sábado, 23 de janeiro de 2010

Resultados das equipas de Castelo de Paiva


Futebol


Campeonato Distrital 1ª Divisão


Paivense 4 - Lobão 1


Campeonato Distrital 2ª Divisão

S.Martinho 1 - Amigos do Visconde 1


FUTSAL



Campeonato Distrital da 2ª Divisão A.F.Aveiro

Branca Activa 3 – Casal 4

Bairros 5 – Lourizela 1

TAÇA FUNDAÇÃO DO INATEL




Série dos Primeiros


Oliveirense 0 – Mata F.C. 2


Série dos Segundos

Real 0 - Lavandeira 2



Série dos Terceiros

Stº André 2 – Paraíso 0

Mozelos 1 – Folgoso 0

Missão 2010


Hoje os Paroquianos das Paroquias de Pedorido e Raiva , estiveram presentes no Palácio de Cristal na Cidade do Porto. Para Cantar as Janeiras ao Ex Sr. Bispo da nossa Diocese .

Na apresentação do Programa a Sónia Araújo da R.T.P.Actuação de um grupo representante de Região Pastoral Grande Porto.Actuação de um grupo representante da Região Pastoral Nascente.Actuação de um grupo representante da Região Pastoral Norte.Actuação de um Grupo representante da Região Pastoral Sul.Convidada de Honra D. Isabel Silvestre e o Grupo de Cantares de Manhouce.Com o Palácio de Cristal repleto de fieis ,foi bem notória a Alegria que se foi vendo nos rostos.

A Nossa Diocese está de Parabéns .

José Luís Pinto

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Amoras, reuniu-se na Câmara Municipal com vereador da cultura

Informação institucional
Rancho Folclórico Nossa Senhora das Amoras.O Rancho Folclórico de Nossa Senhora das
Amoras, reuniu hoje pelas 17h naa Câmara Municipal de Castelo de Paiva com o Sr. Vereador da cultura.
O Rancho fez-se representar pelo seu Presidente Sr. Manuel Lopes Pinto, Vice-Pre Sr. Alcino Ferreira, e seu Secretario Sr. José Luís Pinto.Registamos com muito agrado a forma como decorreram os trabalhos .No decorrer dos trabalhos ficamos a saber que os restantes Ranchos Folclóricos, já tinham recebido em 2009 uma parte do subsidio referente ao Ano de 2008.Nós direcção ficamos estupefactos pelo facto de os restantes Ranchos já terem recebido uma boa parte do Subsidio, referimos de 2008, e nós!!! Nada. Sabemos das dificuldades de que o País atravessa mas, trabalhamos todos em prol da CULTURA do nosso Concelho.Esperemos que este executivo coloque o Rancho Folclórico de Nossa Senhora das Amoras, no mesmo pé de igualdade dos restantes Ranchos Folclóricos.22 de Janeiro de 2010.
Presidente: Manuel Lopes Pinto.
Vice-presidente: Alcino Ferreira.
Secretario: José Luís Pinto.

Paulo Teixeira, esteve presente na cerimónia de entrega dos prémios "Mil escolas - ano lectivo 2009/2010"


Na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia Geral das Águas do Douro e Paiva, Paulo Teixeira, esteve presente na cerimónia de entrega dos prémios do Concurso Projecto “Mil Escolas- ano lectivo 2009/2010” promovido por aquela empresa.

Esta cerimónia decorreu na tarde de hoje, na biblioteca da Fundação de Serralves, na cidade do Porto.

Pelo sexto ano consecutivo, as Águas do Douro e Paiva promoveu este Programa Integrado de Educação Ambiental A Água e os Nossos Rios – Projecto Mil Escolas, junto das instituições de educação e ensino da sua área de influência.

Dirigido a alunos e professores do 1.º ciclo do ensino básico, da rede pública e privada, trata-se de um projecto inteiramente dedicado à temática da preservação da água e dos ecossistemas ribeirinhos.

Recorde-se que Paulo Teixeira é Presidente deste órgão desde 1998 em representação do Município de Castelo de Paiva, tendo testemunhado ao longo destes anos vários momentos importantes da vida desta empresa.

ANALISADO PLANO DE PORMENOR DE BOURE, EM SARDOURA ( Castelo de Paiva )


Reunião com técnicos da CCDRN e da SONAE

Presidente Gonçalo Rocha participou na análiseao Plano de Pormenor de Boure, em Sardoura



O presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, acompanhado dos Vice-Presidente António Rodrigues, do Vereador José Carvalho e de Luís Carvalho, Chefe de Divisão da DPUH – Divisão de Planeamento Urbanismo e Habitação, encontrou-se hoje com o Vice – Presidente da CCDR Norte, Prof. Dr. Paulo Gomes, com a Directora Regional do Ordenamento do Território – Norte, Célia Ramos, e vários técnicos de outras entidades, para analisar “ in loco “ o Plano de Pormenor de Boure, na zona ribeirinha da freguesia de Sardoura. As entidades envolvidas, edilidade paivense, técnicos da CCDRN e representantes da SONAE participaram, depois, numa reunião de concertação, no espaço do Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde tiveram a oportunidade de analisar, de forma mais detalhada, o projecto daquele plano de pormenor, orientado para a valorização e requalificação daquela zona de potencial turístico junto ao Rio Douro e à Ponte Hintze Ribeiro, e que assume uma enorme importância ao nível do desenvolvimento turístico e económico que se deseja para a Castelo de Paiva.Aproveitando a presença destes representantes da Administração Central, o presidente Gonçalo Rocha abordou, também, outra temáticas de interesse municipal, designadamente o empreendimento turístico Douro 41, o projecto industrial da “ Cimontubo “ para a Zona Industrial de Lavagueiras, em Pedorido, bem como o projecto da criação de um “ Health Farm “, a desenvolver na Quinta do Freixo, em Sardoura, que engloba a construção de um Hotel Rural e de um SPA vocacionado para a terapêutica médica.No final, a comitiva teve oportunidade de realizar uma curta visita às obras do Hotel Douro 41, pertencente ao Grupo Lágrimas e que está localizado na zona ribeirinha das Fontaínhas, na freguesia da Raiva.



GIRP/Carlos Oliveira

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

…UM CONCELHO MAIS LIMPO… LIXO E FALTA DE SOLICITUDE.


Tal como as fotos testemunham, este é um cenário pouco usual nos dias de hoje, mas que teima em persistir nas terras de Paiva.
Os chamados “ecopontos”, onde se pode colocar separadamente o cartão, vidro, plástico, roupas, pilhas entre outros. Podem-se encontrar junto das grandes superfícies, de forma a separar- se o lixo, facilitando o processo de tratamento para se dar inicio à reciclagem.
Ecopontos são “coisa” que mais existe na nossa Vila e Sede de Concelho.
Um ecoponto junto da Escola Secundaria de Castelo de Paiva (frente ao pavilhão municipal dos desportos) é um mau exemplo para os alunos a quem se chama a atenção para o acto de reciclar. Já a paragem de autocarro, sem resguardo e em muito mau estado, serve de adorno a um triste cenário. Descemos um pouco e junto à Associação comercial e industrial, a foto parece repetida. Vamos então a caminho do centro da vila e o ecoponto numa área anexa ao mercado municipal, não quer ficar indiferente aos restantes.
No parque da feira, bem perto do edifício da CM, mais um postal de boas vindas a quem procura este espaço para estacionar. Junto à clínica dos Bombeiros, um ecoponto serve de camuflagem a sacos de lixo colocados por detrás deste equipamento. Na zona mais ocidental da Vila e á entrada do parque de estacionamento duma superfície comercial, mais um mau exemplo a seguir.
O mesmo acontece nas restantes freguesias onde se verifica um cenário como se de um exemplo a seguir se trata-se.
Mais grave ainda é o facto de na freguesia de Pedorido continuar a ser depositado lixo e entulho nas águas do Rio Arda. António Magalhães levou mesmo o assunto à assembleia de freguesia, depois de ter visto uma pedra de sepultura identificada, vinda do cemitério, um assunto que o executivo pareceu não querer aceitar, talvez por se tratar duma matéria que à Junta de Freguesia diz directamente respeito.
Se a tudo isto adicionar-mos o grave crime praticado no Rio Arda que é a descarga dos esgotos vindos de Oliveira do Arda e que nele afluem, penso não ter duvida de que o Município de Castelo de Paiva agora presidido pelo Sr. Dr. Gonçalo Rocha, está perante um grande “PROBLEMA AMBIENTAL”.


