mas sei, até por prática que não chega orientar, o momento tem toda a importância e basta os níveis de confiança sofrerem alguma alteração e tudo se desmorona. Penso que a atleta esteve bem, sobretudo na atitude.”
Manuel Vieira, Grupo Desportivo: “ Temos vindo a corresponder afirmativamente ao convite que os diversos organizadores nos formulam. Este Grande Prémio de S.Paio de Oleiros é bastante atractivo: competitivo, rápido, nesta altura da época e para nós muito benéfico entrar em provas rápidas. Tive nesta etapa atletas com excelente resposta, o Rafael fez uma corrida esforçada e ao mesmo tempo alegre; o Sérgio Azevedo esteve perto do pódio; o Vítor Barbosa apareceu num bom momento depois da aventura de Andorra; a Amélia esteve bem pertinho de ser a atleta que secundarizou a consagrada Anália Rosa.”

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva