sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Câmaras Municipais de Arouca e Castelo de Paiva vão promover CONFERENCIA DE IMPRENSA na próxima Segunda - Feira

Câmaras de Arouca e Castelo de Paiva planeiam importante investimento conjunto
As Câmaras Municipais de Arouca e Castelo de Paiva estão, neste momento, a ultimar um processo de estudo para a concretização de um relevante e significativo investimento numa Central de Biomassa, numa zona de fronteira dos dois concelhos.Neste contexto, e no sentido de proporcionar um melhor esclarecimento deste projecto conjunto, os presidentes de ambas as Câmaras Municipais promovem, na próxima Segunda-Feira, dia 16 de Fevereiro, a partir das 12:30 horas, uma Conferência de Imprensa, que terá lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Arouca.
GIRP/COliveira

NOTA DE IMPRENSA

CM propôs a criação do Hino de Castelo de Paiva e Universidade Sénior vai arrancar em Março
Na reunião do Executivo Municipal, ontem realizada nos Paços do Concelho, o Vereador da Cultura, Manuel Rocha, propôs a criação do “ Hino de Castelo de Paiva “, ao mesmo tempo que, foi aprovado por unanimidade, um voto de congratulação pela recente visita do Sr. Presidente da República, por todos considerada um sucesso e bastante proveitosa para o concelho. Relativamente ao Hino de Castelo de Paiva, o responsável municipal pelo Pelouro da Cultura refere que existe a necessidade de recuperar velhas cantigas, melodias de outrora, e nesse contexto, aproveitar para se avançar com a criação de um hino que assuma a representatividade concelhia, daí o regulamento que será instruído brevemente e o convite que será feito, para que todos possam dar a sua colaboração e se encontre um trecho musical com uma letra adequada aos valores e sentimentos da terra e da população paivense.Entretanto, vai avançar já no próximo mês, a Universidade Sénior em Castelo de Paiva, uma iniciativa decorrente da Rede Social de Castelo de Paiva, que tem a Câmara Municipal como “ entidade promotora “ e o Centrum F – Centro de Solidariedade Social de Fornos, como “ entidade executora “ deste projecto cultural.Segundo o Vereador Manuel Rocha, do Pelouro da Cultura da edilidade paivense, os principais objectivos da Universidade Sénior de Castelo de Paiva estão orientados para, nas suas actividades: a) Oferecer aos alunos, um espaço de vida socialmente organizado e adaptado às suas idades, para que possam viver de acordo a sua personalidade e a sua relação social;b) Proporcionar aos alunos a frequência de aulas e cursos onde os seus conhecimentos possam ser divulgados, valorizados e ampliados;c) Desenvolver actividades promovidas para e pelos alunos;d) Criar espaços de encontro na comunidade que se tornem incentivos e estímulos a um são espírito de convivência e de solidariedade humana e social;e) Divulgar e preservar a nossa história, cultura, tradições e valores;f) Fomentar e apoiar o voluntariado social:g) Desenvolver acções de formação social, pessoal e profissional para toda a comunidade. As aulas serão ministradas em diversos locais, como a Biblioteca Municipal e no Espaço Internet, no Pavilhão dos Desportos e Piscina Municipal, relativamente ás modalidades de ginástica e hidroginásticaOrientadas para maiores de 50 anos, as inscrições para a Universidade Sénior de Castelo de Paiva continuam abertas e, no momento, estão já inscritos 34 alunos, sendo que existem vários professores disponíveis para colaborar voluntariamente neste aliciante projecto cultural.A edilidade paivense está a incentivar a iniciativa e o presidente Paulo Teixeira já realçou a importância desta acção, evidenciando o interesse que o programa tem para o concelho e a valorização que potencia para os participantes. As aulas da Universidade Sénior devem ter início durante o mês de Março.
GIRP/Carlos Oliveira

CONVOCATÓRIA


JOSE ADELINO FERREIRA NUNES, Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, no uso das suas competências convoca a Assembleia Geral Ordinária para o dia 20 de Fevereiro de 2009, pelas 21,00 Horas na sede do Grupo sita na Rua Prof. Egas Moniz, Castelo de Paiva, com a seguinte ordem de trabalhos: ·


Tomada de posse dos órgãos sociais;·

Discussão e votação do relatório e contas de 2008;·

Discussão e votação do plano de actividades para 2009.


Assembleia Geral
Presidente José António dos Santos Vilela (sócio nº18)

1ºSecretário Sérgio Nuno Ferreira Azevedo (sócio nº43)

2ºSecretário Carlos Alberto Moreira da Silva (sócio nº20)


Direcção

Presidente Manuel da Rocha Vieira (sócio nº8)

Vice-Presidente Nuno Miguel da Silva e Sousa (sócio nº22)

Vice-Departamento das Artes Patrícia Isabel Rocha Andrade (sócio nº63)

Vice-Instalações Manuel dos Santos Gonçalves (sócio nº9)

Tesoureiro Joaquim da Rocha e Silva (sócio nº11)

1ºSecretário António João Santos (sócio nº6)
2ºSecretário António Henrique Damas Moreira (sócio nº66)

Vogais José Barbosa da Rocha (sócio nº12)

Vítor Jorge de Oliveira Barbosa (sócio nº60)

Vítor Manuel Teixeira Silva (sócio nº57)


Conselho Fiscal


PresidenteAntónio Henrique Noronha de Freitas (sócio nº4)

Maria Jútilia Correia Bessa Quintas (sócio nº47)

RelatorJoão Manuel de Jesus Teixeira (sócio nº5)

CSSM Sardoura organiza no dia de S.Valentim Envelhecer Animado

No âmbito do Projecto Incluir, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva, como entidade promotora, e o Centro Social de Santa Maria de Sardoura, como entidade executora, vão realizar mais uma acção do Envelhecer Animado. Desta feita será organizado um jantar no dia de São Valentim onde se pretende, em colaboração com as juntas de freguesia do concelho, juntar casais com mais de 65 anos. Esta acção realizar-se-á nas instalações do Centro Social de Santa Maria de Sardoura a partir das 18h30m.

Várias notícias do concelho de Cinfães

1850 participantes no Desfile de Carnaval
O desfile de Carnaval do Município de Cinfães irá realizar-se na próxima quarta-feira, dia 18. Sob o tema “Terras de Serpa Pinto”, vão desfilar pelas ruas da sede do concelho cerca de 1850 participantes (alunos das escolas dos Agrupamentos de Cinfães e de Souselo, da Escolas Secundária e Profissional de Cinfães e utentes das Instituições de Solidariedade Social do município).
O desfile terá início às 14h00, em frente aos Paços do Concelho.
O orçamento da iniciativa é de 8.630,00 euros.
Assembleia Municipal reúne-se a 20 de Fevereiro

A Assembleia Municipal de Cinfães vai reunir-se na próxima sexta-feira, dia 20, a partir das 9h30, nos Paços do Concelho.
Da ordem de trabalhos constam a ratificação da proposta de geminação com o município de S. Filipe, da Ilha do Fogo, Cabo Verde; a apreciação e votação da proposta apresentada pela Câmara Municipal para delegação de competências às Juntas de Freguesia, para limpeza de bermas, valetas e de aquedutos; a apreciação e votação do reconhecimento de interesse público dos Parques Eólicos de Bustelo e de Cinfães; e a apresentação do Relatório Anual de Actividades de 2008 da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Cinfães.
Cinfães na Casa da Música
Cinfania será apresentado na Casa da Música, no Porto, a 8 de Março, às 18h00. 80 músicos e 80 vozes vão tocar e cantar o Cancioneiro de Cinfães, num concerto promovido pela Câmara Municipal de Cinfães.
Estarão em palco 80 vozes do Coral Etnográfico de Cinfães e de grupos corais das freguesias cinfanenses e 80 músicos das cinco Bandas do Município: Banda Marcial de Tarouquela e Municipal de Cinfães; Banda de Música da Casa do Povo de Ferreiros; Banda Marcial de Nespereira; Sociedade Artística e Musical de Cinfães – Banda Marcial; Banda Filarmónica de Santo António de Piães.
O concerto decorrerá na Sala Suggia da Casa da Música. A entrada é livre, sujeita a levantamento de bilhetes na Câmara Municipal de Cinfães ou na Casa da Música.
85 mil euros para equipamento informático
A Câmara Municipal de Cinfães vai adquirir equipamento informático e reestruturar a totalidade da rede do edifício dos Paços do Concelho, dada a necessidade de actualização dos meios. 85 mil euros é o valor do investimento previsto.
A aquisição de infraestuturas de servidores e a requalificação de infraestuturas de redes e energia socorrida dos Paços do Concelho serão concretizadas através da Agência Nacional de Compras Públicas. A empresa ATM Informática 2 – Soluções e Sistemas, SA, será convidada a apresentar proposta.
A par da aquisição de equipamento informático, irá ser adquirido software (Microsoft e de Backup) “que permita uma maior rentabilização e utilização adequada”. O custo estimado é de 7 mil euros.
A compra será efectuada por ajuste directo. A ATM Informática 2 – Soluções e Sistemas, SA, também irá ser a empresa a convidar a apresentar proposta.
Autarquia subsidia viatura, cursos e desfile de Carnaval

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nespereira vai receber 15.320,71 euros para subsidiar a aquisição de uma viatura cujo custo é de cerca de 38 mil euros.
A Autarquia cinfanense vai comparticipar dois cursos da Escola Profissional de Cinfães, com 1,5 por cento dos custos:
Técnico de Restauração (variante Restaurante – Bar), nível III (uma turma que iniciou o curso em Agosto de 2006 e termina em Julho de 2009): 4.945,54 euros;
Técnico de Restauração (variante Cozinha – Pastelaria), nível III (uma turma que iniciou o curso em Agosto de 2007 e termina em Julho de 2010): 7.882,76 euros euros.
O Grupo Cultural e Desportivo de Pindelo receberá um subsídio de 300 euros, para organizar o desfile de Carnaval. A iniciativa tem um orçamento previsto de 1500 euros.
O Carnaval de Pindelo, na freguesia de Nespereira, sairá à rua a 24 de Fevereiro, a partir das 15h00. Tema do desfile: o Antes e o Agora.

G.A.P.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Dirigentes do PCP agredidos em Penafiel


Os dirigentes regionais tentavam denunciar ilegalidades por parte de uma empresa.



De acordo com o comunicado enviado à TVnet, dois dirigentes regionais do PCP, depois de terem entregue um comunicado do PCP aos trabalhadores da Santa Marta-Indústria de Vestuário, Lda., terão sido agredidos por três indivíduos com ligações à empresa.
Segundo Gonçalo Oliveira, da DORP/Direcção Sub-Regional Vale do Sousa e Baixo Tâmega, "passadas duas horas" depois de entregue o comunicado três indivíduos invadiram a sede do partido comunista em Penafiel e "partiram para a agressão e insulto".
A mesma fonte adianta que as irregularidades apontadas no comunicado pretendem-se " com descontos ilegais nos salários sem processo disciplinar, tendo por base o livre arbítrio da entidade patronal (...) e de agressões físicas aos trabalhadores".
O responsável acrescenta que os indivíduos em questão não apresentavam ser operários da empresa.
A TVnet tentou contactar a companhia mas até ao momento não obtivemos qualquer resposta.
Está prevista para amanhã, pelas 13 horas, uma nova distribuição de comunicados à porta da empresa.
Nesta nova tentativa participará Honório Novo, deputado do PCP na Assembleia da República.

TVNET

Rede Social deu a conhecer as actividades do Micas para o 1º Trimestre 2009

O Gabinete da Rede Social de Castelo de Paiva deu recentemente a conhecer, o Plano de Actividades do Projecto MICAS – Movimento Inovação Cultura, Acção e Saúde, para o corrente ano, tendo sido apresentadas as actividades que vão contemplar o primeiro trimestre: 13 de Fevereiro – 14:00 – Pavilhão do Couto Mineiro do Pejão – Dia dos Amigos / Namorados; - entidade responsável - ARPIP14 de Fevereiro –– 18:00 - Centro Social de Sta Maria de Sardoura – Dia dos Namorados 23 de Fevereiro – 14:00 – Pavilhão Municipal de Desportos – Sobrado – Convívio Inter institucional alusivo ao Carnaval; promovido pela Rede Social 2 de Abril - 14:00 – Pavilhão do Couto Mineiro do Pejão – Olimpíadas Séniores – ARPIP + Centro Social do Couto Mineiro do Pejão (responsável)23 de Abril – 14:00 – Auditório da nova Biblioteca Municipal – Hora do Conto – entidade responsável Centro Social de Real28 de Maio – Passeio à Serra da Freita – Santa Casa da Misericórdia de CP – entidade responsável Refira-se que a actividade do dia 23 de Fevereiro está aberta a todos os interessados em participar e consiste em cada instituição/entidade escolher um tema e realizar disfarces, fazendo posteriormente, um desfile com os utentes/participantes e uma tarde de convívio entre gerações, com música e muita alegria.
Uma medida proposta pelo Executivo Municipal
Câmara Municipal de Castelo de Paiva preocupada com os mais desfavorecidos
Preocupada com a situação em que vivem muitas famílias mais desfavorecidas, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva está a disponibilizar toda a informação e o melhor apoio para que, os mais velhos e mais necessitados, tenham acesso ao COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS, um apoio social criado pelo Governo, através do Decreto-Lei nº 232/2005, de 29 de Dezembro. Recorda-se que o Complemento Solidário para Idosos é para uma prestação monetária destinada a pessoas com baixos recursos, sendo o seu pagamento mensal, sendo considerado, por isso, como uma prestação complementar à sua pensão.Destina-se a pessoas com idade superior ou igual a 65 anos que em 2008 possuam recursos inferiores a 4.800 euros.Os beneficiários deste Complemento têm benefícios adicionais referentes às despesas de saúde.Para se candidatar é preciso preencher um formulário de requerimento e apresentar um conjunto de documentos comprovativos.A entrega da candidatura é efectuada nos Serviços da Segurança Social ou nas Lojas do Cidadão.Porque se tem conhecimento que, no concelho de Castelo de Paiva, existem muitas pessoas que ainda não apresentaram a sua candidatura, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva está a disponibilizar os serviços do Município para o auxiliar no preenchimento desse mesmo requerimento.Assim, se reunir as condições para apresentar a candidatura, e ainda não o fez, deverá dirigir-se ao Edifício dos Paços do Concelho, Dra. Andreia Gomes, às 3ªs e 5ªs, das 10h às 12h e das 14h30m às 16h30m.
GIRP/Carlos Oliveira

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Bandeira Hasteada em Castro Daire


O Grupo Desportivo da Granja, levou, pelo terceiro ano consecutivo a efeito, um Crosse de Atletismo, numa improvisada pista nesta pitoresca localidade que têm o "nosso" Rio Paiva a seus pés.Foi uma bela jornada de atletismo; público, atletas, convidados, ( deseja-se que a presença e participação na caminhada do executivo não se deva exclusivamente ao facto de estarmos em ano eleitoral!) e, sobretudo, organizadores constituiram uma simbiose perfeita que só podia ter como resultado final uma grande apoteose.O Grupo Desportivo C. Castelo de Paiva esteve reptresentado por sete atletas, atletas esses, que muito contribuiram para os bons resultados, técnicos desta prova além de ter sido, também um óptimo teste para os "combates" que se avizinham.Três subidas ao pódio dos atletas Paivenses; Bruno Vieira, foi o grande vencedor no escalão de iniciados. Carlos Silva fez segundo lugar em M40; Manuel Vieira, terceiro em M55.Destaque também para Fernando Ramos quarto em M45 e os sétimo, décimo e décimo primeiro lugares no escalão de séniores de Vitor Barbosa, Nuno Azevedo e Joaquim Barbosa respectivamente.
Campeonato Distrital de Futebol do Inatel de Aveiro

2ª Categoria; Zona Norte

3ª Jornada

Raiva – Real, 1- 1
Arrifana – Folgoso, 3-1
Paraíso – Mozelos, 1-2
Real da Praça – Vila Verde, 1-2
Milheiros – JUAT, 2-3
V.C.Perrinho – Vale, 0-1





Classificação após a IIIª Jornada

Vale 0 Pontos
C.P.Raiva 2
Arrifana 3
Vila Verde 3
Mozelos 3
Real 4
Milheiros 6
Paraíso 6
Real da Praça 6
JUAT 6
Folgoso 8
V.C.Perrinho 9

Próxima jornada, 14 e 15/02

JUAT-V.C.Perrinho
Vila Verde-Milheiros
Mozelos-Real da Praça
Folgoso-Paraiso
Raiva-Arrifana
Real-Vale 15/02
António Pinto

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Mais um empate....

A Casa do Povo da Raiva, que ocupava o primeiro lugar da tabela classificativa recebia o Real, 3º classificado, em caso de derrota os da casa podiam mesmo perder a liderança e procuraram entrar em campo cautelosos e muito atentos ao seu adversário estando na expectativa e aguardando as intenções dos comandados de Carlos Castro que se apresentavam de forma desinibida em campo, disposto a disputar o jogo pelo jogo. O contra ataque era a arma escolhida por Nuno Faria para este inicio de partida, contrastando com a acção ofensiva do Real, aliás esta foi uma táctica utilizada pelos da casa durante toda a partida. E foi assim que a casa do Povo da Raiva chegou ao golo. Estavam decorridos 24 minutos de jogo. Foi com um grande golo de Rui que os da casa inauguram o marcador. Um golo diga-se um hino ao futebol.
O Real, não baixou os braços e continuava a pressionar a equipa adversária. A formação de Carlos Castro reagia ao golo sofrido. Enquanto que os da casa continuavam a jogar em contenção ou seja pelo seguro. O intrervalo chegava com a Casa do Povo da Raiva a vencer pela margem minima(1 - 0).
Na segunda nada se alterou na forma de jogar das duas equipas.
O Real continuava á procura do golo que lhe dava a igualdade.
Ainda não estava decorrido o primeiro quarto de hora e os de Real lá chevam ao empate. Jogada organizada pelo lado direito do ataque de Carlos Castro e Vitor aponta o golo do empate.
Aqui deixamos uma palavra para os dirigentes da Casa do Povo da Raiva. É de realçar a moldura humana presente no neste encontro e que faz inveja a muita gente.
Temos assistido a muitos encontros de âmbito Nacional, e certamente que muitos dirigentes desportivos gostariam de ver os seus estádios compostos da mesma maneira como que estava o campo de jogos do Oliveirense.
Perante tudo isto... assim da gosto sair de casa para podermos comentar um jogo de futebol.
Pena, pena sim, era o sentimento da direcção da Casa do Povo da Raiva ao ponto de durante toda a partida reclamarem e lamentarem a falta de presença dos políticos locais. “Ainda não estamos em campanha eleitoral”, diziam, para que estes de certa forma colocassem a mão na consciência e se lembrassem da falta de apoio que tido para com esta colectividade com grande Historia no conselho.
António Pinto

Fotos sobre concelho Castelo de Paiva