António Pinto

Formação em Gestão Autárquica



Informação institucional




No passado dia 16 de Janeiro de 2010 decorreu, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cinfães, uma Formação em Gestão Autárquica.
Nos últimos anos, a Gestão Autárquica tem vindo a assumir um papel de destaque nas organizações públicas locais e foi neste sentido e no âmbito do Eixo da Capacitação da Comunidade e das Instituições que o Projecto CLDS promovido pelo Município de Cinfães e coordenado pela Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira delineou esta formação, dirigida aos eleitos das autarquias locais e restantes colaboradores do concelho de Cinfães.
Esta sessão teve como objectivo principal propiciar aos participantes competências formais e informais que se constituam como uma mais-valia científica e profissional, uma vez que a gestão autárquica assume uma função essencial na administração das organizações públicas locais e está intimamente relacionada com as competências dos funcionários e dirigentes.
Assim, através desta formação prevê-se um aumento das qualificações, fundamentais ao funcionamento de excelência das autarquias locais.

Cinfães adere à Rota do Românico



A Câmara de Cinfães aderiu à Rota do Românico. Um projecto da Associação de Municípios do Vale do Sousa, agora alargado aos restantes seis municípios da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (Amarante, Baião, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende).
Para tal foi estabelecido um protocolo de parceria onde foram definidos alguns objectivos, nomeadamente, a inventariação dos edifícios românicos dos concelhos tendo como base o alargamento da rota a toda a região NUT III; a constituição do Gabinete da Rota do Românico Sousa e Tâmega; a realização de projectos previstos no âmbito da contratualização e do PROVERE, bem como no âmbito de outros programas nacionais e europeus; a colaboração em iniciativas de educação e na promoção de simpósios, congressos e conferências ou encontros; a partilha de conhecimentos em projectos já executados no âmbito da gestão patrimonial e do estudo arqueológico do património; a consolidação do produto turístico cultural Rota do Românico; e a conservação, valorização e salvaguarda dos Monumentos Românicos do Tâmega e Sousa.
Ficou ainda decidido que, cada município terá de indicar um responsável pela gestão do protocolo ao nível da respectiva instituição. No caso de Cinfães a escolha recaiu no vereador do Turismo, Serafim Rodrigues. O protocolo tem a duração de 4 anos, renovável por iguais períodos.
De referir que, a Rota do Românico do Vale do Sousa foi distinguida com o mais prestigiado galardão nacional do sector turístico, o Prémio Turismo de Portugal, no dia 13 de Janeiro, no Parque das Nações, na Bolsa de Turismo de Lisboa. A Rota do Românico venceu o Prémio Turismo de Portugal, na categoria “Requalificação de Projecto Público”, destinado a reconhecer intervenções de natureza material, realizadas por entidades públicas, que contribuíram de forma significativa para a qualificação da oferta e para o reforço da atractividade do destino, no âmbito de um ou vários produtos turísticos estratégicos.




G.A.P

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

CASTELO DE PAIVA acolheu com sucesso o Campeonato Nacional Seniores de Karaté



Mais uma iniciativa do Grupo Desportivo e Cultural
Castelo de Paiva acolheu com sucesso Campeonato Nacional Seniores de Karaté

Contando com a colaboração e apoio da Câmara Municipal, o Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, em parceria com a Federação Nacional de Karaté - FPK, promoveu no próximo Sábado, dia 16, no espaço do Pavilhão Municipal de Desportos, o Campeonato Nacional, nomeadamente a Fase Regional Centro Norte, para a categoria sénior, trazendo até ao concelho alguns dos melhores praticantes da modalidade, que proporcionaram momentos únicos desta espectacular arte marcial. Esta acção, orientada para Campeonato Sénior Norte/Centro, realizou-se no período da manhã e culminou com o treino da selecção nacional durante a tarde, sendo uma excelente oportunidade para conhecer os melhores praticantes, aqueles que se preparam para representar Portugal nos eventos internacionais.João Garcês, director de provas da FPK e principal responsável de todos os eventos que têm acontecido em Castelo de Paiva, mostrou-se agradado com esta realização em Castelo de Paiva e considerou um dia em cheio para o Karaté, realçando também, que este evento potenciou uma boa aposta promocional, quer para a modalidade e para a terra.Na cerimónia de entrega de prémios que decorreu ao final da manhã, para além de Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, marcaram presença o edil Gonçalo Rocha e o Vereador do Pelouro do Desporto, José Manuel Carvalho, autarcas que se congratularam com a realização e sucesso desta iniciativa e felicitaram a colectividade paivense por ter conseguido trazer para o município mais este importante evento desportivo.


GIRP/C Oliveira

Aprovados protocolos com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa

O Município de Cinfães aprovou dois protocolos com a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, um na área da Sociedade do Conhecimento e outro no domínio da Protecção Civil.

O primeiro prende-se com o desenvolvimento de um projecto designado “Economia Digital e Sociedade do Conhecimento – valorização do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Municípios que integram a NUT III Tâmega”. O objectivo é criar condições para a generalização do acesso à Internet e para a produção de conteúdos on-line de forma a permitir a prossecução dos objectivos no âmbito das políticas públicas nacionais para as áreas da Sociedade da Informação e do Conhecimento contribuindo para a competitividade e afirmação das regiões portuguesas. Particularmente, este projecto visa a integração de Tecnologias de Informação e Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação, através de apetrechamento tecnológico das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

O outro protocolo aprovado tem em vista a concretização de um projecto denominado “Acções imateriais para a prevenção e gestão de riscos materiais e tecnológicos nos municípios que integram a NUT III Tâmega. Aqui, o objectivo passa pela criação e revisão de planos de emergência de âmbito municipal e a divulgação e sensibilização no domínio da protecção civil, de âmbito regional e municipal, com o intuito de melhorar o grau de conhecimento e de preparação da população no que respeita aos riscos.

Ambos os projectos serão candidatados ao Programa Operacional Regional do Norte. A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa é a entidade promotora e coordenadora dessas candidaturas. Foi ainda deliberado que os municípios que integram a Comunidade Intermunicipal, Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende, assumirão a sua quota-parte da responsabilidade financeira dos respectivos projectos.


G.A.P.

Associação Social Cultural e Recreativa de Nojões, promoveu apresentação pública


Presidente Gonçalo Rocha esteve presente
Associação Social Cultural e Recreativa de Nojões promoveu apresentação pública


A Associação Social Cultural e Recreativa de S. Gonçalo de Nojões - ASCRN, na freguesia de Real, deu inicio à sua actividade e promoveu, no passado dia 10, uma cerimónia de apresentação pública, onde deu a conhecer o seu âmbito e os objectivos traçados e definidos nos estatutos, depois de constituída em meados de Junho do ano transacto.

Para além da cerimónia de apresentação pública, realizou-se uma Missa na Capela S. Gonçalo de Nojões, seguindo-se um Concerto Musical com a participação da Banda de Musica dos Mineiros do Pejão, que colaborou gratuitamente na iniciativa.
No final, a direcção da ASCRN convidou todos os presentes para um animado lanche – convívio, onde marcou presença o presidente da CM de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, destacando-se a ausência dos responsáveis da Junta de Freguesia de Real.
Dinamizar e promover a actividade cultural nesta zona da freguesia, prestar apoio social aos mais idosos e desfavorecidos, assim como colaborar na prestação de cuidados aos mais jovens, são os objectivos desta nova associação que pretende assumir o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social.

GICMCPV/COliveira

CM de Castelo de Paiva salda dívida à Banca e ás Juntas de Freguesia



APESAR DA HERANÇA DE MILHÕES POR PAGARCÂMARA DE CASTELO DE PAIVA SALDA DÍVIDA À BANCA E ÀS JUNTAS DE FREGUESIA




Mesmo com a situação de ruína financeira herdada do Executivo anterior, o presidente da Câmara de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, com um elevado esforço e em apenas dois meses, saldou um empréstimo de curto prazo de 500 mil euros, contraído há dois anos, realizou a entrada inicial do capital de accionista da SIMDOURO, liquidou dívidas antigas, sobretudo aos fornecedores do concelho, e pagou às juntas de freguesia cinquenta por cento de débitos relativos aos anos de 2008 e 2009. Para Gonçalo Rocha, um dos objectivos da actual Câmara é “partilhar com as Juntas de Freguesia a resolução dos problemas que condicionam a vida do cidadão, e cuja resolução contribui decididamente para o aumento da qualidade de vida das comunidades locais”. Para tal, refere, “esperamos das Juntas capacidade de reivindicação, mas também capacidade de realização, rigor, competência. E que compreendam a situação difícil do Município que nos foi entregue há dois meses, que defendemos um projecto de intervenção global para o Concelho, que nossa preocupação é canalizar preferencialmente os recursos para os projectos que aproveitam os fundos comunitários e para os trabalhos a realizar por administração directa, e que todo o apoio a conceder terá necessariamente de assentar numa base de justiça e equilíbrio”. Ao longo dos anos, o Município tem transferido para as Freguesias competências suas, com o compromisso de transferir concomitantemente os correspondentes meios financeiros para execução dessas atribuições, que dizem fundamentalmente respeito à limpeza de vias e arruamentos, à manutenção de edifícios escolares (do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar), e ao aquecimento das salas daqueles estabelecimentos de ensino.


Esse compromisso não foi cumprido pelo Executivo anterior, que acumulou dívidas com a maioria das Juntas de Freguesias, relativas a verbas que para estas deveria ter transferido nos dois últimos anos. Segundo o presidente Gonçalo Rocha “aquele comportamento, para além de evidenciar uma manifesta desigualdade de tratamento para com as freguesias (que espero não tenha sido por razões de estratégia partidária), colocou as Juntas em grande dificuldade financeira, e pôs em risco durante dois anos o funcionamento das escolas e a limpeza pública do concelho, o que só foi evitado graças ao esforço e ao sentido de responsabilidade dos autarcas das freguesias credoras”.


Sobre a situação financeira do Município, Gonçalo Rocha afirma que “é, de facto, uma situação de descalabro financeiro, para a qual é necessário procurar solução urgente”. Esclarece: “Paulo Teixeira, bem próximo das eleições, veio anunciar, como um facto extraordinário, ter liquidado parte das dívidas mais antigas da autarquia (algumas com dez anos), com recurso ao Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas do Estado (PREDE), omitindo que, por não ter cumprido as obrigações de bom pagador, causou um enorme prejuízo ao Município com os juros que se acumularam ao longo dos anos, e com aqueles que vão ser cobrados nos anos futuros com os empréstimos contraídos”. E também não esclareceu os paivenses que “tais pagamentos foram feitos com dinheiro emprestado, que teremos de devolver, com juros, nos anos próximos, que esgotaram a capacidade de endividamento do Município”. Dinheiro que obteve através de “dois empréstimos de 8 milhões e 750 mil euros, um deles da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, com o valor de 3 milhões e meio de euros, e o outro, do Millenium BCP, no valor de 5 milhões e 250 mil euros”. Decorridos apenas dois meses sobre o início de funções, o actual executivo municipal, liderado por Gonçalo Rocha, já saldou um empréstimo de curto prazo de 500 mil euros, contraído em 2008, realizou a entrada inicial do capital de accionista da SIMDOURO e liquidou dívidas antigas, sobretudo aos fornecedores do concelho.


O edil explicou ainda que "isto é apenas uma parte da dívida a curto prazo, uma vez que existem acordos de pagamento por cumprir, um elevado número de compromissos assumidos e não pagos, uma considerável dívida a curto prazo que não estava cabimentada, inúmeras acções em tribunal das quais podem resultar elevadas indemnizações a satisfazer, a que acresce a dívida a médio prazo com empréstimos que teremos de amortizar nos anos futuros". O novo executivo quer, com uma auditoria financeira "perceber qual é a dívida real, e para encontrar caminhos para solucionar este gravíssimo problema", frisou a autarca.A somar ao encargo com a enorme dívida do Município, e sem recursos financeiros, Gonçalo Rocha vai ser obrigado “a realizar intervenções urgentes na recuperação do património municipal, profundamente degradado por falta de obras de conservação e pelo abandono de sucessivos anos. A maioria das infra-estruturas, estradas, espaços públicos, edifícios e equipamentos, atingiu uma situação de decadência, alguns destes com sérios problemas de segurança, chegando-se à eminência do encerramento compulsivo pelas entidades competentes. Além disso, é quase inexistente o equipamento operativo necessário ao funcionamento dos Serviços, sobretudo para a realização de obras de conservação e reparação por administração directa, encontrando-se o parque de máquinas e viaturas quase deserto, e, as poucas unidades existentes, são vetustas, inaptas e de dispendiosa manutenção”. Mesmo perante estas carências primárias, e outras sentidas pela população, diz o autarca, “a Câmara anterior gastou somas elevadas em estudos e projectos para equipamentos que não têm qualquer prioridade, e cuja construção não tem possibilidade de avançar a médio prazo, como é o caso do complexo desportivo”.




DESEQUILÍBRIO ORÇAMENTAL RECORRENTE

Os problemas que a equipa de Gonçalo Rocha começou a enfrentar logo que tomou posse não ficam por aqui. O desequilíbrio orçamental é uma constatação. A política seguida anos anteriores consistiu na elaboração e apresentação de orçamentos desequilibrados, de receita fantasiosa e sobreavaliada, com valores empolados para o triplo da realidade, com pleno conhecimento de que a capacidade do Município era insuficiente e inconsistente para gerar e arrecadar tais montantes, violando de forma sistemática, continuada e consciente o princípio do equilíbrio orçamental, o princípio da especificação da receita, o princípio da prudência, e as regras previsionais.Sobre esta matéria Gonçalo Rocha é claro: “A anterior Câmara sempre gastou muito mais do que dispunha, e as consequências que daí resultam têm total repercussão no presente, e vai tê-la também nos anos vindouros, hipotecando decisiva e irreversivelmente o futuro do Município. Dessa política falaz resultou, ao longo dos anos, taxas de execução orçamental e das opções do plano de valor muito reduzido (no Plano, pouco mais de 20% em 2009), e, mais grave, o endividamento progressivo do Município, com acumular de dívidas com duração superior a dez anos”.A vontade de aprovar o orçamento e o plano para 2010 na reunião de 23 de Dezembro, não foi concretizada, apesar de os documentos terem sido elaborados atempadamente. A actual maioria viu-se “impedida e manietada de apresentar um orçamento de rigor e de verdade, que cumpra a legalidade, porque não dispõe (em resultado situação calamitosa em que se encontram as finanças municipais) dos recursos necessários para cobrir todas as despesas, nem de receitas correntes para solver as despesas correntes”, refere Gonçalo Rocha. O orçamento possível, nas circunstâncias actuais, “implicaria que o desequilíbrio orçamental entre a despesa corrente e a receita corrente para o ano de 2010 seria de 4 milhões 977 mil euros”, esclarece o autarca, pelo que não quis submeter à aprovação um orçamento que, “condicionado pela situação financeira herdada, obrigaria a inventar uma receita de cerca de vinte milhões de euros para cobrir os valores dos compromissos assumidos e não pagos, dos projectos e acções transitados de anos anteriores, de outros débitos, dos encargos a satisfazer com os passivos financeiros (juros e amortizações de empréstimos), das despesas certas e permanentes, e dos projectos financiados pelos fundos comunitários”.Na opinião do autarca “a situação actual do Município, transmitida pela maioria liderada por Paulo Teixeira, é de desequilíbrio financeiro estrutural ou de ruptura financeira, que já há muito tempo justificava que como tal fosse declarada, com a consequente implementação de plano e contrato de reequilíbrio financeiro”. E sugere: “A ausência dessa decisão, pela mesma maioria que esteve durante doze anos à frente da Câmara, só se poderá entender como intencional para driblar eventuais riscos politico-eleitorais, apenas preocupada com as eventuais medidas impopulares que daí poderiam resultar, permitindo-se desse modo impulsionar o agravamento continuado da situação”.Perante tudo isto, Gonçalo Rocha não quis seguir a política do seu antecessor, e não apresentou o orçamento. Agora, conclui, “há que verificar a exacta dimensão da dívida do Município, traçar um plano de acção para seguir um caminho que inverta aquilo que aconteceu ao longo dos últimos anos”. E porque a situação é demasiado grave, vai apresentá-la à tutela e solicitar a sua intervenção, tendo já solicitado uma audiência ao Secretário de Estado e da Administração Local, e fazer todos os esforços que lhes competem para encontrar uma solução que permita aprovar documentos previsionais mais realistas o mais rapidamente possível.


GIRP/Carlos Oliveira

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Nota de Imprensa


A exemplo dos últimos 6 anos, Castelo de Paiva vai voltar a marcar presença na Meia Maratona de Lisboa, que este ano se realizará no dia 21 de Março.

A organização desta já habitual presença de paivenses estará a cargo da Associação Desportiva do Couto Mineiro e levará algumas dezenas de paivenses a participar, muitos dos quais fazem a sua 7ª participação consecutiva e levam o nome de Castelo de Paiva àquela importante prova internacional que se realiza todos os anos em Lisboa.

Esta prova, a contar para o Circuito Nacional e Internacional de Atletismo conta com a presença de cerca de 35.000 participantes.

As inscrições já se encontram abertas, lembrando a Associação Desportiva do Couto Mineiro que, por força da organização geral da prova, as inscrições sofrerão um aumento de 5€ a partir do dia 28 de Janeiro, terminando no dia 11 de Março.

Para além dos atletas, estão também abertas inscrições apenas para o passeio, sendo estes lugares limitados em função dos atletas inscritos.

Para os paivenses este evento terá ainda um almoço de confraternização, seguido dos já habituais jogos de ocasião.

Raiva, 18 de Janeiro de 2010

A organização

Amélia, vice-campeã de pista coberta


O Grupo Desportivo, viveu um fim de semana intenso.
No sábado esteve na realização de um dos maiores eventos de Karaté ocorridos em Castelo de Paiva. No domingo, também este Grupo Desportivo realizou uma interessante palestra de Reiki no auditório da Biblioteca. Também no domingo, aqui com organização da Associação de Atletismo de Aveiro, alguns elementos de atletismo da equipa mais representativa de Castelo de Paiva, marcaram presença no Absoluto de Aveiro em pista coberta. Bruno Vieira, José Vieira, Pedro Vieira, Vítor Barbosa, Sérgio Azevedo e Amélia Vieira lutaram pelas melhores marcas e consequentemente pelos melhores lugares Amélia Vieira, foi quem mais sobressaiu e trouxe para sí e para Castelo de Paiva a medalha equivalente à prata e que simboliza o título de vice-campeã em 3000m. Estes campeonatos tiveram boa participação e também boas marcas incluindo as dos atletas paivenses que viram os seus registos melhorados.


Resultados


600m

2º José Vieira 1 46,35

16º Pedro Vieira 2 19,38


800m

3º Bruno Vieira 2 10,25


1500m

21º Vítor Barbosa 4 21,97


150m

12º José Vieira 22,04


3000m

2ª Amélia Vieira 11 07,69

9º Vítor Barbosa 9 15,54

12º Sérgio Azevedo 9 21,81

domingo, 17 de janeiro de 2010

Assembleia Geral - Associação de Defesa do Rio Sardoura

ASSUNTO: CONVOCATÓRIA PARA ASSEMBLEIA-GERAL.


Nos termos do nº 2 do artigo 37º dos Estatutos da Associação de Defesa do Rio Sardoura, convoco todos os sócios efectivos, em pleno gozo dos seus direitos, para uma reunião Ordinária da Assembleia-geral, a realizar no dia 24 de Janeiro de 2010, às 11:00 horas, na sede desta associação, sita no Edifício da EB 1 do Adro - Real, com a seguinte ordem de trabalhos:
Discussão e Votação da acta da Sessão Ordinária de 31 de Janeiro de 2009;
Discussão e Votação do Relatório de Actividades e Conta de Gerência de 2009;
Discussão e Votação do Orçamento e Programa de Actividades para 2010;
Outros assuntos de interesse para a Associação.


Nos termos do nº 2 e 3 do art. 32º, a Assembleia-geral reunirá passados trinta minutos com os sócios presentes.

Real, 15 de Janeiro de 2010.

O Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, 


 ________________________

(Luís Filipe Cardoso Valente)

Morte de praticante de rafting foi a primeira registada e deveu-se a distracção dos tripulantes


Castelo de Paiva, 17 Jan (Lusa) – O acidente de rafting que sábado provocou a morte a um homem de 34 anos, no Rio Paiva, foi o primeiro nos sete anos do Clube do Paiva, e terá ficado a dever-se a uma distracção dos tripulantes quanto às ordens do monitor da actividade.

Rafael Soares, o sócio da empresa que coordena as acções de rafting, lamenta a morte do tripulante que esteve desaparecido entre as 13:30 de sábado e as 10:00 de hoje, e afirma: “Foi uma infelicidade e, como nunca tivemos sequer uma participação para o seguro, estamos agora a aprender a preencher esse tipo de documentos”.

Quanto às razões para o acidente, Rafael Soares explica que esse se deu junto ao açude da Ponte da Bateira, onde “a extracção de água provoca um fenómeno artificial extremamente perigoso” e o controlo do barco foi dificultado por uma distracção da tripulação, que “não ouviu bem as instruções do monitor e remou para a frente em vez de remar para trás”.

“Foi mesmo no fim da actividade”, adianta o responsável da empresa de Castelo de Paiva. “Não conseguimos fazer a acostagem e a tripulação não colaborou com o monitor conforme era esperado, quando ele disse que era preciso remarem todos com força para trás”.

Para Rafael Soares, tratou-se de “uma distracção” decisiva, porque, “numa situação destas, é tudo uma questão de 30 segundos e, como as pessoas compreenderam mal a ordem do monitor, não se conseguiu segurar o barco”.

Um monitor “com experiência de 14 anos” ajudou os tripulantes a chegar a terra, tendo inclusivamente resgatado das águas uma pessoa que já estaria inconsciente, mas que conseguiu reanimar. Nas mesmas operações interveio ainda um outro monitor, com prática de sete anos, enquanto um terceiro ficou com os tripulantes já acostados, “para evitar o pânico”, como Rafael Soares diz que “é procedimento nestas situações”.

O homem que viria a falecer deixou, a certa altura, de ser visto. “Os amigos disseram que ele se safava porque era bom nadador”, conta Rafael Sousa, “mas a partir daí nunca mais o conseguimos encontrar”.

“As pessoas que participaram na actividade estiveram hoje connosco a auxiliar-nos no resgate e são unânimes em reconhecer que foi mesmo um acidente”, garante. “Percebem que não foi por falta de qualquer procedimento de segurança”.

O sócio do Clube do Paiva acrescenta que, antes do início de qualquer actividade de rafting, “há sempre um briefing de 20 minutos em que se explica aos participantes todo o procedimento que têm que ter no rio e as ordens a que têm que obedecer”.

“Depois disso”, continua o mesmo responsável, “verifica-se todo o equipamento - fatos, capacetes, barcos, cordas. Mesmo que o grupo seja pequeno, a actividade nunca é feita só com um barco, para que, em caso de um virar, haja outro que possa prestar apoio”.

O corpo do homem que ontem desapareceu nos rápidos do Rio Paiva foi resgatado hoje, às 10:00, pelos bombeiros de Castelo de Paiva, no âmbito de uma operação que envolveu 43 operacionais, oito viaturas, um barco, um helicóptero e ainda duas embarcações das corporações de Entre-os-Rios e Melros.

O corpo foi encontrado a flutuar na água junto à Quinta de Varziela, na freguesia de Fornos, cerca de um quilómetro abaixo do local onde se deu o acidente.

Nota de imprensa

A convite da Junta de Freguesia de Bairros os Vereadores do PSD na Câmara Municipal de Castelo de Paiva estiveram presentes no X Encontro de Cantares de Janeiras levado a efeito ontem naquela freguesia.



Com o auditório do Centro Paroquial de Bairros completamente cheio o público presente teve oportunidade, durante mais de três horas, ver actuar todas as colectividades da freguesia, assim como alguns alunos dos estabelecimentos de ensino da freguesia.

Foram horas de muita animação em que a freguesia manteve viva uma tradição secular.

Após este encontro todos participaram num lanche convívio onde a animação também não faltou.


Castelo de Paiva, 16 de Janeiro de 2010



Os Vereadores do PSD


Paulo Teixeira, Rui César Castro, Vanessa Pereira

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva