sábado, 3 de janeiro de 2009

Casa do Povo da Raiva, vai participar no campeonato da Inatel

Vai ter inicio a 24 deste mês o campeonato da 2ª divisão norte do Inatel. Para além das já habituais equipas do concelho (Vila Verde, Folgoso, Paraíso e real) este campeonato vai contar com a participação da Casa do Povo da Raiva que se estreia neste tipo de competição. Competição que vai ser disputada com 12 equipas. São elas:
Associação Desportiva de Vila Cova de Perrinho
Associação Desportiva de Vila Verde
Casa do Povo de Raiva
Centro de Cultura e Desporto de Folgoso
Centro de Cultura e Desporto de Milheirós de Poiares
Centro de Cultura e Desporto de Paraíso
Centro de Cultura e Desporto de Vale
Futebol Clube de Mozelos
Hippies Futebol Clube
JUAT - Jovens Unidos na Alegria e no Trabalho
Real Atlético Clube
Real Sociedade da Praça

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Piscina de Escariz com inscrições abertas


A partir do próximo dia 15 de Janeiro, estarão abertas as inscrições para as várias modalidades que irão estar disponíveis no Complexo de Piscinas de Escariz. A abertura daquele espaço está já agendada para o próximo dia 7 de Fevereiro. Para mais informações, contacte o Complexo Desportivo de Arouca, através do telefone 256 949 276.

GICMA

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Pavilhão Municipal de Rio de Moinhos, vai ser inaugurado

Vão ser inaugurados no dia 11 de Janeiro de 2009 a partir das 14 horas o Pavilhão Desportivo Municipal de Rio Moinhos bem como as Novas Instalações da banda de Música, com espaço para as Actividades Culturais e as Obras de Requalificação da Avenida da Vista Alegre.
A criação destes espaços com destaque para o novo Pavilhão Municipal, corresponde a uma aspiração de todos os munícipes de Rio Moinhos, no sentido de dotar a freguesia com modernas instalaçõesao serviço do desporto, cultura e também melhorar as vias de comunicação.

Cantata de Natal em Ramires

A Igreja Paroquial de Ramires vai receber a tradicional Cantata de Natal, no próximo sábado, dia 3 de Janeiro. Por isso a partir das 21h30, vão actuar o Coral Etnográfico de Cinfães e a Banda de Música da Casa do Povo de Ferreiros.
GAP

XI Encontro de Cantares das Janeiras a 10 de Janeiro


A exemplo de anos anteriores, realiza-se no próximo dia 10 de Janeiro (sábado), às 21 horas, no espaço da Alameda da Igreja de Sobrado, a 11ª edição do Encontro de Cantares das Janeiras, uma iniciativa promovida pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.
Neste evento, que todos os anos motiva entusiasmo e alegria, pretende-se juntar os grupos e associações que, no território concelhio, mantêm viva esta secular tradição.
“Trata-se de uma forma genuína de reviver velhas tradições que, apesar das mudanças evidenciadas na sociedade actual, ainda se mantém activa neste concelho “, conforme refere o Vereador da Cultura, Manuel Rocha.
Já na opinião de Paulo Teixeira, presidente da autarquia, este secular costume de cantar as Janeiras, “para além de estimular a defesa do património cultural, desperta os valores da etnografia, concretizados na antiguidade dos cantares, na riqueza dos trajes regionais e na adequação dos instrumentos utilizados, tudo evidenciado num espírito de solidariedade e fraternidade que interessa preservar”.
Os grupos e associações interessados em participar devem informar a Câmara Municipal, através do Pelouro da Cultura, até ao dia 5 de Janeiro.

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DESCAMBOU EM PEDORIDO…

Apelidada de uma das assembleias mais concorridas do concelho de Castelo de Paiva, começa a ser motivo de preocupação o aspecto contraditório de tal afirmação.
Cerca de 9 pessoas assistiram aquela que foi a ultima assembleia do ano de 2008, sendo que dois dos presentes não são residentes da freguesia, o que não deixa de ser motivo de admiração, uma vez que o número presente tem aumentado significativamente nas últimas assembleias.
Para que haja uma certa descentralização, o presidente da Assembleia de Freguesia marcou esta assembleia para o lugar da Póvoa.
Como observadores atentos, estiveram; Gonçalo Rocha presidente da comissão política concelhia do PS (Partido Socialista) como também Lino Pereira. O Vereador socialista na Câmara de Castelo de Paiva, tem sido uma presença habitual nas diversas assembleias de freguesia em todo o concelho.
Esta assembleia que ficou marcada por alguns casos menos agradáveis, como por exemplo o confronto verbal entre José Luís Pinto e os presidentes de junta e assembleia. Na base desta discussão estiveram as declarações prestadas por José Luís Pinto á Paivense Fm. O membro da assembleia (José Luís Pinto) disse que “ a junta de freguesia é em seu entender a pior junta após o 25 de Abril de 1974”. Declarações que caíram mal no seio da autarquia.
No tempo destinado á participação do público, vários foram os casos aí levantados, como por exemplo o que envolveu um assistente e o presidente da assembleia. Face a isto o assistente sentiu-se intimidado pela forma como Manuel Rodrigues se lhe dirigiu a este.
Mas as trocas de palavras não se ficaram por aqui. O caso da homenagem ao Dr. Ribeiro de Magalhães veio agitar ainda mais as águas. Houve quem acusasse o Presidente da Assembleia de agir de forma arrogante e intimidatória, para com um seu concidadão.
Gonçalo Rocha, viria a tomar da palavra mas apenas para desejar boas festas aos presentes.
Por outro lado Lino Pereira aproveitou a ocasião e usou da palavra. O socialista, falou na desertificação e no desemprego que afecta não só a freguesia mas também o concelho.
José Luís Pinto membro da bancada laranja , viria a ser por várias vezes acusado, por João Campos, de demagogo na forma como levava à mesa os assuntos agendados pela bancada do PSD.
Entre os vários pontos da ordem de trabalhos estava o Plano e Orçamento para 2009. Um ponto que foi ultrapassado e votado favoravelmente.
Como vem sendo hábito não faltaram os ataques à Câmara Municipal. João Campos, acusou Paulo Teixeira de ser o grande responsável por Pedorido não ter tido obras de destaque. O autarca, afirmou que a Câmara de Castelo de Paiva, não pregou um único prego nesta freguesia. João Campos foi mais longe ao afirmar que “o Sr. Presidente da Câmara é o grande responsável pelo atraso dos ordenados aos autarcas desta freguesia (cerca de 15 meses) devido ao não pagamento de subsídios por parte da Câmara à Freguesia de Pedorido.
Mas não se ficaram por aqui os ataques a Paulo Teixeira.
A questão do abastecimento de água à freguesia por parte das Águas do Douro e Paiva, foi uma das questões aí levantadas.
De destacar também, a ausência de alguns dos membros da bancada Socialista. Foi necessário recorrer ao voto de qualidade para que alguns assuntos fossem aprovados, chegando mesmo a haver entre linhas alguns comentários quanto à existência de desmotivação política no seio desta assembleia
Assim sendo algo vai mal no baixo concelho de Castelo de Paiva. Terá o PS um candidato à altura nas próximas eleições para fazer face a estas situações? Ou será que o PSD, já não tem as mesmas soluções ?
Por António Pinto

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Concurso de Fotografia

AJAACP - Associação Juvenil Ambiental e Arqueológica de Castelo de Paiva, relembra as actividades realizadas em 2008
Torneio Ténis de Mesa, Torneio Badminton, Formação Xadrez, Apresentação de um espectáculo de teatro,Comemoração do Dia da Árvore, Comemoração do Dia Sem Carros, Comemoração do 7º Aniversario da AJAACP, Formação dos dirigentes associativos.Sensibilização Ambiental,Projectos OTL (Paiva Natural e Desenvoltura).
Concurso de Fotografia (data de entrega de trabalhos alargada até dia 5 de Janeiro de 2009)

Associação Comercial Idustrial de Castelo de Paiva

No mês de Dezembro, a Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, em parceria com a Câmara Municipal, AP Castelo de Paiva, com o apoio das Juntas de Freguesia de Castelo de Paiva, e com a colaboração da Rádio Independente Paivense, Rede Social de Castelo de Paiva, Academia de Música e Comerciantes locais, desenvolveu um conjunto de Acções de Natal que atraíram milhares de pessoas ao Centro Urbano.
No dia 5 de Dezembro realizou-se a visita do Pai Natal de Helicóptero por todas as escolas do Concelho, seguindo-se depois no dia 7 a descida de Helicóptero do Pai Natal na Praça da Independência e a inauguração da casinha do pai Natal, onde foram tiradas fotografias e entregues rebuçados às centenas de crianças presente no evento.
No dia 14 realizou-se a Quermesse social e o encontro de Pais Natal;
O encerramento desta programação teve lugar no dia 21 de Dezembro, com um Passeio Motard, um espectáculo da Academia de Música de Castelo de Paiva, e com a entrega dos presentes às crianças das escolas de Castelo de Paiva. Mais uma vez voltámos a atrair ao centro urbano de Castelo de Paiva milhares de pessoas.
Não podendo ainda esquecer que a Associação Comercial com a colaboração das Juntas de Freguesia do Concelho, colocou um carrossel infantil, durante todo o mês de Dezembro no centro da Vila e distribuiu senhas às crianças para todas poderem andar.
Estas acções visão dinamizar o comércio local, atrair visitantes e festejar esta quadra festiva com Solidariedade e alegria, num ambiente de total confraternização.
Sob o lema Faça compras no comércio local...Castelo de Paiva agradece... o objectivo de dinamizar o comércio local foi um sucesso, fazendo com que grande parte das compras natalícias fosse feita no centro urbano de Castelo de Paiva.

Aprovado licenciamento de linha eléctrica

O projecto para estabelecimento da linha aérea a 60 kv entre Cabril e Carrapatelo foi aprovado pela Câmara Municipal de Cinfães, depois de prestados esclarecimentos pela EDP, Distribuição e Energia, SA.
O Executivo Municipal revoga, assim, a deliberação de 13 de Outubro de 2008, quando afirmou “o seu desacordo” à implementação do projecto, sustentando que “o concelho já é atravessado por várias linhas de média, alta ou muito alta tensão” e fazendo depender “a decisão final” da Autarquia “de uma reunião” em que fosse “equacionada toda a situação existente ou a existir num futuro próximo”.
Concretizada a reunião, recentemente, entre os membros da comissão municipal (constituída pelos Presidentes da Assembleia e da Câmara Municipais, por um representante do PS e da coligação PSD/CDS-PP na Assembleia Municipal e por um presidente de Junta de Freguesia) e representantes da EDP, “tomou-se conhecimento que o estudo, há cerca de um ano, sofreu alterações de traçado, sendo aceites várias sugestões do Município, incluíndo a redução do número de linhas previstas. Perante as explicações obtidas e o processo que foi posto à discussão pública, os elementos presentes consideraram ter sido dada uma resposta favorável às várias pretensões”.
A linha aérea projectada percorrerá as freguesias de Tendais, Cinfães e de S. Cristóvão de Nogueira.
GAP

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Associações recebem totalidade do subsídio anual

A Câmara Municipal de Cinfães está a disponibilizar a totalidade do subsídio anual atribuído às associações do concelho, depois de já ter entregue 50 por cento do valor às instituições associativas que apresentaram a aprovação do Plano de Contas de 2007 e do Plano de Actividades para 2008.
A Autarquia estabeleceu ainda os montantes de subsídio a atribuir, no decorrer da época 2008/2009, às associações desportivas do Município que “entregaram a documentação comprovativa da sua actividade”:
- Clube Desportivo de Cinfães (III divisão nacional) – séniores: 50 mil euros;
- Académico Desportivo de Fornelos (I divisão distrital) – séniores: 10 mil euros;
- Grupo Desportivo da Casa do Povo de Oliveira (I divisão distrital) – séniores: 10 mil euros;
- Nespereira Futebol Clube (I divisão distrital) - séniores: 10 mil euros;
- Grupo Desportivo de Boassas (II divisão distrital) – séniores: 5 mil euros;
- Clube de Caça e Pesca de Entre Douro e Paiva: 1750 euros;
- Clube de Caça e Pesca de Travassos: 1750 euros;
- Clube de Caça e Pesca de Nespereira: 1750 euros;
- Associação de Caçadores do Montemuro: 1750 euros;
- Clube de Caça e Pesca de Tendais: 1750 euros;
- Casa do Futebol Clube do Porto de Cinfães: 1750 euros.
A Câmara Municipal de Cinfães também deliberou comparticipar, com 40 por cento, a aquisição de uma viatura de 9 lugares pela Junta de Freguesia de Travanca; e subsidiar as iniciativas “Noites de Verão 2008” (216 euros) e Encontro de Coros (112 euros), promovidas pela Associação Cultural e Recreativa Rancho Infantil de Tendais e pela Associação Cultural e Recreativa “Grupo Coral” de Sta. Cristina de Tendais, respectivamente.

domingo, 28 de dezembro de 2008

CONCERTO DE ANO NOVO, COM A ORQUESTRA RUSSA «SILVER STRINGS»

Arouca acolhe, no próximo dia 2 de Janeiro, o Concerto de Ano Novo da Orquestra Russa «Silver Strings», sob a direcção do maestro Alexander Afanasyev. O concerto tem lugar no Cinema Globo d’Ouro, a partir das 21:30. A Orquestra «Cordas de Prata» visita Arouca pela segunda vez, depois de, em 2006, ter encantado todos quantos assistiram ao seu concerto.
A Orquestra de Balalaicas de S. Petersburgo – «Cordas de Prata» - chamada, até 1999, «Músicos de Kolpino», é considerada colectividade profissional desde 1993. Esta orquestra, uma das mais antigas orquestras amadoras da Rússia, foi fundada em 1918 em Kolpino, nos subúrbios de S. Petersburgo.
GICMA

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva