sábado, 25 de abril de 2009

FUTSAL

Justíssimo
Bairros venceu o derby
Num pavilhão a registar uma boa assistência o Bairros a jogar em casa venceu o Casal por 6-4 em mais um derby regional.
A equipa Bairrista tinha a maior dose de favoritismo mas a equipa da freguesia de Fornos nunca virou a cara á luta e saiu do Pavilhão Municipal dos desportos com a noção do dever cumprido.
E foi mesmo a primeira equipa a marcar.
Por sua vez a equipa bairrista reagiu ao golo sofrido e numa boa jogada acabou empatar a partida.
O jogo fica marcado primeiro pelas expulsões(um jogador de cada lado) e em nosso entender bem.
Já quanto ao penalty assinalado contra o Casal não descortinamos qualquer falta para castigo máximo. No lance em que intervêm o guarda redes do Casal este apenas joga a bola com a mão dentro da sua área. O árbitro não entendeu assim e acabou por marcar a grande penalidade. Um lance que acabou por sentenciar a partida.
A.D. Bairros, acaba por vencer este derby com inteira justiça.
Arbitragem com muitos erros sobretudo no aspecto técnico.

Tiveram início os Jogos Desportivos de Castelo de Paiva


Com a presença de das várias associações Desportivas e culturais de Castelo de paiva, tiveram inicio os jogos desoportivos que vão na sua 34 ª edição.



Em tempo de crise Paulo Teixeira, Presidente da Câmara começou por dizer que Castelo de Paiva mereçe tudo isto. Lembrou a importançia dos jogos e frisou que Castelo de Paiva no decorrer deste ano vai receber no concelho uma grande prova de Atletismo. Prova essa pontuavél para o Campeonato Nacional de Montanha.





O edil declarou "abertos os jogos desportivos de Castelo de Paiva" . Os jogos que tem o seu teminus no final do mês de Setembro e vai movimentar mais de 1000 atletas por diversas modalidades.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Festa de Abril do PSD


O PSD de Castelo de Paiva, leva a efeito no dia 25 de Abril no bar " Game Club" a festa da revolução dos cravos co m a presença do Dj Fizz.

FILIPE MOURA É O CANDITADO À JUNTA DE FREGUESIA DE FORNOS

Comunicado



A Comissão Politica do Partido Social Democrata por unanimidade escolheu Filipe Moura para encabeçar e liderar a lista que é candidata à Junta de Freguesia de Fornos. Para a Comissão Politica de Castelo de Paiva do PSD é uma honra contar com o Filipe Moura como candidato à Junta de Freguesia de Fornos. Trata-se de um jovem que já deu provas da sua competência, disponibilidade a dinamismo quando assumiu responsabilidades de tesoureiro na Junta de Freguesia de Fornos, bem como nas Associações da Freguesia. No mandato que agora está a terminar assumiu funções de membro da Assembleia de Freguesia. Filipe Moura irá reunir um conjunto de pessoas para integrar a sua lista, que, com um projecto realista e ambicioso, pensando no futuro e nas pessoas de Fornos, irão merecer, de certeza, o apoio da Freguesia.

Juventude Socialista de Castelo de Paiva organiza festa para celebração do 35º aniversário da “revolução dos cravos”.


NOTA DE IMPRENSA 03/2009




Castelo de Paiva, 24 Abril de 09


Juventude Socialista de Castelo de Paiva organiza festa para celebração do 35º aniversário da “revolução dos cravos”. A Juventude Socialista de Castelo de Paiva organiza uma festa para celebrar o 35º aniversário do 25 de Abril, no RB Bar no próximo sábado 25 de Abril. A festa contará com muita musica, animação e presentes a todos os clientes do Bar, com vista a lembrar a importância da revolução de Abril, não faltarão alusivos ao tema. Mais uma vez, a Juventude Socialista de Castelo de Paiva está presente, activa e em forte crescimento.


Joel Pais JS Comunicação


Manuel Mendes Coordenador Concelhio

Maio Cultural em Nespereira


Notícias sobre Cinfães

Assembleia Municipal a 30 de Abril
A próxima sessão da Assembleia Municipal de Cinfães vai realizar-se na próxima quinta-feira, dia 30.
Dos assuntos agendados para a ordem de trabalhos constam as apreciações e votações do Relatório de Gestão Financeira, relativo ao ano de 2008; da proposta de autorização para que os encargos orçamentais da Prestação de Serviços de Manutenção das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Município sejam repartidos pelos anos económicos de 2009 e 2010; da proposta para delegação de competências às Juntas de Freguesias de Espadanedo e de Tarouquela para gestão, manutenção e realização de pequenas reparações dos polidesportivos e áreas envolventes; da proposta de alteração do Regulamento de apoio a Entidades e Organismos Concelhios, para construção, reconstrução, beneficiação, ampliação, remodelação ou modificação de edifícios afectos aos seus fins; do pedido de autorização da integração do Município na sociedade concessionária da exploração e gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos do Norte Central; e da proposta de protocolo a celebrar entre AdP – Águas de Portugal, SGPS, S.A., Águas do Douro e Paiva, S.A., outras empresas e municípios interessados, com vista à integração dos Sistemas Municipais de Água e de Saneamento de Águas Residuais nos Sistemas Multimunicipais.
A reunião vai decorrer a partir das 9h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Obras sociais em curso
As obras do Centro Social da Associação de Solidariedade Social e Recreativa de Nespereira (ASSRN) arrancaram no decorrer desta semana e a empreitada do novo Lar de Idosos da Misericórdia de Cinfães terá início durante o mês de Maio.
O Centro Social da ASSRN está a ser construído na Quinta do Tojal, Vila Chã, em Nespereira, com um prazo de execução de 547 dias. Ali ficarão instaladas as valências de Lar de Idosos (para 40 utentes), de Creche (33) e de Serviço de Apoio Domiciliário (65).

A obra está orçada em 1।680.967,86 euros e será financiada, com 667.831 euros (infra-estruturas e equipamento), pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES).
O Lar de Idosos da Misericórdia de Cinfães, a edificar na Quinta d'Além do Ribeiro (a norte do actual lar de idosos da instituição), terá capacidade para 16 utentes.
As obras, adjudicadas por 597.995,46 euros, terão um prazo de execução de 540 dias. O financiamento do Programa Pares é de cerca de 297 mil euros: 285.831,00 euros (a que acresce o valor de 10 por cento do montante elegível comparticipado, relativo a infra-estruturas) e de 12.450,00 euros (equipamento móvel).

Juntas com responsabilidades nos Polidesportivos

A Câmara Municipal de Cinfães delegou nas Juntas de Freguesia de Espadenedo e de Tarouquela a gestão, manutenção e realização de pequenas reparações dos Polidesportivos das respectivas localidades.
A delegação de competências também inclui as áreas envolventes dos recintos.

10 mil euros para a Comunidade Intermunicipal
O Município de Cinfães vai transferir 10 mil euros para a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), em que está integrado.
A verba, referente a transferências de capital (6 mil euros) e a transferências correntes (4 mil euros), a pagar pelas Autarquias associadas da CIM-TS, contribuirá para o início de actividade da Associação de Municípios.

4 mil euros para a Associação de Municípios Ribeirinhos do Douro
A Câmara Municipal de Cinfães vai pagar uma quota anual de 4 mil euros à Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro, relativa a 2009.
A Associação, constituída em 1994, tem como objectivos “promover a elaboração de um projecto de desenvolvimento integral cujo centro seja o rio Douro, com as suas inúmeras potencialidades, que abranja a área das câmaras municipais ribeirinhas”; “impulsionar a adopção de um compromisso ecológico, cuja finalidade consista na defesa do rio Douro, essencial para a vida das povoações ribeirinhas”; “denunciar e tratar de impedir possíveis atentados ecológicos”; “desenvolver programas que melhorem e potenciem a actividade dos seus sócios, nomeadamente no âmbito das infra-estruturas e dos serviços especializados”; e “promover e defender os interesses dos seus associados para conseguir o desenvolvimento integral da área geográfica do Douro, para além de melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes” (http://www.aimrd.com/).

Investimentos em स. Cristóvão

As obras de beneficiação do cemitério de S। Cristóvão de Nogueira, orçadas em cerca de 6 mil euros, vão ser comparticipadas, em 50 por cento, pela Câmara Municipal de Cinfães, por solicitação da Junta de Freguesia local.
A Câmara Municipal vai proceder, ainda, à colocação de piso sintético no Parque Infantil da Escola Básica do 1º Ciclo do Ensino Básico e do Jardim de Infância de S. Cristóvão de Nogueira, assumindo o encargo de cerca de 3500 euros.

Obras adjudicadas
A obra do Caminho Municipal Avitoure – Vila de Muros – Valverde foi adjudicada à empresa Francisco Pereira Marinho & Irmãos, SA, por 117.518,00 euros, enquanto que o fornecimento e montagem de guardas metálicas, em estradas e caminhos municipais, foi adjudicado à empresa SEM - Sociedade de Empreitadas do Marco, Lda, por 38.044,80 euros.

EDP pagará 400 mil euros ao Município
Durante 2009, a EDP pagará ao Município de Cinfães cerca de 400 mil euros de renda, referente à concessão de distribuição de electricidade em baixa tensão (100 mil euros por trimestre, aproximadamente).

24ª edição de Abril Cultural
A actividades de Abril Cultural, iniciativa da Associação de Cultura e Desporto e do Coral Etnográfico de Cinfães, vão realizar-se de amanhã, dia 25, a 31 de Maio.
Programa:
25 de Abril (Igreja Matriz de Cinfães)
17h00 – Missa de aniversário do Coral Etnográfico de Cinfães;
18h00 – Encontro de coros, com o Coral Etnográfico de Cinfães e o Grupo Coral de Santa Joana (Aveiro).
1 de Maio (Jardim Serpa Pinto)
21h30 – Escola de Música da Associação de Cultura e Desporto de Cinfães e Tuna Feminina da Universidade Lusíada do Porto.
23 de Maio (Jardim Serpa Pinto)
15h30 – Caminhada “Por terras de Cinfães”.
30 de Maio (Parque da Fonte dos Amores)
21h30 – Orquestra Típica de Quinhão (Freguesia de Tendais).
31 de Maio (Parque da Fonte dos Amores)
15h00 – Encontro de Folclore com a Associação Juvenil Etno-Folclórica “As Lavradeiras de Arcozelo” (Vila Nova de Gaia), Grupo Folclórico de Nespereira (Cinfães), Grupo Folclórico Infantil Nossa Senhora da Lapa (Rio Tinto) e Grupo Folclórico Cantas e Cramóis de Pias (Cinfães).
O orçamento de Abril Cultural é de 6.700 euros. A Câmara Municipal de Cinfães atribuiu à organização um subsídio de cerca de 2 mil euros (30 por cento do custo estimado).

Maio Cultural em Nespereira
A iniciativa Maio Cultural, promovida pela Junta de Freguesia de Nespereira, vai decorrer entre os dias 1 e 29 do próximo mês. As actividades podem ser consultadas no programa em anexo.

Exposição dedicada à dança
“Uma carta coreográfica”, exposição do programa Território Artes, poderá ser visitada no Museu Serpa Pinto, a partir da próxima quarta-feira, 29 (14h30), data em que se assinala o Dia Mundial da Dança. A exposição estará disponível até 31 de Maio.
Durante o mesmo período, “Uma carta coreográfica” também poderá ser visitada no Auditório de Nespereira e nas Escolas Secundária e EB 2,3 de Cinfães e EB 2,3 de Souselo.

“Encontro com os livros” na Casa da Cultura
A Casa da Cultura de Cinfães tem patente a mostra “Encontro com os livros” (ver fotografia em anexo), até à próxima quinta-feira, dia 30, a propósito do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (23 de Abril).
A Associação para a Defesa do Vale do Bestança vai organizar a “Caminhada na planura do Montemuro: Da Gralheira a Vale de Papas”, no próximo dia 2 de Maio. Informações em http://www.bestanca.com/.
G.A.P.

CENTRO SOCIAL DE REAL PROMOVEU ओंतेम A HORA DO CONTO NO AUDITÓRIO MUNICIPAL


No âmbito do “Projecto Micas”, o Centro Social de Real promoveu na tarde de ontem, no espaço do Auditório Municipal, a HORA DO CONTO, realizando uma actividade cultural alusiva à revolução do 25 de Abril e comemorando o Dia Internacional do Livro। Estiveram presentes utentes do Centro Social de Sardoura, da ARPIP – Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido e da Santa Casa da Misericórdia, sendo que, cada instituição designou um utente para contar um pouco das vivências antes e depois do 25 de Abril।Nesta acção esteve presente o presidente da Câmara Municipal, Paulo Teixeira, e o Vereador do Pelouro da Acção Social, Manuel Rocha, que não deixaram de realçar a iniciativa, como forma de evidenciar a importância do livro e a memória do que foi e do que representou para Portugal a revolução do 25 de Abril de 1974.No final, todos os participantes tiveram direito a um lanche fornecido pelas respectivas IPSS.

GIRP/COliveira

Paredes realiza Feira da Saúde até domingo

A Feira da Saúde de Paredes é um evento anual, aberto à população, promovido pelo Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Paredes, pelo quarto ano consecutivo e realiza-se nos dias 24, 25 e 26 de Abril, no Parque José Guilherme, entre as 10h às 18 horas। Cada entidade participante possui uma tenda ou unidade móvel. Nestes espaços serão efectuados diversos rastreios gratuitos, desde medição de tensão arterial, colesterol, glicemia, oftalmologia, avaliação do estado nutricional, auditivo, densitometria, espirometrias, HIV, podologia, saúde oral, avaliação da condição física, entre outros.

GICMP

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Entre-os-Rios: Marinho Pinto critica decisão do Governo e defende alteração da Lei das Custas Judiciais

Coimbra, 23 Abr (Lusa) - O bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, manifestou-se hoje contra a decisão do Governo de aumentar as indemnizações aos herdeiros das vítimas do acidente de Entre-os-Rios, que considera "uma discriminação inaceitável num Estado de Direito Democrático".
"O que o Governo está a fazer é dar dinheiro às pessoas para pagarem as custas judiciais", criticou esta noite António Marinho Pinto, em declarações à agência Lusa.
Para o bastonário, "a decisão, em termos políticos, é uma discriminação", além de ser contrária à lei.
"O que o Governo tem a fazer é alterar a Lei das Custas Judiciais", defendeu.
O Governo decidiu hoje que as indemnizações pagas aos herdeiros das vítimas do colapso da ponte de Entre-os-Rios, sobre o Rio Douro, vão ser acrescidas do valor que estes despenderam com custas judiciais.
A resolução foi apresentada no final do Conselho de Ministros pelo secretário de Estado da Presidência, Jorge Lacão.
"Só são permitidas isenções de custas judiciais que estão na própria lei. Tem que ser um acto normativo que derive da lei, de forma geral, objectiva e abstracta", afirmou Marinho Pinto.
As famílias das vítimas da tragédia de Entre-os-Rios congratularam-se hoje com a decisão governamental, que se traduz, na prática, na isenção de custas do processo-crime relativo à queda da ponte Hintze Ribeiro.
A ponte caiu a 04 de Março de 2001, provocando a morte de 59 pessoas, que seguiam a bordo de um autocarro e dois veículos particulares.
Para Marinho Pinto, o executivo não poderia, nestas circunstâncias, tomar "uma decisão dirigida a um indivíduo concreto, ou a um conjunto de indivíduos concretos".
"O interesse dos familiares das vítimas de Entre-os-Rios não pode ser tratado pelo Governo de forma privilegiada em relação a milhares de pessoas que têm de pagar custas judiciais. E que, quando não o fazem, os tribunais executam os seus bens ou rendimentos", acrescentou.
No passado dia 15, a Associação de Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios anunciou que iria pedir a intervenção do Presidente da República e do Governo para os familiares das vítimas serem libertados do pagamento de custas no processo-crime relativo à queda da ponte.
Na altura, o valor global das custas foi estimado pela associação em perto de meio milhão de euros, valor corrigido no dia seguinte, por fonte judicial, para 57 mil euros.
Mais de cinco anos depois, em Outubro de 2006, o Tribunal de Castelo de Paiva determinou a absolvição de quatro engenheiros da ex-Junta Autónoma de Estradas (JAE) e de outros dois de uma empresa projectista, que o Ministério Público responsabilizava pelo acidente.
Os seis técnicos estavam acusados dos crimes de negligência e violação das regras técnicas mas o tribunal entendeu que, na altura das inspecções realizadas pela antiga JAE à ponte, não havia ainda regras técnicas que enquadrassem a actuação dos peritos.
CSS/JGJ/PMF.
Lusa/Fim

Entre-os-Rios: Familiares das vítimas satisfeitos com decisão governamental sobre custas judiciais do processo

Porto, 23 Abr (Lusa) - As famílias das vítimas da tragédia de Entre-os-Rios congratularam-se com a decisão governamental de hoje que se traduz, na prática, na isenção de custas do processo-crime relativo à queda da ponte.
O Governo decidiu hoje que as indemnizações pagas aos herdeiros das vítimas do acidente em Entre-os-Rios vão ser acrescidas do valor que estes despenderam com custas judiciais.
A resolução foi apresentada no final do Conselho de Ministros pelo secretário de Estado da Presidência, Jorge Lacão.
"A decisão vai de encontro às nossas expectativas. Não esperávamos do Governo outra coisa que não fosse esta sensibilidade", disse à Lusa o presidente da Associação de Familiares das Vítimas da Tragédia de Entre-os-Rios (AFVTE-R).
Horácio Moreira salientou “o agrado das famílias com esta medida".
Em declarações à Lusa, o dirigente da AFVTE-R disse que "a única pretensão das famílias era que fosse colmatada uma injustiça grave, nunca estando em causa o valor das indemnizações, mas o princípio".
Horácio Moreira adiantou ainda que a AFVTE-R tinha agendada para domingo uma reunião em que a questão das custas seria debatida.
"Face a esta notícia, obviamente que vamos desconvocá-la", disse.
No passado dia 15, a AFVTE-R anunciou que iria pedir a intervenção do Presidente da República e do Governo para os familiares das vítimas serem libertados do pagamento de custas no processo-crime relativo à queda da ponte.
Na altura, o valor global das custas foi estimado pela associação em perto de meio milhão de euros, valor corrigido no dia seguinte, por fonte judicial, para 57 mil euros.
Desvalorizando a diferença entre os números que apresentou e os que o tribunal referiu, Horário Moreira declarou na altura: "Se fossem apenas 10 euros, a indignação era a mesma. Não está em causa o valor, está em causa o princípio".
Ainda assim, Horário Moreira disse que toda esta situação podia ter sido evitada se o tribunal tivesse clarificado "em devido tempo" toda esta situação junto da associação de familiares.
A antiga Ponte Hintze Ribeiro caiu a 04 de Março de 2001, provocando a morte de 59 pessoas, que seguiam a bordo de um autocarro e dois veículos particulares.
Mais de cinco anos depois, em Outubro de 2006, o Tribunal de Castelo de Paiva determinou a absolvição de quatro engenheiros da ex-Junta Autónoma de Estradas e de outros dois de uma empresa projectista, que o Ministério Público responsabilizava pela queda daquela travessia sobre o Douro.
Os seis técnicos estavam acusados dos crimes de negligência e violação das regras técnicas, mas o tribunal entendeu que na altura das inspecções realizadas pela ex-Junta Autónoma de Estradas à ponte não havia ainda regras técnicas que enquadrassem a actuação dos peritos.
JGJ/PMF.
Lusa/fim

IEFP: Número de desempregados dispara 23,8%, o crescimento mais alto desde Setembro de 2003

Lisboa, 23 Abr (Lusa) - O número de desempregados inscritos nos centros de emprego disparou 23,8 por cento em Março, face ao mesmo mês de 2008, prolongando a subida iniciada em Outubro e marcando o acréscimo mais elevado desde Setembro de 2003.
De acordo com os dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados inscritos no final do mês passado somava os 484.131, mais 93.105 inscrições do que em Março de 2008.
Relativamente a Fevereiro, o número de inscritos aumentou 3,2 por cento, resultado de um acréscimo de 14.832 desempregados.
Para o aumento do número de desempregados inscritos nos centros de emprego em relação a Março de 2008 contribuíram essencialmente a subida do desemprego entre os homens (38,9 por cento), entre os jovens (27,2 por cento) e entre os adultos (23,3 por cento).
A procura de um novo emprego - que justificou o registo de 93 por cento dos desempregados - foi, de acordo com o IEFP, a "mais afectada", tendo aumentado 25,8 por cento face ao mês homólogo.
Ao nível do tempo de permanência dos desempregados nos ficheiros, assistiu-se a uma subida de 42,4 por cento dos que estavam inscritos há menos de um ano, em oposição aos desempregados de longa duração (período de inscrição igual ou superior a um ano), que diminuíram 3,2 por cento.
Todos os níveis de habilitação escolar apresentavam mais desempregados do que há um ano, com os que possuem o 2º e 3º ciclos do ensino básico a registarem os aumentos mais elevados, 32,6 e 31,5 por cento, respectivamente.
Os licenciados, por sua vez, totalizaram os 40.960 registos, mais 10,1 por cento do que os registados em Março de 2008.
Os grupos de profissões com uma subida mais acentuada do desemprego em termos homólogos foram os operários e trabalhadores similares da indústria extractiva e construção civil (mais 84,2 por cento), seguidos dos trabalhadores da metalurgia (mais 46 por cento).
Com menos desemprego do que há um ano assumem relevância as profissões do ensino representadas pelos grupos "docentes do ensino secundário, superior e profissões similares" (com menos 38,8 por cento) e os "profissionais de nível intermédio de ensino" (a caírem 16,1 por cento).
O "fim do trabalho não permanente" foi o principal motivo de inscrição dos desempregados nos centros de emprego, tendo representado 38,8 por cento das inscrições efectuadas ao longo deste mês.
ICO
Lusa/Fim

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Feira da Saúde de Paredes - 24, 25 e 26 de Abril

A Feira da Saúde de Paredes é um evento anual, aberto à população, promovido pelo Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Paredes, pelo quarto ano consecutivo e irá realizar-se nos dias 24, 25 e 26 de Abril, no Parque José Guilherme, entre as 10h às 18 horas.

Cada entidade participante possui uma tenda ou unidade móvel. Nestes espaços serão efectuados diversos rastreios gratuitos, desde medição de tensão arterial, colesterol, glicemia, oftalmologia, avaliação do estado nutricional, auditivo, densitometria, espirometrias, HIV, podologia, saúde oral, avaliação da condição física, entre outros.

terça-feira, 21 de abril de 2009

CM DE CASTELO DE PAIVA assinalou o Dia Internacional Monumentos e Sítios 2009

CM de Castelo de Paiva assinalou Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS em 18 de Abril de 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. A partir de então, esta data comemorativa tem vindo a oferecer a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar, permitindo, ainda, alertar para a sua vulnerabilidade. Nesse sentido, e no âmbito da Rota do Românico, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu, na noite da última Sexta-Feira, um debate subordinado ao tema “Património e Ciência”, que teve lugar nas instalações da Biblioteca Municipal, e que contou, para além do edil paivense Paulo Teixeira e do presidente da Comunidade Urbana do Vale do Sousa, o edil penafidelense Alberto Santos, assim como o presidente da Assembleia Municipal de Castelo de Paiva, Lopes de Almeida, e com figuras de renome no panorama nacional, entre elas o conhecido jornalista e comentador político Carlos Magno, Margarida Alçada, do Turismo de Portugal, Cristina Azevedo, da CCDR-N, Aníbal Costa, da Faculdade de Engenharia do Porto e Alexandra Gesta, da CM de Guimarães, animadores de um debate que abriu as actividades das comemoração da efeméride. Neste debate, que cativou bastantes participantes, falou-se de património e paisagem, temas relacionados com desenvolvimento sustentável, do património e identidade com base nos conceitos e na investigação, bem como técnicas e tecnologias orientadas para as profissões do património. Foi ainda abordada, com toda a relevância, a importância da Rota do Românico na região do Vale do Sousa e o desenvolvimento regional que se deseja ver consolidado, numa ocasião em que Alberto Santos, actual presidente da Comunidade Urbana, realçou que, “ o património é um factor de diferenciação na competição entre regiões, e que, para além dos efeitos emulativo e de reconciliação com a história que é sucessivamente devido ás gerações do futuro, saber colocá-lo ao serviço da comunidade é também um dever ético na boa gestão pública “. Para o líder da Comunidade Urbana do Vale do Sousa, “ a Rota do Românico não sendo propriamente a galinha que encontrou no Vale do Sousa o local adequado para depositar os seus ovos de ouro, será certamente um instrumento potente para nos ajudar a virar a imagem da região e colocar-lhe á mercê um produto turístico de elevada qualidade, bem maturado e estruturado, do melhor que se faz “. O edil paivense Paulo Teixeira congratulou-se com a iniciativa da Rota do Românico, realçou a grandeza dos oradores presentes, contribuindo para a elevada qualidade do debate e manifestou o seu agrado pelo interesse que o evento despertou e pela adesão conseguida, permitindo uma reflexão mais ampla e o reconhecimento do papel da ciência e da tecnologia no património cultural.
COliveira/GIRP

PT Paredes com Teatro promove cultura em todo o concelho


A Câmara Municipal de Paredes apresentou, em conferência de imprensa, a 3ª edição do programa PT Paredes Com Teatro e aproveitou o momento para proceder à assinatura dos protocolos com os respectivos grupos, que nesta edição são 17, num total de 200 participantes.
Lançado em 2006/2007 o Programa PT PAREDES COM TEATRO tem como missão promover, incentivar e valorizar o teatro amador do Concelho de Paredes. Está alicerçado numa estratégia inovadora em termos de promoção deste género de iniciativas, traduzido num Protocolo PT subscrito pelo Município e pelos Grupos participantes.
Em 2006, existiam no Concelho apenas dois grupos, um com actividade regular e outro com actividade intermitente. Nesse ano de lançamento do Programa, o objectivo passava por conseguir integrar estes dois grupos e, ainda, incentivar o aparecimento de 3 novos grupos. A primeira edição superou as expectativas, ao integrar 8 grupos.
Parte integrante do Programa PT PAREDES COM TEATRO é o Programa ITINERÂNCIAS. Neste programa, os Grupos realizam os respectivos espectáculos que circulam pelo concelho. As freguesias que acolhem o ITINERÂNCIAS têm aumentado de ano para ano, mas está bastante limitado o seu número àquelas que têm espaços e condições mínimas aceitáveis para receber os espectáculos.
Tem havido uma melhoria constante do Protocolo PT, embora mantendo-se as linhas mestras inicialmente traçadas. Na edição que está a decorrer, a terceira, a novidade é o PT JÚNIOR, que vem dar resposta ao pedido de alguns dos grupos que integram o Programa PT PAREDES COM TEATRO.
No PT JÚNIOR, os grupos são constituídos maioritariamente por crianças até aos 14 aos de idade. No seu primeiro ano de existência conta já com 4 grupos.
Ao longo deste período de 3 anos, o aumento do número de grupos participantes foi de 110%, mais do que duplicou. A ter em conta que existem nesta 3ª edição 13 grupos no PT e 4 no PT Júnior (17 no total).
O vereador responsável pelo pelouro da Cultura, Pedro Mendes diz que se “trata de um dos projectos mais interessantes que está a ser desenvolvido em Portugal de dinamização associativa, desenvolvimento e promoção do teatro amador. Refere, ainda, que “o projecto não se restringe à produção do teatro amador, mas tem um alcance de dinamização das nossas práticas culturais”. “Tenho verificado a participação de um grande número de pessoas nas actividades que se desenvolvem ao longo do ano”.
Pedro Mendes salientou “a qualidade dos grupos que se verificado ano após ano e que estão em condições para apresentar trabalhos em qualquer parte do país”, realçando que em 2008 assistiram ao PT 6400 pessoas.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Paredes, Celso Ferreira, o PT Paredes com Teatro é “um projecto de excelência da sociedade civil em prol da Cultura e é fundamental que continue com esta pujança”.

GICMP

Pedro Abrunhosa no Conta-me Histórias

O auditório da Casa da Cultura de Paredes acolheu mais um espectáculo, no âmbito do Programa Conta-me Histórias. Pedro Abrunhosa foi o segundo convidado. O espectáculo contou com casa cheia, tendo estado presentes 190 pessoas.Durante a conversa Pedro Abrunhosa falou do seu percurso profissional e interagiu com o público chegando mesmo a dirigir-se até à plateia. O tema "Tudo o que e te dou" foi cantado em coro pela plateia.O próximo convidado do Conta-me Histórias será João Afonso no dia 1 de Maio.

José Duarte Oliveira, vai apresentar o livro "Contos Serranos e Ribeirinhos" na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva

Vai ser apresentado no próximo dia 24 deste mês na Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva a partir das 21 h , o livro "Contos Serranos e Ribeirinhos"da autoria de José Duarte Oliveira.
Contos Serranos e Ribeirinhos, é um livro que conta precisamente a vida das aldeias por onde o autor viveu parte da sua vida. As pessoas, as histórias os saberes de um povo figuram neste livro em forma de contos.
A apresentação do Livro estará a cargo de Rodrigo Pereira

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Banda de Fornos vai comemorar o seu centéssimo aniversário no



«Em Janeiro de 1909, o Sr. António Moura Duarte dispôs-se a organizar uma Banda de Música em Fornos, sua terra natal. Levando avante tal projecto, depressa a nova Banda de Música se constitui e se prepara para actuar. Estreou-se na Vila de Sobrado de Paiva no dia 25 de Abril de 1909» (in Guido de Monterroy, Castelo de Paiva p. 294).

Inatel de Aveiro

Campeonato Distrital do INATEL de Aveiro
12ª jornada

PIGEIRENSE É O CAMPEÃO DA IªDIVISÃO


Numa semana recheada de emoções no INATEL, com o Pigeirense da Iª divisão a sagrar-se campeão distrital pela 8ª vez nos últimos dez anos. A equipa de Santa Maria de Pigeiros (Vila da Feira) ao empatar a uma bola este fim-de-semana em Nadais frente à formação de Escapães, vai estar por direito próprio a representar o distrito de Aveiro no estádio 1º de Maio em Lisboa, num torneio que irá apurar o campeão nacional, cujo vencedor terá acesso directo ao campeonato da Europa para atletas trabalhadores.

EQUIPAS de CASTELO DE PAIVA EM GRANDE.
Quanto à segunda categoria do campeonato do INATEL, esta prova ainda vai no início da segunda volta. As equipas de Castelo de Paiva cumpriram a sua obrigação e o resultado foi na generalidade o melhor de sempre, sem qualquer derrota.
Folgoso, Real e Raiva repetiram a pontuação da 1ª volta enquanto que o Paraíso que havia vencido o JUAT na abertura da competição, desta vez conseguiu um não menos honroso empate perante um adversário em pleno crescimento.
Já o Vila Verde que como se sabe foi desclassificado desta prova, uma decisão do INATEL de Aveiro e a qual tem sido motivo de discussão em todo o mundo desportivo neste concelho. Este assunto promete ainda fazer correr muita tinta, hoje mesmo nos deslocamos a Aveiro, no sentido de conseguir uma entrevista com Prof. Manuel Vilhena, o que devido à sua ausência não foi possível recolher esclarecimentos, mas estamos a diligenciar tal conversa, para que em breve fique a saber toda a verdade destes factos.

RESULTADOS DA 12ª JORNADA
REAL – FOLGOSO, 0-0
MOZELOS – RAIVA, 3-4
JUAT – PARAISO, 0-0
VALE – REAL DA PRAÇA, 2-0
PERRINHO – MILHEIROS, 1-2
(Arrifana folgou)

PONTUAÇÃO APÓS A 12ªJORNADA
VALE, 2
ARRIFANA, 9
MILHEIROS, 15
MOZELOS, 19
RAIVA, 19
REAL DA PRAÇA, 20
PARAISO, 21
FOLGOSO, 23
JUAT, 24
REAL, 29
PERRINHO, 32
PROXIMA JORNADA 13ª
PERRINHO – REAL (dia 26)
MILHEIROS – VALE
REAL DA PRAÇA – JUAT
ARRIFANA – MOZELOS
RAIVA – FOLGOSO
(folga o Paraíso)

Por António Pinto

Arrendamento Jovem: Programa de apoio vai ter período único de candidaturas

Lisboa, 20 Abr (Lusa) - O programa de apoio ao arrendamento jovem ‘Porta 65’ vai ter um período único de candidaturas de um mês a partir de terça-feira, disse hoje fonte do Ministério do Ambiente.
Ao contrário do que chegou a estar previsto, o programa não vai ter dois períodos de candidaturas mas apenas um que termina a 21 de Maio, com um volume total de 25 milhões de euros de apoios.
Para este ano o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) tem disponíveis mais três milhões de euros do que a verba utilizada em 2008, que serviu para apoiar mais de 34 mil jovens, mais de 11.500 dos quais ao abrigo do ‘Porta 65’.
Dos 22 milhões utilizados em 2008, quase seis milhões foram para apoios ao abrigo ao programa ‘Porta 65 Jovem’ e mais de 16 milhões ao abrigo do anterior programa IAJ - Incentivo ao Arrendamento Jovem.
O ‘Porta 65’ recebeu inicialmente críticas de toda a oposição, protestos que levaram o Governo a alterar algumas regras de acesso na segunda fase de candidaturas (Abril/Maio de 2008).
O aumento dos tectos máximos das rendas a apoiar - que nalguns casos subiram mais de 80 por cento - e da taxa de esforço (peso da renda no rendimento mensal) foram algumas das alterações introduzidas.
As mudanças feitas pelo Executivo nas regras de acesso ao ‘Porta 65’ deixaram de lado duas das reivindicações da 'Plataforma Artigo 65' e do Movimento 'Porta 65 Fechada': a percentagem da renda comparticipada, que no máximo é metade (quando com o IAJ podia chegar aos 75 por cento), e a duração do apoio, que é actualmente de três anos (menos dois).

SO.
Lusa/fim

Compensação financeira do passe 4_18@escola.pt definida em Diário da República

Lisboa, 20 Abr (Lusa) – O Diário do República publicou hoje o acordo entre várias transportadoras sobre compensações financeiras da aplicação do passe escolar 4_18@escola.pt, que trouxe uma redução em 50 por cento nas deslocações casa-escola na Grande Lisboa.
Em Diário da República ficou definido que o valor da compensação financeira a atribuir a cada um dos operadores de transporte resulta da diferença entre o preço de cada um destes passes e o valor do correspondente passe de criança, estudante ou de tarifa inteira.
O acordo produz efeitos desde 1 de Setembro de 2008 e vigora até 31 de Dezembro de 2009, sendo sucessivamente renovado por períodos de um ano enquanto se mantiver em vigor o regime do decreto-lei 186/2008.
O passe escolar 4_18@escola.tp, que entrou em vigor a 01 de Setembro, é destinado a crianças e jovens dos 4 aos 18 anos e que tem por objectivo a redução de 50 por cento no uso regular do transporte público nas deslocações casa-escola.
AYL.
Lusa/Fim

Chave do Loto 2

A chave do concurso desta segunda feira do Loto2 é composta pelos números 05 - 09 - 13 - 19 - 25 - 31. O número suplementar é o 39.
O primeiro prémio desta semana é de 414.871 euros.

CM de Castelo de Paiva vai promover jornada de abertura dos XXIII Jogos Desportivos

Mais de mil atletas envolvidos na iniciativa
Á semelhança de anos anteriores, e aproveitando o feriado nacional do 25 de Abril, vai arrancar mais uma edição dos Jogos Desportivos de Castelo de Paiva, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal e que, como sempre, conta com a colaboração das colectividades locais e Juntas de Freguesia do concelho. O evento, que se prolonga até ao final do mês de Setembro, vai integrar diversas provas desportivas, para além de várias iniciativas culturais, como concertos musicais, festival de folclore, Olimpíadas da Música e espectáculos de dança. No total, são mais de mil atletas envolvidos, numa iniciativa que se renova todos os anos e que é orientada para incentivar e promover a prática desportiva no concelho, bem como para fomentar o espírito de amizade e de confraternização entre todos os participantes, todos eles oriundos das nove freguesias do município paivense. O programa da abertura oficial, a ter lugar no Largo do Conde, na tarde do feriado de 25 de Abril, vai contar com uma recepção à Banda Musical de Fornos na Câmara Municipal, no âmbito das comemorações do seu centenário, seguindo-se depois uma breve actuação desta filarmónica paivense junto à Igreja Matriz de Sobrado. Logo a seguir, são as três bandas do concelho ( Fornos, Mineiros do Pejão e Bairros ) que actuam em conjunto, realizando-se depois o habitual desfile das colectividades do concelho, muitas delas envolvidas nesta XXIII edição dos Jogos Desportivos, com a participação especial da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva. Como tem acontecido nos últimos anos, a jornada de abertura dos Jogos Desportivos acolhe uma prova de promoção e divulgação do atletismo, orientada para a participação das crianças do concelho. Segue-se depois, a partir das 16 horas, o sempre esperado concerto das bandas de música, este ano com as Bandas de Música de Bairros e do Pejão a cativar o interesse de centenas de entusiastas.Entretanto, já na Sexta-feira, dia 24, nas instalações da Biblioteca Municipal, vai ter lugar a apresentação promocional do livro “ Contos Serranos e Ribeirinhos “, do au­tor José Oliveira e da Papiro Editora, uma iniciativa que conta com o apoio da edilidade paivense. A obra “Contos Serranos e Ribeirinhos” é um livro que conta precisamente a vida das aldeias por onde o autor viveu parte da sua vida, destacando as pessoas, as histórias e os saberes de um povo que figuram neste livro em forma de contos. A apresentação do livro estará a cargo do paivense Rodrigo Pereira. Recorde-se, entretanto, que as inscrições para a 23ª edição dos Jogos Desportivos, e para as diversas competições já calendarizadas, podem ser feitas junto das associações organizadoras ou da própria Câmara Municipal, através do Pelouro da Cultura e Desporto.
GIRP/Carlos Oliveira

Paredes vai receber a Feira da Saúde

A Feira da Saúde de Paredes é um evento anual, aberto à população, promovido pelo Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Paredes, pelo quarto ano consecutivo e irá realizar-se nos dias 24, 25 e 26 de Abril, no Parque José Guilherme, entre as 10h às 18 horas. Cada entidade participante possui uma tenda ou unidade móvel. Nestes espaços serão efectuados diversos rastreios gratuitos, desde medição de tensão arterial, colesterol, glicemia, oftalmologia, avaliação do estado nutricional, auditivo, densitometria, espirometrias, HIV, podologia, saúde oral, avaliação da condição física, entre outros.
GICMP

Internacionais do Desportivo em jornada de promoção

A Associação de Atletismo de Aveiro e o seu corpo técnico, vão levar a efeito no Estádio Municipal de Águeda o torneio final de atletismo de forma jogada e que tem como destinatários os atletas benjamins federados na A.A. Aveiro e do desporto escolar. Entendeu (pensamos que bem) a cúpula organizadora convidar os atletas internacionais a participar neste evento para testemunharem aos petizes atletas que é possível concretizar o sonho de envergar a camisola de Portugal. Os atletas do Grupo Desportivo, Carlos Silva e Nuno Sousa, foram por isso convidados para a 30 de Maio se incorporarem neste torneio/festa de atletismo e contribuir com o seu exemplo na formação de jovens atletas, mostrando que com Paixão, Arrojo, Dedicação que são os predicados mais queridos aos elementos do Grupo Desportivo, é possível forjar campeões! Os atletas sentem-se honrados com mais este tributo ao seu labor.

domingo, 19 de abril de 2009

Aí estão eles…

Dia 25 de Abril dar-se-á início aos 23os Jogos Desportivos e Culturais de Castelo de Paiva. Este evento pensado em 1986 e levado a efeito em 1987 por um grupo de paivenses, arrojados, trabalhadores e com vontade de colocar a sua terra ao nível das mais evoluídas. A iniciativa pensada por José Nunes, contou no arranque com cinco elementos: José Nunes, Manuel Vieira, José Alves, José Rocha e Joaquim Vieira, estes dois últimos elementos desmobilizaram-se, talvez por não acreditarem no projecto, contudo o movimento estava lançado, por isso não esmoreceu, antes, revigorou-se com a entrada de um naipe de comissários laboriosos. Assim, se dava marcha à grande aventura! Em dia carismático se iniciou aqui, uma autêntica revolução desportiva que culminou com a maior oferta e proporcionou (e proporciona!) a muitos paivenses a possibilidade de contactar com a variedade de disciplinas formadoras e de aperfeiçoamento da condição humana.

Hoje, há em Castelo de Paiva campeões nacionais, campeões ibéricos, vencedores da Taça de Portugal, atletas internacionais (4). Tudo fruto dessa chama acesa em 25-04-1987.

Aí estão os Jogos Desportivos! Vamos vivê-los!!!

Totoloto: Chave

A chave do Totoloto sorteada é composta pelos números 08, 12, 13, 22, 34 e 44. O número suplementar é o 29.
O primeiro prémio do Totoloto desta semana é um “jackpot” no valor de 1.062.510 euros.

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva